Um FC Porto 2007/08 à medida de Jesualdo | Relvado

Um FC Porto 2007/08 à medida de Jesualdo

 

As contratações já efectuadas pelo FCP e as praticamente asseguradas, embora ainda não confirmadas oficialmente, dizem claramente que iremos ter um FCP 2007-2008 totalmente diferente do da época que agora findou.Senão vejamos:- entram para o meio-campo Kaz, Bolati e Leandro Lima, para além do júnior Castro. Já saiu Anderson e terá que sair mais alguém do grupo constituído por Ibson, Lucho, Assunção e Jorginho.Em quem apostam para sair?- no ataque entra, para já, Edgar, mas falta contratar um jogador mais conceituado; que poderá ser um dos que o Manchester United tem de ceder, ou mesmo dois a adquirir, se houver alguma saída importante. Dos da equipa da época passada permanecem, para já, Postiga, Adriano, Renteria, Bruno Moraes (que vai estar lesionado muitos meses), Lisandro e Quaresma.Avançados a mais naturalmente, quem sairá?- Na defesa a situação parece mais pacífica, mas será preciso ver se Pepe continuará...devenish

FC Porto:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isso da altura é uma grande tanga...

É so para equipas que nao tem capacidade($$$)para contratar jogadores um pouco mais baixos(que,obviamente sao bem mais dotados tecnicamente)e entao tem que se gerir atraves de outro tipos de "armas".Que medios FORA DE SERIE conecem com mais de 1,85m???

??????

Ballack, lampard, Gerard, Vieira, Zidane no seu tempo, Káká, é preciso mais alguns?

Tirando o Patrick Vieira ...

Nenhum desses tem mais de 1,85 m,estás errado...

Re: Tirando o Patrick Vieira ...

ballack tem de certeza!!

Sim,

o Ballack tem.

Re: Tirando o Patrick Vieira ...

Patrick Vieira 1,93m Steven Gerrard 1,87m Com menos de 1,85m, dos que ele referiu só mesmo o Lampard por pouco (menos 3 cm).

Re: Tirando o Patrick Vieira ...

Kaká 1,86 Ballack 1,89

já deixou de jogar...

... mas se calhar o Zidane até pode ser considerado fora de série não ? :p

Tem exactamente...

1,85 :P.Voces nao estao a consguir chegar lá.

Argumentos ridiculos

O provável melhor jogador do Mundo deste ano (pelo menos da Champions League será de certeza) tem 1,86m - Kaká. O próprio Cristiano Ronaldo tem 1,84m. Zidane tem 1,85m e foi um dos melhores médios de sempre. Os dois colossos ingleses têm nas suas equipas jogadores muito utilizados a meio campo como: Ballack (1,89m) , Lampard (1,82m), Essien (1,80m), Mikel (1,80m), Michael Carrick (1,90m) e agora Hargreaves (1,80m). Há ainda peças essenciais noutros grandes ingleses como Gilberto Silva (1,90m) ou Xavi Alonso (1,83m) e Steven Gerrard (1,87m). Como vês o teu argumento de que só se fala na altura, quando não se tem dinheiro para comprar os baixinhos (que são naturalmente mais tecnicistas segundo o que dizes), vai por água abaixo muito facilmente. Actualmente, por acaso, os mais tecnicistas até têm todos acima de 1,80m, até o próprio Ronaldinho (1,82m) ou Cristiano Ronaldo (1,84m) ou mesmo acima dos tais 1,85 que falas - como o Kaká (1,86m) - provavelmente o melhor médio e até jogador do ano. Logicamente que a técnica não é inversamente proporcional á altura como queres fazer parecer (de modo generalista pelo menos). Tendo muita ou pouca técnica, a altura acima de 1,80 ou 1,85m, como queiras, é apenas um factor extra de qualidade, porque logicamente lhes dá capacidade de intervenção mais activa em mais aspectos do jogo.

