Urgente aproveitar melhor a Academia do FCP! | Relvado

Urgente aproveitar melhor a Academia do FCP!

 

O Sporting CP tem sido quase unanimemente reconhecido como o principal criador de talentos futebolísticos em Portugal e as últimas épocas têm vindo provar isso mesmo. No entanto, o FC Porto conta, neste momento, com aquela que é para mim talvez a melhor fornada de jovens jogadores portugueses, podendo mesmo ensombrar a "hegemonia leonina" neste capítulo. Falo de Vieirinha, Diogo Valente, Bruno Vale, Ivanildo, Paulo Machado, Hélder Barbosa, Bruno Gama, etc, tudo jogadores já com tarimba de Superliga.O FC Porto não pode dar-se ao luxo de continuar a desperdiçar talentos! É urgente dar oportunidades a estes jogadores em vez de contratar mais uma vaga de estrangeiros duvidosos!Andy Mature

FC Porto:

Comentários [38]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Filosofias diferentes

"O Porto pode ter uma grande academia se quiser!é o unico grande na regiao do Porto por isso todos os que se quiserem tornar jogadores de futebol vao querer ir para o Porto!", escreveu Gulit. Penso que o Porto selecciona em todo o Norte e não só na ´zona do Porto enquanto, por outro lado, vemos a formação do Boavista a obter excelentes resultados (Diogo Valente é o caso mais recente). O Sporting fez, se não estou enganado, uma primeira experiência de aproveitamento da sua formação com os então denominados "clube-satélite", ideia seguida pelo Benfica (Alverca, lembram-se?); o Porto, por seu lado, ia colocando os jovens em clubes diversos, normalmente na Zona Norte. O Sporting evoluíu para a equipa-B (creio que, dos grandes, foi o pioneiro), depois seguido por Benfica e Porto. Os resultados gerais terão sido pouco animadores, já que o Sporting, primeiro; um ano depois, o Benfica e, 2 anos depois, o Porto, acabaram com a experiência. O Sporting, entretanto, avança para a sua Academia, do Benfica sabe-se da sua apetência por contratar jogadores e o Porto, ainda com a equipa-B, vai continuando a lançar os melhores jogadores por outras equipas, rodando-os entre a Honra e a divisão principal. Se a minha exposição está correcta -e penso que está- encontramos a explicação para o que vemos hoje: o SCP com 5 ou 6 jogadores formados em casa, com pouca experiência competitiva; um Benfica ainda comprador, mas de jovens promessas-feitas estrangeiras e o Porto a escolher apenas um ou outro formado e a apostar claramente em jovens, já com provas dadas (Quaresma, Meireles, Pepe,Lucho) ou grandes promessas muito jovens (Anderson). Daqui resulta...o que vemos! -Porto com massa salarial elevadíssima (3 x a do Sporting), a endividar-se cada vez mais e uma equipa muito jovem (tão jovem como a do Sporting!)mas muito competitiva, um provável folgado campeão; o Sporting, provável segundo, baratinho tipo "quem não tem dinheiro não tem vícios", a fazer pela vida e sabendo que os seus jovens são "100% lucro"...o que, mais tarde, há-de vir a ser uma grande vantagem; e, finalmente, o Benfica, com uma equipa também jovem, mais experiente e um pedaço mais cara que a do Sporting -quanto custarão Simão, mais "os italianos" e os gregos? Tanto como TODA a equipa do Sporting?- mas que, por isto e mais aquilo...não rende conforme as expectativas e onde não há lugar para jovens da formação.(Porquê, é um mistério para mim). Fica-se com a impressão de que "é proibido copiar" -elogia-se (?) o que de bom se vai fazendo aqui e ali, mas...quando se faz, é a NOSSA proposta, sempre inovadora!

se pensarmos bem...

o porto pode ter uma grande academia se quiser!é o unico grande na regiao do porto por isso todos os que se quiserem tornar jogadores de futebol vao querer ir para o porto! sinceramente eu acho que se o porto se esforçar pode ter uma academia do mesmo valor do sporting já que o benfica não tem tao boas condições nem a fama que a academia leonina tem!por isso vemos miudos do benfica a irem para o sporting por ser bastante melhor, e para o benfica só vão aqueles miudos que têm mesmo paixao pelo benfica! cumps

concordo

é urgente aproveitar os bons jogadores formados no porto... sporting vamos lá contratar o bruno vale, o helder barbosa, etc... brincadeira.. agora mais a sério,o futebol português só tem a ganhar se em vez de se apostar em sonkaya's, ezequias, bueno's ou beto's apostarmos nos miúdos

Santa paciência

Já a dor de cabeça que é por os centrais todos a jogar, alguns até têm que ir para o Sporting para poderem alinhar, outros para o Chelsea, Parma... Se a "academia" continuar vai ser preciso competir com 2 equipas para jogarem todos.

