Treinadores: e o futuro depois do FC Porto? | Relvado

Treinadores: e o futuro depois do FC Porto?

 

Nenhum clube chega a campeão europeu sem um grande treinador! E isso é muito mais verdade quando se trata de um clube como o FC Porto, com um orçamento que não se pode comparar com os grandes de Itália, Espanha ou Inglaterra!O técnico é muito importante e ninguém terá dúvidas que, por exemplo, Jesualdo Ferreira nunca será campeão da Europa, mas a organização do clube e o espírito de vitória tem tanta importância que, depois de deixarem o Porto, quer Mourinho quer Artur Jorge nunca voltaram a sentir o sabor de vencer a maior competição que existe a nível de clubes! E tinham orçamentos incomparavelmente maiores!
Artur Jorge e José Mourinho são enormes treinadores mas será que devem mais ao FCP do que este lhes deve a eles? Que acham os relvas?dragao13

FC Porto:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

off.. crónica de Eugenio Queiros & Apito Dourado

FC Porto pode ter castigo e continuar campeão SUBTRACÇÃO DE PONTOS É CENÁRIO POSSÍVEL NUMA EVENTUAL PENALIZAÇÃO DA LIGA (Eugénio Queirós) Hermínio Loureiro reforçou esta semana a intenção da Comissão Disciplinar da Liga avaliar e decidir todos os factos ali chegados sobre o processo Apito Dourado até ao final da corrente época, resolvendo aquilo a que chamou uma herança que a sua gestão recebeu da anterior. Nas mãos de Ricardo Costa, presidente da CD da Liga, estará a resolução dos processo que estão “em cima da mesa” e não “guardados em gavetas ou armários”. Alguns casos já estão a ser apreciados, outros não porque alguns tribunais têm colocado obstáculos. No epicentro destes processos que vão correr mais depressa na instância disciplinar da Liga do que nos tribunais comuns está o FC Porto. E Pinto da Costa. Tudo por causa das três acusações já produzidas pela equipa de Maria José Morgado sobre eventual viciação dos jogos Beira-Mar-FC Porto, Nacional da Madeira-Benfica e FC Porto-Estrela da Amadora, todos relativos à época 2003/2004. Pinto Costa está acusado de corrupção desportiva e tal facto, se provado, pode arrastar o FC Porto, em tese máxima, para a pena de descida de divisão. Mas a CD da Liga irá chegar a uma decisão antes de qualquer tribunal, depois de ter em sua posse a “prova analisada” que sustentou as acusações produzidas. Os visados irão ser chamados a depor e só depois será tomada uma decisão. Tendo em conta os factos conhecidos, a natureza do “tribunal desportivo” e o regulamentos disciplinar da Liga, há três cenários possíveis para estes casos: a conclusão de que houve corrupção sobre a equipa de arbitragem e alteração da verdade desportiva, o entendimento de que tudo não passou de uma tentativa de corrupção e a absolvição dos visados. O meio termo parece, desde já, o cenário mais possível... No caso da forma tentada, aos clubes eventualmente favorecidos “apenas” são subtraídos 3 pontos e determinada a derrota nos jogos em causa. Ora, esses jogos já foram homologados, bem como o respectivo campeonato. É uma questão jurídica ainda por resolver, mas o caminho mais viável aponta para que a penalização se repercuta no campeonato em curso. Ou seja, neste cenário, obviamente hipotético, se for provada pela CD da Liga que o FC Porto tentou falsear a verdade desportiva, perderá 3, 6 ou 9 pontos. Com o avanço que já leva e que ainda poderá aumentar, o FC Porto vai, assim, ganhando lastro para responder a uma eventual penalização desportiva...

