O que é a BTV? | Relvado

O que é a BTV?

Se é um canal de desporto, concorrente da Sportv, não poderá privilegiar o Benfica.
 
Benfica TV (símbolo no autocarro)

Tenho acompanhado com interesse o surgimento dos chamados canais desportivos de clubes. Cada um com o seu contexto, diferente do outro, com abordagens diferentes, mas acima de tudo a tentarem exultar e a promover os clubes que lhes dão origem. É bom aqui recordar que os canais de clube pertencem ao universo dos clubes em si mesmo e não das SAD e isso deveria fazer toda a diferença. Quer isto dizer que Sporting TV, BTV e Porto Canal deveriam ser independentes face ao posicionamento das direções dos clubes que representam mas acabam por ser, verdadeiramente, braços armados das direções, que veem ali um espaço privilegiado para comunicarem o que querem, quando querem, como querem, sem direito ao contraditório.
 
Por pertencerem ao universo dos clubes e não das SAD todos respondem perante a ERC - Entidade Reguladora de Comunicação, e não perante a LIGA, onde estão inscritos os clubes. A título de exemplo: o castigo aplicado ao Sporting pelo CD da LIGA, por o jornal do Sporting e Sporting TV promoverem conteúdos de "Liga da Verdade" na época passada, onde se colocou em causa a verdade desportiva e erros ao longo do campeonato, é absolutamente inconstitucional pois, como referi, a Sporting TV não está enquadrada na SAD, respondendo, antes, perante a ERC e só esta poderá atribuir punições e coimas.

Mas há outros factos que merecem pelo menos reflexão. A BTV será, porventura, o caso mais ambíguo. Desde que deixou os moldes de Benfica TV para captar novos produtos, como Ligas Inglesa e Italiana, e gerar receitas através da revenda desses direitos, que ficou a dúvida sobre o que é verdadeiramente este canal. Um canal de clube ou desportivo? Sendo um canal do Benfica fará sentido promover outras marcas - como a Premier League - em detrimento do clube que lhe dá vida? Mais grave, o canal transmite em exclusivo os jogos do clube numa liga onde as repetições servem de prova para aplicação de castigos. Mesmo que garanta independência a dúvida permanecerá sempre. Um bom exemplo: apenas houve uma repetição, e de costas, de um lance na área do Estoril que culminou com grande penalidade. Assumimos que a bola bateu no braço mas a única imagem disponibilizada não é totalmente conclusiva.

Outro exemplo, na Taça de Honra da temporada passada, em que a BTV venceu o concurso para transmissão da prova, face ao triunfo do Sporting diante do Benfica, optou por não transmitir a festa final, prestando um mau serviço à promoção da competição.

Se, por outro lado, admitirmos que a BTV é um canal de desporto, concorrente, por exemplo, da Sportv, não poderá privilegiar o Benfica, em termos de conteúdos e tom, em função da isenção a que está obrigada. Neste caso concreto, será inadmissível um amante de futebol, independentemente da cor clubística, ficar privado de ver, suponhamos, um Chelsea-City em direto, porque a BTV optou por transmitir os juniores do Benfica. Independentemente de ser público ou privado, generalista ou especializado, todos os operadores estão obrigados a um serviço público de informação e isso tem que ser levado em linha de conta nas grelhas. Um adepto deixar de poder assistir a um campeonato de referência internacional por opção editorial de um canal de clube que adquiriu os seus direitos, deixa mais mal servido o público no geral. E isso deveria ser tomado em linha de conta pela ERC.

O Porto Canal, por seu lado, é um pouco diferente. Propõe-se, mais do que ao FC Porto, promover a própria cidade do Porto e norte de Portugal. Sendo o FC Porto o clube mais representativo - e detentor a 100% do canal - parece óbvio que tenha mais tempo de antena face a Boavista, outro primodivisionário. A querer um modelo mais próximo da Sporting TV, é possível que o próprio FC Porto avance para um canal próprio e não generalista como agora acontece.

Benfica:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Oferta de empréstimo de dinheiro sem protocolo

Credito pessoal, hipotecário, automóveis, e imoveis para particular e profissionais recepção do seu credito com todo seguro.
Ofereço empréstimos que variam de 500€ para um montante de 500.000€ a uma taxa fixa de juros de (2 a 5 %) ao ano.
Não faltam esta oportunidade.
Contactar-me agora eu saiba como vocês ajudem.
E-mail: emprestimorapido@outlook.fr
www.credito-pessoal.onlc.fr

Qual é o patrocinador do sporting, sabes?

