O real valor de Jesualdo | Relvado

O real valor de Jesualdo

 

O professor Jesualdo Ferreira tem já alguma idade e no entanto ainda não ganhou nenhum título. No seu currículo verifica-se que foi demitido do Benfica e o Braga não o quis, pois achava que Jesualdo não tinha capacidade para levar a equipa a voos mais altos. Será este o treinador ideal para o Porto? Não deveria o clube ter contratado um treinador com mais experiência europeia? Consideram que Jesualdo está a fazer um trabalho positivo?

FC Porto:

Comentários [43]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O estilo de Jesualdo

Quanto a mim, eu acho que irao começar a aparecer criticas pela postura mais cautelosa com que Jesualdo encara os jogos e é aquela na qual ele mais confia e acha a mais eficaz para alcançar o sucesso. Eu acho que muitos dos portistas vao cair num erro, que é o de pedir uma equipa de ataque ao estilo de Adriaanse, porque nao sabem o que querem, nem percebem o suficiente para compreender o metodo de um treinador. Ou serei eu que nao percebo? Na minha opinião a maioria nao sabia realmente quem é Jesualdo Ferreira, que é um treinador demasiado cauteloso por vezes e ainda ontem se viu isso. Como tal eu acho que esta maré de criticas so se deve ao facto de nao haver cultura futebolistica suficiente no nosso país e consequentemente ha uma irregularidade imensa no que diz respeito à critica do trabalho de um qualquer treinador. Ainda mais no Dragão onde ao dez minutos se esta a assobiar a equipa por um passe para atras! cmps a todos e boa sorte para o Sporting!

Jesualdo, não me está a surpreender

Jesualdo está a corresponder ao que eu esperava dele! Para o nosso campeonato serve pois o Porto tem uma equipa forte internamente, mas na Europa está a fazer o que fez com o Braga: em 3 tentativas, falhou-as todas. Se conseguir fazer do Porto Campeão já está a fazer algo acima do que espero do Porto este ano.

E tu não devias estar preocupado...

...mas é com o real valor da melhor equipa do mundo a seguir ao Paços de Ferreira? Isso sim, é que vos devia preocupar! Deixa lá estar o Jesualdo em paz que ele está no melhor clube português, está bem e recomenda-se! Não te esqueças mas é de mandar o mesmo artigo quando formos apurados para a fase seguinte ou quando no final da época festejarmos o titulo nacional!

Bom treinador, que fique vários anos.

O jogo do F. C. Porto com o Arsenal nao foi bom, fez um jogo mediano mas sinceramente nao podemos exigir muito mais no contexto actual. A defesa é fraca a nivel europeu, faltam 1 ou 2 centrais de qualidade e na frente também falta um avançado de nivel internacional. O Arsenal tem um poder financeiro muito superior, mantém o mesmo treinador hà vários anos, nao podemos esquecer-nos disso. Jesualdo, por outro lado, entrou com a época quase a decorrer, estou certo que se tivesse começado a trabalhar no FCP em Julho as exibiçoes seriam bem melhores. Considero o prof. Jesualdo Ferreira um treinador de inegáveis capacidades, de nivel cultural muito acima da média dos treinadores portugueses, foi a melhor escolha que o clube podia ter feito nas circunstancias q se sabem. Tenho a certeza que vai dar muitas alegrias ao "glorioso" FCP.

As frases da jornada europeia

Jesualdo Ferreira: "Estamos em terceiros(!), o que não é bom, mas também não é uma situação definitiva" Por acaso, além de estar em terceiro está em último. Mas o pior é que pode vir a ser quarto... Carlos Queiróz: "A chave do sucesso de uma equipa é ganhar (...)" Realmente! E ainda ninguém tinha reparado nisso... Fernando Santos: (quando questionado sobre os assobios e os lenços brancos) "É normal!" Só lhe faltou acrescentar: "...tendo em conta a merda de jogo que fizemos!"

Re: As frases da jornada europeia

A frase do Santos, foi quando disse que na primeira parte fomos para cima do Muster, comendo metade da palavra. Só ouvido, que contado, ninguém acredita... No fundo no fundo, o gaijo nem sequer reparou que estava a jogar com o Manchester, pensava que era com um Muster qualquer, caso contrário, não tirava um defesa para por o Mantorras!