Re: off.. crónica de Eugenio Queiros & Apito Doura

Geninho, esse grande jurista. O que está a fazer é exactamente o mesmo do que tentar acertar no totoloto. "Tendo em conta os factos conhecidos, a natureza do “tribunal desportivo” e o regulamentos disciplinar da Liga, há três cenários possíveis para estes casos: a conclusão de que houve corrupção sobre a equipa de arbitragem e alteração da verdade desportiva, o entendimento de que tudo não passou de uma tentativa de corrupção e a absolvição dos visados. O meio termo parece, desde já, o cenário mais possível... " Mero exercício de adivinhação

Artur Jorge

Pode não ter tido sucesso depois do FCP, embora no Matra tivesse tido algum, mas já passou depois disso por mais de 15 clubes ou selecções dando a volta ao mundo. Esteve lá pouco tempo? pois esteve! Mas quem não gostaria de ter 1/100 do dinheiro que ele tem após receber sucessivas indemnizações por quebra de contrato? A operação à cabeça bem não lhe fez, é é triste ter havido gozações com essa situação que pode atingir qualquer um de nós, mas não lhe tirou o discernimento mental para assinar novos contratos e se o mercado o procurou é porque lhe achava qualidades. O problema dele no Benfica é complexo de discutir aqui e eu não sou a pessoa mais abalizada para o fazer, compreendo contudo a frustação dos benfiquistas mas reparem que ele não mandou sozinho havia alguém por cima dele hierarquicamente que abalizou aquilo tudo.

Re: Artur Jorge

Acho que não estava em causa a capacidade do "Rei " Artur em negociar contratos. Apenas acho q ele , mesmo sendo bom treinador, beneficiou da estrutura FCP e de quem muitos gozam, mas que teve 1 papel muito importante no FCP campeão europeu 87: Octávio Machado! Sim, treinador sofrível, mas um exelente adjunto! E não, não estou a gozar!

Re: Artur Jorge

Mas ele foi campeão em França com o Paris St Germain! E levou a equipa a grandes resultados nas competições europeias depois disso, tendo inclusivamente tido sucessos lá que ninguém tinha tido antes! Só não voltou, tal como Mourinho até hoje, a vencer a Champions!

Há inúmeros factores que condicionam estas coisas!

O Peseiro esteve perto de ganhar a taça UEFA e se isso acontecesse ninguém viria para aqui dizer que ele é um grande treinador ou que o Sporting tem uma grande máquina organizativa... Ganhar uma final nem é o mais difícil do percurso. O percurso em si mesmo é que é difícil. Já alguém aqui falou em algumas circunstâncias que facilitaram o caminho do Porto até à final e eu lembro também que aquando da 1ª Taça o Porto jogou com o Dínamo de Kiev mais fraco dos último 15 anos (em relação àquela data).. Mas o facto é que ninguém consegue ser campeão sem mérito e sem sorte.

és mesmo Burro que se farta,o dinamo kiev

que perdeu nas meias finais da taça campeoes com o fcp era uma equipa fortissma,uma das melhores da europa,era praticamente a seleccao de russia,1 ano depois a seleccao de russia com estes mesmos jogadores que perderam com o fcp,foi vice campeao europeu,perdeu com a holanda de gullit,ricakrd,van basten etc

Estás muito enganado

O Dínamo de Kiev era naquela altura uma máquina de jogar futebol, há vhss que o comprovam basta ver, e o FCP teve muita sorte em os eliminar porque marcou golos em alturas cruciais do jogo, eles dominaram a maior parte do jogo das duas partidas mas tiveram azar em muitos lances.

Re: Estás muito enganado

Não digas asneiras! O Dínamo de Kiev tinha sido considerado pela revista Onze, a melhor equipa da Europa na época anterior! E tinha só 12 jogadores que iam à selecção soviética, sendo que 11 eram titulares! O Porto ganhou-lhe, com grande dificuldade nas Antas por 2-1. E, no segundo jogo, em Kiev, o génio de Artur Jorge foi decisivo! Ele surpreendeu os do Dínamo, entrando a matar, com contra-ataques rápidos e sempre directos à baliza! O Porto aos 16 minutos de jogo fez 0-2 e tinha resolvido o jogo e a eliminatória! Que grande lição de táctica do Rei Artur! E era a qualificação para a final da Taça dos Campeões! Ão contrário do que dizes, o difícil é mesmo ganhar as finais! O Peseiro chegou à final mas perdeu-a! Tal como o Toni com o Benfica! As finais têm uma carga emocional e uma intensidade que só as grandes equipas aguentam!

Acho que te enganaste, devias querer responder...

ao Catota...

Re: Acho que te enganaste, devias querer responder

Claro que a resposta era para o Catota!