Qual é o grupo do sporting da champions?

OHOHOHOH

A BTV tem cumprido bem o seu papel

eu sou assinante da BTV, e sendo benfiquista vejo todos os jogos do Benfica na Luz para o campeonato, e não me parece que os jornalistas da BTV privilegiem o Benfica, até porque transmitem jogos de outros campeonatos e quando fazem os seus comentários aos lances dos jogos do Benfica são o mais isentos possíveis.

Com isto não quero dizer que não haja uma pequena afecção pelo Benfica, claro que há, até porque é o canal do clube, mas daí a dizer que só vêem Benfica à frente vai uma grande distância. Eu classifico a BTV como um canal privado de desporto com uma certa afecção ao Benfica.

Manel, como sabes um meio de

Manel, como sabes um meio de comunicação ou é generaslita ou especializado, não há meio termo. Por isso, a BTV ou se assume como um canal de desporto ou se assume como um canal do Benfica. Não há meio termo. Ser canal do Benfica para umas coisas, mas depois, para gerar receita com a compra de direitos de outras ligas já se assumir como canal de desporto generalista, é que não é nada!!

Em cima expliquei porque não faz sentido transmitir jogos da LIGA onde o Benfica está inserido. Não se trata só do tom da narração (que já foi muito pior) mas por toda uma abordagem à transmissão que, assumindo-se a BTV como um canal de desporto pluralista, não deixa bem servido o adepto no geral. Para além, claro, do facto de a realização poder seleccionar as imagens transmitidas e que, no caso da LIGA portuguesa, podem ser utilizadas para castigar e despenalizar jogadores. Caso a BTV avance para a compra dos direitos de outros clubes ainda se torna mais ridículo, porque os "pequenos" clubes ficariam dependentes da BTV que é detida por um adversário directo. Isto, claro, se a BTV, se assumir como canal do Benfica. Pois se assumir como canal desportivo generalista deverá dar menos tempo de antena ao Benfica, aos seus adeptos, e às actividades do clube.

Um artigo muito bem redigido,

Um artigo muito bem redigido, com pés e cabeça. Partilho em absoluto deste ponto de vista e só não percebo como é que as entidades competentes não se pronunciam. O estado também deveria intervir. Tratam este desporto como sendo amador, mas é o ganha pão deste país.

Desconheço outro clube em todo o mundo que transmite exclusivamente no seu canal privado, os jogos de uma competição nacional! Nem conheço outro canal privado de um clube que transmita em exclusivo as competições de outros países. É uma vergonha. Neste último caso, não deve haver nada que impeça o benfica de transmitir essas ligas, fica á consciência de cada um. O que reflecte é a ânsia de poder. Já na primeira situação, a Liga deveria impedir porque não poderá haver mais castigos provenientes da visualização televisiva.

Concordo

Isto não são praticas de uma país que se diz civilizado.

Uma vez escrevi algo semelhante. http://relvado.aeiou.pt/uma-liga-tv-seria-ideal-para-futebol-portugues-4...

Ora bem

Os direitos de transmissao televisivos para a liga Inglesa vao estar ha venda em pouco tempo. O que eu sugiro eh que a Sporting e Porto TV facam tambem eles licitacoes a esses direitos.

O exclusivo das trasmissoes nao se resume apenas ha sport tv e btv. Resume-se a quem der mais para os obter. Ora sendo assim em vez de se lamentarem com o que o Benfica and a fazer, ponham maos ha obra e facam o mesmo.

Afinal eh um direito que lhes eh reservado e o Benfica fe-lo para seu beneficio proprio e como todos sabemos acabar com o monopolio Oliveira que apenas se resumia a defender os direitos do Porto.

