Um caso de gestão danosa! | Relvado

Um caso de gestão danosa!

 

No futebol, como na vida empresarial, a correcta gestão de recursos é um factor imprescindível para o sucesso e para atingir cada vez melhores resultados. Não há dúvida que o Braga geriu com acuidade os recursos que foram colocados à sua disposição, mas e o Futebol Clube do Porto? Um clube cujos adeptos se indignam por terem ficado afastados do título muito cedo, será que geriu da melhor forma os recursos que tinha à sua disposição? Vejamos o seguinte "case study"...Imaginem duas empresas de transporte de cargas, Transportes Malaquias e Feliciano Leva e Trás. A firma Transportes Malaquias tem uma grande implantação no mercado e a sua frota de camiões é maior e de melhor qualidade que a do concorrente Feliciano. Acontece que a Transportes Malaquias tem dois camiões para o transporte de cargas especiais e de momento só tem mercado para um. O seu gestor, numa jogada de mestre, como sabia que a concorrência não dispunha de equipamento do género, decide se reunir com o homónimo da Feliciano Leva e Trás, propondo-lhe o aluguer de um desses camiões excedentes, dessa forma o seu equipamento não ficava parado e poderia ser rentabilizado.O Sr. Feliciano, como até tinha boa relação com o concorrente e queria alargar a cota de mercado da sua firma, viu na situação um possível bom negócio e acordou o aluguer do camião especial e o seu gestor de frota tratou logo de começar a tentar rentabilizar o novo equipamento.Eis que então o impensável acontece, o motorista do camião especial dos Transportes Malaquias é mandado parar numa operação STOP e por motivo de algumas ilegalidades e excessos de parte a parte é detido por desacato à autoridade e o camião fica apreendido até um Juiz se pronunciar. Entretanto, e como o cliente não pode esperar e o Sr. Feliciano já tem os recursos necessários, a sua empresa "rouba" o negócio dos transportes especiais no valor de cerca de 10 milhões de euros anuais à concorrência, que quando tem de novo o camião disponível já não tem hipóteses de recuperar o tempo perdido. Os Transportes Malaquias dão grande prejuízo nesse ano e por esse motivo a comissão administrativa decide despedir o seu gerente por gestão danosa.Agora fechem os olhos e imaginem que, os Transportes Malaquias são o Futebol Clube do Porto, que o Feleciano Leva e Trás é o Sporting Clube de Braga, que o camião emprestado é o Renteria, que o camião apreendido é o Hulk e que o negócio dos camiões especiais é a Liga dos Campeões... Tratou-se ou não de um caso de gestão danosa e má gestão de recursos por parte do Porto? Este empréstimo não poderá ter custado ao Porto a presença na Liga dos Campeões?Juilo

FC Porto:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Neste relvado...

Quando se quer dizer merda consegue-se! Quando se diz a verdade censura-se! A edição que aproveite e emborque a porcaria do dinheiro das pseudo-apostas que querem fazer, pois eu não invisto nessa palhaçada! O que vale é que existem outros fóruns, outros locais para debater ideias, sem se ser sufocado pela demagogia e pela patranha! Cumps

Anormal

Vai tratar-te anormal...!!!

A qualidade cai a pique..

Quando uma pessoa pensa que a qualidade não pode piorar, eis que surge mais um artigo digno do mais fanatismo primário existente à face da terra. Mas a culpa não é do user, esse pode enviar para lá, o que bem entende. Agora a qualidade deste fórum é que devia ser alvo de maiores cuidados. Contudo, percebe-se que nada disso interessa. Lamento o triste caminho que este fórum está a tomar.O que importa é criar confusão, editar artigos rídiculos, alguns puro lixo, em que se apela à confusão e ao fanatismo primário. A qualidade do site tem diminuindo a uma velocidade estonteante, esta semana é um bom exemplo da quantidade de lixo que foi editado. Um Administração que não lança UM artigo antes da final da Taça de Portugal, referente a esse assunto, está a dizer claramente o que pretende. Por outro lado, temos user que são insultados permamentemente, por outros que só andam aqui a insultar, criar confusão, com uma falta de educação incrivél e o que faz a Administração? NADA. O clique neste site vale tudo, para a Administraçao ganhar dinheiro, promovo-se os insultos, o incentivo à violência e a linguagem mais rasca que pode existir. E o que faz a Administração? NADA. Acho que o pensamento é, quanto mais insultos melhor, mais comentários colecciona-se. Incrivél.. Da minha parte, vou aparecendo enquanto houver paciência, mas a vontade é cada vez menor. De um local onde se podia discutir, ter umas discussões animadas e saudáveis, estamos a passar para a fase de um site completamente rídiculo. Parabéns à Administração.

