Varela, o único extremo-direito no plantel | Relvado

Varela, o único extremo-direito no plantel

 

Ticomaia

FC Porto:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Varela, o único extremo-direito no plantel

Quando tivermos um novo presidente, que analise as contas do clube dos últimos anos, talvez aí fique mais claro o porquê de não se apostar nos nossos jovens com valor e comprar resmas de toureiros que se enganaram na profissão. Pinto da Costa já deu muito ao clube, até mais do que as mentes mais optimistas podiam prever, e mesmo tendo ganho os últimos quatro campeonatos, para mim é "cristal clear" que é necessário mudar de estratégia nem que isso signifique mudar de direcção ( e treinador lógicamente!!!!) Já soube de muitas estórias do nosso ilustre clube e posso garantir e afirmar que este treinador não tem dedo nas contratações e é um pau mandado nas maõs da direcção...talvez isto explique alguns despedimentos e rescisões de treinadores estrangeiros que treinaram o clube. Cumps

Re: Varela, o único extremo-direito no plantel

Para o adepto Portista mais comum sim, Varela é o único extremo-direito do plantel de raiz, para o treinador Jesualdo Ferreira existem mais dois ou três jogadores que podem fazer essa posição: - Hulk, tem características de extremo e tanto pode jogar na esquerda como na direita, a sua persistência em se agarrar à bola tira brilho às suas muitas qualidades. - Rodriguez, o seu forte pé esquerdo pode ser uma ajuda para diagonais interiores, eu preferia vê-lo na direita a jogar dessa forma do que continuar a vê-lo encostado à esquerda correndo pela linha fora e fazendo cruzamentos sem nexo. - Mariano, uma aposta cega do treinador... Dos emprestados Candeias, Bruno Gama e Hélder Barbosa além do jovem Diogo Viana penso que qualquer um merecia uma oportunidade pois sem ela nunca vão poder mostrar o seu valor. Cumps

Re: Varela, o único extremo-direito no plantel

Acho que o Gama já se foi do FCP.

Se foi é o habitual...

No coment...

Re: Se foi é o habitual...

Sinceramente não sei porquê, o homem é apenas daqueles jogadores útil a um pequeno, não ia dar nada de novo ao FCP. Além de que com Rodriguez, Hulk, Varela e Mariano o que é que ele ia lá fazer? Até que o único que poderiamos falar era do mariano, mas não nos podemos que esquecer que o argentino já tem um peso no balneário que o faz ser sub-capitão, é bastante esforçado e nunca se o vê a fazer ondas e joga onde o mandam sem problemas mesmo sabendo que isso é meio caminho para ser ainda mais queimado. Assim e já que é apenas 4ª opção não vale mais a pena deixa-lo ficar no plantel em vez de trazermos um Gama que tmabém não vai fazer a diferença?

Re: Se foi é o habitual...

mal por mal prefiro o Gama que é Português, o Mariano não merece fazer parte daquele plantel, para estar lá a levar o dinheiro ao fim do mês mais vale ter um puto das CJ. Cumps

Re: Se foi é o habitual...

Isso da nacionalidade é muito bonito mas é para quem está de fora. Então estamos sempre a falar de que é preciso lideres e referências no balneário, gente que perceba o clube e transmita a mística e vamos despachar alguém assim só para meter uma pessoa que joga tanto como ele e em aspectos de balneário não é ninguém comparado com o Mariano? O Mariano tem tanto peso no balneário que ja é sub-capitão e pelas suas entrevistas e acções vê-se logo que ele sim, percebe o que significa o Porto. Como é que achas que o balneário iria reagir se despcahssem um jogador com a importância do Mariano no grupo só para meter um gajo que com bocado de sorte até joga pior que ele? vale a pena o esforço?

Re: Se foi é o habitual...

Dou-te só um exemplo, Jorge Costa foi um simbolo, é uma figura mitica do clube, e levou um pontapé no cu, sabias que nesse ano o Porto ganhou a dobradinha ??? A mim não me fodem, Mariano não tem qualidade para pertencer aos quadros do Porto e como tal não devia fazer parte daquele plantel, não falta jogadores com peso no clube como Nuno, Bruno Alves, Meireles ou Helton para assumir esse estatuto de lider de balneário.

