Shakhtar-FC Porto: Jackson saltou do banco para salvar dragões | Relvado

Shakhtar-FC Porto: Jackson saltou do banco para salvar dragões

Azuis e brancos estiveram a perder por 0-2 mas empataram no último fôlego.
 
Jackson Martínez em ação no FC Porto
Valerio Pennicino/Getty Images

O FC Porto empatou esta terça-feira em Lviv, na Ucrânia, com o Shakhtar Donetsk, por 2-2. Um empate que sabe a pouco para os portugueses, face ao que se viu em campo durante o jogo, mas que sabe igualmente a vitória, uma vez que os dragões estavam a perder por 2-0 aos 89 minutos. O final do desafio foi alucinante.

Julen Lopetegui voltou a surpreender de início e deixou Jackson Martínez no banco. Uma decisão da qual deve estar amargamente arrependido – os adeptos estão de certeza –, uma vez que foi o avançado colombiano a marcar os dois golos que valeram o empate nos minutos finais. Em meia-hora, Jackson fez muito mais que Aboubakar em 65 minutos.

O jogo chegou sem golos ao intervalo, depois de uma primeira parte de sinal mais para o FC Porto. O domínio do encontro pertencia aos dragões, embora sem grande inspiração. O Shakhtar tentava aproveitar o espaço para lançar contra-ataques, por vezes muito perigosos. Mas foi do FC Porto a grande ocasião para marcar. Brahimi desperdiçou uma grande penalidade aos 34 minutos, a castigar falta de Kucher sobre si.

A segunda metade teve de tudo. Quatro golos, emoção e erros de parte a parte. O primeiro destes teve como protagonista Óliver Torres. O jovem espanhol perdeu a bola em zona proibida e ofereceu o primeiro golo a Alex Teixeira, aos 52 minutos.

A perder sem o merecer, Julen Lopetegui mexeu na equipa. Lançou Jackson e Quintero e o FC Porto subiu de produção. A velocidade aumentou, a bola estava cada vez mais próxima da baliza de Pyatov, mas teimava em não entrar. O Shakhtar, que praticamente já só defendia, conseguiu chegar ao 2-0, sem o justificar, aos 83 minutos. Maicon perdeu a bola para Bernard, que entrega a Alex Teixeira. Esta centra para um golo fácil de Luiz Adriano.

Tudo parecia perdido, mas o FC Porto nunca deixou de acreditar. Ao minuto 88, um remate de Adrián foi parado pelo braço de Rakitskiy. Penálti claro, que Jackson não falhou. O empate surgiu no quarto minuto de compensação. Tello centrou da esquerda e Jackson antecipou-se a Rakitskiy, marcando um belo golo. Jackson, o salvador, devolveu um pouco de justiça ao resultado.

O resultado acaba por ser muito positivo, uma vez que no outro jogo o BATE Borisov derrotou o Atl. Bilbau. O FC Porto lidera assim o Grupo H, com 4 pontos, e tem tudo para chegar aos oitavos de final. Desde que não haja muitas invenções na equipa inicial: Jackson, claramente, tem de jogar sempre.

Equipas:

Shakhtar Donetsk - Pyatov; Srna, Kucher, Rakitskiy e Azevedo; Fernando, Stepanenko, Douglas Costa (Bernard, 79’) e Teixeira; Taison (Ilsinho, 75’) e Adriano.
Suplentes: Kanibolotsky, Ordets, Ilsinho, Fred, Marlos, Bernard e Gladkiy.

FC Porto – Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Marcano (Quintero, 65’), Herrera e Oliver Torres; Tello, Aboubakar (Jackson, 65’) e Brahimi (Adrián, 78’).
Suplentes: Andrés Fernández, Rúben Neves, Evandro, Quintero, Adrian, Ricardo e Jackson Martínez.

FC Porto:

Comentários [91]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Porto merecia a vitória e o Shakhtar mercecia ainda mais a

derrota.

