E se acontecer? | Relvado

E se acontecer?

 

Conforme diz William Gaillord, é uma opção que está em aberto. E todos sabemos que a UEFA, nestas coisas, não é racional, tem mão pesada, e não tem problemas em abrir precedentes. Quer lá saber se foi em 2003/2004, se achar que deve faz mesmo.Sendo assim, porque é que anda todo o pessoal a assobiar para o ar e não liga nada à possibilidade de o FCP ser excluído? Porque é que não se pensa que pode acontecer e se tenta desde já fazer alguma coisa? Só depois de acontecer é que se vai pensar nisso, à boa maneira portuguesa? Não digo preocupar mas pensar no que fazer para o evitar.Levando em conta que é uma possibilidade em aberto, o que proponho é que se debata sobre o que pode acontecer se a UEFA o fizer mesmo. Que se debata o que pode acontecer ao FC Porto? O que pode acontecer à equipa? O que pode acontecer aos jogadores? Haverá motivação para jogar no próximo ano? Ou a raiva será motivação suficiente? O que deve acontecer a Pinto da Costa? O que deve acontecer aos dirigentes portistas e à SAD portista que inviabilizaram o recurso da decisão do "Apito Final" e que leva a esta decisão da UEFA? E como vão os adeptos enfrentar a gozação dos adeptos dos clubes adversários? Haverá vergonha? Conseguirão aguentar os próximos anos, pois ANOS serão?
E quanto ao futebol português na Europa? Como vai ficar? Sem o FCP, quem vai conseguir angariar os pontos necessários para que se possa manter o lugar no ranking de clubes da UEFA? Quantas posições se poderão perder sem o FCP na Europa? Ou os clubes que vão representar Portugal nas Taças uefeiras têm qualidade suficiente para conseguirem aguentar o lugar?Chess

FC Porto:

Comentários [60]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re:

Re: E se acontecer?

E todos sabemos que a UEFA, nestas coisas, não é racional, tem mão pesada, e não tem problemas em abrir precedentes.
Isto é uma afirmação ou apenas a demonstração de uma vontade pessoal?

O facto de ninguém acreditar não quer dizer

que a estrutura do FCP não se esteja a preparar para todas as eventualidades. O facto de Pinto da Costa se mostrar despreocupado foi simplesmente para serenar os animos dos adeptos, além claro de alguma convicção pessoal. Mas sinceramente não estou preocupado por aí além. Não estou a ver a UEFA a abrir um precedente ao usar uma lei criada 3 anos depois dos eventos que vão contra essa lei. Mas claro que existe a possibilidade de a UEFA excluir o Porto até porque esse organismo já teve algumas decisões menos esperadas. No cenário do Porto ser excluido, acho que as vendas que se espera que o Porto faça, mais uma ou outra menos esperada, darão para o Porto se governar num ano sem Champions, além de ter capacidade para colmatar as saídas. Quanto à permanência dos melhores jogadores num ano sem Champions, Quaresma quase de certeza que sairá, Lucho existe uma boa possibilidade de sair, mas acho que o resto do plantel não será excessivamente dificil de manter motivado no Porto.

É recorrer para os tribunais civis!

Se acontecer, o FCP recorre aos tribunais civis e ninguem de Portugal participa nas provas da UEFA, é simples. É o troco certo a dar à mouraria por terem ido fazer queixinhas à UEFA.

Mai nada....

Subscrevo! Depois queria ver quem se safava.

Re: É recorrer para os tribunais civis!

E quem te disse que os clubes não podem recorrer para os tribunais civis nesta questão? Sò não podem faze-lo em questões estritamente desportivas, o que não é o caso.

Re: É recorrer para os tribunais civis!

A suspensão da Champions não é uma questão estritamente desportiva? Estou longe de ser especialista na matéria, mas o que a UEFA vai decidir não é se o Porto corrompeu agentes desportivos ou não, porque isso já está julgado. A UEFA vai tomar uma decisão que me parece meramente desportiva, que passa pela participação do Porto na Champions ou não. No entanto alguém saberá melhor do que eu esclarecer este ponto.

Mas é baseada em quê ?

A suspensão da não participação das provas Europeias está fundamentada em quê ?? Não é numa questão puramente desportiva certamente ! Caso o Porto fosse suspenso, seria devido à tentativa de corrupção aí não estaremos apenas a falar de uma questão relacionada com as regras do futebol mas numa questão de desrespeito das leis do nosso país, quer esteja relacionado com o desporto ou não, isso é indiferente. Sendo assim, caso a UEFA suspenda o FCP o FCP poderá recorrer aos tribunais já que nos tribunais civis até ao momento nada foi provado ! Não sendo eu um entendido na matéria e olhando para o caso Mateus do Gil Vicente e onde a FPF meteu água .... não creio que a FPF queira meter água novamente ! Caso o faça, dificilmente poderá invocar interesse público para desbloquear tamanho berbicacho !