Re: Se foi é o habitual...

O Jorge esteve longe de levar um pontapé no cu. Á custa de defender o homem, e outros, levou o Del Neri (este sim) um pontapé no cu. E na altura que saiu, para além de ele já estar acabado de todo, o Porto ainda o tentou convencer a ficar na estrutura do FCP. Ele é que amuou e foi à sua vida, arrependendo-se mais tarde como já disse. E também não digo que se tenha que ficar com o Mariano á força toda. Simplesmente ele é uma 4ª opção e para essa "posição" também não arranjas nnguém de valor. Para além de que em termos de futebolisticos, para 4ª opção o Mariano dá bastantes garantias. Juntando a isso o seu papel no grupo, é uma opção ideal para o seu papel na equipa ate porque como já disse ele não levanta muitas ondas para jogar mais. Agora como eu digo se me se fossem buscar outro Hulk, rua com ele. Agora para irem buscar um gajo que joga igual ou pior que o Mariano, que já não é nenhum puto, que ainda amuava por só jogar uns minutos pois seria esse o seu papel, enfraquecendo o grupo, mil vezes o Mariano. Que nacionalidades não ganham títulos, grupos unidos já têm mais hipóteses.

Re: Se foi é o habitual...

"Para além de que em termos de futebolisticos, para 4ª opção o Mariano dá bastantes garantias" Hã??? achas mesmo? garantias de quê? Só se for de passes falhadas e bolas perdidas... E Jorge Costa sim, foi empurrado para fora do clube por Co Adriansee que nunca o convocou para um jogo sequer, e aí a direcção nada fez para o impedir, ele como se sentia em condições de jogar optou por seguir a sua carreira no Standard de Liege.

Re: Se foi é o habitual...

O Jorge foi tão empurrado como o Baia. O Jorge já tinha mostrado na época anterior a essa que não estava lá a fazer nada em termos de "futebol jogado", em termos de simbolos já tinha sido ultrapassado pelo Baia e o Co já era pelo menos o segundo treinador num ano com quem tinha arranjado problemas. E agora uma conjectura minha, cheira-me que ele foi um dos que ficou com a mania após a vitória da champions. Sendo assim é de estranhar que achassem que ele não tinha lugar e é dar-lhe um chuto oferecer-lhe a hipótese de ajudar o Porto e de poder subir no dirigismo portista, sem precisar de se arrastar no relvado? E isso do Mariano já é embirração, o homem para titular não dá mas para jogar uns minutinhos nas competições mais importantes e para ser titular na Taça da Liga não chega? O homem é dos que mais raça e esforço mostra, no ano passado em golos+assistências foi dos mais influentes e quando os adeptos o deixam jogar descansado consegue mostrar que em termosde técnica não é cepo nenhum antes pelo contrário, não chega? E o Gama, para além de ser português, que me contas dele?

Re: Se foi é o habitual...

O Bruno joga mais com um pintelho do que o Mariano com o corpo todo. Deixa de ser ceguinho e pára de defender o cepo do Mariano, o gajo por e simplesmente é um afilhado do Jesualdo e não passa de um jogador medíocre.. é burro a jogar basicamente. Além de que, não sei quanto é que o gajo ganha mas de certeza que com o currículo (que vale 0) que ele trouxe na bagagem quando chegou não deve ganhar pouco. Se não tens acompanhado os jogos do Bruno já desde o ano passado mais vale não comentares, ele já tinha sido dos melhores o ano passado quando esteve emprestado e este ano está a ser dos melhores naquela equipa outra vez.. com a desvantagem para o FCP de que já foi vendido. O gajo ainda vai acabar num Benfica ou num Sporting tal como o Varela acabou no FCP. Ninguém dava nada por ele quando saiu do Sporting e agora é o que se vê. Os gajos enfiaram um enorme barrete ao FCP com a venda do Mariano, desde à muitos anos que não me lembro de um jogador tão mau ser mantido no plantel durante tanto tempo. Se bem que com a categoria do Jesualdo isto é um pouco explicado. Maus treinadores tomam más decisões.

Re: Se foi é o habitual...

"O gajo ainda vai acabar num Benfica ou num Sporting" Vai, vai. Apostaria quanto quissesses que o homem quanto muito vai para o Chipre.