Jesualdo é o homem certo

A escolha de Jesualdo Ferreira foi a mais acertada na ocasião. O FC Porto estava as portas de iniciar a competição a sério, precisava de um treinador que conhece-se a realidade do futebol Português em geral e do FCP em particular. É preciso não esquecer que JF pegou num plantel que não foi construído à sua imagem, que teve de sofrer uma revolução tactica em plena competição e, apesar dessas vicissitudes, o FCP fez o pleno nas 4 primeiras jornadas do campeonato. Quanto à Liga dos Campeões, vejo muita gente a fazer vaticinios demasiado antecipados, mas muito ainda está para acontecer. Há que caír na real sobre a capacidade das equipas Portuguesas, pois penso que muita gente tem andado iludida devido as prestações lusas a nivel Europeu nos ultimos anos. Em circunstancias normais os Clubes espanhois, Ingleses, Italianos são superiores aos Portugueses. Isso é facto historico indesmentivel. Jesualdo Ferreira tem feito um trabalho positivo, mediante condições não muito favoraveis, numa fase em que o Clube atravessa uma grave crise de orientação/gestão, esse sim, o grande problema do FC Porto da actualidade.

Jesualdo

Sinceramente penso que depois da saída atribulada de Co Adriaanse e visto que a época oficial estava prestes a arrancar... a opção Jesualdo foi a melhor. Com 60 anos é verdade que nunca venceu títulos... mas nestes últimos anos apresentou um excelente trabalho em Braga. É um conhecedor profundo do futebol português e do próprio FC Porto por isso não teve grandes dificuladades na adaptação... Agora se internamente começou da melhor maneira... a verdade é que na Europa os resultados ainda não apareceram. Ontem surpreendeu tudo e todos com a inclusão de Ricardo Costa e como era de esperar esta aposta foi perdida... Esta invenção custou-lhe caro.. pois procurou mais defender o encontro que procurar assumi-lo. Quanto aos resultados do FC Porto internamente e externamente serem opotsos... sinceramente a mim não me causa estranhesa... Se em Portugal a qualidade do meio campo do FC Porto chega para resolver, tendo Quaresma e Anderson como trunfos na Europa o caso muda de figura... Frente a equipas com valor semelhante... o que fica à vista é a fragilidade da defesa dos azuis e brancos. Bruno Alves, Ricardo Costas e companhia ainda poder chegar para um Campeonato, mas num nível superior de competição a diferença nota-se... Enfim, Jesualdo terá se quiser fazer sucesso no FC Porto de apresentar resultados... sobretudo na Liga dos Campeões, que no ano passado já tinhm fragilizado muito Adriaanse... A ver vamos... cumps

Re: Jesualdo

Exacto... o mesmo Bruno Alves que ontem foi o mais seguro.... lol! Frases feitas e verdades unviersais: "O RCosta foi o culpado dos golos"... quando ele ja tinha saido aquando do segundo...... De resto concordo contigo! Cmpts

Vamos lá ver se eu entendi....

Um treinador que está invencível e destacadíssimo dos adversários na Liga Nacional, que por acaso perdeu com o vice-campeão Europeu, e vêm dizer que não está a fazer um bom trabalho? Poderia estar a fazer melhor? Podia, claro. Mas reparem, nós temos os mesmos resultados que vocês na Champions (derrota e empate) mas estamos destacadíssimos cá em baixo. Eu sinceramente acho que estamos com mais razões para protestar que vocês. Deviam dar graças. Cumps a todos

Re: Vamos lá ver se eu entendi....

destacadissimos??? 3 pontos é assim tanto?? agora fiquei deprimido...

Re: Re: Vamos lá ver se eu entendi....

Para os vermelhos o Sporting não conta. Ele queria dizer que o Porto está destacadíssimo do Benfica.

mais razões para protestar

Não quererias dizer menos razões?

Re: mais razões para protestar

Não! Eu acho que nós (benfiquistas) estamos com mais razões para protestar

Re: Re: mais razões para protestar

Exacto estva a falar vendo do ponto de vista do Porto.

que interessa a idade do treinador?

"O professor Jesualdo Ferreira tem já alguma idade e no entanto ainda não ganhou nenhum título." Eu pergunto. Co Adriaanse qd veio para o Porto o que é que tinha ganho? e já tinha 57 aninhos. Há que ver que o Jesualdo tem 30 anos de futebol como treinador em cima, mas grande parte deles passados com camadas jovens ou como adjunto, apesar de ter treinado alguns clubes. Agora eu pergunto: O que era o Braga antes de Jesualdo e o que é hoje o Braga? Antes do Jesualdo ir para Braga, o clube numa dessas épocas ficou em 13º ou 14º, quase a descer de divisão, e hoje em dia luta pelo campeonato. Vamos ver o que é que vale, pois como treinador principal do SLB teve uma experiencia negativa no benfica, mas eu pergunto: com aquela equipa que lhe deixaram nos braços na altura, haveria algum "Mourinho" que conseguisse fazer alguma coisa? Não acredito. O melhor é esperar para ver, e não começar já a atacar o homem por tudo e por nada... Quanto á liga dos campeões, os adeptos do FCP ficaram mal habituados com a vitória na champions, são épocas que ocorrem 1 vez por acaso... o porto tem de se preocupar a nivel interno com campeonato e taça, pois a champions são apenas 6 jogos com equipas fortíssimas, do melhor que há ma Europa, e com orçamentos muito superiores, e tudo pode acontecer. Se o porto não passar, não critiquem o homem, pois nem sequer foi ele que construiu este plantel, e este não se molda num mês ou 2.é necessário mais algum tempo, mas parece-me a mim que vai levar o porto ao seu rumo.

