Seis meses sem derrotas oficiais para Villas-Boas | Relvado

Seis meses sem derrotas oficiais para Villas-Boas

 

André Villas-Boas completa no sábado seis meses como treinador do FC Porto e já conquistou os adeptos “azuis e brancos”, com 22 jogos oficiais sem derrotas e uma goleada histórica sobre o rival Benfica.

Aos 32 anos, Villas-Boas levantou algumas dúvidas no início da temporada, sobretudo, depois do torneio de Paris, no qual perdeu os dois últimos encontros de preparação.

Contudo, logo no primeiro jogo oficial, Villas-Boas levou o FC Porto à conquista da Supertaça, com um triunfo sobre o rival Benfica, por 2-0.

Seguiram-se 10 triunfos consecutivos – seis para a Liga portuguesa e quatro para a Liga Europa – até ao empate no terreno do Vitória de Guimarães (1-1).

No final do encontro de Guimarães, Villas-Boas criticou duramente a arbitragem de Carlos Xistra, acabando depois por fazer um “mea culpa” em relação a uma grande penalidade reclamada.

Ao final de seis meses, em 22 jogos oficiais, o FC Porto venceu 19 e empatou apenas três, com os vimaranenses, o Sporting e o Besiktas, encontros que os “dragões” terminaram reduzidos a 10 unidades.

Se Villas-Boas já viu quatro jogadores seus verem o cartão vermelho – Maicon já repetiu –, também o treinador recebeu ordem de expulsão nos dois empates a nível interno, a última das quais frente ao Sporting e que o vai afastar do banco no encontro com o Vitória de Setúbal.

O momento alto da temporada aconteceu a 07 de novembro, quando, no Estádio do Dragão, o FC Porto goleou o Benfica, por 5-0, deixando os campeões nacionais a 10 pontos na Liga portuguesa.

Com 12 jornadas disputadas, o FC Porto tem o melhor ataque da Liga portuguesa, com 28 golos apontados, e a defesa menos batida, com apenas cinco tentos concedidos.

No início da temporada, o FC Porto perdeu os seus dois capitães, Bruno Alves e Raul Meireles, com a saída do central a ser a mais notada, pois nem Maicon, nem Otamendi fizeram ainda esquecer o antigo camisola dois.

No meio campo, Meireles, contratado pelo Liverpool, já foi praticamente esquecido, graças à contratação de João Moutinho e uma clara subida de rendimento do argentino Fernando Belluschi.

No ataque, Villas-Boas tem tirado o máximo rendimento de Hulk e de Falcão, bem secundados por Varela, que já marcou seis golos na Liga portuguesa.

Depois do castigo da última temporada, Hulk surgiu rejuvenescido na nova temporada e já leva 16 golos marcados, 11 dos quais na Liga portuguesa.

Com o “hat-trick” na quinta feira, frente ao Rapid Viena, Falcao tornou-se o melhor marcador do FC Porto, com 17 golos: sete na Liga, sete na fase de grupos e um no ‘play-off’ de acesso à Liga Europa (da qual é o melhor marcador), um na Supertaça e um na Taça de Portugal.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Foto: fcporto.pt

FC Porto:

Comentários [58]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Villas Boas-o treinador do momento

Para começar quero dizer que tenho andado a leste do relvado, porque estou a ver que o relvado anda mau para comentar ou para dizer algo de jeito e em vez de ter pessoas a comentar, vejo poucos comentários de jeito e pessoas a denegrir o relvado...ou com resultados enviados com clones até dizer chega...qualquer dia temos o top só com clones mas...adiante.

Falando do villas-boas. :D que é isso que estou aqui para comentar.

Quando veio para o FCP,olhavam com desconfiança. É certo. eu cá não, uma vez tinha esperanças que ele iria fazer um bom inicio época apesar de ser novo como treinador e pouco conhecedor da equipa portista, uma vez vir duma equipa que luta para não descer mas............o portismo dele falou alto e isso contribui para:

várias vitórias nas várias competições
haver entre-ajuda na equipa técnica
haver colaboração de todos jogadores em prol de vitórias e ajudar o técnico novo a ultrapassar os fantasmas do Mourinho
não apelidarem de técnico special two
darem o beneficio da dúvida desde ínicio
pensarem a concorrência que fcp iria derrapar.....com o villas boas
e.... pensarem que as saidas de bruno alves/raul meireles tinham sido duro golpe nas pretensões portistas

e.........para finalizar pensar que FCP não iria longe em tudo que está presente.