Re: Argumentos ridiculos

KAKA-1,84!!!! E o resto tem menos altura do que dizes,estás a mentir para dares valor á tua teoria...Claro que com 1,80 m os jogadores ainda podem ter uma excelente qualidade TECNICA,mas apartir dai,DIFICILMENTE!!!(Excepto alguns casos,claro) O facto de o centro de gravidade de um jogador muito alto se mais distante dificulta-lhe a rapidez da execuçao de movimentos,prejudica a sua velocidade,a sua tecnica,e é por esse motivo que não existem grandes craques mundiais no futebol com 2m como m 80% dos outros desportos(e muitas vezes chegam a ser mais altos (2,50m,onde estao meu menino???Nao falhavam no jogo aereo,concerteza...) LOL

tas com azar tem mesmo 1,86m

Todas as alturas que mencionei, foram tiradas do site do zerozero, que me parece bastante credivel: http://www.zerozero.pt/ Não tenho qualquer necessidade de mentir para dar crédito á minha teoria, era estupidez porque são dados que são facilmente confirmados. Chamares-me mentiroso é muito deselegante da tua parte! Em relação ao Kaká especificamente, fui ao site oficial do Milan para confirmar, e lá está igualmente 1,86m: http://www.acmilan.com/LM_Actor.aspx?idSquadra=3&idStagione=11&idPersona=53&name=Kaká%20  Dizes: "O facto de o centro de gravidade de um jogador muito alto se mais distante dificulta-lhe a rapidez da execuçao de movimentos,prejudica a sua velocidade,a sua tecnica..." Concordo contigo teoricamente, contudo na prática não é isso que acontecesse. Kaká, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho são provavelmente e quase consensualmente os 3 jogadores da actualidade mais dotados técnicamente e têm todos acima de 1,80. Zidane foi anos a fio de longe o melhor nesse aspecto e tinha 1,85m. Os disparates que dizes a seguir dos 2m ou 2,5m, são apenas isso... disparates... É a mesma coisa que eu agora vir perguntar o porque de não haver atletas com menos de 1,60 ou 1,50m, teoricamente deviam ser super dotados tecnicamente!! Igualmente disparatado, mas é só para poderes comparar. O facto indesmentível é que a altura (particularmente acima de 1,80m) é uma característica, que na maioria dos casos providencia ao jogador de futebol mais uma qualidade - bom jogo aéreo, que é cada vez mais decisiva no futebol actual.

... Altius, citius, fortius ...

O lema olímpico, eis o que persegue Jesualdo Altius, citius, fortius - mais alto, mais rápido, mais forte... Acontece que -é da Física- os jogadores com mais baixo centro de gravidade equilibram-se melhor e são mais ágeis...e são mais baratos, às vezes, muito mais. Querem exemplos de entroncados baixotes? Pois, assim de repente, penso em Gerd Muller, Manuel Fernandes (o ponta de lança que foi do Sporting), o Beto Acosta e Fabrizio Miccoli -os "grandalhões" dos centrais temiam-nos. Acontece, também, que uma das mais baixas equipas da 1ª Liga -a do Sporting- perdeu apenas um ponto para a dos "grandes" do FCP e não consta que tenha sido a altura a fazer a diferença (bem, bem, com o "meu" Beira-Mar a coisa fiou fino, houve aquele tal Buba que, finalmente e naquele jogo, sempre serviu para alguma coisinha...) Quero eu dizer que, provavelmente, essa coisa dos "altos, fortes e espadaúdos" (talvez loiros e com cheiro a cavalo)é bem capaz de ser mais um "fètiche" que a garantia de benefícios reais. Mas, pronto, cada um gosta do que gosta e, no final, feitas as contas, discutam-se as opções mais inteligentes!

Porto 2007/2008

Agrada-me a ideia de ter nesta nova época jogadores mais robustos fisicamente. Isto porque, apercebi-me no jogo contra o Chelsea o quão fraca fisicamente a nossa equipa era, o que inevitavelmente é o mesmo que dizer que as segundas bolas eram todas do Chelsea e assim sendo posso dizer que, em grande parte, a eliminatória foi aí perdida. Com esta mudança de estratégia ficamos também a saber outra coisa. Ficamos a saber que Jesualdo quer que o Porto jogue mais simples, pois ninguém está a ver o Kaz e o Bolatti em grandes correrias de bola controlada tipo Ibson. Isto na posição de médio centro, por isso fiquem descansados que o Quaresma vai continuar a encantar. Cada coisa no seu lugar. Será um teste de fogo para Jesualdo ao qual não poderá falhar. Acredito que ele vai passar pois é bem diferente quando se dispõe da matéria prima que nos agrada ao invés de remendos.

