V. Guimarães 0-4 FC Porto: festival azul-e-branco (com fotos) | Relvado

V. Guimarães 0-4 FC Porto: festival azul-e-branco (com fotos)

Jackson esteve em grande e marcou mais três golos. Domínio dos dragões foi absoluto.
 
 

O FC Porto continua imparável na liga portuguesa. Esta noite de sábado realizou uma das melhores exibições da temporada e foi a Guimarães atropelar o Vitória, equipa que até tem feito uma prova muito positiva.

O resultado final, de 0-4, não deixa dúvidas sobre a diferença de capacidade evidenciada pelas duas equipas. Ficou mais uma vez a evidência: neste campeonato, há FC Porto e Benfica num patamar elevado e, muito longe, as restantes formações.

A história do jogo quase que se resume aos golos. Do primeiro ao último minuto, o FC Porto foi muito superior, empurrando os vitorianos para a sua defesa. Ainda assim, antes do primeiro golo houve ainda um lance duvidoso na área dos dragões: os adeptos locais queixaram-se de que Amido Baldé foi carregado por Mangala.

A partir daí só deu FC Porto. O primeiro golo, por Mangala, foi um enorme remate de cabeça, aos 15 minutos, a concluir um pontapé de canto. O segundo foi semelhante, só mudando o finalizador – Jackson Martínez saltou mais alto e marcou o primeiro dos seus três tentos da noite, aos 37 minutos.

O intervalo não alterou em nada o cariz da partida. Sem conseguirem respirar, os minhotos viram Jackson apontar o seu segundo golo, e terceiro da partida, aos 56 minutos. Um excelente passe de Fernando isolou o colombiano, que não perdoou.

O quarto e último golo apareceu aos 72 minutos, novamente por Jackson. Desta vez, a assistência primorosa foi de Varela.

O resultado robusto permitiu a Vítor Pereira lançar Liedson no jogo, para o último quarto-de-hora.

O FC Porto vai verdadeiramente embalado e pode saborear o comando isolado do campeonato durante algumas horas. Amanhã se saberá se o Benfica permite que fique assim.

V. Guimarães 0-4 FC Porto
FC Porto:

Comentários [169]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Recital no Castelo de Guimarães

A equipa entrou forte, dominadora e terminou brilhante! Entramos pelo Castelo de Guimarães com espadas de ferro e eles com míseros escudos de papelão.

Que vendaval passou ali!

Atenção (!) nada de embandeirar o arco. Isso deixamos para os outros.

Venha a Olhanense com mais bom futebol.

O Jackson foi um achado! Ui se foi!

F-E-S-T-I-V-A-L!!!

Mas que grande jogo fomos fazer a Guimarães...fantástico. Uma clara demonstração da qualidade do plantel gerido pelo mister VP.

Rumo ao TRI!!!

Que qualidade!

Assim dá gosto. Tenho que dar a mão à palmatória. Vitor Pereira, se leres isto, as minhas desculpas. Que luxo, que qualidade de toque, de posse, de visão. Este é o meu Porto.

É só ir mantendo o nivel, e continuar esta senda de vitórias categóricas. Se o rival não perder pontos antes, é voltar a dar outra lição de futebol no Dragão.

Estou cada vez mais fascinado com o Mangala e o Alex Sandro. O Jackson é uma máquina! E o Izmaylov entrou muito bem no ritmo da equipa. Bom toque de bola.

Entretanto na Madeira o

Entretanto na Madeira o Duarte Calabote, mostrou o 5º amarelo ao melhor central do Nacional Manuel da Costa, e este não poderá defrontar o Benfica no próximo Domingo: Nacional Benfica!

Eis o Calabote XXI a repetir as boas práticas!

Oh Bruxo...

...Para se perceber perfeitamente o que se está a passar,convem recuar um bocado no tempo...

"Péssima arbitragem. O pedido do Benfica era mostrar amarelos a Hulk e James, assim ficariam receosos para o resto do jogo"

"O que é preciso é o orelhas fazer barulho e logo os árbitros beneficiam o Benfica. Entreguem-lhes as faixas..."

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/delegado-da-li...

Ps.è tudo uma questão do orelhas mandar, e os lacaios obdecem...estas expulsões,tanbem devem ser a pedido do mesmo...VERGONHA como isto passa impune...

Realmente começa a ser

Realmente começa a ser coincidências a mais. Os próximos adversários do benfica são sempre na semana anterior ou expulsos, ou castigados, lesionados ou com perspectivas de dar o salto para a luz,...anormal será o benfica jogar contra uma equipa na máxima força.

Estranho sim o silêncio do

Estranho sim o silêncio do Porto, relativamente ás prestações do Calabote seculo XXI!

Vamos ver se amanhã o Aguiar relembra o que lhe tenho lembrado, relativamente a estas "coincidências normais"

O unico que estava em risco de exclusão Manuel da Costa levou amarelo, assim como toda a defesa do Nacional: J Aurélio, Mxer e Marçal, na tentativa do 2º amarelo, Nacional que jogou em casa com o Moreirense, numa toada de ataque, e dos 5 amarelos, 4 defesas, 1 deles (o melhor central em risco de exclusão), e o 5º amarelo foi nos descontos para o Mateus!