O que tem acontecido:

- jogadores solidários com técnico
- tecnico em estado de graça
- presidente quase nem fala para imprensa, só em casos extremos
- adeptos eufóricos
- estádio cheio ou quase smp cheio com o fcp a jogar bem e dar bom espectaculo tirando um jogo ou outro
- saidas de jogadores influentes foi ultrapassada com outros jogadores
- casos de indisciplina quase não há..tirando um ou outro mas..passa ao lado
- jogadores dao o litro

e alguma imprensa vai ignorando os feitos portistas até então, mas qdo acabar a época esquecem os feitos iniciais do AVB e só pensam em aquisições para os clubes da Luz e Alvalade.....

O que AVB faz ou vai fazer vai calar muita gente. Não me calou porque quando vi ou vejo ou oiço AVB apetece só dizer uma coisa:

Se o FCP não é Grande já o é, mas Maior é com AVB com a sua qualidade de treinador, categoria a falar na imprensa e acima de tudo defende o FCP como se não houvesse outro clube á face da terra.

ele até disse "Daqui não saio". Isso mostra o quanto gosta de treinar o SEU CLUBE DO CORAÇÃO e meu também onde dá o litro e quer continuar por muitos anos.

Obrigado Pinto da Costa por teres contratado um técnico novo e em especial um PORTISTA COM ORGULHO EM TREINAR O NOSSO GRANDE CLUBE.

Foi das primeiras...

..coisa que eu disse em relação AVB. Finalmente um mister Portista!!!

Ele a festejar o golo em

Ele a festejar o golo em Alvalade...

Gostei de ver...

....mas o gajo tem que ter mais calma.Tem que deixar as"atitudes simiescas" de lado ,).

Grande Mister...

19 vitórias e 3 empates é registo de campeão, digno dos mais rasgados elogios que tem ouvido por essa Europa fora. Infelizmente, só cá neste burgo pequenino e mal formado é que não é dado o devido valor, mas nada ao qual não estejamos já habituados. Ainda ontem os directores da Bola e do Record se sentavam à mesa de reuniões com as respectivas equipas a decidir qual era a suposta-pseudo-anunciada-misteriosa aquisição de um qualquer sul-americano que viria para o Benfica em Janeiro enquanto o Porto dava mais uma estrondosa demonstração de classe no meio do manto de neve onde carimbou o 1º lugar do Grupo L da Liga Europa. Feito ao qual, naturalmente, já estavam destinados os quadradinhos na coluna da direita ou do fundo da página. Se não estivéssemos tão próximos da janela de transferência, seria - sei lá - o tamanho dos boxers do Fábio Coentrão a fazer manchete nesses jornais lisboetas.

Mas é assim que nós somos grandes, foi com esse tratamento que fomos crescendo ao longo dos anos e continua a ser com a força que daí advém que vamos enchendo os melões na cabeça dessa gente. 22 jogos sem perder, mais 10 que vêm da Era Jesualdo, 1º lugar em todas as frentes e megafones virados para todo o continente europeu, que ouve falar de nós a cada jogo que passa.

Grande Villas-Boas, magnífico trabalho efectuado até agora. Espero que os cépticos já estejam convencidos, mas ainda há muito trabalho pela frente até levantarmos os braços e darmos a época como bem sucedida.

FORÇA PORTO! A CAMINHO DA TRIPLETA!

Abraço,
JC

A verdade é que

também não percebo uma coisa: o Porto teria de fazer capa dos jornais desportivos "de Lisboa" (se são de Lisboa, não sei qual seria o problema de fazerem sempre capas com os clubes da sua cidade) até perder? É que, enquanto não perde, estará invicto. Logo, é notícia de capa.

Não justifiques o injustificável

A verdade é que ambos os jornais se assumem claramente como jornais nacionais e não regionais. Portanto essa história dos clubes das suas cidades é apenas uma justificação sem sentido para um ignorar (e estou a ser simpático no termo) dos clubes que não os de Lisboa.