Lol não sejam precipitados.

Jesualdo Ferreira pegou na equipa à cerca de 3 semanas. Já querem julga-lo? Dexem-se de pragmatismos....lol

Mas q pergunta...

Perguntas como estas , são da Maria Caxuxa... Parece q a Susana Valente não recebe lá textos mais capazes do que este afim de nos provocar o interesse por esta leitura.

Re: Mas q pergunta...

Fala um gajo que não tem um unico artigo aprovado :|

Jesualdo é bom para consumo interno,

mas não tem dimensão europeia!! Ao leme do Braga nunca conseguiu passar da primeira eliminatória e não acredito que faça grande figura na Champions... Acredito piamente que irá conseguir o seu primeiro título de campeão pelo FCP, mas a nível externo, não lhe reconheço grande nível...

Esperam mais um jogo...

para "mandar postas de pescada" ao Jesualdo Ferreira,porque ja a muito tempo que nao tinhamos este começo de campeonato...Calma para nao estarem sempre a mudar de opiniao!

Re: O real valor de Jesualdo

Já se esperavam estas criticas depois da derota por 2-0 frente ao Arsenal, no entanto temos que compreender que esta equipa do Porto é constituido por jogadores jovens, muitos deles sem experiencia europeia. Ninguem pode por em causa o bom trabalho realizado por Jesualdo Ferreira até agora: 1º classificado no campeonato Português e a praticar bom futebol. Em pouco mais de 1 mês Jesualdo conseguiu de certa forma construir uma esquipa sólida, que estava habituada a jogar num 3x3x4 rigido de Adrianse. Quanto ao jogo frente ao Arsenal, o resultado é completamente aceitável. Este Arsenal, que no ano passado chegou á final da champions com apenas 1 golo e seria dificil gonahr pois são sobretudo uma equipa muito forte sobretudo em casa.

isto da experiencia europeia nao quer dizer nada

jogou o ebue 23 anos,fabregas 19 anos,van persie 23 anos,o arsenal tambem tem uma equipa jovem como o fcp.

Re: isto da experiencia europeia nao quer dizer nada

pois tens razao mas nao te eskeças ke esees o ano passado tiveram na final da mesma competição

o Jesualdo so muito tarde é que comecou a ter

algum sucsso,foi 4º em braga mas o jesualdo ja tem 59 anos o mourinho com 41 anos ja era campeao europeu.

Ainda é cedo

para tirar conclusões, pois por esta altura da época passada muitos criticavam o adrianse e ele foi campeão com um sistema inovador em portugal. Mais comparado com um treinador de um clube da 2ª circular com um curriculo superior ao do jesualdo, e que está em 1º lugar com 4 vitórias em outros 4 jogos não me parece nada mal, quanto à champions creio que ainda nada está perdido, pois o plantel têm qualidade para dar a volta a estes dois resultados negativos.

ideal não sei mas olha

o Mourinho quando veio para o FCP,tambem não tinha muita experiência nas competições europeias e olha que ganhou... liga campeões finalista vencido da supertaça europeia ganhou a taça uefa e ganhou tudo que havia para ganhar em Portugal e fora em apenas 2 anos,excepto a Supertaça Europeia. A Intercontinental foi ganha com outro treinador,foi com o Victor Fernandez. O FCP perdeu ontem,só com o vice-campeão europeu que podia ter estado desmotivado caso perdesse..em Old Trafford mas como ganhou a motivação da equipa foi subindo onde ganhou no ultimo fim de semana por 3-0 ao Sheffield e ontem FCP não teve hipoteses de ganhar em casa do Arsenal e ainda por cima o Arsenal fazia o seu 1 jogo em casa para a Champions naquele estádio e com 60mil a assistir. Perdemos,sim..fomos inferiores sim..mas Arsenal tem mais €€€ que os 3 grandes de cá e outros clubes. Pode ter muito € em divida mas não compares plantel do Arsenal com o do FCP. Podes queixar e o jogo com o Cska que deu em empate? ok ta bem.ainda podemos ir a casa do cska recuperar pontos que se perderam.Espero que aconteça. Podia estar aqui a dizer mais coisas mas tem calma,no que disses sobre o Jesualdo. Uma coisa é certa,temos equipa para ganhar o bi-campeonato,agora la fora..vamos a ver que dá. esperemos que contra o Hamburgo a equipa conquiste os 6 pontos e assim respirar melhor quanto á sua passagem.

