Taça da Liga: FC Porto empata em Braga em jogo de casos | Relvado

Taça da Liga: FC Porto empata em Braga em jogo de casos

Árbitro Cosme Machado e guarda-redes Helton foram as figuras do encontro.
 
Helton sorri em treino do FC Porto

Sporting de Braga e FC Porto empataram esta quarta-feira (1-1) no Minho, em jogo da Taça da Liga, e adiaram a decisão sobre quem se classifica para as meias-finais da prova. O jogo foi recheado de emoção e casos, com um protagonista inesperado: Helton.

O FC Porto marcou primeiro, por Evandro, de grande penalidade, aos 24 minutos. O árbitro Cosme Machado, também ele figura do jogo, considerou que Sasso empurrou Gonçalo Paciência na grande área. Evandro não perdoou. Antes, uma situação invulgar, com uma lesão muscular para cada lado a obrigar a duas substituições antes dos 10 minutos.

Os casos tinham apenas começado. Diego Reyes foi expulso aos 34’, por duplo amarelo – o segundo muito forçado; e o FC Porto ficou com nove ainda antes do intervalo. Evandro viu o cartão vermelho direto aos 40’, por pontapear a bola que estava debaixo de Pedro Santos, numa decisão muito contestada mas que parece acertada. Assim que o árbitro apitou para o final da primeira parte, o dirigente Antero Henrique foi também expulso do banco do FC Porto.

A jogar com nove, o FC Porto procurou defender a vantagem na segunda parte, entregando a iniciativa do jogo ao Sporting de Braga. Os minhotos, no entanto, apenas conseguiram chegar à igualdade, noutro lance polémico aos 50 minutos. Cosme Machado viu um empurrão de Martins Indi a Zé Luís e assinalou grande penalidade. Na concretização, Alan bateu Helton.

Os bracarenses carregaram até final, na tentativa de chegarem à vitória que lhes permitia continuar a aspirar com o triunfo na prova, mas tinha chegado a hora de Helton. O experiente guarda-redes, que esteve com a carreira em risco devido a uma grave lesão, mostrou que é ainda um dos melhores guardiões a atuar em Portugal. A sua exibição foi, numa palavra, soberba.

Com este resultado, o FC Porto precisa apena de empatar o último jogo da fase de grupos, em casa, com a Académica, para se qualificar para as meias-finais.

Equipas:
Sp. Braga - Kritciuk; Baiano (Rafa 46’), Sasso (Éder 54’), Aderlan Santos (André Pinto 8’) e Tiago Gomes; Danilo e Luiz Carlos; Salvador Agra, Alan e Pedro Santos; Zé Luís.
Suplentes: Victor Golas, Marcelo Goiano, André Pinto, Mauro, Pedro Tiba, Rafa e Éder.

FC Porto - Helton; Ricardo, Reyes, Marcano e José Ángel; Rúben Neves, Campaña e Evandro; Quintero (Martins Indi 36’), Gonçalo Paciência (Herrera 55’) e Adrián López (Tello 8’).
Suplentes: Andrés Fernandez, Victor Garcia, Martins Indi, Herrera, Óliver Torres, Cristian Tello e Kayembe.

FC Porto:

Comentários [75]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

De elogiar, uma exibição "à Porto", com garra, com

querer, com crença, jogando com 9 jogadores contra o Braga, fora de casa, aqueles jogadores, aquele treinador (que tantas vezes critiquei), ontem estiveram de parabéns, já não via uma afirmação dos valores portistas, há algum tempo... ano passado, estivemos lá perto, em Nápoles, com Ricardo a defesa esquerdo, Reyes a jogar quase sem ritmo, Ghilas a entrar e a decidir o jogo, foi forte, mas esta superou essa exibição.

Destaques para:

- Treinador: uma equipa é sempre a cara do seu treinador, e se tantas vezes o critiquei, pelos insucessos, hoje também ele é o máximo responsável por ter conseguido manter o espírito da equipa elevado.

- Ricardo: Um jogador à Porto, forte, intenso, que dá tudo o que pode e não pode, vimo-lo a cortar os caminhos ao extremo, a ir atrás do médio interior para cortar linhas de passe, a compensar o central, grande jogador.

- Ruben Neves: este tem tudo para ser uma grande referência no futuro, é que para se ser capitão, não basta ser da formação, tem que se ter personalidade, só é pena, que seja bom demais, para fazer uma carreira longa no Porto.

Todos esses 9 jogadores, estão de parabéns, e agora é preciso trabalhar sobre esta exibição mítica, para se ganhar alguma mística.

Infelizmente é impossível falar deste jogo, sem falar de arbitra

gem, aliás, o jogo foi Cosme Machado, e tinha tudo para ser um bom espetáculo.

