Um futuro radioso no Porto |
|
26 de Setembro de 2005, às 13:00 |
devenish diz: "o FC Porto demonstrou
contra o Belenenses que está uma senhora equipa! Desde o guarda-redes aos
avançados, toda a equipa jogou como um bloco e demonstrou ter imensas soluções
no banco, apesar das lesões. Qual será a equipa ideal do FCP? Poderá Raul
Meireles tirar o lugar a Ibson? Para entrar Lisandro Lopéz quem deverá sair,
Quaresma ou Jorginho? Para o lugar de Diego, em caso de lesão, o FCP não tem
neste momento jogador no banco, não me parecendo que a solução Postiga volte a
ser ensaiada. Será Anderson a solução em Janeiro? E se McCarthy sair em Janeiro,
Postiga e H.Almeida serão soluções, ou será melhor ir buscar um avançado ao
estrangeiro? Até onde poderá chegar o FCP na Liga dos Campeões? "
59 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
FC Porto:
-
Os próximos jogos mais interessantes do FC Porto
Quando se fala do Futebol Clube do Porto fala-se de um...
-
Maxi Pereira: “Ainda teria lugar no FC Porto”
Maxi Pereira, ex-lateral direito do FC Porto (e Benfica),...
-
FC Porto: vitória sobre Moreirense será histórica para Pinto da Costa
Caso o FC Porto vença hoje na deslocação ao Moreirense, em...
-
FC Porto está a uma vitória de igualar recorde de pontos na Champions
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, desvalorizou o “...
-
FC Porto: Deco só quis animar Soares
Deco veio a público explicar o tom do seu comentário,...
-
FC Porto: Danilo agradeceu aplausos dos adeptos
Danilo era o regresso mais esperado no FC Porto e tal...
-
Herrera: “Estamos confiantes e com muita vontade de chegar à final”
Esta quarta-feira é dia de clássico entre Sporting e FC...
-
FC Porto recebe Deportivo Coruña
O FC Porto terá o Deportivo Coruña como adversário, a 30 de...
Bom início
Enviado por Diabo Tripeiro a 26 de Setembro de 2005, às 13:29.Com o "fiasco" (digo isto assim tendo em conta o investimento/resultado pois até me parece que nem obtiveram resultados assim tão maus quanto isso) da época passada esta época afigurava-se complicada, ainda para mais com todas as alterações feitas na equipa a nível da equipa técnica e da equipa de futebol.
O FCP tem sem dúvida grandes jogadores no plantel, mas esta mesma situação já se tinha visto ano passado e os resultados foram nulos.
A grande figura portista desta época é sem dúvida Co Adriaanse. O seu trabalho no AZ foi irrepreensível mas restava saber se teria pulso para tomar conta de um FCP desgovernado. No Ajax falhou mas este FCP começa a atinar e a querer tornar se um caso sério de sucesso, pelo menos a nível interno.
A equipa está a jogar um futebol atacante, bonito e, até agora, eficaz, já que soma apenas vitórias e um empate num terreno difícil como é o do Braga.
As alternativas são bastante boas e permitem a Adriaanse mexer na equipa sem alterar em demasia o seu rendimento e o ponto mais evidente disso mesmo é o meio campo onde surgem nomes como Lucho, Diego, Ibson, Alan, Bosingwa, Raúl Meireles (em grande!), Jorginho (que me parece realmente o grande dinamizador da equipa portista e sem dúvida o melhor reforço desta época).
O grande senão desta equipa surge quando analisamos a linha defensiva. O estilo ofensivo (quase suicida por vezes) de Adriaanse exige uma defesa tremendamente eficaz que consiga dar tranquilidade á equipa e aí parece me que esta equipa do FCP perde em comparação as outras. Até agora, a fraca defesa é uma questão que tem surgido, mas com pouca insistência já que os resultados têm sido positivos. NO entanto, parece me ser apenas uma questão de tempo até o FCP ser surpreendido numa contra ofensiva à tatica de Adriaanse e aí algumas vozes se vão levantar.
Na Champions penso que o FCP passará a fase de grupos. O grupo é bastante acessível apesar do percalço em Glasgow no qual o resultado final não reflecte o real valor das equipas. Há também a equipa desconhecida do Artmedia que dificilmente causará entraves à vitória do FCP graças ao pragmatismo de Adriaanse que não permitirá qualquer menosprezo do adversário. O Inter é sempre um grande do futebol europeu, mas que na prática não passa de uma equipa mediana com jogadores fora de série. Sendo o adversário mais forte do grupo parece me que estando o FCP num dia bom tÊm todas as hipóteses de vencer.
Portanto aposto num FCP apurado para as eliminatórias da Champions. Quanto ao campeonato nacional e para infelicidade minha, o FCP apresenta-se como principal candidato ao título.
