V. Setúbal 1-3 FC Porto: campeão entra a meio gás | Relvado

V. Setúbal 1-3 FC Porto: campeão entra a meio gás

Exibição sofrível dos dragões no Bonfim, que venceram em partida com polémica.
 
Imagens de 24/01/13 - Futebol: V. Setúbal-FC Porto, Jackson Martínez
PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/Getty Images

O FC Porto venceu o Vitória de Setúbal no Bonfim, por 3-1, na 1.ª jornada da Liga 2013/14. O resultado, no entanto, não espelha as dificuldades que os campeões nacionais sentiram para regressar a casa dos três pontos. Os sadinos estiveram sempre muito bem e se o jogo tivesse terminado empatado ninguém se poderia queixar de injustiça.

O jogo começou com polémica. Logo aos 5 minutos, um remate de Jackson Martínez é salvo em cima da linha de golo pelo jovem Rúben Vezo, ficando muitas dúvidas sobre se a bola entrou ou não na baliza.

Nos primeiros momentos do jogo, os dragões estiveram por cima. Mas foi o Vitória a chegar primeiro ao golo, aos 13 minutos. Rafael Martins, bem servido por Cardozo (excelente exibição do avançado paraguaio), rematou para a defesa de Helton, mas não perdoou na recarga.

O FC Porto sentiu o golo e sentiu dificuldades. O futebol da equipa de Paulo Fonseca, que apostou em Licá e Josué para as alas, não saía com a fluidez demonstrada no jogo da Supertaça. Os dois portugueses pouco apareciam, assim como Lucho e Defour. Com o meio-campo engripado, os passes longos passaram a ser a opção preferencial, para satisfação dos defesas sadinos, sempre atentos.

Cardozo e Sabino quase fizeram o 2-0, aos 33 e 41 minutos. Mas foi o FC Porto a criar a principal ocasião de golo, um minuto antes do intervalo. Jackson fez Kieszek brilhar a grande altura na baliza.

A segunda parte começou praticamente com o lance que mudou o jogo. Dani derrubou Jackson na grande área, aos 48 minutos, e Josué empatou na concretização do penálti. Em seguida, Pavel Kieszek foi expulso por agressão a Josué, quando o jogador do FC Porto foi buscar a bola dentro da baliza. O médio português provocou o lance, é certo, mas a reação do guardião foi despropositada. Os adeptos locais não pensaram assim e até final descarregaram a ira no árbitro e no camarote onde estava Pinto da Costa.

Com dez jogadores, a missão do Vitória de Setúbal complicou-se. O FC Porto, mesmo sem jogar bem, tomou conta do jogo e as ocasiões de golo sucederam-se. Ainda assim, os sadinos não baixaram os braços: Cardozo, aos 59 minutos, poderia ter servido Terroso para o 2-1.

À passagem da hora de jogo, Paulo Fonseca mexeu, e bem, na equipa e matou o jogo. Fez entrar Quintero e o jovem colombiano fez mais em 30 minutos do que a maioria dos seus colegas em 90. Na primeira vez em que tocou na bola, marcou um grande golo, com um remate de pé esquerdo da fora da área, depois de tirar um adversário do caminho com uma finta de corpo.

A polémica, contudo, ainda não tinha terminado. Aos 66 minutos, Rafael Martins correspondeu de cabeça a um pontapé de canto e Otamendi salvou em cima da linha de baliza. A bola passou ou não? Ficou de novo a dúvida.

O 3-1 apareceu numa altura em que já escasseavam as forças por parte dos homens da casa. Jackson concluiu uma boa assistência de Josué.

Paulo Fonseca não terá gostado da exibição, apesar do resultado positivo. Já José Mota, tem razões para estar confiante no futuro da sua equipa.

Equipas:
Vitória de Setúbal – Kieszek; Pedro Queirós, Rúben Vezo, Cohene e Nélson Pedroso; Paulo Tavares (Miguel Pedro, 78’), Tiago Terroso e Dani; Bruno Sabino (Adilson, 52’), Ramón Cardozo e Rafael Martins (Jorginho, 68’).
Suplentes: Adilson Jr, Jorginho, Miguel Pedro, Bruninho, Pedro Tiba, François e Ney Santos.

FC Porto – Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando e Defour (Quintero, 60’); Licá (Ricardo, 90’+5’), Lucho (Herrera, 82’) e Josué; Jackson.
Suplentes: Fabiano, Abdoulaye, Herrera, Quintero, Ghilas, Carlos Eduardo e Ricardo.

FC Porto:

Comentários [75]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bem-vindo FC PORTO!!!