Que afirmação mais estranha...

Mas afinal, o que é que essa famosa geração do FCP ganhou no seu percurso de formação, desde os iniciados? Quantos desses "famosos" jogadores já atingiram a ribalta? Apresentas aqui meia dúzia de nomes de boas promessas de jogadores formados no fcp. Quantas dúzias é que existem no Sporting com esse mesmo valor (pelo menos)? Não é por nada, mas que necessidade há de estar sempre a pôr em causa a real primazia do Sporting na área da formação? Alguém contesta que o Porto é ultimamente o maior em termos europeus, não obstante o Benfica ter tido praticamente o mesmo trajecto (pelo menos)? Claro que têm saído belíssimos jogadores da formação do Porto e do Benfica ao longo dos anos. Nada, no entanto, comparável aos que têm saído do Sporting. Existem agora muito boas promessas no Porto, mas também existem no Benfica e, claro, no Sporting. Deixem os moços crescerem e depois falamos. Para especulação chegam os jornais.

Re: Que afirmação mais estranha...

Em primeiro lugar, não interpretaste bem a minha intenção. Pelo contrário, eu citei o Sporting CP como exemplo a seguir. Acho que o Sporting com estes jogadores iria aproveitá-los bem melhor porque criou condições para isso. E o que pergunto é porque o FC Porto não se afirma nesse campo quando claramente tem matéria-prima para isso. Em segundo lugar, os jovens jogadores do FC Porto que enumerei (Diogo Valente à parte, lapso meu) são tudo jogadores que jogam na Superliga, para dar a ideia que estão habituados à alta competição. Não sei se os valores que referes que existem no Sporting cumprem esse requisito, independentemente do seu valor. Saudações desportistas

A Academia...

do fóculporto ponto e vírgula. A MINHA academia pq foi paga com dinheiro dos meus impostos por um Sr. que é presença assídua do camarote presidencial do estádio mais arejado do País. E ainda se assume como sportinguista. dragartos...

Re: A Academia...

Sim, é o centro de estágio de Olivais/Crestuma, que está arrendado ao FCPorto. Uma simbiose que aparentemente é benéfica para as duas partes. Aparentemente porque ambas as partes dizem-se satisfeitas, e como não tenho acesso aos dados não posso ter opinião própria.

A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

Deixa-me rir! Essa história não é tua... Antes de mais, quando se fala em Academia do Porto, tem que se ressalvar, que é a nossa academia. Sim, nossa! A Academia foi paga pelo Município de Gaia, por favor ao FCP e não aos gaienses, muito menos aos portugueses. Mas isso é outra história... Quanto à melhor fornada: Vieirinha Sim, parece-me bom, mas o Benfica tem o Hélio Roque e o Sporting o Fábio Paim Diogo Valente Foi formado no Boavista! Bruno Vale Será melhor que Moreira, ou muito melhor que Rui Patrício? IvanildoAinda não se afirmou, duvido que seja muito melhor que um Lourenço ou Varela do Sporting ou até um Manú do Benfica... Paulo Machado Miguel Veloso e João Coimbra, são inferiores a este jogador? Só se for em experiência... Hélder Barbosa É um grande talento, mas o Nani é capaz de ser "ligeiramente" melhor e duvido que um Patafta não possa vir a ser também... Bruno Gama Foi formado no Braga! Enfim, digam o que disserem, bom forno é o de Alcochete e o resto são quanto muito, micro-ondas!

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

Tens alguma razão no que dizes, mas o que é verdade é que a maior parte destes jovens do FCPorto jogam regularmente, ao passo que as opções citadas, raramente saiem do banco. Elucidem-me se estiver errado.

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

O Bruno Gama veio para o Porto com 15/16 e é formado no Braga? Então o Moreira foi formado no Salguiros e o Nani no Massamá..

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma..

O Bruno Gama já está a alguns anos no Porto e por essa ordem muito dos jogadores que falas também não formam formados no SCP. O diogo valente realmente foi uma anedota, 1º pq chegou agora ao porto e 2º porque não vale nada. Os outros jogadores que falam são esses sim realmente de grande nível e mais, o Vierinho não tem igual para a sua idade, alguma vez o helio roque ou o Fábio Paim são melhor do que ele. Resumido acho que o porto tem sim um excelente "fornada" mas o Sporting está num mesmo nível senão melhor.

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

n sei pa k falas seker nos do benfica, tirando o Moreira o resto é so pa liga d honra e ja gozam. kuantos aos outros é esperar para ver, o Lourenço tmb knd marcou 4 golos em 3 jogos á 2 ou 3 anos ja era o maior e agr ve-se. em alvalade ha logo um endeusamento permaturo das pseudo vedetas, por isso vamos aguardar.