Haja VERGONHA!

Quem era o árbitro deste

Quem era o árbitro deste jogo? Estava á procura no zerozero e maisfutebol mas não descobri.

Já vi no site da liga. Duarte Gomes. Ele agora faz de batedor. Vai á frente para abrir caminho.

Bruxo...é a máxima...Contra tudo e contra todos. Não há crise. Com este futebol até podem ir buscar o verdadeiro Calabote.

Com a ausencia em Braga de P

Com a ausencia em Braga de P Vinicius, mas que INJUSTIÇA, resultado final:

Braga 1 Duarte Calabote 2!

A VERGONHA continua!

Isto é, da defesa: João

Isto é, da defesa: João Aurélio e Marçal, laterais ambos com amarelo, dos centrais Mexer e Manuel da Costa todos amarelados, quando o Nacional joga em casa com o Moreirense!

O unico jogador que estava em risco de exclusão era o Manuel da Costa, os outros 3 defesas titulares, o Duarte Calabote procura o duplo amarelo, e Manuel Machado já tirou 2 deles!

Alguém que tenha VERGONHA e que se proceda à IRRADIAÇÃO do Calabote do século XXI

Isto é, da defesa: João

Isto é, da defesa: João Aurélio e Marçal, laterais ambos com amarelo, dos centrais Mexer e Manuel da Costa todos amarelados, quando o Nacional joga em casa com o Moreirense!

O unico jogador que estava em risco de exclusão era o Manuel da Costa, os outros 3 defesas titulares, o Duarte Calabote procura o duplo amarelo, e Manuel Machado já tirou 2 deles!

Alguém que tenha VERGONHA e que se roceda à IRRADIAÇÃO o Calabote do século XXI

Entretanto o central Mexer já

Entretanto o central Mexer já tem amarelo, só falta ao Calabote mostrar o 2º amarelo ao central Moçambicano, para o Nacional ficar privado de jogar com os 2 centrais titulares contra o Benfica, um já o Calabote o riscou, falta o outro!

Sempre foi assim, os corruptos somos nos

Mas os verdadeiros corruptos continuam a passear na Capital a sugar o dinheiro do Norte Centro e Sul.

Uma cambada, só a lei da bala acaba com isto.

Não vi o jogo por isso não

Não vi o jogo por isso não posso falar/escrever muito sobre o assunto mas... pelo que já li/ouvi ficou mais um penalti para marcar contra o Porto...

Então o Porto continua com a sua boa forma... foi a única equipa a acabar a primeira volta sem ter penaltis marcados contra e jogadores expulsos...

O Porto é uma equipa que joga limpo... comete poucas faltas... não tem jogadores duros... por isso poucos cartões amarelos, vermelhos como já se sabe... nenhuns...

A "coisa" está mais ou menos assim:

Fernando - 5 amarelos
Alex Sandro - 4
Mangala - 3
Varela - 3
Lucho - 2
Otamendi - 2
J. Moutinho - 2
James - 2
Helton - 1
Abdoulaye - 1

Brilhante... o Vítor Pereira tem de contar qual é o segredo para ter uma equipa tão disciplinada...

Como não vi o jogo tenho de me guiar pelo que li/ouvi ou seja... neste jogo o Varela deveria ter ido tomar banho aos 9 minutos... não foi porque não é um jogador agressivo e o Porto está a ver se termina a época sem ter jogadores expulsos... segundo o que li o Mangala um dos jogadores mais faltosos do campeonato só viu até agora 3 amarelos. Só ontem deveria ter visto dois, um no lance que dava penalti e outro num lance junto à lateral esquerda em que impede um jogador adversário de se esgueirar para a área... a "coisa" tem corrido bem em tudo para o agora (porque antes não era) grande treinador Vítor Pereira... para além dele pressionar a arbitragem a expulsar os jogadores do Benfica consegue que os árbitros não expulsem os jogadores do Porto e que não marquem penaltis contra o Porto... neste aspecto tenho de dar razão a alguns comentadores... é igual ao Barcelona... simplesmente... brilhante...

Se não viste o jogo

Mete a viola no saco e vai cantar para outras bandas.

Isto é cada um!!!!

PAH!

LOL

Foda-se isto é hilariante ehehehhehe.............. ;)

Com que então não viste o jogo mas juras a pés juntos que o FCPorto foi beneficiado em não sei quantas expulsões e penaltys e mais não sei o quê............... ehehhehe........... Vocês são uma autêntica vergonha para a raça humana e um atentado à inteligência do adepto de futebol em geral, aprendam a ver futebol e ter ideias próprias!!! Deixa de ler os órgãos de CS controlados pelo regime, abstrai-te disso PAH que só te faz mal!!!

"Manuel PAROLO", o novo rei da PAROLADA cá do burgo!!! :D

É só RIR com estes ENCORNADOS!

