O pragmatismo do Benfica | Relvado

O pragmatismo do Benfica

Este Benfica, de "rolo compressor" passou a jogar com muito mais cabeça, sabendo pausar ou acelerar.
 
Jorge Jesus dá indicações para dentro do campo
FRANCISCO LEONG/AFP/Getty Images

Jorge Jesus terá aprendido muito com o seu passado e era tempo disso. O Benfica lá vai ganhando, estamos em fevereiro e, apesar dos imensos jogos que tem tido, realço a inteligência com que o Benfica joga atualmente.

Não me canso de referir: este Benfica, de "rolo compressor" passou a jogar com muito mais cabeça, sabendo a cada momento do jogo pausar ou acelerar. Com isto, o Benfica, a jogar de três em três dias, vai ganhando com maior ou menor dificuldade, mas com muito mais pragmatismo.

Concordam, Relvas?

Benfica:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Inteligencia com que joga

Inteligencia com que joga agora? Diz antes sorte da virgem santissima. Tal como se viu ontem contra o grande bordeus, o slb devia ter jogado com o factor casa, em posse, pressao alta, calma e inteligencia. Mas a equipa é nervosa, nao controlou a partida e podia ter sofrido algum golo, que eles bem cheiraram. E dizia o comentador da sic no resumo: estavam a ganhar 1-0 e era altura de gerir, por isso abrandou o ritmo. ahah é para enganar tolos, a lavagem do costume. O que vale é que ainda ha quem assobie pela fraca exibição de ontem, e não pelo facto da escassez de golos como dizia o JJ.

P.s. ja repararam que o benfiquismo paneleiro da SIC já trata o jorge jesus por Jota Jota? ahaha devem-se andam a comer...

Quero desejar um feliz aniversário ...

... a todos os Benfiquistas por 109 anos de Glória, Querer, Sacrifício e Dedicação, que permitiram alicerçar o maior, o magnânime, e acima de tudo o melhor clube do mundo.

Força Benfica!

Pragmatistmo de Jorge Jesus e Luis Filipe Vieira

Um e outro esperam impacientemente pela renovação de contrato (com a Sport TV).
Se a época for um fiasco, um acusará outro mas se a época for de conquista, um agarrar-se-à a outro para se manter mais umas belas e ricas épocas no clube.

Esquisso, Tocaste aí um ponto

Esquisso,

Tocaste aí um ponto interessante. Renovação com a SportTV, quando será feito o anuncio público?

Isto quando, Vieira em jeito de promessa nada eleitoralista, prometeu aos sócios a transmissão dos jogos na BTV, aliás, mostrou numa entrevista televisiva, o projecto aturado (elaborado durante longos meses, e anos), um calhamaço encarnado com esse projecto dos direitos televisivos, que nem ousou abrir nessa entrevista!

Se este Campeonato é fundamental e importante ser ganho para posteriormente ser anunciado publicamente esse acordo com a Controlinveste? Muito provavelmente... daí os vários sinais a que vamos assistindo de Verdade Desportiva!

Serão novamente burlados e enganados os adeptos do Benfica? muito provavelmente, mas também já é coisa que nem podem estranhar, tem sido essa a prática desta ultima decada recheada de Mandatos Desportivos e Financeiros!

O Luis Filipe Vieira está a

O Luis Filipe Vieira está a ser esperto.
Sabe bem quem, como e quando dará milho aos pombos.
Basta só ganhar algo.
Seja o campeonato, taça de portugal ou taça lucílio vamos ouvi-lo a anunciar a renovação...
O clube médio europeu como o Benfica não pode desperdiçar contratos de 111 milhões de euros.

Sim, mas para anunciar a

Sim, mas para anunciar a renovação com a Controlinveste, ganhar a "Taça 15 minutos", ou a Eusébio Cup, parece-me curto...Talvez a Taça de Portugal pode alegrar as hostes (ganhar 3 T Portugal nos ultimos 20 anos), bom, mas recentemente vi um surpreendente Vitória, esse de Setubal (do Rachao) ganhar uma final ao Benfica, e como estará o Benfica em finais de Maio? ...

O Benfica tem estado bem, é

O Benfica tem estado bem, é bem evidente.
Será que dará até Maio? Ninguém sabe.
Tem tudo para vencer a taça de portugal e levar os seus adeptos ao Jamor, fazendo com que voltem a comemorar a 3ª taça em 20 anos.
Creio que consiga ir longe na Liga Europa e ainda bem!
Andará lado a lado com o Porto até ao jogo no Dragão.
E o Braga e Porto serão adversários complicados para a taça Lucílio.
Vamos ver o que acontece.

........................