1º Não existe penálti nenhum sobre Gonçalo Paciência.
2º A expulsão de Reyes, que até se aceita, revela a falta de bom senso deste árbitro, os jogos são para se jogarem 11 contra 11, e só em caso de entradas muito feias, ou de jogadas que não exista outra alternativa é que se devem expulsar jogadores.
3º Expulsão de Evandro, aquilo foi o que se chama um tirar-de-esforço, e pelo amor da santa, expulsar um jogador por dar um toque na bola, quando a sua equipa já está a jogar com 10, e mesmo que tivesse com 11, é de uma imbecilidade...
4º Penálti do Braga, mais um apito ridículo.
5º depois, quando se aperta no critério, acontece daquelas coisas, como Sasso e Tiago Gomes não terem sido expulsos, e normalmente concordaria com essas duas decisões, mas não depois do mesmo árbitro ter mandado embora dois jogadores por motivos idênticos.

Um potencial grande jogo de futebol, estragado por uma das piores arbitragens que tenho memória.

O Sporting ontem perdeu com

O Sporting ontem perdeu com um primeiro golo irregular (ao estilo de Montero no jogo contra o Rio Ave) e terceiro golo fruto de um penalty inexistente. O porto pode queixar-se da não expulsão de Sasso e, mais tarde, de Tiago Gomes, porque, no resto, pareceu-me que o árbitro ajuizou bem, mesmo nos penaltys que, não sendo flagrantes, são bem assinalados.

Para aqueles que apelidam Bruno Carvalho de arruaceiro, não o vi e nunca o vi, ao intervalo de um jogo, ter as atitudes que um tal de antero teve, mesmo em jogos em que o Sporting foi mais prejudicado que o porto ontem. Também nunca vi, Bruno Carvalho a aparecer num flash interview, destinado a jogadores e treinadores, para dizer o que quer que seja. Há coisas que nunca mudam... e esta é uma lição para os adeptos do porto. Antes de criticarem quem e o que quer que seja, olhem para dentro e vejam quem têm em casa.

Confesso que nunca assisti a

Confesso que nunca assisti a um qq Movimento Basta, e que eficaz foi, mais parecia o PREC!

Nunca assisti a qq movimentação de camisas negras !

A bola não bate na mao do Naby? Preferias ter um golo sofrido irrregular, ou jogar injustamente 50 minutos com 9? Sim, e não falamos de erros de ajuizar foras de jogo, mas a objectividade da acção disciplnar, imclemente para Reyes, benevolente para Sasso e Tiago, e depois a expulsao de Evandro, pergunto: ele agrediu a bola ao pontapeá-la?

Aprecio a tua "coerencia"!

A bola não bate na mão de

A bola não bate na mão de Sarr? Acho-vos uma piada... lê o jornal do teu clube e analisa o que disserem os árbitros.

Nunca assististe a movimentação de camisas negras? Pois elas passaram-se nos arredores do teu estádio, por isso devias saber! Até porque, nesse movimento havia e foram identificados adeptos de vários clubes, segundo a recente reportagem da RTP.

O central do Rio Ave nos protesto do penalty assinalado sobre Montero empurra o árbitro e não foi expulso... Acho piada falarem que o segundo golo do Sporting é irregular, mas esquecerem-se que o Sporting devia estar a jogar contra dez. Isso, para aquele jogo, pouco importou, mas, para ti, para este jogo em concreto já faz uma grande diferença jogar em inferioridade numérica. Quanto aos jogadores do porto são bem expulsos, repito, o mesmo que devia ter acontecido a dois jogadores do braga, mas se achas que não... que te posso fazer.

Ok, o Evandro foi portanto

Ok, o Evandro foi portanto bem expulso!

Sobre o Reyes, não afirmo que a epulsao foi injusta, mas exigo critério igual para Sasso e Tiago!

Aquele movimento dos camisas negras eram da Académica e foram ao Dragão ver o Classico? Confesso que desconhecia!

Sobre BC, quem semeia ventos, colhe tempestades... Dá audiencias, protagonismo acicatar o FC Porto,por exemplo Vale e Azevedo até já mora na Carregueira...

"Espero ser muito mal recebido no Dragão, só espero sair de lá vivo...", afirmações responsaveis antes de um Classico!

VALORES MORAIS (Pobre Pai):

"Não estranho nem me interessa absolutamente nada. O meu pai, que eu adoro, é uma pessoa com 80 anos. Eu percebo. A certa altura temos algumas dificuldades, é normal", declarou Bruno Carvalho.

Repito, os Sportinguistas conseguem-se rever nestas afirmações, e na falta de respeito que o Presidente revela pelo seu próprio Pai?

