A promiscuidade do futebol português | Relvado

A promiscuidade do futebol português

Relações promíscuas e de duvidosa legalidade e transparência entre os vários agentes.
 
Paços de Ferreira: apresentação 2012/13
fcpf.pt

Escrevo este artigo porque de facto é difícil ficar indiferente à contratação de Paulo Fonseca por parte do FCP.

Realmente continuam a existir relações promíscuas e de duvidosa legalidade e transparência entre os vários agentes do futebol português.

O Braga a ganhar 1-0 ao Nacional ao final do jogo, consegue perder por 1-3 hipotecando a sua presença na Liga dos Campeões, facto que pelos vistos não preocupou o seu Presidente, pois em troca tinha ganho a Taça da Liga ao FCP.

Assim com esse resultado o Paços de Ferreira já não precisou do jogo com o FCP para discutir o acesso à Champions League. Bem, mas estava em jogo um campeonato de Portugal em que apenas uma vitória colocaria o FCP no 1º lugar.

E então o que se passa nesse jogo? O FCP abre o livro com um penalty inventado, fora da área, depois de estar até então a sofrer e com um futebol pouco conseguido que estava já a desesperar os seus adeptos e treinador.

Tudo bem não? Até aqui tudo bem. Eis que surgem as noticias de jogadores do Paços a irem por empréstimo para Guimarães, o treinador do Porto que sai, o abraço alguns minutos antes do jogo terminar entre Paulo Fonseca e Vitor Pereira, a novela Jesus que uma vez mais foi tentado a ir para o FCP por várias fontes e influências, e inclusive via estrangeiro.

Bem a promiscuidade do futebol português é de facto algo inacreditável, que tem tentáculos grandes na UEFA e por isso temos o que temos, e o país está como está. Lamentável. Bem hajam.

FC Porto:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Frequentemente diz-se que

Frequentemente diz-se que Pinto da Costa sabe defender o seu clube como poucos o souberam. São palavras que ora podem ser atribuídas a adeptos, ora a adversários. Todos parecem reconhecer a sua capacidade em defender os interesses dos clubes. Nesta argumentação não é raro ouvir-se igualmente dizer que defende o clube como poucos, mesmo que por meios menos honestos. Palavras que tanto se atribuem a adeptos como adversários, também. De facto, parece assumir-se nesta argumentação que para atingir os fins todos meios são viáveis. O que significa, por isso mesmo, que os adversários admitiriam proceder da mesma forma. Por outro lado, os adeptos não vêem imoralidade nenhuma nesses procedimentos. Mais ainda, os adeptos são tao fiéis a Pinto da Costa que lhe desculpam tudo, mesmo que isso prejudique o clube, digamos, a imagem do clube.
Em consequência, podemos afirmar silogisticamente que se adeptos portistas admitem a tirania do presidente e os seus meios para atingir os fins sem nisso verem inconveniente, dado que apenas defende os interesses do seu clube, pois então se é possível admitir que um presidente tiranize um clube e use de todos os meios para proteger o clube, mesmo que meios ímpios e desonestos, então segue-se que, na mesma linha de pensamento, esses adeptos portistas (e mesmo os adversários que admitem que Pinto da Costa é um presidente mesmo que use meios pouco honestos) admitem que um primeiro-ministro possa usar dos meios mais ímpios e desonestos para proteger o país (à semelhança do que frequentemente se costuma dizer a respeito de Salazar, a saber, que era ditador mas sabia defender o país). Daqui se poderia presumir algumas conclusões: a) que se adeptos de um determinado clube admitem que o seu presidente proceda tirânica e desonestamente por meios ímpios para atingir os seus fins, é presumível que aceitem (ou aceitassem) que um primeiro-ministro seja também um tirano que use de qualquer meio para atingir os seus fins, desde que proteja o seu país; b) por consequência, aceitam uma tirania; c) dada a aceitação da tirania, segue-se que aceitam tudo que lhes será imposto, porquanto a assunção da tirania é justamente essa condição de possibilidade; d) dadas as premissas anteriores, podemos presumir um traço caracteristicamente psicológico português nestas assunções, a saber, tudo é permitido desde que seja em defesa de qualquer coisa que nos diga respeito: um clube, um país, etc.; e) assim, é muito plausível que, dadas as premissas anteriores, o povo português seja com efeito um povo imoral, pois aceita qualquer meio desonesto para atingir os fins, pois assume essa posição sem mais, e portanto aceita a tirania sem mais; f) o povo português, então, é um povo que não só aceita ser submisso como tende para a tirania, caso em que, individualmente, cada um seria na condição de possibilidade mesma, um ditador.
Presume-se, em consequência, que Pinto da Costa não procedeu, não procede nunca mal na presidência do seu clube, pois, se os adeptos aceitam o procedimento, mesmo que desonesto, a aceitação é o resultado desse traço psicologicamente português de que tudo serve para se atingir os fins, desde que estes sejam alcançados e todos estejam contentes. Conclusão: Pinto da Costa, à luz portuguesa, não procede nunca mal. Outra conclusão se tira, naturalmente: Portugal não tem corrupção, antes os putativos corruptos fazem é proteger o seu país, mesmo que isso implique proceder por meios desonestos.

que..

..melons!!

LOL

Que confusão que vai aí...