Sobre os ucranianos, uma equipa cheia de talento e velocidade nos seus jogadores, mas completamente acéfala, muitas foram as vezes, principalmente quando se apanharam a ganhar sem terem feito muito por isso, que poderiam ter feito o 2º ou o 3º golo, mas a decisão foi sempre errada, parece que os jogadores do Shakhtar só sabem correr com a bola e passar para a frente, nunca conseguiram fazer um passe que desequilibrasse o adversário, se deviam passar para a direita, passavam para a esquerda a favor da corrida do defesa, e vice-versa.

Lembrou-me por vezes, o Benfica de JJ só que para muito pior...

Em relação ao Porto, fizemos um jogo racional, porém, notou-se perfeitamente bem, que lançar às feras um jogador com potencial, mas que não tem rotina de jogar sozinho na frente, que não consegue ser referência, e aparece pela primeira vez a titular num jogo pelo Porto logo na CHampions, foi um erro. Tal como, mentir no final do jogo para salvar a pele, não me parece que tenha sido a melhor estratégia de Lopetegui, enfim, isto é futebol, e o que interessa é a bola entrar ou não...

Referências individuais:

- Tello: continuo a não ser fã deste jogador, parece-me muita velocidade, bom controlo de bola, mas muito burro, e muito limitado... continuo a manter a opinião que já tinha antes dele ter assinado pelo Porto, não me parece que valha 2M€ por ano em Portugal. Porém, neste jogo que estava exactamente como ele gosta, e apesar de todos os erros de decisão, acabou por fazer a diferença.

- Marcano: esteve bem, mas não conseguiu fazer esquecer um verdadeiro trinco, porém, foi competente e isso é de assinalar.

- Danilo: excelente jogo.

Algumas notas soltas:

- Alex Sandro está completamente fora de forma mental, uma das suas grandes armas era a arrogância com que entrava nos lances, a progressão com bola, e talvez seja isso que lhe esteja a faltar, com o extremo tão colado à linha, ter que fazer outras coisas, não ganhando a confiança de passar pelos adversários como se fossem manteiga, o que resulta num Alex Sandro muito pouco activo no jogo e até adormecido... mesmo defensivamente, era raro lance que falhasse uma bola pelo ar, tinha um excelente tempo de entrada à bola e de salto, hoje parece uma sombra do jogador que foi na última época de Vítor Pereira.

- O que esta equipa está a precisar é de jogar alguns jogos junta, sem invenções, sem mudanças, e depois, dos jogadores que compõem o 11 base, perceberem que são os titulares, ganharem forma, ganharem rotinas, aí sim, Lopetegui pode começar a rodar a equipa, porém, quando se têm tantas opções, é difícil gerir um grupo sem rotatividade, porque Tello não trocou o banco do Barça pelo do Porto, nem Adrian fez o mesmo em relação ao Atlético, nem o 3º melhor marcado do campeonato francês veio para o Porto para não jogar muitos minutos...

Empate em Lviv (2-2)

- O Lopetegui tem que deixar de jogar FM... Mudanças jogo após jogo é no computador!
- Lançar Aboubakar num jogo grande?
- Marcano provou que é o suplente de Casemiro e não Rúben Neves;
- Óliver e Maicon foram ridículos! Pontapé para frente, camandro!
- Tello é rápido mas... falta-lhe inteligência... não abunda, de facto!
- Danilo fez jogão, especialmente na 1ª parte;
- Jackson quer roubar o lugar de Montero na selecção colombiana;
- Quintero tem que estar no banco todos os jogos!! Ao entrar, agita, abana, altera os jogos!

Em relação à arbitragem...
- Penalty por marcar aos 15 minutos por mão na bola;
- Penalty sobre Brahimi começa fora da área ucraniana;

E a azia da Sic Notícias? E a azia do Rita? O FC Porto perde 2-1 com o Shakhtar, primeira derrota oficial da época para os Dragões... Ahahah
Vencer o fraco Mari... Móna... Atlético Bilbau no Dragão e San Mamés e carimbar a passar para a fase seguinte!