Re:Bom início
Enviado por Fossil a 26 de Setembro de 2005, às 14:18.mas isto é algum interrogatório? ;)
Enviado por FCP-LX a 26 de Setembro de 2005, às 13:27.Comecemos por esta:
Poderá Raul Meireles tirar o lugar a Ibson?
- Para já o Ibson está em grande forma, logo será complicado o Meireles regressar ao 11 titular. A não ser por uma razão táctica, já que com o Meireles o Luxo ganha mais liberdade. Por esta razão gostava de ver o Portugues no 11. Tenho a sensação que estamos a dasaproveitar o Luxo naquela posição.
Para entrar Lisandro Lopéz quem deverá sair, Quaresma ou Jorginho?
Esta será talvez das mais complicadas questões a resolver. O Quaresma, jogador por quem eu não morro de amores, entrou bem e parece melhor que no ano passado. Joga mais para a equipa, não se perde tanto em fintinhas inconsequentes nem remata logo desde a linha do meio campo. Porém, a nivel táctico ainda não está muito bem. Continua a demonstrar dificuldades na ocupação de espaços quando ataca sem bola. Deixa-se estar colado à linha quando devia avançar para dentro da area, por exemplo, quando a equipa ataca pelo flaco oposto. O Lizandro, faz melhor estes movimentos mas é um jogador de mais trabalho, de mais garra e de mais luta. Provavelmente será o género de adversário que irá fazer a decisão sobre quem irá jogar. Se precisamos de alguém lutador, rápido e sempre disponivel ou se precisamos de um jogador que se pode dar ao luxo de improvisar. Fiquei ainda com a sensação que com Quaresma em campo, o Diego não se mostra tanto. É uma ideia para confirmar ou infirmar no futuro.
Por outro lado o Jorginho parece não estar no mesmo patamar de forma do inicio da época, logo não estranharia que um dia ficasse de fora, apesar de ele ser um dos motores da equipa. Tem é que fazer treino de finalização durante a semana ;)
Para o lugar de Diego, em caso de lesão, o FCP não tem neste momento jogador no banco, não me parecendo que a solução Postiga volte a ser ensaiada.
Para esta posição temos como alternativa o Jorginho, facilitando assim a questão da escolha dos extremos. Faz bem a posição.
Será Anderson a solução em Janeiro?
Para já ainda nao me convence. Vê-se que temos ali um craque, mas ainda não temos um jogador. Certamente que se tiver oportunidade, o Co vai lhe ensinar umas coisas ;)
E se McCarthy sair em Janeiro, Postiga e H.Almeida serão soluções, ou será melhor ir buscar um avançado ao estrangeiro?
Temos que nos preparar para a substituição do Benny. Saia ele em Janeiro ou só para o ano. Não creio que tenhamos soluções no plantel. H.Almeida não me convenceu até agora. O Postiga teima em cair na má forma quando se puxa por ele. Talvez seja mais um problema psicologico que técnico, mas seja de que indole for tem que ser resolvido. Em boa forma pode ser solução.
Temos ainda o B. Moraes. Vamos ver como regressa da lesão. No final da ´
epoca passada estava a jogar bem, no Setúbal. Qualquer das formas vamos precisar de um avançado, mas como nós sabemos é complicado arranjae um bom avançado. O sindrome Fabiano continua muito presente.
e por fim,Até onde poderá chegar o FCP na Liga dos Campeões?
Apesar do resultado negativo em Glasgow, pode ir pelo menos até aos oitavos. A partir daí é também uma questão de sorte. Sorte no sorteio, num dia bom dos nossos jogadores, num dia mau dos adversários. A nivel ofensivo podemos ombrear com qualquer equipa europeia, só temos que falhar menos de metade das oportunidades que criamos. A nivel defensivo é que pode estar o problema. Como vimos em Glasgow, aquela defesa treme mais que os Açores em dia de terramoto... E esse pode ser o nosso handicap
Saudações desPORTISTAS!!
Re:mas isto é algum interrogatório? ;)
Enviado por Robin5 a 26 de Setembro de 2005, às 14:01.talvez ele pudesse substituir o benny...
cumps,
Robin5
24 horas depois... :)
Enviado por FCP-LX a 27 de Setembro de 2005, às 13:10.Cumps
Vamos ver ...
Enviado por j_eagle a 26 de Setembro de 2005, às 13:20.Cumprimentos
Re:Porto
Enviado por Paulo Blue a 26 de Setembro de 2005, às 15:23.Re:Vamos ver ...
Enviado por Fossil a 26 de Setembro de 2005, às 14:17.Curioso,penso que tu eras, um dos que dizia, quando aquela defesa do Porto jogar contra o Braga, o Belenenses...que falta de seriedade e sobretudo de inteligência !