Jesus aprendeu da pior forma que o chamado "Rolo Compressor" funciona mas que causa demasiado desgaste nos jogadores para as partes finais das épocas, como tal já na sua 2ª época procurar assentar o seu jogo em 2 principios simples, o 1º era do tal rolo compressor com pressão alta e o 2º era jogar em posse usando os extremos a flectir para o interior esta tática não lhe deu grandes vantagens a nivel interno, pois quando se deparava com equipas de "autocarro" era quase triste ver a equipa a bater sistematicamente contra esse autocarro sem lograr marcar um golito que fosse..
Na sua 3ª época JJ preparou a equipa de modo a que o jogo em posse fosse mais forte nunca esquecendo o seu gosto natural pela pressão alta e o tal rolo compressor, com 2 Alas a flectir para o interior com um médio box-to-box perfeito no passe e com um nº10 o Resultado foi que contra equipas de "autocarro" o Benfica conseguia bons resultados pois a jogar em posse o Benfica estava forte e reunia um sem numero de jogadores de alto calibre técnico para "inventar" jogadas golos e espaço num curto espaço do relvado, o problema era de que estes mesmos jogadores não conseguiam interpretar na perfeição a teoria do "rolo compressor" de JJ e quando o Benfica defrontava equipas com já alguns argumentos, para poderem olhar olhos nos olhos qualquer equipa, o Benfica via-se sempre em dificuldades porque as compensações falhavam a equipa "partia-se" e os jogadores deixavam de produzir.
Na sua 4ª época Jesus teve uma série de contra tempos, para começar as saidas de Witsel e Javi Garcia depois a a falta de um lateral esquerdo de raiz e por fim o castigo imposto a Luisão, Jesus teve que ir aos seus velhinhos apontamentos para descobrir uma forma de por o Benfica a jogar e a ser competitivo sem ter a necessidade de ir ao mercado (porque já não podia), então e baseando-se na qualidade dos seus jogadores começa por fazer o Benfica jogar numa tática identica à da sua 3ª época onde a responsabilidade da criação de jogo vinha do nº8 situação essa que deu vitórias ao Benfica logo no arranque da temporada, mas essa tática trazia problemas na arrumação da equipa pois com uma frente de ataque muito movel e um meio campo muito menos posicional deixava a defesa muito à mercê do adversário e como tal não dava para o Benfica fazer a sua já movimentação tipica de "rolo compressor" porque a equipa ficava desequilibrada, entretanto Jesus voltou a mexer na tática, fez a equipa movimentar-se mais como na sua 2ª época de Benfica com extremos a ter um papel quase fundamental no quando flectiam para o centro a equipa conseguia fazer o tal rolo compressor mas perdia capacidade de choque e afunilava muito o jogo, Jesus já sem saber o que mais faria pegou em tudo o que tinha reunido de bom em todas as épocas na 1ª o Rolo Compressor, na 2ª o jogar com os extremos a flectir e na 3ª o jogar em posse, e começou a desenhar o novo Benfica, este Benfica continua a praticar o já velhinho rolo compressor quando em campo se encontra um médio nº10 e um avançado movel, mas em norma o Benfica utiliza quase como um plano B em que a equipa pressiona alto e os extremos vão à linha de fundo fazendo por vezes o Benfica ter os seus 10 jogadores de campo dentro do meio campo adversário de modo a encurtar o espaço, com o alterar do resultado o Benfica alterna o seu estilo que incide entre, saidas rápidas pelas laterais como era usual na sua 2ª época mas aqui em vez dos extremos flectirem para o centro é o lateral que faz essa movimentação sendo que o médio fará a compensação, e o tal jogar em posse como era usual a época passada mas com uma diferença é que este Benfica é bem mais rápido na troca de posições que na época passada.

Agora trocando por miudos, Jesus tem sabido aprender com os seus erros, tem claudicado apenas na falta de opções que lhe são disponibilizadas....esta época foi quase um acto terrorista o que fizeram a Jesus mas ele manteve-se de pé e fiel aos seus principios e reinventou um novo estilo para o Benfica e desta vez deu-lhe um cunho especial que ninguem sabia que Jesus era capaz de o fazer e ai está o Benfica de 2012-2013, um Benfica que mantem a sua identidade mas que se tornou mais coerente, uma equipa adulta que sabe o que quer, uma equipa que se sente que cada vez gosta mais de jogar junta, não é uma equipa imbativel mas é uma equipa que dá gosto ver jogar porque acima de luta luta pela vitória até ao ultimo minuto.......

O Jesus já é um ilustre na montra do Benfica

por miudos

onde colocas os árbitros nesta equipa , é que o melhor trabalho é deles , vá explica se fores capaáz ou as pilhas foram-se abaixo . ganhas tanto como o sporting ( nada ) sabes o que é nada é uma tacitas

.....................