Claramente não percebeste o

Claramente não percebeste o meu ponto de vista. Claro que qualquer canal tem o direito de comprar esses direitos. Mas a BTV, tendo sido criada para promover a marca Benfica, não faz sentido andar a promover outras marcas roubando espaço e tempo de antena à marca que lhe deu origem. Salvaguardando as devidas proporções, o Canal Odisseia, ou o Discovery Channel, também podem comprar os direitos da Liga Inglesa mas não faz sentido tendo em conta a especialidade do canal. Tal como o Odisseia transmite programas de natureza a BTV promove o Benfica. Se quer ser uma Sportv ou Eurosport, isto é, um canal desportivo, não faz sentido priviligiar o tempo de antena com conteúdos do Benfica. Se esse for o caminho e se o FC Porto ou Sporting vencerem o campeonato espero ver a BTV transmitir a festa dos adeptos nos Aliados ou no Marques.

.............

Calma André a BTV não foi criada para promover a marca Benfica....a Benfica TV sim teve esse interesse, com a passagem a canal Premium e com a denominação alterada para BTV passou de um canal de promoção de um clube para ser um canal de promoção desportiva que tem promovido o Benfica entre outras coisas mais....

Quanto ao transmitir a festa dos outros clubes.....André até a Sport TV não passa, no noticiário sim aparece a festa, mas nada mais que isso não passam a festa em direto...

...."a Benfica TV sim teve

...."a Benfica TV sim teve esse interesse, com a passagem a canal Premium e com a denominação alterada para BTV passou de um canal de promoção de um clube para ser um canal de promoção desportiva"

Subscrevo inteiramente, a linha Editorial da Bieira TV é de um rigor e uma isenção exemplar. Um Pedro Guerra, ou um Fernando Santos, um Colaço, um tal maricas Carlos Miguel Silva, ou um Pedro Ferreira, passando pelo Calado e o Valido que exultam permanentemente oi Grande Presidente e Pai do FC Alverca, são bons exemplos. Ouvir o António Rola analisar arbitragens é qq coisa inenarravel!

Na Europa, ou no Mundo, só um Clube transmite os seus jogos em casa no seu canal, e poderá brevemente comprar direitos televisivos de um Nacional ou Tondela, e em troca esses Clubes recebem atletas emprestados, uma pratica comum e leal na Europa, afinal nem poderemos apontar o dedo à conflitualidade de interesses!

Neste Campeonato, no benfica Estoril, com tantos meios a Bieira TV na GP de que resultou o 2-0, não mostrou qq imagem que demonstrasse que o Matheus jogou a bola com a mão, aliás, o plano que mais foi repetido nesse lance, surgia o Matheus de costas, num plano "clarissimo" !

A spot tv

Chegou ao cumulo de por linhas de fora de jogo na diagonal aos atacantes do Porto.

Cada um puxa a brasa ha sua sardilha.

Uma aberração :) é o que a BTV é...

eu já nem vou falar das leis, falo apenas em termos éticos e morais... achas que é normal um adepto do futebol inglês e portista ou sportinguista, tenha que dobrar a espinha se quiser continuar a ver esses jogos? Já viste a aberração que isto é, isto é anti-futebol, pura e simples, aliás, a Uefa devia ter actuado, porque isto vai contra a expansão do futebol que lhes é tão grata... depois, os jogos serem transmitidos pela TV do clube, tem algum jeito tu estares a ver um jogo na TV, com as tais regras de isenção que falas, com comentadores pagos por um dos clubes em causa?

Por isso, e apesar de achar que é um grande negócio para o Benfica em todos os aspectos, e já que o deixaram fazer nada a apontar aos dirigentes do benfica, isto é uma autêntica aberração, e por isso mesmo, a originalidade do caso.

Ainda não percebi a diferença

A SporTV e a BTV, são pró-Benfica, a diferença é zero.

A questão é mesmo essa. Os

A questão é mesmo essa. Os exclusivos da BTV não salvaguaram o interesse público, não democratiza o futebol, e deixa pior servido o acesso do público no geral a eventos de inegável qualidade. Só que o futebol é olhado pela sociedade civil como algo secundário. Entretenimento puro. E a ERC, que deveria supervisionar e esclarecer assobia para o lado pois tem mais com que se preocupar do que "os futebóis".

O melhor exemplo é, como dei, a final da Taça de Honra da época passada. É verdade que era uma competição que não interessa ao menino Jesus mas não transmitir a festa do Sporting por ter derrotado precisamente o Benfica, diz tudo sobre o posicionamento do canal. Imagine-se que a BTV teria o exclusivo da Champions League, no entando, os jogos não passariam em directo se o Benfica não jogar, porque haveria sempre um jogo de ténis de mesa ou de squash do Benfica para transmitir em directo a essas horas. Ou um caso ainda mais extremo, os jogos de Portugal serem garantidos pela BTV. Mas só passariam em directo se não houver nada do clube à mesma hora. Faria sentido?