Re: Há inúmeros factores que condicionam estas coisas!

Pega lá!! O mais fraco dos ultimos 15 anos estava nas meias-finais, e era considerada a equipa mais poderosa à data!! As anteriores equipas do Dínamo de Kiev, devem ter limpado as outras 14 Taças dos Campeões Europeus!! E veja-se que, em 88 a União Soviética, com a base da equipa do Dínamo que já lá estava em 87 foi finalista vencida do Euro!! Ó Catota, vai-te catar!! Vai enganar os ceguinhos!!

é mesmo burro este catota

Re: Há inúmeros factores que condicionam estas coisas!

E eu que sempre pensei que naquela altura o Dinamo de Kiev era o principal candidato ao titulo de campeão europeu ,mas pelos vistos estava enganado " jogou com o Dínamo de Kiev mais fraco dos último 15 anos " sim senhor.

o dinamo kiev era quase a seleccao de russia

que 1 ano depois foi vice campeao europeu. equipa fraquissima eheheh

Então...

...mas o Mourinho já acabou para o futebol? Ele ainda pde vir a ganhar 5 ou 6 liga dos Campeões. Quanto ao Artur Jorge, ele nunca mais foi o que era depois daquela operação que ele teve de fazer para extrair um tumor do cerebro pouco depois de chegar ao SLBenfica. Provavelmente foi coincidência mas a verdade é que desde aí só voltou a ter sucesso no Vitesse.

Jesualdo

Porque é que o Jesualdo não pode ser Campeão europeu? Não é um treinador assim tão diferente do Artur Jorge (se bem me lembro, o Artur Jorge também era um treinador defensivo que depois de estar a ganhar 1-0 se limitava a gerir o jogo). Agora claro que a qualidade de 87 não se compara ao plantel actual! Hoje temos uma boa defesa, Quaresma e Lucho (o Lisandro é bom jogador, mas não é "assim tão bom")... em 87 além da defesa muito sólida tinhamos vários jogadores absolutamente fantásticos e capazes de resolver, por si só, um jogo como o Madjer, Gomes, Futre, J.Magalhães, Juary, Frasco, Sousa e Celso (era central, mas resolvia de bola parada)! Agora nos anos de Mourinho admito que, apesar da imensa qualidade da equipa (inferior à de 87 mas mesmo assim com Deco, Maniche, Alenichev e McCarthy) o dedo do treinador foi decisivo para podermos ter sido campeões europeus! Agora respondendo à pergunta do artigo: para se ser campeão da Europa há vários factores que não podem faltar como ter uma equipa de grande qualidade, bom espírito de grupo, pelo menos um bom treinador, muita estabilidade e uma pitada de sorte! No FCP temos a vantagem de ter sempre uma grande organização e muita estabilidade! Cumprimentos desPortistas

Re: Jesualdo

"Interessante". Cumps

Re: Jesualdo

Vitor Baia,Jorge Costa e Ricardo Carvalho grandes jogadores do futebol Mundial.

Re: Re: Jesualdo

Pois foram (R.Carvalho ainda é)! Estamos completamente de acordo :) Só não falei deles porque quando falei da equipa de 87 também não falei do João Pinto e do Mlynarczik! Estava mais a falar nos jogadores que desiquilibram os jogos, daí não ter referido os defesas ;) Mas claro que eles também são decisivos para se poder ganhar titulos!

que eu saiba os guarda-redes tambem resolvem

jogos,o baia e o mlynarzick resolverem muitos jogos a seu favor

Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

Dizes que segundo te lembras, o Artur Jorge era um treinador defensivo como o Jesualdo! Isso deve ser do Alzheimer ou então de seres tão novo que não te lembras de nada! Comparar o Jesualdo Ferreira com o Artur Jorge, em termos de treinador, de táctica de motivar uma equipa, de saber gerir um plantel, de preparar jogadas para aproveitar bolas paradas, de intervir através de suibstituições e muitas coisas mais, é como comparar a água com o vinho tinto! Jamais vi o Artur Jorge a defender um resultado de 1-0 contra Académicas, Paços de Ferreira e por aí fora! Aliás, isso é algo que não está nada dentro dos hábitos do Porto! Importa que fique bem claro que em Viena, em 87, o Porto fez uma primeira parte fraca e foi o Rei Artur quem virou tudo do avesso na 2ª e não há um único dos jogadores dessa época que não lhe dê o mérito que ele teve!

Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

Não te vou responder ao alzheimer! Mas repondo ao resto: Vi muitas vezes o Artur Jorge a defender resultados de 1-0 contra as equipas pequenas, sim senhor! Depois de marcar o 1º golo o FCP limitava-se a gerir o resultado sem ir à procura do 2º. A única diferença para a actualidade é que enquanto o Artur Jorge preferia defender gerindo a posse de bola, o Jesualdo opta por uma defesa mais posicional (sem bola)! Outra coisa, no meu comentário quando é que me viste tirar o mérito do Artur Jorge na final de Viena? É que não lhe tiro nem um pedacinho do mérito (que é muito). O que eu digo é que o Jesualdo também tem os seus méritos (7 vitórias seguidas não são "sorte"), que a maioria não reconhece! E digo que se tivesse a oportunidade de ter um plantel com a qualidade do de 87 também o Jesualdo poderia ser campeão europeu. Não porque o Artur Jorge fosse mau, mas porque o Jesualdo também é um bom treinador (aparentemente a maioria dos portistas acha que não, mas para mim é).

Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

hey a resposta n e 100 por cento para ti pk sei k ate concordo contigo nalguns aspectos

Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

equipas pequenas n sao merda... pk e k n s ha d controlar o resultado 1-0, principalmente s o jogo d motivar a isso. vcs davam cada treinador, dps criticam os outros. a ir pro 2-0 ainda levavas 1 da academica pk pensavas k eles n sabem marcar golos. o porto tem 7 vitorias, e impossivel n dar nenhum merito ao jesualdo, embora tb n seja nenhum fã dele

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

foi precisamente o que eu disse! O Jesualdo tem muito mérito nas sete vitórias consecutivas. O Artur Jorge teve muito mérito na Taça dos Campeões que vencemos. E não tenho nada contra ganhar um zero! Nem contra defender o resultado. Desde que ganhemos :) Eu até tenho defendido o Jesualdo, aliás digo no comentário que ele é um bom treinador! Cumprimentos desPortistas

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

Muito bem! Se queres ganhar por 1-0 e ficas satisfeito, se achas que estando a ganhar por 1-0 o resultado está conseguido e isso te deixa feliz, tudo bem para ti! Só que eu acho que o 1-0 é perigoso! E veja-se o que tem acontecido ao Scolari nos últimos jogos em que esteve sempre a ganhar e se deixou empatar quase no fim quando já nem podia reagir! Só queria empatar fora e ganhar em casa mas as coisas começaram a dar para o torto! E também acho que o Porto precisa de jogar bom futebol para além de ganhar por 1-0! É que jogar bom futebol faz com que as equipas adversárias se sintam em risco e entram já a perder! Ganhar por 1-0 não assusta, faz com que façam como o Domingos e digam que até podiam ter marcado! Se gostas de ver o Porto a jogar mal e a ganhar por 1-0, estás feliz, tens o treinador ideal! A minha opinião é exactamente o contrário! Estes calculismos acabam sempre mal e gosto de ver o meu Porto a jogar bem! Logo este é um treinador que não me serve! temos opiniões diferentes! Não gostei nada, também, de ter visto o Porto a ficar feliz em empatar em casa com o Liverpool sem tentar ganhar! Mas foi opção do grande treinador que é Jesualdo Ferreira! Espero que não tenhas levado a mal a brincadeira do Alzheimer! Se levaste as minhas desculpas! És simplesmente muito novo para teres muitas lembranças do Artur Jorge! Cumprimentos!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheimer?