Com a vitória categórica em Setúbal, o FC Porto somou 100 jogos na Liga Portuguesa tendo apenas sido derrotado em Barcelos a comando de Vitor Pereira em que Bruno Paixão abafou a chama do Dragão. Para além do penalty/cotovelada sobre Defour e lance que antecede o penalty gilista haja fora de jogo, o FC Porto fez um jogo abaixo do normal. Mesmo contra 14 o FC Porto tem/terá que lutar para os vencer!

Villas-Boas, Vitor Pereira e Paulo Fonseca! Tudo Português e com qualidade!

Vitória justa do FC Porto e lá surgiu o choramingas do Zé Mota. Está no seu direito!, mas é penoso vê-lo a estrebuchar na conferência de imprensa. Alguém o ouviu queixar-se do possível golo de Jackson Martínez?O Vitória teve um lance idêntico em que poderia ter chegado ao 2-2 mas e o 0-1, Zé Mota?
A defesa tremeu, o Fucile está em melhor forma que o Danilo, Fernando anda perdido e Lucho já não tem 25 anos. Muito talento mas não dá para 90 minutos.

Grande, enorme, colossal Josué!! Aquele ranger de dentes antes de chutar a bola para o fundo da baliza diz tudo! Bem sacada a expulsão (justa!) a Kierzek!

Golão de Quintero!, "P.S: Uhhhh..."Golden Boy". Espetáculo! Isso não é um filme com o Eddie Murphy?"
O postador de cagadas de Arqueologia (e livros! loles!) vai engolir elefantes durante a época inteira, não são sapos, são elefantes!! Lolada ;)

Venha o Marítimo e que o Sami não faça diabrura!

Ps: O Paulo Fonseca calou bem o Zé Mota. "Mainada". Ehehe. Loles!

Não gostei nada deste jogo

Tal como não gostei do 11.

Gostaria muito sinceramente de saber o que se passará com Iturbe. Com Varela e o Russo de fora, como não aquece sequer o banco? Passa se algo, claramente não é falta de qualidade.

Podiam ter matado o jogo ao inicio e deixam uma pessoa a sofrer até ao fim. Isto não se faz.

Mais uma vez, o Quintero não engana.! Que o Mágico Porto volte depressa, que sentimos falta dele na primeira jornada

PAH!

Um FCPorto AINDA sem estar na máxima força venceu JUSTAMENTE no Bonfim no início do campeonato!!!

Vitória sem espinhas apesar do sofrimento o Setúbal poucas OPORTUNIDADES teve a seu favor............... A defesa neste início de época tem estado um pouco a dormir!!!! Fonseca acorda e manda o duplo pivot para aquele sítio onde os enganados estão!!!

Continuo a achar que necessitamos de um extremo com PROVAS dadas e mais EXPERIENTE................

Força FCPorto RUMO AO TETRA!!!

Sinceramente

esperava muito mas mesmo muito mais do Licá. O Josué parece ser técnicamente muito evoluido mas ou controla o temperamento ou vai ser mesmo uma presa fácil para os jogadores mais experientes da liga.
O Porto cumpriu com o objectivo e mereceu os três pontos mas ficou clara a falta que moutinho e james ainda fazem á equipa.

Nem todos os campos serão

Nem todos os campos serão assim. Este do Setúbal não se esperava melhor. Há clubes que têm prazer em apresentar este tipo de batatal frente ao Porto. Dá-lhes jeito. O pior é que estão a colocar em risco a saúde dos seus próprios atletas. Aquilo para arrebentar músculos e tendões é um mimo.

Exibição pobre, muito pobre

Exibição pobre, muito pobre do Porto, podia e devia fazer mais, aliás, considero mesmo este, um resultado lisonjeiro para o Porto!

Razões para tão pálida exibição? Não, não vou pelo "ervado" ou relvado, estava péssimo para ambas as equipas, se bem que o Porto com uma equipa mt mais evoluida técnicamente, terá sido mais lesada pelo mau estado do "batatal" (como estará no Inverno?), mas repito, não explica tudo!

Ansiedade da estreia, assim como a pressão Porto pela derrota do Benfica na Madeira (recordei-me mtas vezes ontem, do Nacional Benfica da época passada, e passadas 2 horas, o Porto empata no Dragão com o Olhanense). Porém, se o Porto nos minutos iniciais concretiza em 2/3 oportunidades flagrantes (Jacksons2 X e Licá) o jogo iria tornar-se bem mais simples!

