O professor com mau hálito | Relvado

O professor com mau hálito

 

Ao longo de três épocas, três campeonatos conquistados. Excelente trabalho, belo espólio, diriam muitos, se apenas o campeonato houvesse para disputar. Penso não se tratar de exigência desmedida quando se critica o experiente treinador. A verdade é que ganhar o campeonato é bom, mas insuficiente, avaliando bem as coisas. São os requisitos mínimos, falando grosseiramente.No reinado do professor a equipa tem oscilado entre o bom, o razoável e o mau. E o mau aparece mesmo nas piores alturas. Os portistas não estão agradados, pois o professor esquece-se recorrentemente da escova de dentes nos dias de avaliação. Troféus foram perdidos, e por vezes a equipa viu-se vergonhosamente eliminada por adversários inferiores.A monotonia que o clube atravessa, que pauta a carreira de Jesualdo, é para alguns preocupante. Há mais para fazer, há mais para conquistar, a equipa deve sair desta rotina. Para outros, a conquista do campeonato é suficiente, tal como o trabalho do treinador.Para mim, penso que o clube dificilmente dará o ambicionado salto qualitativo enquanto mantiver este treinador.OAssimAssimCádoSítio

FC Porto:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: O professor com mau hálito

este pensa que lá pelo seu Sporting ir na frente já tá tudo ganho! vê se és ultrapassado na última curva!!!

Subscrevo

Tá quase tudo dito. Jesualdo é bom para as rotinas de longa duração. Mas certas competições, certos jogos, certos momentos do jogo precisam de alguém que saiba reagir, motivar e responder de acordo. Intensidade de jogo é algo que para Jesualdo só precisa de durar 20 minutos. As políticas da SAD também deixam algo a desejar. Depois de Deco e da venda de Anderson (desaproveitado em Inglaterra), não se preocuparam em encontrar um jogador que fizesse esse papel. Lucho é um grande comandante, mas não se lhe pode pedir imaginação em todos os jogos, não é o estilo dele. Gasta-se bastante dinheiro todos as épocas em vários médios medianos, em vez de se gastar num bom médio creativo. Vou ter que desejar que o Porto perca o campeonato para que Jesualdo dê lugar a alguém mais ambicioso? O clube não se pode queixar da falta de dinheiro!

Jesualdo é Bicampeão!

Apesar de o artigo ter um titulo muito reles,a questão Jesualdo faz todo o sentido. Se tu achas inquietante a presença de Jesualdo à frente da equipa do FC Porto apesar de ter conquistado 2 titulos,imagina então aqueles que estão á frente de um clube durante 3 anos e nunca foram campeões.Como classificas esse trabalho? Em relação ao jogo de ontem,já o disse,a atitude foi ZERO.Jesualdo devia pensar bem e se não faz sentido mudar de táctica.penso que o FC Porto será mais forte se jogar assim: --------------------Nuno----------------- Sapu-------Rolando-------B.Alves------Fucile- ------------------Fernando----------------- ------Meireles-----------------Rodriguez--- ------------------Lucho--------------- ----------Lisandro--------Hulk----------

Re: Jesualdo é Bicampeão!

Hum... Entendo que gostasses de ver o FCP a jogar em 442, e eu também gostava, só que não há rotinas para isso. E acho que o Hulk não tá ainda pronto para ser titular... Cumps.

Re: O professor com mau hálito

Mas não se trata de estar à frente de 1 clube qualquer! Trata-se de estar à frente de um clube como o Porto, que tem uma máquina, uma estrutura montada há décadas! E do melhor que há no MUNDO. O Porto é quase auto suficiente! Auto gere-se! Quase que não precisa de treinador! Precisar de um treinador, é precisar de um que realmente seja diferente e faça a diferença, como Mourinho! Um grande treinador numa grande estrutura! E quando as duas coisas acontecem, sai poesia! Sai glória, saem conquistas, saem grandes resultados. Agora um treinador que seja mediano, como o é Jesualdo, não faz diferença, não é o que faz o "click". Exemplo do que te estou a dizer, vai consultar ao histórico quem foi ou foram os treinadores nas últimas 2 ou 3 décadas no Porto que passaram pelo clube sem ganhar nada. Poucos, escassos. A estrutura está já montada antes de alguns treinadores que passaram pelo clube serem sequer treinadores de futebol! Se Jesualdo, o presente treinador bi campeão nacional saísse do Porto e fosse treinar o Benfica daqui a uma semana, voltava ao que sempre foi. Jamais seria campeão numa estrutura daquelas. Jamais obteria sucesso.

Re: O professor com mau hálito

Isso é tudo muito giro, mas o FCP não é infelizmente, a melhor equipa do mundo, nem um crónico candidato a ganhar coisas na Europa. O JF, quer tu queiras quer não ganhou o mínimo exigivel ao FCP: 1 trofeu nacional e a passagem na fase de grupos da LC. Ainda para mais é injusto comparar JF ao Mourinho, que é, cada vez mais um dos melhores treinadores de sempre. E também não estou a ver melhor para substituir o JF... Couceiro 2? Não, obrigado! Cumps.