;))))

Ó homem ainda bem que é hilariante... fico feliz por fazer alguém rir... ;)))

É encornados... parolada... ainda está fraquinho... tenta de novo... sei que és capaz de fazer melhor... ;)))

Se não viste o jogo mas falas do que não viste

deixa-me que te diga que és uma pessoa cuja opinião não é própria, e como tal, se consegues emitir uma opinião sem conhecimento de causa própria as tuas opiniões não valem absolutamente nada, pois não tens dignidade para as emitir...

PAH!

Ainda te admiras........ ??!

É normal neles, mais de 90% são como o Manuel PAROLO, não vêm o jogo mas como leram ou viram alguém de qualquer órgão de CS do clube ENCORNADO dizer que o FCPorto foi beneficiado acreditam cegamente...........

Sem ideias próprias, comem tudo o que lhes dão. Autênticos carneiros................

A minha opinião vale tanto

A minha opinião vale tanto como a tua mas dou-lhe um conselho... nunca te aches mais importante do que os outros porque não és... eu até poderia não ter visto o jogo (e não vi) mas bastava chegar aqui e dizer, o Porto fez um grande jogo, marcou 4 mas podia ter marcado mais, não houve penaltis, não houve casos da arbitragem, o Porto não tinha de ter jogadores expulsos, o Porto neste momento tem um futebol parecido com o do Barcelona...LOL... que a tua opinião em relação a mim seria totalmente diferente... por isso te digo o mesmo... as tuas opiniões não valem absolutamente nada, pois não tens dignidade para as emitir...

E mais.... não é por não gostares do que lês que passa a ser mentira... tudo o que escrevi é fácil de se provar...

Realmente deve ser difícil

Realmente deve ser difícil ouvir um ex-benfiquista acabado de perder de forma categórica dizer no calor do jogo (irreflectidamente???) que o Porto está para Portugal como o Barcelona está para Espanha.

Lápis para mais logo, é

Lápis para mais logo, é desejavel que surja um Ex Alverca Amoreirinha, a provocar uma expulsão, para facilitar a goleada, aposto nos 8-0, para finalmente o site do Benfica colocar o Benfica justamente em 1º lugar, é que na semana passada, e com a GA como estava e está, e que não engana ninguém (e define Campeões), o Benfica ainda era o 1º classificado para aquele site! lol

Estás a ver o Porto B? Que

Estás a ver o Porto B? Que golão do Maicon!!! Antes do meio campo!

Risos do Esquisso

Não viste o jogo e agarras-te aos amarelos?
Espera lá, tu és Benfiqusta? Se és, falta um pingo de... muita coisa.

Manel, eu ripostava desta

Manel, eu ripostava desta maneira:

Qual o segredo para Maxi em ambos os 2 ultimos Benfica Porto, ter-lhe sido perdoada a dupla expulsão? Sim em ambos os jogos deveria ter visto vermelho por acumulação, e depois vermelho directo, isto é, deveria ter sido expulso duas vezes em ambos os jogos!

Na época passada o "malfeitor" Proença perdoou a expulsão a Maxi e terminou o jogo, quando Maxi agrediu James, esta época, mais uma vez, depois do Festival Maxi, a entrada à karateca não foi penalizada com vermelho respectivo!

De penaltys a favorecer o Benfica nã convem recordar!

Quanto a GP não marcadas a favorecer o Porto, recordo 2 empates, e as GP cometidas ambas sobre Kelber, em Barcelos e V Conde, GP a ser concretizadas garantiam mais 2 vitórias ao Porto!

E quanto a expulsões? Quntas vezes o Benfica jogou contra 10? Soma 200 minutos contra 10!
Quantos jogadores expulsos em Jornadas anteriores a jogos do Benfica (exemplo P Vinicius)? São já 9 expulsões de jogadores nuclerares, e mais 2 com 5º amarelo, mas são tudo meras coincidências!

Eu posso estar enganado

Eu posso estar enganado mas... quais os jogos em que os adversários do Benfica tiveram jogadores mal expulsos? Tem o Douglão do Braga... quais foram os outros jogadores?

Ora temos a expulsao tanto

Ora temos a expulsao tanto estupida como evitavel do Amoreirinha Ex Alverca ao minuto 7 (será que hoje o Amoreirinha será titular, e vai descomplicar a coisa em direcção à preciosa goleada?).

Roberge vê um amarelo por bola na mão, e não bola na mão, penalty mal assinalado, que dá o 2-1, e não só, jogar contra um adversário em inferioridade numérica!

Rodrigo Gallo da Académica, joga a bola com a mão, penalty, mas havia jogadores (eram 2 na linha da bola), assim como um G Redes, lance em que não havia um iminente golo!

Expulsão de Haas, discutivel, ninguem identifica a falta deste sobre Lima, assim como, esse lance é precedido de uma falta de Luisão sobre Mossoró.

Expulsão justa de Boulharouz!

Chegam tais expulsões?

Já recordaste tu a expulsão de Douglão que obrigou o Braga a fazer cerca de 20/25 minutos na Luz com 10!

Não percas tempo a falar-lhes

Não percas tempo a falar-lhes de arbitragens, fala-lhes de futebol que eles aí ficam ás moscas.