Inside

Já viste a aberração que é uma cidadão da área metropolitana do Porto, ter de dobrar a espinha se quiser acompanhar as noticias da própria cidade?Ter de ver entrevistas do Porto, diretos das modalidades do Porto, foruns do Porto....etc.

Falando mais sério, o projecto em si não faz sentido,porque haverá uma altura em que o Benfica tentará comprar direitos televisivos de outros clubes da mesma liga, o que levará a uma certa promiscuidade, contudo , tendo em conta as idiossincrasias é o caminho a seguir, para acima de tudo , tirar poder à Sporttv.

Não meu amigo, o Porto canal não tem qualquer exclusivo

sobre a cidade do Porto e seus eventos.

Sim, a Sportv tinha que perder algum poder, isso é óbvio, mas não creio que esse fosse o único caminho a seguir, como disse é uma aberração... imaginas algum dia, isto acontecer em Espanha, um Barça-Real estar a ser comentado por tipos pagos pelo Real ou pelo Barça... isto não tem pés nem cabeça, mas atenção, se fosse dirigente do Benfica, era o que eu fazia, o mal está em poder fazê-lo.

Inside

Como já disse, é um erro comparar a liga portuguesa , a ligas como a espanhola , italiana e inglesa, cuja distribuição de adeptos e bastante mais uniforme dentro do país.

O nosso país tem 80% de adeptos dos 3 grandes, e o resto é dos outros.Nos outros países que frisei, não acontece isso, mesmo em espanha, no que toca , a adeptos espanhois, não me estou a referir no impacto mundial.

Daniel, mas eu acho isto uma aberração em todo o mundo,

não é só em Espanha, tem algum jeito um jogo ser comentado por pessoal pago por um dos clubes? os clubes de futebol são clubes de futebol, por isso mesmo, a transmissão dos jogos deve estar em operadores e não em clubes.

Sobre a distribuição do dinheiro, é verdade que os 3 grandes têm quase o mercado todo, mas lá está, sem os outros, não há campeonato... mas isso é outra conversa, não tinha a ver com aquilo que tinha dito anteriormente.

André, se ainda não

André, se ainda não percebeste eu explico-te... Sporting e porto apoiaram Proença porque este defende a centralização dos direitos televisivos, sendo a divisão do bolo efectuada segundo os resultados alcançados na temporada anterior, ou seja, mediante critérios desportivos. Esta centralização impede que a BTV possa transmitir jogos da nossa Liga em directo e este impedimento não decorrendo da Lei, decorrerá da oposição de muitos clubes, estou mesmo em crer que da larga maioria com Sporting e porto, por razões óbvias, à cabeça.

Duque defendia igualmente a centralização, mas com algumas nuances. A primeira é o respeito do termo dos contratos existentes, ou seja, adiar-se a questão por mais dois ou três anos e, a segunda, é que a divisão do bolo fosse feita por critérios geográficos e por outros mais subjectivos, como o número de adeptos. E foi por aqui que a porca torceu o rabo e o porto saltou fora do apoio a Duque, "juntando-se" ao Sporting, porque se apercebeu que estes critérios iriam beneficiar e muito o benfica.

Além desta explicação, acrescento que a BTV nos moldes actuais, surgiu mais por uma questão politica que por uma questão financeira, ou seja, no primeiro caso a luta contra a Olivedesportos e a segunda o risco ou não de obtenção de mais receitas, o que, pelos números apresentados recentemente, andam ela por ela, ou seja, aquilo que a BTV gera e aquilo que a Olivedesportos oferecia ao benfica.

