Da queda | Relvado

Da queda

Vislumbra-se agora a queda de Pinto da Costa. O seu tempo está a acabar.
 

Pinto da Costa goza de uma popularidade inquestionável ante os adeptos portistas, resultado dos muitos títulos conquistados, mas o seu tempo, que dir-se-ia já ter acabado há muito, se não acabou ainda fora tão-somente porque nunca houve uma oposição forte, que se vislumbra agora após a saída de André Villas-boas, pois que sedentos pela cadeira de sonho.

Nomes haverá que, mal os resultados não saiam, se farão ouvir e a queda, já há muito anunciada, de Pinto da Costa será como que uma estátua célebre, dum país célebre, cairá às mãos dos seus.

Recordar-se-ão os títulos, não se esquecerá o presidente que os deu, nem as escutas, nem as traições. Futebol lavado está a chegar ao campeonato português.

Uma estrutura organizada é meio caminho para se obter sucessos. O Futebol Clube do Porto tem tido, com efeito, uma estrutura que ao longo dos últimos anos se tem sobressaído (dir-se-ia imaculada não fossem o caso das escutas) sobremodo competente.

A saída de Villas-Boas, contudo, colocou esta competência, mau grado Pinto da Costa ter vindo dizer que estava preparado e que já havia feito o convite a Vítor Pereira, em estado de ambivalência.

De sorte que o sucesso futuro do Futebol Clube do Porto, mais do que superação da traição do seu ex-treinador, passa mormente por dar credibilidade novamente a uma estrutura que tinha vindo imaculadamente a dar os seus resultados mas cuja mancha, em virtude da ultrapassagem, da rasteira de André Villas-Boas, deixa-a em estado frágil.

Fragilizada na medida em que se os resultados não aparecerem, e porventura não aparecerão dado o currículo do treinador e bem assim a atual conjuntura, como sejam saídas, adversários mais fortes entre outras que tais, vozes se levantarão para, de uma vez por todas, se amancebarem ao seu intangível e duradouro presidente.

FC Porto:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que queda?

Não gosto do titulo deste artigo, tendencioso como muitos outros...

http://empregodinheiro.com/

PC, o presidente dos 4 títulos em 2010/11??

"Pinto da Costa goza de uma popularidade inquestionável ante os adeptos portistas, resultado dos muitos títulos conquistados, mas o seu tempo, que dir-se-ia já ter acabado há muito"

Esperem!! Pára tudo!!
Estamos a falar do presidente do clube que no ano passado ganhou 4 títulos???!!!

Bem, tomará que o tempo dele continue a acabar assim durante muito e muito tempo.. lololol

Um artigo ridículo mas demonstrativo do tipo de desespero, ódio, fanatismo que impera em certas minorias dos adeptos adversários.. A saída de Mourinho, que até não foi muito bem gerida pelo FCP, não ensinou nada a certos elementos..

Bons, bons são aqueles que ganham 1 campeoato de 3 em 3 anos..

Mas bom sinal estes artigos..

...

lol

já ouço esta lenga lenga há anos.

Aos anos que Pinto da Costa já estava para cair: aos anos que o Porto já estava para perder a hegemonia; aos anos que nunca mais teríamos um novo Gomes...ou um novo Kostadinov... ou um novo Jardel... ou um novo McCarthy...Derlei...Lisandro...Falcao...Deco...Lucho... e por aí fora.

O que é certo é que o Porto mantém uma estrutura poderosíssima, trabalhadora, ultra competente e dinâmica, sabe renovar os seus plantéis, sabe gerir como ninguém as suas equipas e o clube, sabe investir e tirar grandes dividendos financeiros das suas apostas de mercado, e a cada ano que passa robustece-se, cresce e prolifera ao mais alto nível, com grande sucesso desportivo.

Os "passoscoelhos" desta vida vivem dos tempos das vitória no período do Estado Novo e dos chefes da pide dgs, braços direitos de salazar, como presidentes do clube. Foram enterrados com a queda do regime, em '74.
Desde essa data, para cá? quase 40 anos passados, contam-se 4 campeonatos conquistados.

Compreendo a amargura.

Não te esqueças

de, da mesma forma (que é bacoca e profundamente desinformada, desculpa que te diga) que associas a falta de títulos do Porto à existência do Estado Novo, associar todo o valor de, por exemplo, Amália à existência desse mesmo Estado Novo. A Amália também só sabia cantar e levou Portugal a todo o lado porque o Estado Novo quis e, presume-se, abafou cantoras do Norte que cantavam bem melhor.