Re: Se foi é o habitual...

Vamos estar cá para vêr.. mas também te digo que o Bruno Gama tem muito talento naqueles pés. Já o acompanho desde as camadas jovens do Braga até agora. Ao contrário de muitos outros que para aí andam ele até tem cabecinha para chegar longe se bem acompanhado. Ele não teve foi as hipóteses que os outros cepos tiveram no FCP.. é sempre melhor meter uns dinheiros de comissões ao bolso e comprar um Mariano que nem no roscof club da micronésia tinha lugar.

Eu

não tenho a certeza mas acho que infelizmente o Bruno Gama já não é jogador do FCP. É triste ver os cepos dos Marianos no plantel e os Brunos Gamas a serem vendidos a preço de saldo.. e ainda falam da renovação do roupeiro Mariano.. tenham mas é vergonha!

Extremo-direito?..

Mas será que os extremos hoje em dia ainda se definem como "direitos" ou "esquerdos"?.. De qq das formas temos 4 jogadores que podem actuar na posição de "extremos, sendo que 2 jogam são esquerdinos (hulk, e CR10) e outros 2 com o pé direito (varela e mariano). QQ um pode jogar numa ala ou outra.

Ai esta ...

Se há uma coisa que não entendo, se há um aspecto da gestão desportiva do FC Porto que critico é este: porque formar, comprar jovens portugueses com potencial se é para depois empresta-los até os contratos expiraram (Paulo Machado, Vieirinha ... e com certeza que vai acontecer o mesmo aos dois jogadores que citaste). Isto é um disparata e por duas simples razões: 1. Por razões financeiras: se o Porto não quer apostar em jovens portugueses, se o Porto prefere apostar em jovens sul americanos, valoriza-los e vende-los encaixando assim uma bela mais valia que o assume e que acaba com o centro de formação, os pseudo-projectos de investimento na formação (projecto Visão 611), que acaba de comprar jovens talentosos aos outros clubes portugueses (D.Viana, B.Gama, etc.). Ficara mais barato apenas comprar jovens estrangeiros sem investir dinheiro nestes jogadores que nunca chegam a representar o FC Porto. Que a direcção assume a sua escolha estratégica, assim ao menos haverá coerência e não haverá gastos desnecessários. 2. Por razões desportivas: Bruno Gama, Candeias ou até Vieirinha são mais credíveis e úteis que Mariano. Paulo Machado teria lugar no plantel do Porto hoje, Bruno Gama também, Barbosa também poderia ser uma boa alternativa na esquerda (temos poucos esquerdinos no plantel) etc .... O Porto tem jogadores no seu plantel de valor inferior há muitos outros que são emprestados. Eu não entendo esta incoerência e queria muito que a SAD explicasse o porque desta escolha estratégica e o porque do desperdício de talentos como Vieirinha e Paulo Machado! Entendo muito menos como Mariano Gonzalez esta no plantel do Porto ... ele chegou ao Porto emprestado e naquela altura já dava para ver que não tinha qualidade para ficar mas o Porto decidiu comprar o seu passe! Como isto aconteceu? Explicam-me. Anticipo ja os defensores fanaticos de Pinto da Costa e das suas escolhas que vão dizer que Candeias, Machado e Vieirinha ja tiveram as suas oportunidades no plantel A e que não mostraram nada. Mas como mostrar algo em bocadinhos de jogos? Se cada um destes tivesse dito metade do tempo de jogo e da confiança que tem tido Mariano ... com certeza que hoje estariam no plantel A. Cumps

Mais uma vez

excelente comentário! Infelizmente esse é um problema que assola a maioria dos clubes Portugueses reflectindo-se depois no leque de escolhas para a seleção. Neste assunto há que valorizar a politica do SCPortugal e do Rio Ave que tem por costume dar sempre opurtunidade aos jovens por eles formados.

Obrigado!

Tens razão o Sporting pode ser considerado como um excelente de formação e integração dos seus jovens, MAS creio que o Sporting aposta demasiado nos jovens e devia equilibrar com atletas mais experientes. O Barça é outro exemplo interessante e so um grande clube destes aposta em jovens como Pedro, Bojan, Busquets sem passar pela opção empréstimo a outros clubes durante X épocas porque não fazer o mesmo no Porto? Em vez de Mariano porque não Bruno Gama? Porque não Barbosa como opção para a ala esquerda? E Castro, e Paulo Machado etc ... ? Como disse o Artenigma acho que ai ha também muito interesse de certos empresários ...