Estes dois aspectos são o mais relevante que envolve actualmente a BTV. Os regulamentos e a lei permitem a transmissão dos jogos e o benfica, neste caso a BTV, têm todo o direito de os transmitir, até porque isto se aplica ao Sporting e ao porto que também transmitem jogos das suas equipas B, da sua formação e de várias modalidades. Não podemos exigir que o futebol profissional (equipas principais) só porque passa na BTV e não nas demais TVs de clubes tenha um tratamento diferente de todas as outras competições e modalidades, nem o benfica deve e pode ser criticado por tal facto. Podemos criticar ou elogiar a linha editorial, o tipo de jornalismo, etc, mas isso já se sabe, é um pouco assim por todo o lado, eu não consigo ouvir o Carlos Daubert e acho que o homem é um fanático de primeira e ele é do meu clube, imagino aquilo que sentem os adversários quando o escutam!

..................

JASS

Não podias estar mais enganado a respeito dos projectos de Duque e de Proença...
Não digo isto como Benfiquista digo o como "consumidor" de futebol.....tenta pesquisar por um e outro projecto ai na net e decifra lá bem o que cada um permitia ou não permitia fazer e a forma como seriam divididos os lucros à época...

Só aponto uma diferença o resto....tenta perceber tu......a principal diferença é que Duque fechava a porta à venda dos direitos a uma só entidade, ou seja, todas as televisões nacionais que quisessem podiam comprar os direitos a um pack de jogos, como é óbvio a BTV poderia comprar todos os jogos onde o Benfica estivesse envolvido ou até mesmo outros clubes não sendo assim nem prejudicada nem beneficiada; com o Proença abres a porta a uma possivel venda da totalidade dos direitos a uma só entidade, ou seja, a Sport TV chega a frente e compra tudo ou até mesmo a BTV, mas nunca seria de certeza a BTV porque é um canal afecto a um clube inserido na competição a ser vendida, logo quem teria a primazia nacional?
Quem sai beneficiado com o projecto?
Consegues afirmar aqui que seriam mesmos os clubes pequenos a ganhar mais dinheiro com este negócio?

Desde já afirmo que não, porque mesmo havendo uma disputa de valores de compra, imaginemos que por 2 milhões com o Projecto do Proença esses 2 milhões seriam distribuidos por mérito direto, ou seja, quem está mais acima ganha mais; com o Projecto do Duque (pelo menos aquele que se falava) a BTV podia comprar todos os jogos do Benfica em casa por um milhão, a Sic comprar os jogos dos restantes 2 grandes por 500 mil (apenas os clássicos) podia o Porto canal comprar os direitos aos jogos do Porto por igualmente 1 milhão....ou seja o Projecto do Duque prometia mais lucros no global e que seriam distribuidos de forma meritória (quem acima esta mais ganha) como haveria ainda alguns valores relativos a prémios de mérito, fair play, mais share, estádios mais cheios etc.....ou seja, a meu ver não iria prejudicar ninguem e pelo contrário aumentarias e muito a receita dos clubes pequenos porque viam-se no meio da luta de titans com o valor dos seus jogos a ser aumentado em casa 100%....

ISto foi a leitura que fiz assim na transversal daquilo que tive acesso de ambos os projectos, tu agora faz a tua parte tenta pesquisar e ver o que retiras de ambos tb....

Claro...

com o Duque teríamos uma fase de grande prosperidade no futebol português...

Manca-te !!!

................

Ninguem disse que seria prospero, mas a verdade é que "no papel" é bem mais viável, bem mais lucrativo para todas as partes e bem mais "Limpo" o projecto do Duque do que o do Proença...
Com o do Proença é entregares "legalmente" o monopólio à Sport TV, pois o projecto permite isso, que uma só entidade monopolize as transmissões....

Mas mais conversa porquê, tu de um lado vês azul do outro vês verde.....é normal que isso te confunda o cerebro............

Não concordo com o putativo

Não concordo com o putativo "monopólio da SportTv", mas em contraste, uma TV de um Clube pode entrar nessa disputa sem qq confitualidade de interesses?

Repito, o Tondela quer negociar os seus direitos televisivos, a Bieira TV e a SportTV igualam a proposta financeira para o Tondela, mas o benfica cede o Murillo e o Guzzo ao Tondela, e estes aceitam a proposta da Bieira TV. Estas são portanto boas práticas, e são tão comuns na Europa e no Mundo, não é verdade?

Pelo menos com a Sporttv..

eles são obrigados a tratarem os clubes da mesma forma, e a BTV não obriga a isso.

..................

