Túnel da Luz: Hulk e Sapunaru acusam steward de injúrias | Relvado

Túnel da Luz: Hulk e Sapunaru acusam steward de injúrias

Jogadores do FC Porto requerem abertura de instrução. Juiz irá decidir se processo tem bases para ch
 

Hulk e Sapunaru deduziram segunda-feira acusação particular contra o steward Sandro Correia, por injúria qualificada durante os incidentes no túnel da Luz, em dezembro de 2009.

A Lusa teve acesso ao documento que os advogados dos jogadores enviaram ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, e nesse pode ler-se que, no túnel de acesso aos balneários do estádio da Luz, Sandro Correia terá ofendido os futebolistas do FC Porto, conseguindo destacar-se no grupo de stewards “pela agressividade e tom que imprimia às palavras”.

Citando várias expressões orais classificadas como “ofensivas, em elevado grau, da honra e consideração” dos jogadores, lesando-os enquanto “profissionais de futebol e enquanto pessoas”, a defesa de Hulk e Sapunaru alega que “tais comportamentos são inadmissíveis, em qualquer cidadão e muito menos em alguém que desempenha funções de segurança”.

Para a defesa, Sandro Correia sabia que, “pelo momento e meio escolhidos, e pelo estado psíquico dos visados” – “extremamente desanimados, frustrados e com um sentimento de grande desilusão” após a derrota por 1-0 frente ao Benfica - as ofensas verbais “teriam, como efetivamente tiveram, projeção nas pessoas que ali se encontravam”.

As expressões proferidas ter-se-ão revestido de “caráter ainda mais danoso pelo facto de terem sido ouvidas por um conjunto difuso de pessoas”, pelo que, “sendo lesivas do bom nome e consideração” dos jogadores, lhes causaram “desgosto, revolta e acabrunhamento”.

Jogadores acusados requerem abertura de instrução

No âmbito do mesmo caso, os cinco futebolistas do FC Porto acusados pelo Ministério Público de agressões a dois seguranças no estádio da Luz vão requerer a abertura da instrução do processo, disse esta quarta-feira à Lusa fonte próxima da defesa.

A abertura de instrução do processo é a fase em que um juiz avalia se o caso tem elementos que justifiquem que o processo siga para julgamento - ou seja, se tem 'pernas para andar'. Os prazos começam a decorrer só depois de notificados os jogadores, o que ainda não se verificou.

A mesma fonte defende que “os jogadores nunca poderão cumprir pena de prisão efetiva” por esse crime. “O próprio despacho do Ministério Público, ao reconhecer que os jogadores não têm antecedentes criminais e que, por isso, não podem ser condenados a penas de prisão superiores a cinco anos, limita os poderes do tribunal”, explica. “E se a pena de prisão só pode ser até cinco anos, isso significa que será sempre uma pena suspensa”.

Recorde-se que de acordo com a acusação os brasileiros Helton e Hulk e os uruguaios Fucile e Cristian Rodriguez são acusados de um crime de ofensa à integridade física simples, enquanto o romeno Sapunaru é acusado de dois, após o jogo da 14.ª jornada da Liga de 2009/10, disputado a 29 de dezembro de 2009.

O Ministério Público considerou provadas as agressões, a soco e pontapé, aos Assistentes de Recinto Desportivo Sandro Correia e Ricardo Silva, incorrendo os jogadores numa pena de prisão até três anos, embora a acusação considere que a pena aplicável a Sapunaru – acusado de dois crimes - não deverá ser superior a cinco anos, porque não possui antecedentes criminais e a sua conduta “não produziu consequências especialmente graves nos ofendidos”.

No plano desportivo, a Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu o avançado Hulk por quatro meses e o defesa Sapunaru por seis meses, tendo arquivado um processo movido ao guarda-redes Helton.

Em 24 de março de 2010, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), para o qual os jogadores recorreram, alterou os castigos de Hulk e Sapunaru, reduzindo as penas para três e quatro jogos, respetivamente.

FC Porto:

Comentários [66]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais uma novela SALOIA............

