Em recuperação da mística perdida... | Relvado

Em recuperação da mística perdida...

 

rodsurfer diz: "o técnico holandês do
FC Porto, Co Adriaanse, introduziu um novo conceito na maneira de treinar em
Portugal, o «team-building» que serve para estabelecer laços de amizade no
plantel e em todo o staff técnico. Acham que pode ser importante nesta fase da
época em que todos ainda se estão a conhecer melhor?" Heleniko acrescenta: "percebe-se
claramente que o treinador dos dragões está a tentar repor conceitos
como garra, espírito de sacrifício, disciplina e cultura táctica que foram
durante muito tempo imagem de marca do FCP e que na temporada transacta
andaram um pouco perdidos. Conseguirá Adriaanse recuperar as características que
fizeram do FCP uma equipa ganhadora?"

FC Porto:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A capacidade de

«O técnico holandês do FC Porto, Co Adriaanse, introduziu um novo conceito na maneira de treinar em Portugal, o «team-building» que serve para estabelecer laços de amizade no plantel e em todo o staff técnico. Acham que pode ser importante nesta fase da época em que todos ainda se estão a conhecer melhor?"»

Co Adriaanse não introduziu conceito nenhum! Os portistas surpreendem-me com a perspicácia com que inventam "conceitos" e "capacidades" para justificar valias que digam respeito ao plantel, nomeadamente à equipa técnica.

Quererá isto dizer que o Porto até aqui era uma equipa em conflito constante? Se ele veio introduzir "laços de amizade" das duas uma: ou o Porto tinha uma autêntica guerra dentro do balneário, ou os portistas andam a ver demasiadas telenovelas ou a ler revistas "cor-de-rosa".

Parece que querem a todo custo incutir a este treinador sem currículo e sem provas convincentes de qualidade enquanto técnico, valias inventadas à pressão, falsas ideias de "novos conceitos" que mais não são do que fait-diverts de pré-época.

Não atirem areia para os olhos. «Team building» é, traduzido à letra, precisamente o que não existe no Porto.

Re:A capacidade de

O Mourinho uns anos atrás também chegou ao FCP sem qualquer prova dada de ser um bom treinador, excepto o bom desempenho do Leiria.

Adrianse vai também, espero eu, provar e concretizar no FCP a história e curriculum de um bom treinador.

Re:A capacidade de

Vai com calma que Mourinho até na rápida passagem pelo Benfica mostrou serviço! Pelo menos pôs aqueles sapateiros a jogar à bola.

Re:A capacidade de

O Porto não está a construir uma equipa nova? Team Building quer dizer isso mesmo... a menos que saibas tanto de inglês como o Leo Lima...

Re:A capacidade de

Muita sopa tinhas de comer pra me ensinares inglês...

Onde? Onde estão as grandes modificações em relação à época passada? Que é que isso tem a haver com relações "laços de amizade"?

Não falem por falar!

Re:A capacidade de

«Muita sopa tinhas de comer pra me ensinares inglês... »

Quem assume que sabe muito, geralmente pouco sabe... eu estou sempre disposto a aprender.

«Onde? Onde estão as grandes modificações em relação à época passada? Que é que isso tem a haver com relações "laços de amizade"?»

É assim tão dificil de ver?
Treinador novo, equipa técnica toda nova e 10 jogadores novos.
A equipa do ano passado não era famosa pelo seu colectivo mas sim pelas individualidades, facto sublinhado pela "crítica" e até aqui no relvado. Havia muito a fazer nessa área.

Acho que são argumentos mais do que suficientes para falar em team building...

«Não falem por falar!»

Pois... agora podia dizer o mesmo!

Cumps.

Adriaanse

Não percebo este clima todo á volta do Adriaanse, desde que ele chegou que os jornais e televisões só falam nele, entrevistam treinadores de outros clubes para saber o que acham. O Van Gaal até acha que o Co é melhor que o Koeman, o que me causa alguma estranheza, tendo em conta que o actual treinador do Porto esteve dois anos no Ajax, deixou o clube a meio do ano na terceira posição a 8 pontos do primeiro classificado, desvantagem que o Koeman conseguiu depois reverter e tornar-se campeão. É no minimo estranho...

Re:Adriaanse

Desculpa, mas apesar do Co ter começado mal a época no Ajax, ele quando saiu estava em 1º.