Então quando o senhor alega que o Braga quis perder a qualificação para a LC por querer, para fazer um favor ao Porto, é mesmo de alguém sem noção da realidade, o Braga que tem como principal objectivo o 3º lugar, que despediu o treinador por não o conseguir?... e depois, dizer que o Porto perdeu de propósito aquele jogo, para combinar com o Braga a perda do 3º lugar, quando naquela altura, nada fazia prever o desenlace final do campeonato... acha que o Braga vai trocar o 3º lugar por uma tacita qualquer?
Depois é mais do mesmo, um abraço entre dois colegas de profissão já é visto como qualquer coisa demoniaca, depois é uma salganhada de argumentos que nem você deve conseguir percebê-los. Mesmo a considerar que o Porto tenha aliciado Jesus, ou que tenha tentado arranjar uma solução para o retirar da Luz, tem a ver com qualquer verdade desportiva?

Relações promiscuas...todas e

Relações promiscuas...todas e mais algumas teorias da conspiração para quê, se no final "O FCP abre o livro com um penalty inventado, fora da área...", ou seja, no final acabam sempre com a desculpa do árbitro.

Nem com arbitragens do João Ferreira, Capela, Duarte Gomes, Paulo Baptista e Bruno Paixão vocês ficam satisfeitos! Nem com Clubes promiscuos como o Gil Vicente a passear nos jogos contra o benfica e o presidente do Marítimo a afirmar que "Nada faremos para que o benfica não seja campeão!", nem com o Batatoon a vir pedir árbitros ao VP e semana após semana coagirem sobre a arbitragem!

No final disto tudo que tanto trabalho e dinheiro deve ter custado ao benfica, vos safou. Eu acredito na justiça divina e foi o que aconteceu no Estádio do Dragão! Um golo de um miúdo que era gozado pelos benfiquistas, que rematou a bola "para as couves", mas que milagrosamente a bola sofre uma mudança de trajectória e acaba com as vossas aspirações. Foi a demonstração da crença, do não desistir. Uma demonstração tão forte que fez o JJ aterrar de joelhos! Como é possível, pensava ele. Tínhamos tudo bem controlado e planeado...isto não estava no guião!

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=398399

muito bom artigo....lol

e esqueceste de referir que o Porto já sabia que o Estoril ia empatar com o fifica e que desse modo garantiria a europa league, e o Sporting com esse resultado não poderia ir à europa league, e também que o Sporting foi ganhar a Braga no ultimo minuto, mas que o Jesualdo Ferreira ficou chateado porque iria para o Braga treinar na próxima época e que o augusto inacio perdeu de propósito com o Sporting no ultimo minuto porque sabia que pro ano ia ser director desportivo do Sporting e que o JJ perdeu no ultimo minuto no Dragão porque sabia QUE IA SER OUTRA VEZ TREINADOR DO FIFICA.....
ou melhor, o fifica perdeu no ultimo minuto com o Chelsea porque assim o chelsea emprestava o markovic e o chelsea vinha cá buscar o Matic............

por ultimo, NÃO PERCEBI NADA DO QUE ESCREVI....

"Bem a promiscuidade do futebol português é de facto algo inacreditável, que tem tentáculos grandes na UEFA e por isso temos o que temos, e o país está como está. Lamentável. Bem hajam."

Sucinto ...

... conciso e realista. Sem papas na língua e sem material para encher chouriços.

Classificação do artigo:Bom!

é este clube que se vê na foto

que ficou em 3º lugar em Portugal , é esta a forma que o paços tem nas suas cabines , é este clube que foi beneficiado em muitos jogos com equipas do seu campeonato , para poder impedir de o braga não continuar a crescer porque já estava a incomodar o porto e benfica pelos primeiros lugares , já não falo da perseguição ao meu clube que foi atingido em parte o objectivo ao longo de 40 anos a destruição por roubos constantes , é este clube que se vê os certinhos dos equipamentos de tudo ao molho como nas equipas dos distritais , é este clube que irá á liga dos campeões , ----------- DÁ VONTADE DE PEDIR AO MUNDO LEONINO QUE TUDO FAÇAM PARA AJUDAR O NOSSO GRANDE CLUBE NAS PROVAS NACIONAIS , MAS TAMBEM PEDIR Á DIREÇÃO QUE NÃO INSCREVA O CLUBE NA UEFA , O BENFICA E PORTO QUE MANIPULAM O CAMPEONATO QUE ARRANJEM PONTOS PARA LÁ IREM

Agora para alguém...

...Te levar a sério, recua lá uns 4 anos, e pesquisa bem, como é que foi a contratação do jesus por parte do benfas ao Braga???

E já agora pesquisa muito bem o que é que os 2 clubes disputavam nessa altura...

Realmente, maldito futebol Português...Por incrível que pareça, o Melão custa a desinchar...

Debes ser "muita" nobinho..., essa tal de promiscuidade no pós

25 de Abril de 1974, em que a rosa-dos-bentos (começou a bentar de NORTADAS), tem sido o pão nosso de cada dia (época sim época também), e nãon só bindo dos BIMBOS corruptos os denominados de APALERMADOS pelo Zé Melrinho que deixou de ser o special ten da TRETA, para ser o senhor feliz e contente, parece uma rapsódia do Hermanias e do Nicoladas..., LOL, só MERDA.

P.S. - PROMISCUIDADE no FUTEBOL ÍNDIGENA, que mentira isso nãon..., EXISTE!!! ZOOLLLÉÉÉÉ
Ninguém já se lembra de um clube de TOIROS que até foi presidido por um ORELHAS JEOBAICO e ESTORIS-GATES...???!!!