Re: O professor com mau hálito

e quem disse que o Porto é a melhor equipa do mundo? O Porto tem, SIM, uma das melhores estruturas que há no mundo, para um clube de futebol. Toda a sua organização, cultura do clube, método, é do melhor que há no MUNDO. No MUNDO. Só assim, um clube que trava uma luta desigual em termos de orçamento com os gigantes da Europa, consegue por duas vezes ser Campeão Europeu e do MUNDO. No ano em que o Porto ganhou a Liga dos Campeões, era a equipa com o orçamento mais baixo de TODAS as equipas que estavam em prova a partir dos 8ºs de final. Só mesmo com uma estrutura FABULOSA como a que o Porto tem, é que é possível chegar onde chegou: ao OLIMPO. Arranja-me no MUNDO outro exemplo igual. Eu só vejo um: o Ajax, que tem 4 Taças dos Campeões e não é um clube rico, como os Milans e os Inters e as Juves e os Manchesters e os Liverpools e os Barças e os Madrids. E a força do Ajax é a sua formação, como todos sabemos.

Re: O professor com mau hálito

O FCP tem uma estrutura ao nível dos melhores europeus. Igual, não melhor. A diferença é que o Porto todos os anos tem que vender pelo menos um jogador. Quanto a isso acho que estamos os dois de acordo. O que não concordo contigo, e se calhar não me expliquei bem, é que o Porto dó tem obrigação de passar a fase de grupos e ganhar 1 trofeu nacional. "Só" isso. O que se olhares bem, é muito. Acusar o JF de falta de ambição não me parece nem justo nem inteligente. Do ano passado para este o FCP perde 2 jogadores de TOP e muda metade da equipa titular. No ano anterior tinha perdido o Anderson. Querer que o Porto jogue para ganhar na CL com Marianos ou até mesmo Rodrigues, já me parece ter mais olhos que barriga. Que o Juju não é perfeito, isso não é. Mas não há melhor. Cumps.

Re: O professor com mau hálito

não há melhor? perdoa-me se eu me rir um bocadinho... Entende bem uma coisa: o Porto não tem o orçamento dos tubarões europeus. Mediante isso, o Porto consegue resultados EUROPEUS que só os melhores dos melhores e só os mais ricos dos ricos lá conseguem chegar. Imagina o que seria o Porto com uma estrutura como a que tem, com um poder de compra que lhe permitisse trazer Torres, Drogbas, Ronaldinhos e outros que tais? Mas também há os clubes na Europa que são muito ricos mas que não ganham o que deveriam ganhar, face ao poder financeiro que têm. Um exemplo? O Inter! Carrgados de pasta e dos melhores jogadores do mundo, com os maiores ordenados do mundo e não fazem nada na europa há anos! Não conseguem ganhar uma Champions há 40 ou 50 anos! Porquê? Estrutura! Fraca! Pelo que, voltando ao começo da argumentação, o Porto com a estrutura que tem, quase que não precisa de treinador. Um treinador mediano no Porto, limita-se a picar o ponto. Um treinador BOM no Porto, arrisca-se a altos voos. E Jesualdo é mediano. Nada mais. Ou melhor, com alguma coisa a mais: experiência dos seus 60 e tal anos.

Re: O professor com mau hálito

Ok, há melhores. Quem? Carvalhal? Domingos? E garantes que são mesmo bons? E se te sai outro Couceiro, outro Fernadez, ou salvo seja outra avantesma como o holandês? Dizes que o Jesualdo é mediano, não concordo. Nos últimos 25 anos, melhores que ele no FCP só Robson e Mourinho. Talvez Artur Jorge, mas o futebol era mais feio. Todos os outros eram piores: Oliveira, F. Santos, C.A. Silva. Quanto á estrutura... A história de comprar paletes de jogadores todos os anos deita essa teoria abaixo, é que a taxa de sucesso não chega a 33% (1 em cada 3!). Claro que acho que o Porto é mais organizado que muitos grandes europeus, mas ao mesmo nível dos de Top: Milan; MU; Arsenal, Liverpool. E não acho que o Porto precisasse de ter Torres e Drogbas, bastava não ter que vender Anderssons e Quaresmas e Pepes e Bosingwas, e... Mas isso já tem mais a ver com o país, não com o clube. Cumps.

Re: O professor com mau hálito

Olha, um Laudrup, um Zico, um Martin O'Neill, faziam maravilhas no Porto. Destacam-se por ter uma mentalidade ganhadora, métodos evoluídos, uma cultura futebolística enorme, um passado de futebolista, de cheirar a relva, de ver o jogo por outra perspectiva, diferente da de um professor que nunca deu um chuto numa bola. Quanto a dizeres que Jesualdo é melhor que Oliveira, só pode ser piada de mau gosto. Com Oliveira fomos BiCampeões Nacionais, fomos a Milão com RAÇA ganhar por 3-2; fomos à Luz espetar 5 secos! Com RAÇA. Com NERVO. Com Oliveira tínhamos NERVO.