Da mesma forma, também só ganhámos o Nobel da Medicina em ditadura, logo, a ditadura defendia melhor a prática dessa ciência do que a democracia. Enfim, é um rol infindável de associações básicas e sem qualquer suporte histórico, mas que dão jeito, muito jeito, sobretudo a quem tem um passado tão recente e tão provado de batota.

Falando mais a sério, acho que já era altura de te ires informar sobre o período que tanto gostas de citar. E podes, também, investigar alguns dos acontecimento desportivos ocorridos nesse mesmo período. Se calhar, vais ficar surpreendido com a cor clubística de muitos dos integrantes do governo e da PIDE (havia PIDE no norte, sabias?), e com o nome dos clubes que beneficiaram com reestruturações repentinas de provas ou de finais da Taça de Portugal jogadas em casa. Mas se, entretanto, preferires continuar a falar de cor, força, a escolha é tua. Se não for o caso, podes começar por ir a qualquer biblioteca e consultar as várias obras que tratam o futebol na altura do Estado Novo. Boa sorte.

falar de cor?

a estatística não mente. É só fazeres um antes e um pós 25 de Abril ao nível dos títulos do teu clube, do clube vosso vizinho e dos do Porto. QUEM ganhava recorrentemente durante esses 40 anos? QUEM deixou de o fazer, e de forma ABRUPTA, após a ruptura do regime que até então vigorava? Ultra centralismo. Puf.

Por mais que queiras, não consegues fugir a isto.

Mas tens quê, 8 anos?

Por que raio essas coisas têm sequer de ser associadas? Uma coisa é política, outra é desporto. Ou, por acaso, também associas a ida à Lua com um bom ano de colheitas a nível de nectarinas? Olha, se gostas de associações básicas, que tal esta: o Porto ganhou mais quando o nível de criminalidade aumentou quase exponencialmente. Pá, são duas verdades, logo, têm de haver relação entre as duas. É como o facto de hoje ser Sábado e ser Julho. Logo, todos os Sábados são em Julho. É uma lógica maravilhosa, mas que faz alguma confusão a quem tem mais de 8 anos.

Já agora, se o Porto é tão coitadinho e anti-regime, por que raio o Estádio das Antas (construído com muitos fundos do Estado Novo) foi inaugurado a 28 de Maio (diz-te alguma coisa, a ti, que tanto sabes de cor sobre o assunto?). Pá, eu chego a colocar a hipótese da revolução se ter feito no Porto e não em Lisboa. Tal era a protecção a tudo o que era lisboeta e o explorar de tudo o que era do norte.

E, se havia tanta protecção, onde raio se enquadram a reestruturação repentina dos campeonatos para incluir um certo clube do Norte e as finais da Taça de Portugal que um certo clube do Norte jogou em casa (facto inédito, recordo)? Onde?

Mas, olha, peço-te uma coisa: se vier mais argumentação de criança (como associar estatísticas de realidades isoladas - por que não associar, também, as estatísticas de acidente rodoviários ao número de pontapés de canto conquistados pelo Sporting em épocas terminadas em anos bissextos?), poupa-me. A sério.

Meu caro Killer

A associação do Estado Novo com os resultados do futebol, Sartor não te saiba explicar, nada têm a ver com as divertidas pseudo-consequências que enuncias!
Que te parece uma regra então existente que determinava que o Presidente da Federação era indicado, de forma rotativa, entre o trio de clubes da capital, Benfica, Sporting e Belenenses?
Ou outra que dispunha que o Presidente da Comissão de Arbitragem tinha de ser de Lisboa?
Ou ainda uma que rezava que os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol tinham de ter residência na capital?
Ou a célebre "Lei da Opção" que permitia que um clube, mesmo depois de terminado um contrato com um jogador o pudesse obrigar a assinar um novo contrato pagando apenas 60% do que oferecia qualquer outro e que permitiu ao Benfica impedir sempre que Eusébio saísse para o estrangeiro?
E a vontade do Estado Novo em evitar que pudesse haver problemas políticos nos clubes, ou com aproveitamento politico, e pretendeu (e conseguiu até hoje) que os clubes da capital controlassem a entrada e o poder de novos sócios, impondo uma regra em que os novos tinham muito menos votos nas Assembleias Gerais que os mais antigos e mais confiáveis?
Não sei que idade tens, mas pela forma como falas não deves ter vivido esses tempos! Mas podes crer que as intromissões no futebol eram mais que muitas!