Venha o SC Braga e o Proença. Aquele que ajuíza golos ilegais a Slimani em Alvalade...

Grupo

Apesar de tudo é um excelente resultado para o FCP, que certamente vai garantir o primeiro lugar do grupo.Quanto ao Benfica e ao Sporting, o Sporting vai lutar pela liga europa e o empate do Maribor não veio ajudar muito as contas, já o Benfica vai ser muito renhido o grupo, visto ser o mais equilibrado da champions.O Zenit ganhou em casa do Benfica mas pode perfeitamente o Benfica lá ganhar, não consigo detectar um claro favorito no grupo, vejo este grupo ser decidido quase ate a ultima jornada.

Alguém tem que fazer alguma coisa.

Isto da percevejada açambarcar o leite todo da cidade em algumas alturas, ontem foi uma delas, tem que acabar. Há criancinhas a precisar do leite, não pode ser todo para eles..
Porque conforme foi, merecido ou não, foi uma leitaria autentica.
O resto é TRETA ou conversa mole para percevejo dormir.

Travesti remendado...

..não passas de um coitado.

Pobre criatura. Dás pena parolo.

Ó Guida peituda da

Ó Guida peituda da Cordoaria,

De leite percebes tu minha doida? O Barbas e o Manel do Laço que o digam. De qual dos dois gostas mais sua tola? lol

Olha lá, tens ido fazer a revisão ao implante mamário? Toma cuidado com o silicone, a coisa pode arrebentar com um aperto do Barbas e lá se vai esse belo par de mamas! lol

Bufarogui travesti...

... Tu nunca me enganaste! eu sabia, que de leite percebias tu... Lolololol... Mas cuidado, que pelos vistos alguém aqui o disse, que se beberes leite com os "lábios", ganhas Herpes... :-)

É justo realçar o belo jogo

É justo realçar o belo jogo do Ivan Marcano, tudo e todos falam dos artistas, e muitas vezes esquecemos os "operários", 3 jogos consecutivos de Marcano, e sempre em bom plano. Se acrescentarmos que a sua maturidade competitiva lhe permite jogar como central, trinco, ou lateral esquerdo, facilmente concluimos que esta foi uma bela aquisição, um jogador muito util, e por módicos 3 M€. Aliás, o Maicon que se cuide, porque de quando em vez tem algumas "paragens cerebrais", e ontem duplamente, numa delas, deu golo!

Grande jogo do FC Porto...

...fomos claramente superiores, frente a um excelente adversário.

Dois erros individuais incriveis podiam ter comprometido , o que acaba por ser um "bom resultado". Óliver não tem desculpa, Maicon era uma questão de tempo dar a barraca...

Excelente jogo de Marcano(bela surpresa) e claro Jackson, actualmente dos melhores ponta de lanças mundiais.

FC Porto em primeiro do grupo. Objectivo cumprido nesta jornada.

Nem penses nisso...

... Martinez dos melhores a nível Mundial??? naaaaaaa, é apenas a 4ª opção do ataque da seleção Colombiana... :-)

não percebo...

a melhor equipa da La Liga não ganha a ninguém?

las putas, que dan la victoria
manojo de corruptos

Isto começa a ter

Isto começa a ter Piada..

Levar dois golos desta equipa, jogar o que jogaram, o 2-2 acaba por ser um Milagre.

Meter Jackson no Banco e estrear o aboubakar num jogo destes é a mesma merda que ter fome a tentar comer um Bife com uma colher...

Discordo

Milagre foi mais o Shaktar estar a ganhar 2-0.... O FCP nem o empate merecia, mas a perder 2-0 aos 88minutos claro que soube bem...
Não acho que tenhamos jogado mal, até pelo contrário, acho que houve momentos bons, mas aqueles 2 erros de amadores, podem ter custado caro.
Quero acreditar que J9 estava realmente tocado, custa-me a acreditar ou perceber como se começa o jogo sem ele por opção técnica (e pela declarações de Jackson não pareceu que houvesse qualquer impedimento)

Eu ate fico "parreco" dos olhos...