Re:Vamos ver ...
Enviado por j_eagle a 26 de Setembro de 2005, às 14:45.Fica bem
Re:Vamos ver ...
Enviado por dragao13 a 26 de Setembro de 2005, às 14:06.Re:Vamos ver ...
Enviado por j_eagle a 26 de Setembro de 2005, às 14:18.Fica bem
Re:
Enviado por JohnnyD a 26 de Setembro de 2005, às 16:32.«Só não acho que o FCPorto esteja assim tão bom, até porque alguns resultados são enganadores... Tem algum mal em discordar? :-)»
Sim têm sido enganadores.
Em Glasgow o resultado foi completamente enganador, deviamos ter ganho.
Com o Belenenses foi completamente enganador, devia ter ficado 3 ou 4 á vontade.
Saudações
Re:Vamos ver ...
Enviado por tarzanyokochy a 26 de Setembro de 2005, às 13:29.O que será do Benfica se o Nuno Gomes deixar de marcar golos?
Mas numa coisa tens razão, um bom resultado contra o Benfica só passa pela vitória do Porto!
Re:Vamos ver ...
Enviado por j_eagle a 26 de Setembro de 2005, às 14:17.Estás a falar de quê? :-P
Será que amanhã chove...
Enviado por MantaRay a 26 de Setembro de 2005, às 13:16.É impressão minha ou este site é um bocado "pró-Fcp"?
Cumps
Re:Será que amanhã chove...
Enviado por Super_Dragões_13 a 26 de Setembro de 2005, às 13:43.deixa de ser ridiculo
Enviado por dids a 26 de Setembro de 2005, às 13:14.tu deves ser adepto da mouraria
ja compraste o kit?
se tivesses comprado ha 2 semanas ofereciam te um equipamento de mergulho para os apoiares debaixo da linha de água
o ano passado quem ganhou o campeonato foi a apaf. levadinhos ao colo... vcs sao ridiculos
o porto tem um banco de luxo
vejamos:
helton
lisandro
alan
bruno alves
paulo assunçao
raul meireles ( fraquinho )
sonkaya ( ainda + fraquinho )
postiga
hugo almeida
ve o teu:
quim
ricardo rocha
joao pereira ( alice )
mantorras ( coxo ) ainda vale 18 milhoes? so se for de muamba
beto
etc etc
o porto passa aos 1/8 de final na champions, depois logo se ve
campeonato é nosso mesmo q a apaf venha meter o bedelho
O Porto e a equipa que
Enviado por JOMAGO70 a 26 de Setembro de 2005, às 13:13.Mas sem o Macarthy os jogos do Porto por mais bonitos que foram nao passaram de sustos e so mesmo ao cair do Gong e que venceram algumas partidas.
O campeonato e longo e so agora comecou mas estar a embandeirar uma equipa por causa de um bom jogo nao sera uma precipitacao?
Cumps.
Re:O Porto e a equipa que
Enviado por sobelem a 26 de Setembro de 2005, às 17:33.Cumps.
Mais um thread...
Enviado por MantaRay a 26 de Setembro de 2005, às 13:13.Haja pachorra!
Dá mesmo gosto ver o Porto jogar
Enviado por migtea a 26 de Setembro de 2005, às 18:33.A minha equipa base:
Baía
Bosingwa
Pedro Emanuel
Ricardo Costa
César Peixoto
Lucho
Ibson
Jorginho
Lisandro
McCarthy
Quaresma
sendo que Alan, Hugo Almeida e Diego são substitutos de luxo.
Este ano é nosso.
Mas sai o Jorginho porque?
Enviado por valter costa a 26 de Setembro de 2005, às 17:52.Re:Mas sai o Jorginho porque?
Enviado por illusion a 26 de Setembro de 2005, às 22:29.Já lá vão
Enviado por jas a 26 de Setembro de 2005, às 17:31.Quanto ao assunto deste artigo... se calhar, nós portistas, estamos a deixar-nos levar por alguma euforia... mas ela tem razão de ser, a equipa joga smpre 90 minutos de futebol ofensivo e bonito... mas claro que é com golos que se ganham jogos, e nesse particular o FCPorto não tem estado muito bem...
Quanto à equipa ideal ,a meu ver seria:
VitorBaía, Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves, César Peixoto, Ibson, Lucho, Diego, Quaresma, Lindro, Benni...
Há aqui de facto alguns bicos de obra... acho que a dúvida entre Raúl Meireles e Ibson é pertinente... mas isso deveria depender do jogo... Raul defende melhor, Ibson dá mais profundidade atacante...
Jorginho é um excelente jogador que pode muito bem deambular pelos extremos e pela posição 10... mas acho que devemos deixa Diego crescer na sua posição... temos ali jogador e quem não repara na sua maior entrega e maturidade? É um jovem, deixem-no brilhar...