Outro especialista

Mas quem citas tu, para além de "era assim ou era assado"? Tens provas dessas regras? Documentos? Textos? Notícias? Algo mais do que a tua palavra, da qual, lamento, vou desconfiar em absoluto? Tens algo ou é apenas palavreado, de supostas "regras", de "tinha de ser".

Essa do Benfica impedir Eusébio de sair para o estrangeiro é das mais sublimes (porque das mais batidas). Não foi o Benfica que chegou a acordo com o Inter para a venda do Eusébio? Se o próprio Benfica chega a acordo com um clube, que raio de "benefício" é esse? E os clubes italianos, quando o Inter quis o Eusébio, não tinham uma lei contra a entrada de futebolistas estrangeiros no Calcio? Não te lembras das repercussões da derrota frente à Coreia do Norte, em 66? E, já agora, a Lei da Opção só se aplicava ao Benfica e ao Eusébio? Ou beneficiava todos os clubes do país? Gostava de saber, se era só o Benfica e o Sporting que podiam usufruir da Lei da Opção. Gostava mesmo de saber se não se aplicava também ao Hernâni, ao Américo ou ao Seninho, por exemplo.

Ao Salazar, interessava manter o Eusébio porque transmitia uma ideia de sucesso do Império, nada mais. Consegues perceber uma coisa tão básica como essa? Ou o Mário Soares, o PS e a democracia em geral, também favorecia o Porto quando dispensou o Futre de ir à tropa? Foi? É que, se o Futre é chamado para a tropa, punha-se a andar do Porto na hora, como se bem sabe, e nem a final da Taça dos Campeões Europeus tinha jogado. Então, em que ficamos? Não houve, aí, interferência política para favorecer um clube nacional?

Pá, e esta é a mais delirante: "E a vontade do Estado Novo em evitar que pudesse haver problemas políticos nos clubes, ou com aproveitamento politico, e pretendeu (e conseguiu até hoje) que os clubes da capital controlassem a entrada e o poder de novos sócios, impondo uma regra em que os novos tinham muito menos votos nas Assembleias Gerais que os mais antigos e mais confiáveis?" Mas estás a gozar com a minha cara? Que argumento mais intelectualmente desonesto, por amor de Deus. Controlar a entrada de novos sócios por causa de problemas políticos? Então e era só no Sporting e no Benfica que faziam isso? Porquê? Qual é a lógica? Não interessava controlar o Porto? Que lógica é que isso faz? Queres-me convencer de que foi o Estado Novo a obrigar Sporting e Benfica a ter eleições com diferentes números de votos consoante o número de anos do associado, uma prática comum a centenas de clubes europeus e mundiais?!?!? Esta é delirante. Pisem e repisem essas ideias estapafúrdias, que a história está escrita e registada. Tens factos? Não tens. Só tens umas supostas regras e conselhos, que não estão registados em lado algum. Claro que poderá sempre vir o paleio de Lisboa controlar tudo e, claro, poder ter dado um sumiço nisso tudo.

Mas, já agora, se as intromissões eram mais que muitas (só vi as tais regras que ninguém vê escritas em lado algum e que te desafio a comprovares, seja de que forma for), gostava de saber por que raio optou o regime por "dar um jeitinho" a determinado clube nas seguintes ocasiões:

- por que raio se alterou a competição, repentinamente, nos anos 40, para o Porto, que tinha sido 3º no seu campeonato regional, poder disputar o campeonato nacional? Sim, foi em pleno regime que o Porto ganhou o direito administrativo de disputar todas as edições da principal liga nacional. Caso contrário, agora, não as teriam disputado todas. Aí houve interferência política? Ou só há quando convém que haja?

- por que raio foi o Porto o único clube nacional a disputar finais da Taça de Portugal no seu estádio (em ditadura e fora dela)?

- por que raio o Estado Novo financiou grande parte do Estádio das Antas, que até foi inaugurado a 28 de Maio (foi coincidência, certamente)? Será que o Porto também tinha dirigentes associados ao regime? Ou isso era exclusivo de Lisboa? Aliás, havia Pide do Mondego para cima, sequer? Ou os Pide e dirigentes do regime que moravam no Porto nasciam em Lisboa, eram do Sporting, do Benfica e do Belenenses, mas depois eram colocados no Norte, para controlar?

Isto tudo são factos, facilmente compráveis por qualquer primata com Internet ou acesso a uma biblioteca de faculdade. Fico à espera de poder dizer o mesmo sobre as tuas "regras" que só beneficiavam os clubes de Lisboa. Mas é que fico mesmo.