... Com aquilo que leio... O Martinez no banco coloca-te tanta estupefação porquê??? mas o suplente do Martinez, é precisamente quem??? um avançado contratado ao "arrentelas" de baixo não??? que eu saiba o Aboubakar tem "cartel" teve no Mundial, foi um dos avançados em destaque na Liga Francesa..., Não estamos a falar propriamente num ilustre desconhecido, ó meu caro!!!

Mas se pensares bem, o Abou, tem características próprias para este tipo de futebol, ou seja, ele é conhecido por ser um avançado pujante, com velocidade e com um potente remate...
E como deves saber, o Porto jogou fora perante um adversário valoroso, e que teria de ir para cima do Porto, para ganhar o jogo, visto, que já tinha perdido pontos na 1ª jornada... Logo na perspetiva do treinador e muito bem, iriamos ter espaços para jogar em ataques rápidos...

Sendo assim, fez todo o sentido o Lopetegui ter colocado no jogo de ontem um trio de avançados todos eles rápidos... Tello Brahimi e Abou... Faz todo o sentido, todo mesmo...!!!

Mas lá está, este ano que temos 2 jogadores por posição de nível idêntico, vocês criticam, por dar rodagem...O ano passado criticavam porque não tínhamos 2 opções, e era preciso rodar a equipa... Porra, mas afinal, o que raio é que vocês querem???

Haja paciência...

Vou mais longe, jogos no

Vou mais longe, jogos no Dragão com equipas com duplo auto carro, o Aboubakar será precioso, é um comboio de força e abrirá espaços a Jackson. Com o Boavista deveria ter sido opção a par de Jackson!

resposta aos 2

ontem não foi um desses jogos, bem pelo contrário.... Dou de barato essa situação, o de por os 2 em campo acho que pode funcionar bem, e faz todo o sentido nesses jogos de "autocarro"
Num jogo mais equilibrado custa-me ver o nosso melhor jogador, e em grande forma, ficar num banco e dar a titularidade ao supelente (não digo que seja mau, longe disso, mas parece-me bem inferior a Jackson para já.)
Num jogo onde o Shaktar poderia também marcar e corrermos atrás (como aconteceu) foi demasiado arriscado.
p.s. Tello parece um case study, é capaz do melhor e do pior na mesma jogada, se atinar pode ser uma mais valia enorme para a equipa

Sim, o 2-2 é um Milagre foi o

Sim, o 2-2 é um Milagre foi o do Shackatar, pelo que o porto jogou, mas uma equipa que quer ir longe na champions nao pode levar 2 golos daquela maneira Kikko, sobretudo de equipas mais fracas.

Nas declarações o Lopetegui disse que Jackson nao estava a 100%, Jackson disse que nao viu problema em nao ter sido titular, e deu o exemplo de nao ter no contrato nenhuma clausula que diga que tem de ser sempre titular....mesmo que tivesse tocado, no jogo que era, era de ser lançado no onze, e se piorasse ou nao estivesse realmente em condições, ai sim, saia do campo.

cpts

Os 2 golos

são muito infantis, por isso me deixam "descansados" penso que dificilmente se repetem (ou espero, pelo menos ;) )Oliver tão cedo na finta na área :)

»Sim, o 2-2 é um Milagre foi

»Sim, o 2-2 é um Milagre foi o do Shackatar, pelo que o porto jogou, mas uma equipa que quer ir longe na champions nao pode levar 2 golos »

Tudo e todos apontam o dedo a Oliver e Maicon, erros que não se podem cometer. Mas agora pergunto, qual a equipa que mereceu a vitória? Terá sido o Shakhar que aproveitou e bem 2 erros individuais, e não criou qq oportunidade. ou o FC Porto que desperdiçou oportunidades, rematou muito mais, dominou sempre o jogo e teve mais posse?