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

Desculpa lá, mas nunca vi ninguém do FCP afirmar que o centro de estágios utlizado pelo FCP é de sua pertença (tal como ninguém do SLB afirmou que era dono do estádio "Nacional", quando lá andavam a jogar), portanto não consigo entender os motivos para tanta reclamação por parte da "mourama"... e ainda menos entendo, quando há clubes que utilizam estádios Municipais e seus "anexos" e ainda recebem para os utilizar!! Já toda a gente sabe que aquele centro não é do FCP, mas sim da câmara de Gaia (não, não é teu... por muito que o queiras repetir). Já agora, se o Bruno Gama foi formado no Braga, onde é que foi formado o Patafta??

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma..

Até percebo o teu ponto de vista... Quanto aos jogadores do Sporting, admito que são bons valores, apesar de não os conhecer tão bem já que não são do meu clube... ;) Quantos aos jogadores do Benfica que citaste, pode ser que me engane, mas não me parece que tenham tido ainda experiência de Superliga (excepto o Manu). Quanto à formação dos jogadores, como disse num post acima, é tópico aberto a discussão. Dei o exemplo do Moreira que penso que poder ser creditado como formado no Benfica, apesar de ter sido transferido do Salgueiros aos 16 anos, salvo erro. Nesse capítulo, parece-me uma situação igual à do Bruno Gama. De resto, é minha opinião que o FC Porto tem neste momento nos seus quadros dos melhores jovens jogadores portugueses. No entanto, claro que respeito opiniões em sentido contrário...

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma..

Pois... mas o tratamento na imprensa é diferente. No Benfica aparecem e são logo queimados. No Porto são tratados como os melhores do mundo.

Tens razão (infelizmente)

Nos últimos anos não há um único grande talento saído da formação do clube. Os únicos com algum potencial (mas nunca craques) serão Vieirinha e Hélder Barbosa, mas duvido muito que cheguem sequer a cimentar-se na equipa principal ...

Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

Nani é das escolas do Real de Massama. Foi para o Sporting com 17 anos. Apenas para informação.

Re: Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Palma...

Por acaso foi aos 16, e já tinha passado por lá aos 14, altura em que o Sporting achou que era melhor para o jogador ficar em Massamá mais algum tempo.

Re: Re: A melhor fornada? Então eu sou o Jorge Pal

Essa não sabia. Mas a verdade é que anda muita gente para aí a propagandeá-lo como produto das escolas de formação do Sporting. Digo eu que também estava enganado. Também não é por se ter a melhor escola que todos os craques novos que surgem passam a ser de lá... :P

Começou

Formam meia-dúzia de pés-de-chumbo e já se põem em bicos de pés para falar da formação do Sporting. Esses jogadores que referiste só não tiveram a confiança dos respectivos treinadores porque não jogam nicles e não porque não lhes foi dada a oportunidade. Formem um Futre,um Figo,C.Ronaldo,Quaresma,Simão Sabrosa,Hugo Viana,Miguel,João Moutinho,Beto,Carlos Martins,Fábio Paim,Miguel Veloso,Caneira ou Rui Patrício e depois venham cá falar connosco. Não vos basta ganharem com negócios "alcapónicos" e ainda querem tirar o pouco prestígio que os honestos têem... Como diz o povo,para o ladrão ele está sempre certo naquilo que faz.

Re: Começou

Uma comentário tipico do nosso querido Paneleirotripeiro, enfim us usual...

Re: Começou

Juntando todos esses nomes que citas-te a tua academia nao lucrou tanto como só um jogador das escolas do Porto...R. Carvalho!!! Ahhh, já agora parabens pela vossa formaçao que nós contentamo-nos com as vitorias, sejam nacionais sejam INTERNACIONAIS !!! Deve doer ouvir isto, mas as verdades são para ser ditas...Voçes e os benfas ainda nao perceberam que se deviam reduzir à vossa insignificançia. Vai buscar!!!

Re: Começou

Vitor Baía, João Pinto, Fernando Couto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Rui Jorge, Paulinho Santos, Sérgio Conceição, Domingos... De resto, promessas n passam, para já, disso mesmo. Podem mt bem vir a ser grandes jogadores, como podem tb n dar em nada.

Re: Re: Começou

Ainda tens o Fernando Gomes e o Rui Barros, além de que se o Gay quer falar de Patricios e Paims, o FCP até formou o Vale, Tonel, Helder Barbosa e Paulo Machado.

