O talismã dos dragões | Relvado

O talismã dos dragões

 

Heleniko diz: "Adriaanse começou a
temporada apostando nos médios-defensivos Ibson e Lucho, não existindo no
esquema táctico do Porto um tradicional trinco. Esta opção viria a revelar-se
catastrófica em alguns jogos (Rangers, Artmedia e mesmo
Benfica), onde a incapacidade da equipa em estancar o caudal ofensivo do
adversário era notória. Em virtude disso, Adriaanse incluiu Paulo Assunção no 11
do FCP frente ao Inter no Dragão e daí em diante o brasileiro tem sido pedra
fundamental no reequilíbrio defensivo. Concordam que Assunção foi o elemento que
faltava a Adriaanse para conseguir implementar o jogo ofensivo tão do seu
agrado, sem com isso descorar aspectos defensivos? A sua inclusão não permitiu
igualmente a libertação de Lucho e de Ibson em acções atacantes e a
melhoria dos respectivos rendimentos na equipa?"

FC Porto:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ibson

Noto um maior equilibrio com Paulo Assunção, no entanto fico insatisfeito embora compreensivo ao ver Ibson ao banco porque para mim, é um dos melhores jogadores do porto.

Esse sim pode vir a ser craque! Dê lhe oportunidade Sr. Jacob.

Ibson 2

PS: Talvez o triangulo não ficasse nada mal com Paulo Assunção, Ibson e Lucho.

Tudo correcto

Só que quando Co Adriaanse começa a parecer ter um esquema de jogo estraga tudo na semana seguinte.

Obvio!!!

Paulo Assunção está a demonstrar toda a sua qualidade porque joga todos os lances como se fossem o último e não interessa o resultado, joga igual quer esteja 0-0, quer esteja a golear, como contra a Académica! é um atleta que sua a camisola, é profissional e humilde! E, quando ganhar confiança para rematar de longa-distãncia vai surpreender muito boa gente porque este jogador é dono de um pontapé invejável! Podem não se lembrar mas ele, no Nacional, fez golos fantásticos e, salvo erro, até já foi considerado o marcador do melhor golo do campeonato de há 2 ou 3 anos no campo do Paços Ferreira em que passou por meia equipa adversária, guarda redes incluíso, e fez um golo do outro mundo!! É um jogador muito util e completo!!

Não é talismã, é organização!

Realmente a entrada de Paulo Assunção, mas também a chegada de Pepe e Pedro Emanuel e um modelo de jogo mais pensado e menos louco na procura da baliza adversária levaram a que o Porto ficasse menos desequilibrado, mais bem organizado para defender e, por isso, mais capaz de ganhar as partidas.

Pepe e Pedro Emanuel têm feito uma dupla de grande acerto e o brasileiro é dos jogadores que mais têm evoluído com Co Adriaanse. Por outro lado, já não se vêm os dois laterais a subir ao mesmo tempo, nos lances ofensivos.

Sendo certo que Paulo Assunção tem sido um pêndulo à frente dos defesas, até porque também é muito eficaz no passe, a realidade é que a melhoria deve-se a um conjunto de factores e não apenas à entrada do trinco brasileiro.

Helenico

E sim senhor!

nao ha discussao

Co parecido a Mourinho

Mourinho + rápido a corrigir mas também teve mais tempo a preparar a equipa, "mas no chelsea começou logo a ganhar" pois mas teve ao seu dispor de emediato dinheiro para ir buscar jogadores com as caracteristicas pretendidas.

O Porto, melhor dizendo o Co começou com o esquema de jogo que utilizava o trinco, neste caso o Raúl Meireles (todos se lembram do Porto estar a jogar bem), mas como sabemos este lesionou-se, para comatar essa baixa Co apostou no Ibson, mas dado as suas caracteristicas este não estava a render o desejado pois a sua posição é a mesma que o lucho, agora o facto de ser o Paulo assunção, o importante foi ter-se posto em campo um jogador com carateristicas diferentes dos outros jogadores e que se encaixava no esquema pretendido.

Sem dúvida

Heleniko, com as tuas perguntas estás também a responder (e bem!) porque não há dúvidas que Paulo Assunção veio trazer ao meio campo a força que faltava desde a saída de Costinha.

Tanto Lucho como Ibson gostam de subir (mais o primeiro que o segundo) e quando jogava o Diego, éram três jogadores do meio campo com ideias atacantes tão ao jeito de Adriaanse mas a verdade é que depois não havia ninguém para defender.