Re:Adriaanse

ahaha...a 8 pontos do 1º...isso sim! Koeman pegou na equipa e tornou-a campeã! Quanto ás bocas do Van Gaal...minimizo completamente, até porque foi ele um dos grandes responsaveis da má temporada do Ajax neste ano, uma vez que enquanto director desportivo, conseguiu desunir um balneario que Koeman teve muito trabalho para unir! Koeman saiu do Ajax...mas em total ruptura com Van Gaal, que andou a fazer a cabecinha do Van der Vaart e do Sneijder! Não adiantou de nada...Koeman saiu, Van Gaal foi aconselhado a sair e Van der Vaart (figura de proa da equipa) tambem saiu...e por tuta e meia...o que só prova que Koeman provavelmente fora o menos culpado de todo aquele circo montado por um senhor com sede de protagonismo! Quanto a titulos...2 campeonatos holandeses e uma supertaça (nem vou falar de uns 4ºfinal da Champions em que foram eliminados no ultimo minuto em Milão)...nada mau para um treinador com 5/6 anos de carreira! Quanto ao trabalho em equipas pequenas...o Co Adriaanse levou o AZ ao 3º lugar e o Koeman levou o Vitesse ao 4º lugar! Quanto ao argumento de ser facil ganhar campeonatos no Ajax...pelo visto só é facil para alguns...

Estranho não, questionável sim

Koeman continuou no Ajax depois desse ano e o que fez a seguir não esteve ao mesmo nivel... Ganhar campeonatos holandeses no Ajax não é dificil, diz Van Gaal. Achas mentira?
Por outro lado, Co saiu para o AZ onde fez um excelente trabalho, com recursos muito limitados.

As declarações de Van Gaal não são estranhas, como dizes, mas não devem tomar-se como "a verdade". Podem reflectir simpatias extra clubisticas ou agendas diplomáticas.

Re:Estranho não, questionável sim

Não é bem assim, o Koeman na época seguinte conseguiu atingir os quartos de final da Liga dos Campeões, tendo sido eliminada no ultimo minuto do prolongamento. Também no campeonato holandês penso que terá ficado a apenas um ponto do PSV. Na seguinte época voltou a ganhar o campeonato, portanto não vejo um rendimento tão inferior quanto isso. O que eu acho sinceramente é que houve ali um problema não resolvido entre o Koeman e o Van Gaal, só isso...

Re:Estranho não, questionável sim

quando referi o Co era o Co do FCP! :)

Re:Estranho não, questionável sim

é engraçado... o percurso do Co não faz lembrar o percurso do... Del Neri?

Re:Estranho não, questionável sim

Não. A não ser que aches que o Ajax (onde Co trabalhou 10 anos) é a segunda divisão Italiana...

Maldita mística que te foste!!!

Em primeiro lugar e porque cada vez que se fala em mística, confundem-se alhos com bugalhos, vou dar um "cheirinho" acerca da mesma.
          A mística de um clube é digamos assim o traço principal, a sua linha de orientação, não é possível perde-la de um ano para o outro, não é possível que num ano se "desmistifique" um clube. Por outro lado devo afirmar que o Porto não perdeu a tal mística, pois ela não reside em direcções, equipas, nem treinadores, mas sim na sua massa adepta e na tal linha de pensamento da mesma.

          Agora em relação a Co Adriaanse e à sua postura como treinador, devo dizer que me parece ser a mais apropriada. A equipa do Porto necessitava como de pão para a boca de pulso forte, de motivação, de união, de disciplina, enfim de formar uma "equipa" na verdadeira etimologia da palavra. E pelo que nos tem sido dado a conhcer, Co é o homem certo no lugar certo.
         
              Discutindo mais ao pormenor as "tacticas" de Co e esse estranhíssimo "team building", gostaría de dizer que não se trata de nada de novo. A diferença é ser feito com corridas de bicicleta... eh eh eh... Os métodos de Bobby Robson, Oliveira (não falo de Paulas!Eh eh eh!) e os mais notáveis métodos de Mourinho, tinham como objectivo fortalecer o grupo de trabalho e solidificar a união e o "remar na mesma direcção" através de uma acção no ambito da psicologia desportiva e relacional.
          Segundo o que tenho lido, Co terá um perfil de bom condutor de homens, e, usando uma metáfora da agricultura, há duas formas de conduzir um rebanho ao seu destino: à chicotada ou com "jeitinho"... Ainda não descortinei o método de Co...