Re: Mas é baseada em quê ?

A questão é a seguinte: Existem pré-requisitos para aceder às provas europeias da UEFA. O FC Porto responde positivamente a esses pré-requisitos ou não?

Re: Mas é baseada em quê ?

Uma das questões sobre este assunto é saber se a famosa alínea é um pré-requisito ou uma lei, pelo que a tua questão não é propriamente a mais importante neste momento. Mas a verdade é que se a alínea é um pré-requisito que não apresenta um limite temperal escrito, então há mais clubes que não seriam passíveis de ser apurados para as provas uefeiras, mas não vês ninguém a proibi-los, não é verdade?

Re: Mas é baseada em quê ?

http://www.youtube.com/watch?v=UWDi5dKqLb4

Re: É recorrer para os tribunais civis!

Estava a falar da pena de corrupção, tens razão, a decisão da uefa é desportiva. Porque não vejo qual o tribunal que o Porto pudesse usar para recorrer da decisão da UEFA (sorte teve o madail, olha se fosse ele a ter de escolher entre o Porto e o Benfica). Não seria um tribunal português, talvez um tribunal administrativo suíço. Mas essa é uma hipótese ainda mais académica. Existe o TAD, mas esse é admitido pela UEFA.

Re: E a 2ª divisão chama pelo Porto...

Re: É recorrer para os tribunais civis!

Esqueces-te é que a partir do momento que o Porto faz isso corre o risco de descer à segunda divisão porque os clubes não podem recorrer para os tribunais civis. Valerá a pena?

Re: É recorrer para os tribunais civis!

Onde é que está isso escrito?

Re: É recorrer para os tribunais civis!

Está escrito nas regras da FIFA. Agora depende se o âmbito da decisão é meramente desportivo ou não.

Uma questão

Será preciso o Porto ser excluído (não acredito, por falta de habilitação legal e pelo precedente que criaria) para se colocarem todas essas perguntas? Como alguns portistas defendem, acho que o presidente se devia demitir a partir do momento que admite que o seu clube corrompeu ( ou tentou) árbitros. Nem que seja porque esta actual administração não terá grandes possibilidades de contestar, no futuro, decisões arbitrais, porque levam sempre com o rótulo: Lá estão os corruptos a queixar-se. E esta opção também prejudica o clube/SAD. Mas é problema deles. Neste momento existe a possibilidade teórica de acontecer a exclusão. Mas se a SAD do Porto decidiu não contestar a pena, deve estar preparada para todas as consequências, teóricas e práticas, de tal atitude. E não acredito (alguém acredita?) que essa deliberação da SAD tenha sido contra a opinião de Pinto da Costa. Afinal, o clube tem a maioria do capital social e a maioria dos administradores, por isso, por muito poder que tenham os administradores representantes dos grupos económicos de suporte, estavam sempre em minoria. O Pinto da Costa diz que não está preocupado. Mas seria admissível ele dizer outra coisa? Não continua a dizer que está inocente, e que se não for a justiça terrena, será a justiça divina a perdoá-lo? Ele sabe muito bem como funciona a UEFA. Pertencer aos g14 também dá jeito. E não acho que a UEFA vá por aí, porque senão o Milan nunca mais poderia disputar a Champions (e não me parece que em Itália estejam clubes à espera que a Juventus seja excluída da prova).

Re: Uma questão

Registo a tua preocupação com o Campeão de Portugal,é de louvar. Apenas mais uma nota, o G14 foi extinto.

Re: Uma questão

Devemos sempre estar preocupados com a saúde de um clube que numa época perde 75% dos jogos contra nós :). O g14 foi extinto, mas as relações mantêm-se. Tanto mais que foi criada a associação europeia de clubes, mais alargada.

Re: Uma questão

adiantou muito o porto perder 75% dos jogos contra a tua equipa no final foram voces que ficaram em 2 e a milhas de distancia do porto ...

Re: Uma questão

Bem Escrito. Mas a UEFA não introduziu um artigo novo no seu regulamento no inicio de 2007 por causa do cadastro dos clubes e a sua admissão ás provas da UEFA?