Re: Porto 2007/2008

Hmm! Então que dizer do Porto bicampeão da era Mourinho, aquele meio-campo e ataque, devia ter uma média de altura de 1,78, pois nem o Deco, nem o Maniche, nem o Derlei, nem mesmo o Carlos Alberto eram muito altos. A defesa era alta mas a actual defesa do Porto também. Por vezes isso é uma falsa questão. É claro que uns centímetros a mais ajudam, mas quando não se tem, tem-se outro estilo de jogo. No entanto, percebo o que queiras dizer e de certa forma até concordo. Mas, o futebol é um desporto universal e sobre esse aspecto penso que todos os futebolistas têm potenciais. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Re: Porto 2007/2008

Aquilo que eu quis dizer vai de encontro ao que o treinador pretende de uma equipa. Vejamos, Jesualdo quer imponência, facilidade de passe e objectividade, e em concordância com isso faz estas contratações. O que eu quis frisar é que é dificil ter um estilo de jogo próprio e ter que recorrer a remendos para o tentar pôr em prática. Mourinho queria posse e circulação de bola e por isso os jogadores eram bastante diferentes. Obviamente não estou a pôr em causa o valor de ninguém, quis, apenas e só, dizer que o Porto deste ano vai ser melhor do que o do ano passado, pois está a ser feito um esforço para que as "peças" encaixem.

O Porto tem desiludido nas contratações

Lino, Kaz e Bolati não são jogadores para uma equipa grande. Se venderem jogadores como Quaresma, Pepe, Bosingwa ou Lucho vão sentir grandes dificuldades para revalidar o titulo.

Re: O Porto tem desiludido nas contratações

O Kaz é bom jogador. E o bolatti? conheces? ou viste um video no youtube? tou confiante no bolatti.. o lino sim é um manco-mor

Lino

O Lino para a grande maioria dos jogos a nível interno é uma boa solução. É muito bom a atacar, marca bem livres de pé esquerdo, e cruza bem. A pecha dele será a nível defensivo, não me parece muito forte defensivamente, e a idade (30 anos), mas penso que ainda fará pelo menos 2 épocas de bom nível. Para jogos com maior grau de dificuldade a nível defensivo, o Fucile mostrou dar garantias, e ainda há o Cech (ou Lucas). Pelo que mostrou na Académica dá para ver que não é nenhum Ezequias, e tem na bagagem muita experiência, já tendo passado por vários grandes brasileiros (por exemplo Corinthians - pressão enorme), sendo campeão pelo Fluminense e São Paulo.

Re: O Porto tem desiludido nas contratações

Em relação ao Lino e ao Kaz é a tua opinião, com a qual eu não concordo, particularmente em relação ao polaco, agora incluir o Bolatti nessa "opinião"... O que conheces tu sobre o argentino para dizeres que ele não é jogador para um grande?! Já não é a primeira vez que "discuto" este assunto (Bolatti), e fico estupefacto com a facilidade que algumas pessoas têm de classificar jogadores sobre os quais não têm o conhecimento suficiente para o fazer...

seria pior pro porto

sair paulos paraty jorge sousa carlos xistra augusto duarte entre outros que foram os grandes obreiros do titulo do fcp este ano...

Re: seria pior pro porto

Se te metessem um apito na boca é que era... Esperamos pela tua imparcialidade dentro do campo.

Re: seria pior pro porto

O que vale é que ninguém te leva a sério! Confessa lá uma coisa? Não és do FCP?? Tanto amor que tens por ele... És tal e qual o teu presidente,seja qual for o tema vem á baila o FCP! Somos muito grandes mesmo! VIVA SALAZAR!!!!

Claramente mais forte

Não tenho dúvidas que o plantel deste ano vai ser mais forte as contratações até agora tem sido excelentes principalmente para o meio campo que na minha opinião é o sector fulcral em qualquer grande equipa europeia. Kaz e Bollati vão trazer poder de choque e também de transporte de bola para os mais criativos tipo Lucho que este ano vai ser muito mais ofensivo.Leandro Lima apesar de o achar um bom jogador ainda vem muito verde e de certeza que não vai ser titular ,agora Aguiar não conheço mas vem para uma posição muito carenciada no Porto o lugar de extremo. Alan,Ibson,Moraes,jorginho e Postiga penso que vão ser dispensados e a meu ver muito bem.Jesualdo vai ter um plantel para ganhar tudo vamos ver se tem unhas para tal guitarra.

Desta vez...

Não haverá a desculpa que não tem um plantel elaborado por ele... Deste modo veremos o que é verdadeiramente o Jesualdo á frente de um grande!