Não levei a mal! E também prefiro ganhar 2 ou 3 ou mais a zero do que por um! Agora o que acho é que o FCP não joga tão mal como se diz! Dar espectáculo não é necessariamente jogar bem. E este Porto, não sendo espectacular, acho que não é justo dizer que joga mal (e admito que também não me agrada o facto de depois de estar a vencer a equipa ficar descida no terreno e dar a bola ao adversário)! Mas a verdade é que o FCP defende bastante bem (é um facto) e quando tem iniciativa de jogo até cria bastantes situações de ataques perigosos! Daí eu defender o Jesualdo que, no mínimo, é um treinador bem melhor do que aquilo que se diz dele neste relvado. Em relação ao jogo contra o Liverpool, foi um jogo em que saí do estádio lixado, mas não acho que o Jesualdo não tenha tentado ganhar. Teve sempre o cuidado de não perder, é verdade, mas quando mexeu na equipa foi para dar um cariz mais ofensivo! É também verdade que era bastante novo quando o Artur Jorge estava no Porto, o que não me impede de manter a minha opinião sobre o estilo de jogo praticado pelo FCP nessa altura (eu era novo mas já ia ao estádio e lembro-me bem da maneira de jogar)! E volto a frisar que não estou a criticar o Artur Jorge... só digo que não era muito mais ofensivo que o Jesualdo. Cumprimentos

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alzheim

Olha! O que eu acho é que no futebol de hoje quem consegue fazer coisas é quem é capaz de jogar depressa! E uma das coisas que mais me irrita no Jesualdo, é que a equipa só joga com alguma velocidade até chegar ao 1º golo! Foi aliás o que aconteceu no jogo com o Liverpool! O Porto entrou bem, a jogar depressa, mas deixou de jogar mal marcou um golo! Como o Liverpool não é daquelas equipas nacionais que têm medo de atacar com o Porto, rapidamente chegou ao empate e a partir daí acabou-se o jogo! Ninguém fez nada para chegar à vitória! E se em relação aos "reds" me estou nas tintas, em relação ao Porto irrita-me demais! E, já agora, devo-te dizer que nunca vi o Artur Jorge a fazer uma coisa dessas! Por acaso, vi o Mourinho fazer parecido contra o Real Madrid! Já agora, também quero dizer que as substituições nesse jogo, apesar de terem um cariz aparentemente atacante nada adiantaram pois o Mariano foi jogar para trás e o Farias ainda nada fez que justificasse a sua contratação! Aliás, uma das coisas, muitas, que me desagradam no Jesualdo é a sua falta de sentido de justiça em relação aos jogadores! É que o Edgar entrou com o Paços de Ferreira, fez um bom jogo, mas nunca mais foi convocado para entrar o Farias e o Adriano, incapazes, nesta altura, de dar um contributo útil à equipa! Só mais uma coisa: como é possível um bom treinador, como tu defendes que é, deixar cair a equipa tão fundo como ele deixou na temporada passada? Creio que mostrou aí como é incompetente para ser o técnico do Porto!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Será o Alz

Em relação à péssima segunda volta do ano passado eu também não sei bem o que se passou! Mas penso que poderá ter passado, em grande parte, por duas razões. Por um lado a pré-época não foi feita pelo Jesualdo ,e eu sempre ouvi dizer que é na pré-época que se dá a base física para a equipa aguentar um campeonato! Em relação a este ponto facilmente tiramos as duvidas este ano (se voltar a acontecer uma quebra física como a do ano passado, não há desculpas porque a pré-época foi preparada por ele). Por outro lado, penso que haviam problemas no balneário, com vários jogadores insatisfetos (Ibson e Bruno Moraes à cabeça) o que pode ter levado a que as segundas escolhas nunca tivessem dado boa resposta quando chamados! Espero que este ano não se repitam os problemas da segunda volta da época passada. E se se repetirem, claro que eu vou estar contra o Jesualdo! Mas acredito que não vai acontecer. A grande dúvida que eu tenho em relação ao Jesualdo é precisamente no que diz respeito às contratações! Eu não sei até que ponto é ele o responsável por elas (ou se se limita a dar um perfil de jogador e depois é a direcção que os compra), mas a verdade é que ainda não vi nenhum reforço, incluindo os de Dezembro da época passada, que me convençam (excluo o Stepanov, que me parece um bom jogador, e o Leandro Lima que me parece ter grande futuro). Já agora, eu nunca disse que adoro o Jesualdo ou que ele é o melhor treinador que já vi! Digo que é competente, me parece um bom treinador e digo que é injustiçado pela crítica e que nunca lhe dão o mérito que lhe compete nas vitórias! Cumprimentos desPortistas