Ainda há pouco tempo pudeste

Ainda há pouco tempo pudeste ver ao vivo no teu estádio á diferença de qualidade entre Porto e benfica. Benfica é chutão prá frente e golpes de kung fu.

O Porto quer bola no pé e dominar o jogo.

Sabes que para treinar uma equipa de posse como o Porto ou Barcelona, tem muito mais dificuldade do que treinar uma equipa que jogue em bolas longas e contra-golpe. Também é preciso ter outro tipo de jogadores. Numa equipa de posse é preciso jogadores que saibam defender (defesas, médios e avançados) e com uma qualidade técnica e cultura de jogo acima da média. No caso do benfica é preciso ter um pinheiro na frente e 2 ou três velocistas.

Ninguém na imprensa falou isso, mas o benfica contra o Braga quis jogar á Porto. Não conseguiram e só foram duas vezes á baliza adversária e em contra-ataque.

Depois tem outra. Quem compra paletes de extremos para depois os distribuir para as funções de defesas e médios centro, não pode exigir muito do seu futebol.
Quem gasta 30M€ em extremos e vai buscar Luisinhos para a defesa..., demonstra a falta de respeito que tem pelos sócios e pelo futebol português. Cá, safam-se. Lá fora marcam passo.

Se quer falar de arbitragens. O Porto só na primeira parte pode-se queixar de 3 foras de jogo mal tirados e de uma agressão do Barrientos ao Moutinho que foi punida apenas com cartão amarelo.

Queres falar de futebol?

Tudo bem... o Benfica e o Porto tem formas de jogar bem diferentes isso é verdade... o Porto opta por um futebol de posse e o Benfica opta por um futebol mais veloz a aproveitar os erros do adversário... não é verdade que o Benfica tenha um futebol de chutão prá frente... não acredites em tudo o que diz o Vítor Pereira.

Mas vamos por partes... o Benfica joga com um jogador mais recuado (Matic) que ao contrário do que fazia o Javi é o primeiro jogador a construir o futebol ofensivo do Benfica... é umas das diferenças entre Porto e Benfica, enquanto no Porto tem o Fernando que quando tem a posse de bola passa para o lado (Moutinho ou Lucho) o Benfica tem o Matic que tem a qualidade suficiente para sair a jogar e encontrar linhas de passe... durante os jogos vemos o Matic a desequilibrar no ataque seja por jogadas individuais ou assistências é um jogador completo, para além de ser importante no ataque também defende bem. Já o Fernando é um jogador de equilíbrios, raras são as vezes que cria perigo, é um jogador que destrói mas não constrói.

Depois essa do extremos é a melhor... o Benfica tem dois jogadores que jogam fixos nas alas o Ola John e o Salvio de resto todos eles fazem mais que uma posição... Gaitan tem brilhado no meio-campo tal como o Enzo, o Nolito que já saiu não só pode jogar como extremo como também joga como segundo avançado... o B. César era mais médio que extremo apesar de no Benfica ter jogado mais vezes encostado a uma da alas... ou seja o Benfica optou pela polivalência... e se o Benfica neste momento se encontra mais fresco fisicamente é devido a ter contratado as tais paletes de extremos.

De resto o Benfica joga com 3 jogadores em apoio do Cardozo, Lima, Salvio, e Ola John poucas são as vezes que joga de chutão para a frente... e quando o faz não faz mal... o Cardozo devido a ser alto e forte fisicamente só tem de receber a bola e coloca-la nos extremos e assim se causam os desequilíbrios mas.... vemos mais vezes o Lima a recuar a vir buscar a bola ao meio-campo do que vemos os centrais a chutar a bola para o Cardozo.

No caso do benfica é preciso ter um pinheiro na frente e 2 ou três velocistas.
Ninguém na imprensa falou isso, mas o benfica contra o Braga quis jogar á Porto. Não conseguiram e só foram duas vezes á baliza adversária e em contra-ataque. O Porto no jogo com o Benfica quis jogar à Porto e só foi duas vezes à baliza do Benfica... percebeste ou não...

Primeiro o Benfica não quis "jogar à Porto" o Benfica já vem a jogar assim desde a época passada. O Benfica na primeira época do JJ só pensava no ataque... na segunda época foi igual resultado o Benfica foi eliminado da Champions cedo e não foi campeão... na terceira o JJ optou por mudar a forma de jogar conforme os adversários quartos de final da Champions... o Benfica frente a equipas em que tem de assumir o jogo, joga da mesma forma em que habituou os adeptos... um futebol de ataque... frente a equipas que jogam pelos mesmos objectivos do Benfica é que opta por um futebol de contra-ataque e quando se encontra em vantagem tenta controlar o jogo... foi o que fez no jogo com o Braga.

PAH!

O Porto no jogo com o Benfica quis jogar à Porto e só foi duas vezes à baliza do Benfica... percebeste ou não...

O FCPorto bem que tentou chegar mais vezes, no entanto foi impedido ao lhe serem (MAL) marcados 3 foras de jogo que deixavam os jogadores isolados na cara do Artur.