Vai trabalhar ou dormir malandro, aquela cena do Juventude e

Lusitano de ÉVORA (em que uns adeptos/simpatizantes eram/provinham do sector primário Agicultura e os outros eram do "quarto" já só pensavam em ganhar dinheiro especulativo), já lá por terras da BIMBOLÂNDIA quais eram os do operariado e os clubes do patronato, saiste-me cá um BIMBO!!!

foge o que quiseres!

mas não papas o grupo a ninguém, senão a ti mesmo.

Nota-se bem quem foge aqui

Toma lá mais uma associação digna duma chimpanzé, como tanto gostas: hoje foi Sábado e não choveu. Ao Sábado, nunca chove.

Cumprimentos e boa sorte na 4ª classe, meu menino. Boas férias.

o pior é que foram 40 anos de "sábados"

era "sábado" à 2ª feira, era "sábado" à 3ª, era "sábado" à 4ª,à 5ª e à 6ª!
E imagina tu! Até ao sábado era "sábado"!

Em '74, quando o "sábado" passou a ser apenas... ao sábado, foi o que se viu.
Até hoje.

Boas férias para ti também, muita praia e muitas ondas!

p.s. - God Bless Statistics!

Um gajo não pode dar-te a mão e tirar-te do green, começas logo

a ajabardar a cousa, ó caddie manca-te ou mancas mesmo...

olha que está a dar a tourada na rtp!

pode ser que lá vejas o Passos Coelho na bancada!

Não preciso de ver na TVI, estou a ber ao bibo, caddie de poucos

tacos/ferros...???!!!

Tiveste boas notas, meu menino?

É este ano que vais ganhar aquela BMX com amortecedores?

Já agora, a democracia chegou a Portugal em 75. Mas não quero que queimes um fusível a tentar perceber isso. Para esses não-argumentos que utilizadas e reutilizas, 74 funciona perfeitamente.

don't bother

a estatística não mente.

Boa praia.

Mal escrito e a confundir desejo com realidade!

Este user já não é, se não estou enganado, a primeira vez que vem pressagiar o fim de Pinto da Costa. Por motivos diferentes e que não lembrariam a nenhum portista, afinal quem mantém o Presidente, mas repetindo os seus desejos como se a repetição os tornasse reais!
O artigo está mal escrito e a língua portuguesa sai muito ferida deste arrrazoado! Desde erros de concordância da pessoa (dir-se-ia imaculada não fossem o caso das escutas) em que se usa um tempo de verbo no plural com um sujeito no singular, a frases e palavras que não têm significado apropriado ("em estado de ambivalência". ou "se amancebarem ao seu intangível e duradouro presidente") são exemplos ridículos mas vivos dos disparates que escreve na ânsia de parecer erudito, de tudo aparece neste infeliz artigo!
Deixemos porém a forma e vamos ao conteúdo: é absolutamente evidente que Pinto da Costa foi surpreendido e ficou perturbado com a traição de Villas Boas. Cometeu o erro de acreditar no treinador e levar a sério o que este tinha afirmado com aparente convicção e seriedade! Mas acredita o autor, seriamente, que algum portista vai pedir a cabeça do Presidente por causa de uma coisa destas? Erros todos têm e Pinto da Costa também os tem tido e bem mais graves, mas isso não significa que se esqueçam todas as vitórias para lembrar apenas o erro! Felizmente, temos boa memória e sabemos que foi pela sua acção que, hoje em dia, estes invejosos se abespinham contra o FC Porto!
Como é também habitual, na falta de argumentos sérios, lá vem também falar das escutas como se estas tivessem provado fosse o que fosse e sequer tivessem alguma garantia de seriedade ou servissem para mostrar que o Porto fazia algo de diferente de todos os outros!
No fundo, mais um artigo de fraco nível, a fazer descer o deste pobre relvado tão maltratado pelos seus users e pela edição que constantemente se demite do que deveria ser a sua função!

Vai bulir, ver as endoscopias/palhinhas pelo esófago abaixo

BIMBO, não vales nada nadinha mesmo, andas a mamar dos impostos cá da maralha, MATA-TE!!!

Mais um artigo da treta

Se fosses politico eras companheiro do Louça, se fosses filosofo eras pupilo do Nostradamus, se fosses jornalista eras contratado para a BenficaTV e SIC, como não consegues dizer nada de jeito sai mais um artigo da treta.

O "puto" que não valia nada

O "puto" que não valia nada não só deu tantos títulos ao Porto como a sua ausência é suficiente para fazer cair o Pinto da Costa! hehe

a queda do NGP?.. eheh

Onde é que eu já ouvi esta?..

Next.

NGP?

NGP?

sim, NGP

Nosso Grande Presidente

;)