Re: A qualidade cai a pique..

Sempre podes arregaçar as mangas e escrever artigos da qualidade de esperas. O artigo exprime e chama para discussão um argumento já falado e até incompreendido por adeptos do FC Porto, se não me falha a memoria o primeiro a criticar esta "caldeirada" do FC Porto ajudar o Braga foi o MST.

Re: A qualidade cai a pique..

Nesse ponto dou-te razão, posso ser eu a escrever os artigos. Mas de resto, aproveito para fazer-te a seguinte pergunta: sabes o que é uma gestão danosa? Analisa esse conceito e verifica se se aplica neste caso. Quanto ao resto, quando se utiliza este fórum como um caminho para um site clubistico puro, está tudo dito. Da minha parte, eu sei que existem fórum do FCP, SLB e SCP.

Re: A qualidade cai a pique..

Eu sei que estou num site na net! Eu sempre que vejo qualquer comentário com uma perspectiva, filtro muito o mesmo. Sei por exemplo, que na net, muito facilmente o pessoal não argumenta, insulta. Nunca irás me ver nesse caminho. Sou transparente. A minha personalidade na net é igual fora dela. Dito isso, não levo qualquer comentário ao extremo nem os conceitos. Se numa conversa de café, um amigo teu falar de gestão danosa, neste exemplo. Duvido que fiques ofendido. Percebes o alcance dele. Não percebo porque aqui... na net o conceito ofende. Em termos práticos: FC Porto ajudou o Braga? Sim. Quem ficou na Champions? Braga. Fez bem o FC porto ajudar o Braga? Não, ficou em 3! Foi uma coisa esperta ajudar o Braga? Agora é fácil dizer o óbvio. Também é óbvio que a intenção do FC Porto não era essa.

Re: A qualidade cai a pique..

sacode a agua do capote......diria que es dos.......... ta la e o presidente

Re: A qualidade cai a pique..

É essa a argumentação que tens para apresentar??

Mais outro lamp obcecado pelo FCP ... take 2

Nada que não espante, mesmo tendo esta gente acabado de se sagrar campeões. Mas perecebe-se a obsessão, pois no fundo o clube do coração destes gajos é o anti-porto.. Mesmo assim ainda me dou ao trabalho de dizer que não penso que tenha sido o renteria o segredo da ida do Braga à champions. Teve a "incrível" marca de 3 golos, sendo que um deles até foi na última jornada no empate frente ao Nacional. Se pensarmos tb na quantidade enorme de golos que falhou até poderemos pensar na teoria inversa à do artigo.. Next.

Re: Mais outro lamp obcecado pelo FCP ... take 2

Sim, sim...é só mesmo "obsessão" e "anti-portismo": eu acho que é antes incapacidade de vocês reconhecerem os vossos erros, como aliás se viu tão bem em todas as desculpas e inversão de argumentos para justificarem o título do Benfica. Agora portistas que expliquem porque é que emprestaram um jogador seu a um clube que já na altura estava em disputa directa, isso é que não consigo ver nenhum.

O renteria

Se bem me recordo, foram mais os golos decisivos que ele FALHOU do que o contrário. O renteria não terá mais que 3/4 golos marcados. O porto nao ficou de fora da champs por culpa do braga, ou dos jogadores que lhes emprestou. O porto ficou de fora da champs muito por culpa das lesoes, dos golos anulados e do afastamento do nosso maior desiquilibrador.

Re: O renteria

Claro que sim a culpa alguma vez será tambem da má gestão do Porto a todos os niveis? A seguir ao Queirós és o melhor a inventar desculpas

o exemplo

não é o melhor, mas também não é por emprestar os excedentes ao braga que o porto ficou em 3º

Mas que merda de artigo... Sinceramente

para alguns

Sei que existe um poder superior a mim do qual posso extrair força---Estou compromissado em viver minha vida segundo padrões elevados e um propósito superior.---Não permito que meus erros me desencoragem.---Dou tempo ás pessoas para que elas alcancem suas próprias soluções.---Possuo a qualidade de ser capaz de me concentrar em planos e projectos.--- Vejo eventos individuáis como parte de um plano maior.---Não permito que o perigo ou a crises me paralisem.--Mantenho controle sobre as minhas emoções.--Conto a verdade.--Não ppermito que a duvida afete minha busca por um objetivo valioso.-- Esforço-me mais quando os obejetivos parecem fora do meu alcance.--Mantenho-me concentrado em obejtivos, apesar das distrações cotidianas.-- DEFENDO MEDIDAS IMPOPULARES QUANDO ACREDITO QUE ELAS SÃO CORRETAS.--Uso o mesmo padrão para medir o meu próprio comportamento e o das outras pessoas.--Faço um esforço planejado para reagir de forma controlada.--Acordo empolgado com o dia que me espera.--Reajo ao stresse com auto controle.--Adoro encontrar necessidades que me interessem e satisfaze-las.DIVIRTO-ME CM A VIDA.-- tRATO TODAS AS PESSOAS DE FORMA IGUAL E JUSTA.--NÃO TENTO JOGAR UMA PESSOA CONTRA A OUTRA .........PEQUENOS PRINCIPOS QUE TERÃO QUE ANALIZAR

É muito simples!