»Levar dois golos desta

»Levar dois golos desta equipa, jogar o que jogaram, o 2-2 acaba por ser um Milagre. »

TOC,

Esta equipa que não é um colosso Europeu, todavia, nas ultimas 10 Edições da Champions, esteve presente em 8 Edições, e com algumas passagens à Fase seguinte. Queres comparativamente, saber os registos do Sport Comércio nesta prova em igual periodo?

Esta equipa "bulgara" ou vulgar, ganhou a L Europa em 2009, o extinto benfica não ganha uma Taça Europeia há 52 anos, não é?

Esta mediocre Equipa que é Hexacampeã do seu País, com orçamentos brutais, conta sempre com bons valores individuais, e sempre com Internacionais brasileiros!

Esse comentário despeitado, pretende sobretudo humilhar o extinto benfica, ao subalternizares este Shakthar, será isso?

Sim filho... E tem de jogar

Sim filho...

E tem de jogar às Portas da Polonia, fora de casa, e tem jogadores como Bernard no banco que nao jogam porque se querem por nas putas dali para fora... Podes até dizer que é melhor Shacktar de sempre...

TOC, Exactamente, uma equipa

TOC,

Exactamente, uma equipa vulgar, com um orçamento equiparado ao Zenit, os tais que fizeram a partir dos 30 minutos na Luz um treino de recuperação! lol

Olha lá, e em 5 participações de Jesus na Champions, é desta que irá superar pela 2ª vez a fase de Grupos? lol

Ou o obejctivo é mesmo o 3º lugar para atingir a mais que tudo L Europa, e amealhar nessa prova pontos no Rnaking UEFA? Se é assim, comprova-se a "grandeza" desse extinto benfica! lol

Sim, cadela... E Sao

Sim, cadela...

E Sao Petersburgo que esta em Guerra, é o Zenit que tem de ir jogar à Polonia e foi o Benfica que jogou ontem....

TOC, Bem, afinal o Shakhtar

TOC,

Bem, afinal o Shakhtar já não é assim tão mau, a culpa é mesmo do jogo se ter realizado na Ucrania, na fronteira com a Polónia. O Zenit na Luz jogou também na fronteira com a Moldavia? lol E aos 30 minutos, já fazia um treino de recuperação! lol

TOC,

Mas apontas a coisa para o extinto benfica superar a fase de Grupos da Champions (coisa rara), ou preferes a L Europa, para atingirem o 3º ou 4 lugar do Ranking UEFA? lol

Se o Zenit

fez isso ao campeão Português e actual lider do campeonato tuga, imagina o que não fazia ao clube assumidamente corrupto....

PS: empataram com o boavista era normal que tambem empatassem com o shaktar.

Sois uma risota pobres

Sois uma risota pobres adeptos "enganados" pelo labrego iletrado!

Logo mais, espero um jogo épico em Leverkusen do extinto benfica, o 3º lugar tem de ser assegurado! lol

Claro minha puta

Logo joga o nosso Benfica, prepara-te para teres mais um orgasmo.

preocupa-te é em assegurar o 3ºlugar da liga Portuguesa.

Preparo-me para ter um

Preparo-me para ter um orgasmo? Isso indicia que tens uma confiança ilimitada no extinto benfica? Porquê? Pela não inscrição do Jonas, ou dos Capelas na Champions? lol

No Campeonato, vamos tentar assegurar rapidamente o 4º lugar para irmos à Liga Europa, aliás, o extinto benfica cai propositadamente na Champions, para estar na mais que tudo L Europa, e acumular finais Europeias perdidas! lol

Da maneira

Como estás sempre com Benfica na boca, isso parece alguma frustração de teres escolhido um clube corrupto como adepto, talvez culpa do pápá.

2 perguntas:
Qual a classificação dos corruptos no grupo da champions o ano passado?
Qual o ultimo clube a atingir uma fase mais adiantada da champions?

O FC Porto não ganha uma Taça

O FC Porto não ganha uma Taça Europeia há 52 anos, e nem vivenciei essas T Europeias, foi o meu Pai que me contou!

O FC Porto este século não sabe o que é um Bi, um Tri e um Tetra, recordo-me dessas façanhas quando ainda miudo!