Re: Uma questão

Introduziu, mas não podes punir em 2008 factos ocorridos em 2004 através de uma lei criada em 2007. É um princípio geral do direito sancionatório. O único problema do Porto pode vir do facto de existirem outros princípios gerais do direito sancionatório que a UEFA NÃO RESPEITA.

Re: Uma questão

Não me parece que estejamos a ver bem a questão. A haver punição/exclusão não se trata de punir em 2008 factos de 2004 com uma lei de 2007. Isto porque já em 2004 a Uefa punia a corrupção. O que a Uefa vem dizer em 2007 é que clubes que sejam culpados em processos de corrupção estão impedidos de participar nas competições europeias. Durante quanto tempo não é claro. Numa comparação um pouco puxada mas para servir de exemplo, hoje houvi qualquer coisa que ia sair uma lei que impedia os pedófilos condenados de adoptarem crianças. Não me parece que um pedófilo possa vir alegar que tendo em conta que os crimes que cometeu foram anteriores a esta lei não poderá ser impedido de adoptar uma criança. Atenção este exemplo é só para realçar a minha opinião em relação à retroactividade da lei. Mais uma vez repito a lei de 2007 não pune a corrupção, apenas limita o acesso de condenados por corrupção a provas da Uefa. É, pelo menos, a minha opinião.

Re: Uma questão

A questão é que segundo o Dias Ferreira esta não é uma questão jurídica mas sim um pre-requisito. Penso que é daí que poderão advir os problemas. Claro que é apenas mais uma opinião. Mas que o Porto se colocou a jeito colocou. Cumps.

Re: Uma questão

Mas eu acho que esse argumento de essa alínea ser um pré-requesito sem qualquer restrição temporal não faz muito sentido. Porque se assim é, como é que os clubes italianos envolvidos no CalcioCaos podem estar nas competições europeias?

Re: Uma questão

Tudo bem que não posso condenar em 2008 factos ocorridos em 2004 mas o "cadastro" do clube para a admissão à prova de 2008/09 ficou registado com uma condenação no ano de 2008 e este novo artigo foi introduzido em 2007 logo não haverá retroactividade ou não? E como tu escreves e bem no teu comentário não houve recurso logo assumem o acto pelo que foram condenados.

Re: Uma questão

Mas no cadastro do Porto ficou registado uma ocorrência referente a 2004, que apenas poderia influênciar a admissão na Champions 2004\2005, edição da prova já homologada. O facto de o resultado ser conhecido em 2008, não afecta o facto de o Porto ter conquistada o direito de admissão à Champions referente à época 2008\2009. O facto de só esta época o resultado do Apito Final ter sido conhecido, não implica que a corrupção passe a ser referente a esta época. Ela continua a ser referente à época de 2004. A UEFA, se excluir o Porto, estará a condenar um clube com leis que não existiam na época do ocorrido, que não faz sentido nenhum.

Re: Uma questão

Então em Portugal puderemos fazer corrupção à vontade! Qualquer decisão demora 2/3 anos pelo que a inscrição na CL nunca terá em causa... Corrompe-se este ano (07/08) a justiça pronuncia-se em 2011, então a incrição na champions (2011/2012) nunca será posta em causa pois a época, segundo vós, a que a lei se referia era a de 08/09 que já teria sido homologada!

Re: Uma questão

Mas isso já é culpa da justiça, que terá de ser mais rápida. Além disso a questão não é exactamente essa, pois uma das coisas que mais dúvidas suscita é o factos dos acontecimentos terem ocorrido antes de se ter criado esta lei. Eu pelo menos acho um pouco estúpido e não é propriamente legal julgar casos antigos pelas leis actuais. Além disso deve-se ter um minimo de noção temporal. Achavas normal que se se descobrisse que o SLB ou SCP tinham manipulado resultados há 10 anos, lhes fosse retirado o direito de participar nas competições europeias para o ano? Eu não achava.

Re: Uma questão

A verdade é que o Porto perdeu 6 pontos este ano (inacreditável como se tiram pontos no final de uma época!!! é só amadorismo, ou o Porto começava este ano com menos 6 pontos ou na próxima época, agora retirarem-lhe 6 pontos no final é ridículo) pelo que tem lógica ser penalizado na próxima época. Mas estou de acordo que não deixa de ser estúpido uma equipa ser penalizada por eventos que já ocorreram à 4 anos! Mais do que o facto de a lei da UEFA ter saído só em 2007, corrupção sempre foi ilegal há é um agravamento da pena, é o facto de os factos ocorridos já serem de uma distante época de 2003/2004... é só esse factor, quanto a mim, que pode abonar a favor do FCP. cumprimentos