E assim os BIMBOS ficam contentes......he he he he he

É FDD estar sempre em 2º LUGAR......he he he he he

"O novo pássaro do estádio da

"O novo pássaro do estádio da Luz é bem mais esperto que o anterior. Quando o soltam voa direitinho ao túnel. Até ele sabe onde muitas coisa se decidem naquele estádio"

Acho giro

que tá toda a gente a falar dos jogadores do porto, mas um dos stewards do slb que alega ter sido agredido, foi o mesmo que alegou que trabalhava po porto quando agrediu o empresário do moretto, e, pasme-se, foi o mesmo que ainda este ano, salvo o erro, numa das transformações do JJ em Jambo o electricista pugilista, deu uma "mãozinha" a bater nos jogadores, salvo o erro do marítimo...e posto isto, sendo que antecedentes contam e muito, quem será o verdadeiro violento e criminoso: o dito steward com esse "lindo" historial, ou os jogadores do porto que iam pros balneários e sem provas documentais/visuais, são acusados por um tipo com esses antecedentes...hum...pensavam que ia tudo sobre rodas(colombianas orelhudas)...

provincianismo complexado no seu melhor....

e depois como é q alguém pode ficar sem gozar convosco? é q não dá para aguentar! são pequeninos e ridiculos, mal abrem a boca ou é tudo a fugir por causa do cheiro ou é tudo a desmanchar-se a rir...

Eles fizeram queixa de que foram insultados.

Se calhar até foram.

Mas provas têm?

È que os outros têm e até são videos.

na liga isso ficou provado

vê a minha rsposta mais em baixo. As provocações foram provadas na altura.

Basta ver novamente o vídeo

Basta ver novamente o vídeo do ano anterior a estes acontecimentos, em que se vê os seguranças a apontar as cameras de segurança para o tecto, antes do zum zum que houve no túnel para perceber que isto não passou de uma cilada BEM montada!

BPereira

agora disseste tudo! n podia concordar mais!

on.topic: a máfia do MP

Quem quiser conhecer em 1ª mão um artigo onde será desmontada a teia mafiosa do MP, basta clicar no "curtir" ou "gosto" no canto inferior direito da página do "csi-futebol". Através do facebook receberão na hora o artigo onde se falará de todas as relações e esquemas do MP.

Veremos que nem tudo são "coincidências"..

http://csifutebol.wordpress.com/

o "pai" Anda perdido a

o "pai"

Anda perdido a procurar um PL.. porque como em lisboa ninguém precisa de um, ele fica sem saber o que fazer.

A "verdade desportiva" da...

escumalha e canalha da Luz

uyy

até espumas ódio pela boca... tem calma, eu sei que a vossa má imagem tem sido piorada nos ultimos tempos mas isso não é culpa nossa...

Tomára que chegue a tribunal..

Relativamente a este caso, fico contente se o caso chegar a tribunal.

Deste modo, vamos ficar a saber exactamente o que estavam 2 elementos da segurança do SLB a fazer num local em que não deveriam sequer estar e qual a responsabiliadde do SLB no caso...

Vamos ficar a saber exactamente que comportamento esses elementos tiveram..

E para os jogadores do FCP, vamos saber exactamente o seu comportamento e avaliado de modo saber se merecem uma punição judicial.

Quanto ao resto, desde que vi uma retrete penhorada, um clube a pagar, com uma mão cheia de nada, dívidas,escutas de determinados elementos a ser encostadas e a haver reuniões entre a PJ e um clube acerca de um caso de terceiros, já nada me supreende em Portugal..

Eles provocaram e os

jogadores (burros) responderam ..... Já aquando o castigo aos jogadores ficou provado que os seguranças provocaram.

A nota de culpa enviada pelo instrutor do processo do túnel da Luz dá por provada a agressão de Hulk ao assistente de recinto desportivo Sandro Correia com um pontapé e também confirma que este foi vítima de uma outra agressão a soco e pontapé por parte de Sapunaru, que por sua vez, ainda socou o steward Ricardo Silva. São estas as acusações das quais o FC Porto terá agora de apresentar defesa, sabendo de antemão que os atletas incorrem num castigo entre 6 meses e 3 anos de suspensão, além de multas pecuniárias.

No entanto, no relatório elaborado pelo instrutor do processo, e ao qual Record teve acesso, aponta também para "conduta provocatória" aos jogadores e outros elementos da representação oficial do FC Porto. Essa será eventualmente uma atenuante que pode aliviar o castigo dos jogadores, nomeadamente de Hulk que incorre "apenas" numa infração disciplinar muito grave, enquanto que para Sapunaru são contabilizadas duas.