Cumps

Estava apenas a seguir o paleio original

que se refere a Bola e Record como jornais de Lisboa. Se é assim que os define, onde é que está admiração de fazerem capas com os clubes de Lisboa?

Foda-se, ó Killer, santa

Foda-se, ó Killer, santa paciência...

Santa paciência

para o disco riscado das capas de jornais. Mas, pelo menos numa coisa, dou-te razão: se o Porto tudo faz para não se fechar numa guerra eterna contra Lisboa, acho mal que os jornais não lhe dêem as capas que merece.

Só podes estar a querer

Só podes estar a querer brincar com a minha inteligência... O Porto ganha ontem 3-1 em Viena, debaixo de um clima daqueles e a carimbar o 1º lugar no grupo da Liga Europa, e as capas dos jornais de Lisboa (sim, Lisboa, mas são jornais nacionais) é que o Vieira vai ao mercado?!?! Tás a brincar comigo ou a fazer-te de burrinho?! Ainda na semana passada o Pinto da Costa andava no Feira Nova e essa merda não fez capa no Jogo...

AH AH AH ...

... Óh Lord !

Burrinho?

Chamar burrinho a alguém capaz de compreender o busílis de um negócio, é de facto perspicaz!

Perspicaz é conseguir

Perspicaz é conseguir entender que negócio é fazer bom jornalismo, não dar de comer aos pardais. Todas as vitórias do Braga nas competições europeias deste ano, repito "todas", fizeram a manchete do Jogo no dia seguinte. E calculo que a média de vendas se tenha mantido, caso contrário, o jornal não cometeria o mesmo erro duas vezes. Mas se calhar sou eu que estou errado. Não haver dinheiro para comprar o Elias é, de facto, muito mais importante do que o Porto ter ganho em Viena. Ou deve vender mais, não sei...

Mas, olha lá...

o problema é a capa? Bom ou mau jornalismo depende da capa? O conteúdo não é nada? E, em termos de conteúdo, o Porto tem menos cobertura do que qualquer um dos outros grandes? A capa é a capa. Tempos houve (nem sei se não será assim, ainda) em que havia uma capa para o norte e outra para o sul. E o jornal, no conteúdo, era exactamente o mesmo.

O Jogo faz isso, capa

O Jogo faz isso, capa Norte/Sul, bem como a Bola já faz, creio eu... Mas sempre que o Benfica ou o Sporting ganham um jogo importante, a capa do Norte é sobre o Benfica ou o Sporting. Ao que me apercebo, só distinguem a capa em dias banais, em que nada há de especial a dizer de um ou outro... E claro que o conteúdo é importante, mas já nem estou a chegar ao ponto de discutir as 2 ou 3 páginas do Porto em relação às 6 ou 8 do Benfica. Fico-me pela capa, que a capa é a montra do jornal.

2 ou 3 páginas do Porto em relação a 6 ou 8 do Benfica?

Claro. Bem, quando se voltar a falar de algo que aconteça neste universo, acordem-me.

P.S: Seja como for, que raio queres, afinal? Capas quando o Porto é notícia em toda a Europa? Coo já disse, não te vi queixar noutras ocasiões em que o Porto foi notícia em toda a Europa, sem ser pelo que fez no campo.

Jornalismo à moda dos clubes de lisboa..

Desculpa a intromissão, para além da questão da capa o número de páginas dedicadas a cada clube difere no Record e Abenfica. No jogo, em 10 edições, os 3 clubes costumas ter o mesmo número de páginas. No Abenfica, o SLB tem quase sempre mais páginase no Record, idem.

Abenfica e Rescord, para o bem ou para o mal, são autenticos veículos promocionais dos clubes de Lisboa.. E andam assim à décadas..

Para o bem e para o mal

exacto. A questão é que aqui artistas que só querem ter a parte boa da promoção e informação. Estou-me marimbando para capas de jornais, preferia mil vezes que deixassem o Sporting em paz.

Para o bem e para o mal mas..