Ao fazer recuar o Lucho como aconteceu algumas vezes, o argentino não mostrava toda a sua classe porque está mais que visto que ele deve jogar perto dos avançados e para isso poder acontecer, Adriaanse foi obrigado a admitir que estava errado ao pensar apenas em fazer golos e chamou o Paulo Assunção contra a grande maioria dos jornalistas e adeptos que teimavam em não acreditar que o jogador tinha ssinado pelo FC Porto porque os dirigentes da Sad tinham visto qualidades nele e não porque apenas tivesse intenção de o desviar do Sporting.

Mas sobre este assunto, o José Manuel Ribeiro fez uma crónica porreira.

Reembolso

1. Algum do dinheiro desbaratado pelo FC Porto há um ano e meio está a desdesbaratar-se. A acreditar no que se escreveu na altura, Paulo Assunção foi roubado ao Sporting; a acreditar no que se está a ver agora, foi muito bem roubado. Aliás, nove dos jogadores utilizados anteontem por Co Adriaanse foram contratados nas duas últimas épocas. A maioria deles recebe aplausos unânimes, ao ponto de até Pepe começar a abalar convicções outrora inabaláveis a seu respeito. Talvez vá sendo altura de reconhecer mérito a quem montou a equipa. Se houve tanta pressa em tirar conclusões a respeito de Pitbull, Léo Lima ou Leandro, alguns deles sem terem feito um jogo sequer, não vejo por que motivo se há-de levar mais tempo a admitir a qualidade de Lisandro, Lucho e Ibson, para não falar na recuperação milagrosa de Quaresma e no papel surpreendente que Assunção está a ter no onze. Pelos vistos, ainda há no FC Porto quem acerte. E em cheio.

2. O novo meio-campo de Adriaanse é um assunção, ou melhor, uma assumpção de culpa, mas chegou a tempo e tem pernas para andar. Para andar, para correr, para pressionar e para jogar bem à bola. Tem pernas para tudo. Tomando-se por certo que o processo não será tão rápido como apetece que o resultado de anteontem sugira, ainda assim a fórmula actual convence mais do que qualquer outra utilizada pelo holandês até agora. A ver se, depois de amanhã, o Rangers concorda com esta ideia.

Sem dúvida!!

A inclusão de Paulo Assunção no onze inicial tem sido fundamental.Estando anteriormente o Fcporto a jogar com 3 médios com características ofensivas,Lucho,Diego,e Ibson.Ao colocar um jogador que joga somente para o corte,que ao obtê-la deixa o passe e a genialidade ao cargo dos outros,Lucho e Ibson e onde o meio-campo volta novamente a ser temível.

Finalmente o casmurro do Jacob,veio ao relvado.com e leu determinados comentários e apercebeu-se que NÃO tinha razão.

Outro aspecto,que o Jacob tirou da cabeça finalmente.Desde o princípio da época que tinha dito que o jorginho é bom jogador,mas não está em forma.Lá o tirou..

Para amanhã,como temos que obrigatóriamente que ganhar,estando o Rangers na corda bamba,sem um dos jogadores mais influentes,a entrada de Diego era uma mais valia,saindo Ibson.Teremos que jogar ao ataque deste o 1ºminuto.

Boa sorte para o Benfica para hoje.
Ao que parece o estádio estará repleto de Benfiquistas,parecendo a "nova Luz",e o Lille não tem 5 dos habituais titulares.Que tragam uma vitória!!!

Eu jogaria assim:
Nereu
Nélson
Anderson
Luisão
Léo
Petit
M.Fernandes
Karyaka
Nuno Assis
Miccoli
Nuno Gomes
 
Espero que o Koeman não meta o soneca do Geovanni que já deu provas que está em baixo de forma..

Abraços

Re:Sem dúvida!!

Concordo, na generalidade, com a equipa que poderia defrontar o Lille, mas senão me engano, o Nuno Assis nen sequer convocado foi!!

Re:Sem dúvida!!

Nuno Assis nao foi convocado!

So para informar!

;)

Re:Não?Boa Ku man!!!

Metes quem?

É fácil concordar com isso!

É até óbvio!

A questão é sempre a mesma: quando se dispôe de médios do tipo Doriva ou Petit com igual rendimento nas operações defensivas e ofensivas, normalmente prescinde-se do trinco.

É tudo uma questão de equilíbrio: Se os médios são demasiado ofensivos é necessário um com características mais defensivas (p.e. Custódio); se os médios têm uma ambivalência defensiva e ofensiva, omite-se o trinco; se os médios são demasiado defensivos tem de se colocar um elemento volante á sua frente de apoio ao ponta de lança.

Mas isto sou eu a dizer que não percebo nada de futebol.