Não vejo aqui qualquer gestão danosa! Será que o autor acharia que era boa gestão, ter um jogador que custou dinheiro, parado e sem se valorizar, sabendo que o treinador não o queria? Claro que não foi por Renteria, nem sequer por Alan ou Luis Aguiar que Jesualdo Ferreira não quis no FC Porto que o Braga ficou em segundo lugar e a analogia dos transportes não me parece muito adequada! O Braga foi uma equipa bem trabalhada por Domingos Paciência e o mérito é do treinador que pôs os jogadoresa a praticar bom futebol!

A ourivesaria do senhor Manel

O Sr. Manel bem lá no fundo era bom homem. Andava no negócio do ouro. Diziam as más línguas que sempre tivera alguém por detrás, uma figura na sombra, a patrociná-lo. Comentava-se na vila que tinha um pequeno problema com a bebida e que às vezes até perdia a noção e tornava-se violento, ao ponto de ter dado uma trepa um desses dias a uma amante que conhecera numa viagem ao estrangeiro. Muitas vezes era ingénuo; quando lhe punham a bebida à frente, falava com o coração e contava o que se lhe ia na alma, prejudicando-o em inúmeros negócios. Ora, o sr. Manel alicerçara a sua empresa a jusante, expandira-a ao ponto de ter assalariados a ir à fonte buscar a matéria prima e por conseguinte livrar-se de intermediários e fornecedores, que só dariam mais encargos e dores de cabeça. Aquando sóbrio, o sr. Manel pensava em grande! Ao princípio contratou um, dois, três, mas mais além, já tinha mais de uma dezena de garimpeiros a peneirar as águas minerais da fonte onde se estabelecera, e mineiros a trabalhar no terreno, na área de montanha que havia comprado. Confesso-vos (e toda a gente na vila o sabia), o sr. Manel tinha projectos e boa vontade, mas faltava-lhe caco. Não fora feito para os negócios. Inúmeras eram as vezes em que lhe era passada a perna e levava gato por lebre. Então, um desses dias, quando o negócio estava em crescimento, eis que um dos garimpeiros do sr. Manel encontra uma pérola. Reluzia, à luz do sol. O garimpeiro decidiu chamar-lhe Maniche. Umas semanas mais tarde, um dos mineiros não acreditava na sua sorte: encontrara o maior dos troféus que jamais vira à frente dos seus olhos na sua vida, um pedaço de CARVÃO. O mineiro, com 40 anos de experiência no ofício, bem sabia o que estava à sua frente. Deu o nome de Deco ao pedaço de carvão. O sr. Manel, com o tempo, bem sabia que para o número de assalariados que tinha a trabalhar para si, não tinha maneira de os controlar a todos, pelo que "herdara" um capataz, que controlava, que dava ordens, que tomava conta do negócio. Era um capataz novo, arrogante, ambicioso, fora-lhe "impingido" pelo homem (andava agora fugido, como um outlaw) a quem o sr. Manel comprara o negócio do ouro. O capataz chamava-se Zé. O sr. Manel estava no escritório, num desses dias quentes, com a ventoínha ligada na potência máxima, os mosquitos comem-me vivo, pensava ele para si mesmo. Um dos mineiros, acompanhado com um dos garimpeiros, batem-lhe à porta. Entraram. O sr. Manel sentiu-os eufóricos, via nos seus olhos que algo se passava. _O que se passa, homens? Perguntou o sr. Manel. _Sr. Manel, trazemos-lhe boas notícias! _Desembuchem, meus velhos! _Veja. _Uma bolinha minúscula calcinada e um pedaço de um calhau? Que é isto? Estou todo sujo nas mãos! Isto é...carvão??! _Sim! Encontramos isto nestes últimos dias, contavam, excitados! O sr. Manel já bebera o seu whiskey de malte nessa manhã e rebentou: _Mas vocês estão doidos? É para isto que vos pago? Estou aqui a morrer de calor fechado neste escritório sem ar condicionado, a resolver pilhas e pilhas de documentos e papéis, e vocês interrompem-me para me mostrarem isto? Isto é alguma brincadeira de mau gosto? Arrumem as vossas coisas imediatamente e passem pela tesouraria. Saem hoje! Pedrinhas calcinadas, pedaços de carvão e jóias preciosas, (como o homem que lhe vendera o negócio chamava ao capataz Zé) que desaforo!! pensava o sr. Manel, para os seus botões, enquanto voltava a encher o copo. Estou rodeado de incompetentes! Mas EU tenho a verdadeira pepita! EU sei onde se encontra! EU vou encontrá-la! Bebeu o último trago e saiu. Nesse dia o capataz Zé soube que seria substituído por outro capataz. Um homem mais velho, da confiança do sr. Manel. Tinha plena confiança nele. "A minha pepita de ouro!" Exclamava o sr. Manel! O negócio, com os tempos foi decaíndo. A empresa rival ao sr. Manel viera buscar os garimpeiros e os mineiros e consigo as pedras calcinadas e os pedaços de carvão que haviam encontrado. A pedra calcinada era uma pérola valiosíssima. O carvão revelara ter dentro de si o mais brilhante diamante que alguma vez existira no país. Vieram também buscar o capataz Zé. Iam de vento em popa, cotados já na bolsa de Nova York. Milionários. Batiam recordes. A pepita de ouro do sr. Manel, afinal revelara-se pirite. Na gíria, chamada de ouro dos tolos. O negócio ruiu. O sr. Manel envelhecera com os anos, mas no fundo, no fundo, estava-se cagando. Afinal, 80% dos seus dias vivia feliz. Tinha o vinho.