Re: Desta vez...

Sim,concordo. A época anterior foi o ano zero de Jesualdo no FC Porto. Agora é que vai surgir a cobrança! Cumps

Re: Re: Desta vez...

Desta vez não haverá desculpas...

Confiando no presidente

quando disse que mais nenhum dos titulares saíriam. Para esta época prevejo o seguinte FCP: Na baliza o titular mantém-se, mas com mais um ano de experiência e plenamente integrado com o quarteto defensivo mais usado na época passada:Zé-Pepe-Alves-Fucile. As mais valias vão para as alternativas, Lino pode não ser "o" defesa esquerdo, mas é uma aposta mais credível que o "esforçado" Mareque, ganham-se centímetros, velocidade e ofensividade. "Escravo" Assunção mantém-se, mas FCP contrata um jogador que segunda oiço e leio, é capaz de circular bem a bola e construir acções ofensivas, talvez importante para a equipa defender mais longe da sua baliza, situação que não houve na época passada, em que quando o FCP decidia segurar o resultado provocava situações de sufoco (luz, coimbra e madeira). A contratação de Kaz trás a capacidade de remate de fora de área (ainda que digam que Meireles é bom nisso, a verdade é que só acerta um em cada 10 remates). Kaz também é muito bom nas transições rápidas, mesmo ao estilo de Jesualdo, proporcionando as subidas rápidas dos extremos. Leandro Lima, ainda não conheço, mas deverá trazer a criatividade e capacidade de passe de ruptura que Diego e Andersson possuiam (segundo o seu treinador LLima é parecido com Diego mas mais de mais rápida execução (a característica que segundo Adriaanse faltava a Diego). Este jogador, não tem a robustez que Jesualdo quer, vamos a ver o que faz no Mundial sub-20. Luis Aguiar, pode ser uma boa surpresa como Fucile foi, parece-me ser bom técnicamente, excelente visão de jogo, joga à vontade com os dois pés, sabe cabecar uma bola como deve ser, boa alternativa para Quaresma e Lisandro e bom jogador para se ter no banco (esqueçam o Alan). No ataque Quaresma,Adriano e Lisandro devem manter-se, verificando o que acontece a Adriano ao jogar o campeonato todo...(a minha expectativa é a mesma de LVF para Cardozo). Edgar não parece se seja uma aposta de imediato, mas poderá ser útil a médio/longo prazo. Renteria vai fazer a pré-época e com o periodo de adaptação que já teve, poderá ser útil, tanto no campeonato, mas principalmente em confrontos Europeus onde o domínio do FCP não é tão grande. Finalmente, o treinador. O que se pode esperar de Jesualdo? Será que aproveitou o trabalho de Adriaanse na primeira volta? Vai estar pela primeira vez na pré-época e ter os "seus" jogadores. E com um título no palmarés será que vai deixar de ser tão "medroso" ou por ter conquistado um título dessa forma vai continuar igual? São incógnitas, mas pelo menos vamos saber o que vai acontecer, se tivesse ido embora não o saberiamos. Estou feliz por ter ficado, e confiante para 2007/2008. O tri não anda longe...

Re: Confiando no presidente

Bom comentário. Subscrevo por completo.

Plantel

Hélton Nuno Ventura Bosingwa Fucile Lino Marek Cech (ou Lucas Mareque, se o esloveno for vendido) Pepe Bruno Alves Pedro Emanuel João Paulo Nuno Coelho Paulo Assunção Bolatti Meireles Kazmierczak Castro Lucho Leandro Lima Quaresma Luis Aguiar Lisandro Renteria Adriano ???? Edgar Rui Pedro Saídas: Ricardo Costa - vendido (fala-se hoje no Wolfsburgo). Ibson - renovem-lhe o contrato e emprestem-no. Jorginho - vendido (fala-se no Panathinaikos). Postiga - vendido (Atl Madrid?, Itália?, Espanha?) E assim ficavam os 27 pretendidos pelo Jesualdo, já a contar com os 3 juniores campeões, Ventura, Rui Pedro e Castro. E com o $$ das vendas que falei, ainda chegava e sobrava para contratar o tal avançado que falta. Se viesse o Rossi, melhor, mais $$ se poupava. Até porque o italiano encaixa no perfil de avançado que falta na minha opinião, mais móvel e com possibilidades de também jogar nas alas.