Razão final, e fundamental, Mercado de transferencias aberto quando os Campeonatos na Europa já começaram, incompreensivel e irresponsavel por parte das entidades que tutelam o Futebol, FIFA/UEFA, isto é o lesa-Futebol. Curiosamente, Mangala, Otamendi, Fernando e Jackson, 4 nomes que tem a porta de saída entreaberta, estiveram desinspirados, desastrados, desconcentrados, e muito abaixo do nível a que nos habituaram, repito, 4 unidades, todos titulares quase 50% da equipa. No Porto destaque para Josué, Defour (estava bem quando foi substituido, ajustava-se mais a saída de Lucho), e Quintero pelo belo golo, mas também pelo perfume do seu Futebol!

No V Setubal, gostei francamente da equipa, com atitude, com alma, Cardozo um P Lança abnegado e que nunca desiste, os 2 alas brasileiros Rafael Martins e Bruno Sabino, ambos buliçosos e o Rafael senhor de um bom pontapé, e o ex junior Ruben Vezo, um central de 19 anos que quase anulou Jackson, será que o Vitória irá voltar a apostar na sua "cantera" tal como nos idos anos 60/70? Se assim for, bons sinais para o futuro. Vitória que merecia sem duvida um outro resultado!

P.S. Se antes considerei esta uma nomeação pouco prudente, após o jogo continuo a considerá-la pouco ajustada. Casos do jogo: As 2 bolas em ambas as balizas, são dificeis de ajuizar, só com a tecnologia da linha de golo poderiamos ter certezas se há golo, ou não. Penalty claro de Dani sobre Martinez, aliás, há uma falta dupla. Kieszek/Josué: Simples, se o polaco não ripostasse com uma cabeçada, era um caso sem amarelo para ninguém. O que dizem as leis? O empurrão ostensivo de Josué a procurar a bola, dá amarelo, uma cabeçada é agressão e ponto final. De que se queixa Mota? Do golo do Vitória, quando Cardozo recepciona a bola com a mão e depois assiste para o golo de Rafael?

não, entraram a todo os gás/BUFAS,

foi um jogo de apito dourado..., um roubo do c#$%$#o

podes desenvolver? Queres

podes desenvolver? Queres fundamentar essa teoria de roubo? eheh

espuma-te lá mais um bocadinho

para eu ver hehehe

É preciso ter coragem

É preciso ter coragem para modificar algumas pedras na equipe do Porto, que ontem não deram uma para a caixa. Falo de dois titulares habituais: Lucho e Danilo. Se verificarem em pormenor todos os lances destes dois bons jogadores, verificarão que foram simplesmente desastrosos, tanto nos passes perdidos, como na questão de remate. Ao Danilo não lhe ficaria mal um banho de assento no banco de suplentes, em substituição de Fucile que já provou que está cá para dar o seu melhor e que tem superado até o Danilo. Quanto ao Lucho acho que o mesmo deveria jogar mais recuado, no lugar que lhe compete, porque falta-lhe domínio de bola e velocidade. Que tal porem o Fucile a defesa direito, o Danilo no lugar de Lucho e este também apanhar um período no banco dos suplentes. Eu sei que o Lucho é o amado de muitos, incluindo eu, contudo prefiro ver o Porto jogar bem mesmo sem este comandante. Talvez eu me engane e as coisas vão-se compor atendendo à competência dos intervenientes, para quem eu desejo a maior sorte nos jogos futuros porque essa sorte será minha também.

3 pontos importantes...

...num jogo muito complicado.

FC Porto entrou bem e a mandar, mas na globalidade não fizemos um bom jogo. Só PF pode explicar o que faz Quintero no banco, grande talento.

No Setubal fiquei impressionado com Cardozo, vai ser uma das revelações da liga.

Só um erro de arbitragem

Josué devia ter sido expulso, pois agrediu o guarda-redes do setubal que, posteriormente, o agride também. O árbitro entende que só Kiezack, ou lá como se escreve, agrediu e que o jogador do porto teve comportamento incorrecto. Para mim, um empurrão violento é uma agressão, agravado ainda, por esse empurrão ter sido contra as redes da baliza, ou seja, não se tratou de um mero chega para lá, foi ostensivo a causa e o efeito. Ambos deviam ter sido expulsos.
No resto, um ou outro erro sem influência no resultado!

»Josué devia ter sido

»Josué devia ter sido expulso, pois agrediu o guarda-redes do setubal»

Um mero empurrão vale agora uma expulsao? Bem, vamos começar a ver jogos que acabam num 7 contra 8!

Viva a coerência!

"Um mero empurrão"??!!??

"Um mero empurrão"??!!??

Um empurrão é uma

Um empurrão é uma agressão?