Provocações

No documento que aponta também para uma infração do Benfica, o instrutor lembra que o clube da Luz é reincidente, ao mesmo tempo que assinala "a intensidade do dolo revelada pelos stewards" nos incidentes verificados.

Os passos dos acontecimentos são detalhados no relatório, destacando-se que:

- o diretor de operações e planeamento da Liga, Carlos Lucas, solicitou expressamente aos stewards que não empurrassem nenhum agente desportivo

- num momento em que apenas se encontravam no acesso ao balneário do FC Porto, Fernando Oliveira (responsável pela segurança do FC Porto), Hulk e Sapunaru e mais alguns elementos da SAD, o supervisor dos stewards, Sandro Correia, que estava colocado atrás do cordão humano formado pelos stewards, começou a dirigir-se verbalmente aos elementos do FC Porto de forma provocatória, afirmando entre outras coisas "vão lá para dentro... Voltem lá para cima..."

- que nessa altura os stewards (...) começaram também a dirigir provocações verbais aos jogadores e membros do staff do FC Porto, designadamente Fernando Oliveira, Hulk e Sapunaru, enquanto colocavam as mãos nos aludidos elementos no sentido de conduzi-los para o balneário

- que os stewards agiram de forma livre, consciente e voluntária (...) com intenção de provocar verbal e fisicamente os jogadores e restante staff do FC Porto, bem sabendo que essa conduta era proibida e punida por lei e regulamentos.

Por isso, o Benfica é acusado de "não ter assegurado a ordem e a disciplina no interior do túnel, permitindo que os stewards provocassem verbalmente jogadores e staff do FC Porto e se gerasse desordem e confronto físico".

Rastilho

O relatório sublinha que no final do jogo as duas equipas recolheram aos balneários sem incidentes, embora tenha sido aí que se iniciou "uma discussão, no hall do túnel, próximo do balneário do FC Porto, entre Fernando Oliveira e um dos stewards presentes, que se desafiavam mutuamente, dizendo FO ao steward: "largue-me", "tira-me a mão", "não me empurres".

Depois do envolvimento de mais stewards, "os ânimos exaltaram-se e a discussão subiu de tom, gerando-se intensificação de empurrões de parte a parte, o que chamou a atenção de alguns jogadores do FC Porto que já estavam dentro do balneário".

Agressões

Conforme se lê na nota de culpa, Hulk "aproximou-se do steward Sandro Correia e tentou agredi-lo com um soco". O assistente esquivou-se e outro steward interpôs-se entre os dois. Hulk, porém, "tentou novamente agredir Sandro com mais dois socos e desferiu ainda um pontapé com a perna esquerda que atingiu lateralmente, na zona da cintura, ficando a bota do jogador, que tinha lama, marcada no casaco que aquele usava".

De seguida, lê-se no relatório, Sapunaru "também avançou sobre Sandro e desferiu, com a mão esquerda, um soco que atingiu o dito steward com violência na testa (...) ato contínuo, Sapunaru deu um salto e, no ar, desferiu um pontapé com a perna direita, de frente para o steward Sandro Correia, atingindo-o de raspão na zona abdominal".

O mesmo jogador agarrou o steward Ricardo Silva e puxou-o "para baixo, tendo, quando este estava em baixo, sofrido um pontapé com os pitons na canela esquerda por parte de agente não apurado e um soco nas costas desferido por Sapunaru".

No relatório assinala-se, a dado passo, que "no seguimento dos incidentes gerou-se uma grande confusão no hall do túnel que envolveu diversos jogadores e membros do staff do FC Porto e stewards presentes no local, protagonizando todos estes agentes empurrões, puxões e confrontos físicos nuns casos de agressividade e noutros para apaziguar os ânimos". No entanto, não se identificam mais jogadores.