Re: ideal não sei mas olha

As pessoas esquecem-se que o Mourinho a primeira vez que treinou na LC também não passou de grupo que na altura até era a 2ª fase de grupos, mas quero que entendam que nem ele faz milagres como uma equipa que não era sua. Também não gostei ontem de certas decisões do Jesualdo, mas também não gostava quando Mourinho jogava em 4x4x2 losango contra os grandes de Portugal, pois eu achava que com o seu 4x3x3 os esmagaria, enfim cada maluco... É cedo para se auferir o trabalho de Jesualdo em termos de FCP, podemos analisar quem é, o que já ganhou, clubes por onde passou e mesmo assim... É CEDO!

Re: ideal não sei mas olha

Sim, mas o Mourinho quando chegou ao Porto tinha quase metade da idade do Jesualdo e apenas 2/3 anos de carreira de treinador, o Jesualdo já há quanto tempo anda no futebol? portanto esse teu argumento não é valido, estás a comparar coisas que não se devem comparar! Outro argumento teu, é que o Arsenal tem outro poder economico que o Porto não tem, é verdade, mas não achas que uma equipa com 27 milhões de euros de orçamento tem a obrigação de dar outra resposta perante o Arsenal? Ontem o ataque do Porto, depois daquilo que ví no resumo de 60 minutos dado na Rtp, foi uma autêntica nulidade e o Arsenal esteve sempre mais perto do 3-0 que o Porto do 2-1! Qual é a diferença de orçamento entre o Inter e o Sporting? E no entanto, o Sporting conseguiu vencer... Portanto, mais um argumento que não tem qualquer sentido! Realmente fico abismado com algumas moderações que se dão por aqui no Relvado!

Tou a achar engraçado!

De um momento para o outro começaram a chover criticas a Jesualdo, como se o homem passase de Deus a Diabo de um momento para o outro... a velha estoria do 8 ou 80! Vamos por partes: 1 - Vejo a criticar Jesualdo os mesmos que criticavam Adriaanse: pessoalmente tive penada saida do Co pois penso que poderiamos fazer ainda melhor esta epoca: MAS HA UMA CAMBADA DE ENTENDIDOS QUE ACHA QUE O 3X4X3 NAO FUNCIONA NA EUROPA SEM NUNCA O TER VISTO PRATICADO NA EUROPA PELO PORTO EM COMPERICOES OFICIAS... e logicamente nao quero saber dos jogos desta epoca com o Inter e Manchester onde sofremos golos estupidos e com defesas de recurso. 2 - Tera sido tao descabido o uso de RCosta a lateral subindo Cech para o meio? Se tivessmos Meireles a 100% talvez nao, mas... sera? Nao resultou... pois nao, mas mais suicida seria colocar um Tarik qualquer a extremo e so 3 homens no meio... pelo menos teoricamente ANTES do jogo, porque entendidos no final ha nuitos: chamam-se reporteres! 3 - O valor de Jesualdo: Bem 4 vitorias em 4 jogos tendo apenas alguma semanas de trabalho e tendo jogadores com medias de idades na ordem dos 20 a 23 anos e onde o jogador mais influente tem 18... ta tudo dito! Temos valores, e parece-me que precisamos de tempo. 4 - Aos que invocam as dispensas de jogadores como o Hugo Almeida, nao se esqueçam que estao a falar do mesmo que na epoca passada tanto resolvia um jogo como em frente a baliza chutava para a VCI no Dragão.... E o Benni... para mim grande jogador... mas nao se esqueçam que é o mesmo que marcou 3!!! golos na epoca passada... 5 - Para quem diz que enfrentamos equipas teoricamente mais fracas: vejamos bem, na epoca passada nestes mesmos jogos tinhamos pleo menos perdido 3 pontos no Estrela... e este ano uma dessas equipas PFerreira ja tirou 5 pontos ao Sporting e Benfica... se o trabalho é positivo?: LOL 6 - Nao gostei do jogo de ontem, pensei que poderiamos empatar, mas nao deu... e bem o Arsenal foi e é melhor e ganhou... nada a dizer! Este Arsenal ta desenhado para os grandes jogos, nao para jogos de campeonato todas as semanas: veja-se a epoca passada e o inicio desta. 7 - Quanto as nossas hipoteses na LC: bem temos e muitas caso consiguamos 4 pontos nos proximos 2 jogos... mas sinceramente reconheço que nao temos pernas para mais do que os oitavos... por isso nao seria melhor ia a Taca UEFA fazer um brilharete e voltar na proxima epoca com mais experiencia europeia para a LC? Isto claro esqueçendo o aspecto financeiro... 8 - Penso que o que faz mais falta aos Portistas é pacienecia e esquecerem de uma vez por todas Mourinho, porque esse ha so um... e se nao o esquecerem vao fazer do Dragao um cemiterio de treinadores... Cmpts