Re: Obrigado!

certos empresários ...e de senhores na SAD!! Eu não tenho dúvidas quanto a isso.Tal como o Art disse e bem,por vezes temos que ficar com os ossos e não comer só lombo. Cumps

Re: Ai esta ...

Moderado como "interessante" pela forma abnegada como analisa uma situação que continua a grassar grande parte dos clubes portugueses. Cumprimentos

Obrigado!

:)

Sobre Paulo Machado

Ha pouco tempo Rui Barros deu uma entrevista a uma radio francesa falando de Paulo Machado que quando chegou cá impressionou o medias franceses. Sobre o jovem português, Rui Barros disse que foi um dos jovens que mais o impressionou. Que quando era juvenil/júnior era de longe um dos melhores da sua geração e que tinha tudo para vir a ser um craque. Foi assim que Rui Barros, membro da equipa técnica do Porto falou de um jogador que saiu de la para um equipa mediana francesa e por um valor ridículo. Gostaria de ouvir Rui Barros a falar de Tomas Costa, Guarin, Mariano e companhia para ver o que ele diria sobre estes jogadores. Incoerências.

Re: Sobre Paulo Machado

Como disse o Curva, que opinião terá o Rui Barros dele enquanto sénior? Não nos podemos esquecer que o Paulo Machado, enquanto sénior e quando esteve em Portugal, também não fez nada de especial.

Re: Sobre Paulo Machado

Tera feito menos do que outros que tem lugar no plantel? Não creio. Sera que Guarin ou Tomas Costa tem mais potencial do que Paulo Machado? Não creio. Paulo Machado teve tantas oportunidades como tiveram Guarin e Tomas Costa? Não creio.

Re: Sobre Paulo Machado

Fora do Porto? Sim, os outros fizeram mais fora do Porto para merecerem uma hipótese no plantel do FCP. O Guarin tanto quanto eu saiba era um dos melhores do seu clube em França e o Tomás Costa estava em alta na Argentina. O Paulo Machado ia sendo útil volta e meia nos pequenos cá do burgo. Na altura que o Paulo saiu e o Tomás Costa e o Guarin entram, ele só tinha lugar no FCP para preencher um cota de nacionalidade. Algo que deve ser a última preocupação do Porto quando está a planear o plantel.

Estas enganado sobre Guarin ...

... O colombiano foi uma desilusão em França. Os adeptos do St Etienne nem entenderam como o Porto esteve interessado nele. Guarin não era um titular no St Etienne, era um supleente utilizado de maneira pouco regular. Quando Paulo Machado chegou no ex clube de Guarin surpreendeu logo pela positivo. Foi titular ao longo de toda a época, marcou golos espectaculares e afirmou-se como um jogador chave e acabou o campeonato como sendo uns dos melhores da liga francesa .. estas a ver a diferença? E qual é que esta no Porto? Enfim.

Re: Estas enganado sobre Guarin ...

Engano meu, mas acho que desta vez não estou errado a dizer que ele tinha e tem algum impacto na selecção dele. Quanto ao Machado, continuo a achar que não estás a fazer uma avaliação justa da situção pois estás a fazer uma avaliação com dados "futuros". Na altura em que ele era do FCP, o Machado estava longe de fazer cá o que faz em França. Eu sou sincero, quando vi o negócio "aplaudi" pois achei bem bom o valor acordado para um jogador que apenas era mais um no panorama dos clubes ditos pequenos. Correu mal, mas o Porto é um clube com objectivos demasiado grandes para dar tempo a todos os jogadores que saiem da formação para o caso de depois de sairem do FCP explodirem. Até porque no caso específico do paulo Machado, acho que não é bem por ai que nos tem corrido mal...

Re: Estas enganado sobre Guarin ...

Espera lá,não podes comparar o St Etienne ao FC Porto.Mas concordo contigo,quanto à questão das oportunidades.

Re: Sobre Paulo Machado

Era tb interessante saber da opinião enquanto sénior. Cumps,excelente comentário.