É para o bem, e para o mal, mas basta ver o comportamento de alguns ex-directores do da Abenfica e do Record para verificar o seu amor pelo seus clubes, SLB e SCP. Quem não se lembra de alguns do Rascord que destilaram ódio pelo FCP.
Durante décadas os clubes de lisboa têm tido jornais gratuitos de promoção, actualmente diária. E isso vale dinheiro, e agora imagine-se à 30 anos atrás quando não havia internet, havia um canal de TV e jornais generalista. Essa publicidade valia ouro.. O problema é que depois surgiu o FCP. E estragou o esquema montado..
Ambos os clubes de Lisboa têm muito a agredecer a esses jornais..
É deprimente e ridiculo, que num dia em que o FCP foi campeão da Intercontinental, o Abenfica e o Rascord, deram a capa principal aos seus clubes do coração.. Ai demostraram, quem apoiam e quem protegem. e quem sempre protegeram..

A agradecer?

Em que sentido?

E isso da promoção... onde é que está a promoção quando os jornais gastam rios de tinta a dizer que há casos, indisciplina, porrada nos treinos, bufos e afins? Não há capas a louvar o Porto que bateu o Rapid? Eh pá, mas também não as há quando pegam fogo ao carro do Adriaanse. Nem isso é tema constante em conferências de imprensa e afins. Para o bem e para o mal, os clubes de Lisboa vendem mais. Tu, apesar de reconheceres que é para o bem e para o mal, depois falas como se fosse só bom.

Queres trocar as posições? Eu trocava.

artenigma

Em principio estarei no domingo lá :)

Vamos a ver quem ganha :). é ás 9h ou mais tarde? se for ás 9h lá terei de fazer um sacrificio matinal mas na boa :D e para semana (sábado) vou á constituição. também explico depois no domingo :).

É às 10h, campeão. Vê-mo-nos

É às 10h, campeão. Vê-mo-nos por lá, então, mas desta vez tens de me deixar concentrar... ;)
Forte abraço

Sim, estou-me a fazer de burrinho

porque sou eu que fico admirado com uma coisa que, pelos vistos, acontece sempre.

Ficar admirado é diferente de

Ficar admirado é diferente de revoltado. E eu não estou admirado...

Estás, portanto, revoltado

Mas, no caso, devias perceber que, para o bem e para o mal, o Porto não interessa muito aos jornais com maior implantação nacional. Daí que, por exemplo, quando há casos no Porto, também não sejam esmiuçados até mais não. Ou que, também por exemplo, os esquemas revelados nas escutas não sejam capa - apesar de serem um acontecimento bem mais importante do que uma (meritória, sem dúvida) vitória contra o Rapid cheio de ausências (mas com muita neve).

Quando A Bola e o Record não especulam, nem lançam boatos absurdos sobre o Porto e os seus casos, não vejo nenhum portista queixar-se da falta de cobertura.

És um gajo pouco atento ou

És um gajo pouco atento ou com memória curta, não te censuro por isso. Mas quando não se sabe o que se diz, mais vale estar calado. As únicas manchetes que o Porto faz nesses jornais, salvo raras excepções, é precisamente com casos e especulações. Ou terei de te recordar, por exemplo, o dia em que Hélton, Rodriguez e Fucile ocuparam uma capa de cima a baixo?!

As únicas manchetes que o Porto faz no Record

e Bola são relativas a casos? Em que planeta vives tu? O Record até assumiu que não ia dar grande cobertura ao Apito Dourado porque não podiam "cuspir no prato em que comiam".

E sim, já agora, recorda-me o dia em que Hélton, Rodriguez e Fucile ocuparam uma capa de cima a baixo.

Ainda dizem que somos um clube regional...

.... bem pelo contrário, os nossos melhores só têm reconhecimento nacional quando lá fora têm sucesso...
curioso!

mea culpa

Eu Kiko5575, me penitencio e publicamente faço este mea culpa... Dizia eu que AVB não tinha ainda provado grande coisa, há meio ano atrás... Só tenho que dar o braço a torcer.

Esta equipa nada tem a ver com a equipa do ano passado. E há muito dedo do treinador, a maneira como encara o jogo, a maneira como aposta num plantel inteiro, a maneira como vibra com o FCP, tem me surpreendido.

Somos a unica equipa invicta da Europa, estamos confiantes e seguiimos em primeiro em ambas as competições. Já conquistamos a Supertaça.

Mais, pelo menos, não se lhe podia pedir