A acusação

1) Sport Lisboa e Benfica-Futebol SAD violou os deveres consignados pelo artº 18.º, n.ºs 1, 2 e 5, do RC, e, dessa forma, praticou a infração disciplinar leve "da inobservância de outros deveres" previsto e punido pelo artigo 99.º do RD com multa de 250 euros e 2.500 euros

2) Givanildo Vieira de Sousa (Hulk), jogador do FC Porto Futebol SAD, praticou a infração disciplinar muito grave "agressão sobre interveniente com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" p. e p. pelo artigo 115.º, n.º 1, al. f) do RD com suspensão de seis meses a três anos e multa de 2.500 a 7.500 euros

3) Cristian Iounur Sapuranu, jogador do FC Porto Futebol SAD, praticou, em concurso efectivo, duas infrações disciplinares muito graves de "agressão sobre intervenientes com direito de acesso ou permanência no recinto desportivo" p. e p. pelo artigo 115, n.º 1 al. f), do RD com suspensão de seis meses a três anos e multa de 2.500 a 7.500 euros, devendo as penas de multa a aplicar a este arguido ser acumuladas entre si e com outra penas (art 49, n.º 2 do RD) e as penas de suspensão acumuladas nos termos do art. 49, n.º 1, al. b) do RD.

http://www.metododinheiro.pt/forum/index.php?topic=19763.0

Eu recordo-me, Kiko

O engraçado é que nessa semana houve um clube que utilizou um equipamento diferente do que tinha comunicado à Liga e pagou uma sanção monetária praticamente idêntica ao problema do túnel ao SLB.. A coima para o SLB foi inferior ao máximo permitido pelo regulamento, por isso Ricardinho, considerou o caso sem importância..

Mas isso eram a justiça à Ricardinho..

o proiblema

das multas , e essa é ridicula, é o que está estipulado por lei....

Lol

"Sapunaru deu um salto e, no ar, desferiu um pontapé com a perna direita" , quais Chuck Norris, Jackie Chan, ou Bruce Lee!

Melhor....

....http://www.youtube.com/watch?v=GMWwi4ZKk64

isto quer dizer

estou no meu trabalho, todo "fodido" porque o dia não me corre bem, vem um cliente, que me chame " filho da puta" eu não estou com meias medidas, parto-lho o focinho? depois ele apresenta queixa e eu digo que ele me ofendeu verbalmente, e eu em vez de o ofender verbalmente, ofendio-o fisicamente. está bem...
se todos os jogadores profissionais de futebol virem isto, vão começar a bater em qualquer adepto que lhes chamem filhos da puta.

LOOOLLL

Este rapaz do comentário abaixo, tanto procurou no google que encontrou o relatório da PSP... LOOOLLL

Bem como este tema não me interessa para nada.. Vamos ao que interessa.. o Givanildo foi titular e não tocou na bola.. o Belga encontrou um meio campo na selecção belga tão forte que a concorrencia não o deixa entrar em campo.. nos titulares tem um puto com um cabelo esquisito!! LOOOLLLL
O Rolando anda a fazer-me o favor de confirmar o que eu acho da defesa do porto..

POIS

Ele ja ca esta, ja veio ahahahahahahhah, 11 hrs.
Porra é hora de sair. o homem nao vai parar.

Bom dia!!!

Bom dia!!!

O rapazola. não consegues

O rapazola. não consegues dizer nada de jeito? lol

Não digo nada de jeito.. mas

Não digo nada de jeito.. mas leio umas coisas lindas..

Tipo: "os briosos jogadores" do porto..

Depois de ver o Rolando, adoro!!!

Ver o Rolando "adoro"? Além

Ver o Rolando "adoro"? Além de bronco também gostas de homens... lol

LOL

è verdade!!-

então desde que o Rolando voltou a ter braços.. é do melhor!!

E quantos dedinhos ele põe,

E quantos dedinhos ele põe, confessa lá? Serão 5?... eh eh eh

Se a PSP mantiver...

..o que escreveu no relatório,penso que os briosos jogadores do FC Porto,não terão qualquer problema com a justiça.

É precisamente neste ponto,que eu gosto de ver os ressabiados.

Ao ler isto...

...só me vem à cabeça o filha da puta do orgulho enorme em ser PORTISTA do coração, em ser adepto e sócio do ENORME FCP. Anos e anos que levo a ver futebol, anos e anos a assistir a um tratamento completamente desigual perante o FC Porto. Seja no Apito Dourado, seja nos sumaríssimos, seja com os casos de agressão.

E nós... sempre na raça, sempre na luta, sempre a comer aquela camisola com orgulho, sempre unidos, sempre a GANHAR, sempre a dar-lhes desgostos a todos. Somos poucos, mas somos efectivamente os maiores. Ou, por outras palavras, somos melhores. Mais capazes. E, como diria o falecido Pedroto, estamos sempre a ganhar... "contra tudo e contra todos".

Abraço,
JC