Re: A ourivesaria do senhor Manel

só agora é que estou a compreender, que neste fórum , há um núcleo que se entende muito bem , valorizam os maiores disparates, é só não entregam medalhas , porque não é possível,,seus..... até o Simões-albano-péle-maradona-messi- r. gaucho- foram rejeitados por erros que só se pode atribuir a humanos , não se é infalível será que não vêem que nunca se sabe o que está dentro de um ovo, e que não é por maldade , todos querem o melhor para os seus clubes,, isto é um sitio de autênticos anormais mas que têm a mania que são entendidos na matéria de futebol. por vezes mete nojo estar aqui a dar opiniões , há cura praticamente para tudo , mas para a ignorância não, é o caso de muitos

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Brilhante texto "bem escrito"

Simplesmente e numa palavra, que texto «GENIAL»!!!

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Mas tenho eu! na «mouche» sartor!

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Fantastico Sartor!

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Um dos pontos foi dado por mim ... SEM MEDO :) Parabens pela resposta

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Bem escrito! Mas não tenho pontos!~ Um abraço!

Re: A ourivesaria do senhor Manel

Grandiosa resposta. Pena não ter pontos. Abraço.

Incrível

Não vejo nada de insultuoso no artigo, mas todos os portistas que aqui comentam apenas falam na sua "má qualidade", na "queda cada vez maior do nível", na "obsessão dos lampeões pelo grande FCP", outra vez no "coitadinho do Hulk porque afastaram-no da competição só porque ele deu uns inofensivos murros", etc, etc. O que eu não vejo é ninguém responder porque raio é que a meio da época, quando a Braga estava já a mostrar que não era um fogacho e no centro da disputa do título, o Porto lhe emprestou um jogador seu. Eu por acaso acho esse negócio muito estranho e sem sentido, mas denoto que os caros portistas parecem achar tudo muito normal. Em qualquer outro clube, não seria.

Lool

Gestao danosa é vender meio passe do Postiga ao Sporting que agora nao vale 5mil euros!!! Agora por jogadores num clube de sucesso a valorizar é gestao danosa...isto há com cada uma!!!! Os clubes tambem sao gestores de activos, e como tal há riscos a correr, mais nada.

Nada disso!! É só um caso de pensamento obsessivo

O Pensamento obsessivo é uma frequente desordem psicológica caracterizada por pensamentos perturbadores em todas as situações da vida do indivíduo, neste caso o FC Porto, gerando grande ansiedade ou depressão no seu dia-a-dia.

Re: Nada disso!! É só um caso de pensamento obsessivo

E essas obsessões e compulsões sistemáticas (que consomem imenso tempo) na defesa sobre o clube afecto (que nem é um individuo/ somente um sentimento sobre um símbolo que supera o racional) não é um impedimento às tarefas diárias saudáveis e com prejuízo significativo na integração de uma sociedade e em simultâneo da autonomia que o sujeito ambiciona, não será uma perturbação/transtorno ou personalidade obsessiva – compulsiva…!? Não possuiremos todos neste contexto (futebol), essas ideias e imagens que causam acentuada ansiedade ou sofrimento (patologia)!!?? Saudações

Quo vadis...

... Qualidade? Foge rapariga que no Relvado não te safas! Cumps!