Parasita vota no Couceiro esse sim irá vos guiar à vitória.........................................................da taça do Inatel

O Clube completamente fodido e ainda demonstram intenção de voto num gajo que diz que a ser Presidente quer ser remunerado, ao menos o Carvalho disse logo estamos fodidos é verdade, portanto vamos foder quem nos fodeu....................mas lá está, o Sado Masoquismo fala mais alto

Bem Escrito

Bem Escrito

Bom, se bem percebo, Jesus ao

Bom, se bem percebo, Jesus ao 4º ano, não desprezou o "rolo compressor" desgastante, e alternou a emoção do rolo compressor, com a razão do futebol de posse!

Bom, esse Futebol de razão, de posse, de dominar, sem ser dominado, que me recorde e nesta época, foi posto em prática em Braga, e com o Leverkusen na Luz, e na minha leitura, e se em ambos os casos os objetivos foram conseguidos, tal aconteceu com a fortuna, a sorte como companheira, isto porque, o Benfica "racional" não se sentiu comodo, e revelou sobretudo enorme insegurança, e os resultados foram conseguidos, com muita, muita sorte à mistura, porque não identifiquei nesse Benfica de posse um Benfica seguro e coerente. Provavelmente porque não são essas as rotinas/mecanismos do Benfica!

..........

O Futebol de posse começou a ser posto em prática contra o Braga e salvo ocasiões em que o Benfica teve que correr atrás do resultado tem sido usado em norma quando existe Gaitan Lima Enzo Matic e Sálvio na equipa, esta semana contra o Paços já se viu algo mais conciso (a movimentação e os passes já estão a sair melhor), mas lá está ninguem pode ser como o Barcelona Português que descansa e que já usa essa tática afinadinha desde a época passada e quando a começou a usar correu tudo maravilhosamente......

Mas um jogo em que Helton esteve maravilhoso, falam do Artur né...pois?
Já agora que me dizes da placagem de Otamendi a Ukra na área sem bola........na tua óptica foi choque casual, não?

Bem, não tenho o hábito de

Bem, não tenho o hábito de condir alhos com bugalhos, Futebol de posse/Ukra?! Não entendi, mas entendo que hoje A Bola. A Bola que a par da BTV são membros "ordinários" da bem oleada Máquina de Propaganda do SL e Vieira, faz A Bola na sua 1ª página alusão ao tiki-taka da Luz, qual Stoke City do lançamento lateral! lol

Quanto ao Ukra, é obvio, ficou por marcar uma GP sobre Ukra (este quando esteve no Dragão, não teve os Mestres C ´Aimar e Saviola, para ensaiar melhor a coisa), e as 2 GP do Porto´claro que não existiram!

...............

Desculpe lá se fiz com que houvesse confusão na sua cabeça....para a próxima insiro um "P.S."

"Bem, não tenho o hábito de condir alhos com bugalhos, Futebol de posse/Ukra?! Não entendi, mas entendo que hoje A Bola. A Bola que a par da BTV são membros "ordinários" da bem oleada Máquina de Propaganda do SL e Vieira, faz A Bola na sua 1ª página alusão ao tiki-taka da Luz, qual Stoke City do lançamento lateral! lol"

Não hábito confundir as coisas, futebol posse sim o Benfica usou essa estratégia no Domingo e por acaso com alguma qualidade, mas isto sou eu que vi e que digo pois não necessito de recorrer nem a artigos feitos nem a frases escritas para descrever a minha opinião, por isso quando falas em TikiTaka e situações similares, LOL, cada qual diz o que quer mas de mim não leste similar comparação, mas recordo que houve ai uns comments (já nem lembro de quem) que falavam do Porto ter um estilo "À Barcelona".........por isso fala do que quiseres que por ai caro jovem, não trazes grande argumentação.

Quanto ao Ukra, LOL, não referi que o jovem esteve no Dragão porque acho que não era de referir, o miudo agora joga pelo Rio Ave e tem dado conta do recado por isso....não digas que ando com teorias, mas é engraçado falares no Aimar e no Saviola..LOL mais uma prova que para o bem e para o mal o teu CD toca sempre as mesmas serenatas LOL......quanto às penalidades......sendo correcto na analise a 2ª é penalty, não há intenção em cortar a bola com o braço mas leva os braços abertos sendo coerente na analise e lendo a lei, acho que é um penalty...tal como era o da mão no jogo do Benfica contra Académica.. o jogador que leva braços abertos ou braços no ar cria uma maior zona de acção (não é assim que diz mas é quase) logo a bola que toca nos braços mesmo que sem intenção é sempre mão pois as unicas situações passiveis de não ser mão são quando o jogador leva os braços encostados ao corpo ou em proteção do corpo....
A 1ª penalidade do Porto não a vi, por acaso é lance que ainda não consegui ver mas vi a do Ukra porque passou num resumo do jogo no Programa dos teus amigos Rui Gomes Silva e os Batanetes, lance que ele ainda defende o Otamendi a dizer que a falta é do Ukra porque agarra o Otamendi LOL, mas de qualquer forma, tens consciencia que essa penalidade a ser marcada dava o 2º golo ao Rio Ave e o Porto teria que ir correr atrás do prejuizo, tens tb consciencia que possivelmente em vez de uma vitória terias empatado.............