"percebeste ou não"??! LOL

Contra o Braga quê? Estava a

Contra o Braga quê? Estava a dominar quando marcou o 1º golo? O benfica nem contra o Braga (em Braga) nem contra o Porto (em qualquer estádio) é dominador. Pode ter tido algum domínio em partes do jogo, mas clubismos á parte, toda a gente sabe quem dominou e saiu na mó de cima.

Mas isto é a falar sem fanatismos. Aquilo que todos vemos e não aquilo que a imprensa nos diz.

4 ameixas nos Vitorianos!

Nas últimas semanas, tenho mantido afastado das notícias cor-de-rosa do relvado.
Os anti-Portistas entraram de pés juntos quando o Porto comprou os restantes passes de Moutinho e James, a não foram capazes de raciocinar que, os 35% do passe de James foi vendido à 3 anos (18 anos) e que o seu valor no mercado era bem mais baixo, p. ex. Entretanto ganhou Liga Europa, Ligas Portuguesas, Supertaças, etc.
O Colombiano custou aos cofres uns 15 Milhões e será vendido, no mínimo por 30 Milhões + 7 títulos por enquanto.

«Não me obrigues a pôr a boca no trombone», foi a frase da semana e os Benfiquistas caladinhos...
Uma Santa Aliança dos clubes Lisboetas LOL. Caladinhos que ficaram...
Não queriam Ínsua de certeza mas foram buscar um tal Bryan Garcia, já com Melgarejo, Luisinho, Carole e Gianni Rodriguez na equipa B. Não havia aí alguém a falar dos Sul-Americanos no Porto? - Olha primeiro para a tua casota...

O Porto lá venceu o Gil Vicente por números que ainda causam pesadelos às hostes e ontem não lá chegou porque a equipa liderada por Vitor Perera deve sentido pena dos Vitorianos.
Onde andam os Anti-Portistas como...?
Gostei muiro de ler as palavras de apreço para André Gomes após a sua chamada para a Selecção das Quinas e gostei ainda mais de ir ler os comentários após as chamadas de Kléber e Hulk à Selecção Brasleira!
A falsidade das pessoas é bem evidente. Se as pessoas têm a lata de comentar os próximos dias... f*da-se, p*ta que os pariu, que filha da p*tice!

Para finalizar, grande Jackson Martínez! E só duas penalidades! Que "sa f*da" o Basquetebol! Isso é para os + 50!

Até breve!

Ora vejamos, quando ainda

Ora vejamos, quando ainda temos 4 meses de competição, e nos faltam 13 jogos no nosso Campeonato, e ainda de 2 a 4 jogos na L Campeões, ou numa perspectiva mais optimista, de 6 a 7 jogos na Liga "Milionária"(se tal longevidade nesta prova acontecer, o Campeonato poderá se tornar mais complicado), isto é, o Porto terá de 15 a 20 jogos para realizar nesses 4 meses!

O Plantel Porto emagreceu, mas acumulou qualidade em posições carenciadas na 1ª parte desta época: Assim, saíram os contrariados: Rolando, Miguel Lopes e Iturbe, a acredito que com outros mercados ainda abertos o Kleber tem a porta entreaberta. Em contraponto, entrou o "levezinho" Liedson que é sinónimo de golos, e uma alternatica madura e experiente a Martinez. Izmailov, oferece mais qualidade e opções ao meio campo Porto, ou ainda numa ala, em alternativa a James, a pisar sobretudo terrenos interiores, como ontem fez e bem em Guimarães, o Russo, com 30 anos, e caso não surjam as arreliadoras lesões poderá ser um excelente reforço de Inverno, com a sua qualidade técnica, acima da média, aliado a sua capacidade de sacrificio, e recuperarador de bola (sem tiques de "primadonna").

O onze base e titular do Porto será: Helton; Danilo, Mangala, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Moutinho e Lucho; Varela, James e Jackson.

Como alternativas e opções crediveis e competentes temos no eixo central da defesa Maicon e Abdoulaye, uma lacuna nas laterais, não seria descabido integrar e recuperar Fucile (questões anteriores e do foro disciplinar o impediram), para as laterais, Maicon na direita, e Mangala na esquerda serão alternativas, mas de recurso.

O Meio-Campo oferece-nos o nº 12 Defour (o multifunções que não sabe jogar mal), o versátil Izmailov, que nos oferece qualidade técinca, aliada à capacidade operária do Russo (de acrescentar que poderá ocupar posições mais adiantadas, na posição de James), e ainda Castro, um jogador da casa, voluntarioso e trabalhador, e como são importantes estes jogadores em qq Plantel!

No ataque o Porto tem Liedson, que poderá ser alternativa a Jackson (Martinez não pode fazer 40 e tal jogos), ou mesmo jogarem ambos complementando-se num possivel 4--4-2 para determinados jogos. Relembro que Izmailov pode ser utilizado como falso ala, a pisar terrenos interiores. E por fim o jovem Atsu com a sua capacidade de explosão e velocidade poderá também ser uma alternativa segura, irrevrenete e competente nas alas!