Eles SÃO obrigados...mas não tratam......a BTV tem desde o dia em que virou Premium norma de conduta obrigatória, que tirando os programas direccionados para os Benfiquistas em particular, tudo o resto tem que ter regras comportamentais de conduta e isenção para todos os assuntos, na BTV não ouves a frase "adeptos do clube azul e branco" ouves sim falar nos adeptos Portistas ou do Futebol Clube do Porto, não ouves falar em adeptos Verdes e brancos mas sim adeptos Sportinguistas ou do Sporting Clube Portugal, não existe noticia que saia fora da BTV que tb não na BTV noticiada e dada a devida informação da mesma...hoje a BTV apesar de ligada umbilical mente ao Benfica, é mais que um canal de um clube......procura até ser bastante isenta.....nos transmissão de jogos, a coisa berra porque perdemos o Toni que era um pessoa do futebol e que até gostava de ouvir no relato dos jogos, para lá colocarem o Calado que não dando uma para a caixa consegue ser até irritante para o mais ferrenho Benfiquista por isso é que muitos Benfiquistas preferem ver os jogos quase sem som....

Com já disse uma vez e volta a dizer, a BTV neste momento tirando os programas direccionados para os Benfiquistas consegue ser ligeiramente mais isenta que a Sport TV, todos os lances dubios são alvo de multiplos replays sejam contra ou a favor do Benfica, aliás contra o Estoril o lance do Luisão, o Helder Conduto afirmou que existe falta na abordagem e Luisão ao jogador do Estoril e que até falou na possibilidade de ser penalty, mais tarde no resumo alargado, deram as restantes imagens que não passaram durante o jogo e confirmaram a falta de Luisão onde deixaram ainda a a tenção a possibilidade da mesma ter sido inciada fora da área e revelaram que o lance é rápido e as imagens não esclarecem tudo mas que poderia muito bem ter sido assinalada falta fora da área ou até mesmo penalty contra o Benfica......na Sport TV existem imagens que dão uma vez em replay durante o jogo e depois nunca mais aparecem....

Eu prefiro um mercado aberto e com multiplas possibilidades de escolha, ao inves de um mercado fechado apenas com uma entidade a monopolizar o mercado, levando a poder aumentar e baixar valores consoante lhes der na real telha, assim com um mercado mais aberto toda a gente sairia a ganhar, nós consumidores por que poderiamos ter sempre futebol, os clubes pporque deixariam de estar restringidos a uma só entidade gestora, a liga porque poderia vender tudo a valores muito mais altos facilitando assima entrada de capitais na Liga que por sua vez poderia ser reconduzidos ao melhoramento das estruturas desportivas do pais como até aos clubes pequenos que satingem a 1ª divisão serviria de aliciante conseguirem bons prestimos para melhorarem a sua classificação interna podendo com isso receber bonificações que na grande maioria dos clubes poderiam constituir em autenticos euro milhões levando ao melhoramento de condições nos estádios, nas condições do clube em si e até na competitividade do pantel, com todos esses aumentos aumentaria tb o interesse pela nossa liga por parte de Sponsors estrangeiros como serviria para aos poucos os espetadores começarem a voltar a ir aos estádios, e com cada vez mais gente a ir aos estádios aquele pessoal que só lá vai para fazer merda tb aos poucos iriam começar a ficar com as regras mais apertadas tal como os preços em média por bilhetes iria começar a baixar, porque com mais gente nos estádios durante a época deixavas de depender só deste ou daquele jogo em particular.....

Meu caro chama-se a isto lógica de mercado, e não da batata.......

Se a SIC transmitisse os jogos do SLB...

ou a TVI do Sporting, ou a RTP do FCPorto, ainda aceitava. Agora um canal de um clube transmitir os seus próprios jogos??? Por muitas linhas que escrevas, é caso único no mundo, e mesmo que aches a BTV isenta, se quiser, não o é.

pouco interessa se aceitas ou não...

não tens valor para a esta sociedade nem qualquer poder para o modificar... uns mandam e tu obedeces, insignificante
OHOHOH

...................

na orinalidade da cena....a BTV descartaria os jogos directos em funçao de uma RTP1 ou de outro canal qualquer mas queria ficar com os direitos a reproduzir o jogo indeferido com 45 minutos de atraso e tudo estava bem até a Sport tv declarar que tinha direito de preferência, ai a BTV com toda a legitimidade disse.....a vocês não vendemos......