Artigo fraco...

...e fake.

Next.

Curva, Fake? Não me parece,

Curva,

Fake? Não me parece, revela bem a confiança que a Nação encarnada tem na sua equipa : "Lá vai ganhando...", nós Portistas, nós Porto temos um nível de exigência que não é comparavel. Este Porto não vai ganhando. Este Porto tem momentos que domina de forma avassaladora, como em Malaga, ou em Guimarães, mas também sabe não dominar e ter o jogo controlado, como na Luz!

Isto é, o Porto é racional, coerente, eficaz e sobretudo seguro e versátil, sem perder nunca o equilibrio!

Vocês têm confiança e são

Vocês têm confiança e são confiantes e até têm razão para o ser. Nós benfiquistas quando mostramos confiança e até temos razões para isso, ou somos arrogantes ou não somos exigentes. São pontos de vista.

Sim, temos confiança, sem

Sim, temos confiança, sem sermos arrogantes nem prepotentes, somos humildes. Por exemplo, não vamos a Alvalade subjugar o Sporting, vamos tentar ganhar num jogo extremamente dificil.

Aliás, comparando o jogo da Luz já realizado, com este jogo em Alvalade, confesso-te, e assumi-o aqui: Na Luz iriamos TENTAR ganhar, e sabes qual o banco do Porto na Luz? Fabiano, Abdoulaye, Castro, Izmailov (com 1/2 treinos no Olival, chegou ao Porto nessa semna), Tózé, Kelvin e Sebá, e sem James no onze titular (com Defour a fazer de James), com total auto-confiança, afirmei apesar das debilidades: Vamos TENTAR ganhar, e não perderemos!

Para Alvalade, com James no onze ideal do Porto, com um banco com Fabiano, Maicon, Castro, Defour, Izmailov (com rotinas), Atsu ou Liedson, não estarei tão seguro como na Luz, sabes porquê? Porque sabemos respeitar os adversários, e o adversário com tantos miudos fará o jogo da vida, sem necessitarem de aditivos motivacionais. Nós não somos os MAIORES, tentamos, repito, tentamos ser os MELHORES, e os registos desportivos retrata isso mesmo!

Tu que és o autor do artigo, quando escreves: "Lá vamos ganhando..." tal expressão comezinha revelará confiança na equipa, ou na "equipinha" como já li algures por aqui um benfiquista escrever?

Somos consistentes...

...temos critério e uma identidade. Fazemos do nosso jogo,uma imagem de marca.

Olhamos para o benfica e por vezes mesmo a jogar em casa,parece uma equipa de contra-ataque. Ainda o recente jogo europeu,com vantagem na eliminatória,a jogar em casa...foram totalmente dominados. Depois lá apareceu o génio do Ola Jonh,até lá levram com duas bolas nos postes e foi anulado um golo aos alemães com o jogador em linha.

Cumps,continuação de boas prestações aqui no relvado.com. Tens sido uma boa surpresa.

Penalti !! prriiiiii !!

Penalti !! prriiiiii !!

CROMO dos CARIMBADOS..., nisso eras forte para KARALHOS quando a

antiga administração/edição te deu carta branca (eras mesmo o quê??? controlador-mor, de MERDA, para fazeres o que bem te apetecia do sítio) e assim foderam tudo, isto nunca mais se endireita.
Deixa-te nadar pelo Face dos Truques mais os outros aparvalhados que se dizem da velha guarda/escola, diria mais da MERDA!!! LOL

Fui dos primeiros a ser MP e

Fui dos primeiros a ser MP e apenas isso.

És o delegado do Ministério

És o delegado do Ministério Público neste espaço?

E há mordomias e coisa e tal?

que é um MP?

.

Ministério Público...

..lol.

Moderador Permanente...

Moderador Permanente...

Um Penalty á Duarte Calabote,

Um Penalty á Duarte Calabote, ou uma expulsão à moda de P Vinicius?

Private Joke !!

Private Joke !!