"Nós só queremos ver Lisboa a

"Nós só queremos ver Lisboa a arder" - lembras-te?

JASS, só uma pergunta, mas

JASS, só uma pergunta, mas essa frase foi proferida por algum elemento da direção do Porto??? ou por adeptos do Porto??? acho que estas a misturar as coisas...

Essa frase, se a memória não

Essa frase, se a memória não me falha, foi proferida por pinto da costa. Posteriormente, as claques começaram a cantar essa frase, que é uma falta de respeito para os lisboetas em geral e, maior ainda, para os adeptos portistas da capital.

Essa canção, como aquela "slb, slb, slb, fdp slb, fdp slb, são prosas que abomino. Felizmente têm caído mais em desuso nos nossos estádios, mas fazem parte da nossa memória recente.

.

.

Estas a ser injusto... Essa

Estas a ser injusto... Essa frase nunca foi proferida por ninguém do Porto a não ser a claque... Que queiras atacar o Pinto da Costa tudo bem, e tens muito por onde pegar, mas por situações dessas estás completamente errado...

Uns anos mais tarde: "Nós só

Uns anos mais tarde:
"Nós só queremos ver Lisboa a arder. Fogo metafórico. Toda a gente sabe que isso de Lisboa a arder não é desejo de ninguém. Há, em Lisboa, muitas coisas bonitas (a delegação do FC Porto e os Jerónimos) mas persistem mentalidades que ainda pensam que Lisboa é a capital e o resto é paisagem. Essa mentalidade é que, no sentido figurado, gostaríamos de ver arder."
JORGE NUNO PINTO da COSTA.

Caro JASS isso que

Caro JASS isso que publicaste é uma justificação... E o Pinto da Costa não está a justificar nada da sua autoria, mas sim a justificar o tão criticado cântico da claque do Porto...

Década de 70, uma Democracoia

Década de 70, uma Democracoia jovem, e o Centralismo sempre a imperar!

Para nunca esquecermos, ficam as imagens, e como fomos mal.tratados pelo Centralismo mofento e bolorento :

:http://youtu.be/tBYKStPswM4

P.S Imagino como te sentirás, fizeste um Tetra nos ultimos 40 anos, em 80, 82, 2000 e 2002, Sentes saudades daquela decada de 60/70 em que o Sporting era Campeão em ano par, e o benfica Tri, isto durante 2 decadas? Eram meras coincidencias!

Agora as coincidencias...

é ver o Pinto da Costa e o Filipe Vieira "salvarem" a Liga de clubes, merecendo até uma homenagem por parte do Jornal A Bola, na sua capa.

Lolol

O que Antero fez não foi mais

O que Antero fez não foi mais do que o BC já faz em vários jogos, assim como Marco Silva. Ora pensa lá?! O que Pinto da Costa fez não foi mais do que elogiar adeptos, treinador e equipa.

Quando se fala de BC não e pelo reclamar com os árbitros no relvado, é por dizer as palermices que diz. Coisas de fanático e de miúdo de 16 anos. É por abrir pontos de ruptura onde não precisa de abrir. Normalmente são internos.

Lá estás tu a falar de cor...

Lá estás tu a falar de cor... recorda-nos lá de alguma atitude ou palavra menos correcta de Marco Silva!

Não percebeste que aquilo que menos importa é o que disse pinto da costa, mas o sitio onde o disse?

lembraste quando a imprensa

lembraste quando a imprensa desmascarou Marco Silva apos ter dito que não se queixava de arbitragens? Foi a respeito do quê? Houve um jogo em que até o BC teve de separar o Marco Silva do arbitro! Normalmente é ao contrário.

Tu é que parece que queres detorpar a verdade, mas comigo não vais longe.

Não me lembro, nem me lembro

Não me lembro, nem me lembro de Bruno Carvalho ter separado o treinador do árbitro. Ele ia bater-lhe era?

"Normalmente é ao contrário". Mais uma atoarda! Bruno Carvalho teve três ou quatro vezes discursos mais inflamados com os árbitros e dois deles depois dos jogos contra o benfica, um o célebre jogo do capela e o outro o ano passado para a taça.

É sempre bom saber que andas

É sempre bom saber que andas atento à blogosfera sportinguista! :)

De qualquer forma, é uma mera opinião de um sportinguista (ou não, pois não o conheço) e que não refuta minimamente o que afirmei!

e o local onde demonstra a

e o local onde demonstra a revolta que sente atesta o caracter da pessoa?

Não gosto nada de elogiar o Porto

mas o que aconteceu ontem foi puro estoicismo! Ver aquelas 2ªs linhas do Porto a pontuarem com a melhor equipa do Braga em plena Pedreira, e a jogar com 9 mais de metade do jogo é qualquer coisa de desportivamente admirável. Grande atitude e grande alma daqueles resistentes.