            Por último, não tenho dúvidas que as características como garra, disciplina, espírito de sacrifício entre outras serão recuperadas. Basta para tal que Co saiba contrabalançar a exigência/disciplina com a recompensa! Se ele é o homem para tal? Espero que sim e quem tiver certezas neste momento ou é um optimista ou um visionário. Como não sou nem uma coisa nem outra, simplesmente não sei!!!

:::::Mingos:::::

Goso do seu estilo de liderança.

Co Adriaanse esta a agir muito bem, esta a reintroduzir uma cultura que se vinha perdendo no clube, uma cultura de garra,sacrificio,espirito de luta,solidariedade.
Claramente é um treinador que aposta no grupo, em detrimento dos aspectos individuais, e aí é implacável para quem não assimila os seus métodos, Leo Lima foi o primeiro, porque de facto, pura e simplesmente não se enquadra no espirito de um jogador á "Porto", aliás facto comprovado a época passada, daí não ser de espantar que fosse um dos eleitos.
A corda partiu, porque de facto ele é o mais fraco do meio-campo, em função das caracteristicas que Co Adriaanse exige para aquele sector.
Não tenho nada receio deste tipo de liderança, pelo contrário, é evidente que qualquer estilo de liderança, esta subjacente aos resultados desportivos, mas penso que com estes métodos, estamos mais próximos de triunfar.
Não adianta especular, basta lembrar o que fez Mourinho a Serginho (Nacional), apresentou-se com 8 Kg a mais e foi recambiado,muito simples.

"team-building"??

Arranjam cada palavriado...

Depois da descompostura que o mister deu ao Leo Lima e com as dispensas a pairar... aposto que há muita "amizade" e "companheirismo" entre os jogadores do Porto e o staff técnico!
O que o Porto tinha há 2 anos, não era "garra, espírito de sacrifício, disciplina e cultura táctica"... tinha outro nome... MOURINHO!
e esse há só um...

Re:

Deves ter 6 anos de idade... e antes de Mourinho? O Porto ganhou 5 campeonatos seguidos... chegou a ganhar 8 campeonatos em 10 anos, achas que foi o Mourinho também?

Re:

Fique lá pela sua juntinha... porque caso não tenha percebido... eu digo que nos DOIS anos anteriores o Porto tinha Mourinho! Não falei dos titulos ganhos anteriormente... que toda a gente sabe como foi..

Re:

Pois é, a eterna desculpa para os 11 anos...

Re:Acerca de Mourinho

Meu caro

(Aparte do seu enorme talento...)

Nem ele nem ninguém no mundo do futebol é insubstituível!!! Isto é do mais básico que se aprende na cartilha do "futebolês". :)

Cumprimentos

Re:Acerca de Mourinho

eu devo escrever chinês!
eu disse que alguém era insubstituivel??
Disse que há dois anos o Mourinho foi o responsável pelos titulos... que foram os únos ganhos justamente nos últimos anos..diga-se de passagem!

O Del Neri

..tambem tentou mas quando os jogadores perceberam que tinham que correr fizeram-lhe a folha!

Embandeirar em arco ...

Vamos ver se nãoi lhe sai o tiro pela colatra, isto com tanto Brasileiro nunca se sabe.

Mais a sério, o início da época será fundamental.

Cumprimentos

Re:Embandeirar em arco ...

isso tu querias hehe.

já rezas a santinha/o

Re:Embandeirar em arco ...

exactamente... !! ;-)

ai

O porto tá cheio de dinheiro

pode ser que não

mas eu acho que ainda me vou rir muito com esta dupla de treinadores holandeses e quem se vai rir mais ainda é o Peseiro.

Bem

Depois da corrida que ele deu ao Leo Lima (só ontem vi) os outros que não se ponham a pau :)

Está a trabalhar

O treinador está a trabalhar o ponto mais fraco do FCP ao longo da epoca passada, o espirito e a união do grupo. Isto só demonstra que ele souba analisar o que falhou a epoca passada e está a tentar corrigir para esta. A mim parece-me que vai colher bons dividendos. Força CO