Por fim, na Equipa B, podem surgir segundas alternativas: Quino ou David Bruno nas laterais, um Pedro Moreira, Sérgio Oliveira ou o Tózé no meio campo, e no ataque o Kelvin (que tarda em aparecer), um prometedor Sebá, ou ainda um Delatorre, e mesmo o recem-chegado jovem Caballero!

Sim, Izma é um jogador na ala muito à imagem de James

sem tanta progressão, mas muito te´cnico e sempre a vir para terrenos interiores para fazer o passe em desmarcação aproveitando as diagonais... aliás ontem, ainda bem que mudamos de fiscal de linha em processo de ataque porque assim mais valia não fazermos diagonais, é que foram todas cortadas de jogadores do Porto com espaço... foras de jogo mal tirados... mas sei que é difícil até para os fiscais de linha, é que aquele futebol do Porto adormece os adversários que estão constantemente a chegar tarde aos lances e depois é fácil estas diagonais espantarem até os fiscais de linha...

Inside, ontem o Russo fez 3

Inside, ontem o Russo fez 3 passes de ruptura excelentes, num deles isolou Martinez, nos outros 2, o Serrão da escola do Godinho (O Garay II), fez o tal Serrão 3 tackles deslizantes com classe!

Repito, no Sapo em Penafiel, com o patrocinio do ex auxiliar Devesa Neto de P Ferreira, há reunões periódicas da "confraria da bandeirinha", a factura segue para a Freguesia de S Domingos, naturalmente!

O Porto tem um grande treinador e uma grande equipa

comecemos pela equipa, e pelos destaques:

- Alex Sandro - digo-o sem a ponta de facciosismo que Alex Sandro neste momento já é o melhor defesa esquerdo do mundo. Comparando com Marcelo é muito melhor que o madrilista a nível defensivo, a nível de colocação e de recuperação, muito mais inteligente, Marcelo melhor a atacar, mas quem poderá dizer que Alex Sandro ataca mal?!?! Coentrão que considero um dos melhores, está completamente acabado em Madrid e precisa de respirar outros ares para voltar a ser um dos melhores, neste momento Alex Sandro é melhor... e por fim Evra, a idade não perdoa e a velocidade já não é tão grande mas continua a ser o melhor dos mais mediáticos, ainda assim para mim fica abaixo neste momento de Alex Sandro e o brasileiro continua a evoluir.

- Martinez - Um dos melhores avançados do mundo, top 10 sem qualquer dúvida, não só pelo que marca, e marca muito, mas mais porque deve ser dos avançados que mais trabalha para a equipa, e trabalha na pressão, mas também trabalha com a equipa, pondo-se ao serviço da equipa como uma espécie de pivot, que nunca perde a bola e que consegue encontrar sempre o seu colega em melhor posição, temporizando para o efeito a bola nos seus pés.

- Moutinho - O melhor nº 8 do mundo neste momento... não falo de Xavi e Iniesta porque eles são 8 e 10 numa equipa que tem os processos tão bem equilibrados, caso qualquer um deles tivesse noutra equipa, seriam 10 do outro mundo, mas já não fariam a posição de box-to-box como Moutinho, é que Moutinho defende e ataca com a mesma eficácia... atenção, Iniesta principalmente é melhor que Moutinho porque é um jogador do outro mundo, mas como 8 em qualquer equipa do mundo excepto o Barça Moutinho seria mais eficaz.

- James - O virtuosismo da equipa, um jogador que tem das melhores visões de jogo do futebol mundial, um jogador com uma técnica sublime, que apesar de não ser rápido, tem uma coisa melhor ainda, que é rápido de raciocinio e rápido a mudar de direção... um dos melhores jogadores do mundo num futuro muito próximo.

- Fernando - digo-o e repito-o, melhor trinco a defender que ele no mundo não existe... é inteligente, eficaz, rápido, bons rins, flexivel, bom jogo de cabeça... defensivamente não tem um defeito, e agora está a tentar dar um contributo mais eficiente no ataque quando Lucho e Moutinho estão dados à marcação e tem feito um passes muito mas mesmo muito bons...

- Mangala - Muita gente se riu quando eu disse aqui neste mesmo sitio e no Sapo, logo a 2ª vez que o vi jogar ano passado, quando disse, que Mangala iria ser o próxximo defesa central dos 30M€ ou mais, e que ia ser um dos melhores centrais do mundo... aí está ele mais cedo do que eu até esperava não pela sua valia mas pela concorr~encia... E agora digo que estava enganado ele não vai ser do melhores do mundo, ele vai ser dos 2/3 melhores senão o melhor, e para isso basta-lhe ter um pouco mais calma, mas é difícil em face à sua superioridade atlética sobre todos os outros...

- Otamendi - Se um é força e antecipação, Otamendi é inteligência ao serviço da equipa com tecnica na saída... único handicap, o facto de ser lento, mas a dupla é quase perfeita, o que um tem de sobra compensa as falhas do outro...