Pelas declarações de Benni no fim do jogo com o Belenenses, a sensação que fica é que temos jogador até ao final da época... dificilmente o FCPorto arranjaria um substituto à altura no mercardo de Inverno... pode ser que venha o Henry por 6 milhões de euros :o) no plantel temos excelentes avançados, mas com as caracteristicas de Benni não vejo nenhum...
Na CL as esperanças são sempre muitas, e todas as equipas as têm... da maneira que o FCPorto joga, parece que pode chegar longe, mas os erros defensivos na CL pagam-se muito caro... se melhorar nesse aspecto sabe-se lá... pelo menos passar a fase de grupos já era bem positivo.
Co está a construir uma equipa para o futuro, daí a surpresa de muitos (inclusivé eu...) pela forma como em tão pouco tempo e com jogadores tão jovens, alguns deles com rótulo de dispensáveis, ele desenvolve tantos mecanismos tácticos... poderão aparecer alguns dissabores, mas os adeptos do FCPorto vão ter de estar preparados para eles, aceitá-los e apoiar esta equipa...
É verdade, boa sorte para as equipas portuguesas nas competições europeias...
Vamos andando e vamos vendo...
Enviado por M.I.V a 26 de Setembro de 2005, às 14:58.Vamos aguardar pelos proximos capitulos...mas acho que esta a haver uma valorizaçao a mais por parte das pessoas em relaçao ao porto...
O Porto tem todas as condições...
Enviado por tarzanyokochy a 26 de Setembro de 2005, às 13:12.A equipa funciona como equipa, pelo que as actuações menos conseguidas de alguns elementos são compensados pelos companheiros.
De qualquer maneira, fica sempre em aberto a compra de um central de reconhecida qualidade, e a de um bom avançado, caso o McCarthy saia em Janeiro.
Mas para mim, aconteça o que acontecer, o Adriaanse pode ficar muitos anos no Porto.
Já tinha tido uma ideia das capacidades deste treinador quando vi o Alkmaar jogar - e esta era uma equipa sem nenhumas individualidades.
mais apito azulado
Enviado por RockDaLinha a 26 de Setembro de 2005, às 13:43.já agora, um desses 5 arbitos novos do benfica não era o arbitro que devia ter marcado fora de jogo o segundo golo do porto contra o belem???
Re:mais apito azulado
Enviado por tarzanyokochy a 26 de Setembro de 2005, às 14:44.Agora mais a sério, esquece isso.
O Porto vai crescer!
Enviado por dragao13 a 26 de Setembro de 2005, às 14:28.Claro que não é uma formação invencível, aliás uma coisa que não existe, mas tem vindo a ganhar consistência e a defender cada vez melhor e, muito longe da baliza.
Há adaptações ainda a fazerem-se, há automatismos ainda a ganharem-se e há compensações ainda a conseguirem-se melhor, mas o Porto vai defendendo melhor e percebendo mais o que quer o treinador.
Ao longo da época haverá oscilações de forma, lesões e castigos que levarão a que todos os jogadores do plantel sejam necessários. Raúl Meireles, de momento, não cobnsegue desalojar Ibson que dá maior dinâmica ao conjunto e, nas pontas, há que contar com Quaresma, um dos mais talentosos jogadores portugueses, agora a aprender a jogar numa equipa.
Quanto à defesa, parece-me Bruno Alves muito bem, rápido, eficaz e pouco faltoso, uma qualidade essencial a um defesa já que, hoje, se marcam muitos golos de bolas paradas, e é muito alto e forte o que também é necessário. A seu lado, Ricardo Costa tem mostrado alguma insegurança, pelo que Pedro Emanuel, assim que recuperar, deve retomar o lugar. Claro que gostaria de ver contratado um grande central, dos que jogam em "souplesse", tipo Ricardo Carvalho, mas onde é que eles estão?
Quanto ao ataque, acho, e peço desculpa de discordar de outros relvas, que Benny McCaerthy vai continuar e jogar até ao fim da época. Um avançado? Só se for mesmo muito bom e não muito caro!
Creio que o FC Porto chegará aos 1/8 de final da Champions e, com sorte, aos quartos. Se o conseguir, tudo é possível. E ganhará o campeonato nacional.
o mérito...
Enviado por dedalusII a 26 de Setembro de 2005, às 14:14.maniche,
fabiano, carlos alberto...
este ano o team é mais modesto e os resultados até à data são melhores.
Veja-se o paroxismo: até o raul meireles joga- quando apto!
Outro: bruno alves!
Estes dois são o exemplo de que até jogadores sofríveis/medíocres, alí podem jogar... Jogadores de talento, como o quaresma, jogam se.... correram atrás dos adversários à cata da bola...