11

1.baia (fcp) rui patricio(scp) 2.r.costa (fcp) m.garcia(scp)(scp) 3.tonel m.veloso 4.r.carvalho ???? 5.b. alves (fcp) Paíto 6.p.machado (fcp) moutinho(scp) 7.vieirinha (fcp) quaresma 8.h. barbosa(fcp) h.viana 9.h.almeida (fcp) djalo(scp) 10.postiga (fcp) simao 11.ivanildo (fcp) c.ronaldo

"melhor até do que a do Sporting"

"O Porto tem, por uma vez em muitos anos, uma fornada de jovens jogadores hiper-talentosos. É uma geração que pode ser considerada melhor até do que a do Sporting. O FC Porto conta, neste momento, com aquela que é para mim talvez a melhor fornada de jovens jogadores portugueses, podendo mesmo ensombrar a "hegemonia leonina" neste capítulo. Falo de Vieirinha, Diogo Valente, Bruno Vale, Ivanildo, Paulo Machado, Hélder Barbosa, Bruno Gama, etc, tudo jogadores já com tarimba de Superliga. Isto deve ser alguma piada de mau gosto. O Diogo Valente é um jogador banal, o Vieirinha não é metade do jogador que é o Helder Barbosa, o Ivanildo é outro produto criado pelos media, o Bruno Gama tem indiscutivle talento mas a verdade é que não tem correspondido às expectativas que existiam à sua volta quando tinha 16 anos, o Paulo Machado evoluiu em 05/06 mas este ano parece ter estagnado mais uma vez, o mesmo se pode dizer do Bruno Vale que jogou bem na 2ª volta de 05/06 mas agora nem no Leiria consegue lugar. O Porto não é campeão de Juniores desde 2000/01 (e dessa equipa só p Hélder Postiga se conseguiu aproveitar) e o Sporting foi campeão nos últimos 2 anos (no ano passado bateram o Porto 4-1 em Alcochete) e neste momento é o principal candidato ao titulo deste ano. Nem o Porto nem ninguém em Portugal tem equipa que se compare à classe de 1988 que o Sporting trabalhou e poliu nos últimos anos, estou a falar do Bruno Pereirinha, Rui Patrício, Daniel Carriço, Fábio Paim, João Martins, Tiago Pinto. Quem fala de o Porto ter melhores jovens só pode estar a brincar. O Porto tem é uma grande equipa de Iniciados (Sub-15) este ano, o Sporting e Benfica também tme grandes equipas de Sub-15 mas o Porto parece ter mesmo uma máquina. O Porto nunca irá aproveitar o seus jovens como faz o Sporting porque o FCP tem dinheiro para comprar Luchos e Andersons e Quaresma que não dão hipóteses aos miudos de arranjarem lugar. o Hélder Barbosa no Sporting já estava na equipa A hà 2 anos. www.lusofootball.blogspot.com André Figueiredo

Urgente...

é que o lobbie dos empresários do futebol deixe de ter tanta importância no FCP. Devia ser como no FM, nós tentamos fazer o melhor pelo nosso clube, por os melhores a jogar e arrumar com os matrecos. Infelizmente no mundo real existe o factor dinheiro real e isso condiciona activamete a política de contratações e depois temos que levar com jogadores como o Alan, Tarik, Adriano, Pitbull, Leandro, Leandro do Bonfim, etc. quando temos na nossa formação jogadores portugueses de qualidade como o Vieirinha, Paulo Machado, H. Barbosa, Hugo Almeida e outros, até o Tonel que foi formado no Porto andou 5 épocas emprestado. Porquê? Se ele é claramente melhor do que o R. Costa ou o B. Alves. Por isso é que eu digo que no FM é que é bom pois não temos que engordar as contas dos "agentes FIFAS", só temos que nos preocupar em pôr os melhores a jogar. Mas pronto,nem tudo é mau. Acredito que o Porto vai começar a apostar mais na formação, espero eu, é mais do que lógico.

Academia?

O fc porto que eu saiba não tem academia nenhuma.Aluga à camara de gaia o centro de estágios pertença da mesma.E chamar formação ao vieirinha,bruno gama e diogo valente é o mesmo que chamar ao pinto da costa um homem santo. Mas parece que o porto tem um defice de aposta na formação.E para combater isso não é preciso ter academia mas sim profissionais que sejam mais valia para os quadros do porto.E não parece que o luis castro seja a solução para que apareçam futuros jogadores no plantel principal do porto.Talvez um intercambio entre alguma faculdade(não sei se existe alguma faculdade como a de lisboa na área do desporto)e a associação de treinadores para especificidade desportiva para jovens desportistas.

Re: Academia?

Clubite de quê?Só mesmo de alguém sem qualquer tipo de capacidades para interpretar portugues é que pode achar argumentos "clubisticos" no que disse. Saudações leoninas