E depois temos um Lucho a pautar o jogo com toda a sua inteligência, um jogador que nem é 8 nem é 10, é um misto fantástico das duas coisas, um Varela comprometido com os equilibrios da equipa e que garante largura à equipa, Danilo tem que dar mais, mas defensivamente muito melhor do que era, e Helton quando não inventa um bom guarda redes...

E depois VÍTOR PEREIRA, um treinador que mostra que tem as suas ideias próprias que criou algo no Porto de diferente, um treinador que ganhou o seu espaço a pulso, e que mostra ter mestria para outros voos, esperava ter visto já a renovação feita por PC, mas este não me parece que nos deixe na mão como o outro. Transformou um futeobol de transição num futebol de posse com pressão constante sobre os adversários, e não é aquela pressão de desgastante mas sim inteligente de ocupação de espaços sem dar qualquer hipótese à equipa adversária de ver um colega solto, só assim se pode jogar com um bolco tão alto, mas para isso a equipa tem que confiar em toda a gente porque não podem ter medo que um colega não esteja a fazer o seu trabalho porque é assim que aparecem os espaços...

Boa analise Inside, que

Boa analise Inside, que subscrevo!

Acrescentaria ao jogo de ontem, a excelente exibição do irregular Varela (mas que grande jogo fez ontem, teria sido pelo aniversário?), e o Alex Sandro, será no curto/médio prazo o melhor, ou dos melhores laterais esquerdos do Mundo, bom negócio em perspectiva para o Porto!

Relativamente a Otamendi, tem um jogo, um estilo muito próximo de um central que passou pelo Benfica, Gamarra, um Paraguaio que noutra Selecção seria dos melhores do Mundo, ao estilo do Baresi do grande Milão dos anos 80/90. Aliás, não me desgradava ver Otamendi a jogar na posição 6, creio mesmo que seria uma posição onde poderia ser uma alternativa, ou mesmo com rotinas, a ser potenciado, justamente pelas caracteristicas de Otamendi!

O Porto tem 3 centrais de nível Mundial, não esquecer que o Maicon anda pelo banco ...

só respondo ao teu titulo

não quero ler o resto nem preciso ,
O porto tem uma boa equipa sim senhor , eu como sortinguista , não posso recuperar como leoavivo o que aqui disse do VP como treinador , enquanto 99 % de portistas andavam a bater no homem , agora vir aqui dizer bem dele é fácil ganhou no ano passado está muito bem este , quando algo não estaria muito bem é que seria importante , porque ele já tinha mostrado que tinha valor ,, e o valor ve-se e em comparação com o rival mais directo o benfica , tendo este clube melhores jogadores no geral , nunca conseguio ultrapassar o trabalho do VP que já fêz e tem feito , o porto tem 6-7 jogadores acima da média o resto são jogadores normais , o benfica tem 13-14 acima da média , o sporting tem 1 G:R -------- vitor pereira é treinador de nivel elevado e eu disse-o ------------------------------- há uma coisa que admiro num treinador e estes é que são os bons treinadores , não se mata um bom avançado e se tranforma em um médio defesa ----------- um treinador tem o dever de fazer de um médio defesa num grande defesa- -------------------- agora o inventor da polvora já morreu á muito ,,,,,,,,,,,, mas o inventor de jogadores anda por ai a beijar o cu ao VP

Pois devias ler, e falo nos jogadores

Todo o onze do Porto tirando o Danilo que ainda não provou nada e Varela são jogadores muito acima da média... portanto falamos de 9 jogadores que qualquer um deles é fantástico... no banco, temos ainda um Maicon acima da média, e Defour que também é acima da média tal é a qualidade dele em todas as posições... portanto logo à partida temos 11/12 jogadores acima da média...

Outra situação, o Benfica tem muitos putos que já se considera que são acima da média pela comunicação social, mas são putos... Ola John, Rodrigo, Melga, Maxi, são jogadores que não são ainda acima da média como fazem deles... jogadores acima da média tem mais do que talento a ver... porque se assim não fosse Rodrigo era sempre titular porque é o jogador mais talentoso do Benfica... e o talento não estão só no ataque, quando vejo Luisão titular indiscutivel do Benfica e olho para Maicon no Porto que é bem melhor do que Luisão no banco está tudo dito...

Ó meus amigos, este Porto que

Ó meus amigos, este Porto que temos visto nas ultimas 2/3 semanas, tem tudo para fazer uma prova interessante na L Campeões, e revelar-se mesmo um Outsider, excepto que se lhe surgir no caminho, uma, senão a melhor equipa do Mundo de sempre, falo no Barça (A, sem Juvenis), claro!

Porém, o objectivo L Campeões, é já um objectivo cumprido, já foi carimbada a passagem aos 1/8 da prova, e não se pode tornar uma obsessão, mas sim, sem pressão alguma, fazer jogo a jogo, e irmos até onde nos deixarem, amealhando prestigio, €, e pontos para o Ranking de Clubes, não nos podemos desviar do principal objectivo, sermos Campeões!

P.S. O Liedson terá um custo que rondará os 500 Mil €, este meio ano no Porto, caso Liedson marque um golo na Champions que garanta um empate ou vitória, pagará o seu ordenado destes 6 meses!