Retira o mero!

Já convictamente afirmo, uma cabeçada é uma agressão!

Tanta letra para quê se se

Tanta letra para quê se se pode explicar com meia dúzia de palavras? Josué devia ter sido expulso porque é do Porto.

Também concordo, até porque o

Também concordo, até porque o Empurrao de josue da-se quado o Guarda redes lhe tira a bola, nao deixando pontepear a bola pela segunda vez a seguir ao golo...Ao Josué, só lhe faltava estar a espumar da boca....Eram os dois expulsos..o golo do Jackson, dou de barato, porque em nada influencia nos pontos.

só houve porto a partir do lance do penalty, a jogar com mais um.

Ps: Parabens pelo resultado em Alvalade, tens ai uns putos com fome de bola.

Apesar de achar...

..que são situações diferentes, empurrar é diferente de agredir à cabeçada...não me chocava que Josué fosse expluso.

A cabeçada e o empurrão,

A cabeçada e o empurrão, apesar de terem gravidade diferente, são agressões e como tal susceptíveis de expulsão. Aliás, basta até a intenção de agredir para a punição ser a expulsão. Entendo que Josué devia ter sido expulso, quanto ao mais e dado que as imagens não permitem descortinar se a bola entrou ou não naqueles dois lances safos sobre a linha de golo, não foi uma arbitragem tão má, quanto querem fazer crer, mesmo levando em linha de conta que a não expulsão de Josué possa ter influência no resultado.

Então o Cohen também devia

Então o Cohen também devia ter sido expulso no inicio do jogo quando empurra o Otamendi (com o jogo parado) mesmo nas barbas do Capela!

Isto até se resolvia com um "Capela fez uma arbitragem á inglesa.", mas como temos pena de vocês...vá chorem mais um bocado.

Já desistiram?

Kierzek é expulso por

Kierzek é expulso por "cabecear" Josué e o português seria expulso porquê?
Ser do Porto?
A razão tem que sobrepor á razão, meu caro.
Clubites de lado seria mais saudável.

E é essa clubite que não te

E é essa clubite que não te permitiu ver a conduta de Josué?

Não foi amarelado pela

Não foi amarelado pela conduta que teve?
Revê o lance, estás mais a desejar do que ver.

Se tu revires o lance também

Se tu revires o lance também concluis que o Josué só cai, tal como o guarda-redes, algum tempo depois da cabeçada. E isso quer dizer o quê? Que não foi agressão? Claro que foi, tal como o foi o empurrão.
Andaram por aqui, durante meses, a gatafunhar que o Cardozo tinha agredido o Jesus, porque o tinha empurrado e agora, neste caso, é uma mera conduta anti-desportiva merecedora de amarelo.

»Se tu revires o lance também

»Se tu revires o lance também concluis que o Josué só cai, tal como o guarda-redes, algum tempo depois da cabeçada. E isso quer dizer o quê? Que não foi agressão? Claro que foi, tal como o foi o empurrão.»

Repito, podes explicar melhor? Um mero empurrão é uma agressão? Ok, vou estar atento a mais lances neste Campeonato e com a tua equipa!

Porta errada meu caro. Os

Porta errada meu caro.
Os problemas dos outros fora do relvado pouco importa.
Eles que tratem dos seus problemas.
Mesmo assim, comparar puxão e empurrão de jogador ao seu treinador a um lance posterior a golo num misto de desilusão e euforia/raiva é um pouco rebuscado não?
Sim, o Josué só cai quando Kierzek o faz mas isso anula a agressão do polaco?

Ta foda urso, então o redes

Coitado da carneirada, já nem aguenta em pe

ORGIA

YUKICHAN! Por que disseste isso a um portista? LOOOOOOOOL

Mesquinhez voltou em

Mesquinhez voltou em força!
Pudera... uma derrota caseira seguida da vitória do rival dá azo a comportamentos de raiva.
O Porto foi superior e podia perfeitamente estar a ganhar na 1ª parte com os lances de Jackson.
O Vitória de Setúbal marcou 1 golo no único lance em que foi á baliza de Hélton.
Mérito mas querem vencer um jogo resumido a esse lance?
Golão de Quintero, jogão de Josué.
Rúben Vezo e Otamendi tiram a bola dentro ou fora da baliza?
Penalty indiscutível sobre Jackson e agressão clara de Kieszek em Josué.
O resto são papagaios frustrados com a época que se avizinha do seu clube.

não vi o jogo

houve golos fantasma?

Século XXI e estes problemas continuam sem resolução. Se ao menos existisse tecnologias para evitar isso...