Os provocadores e os provocados | Relvado

Os provocadores e os provocados

O FC Porto é sempre provocado esteja a jogar em casa ou fora, ou existe algo mais?
 

Corria a época 2009/2010. No final do jogo Benfica-FC Porto, Hulk, Sapunaru e companhia agrediam os “stewards” no túnel do Estádio da Luz. Segundo os dirigentes do FC Porto, os jogadores do seu clube foram provocados - Hulk e Sapunaru foram provocados pelos “stewards”, com o jogador romeno a ser agredido com um soco. Estava gerada a confusão e foi nessa altura que Hulk entrou em cena para defender o colega de equipa. No final, os dois futebolistas foram expulsos.

Basquetebol, época 2011/2012. O Benfica sagrou-se campeão em casa do FC Porto. No final do jogo, os jogadores tiveram de receber o troféu de campeão nacional no balneário dos visitantes do Pavilhão Dragão Caixa. O arremesso de objetos, incluindo cadeiras, impediu a consagração do Benfica logo depois da vitória sobre o FC Porto no quinto jogo da final, por 53-56. Recordo o que os dirigentes do FC Porto disseram no final - porque tudo tem uma origem, convém historiar. O treinador Carlos Lisboa, do Benfica, podia perfeitamente festejar a vitória de forma urbana e civilizada, mas preferiu fazê-lo provocando e insultando com palavrões os adeptos do FC Porto. Ao mesmo tempo, um roupeiro do mesmo clube arremessou objetos para a bancada, o que originou um clima de tensão que inviabilizou a entrega da Taça. Convém recordar que em momento algum houve invasão do terreno de jogo por um só adepto que fosse.

Hóquei em patins, época 2012/2013. O final do clássico deste sábado ficou marcado pela agressão do guarda-redes espanhol do FC Porto, Edo Bosch, a um adepto benfiquista presente na bancada do Pavilhão Império Bonança. Depois de ter sido decisivo para o resultado final, o jogador da equipa visitante acabou por estar em plano de destaque também após o fim do jogo, mas neste caso, pela negativa. O acto foi presenciado por elementos da PSP destacados para assegurar a segurança do desafio entre o Benfica e o FC Porto, que terminou com o triunfo do conjunto visitante. Referir que, além de Edo Bosch, o jogador Tiago Losna também mostrou vontade de usar o stick fora da pista, tal como documentam imagens captadas pela Benfica TV. Até ao momento ainda não houve qualquer declaração da parte do FC Porto em relação ao que se passou no final do jogo. Mas por toda a comunicação social aquilo que se houve é que Edo Bosch agrediu um adepto do Benfica depois de ter sido "provocado".

Época de 2000. O FC Barcelona sagra-se campeão europeu de Hóquei em Patins no Pavilhão das Antas. No final da partida, regista-se uma invasão de campo por parte dos adeptos portistas e registam-se algumas agressões, com o ministro da Administração Interna de então, Fernando Gomes, a assistir da bancada. Provocados, de novo? O FC Porto é sempre provocado esteja a jogar em casa ou fora, ou existe algo mais?

Benfica:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Exelente ...

... artigo!

Exelente ...

... artigo!

Subscrevo, muito bom

Subscrevo, muito bom mesmo!

Aliás, a quantidade de comentários que aqui surgem sobre o mesmo, são reveladores da qualidade do Artigo, eu acrescentaria . SUBLIME!

São assuntos ...

... que certas pessoas em curva descendente já vão tendo dificuldades em encaixar. Nós não queremos perder a nosso pateta alegre, quer dizer, bruxa alegre.

Vou-te deixar aqui um video

Vou-te deixar aqui um video para veres a corja que vocês são. O benfica ganhou, festejou no local sem se passar nada, a não ser os típicos assobios e insultos...mas como se não bastasse, ainda provocaram com gestos e arremessaram t-shirts para a bancada. Isto é incitamento á violência, típica da corja encornada. São mouros e os mouros só estão bem quando vão para debaixo da terra.

http://www.youtube.com/watch?v=1RO-DmhvZlE

http://www.youtube.com/watch?v=59aEpUJotdI

Ora aqui está uma

defesa "isenta" da honra do Porto. Portanto: o Poroto transmite o jogo na sua televisão, á revelia do contratado com a estação que normalmente transmitiria. Os festejos duraram uns 30 segundos, porque de seguida os jogadores tiveram de fugir para o balneário. Os videos apresentados são da autoria da televisão azul, foram editados e colocam jogadores e dirigentes do Porto a falar. Eu vi a transmissão em direto e assim que terminou a partida, como não venceu o Porto, a emissão foi cortada. Não houve mais diretos. Oq ue se viu depois foi claramente aquilo que essa tlevisão quiz mostrar. Só não conseguiu calar os árbitros, jogadores e staff da luz e observadores da liga presentes.
P.S.- Situações destas há dos dois lados. Se os azuis falam de agressões no Hóquei, também o benfica tem queixas e não só. Se falam de agressões no basquetebol, também o benfica as tem. Se falam de agressões no futebol, também o bbenfica as tem. Fazer-se de virgem ofendida e vir defender o indefensável com imagens truncadas e manipuladas pelo clube que agrediu.. é anedótico.

mas queres o quê? Editaram o

mas queres o quê? Editaram o quê? Não vês os jogadores do benfica aos saltos e sem ninguém fazer nada? Não vês a policia a controlar os espectadores? Não vês um funcionário do benfica a atirar camisolas para a bancada? Não vês os gestos do Carlos Lisboa? A partir daí, é que começaram a mandar merdas para dentro do campo.

Falas em edição de imagens, mas dizes que não viste nada porque a emissão terminou...vocês são uns artistas....

Pegaram na imagem de um gajo numa manifestação e colocaram nesse episódio. Também devem ter editado as imagens do Carlos Lisboa a meter a mão no cu.

Mouros só estão bem debaixo da terra.