Vítor Pereira merece um reconhecimento especial

proque o homem disse que o futebol dele era diferente do de VB e toda a gente se riu quando o Porto jogava menos bem ano passado, mas o tipo sabe mesmo muito de futebol... a posse de bola portista é de uma qulidade que dá prazer ver jogar...

Pois é. Eu não sei se vocês

Pois é. Eu não sei se vocês se lembram de mim no ano passado, mas eu sempre fui um defensor do VP. Lembro de ter chegado ao infeliz ponto de acusar o dragao13 de não ser portista.

Acho que neste momento o VP tem mais plantel que AVB.
Se não fosse o nosso presidente perdíamos um grande treinador. Muitos portistas estão a engolir a merda que dusseram dele, muitos ainda usam o Iturbe para malhar nele, a esses só digo que estão muito mal habituados. :)

Sim eu já fiz um artigo a enaltecer PC

pela sua decisão, e para fazer o meu acto de contrição por ter dito tão mal de Vítor Pereira, mas ele ano passado estava pouco preparado não tecnicamente mas em termos de liderança junto da imprensa e junto do plantel para liderar... contudo já admiti o erro, e não me custou nada, por isso é que PC é quem é e nós somos quem somos...

Agora assumir um erro não é "engolir merda"... assumir um erro de avaliação é isso mesmo, assumir um erro sem problemas... eu assumi o erro e não tenho nenhum travo mal cheiroso na boca...

Agora quem não assume o erro, realmente está a ser dogmático com a sua opinião de partida, e precisa de abrir os olhos...

Embora não conheça o VP

Embora não conheça o VP pessoalmente, nas conferências de imprensa que dava tinha um discurso forte e via-se que era sempre direccionado para dentro (ao mesmo tempo que levava com as padradas do Jesus). Era direccionado para dentro porque havia muitas razões para isso, e embora não seja ingrato, não tenho problemas em dizer que o Rolando foi um dos que se portou muito mal. Ele e o Palito. Claro que muitos adeptos preferem dar ou louros àqueles que no final levantam as taças e atribuir as culpas a quem vai ás conferências e gere o plantel.

Atenção Inside, que nem sabia que eras um dos que tinhas criticado o VP. Disse "engolir merda" porque ás vezes passo-me. Não guardo rancor de nada e muito menos gosto de fazer o que acabei de fazer. Gabar-me de algo. Prefiro ser reconhecido, embora saiba que perco muito por não fazer os outros verem que afinal tinha razão.

cumprimentos

PS- muitos falam que o tendão de Aquiles do VP é o trabalho com jovens. Totalmente errado. VP ao contrário de José Mourinho (por exemplo) começou a carreira enquanto treinador das camadas jovens, no entanto, a este patamar de exigência não é fácil pedir a um miúdo que entre e faça a diferença. Não é impossível, mas não é fácil. É preciso haver jogadores com estaleca para isso. Relembro que James só com VP é que começou a ser titular, Atsu também, e agora temos os veteranos Alex Sandro e Danilo nas alas. Iso para concluir que, sem quere chegar a algum tipo de comparação qualitativa entre ambos, Mourinho não desenvolveu mais jovens do que VP. E assim por alto arrisco-me a dizer em todos os clubes por onde Mourinho passou.

Sim é difícil enquadrar jovens neste plantel

Só existe uma correcção a fazer-te, James terminou a época de VB como titular em vez de Varela, aliás fez a 2ª parte da época toda a titular... mas, ano passado estava a ter problemas na ala esquerda proque a direita era de Hulk e como ele não é um velocista, mas um homem que gosta de movimentos interiores para ir mais de encontro ao seu ADN como jogador, na esquerda não conseguia... este ano não tinha a mínima dúvida mesmo quando os benfiquistas vinham dizer mal de James que ele iria ser uma das gradnes figuras do campeonato, eu até apostava que ia ser a grande figura, mas eis que surge Martinez!!!

Mas, os jovens foram bem potenciados, Alex Sandro é já na minha opinião o melhor defesa esquerdo do mundo, e Danilo ainda não é grande jogador, mas quem o viu e quem o vê a defender, é uma alteração da noite para o dia... depois Mangala, quem viu a agressividade que Mangala tinha ano passado e falta de cuidado nas suas costas e o vê agora, mantendo um pouco o excesso de agressividade mas nada que se pareça com aquilo que era... vê que Vítor Pereira sabe trabalhar jovens... Atsu seria a carta a lançar na falha de James e só nao aconteceu isso por causa da CAN, embora eu goste mais da equipa com um extremo puro e um falso extremo do que dois extremos como são Varela e Atsu...

É verdade. O Varela era outro

É verdade. O Varela era outro que estava a ir "na onda"...esta época o Varela ainda vinha com falta de ferro no sangue. Após a chegada do Izmailov parece um miúdo de 21 anos e que grandes jogos tem feito.

Lápis, o VP entrou no Porto

Lápis, o VP entrou no Porto em 03/04 para Treinar os Iniciados do Porto, justamente hà 10 anos, correctissima a tua observação!