Lopetegui tem agora um dilema em mãos: Helton ou Fabiano? Aguardo com curiosidade o próximo 11 do Porto.

Suspeito que o Andres

Suspeito que o Andres Fernandez será emprestado, e o Helton pelo que mostrou ontem, pela qualidade, mas também pelo líder que ´é, será fundamental nesta 2ª metade, e que falta faz ao FC Porto referencias, Helton é das poucas referencias Porto, tem Alma, Carisma, e poderá oferecer isso tudo à Equipa!

Lucho foi precioso na 2ª metade de 11/12 no seu regresso ao Porto, será a vez de Helton reencarnar a Alma do Dragão, ele que está na 10ª temporada de casa!

P.S. Com a lesão grave que sofreu, e com os seus 36 anos cogitei que Helton "finito", ontem surpreendeu tudo e todos, com classe, elegancia e eficácia, tornando a baliza pequena, depois, joga como ninguem com os pés, como JL tanto gosta!

Não sei se nos Barreiros a baliza não será entregue e Helton ...

Eu pensei o mesmo, com a

Eu pensei o mesmo, com a rutura total do tendão de Aquiles e com a idade avançada, tinha a certeza, que não voltaria a calçar, porque esta lesão é súper difícil de superar ao nível mental, porque a partir desse momento os jogadores vitimas desse tipo de lesão, tendem a proteger o local da lesão em competição, ou seja têm receio de meter o pé...

E ontem não vi receio nenhum no Helton em meter o pé, aliás quem o viu jogar, percebeu, que nem lhe passou pela cabeça o receio de nova lesão...

Grande capitão e acima de tudo grande G. R...

O Quim em Braga teve essa

O Quim em Braga teve essa mesma lesão e nunca mais voltou ao nível anterior, todavia com 40 anos creio que ainda joga no D Aves!

Para mim

o Fabiano só perde para o Helton claramente no jogo de pés - Fabiano deve ter duas próteses feitas de pau abaixo dos joelhos.... - e no "peso" que ainda não tem na equipa. Helton é daquela classe de jogadores, como Lucho, Aimar, Rui Costa, etc, que inspira simpatia até nos adversários, e essa classe é preciosa para impregnar o balneário de mística, união, e transmitir segurança aos companheiros dentro de campo. Assim de repente parece-me o único jogador emblemático do vosso plantel.

Por outro lado, Fabiano até agora só esteve mal no jogo com o Benfica, pelo menos que me lembre, e os seus melhores anos ainda estarão para vir, e é um GR valoroso para os próximos dez anos. Mandá-lo agora para o banco pode "queimar" boa parte da confiança que tem vindo a adquirir desde a lesão de Helton, bem como exterminar o espaço que já conquistou na equipa.

Não será uma decisão fácil para o Júlio.

Fabiano tem potencial, é um guarda redes que tem grande

capacidade na saída aos cruzamentos, vector que diferencia os bons gr dos grandes, é extremamente rápido, bons rins, grande presença... os problemas que tem, excessivo ímpeto nas saídas da baliza, confiando excessivamente nas suas faculdades físicas, um pouco, como Pepe a central, tal era a superioridade física, que muitas vezes cometia erros de cálculo, e também algum nervosismo...

Para mim, tem um enorme potencial, mas ainda precisa de crescer em maturidade, se irá conseguir evoluir ou não, isso é que é a questão de um Milhão, ainda assim, estou contigo, retirá-lo da baliza agora, era matá-lo antes mesmo dele nascer, até porque, tendo as suas falhas, é um guarda redes que está em afirmação, e já deu mostras de ser bom guarda redes...

A questão que não consigo perceber, é o porquê, da contratação do espanhol, tínhamos Fabiano, Ricardo que é um bom guarda redes de recurso, e mais uns quantos na B, além da possibilidade de Helton voltar na 2ª metade da época, porque é que fomos buscar um Ricardo da Liga espanhola, se tínhamos um português?

Ernesto, O Pinto e o Antero

Ernesto,

O Pinto e o Antero ainda nao te descobriram?

Provavelmente o facto de seres benfiquista nao te ajuda nada Nesto...

A SAD do FC Porto trabalha tão mal, e acumula tantos títulos, deve ser a tal coisa da sorte!

Vocês são portistas, que se entendam,

agora o facto de um dirigente ser um vencedor, não significa que não esteja sujeito à crítica. Isso no mínimo é muito pouco democrático!

Dê por onde der, é óbvio que a contratação do espanhol, um GR de qualidade mais do que duvidosa para jogar num grande,é incompreensível! Mas deixa, no meu clube estes erros de casting são recorrentes, ano após ano.