Re: O professor com mau hálito

Pois, o Mourinho, o Capello, o Lippi, tudo jogadores de grande craveira... Talvez não te lembres do futebol praticado pelo Oliveira, assobiado nas Antas, a tripe dos sócios com a titularidade do Secretário... Mas tudo bem se achas que sim ok. O futebol com o Oliveira era mais com o coração, não havia grande pleneamento, era a ideia que dava. Quanto ás tuas apostas para treinador... Bah! Laudrup tem 1 época nuns espanhois de meio da tabela, o Zico não vem pro Porto, e o O´Neill... lembras-te de como jogava o Celtic? Bola prá frente e fé no S. Larsson? Alem de que os bons resultados do Porto foram SEMPRE com treinadores portugueses.

Re: O professor com mau hálito

sim, mas treinadores de grande qualidade que não tenham tido um passado de ter pisado a relva, são escassos. E mesmo Mourinho chegou a jogar à bola. E mesmo que tenha sido um percurso um tanto ou quanto fugaz, Mourinho desde puto acompanhava o pai no Setúbal, cresceu sempre com os pés na relva ao lado do pai, a ver os jogadores desde novinho. E sim, o Porto de Oliveira tinha "Heart"! Fundamental. O Porto de Mourinho tinha "Heart"! O Porto de Jesualdo tem um modelo táctico rígido, pouco versátil, muito contido, com medo de assumir o jogo do princípio ao fim. Lembras-te de alguma goleada com Jesualdo nestes anos que ele está no clube? Até parece mentira mas o único que eu me lembro, até aconteceu quando jogávamos sem pressão nenhuma e com a segunda equipa, com uma táctica leve: quando fomos a Guimarães! Jesualdo lançou a equipa B, se calhar nem táctica lhes deu, apenas os mandou ir para o campo e gozar o jogo e olha...0-5! Martin O'Neill, com uma equipa QUE NÃO TINHA A QUALIDADE DA NOSSA, na final de 2003, quase que nos torceu todos antes de conseguirmos ter chegado lá! Moeu-nos o juízo durante 120 minutos! Sabes o que se chama a isso? CULHÕES. AUDÁCIA. NERVO. Coisa que Jesualdo não tem!

Re: O professor com mau hálito

Sim, goleadas com o Juju só essa e outra em Aveiro. Atenção que não digo que o homem seja perfeito, porque tem defeitos, e muitos! O que defendo, é que é dos melhores que por cá andou. Essa do falta de atitude é que não "compro". O FCP joga bem e domina jogos com os pequenos, jogos onde é mais difícil motivar os jogadores. Contra os supostos grandes cá do burgo e na champions, não me parece que seja falta de atitude ou de coragem ou de colhões. Simplesmente, e este acho que é o principal defeito deste Porto, a equipa não sabe gerir a posse de bola, ter a bola só por ter a bola, esconde-la do adeversário. A equipa está demasiado "formatada" para as transições rápidas e quando não há espaço sente muitas dificuldades. Há também outro problema este ano. A equipa é quase toda nova e não há assim tanta qualidade. Por mim deixa lá estar o homem até ao final da época, e só aí é que se pensa numa alternativa. Cumps.

Re: O professor com mau hálito

sim, eu também não sou apologista (o SOCOlari era mais apugilista) da saída do treinador com o campeonato em andamento, a menos que a situação chegasse a um ponto tal, que fosse impossível a sua continuidade. No final da época, é de fechar este ciclo com este treinador.

Re: O professor com mau hálito

Gostava de ver Jaime Pacheco a treinar pró ano o FC Porto e tu?

Re: O professor com mau hálito

A pergunta não era para mim mas respondo-te na mesma! :) Pacheco no FCP? Porcaria! Muita vontade sim senhor 11 jogadores a correr feito maluquinhos, mas futebol muito, muito feio. Eu apostava num Domingos. Vamos ver como corre a época na Academica. Cumps.

Re: O professor com mau hálito

Talvez em 2002. Agora não. Com os anos, o Jaime não evoluiu como treinador e as suas tácticas revelam-se muito à moda antiga: 11 gajos à bola e pontapé para a frente. Se o Porto passasse por uma crise de identidade, talvez Jaime Pacheco preenchesse os requisitos, pois é um homem da casa e faria um grupo unido. Estando o Porto na fase que está, com um estádio ultra moderno e grandes instalações, um futebol evoluído, uma filosofia de jogo continuada, cada vez mais com melhores jogadores, fruto de uma situação financeira que não existia há alguns anos, acho que o Porto está no ponto de começar a voar. Mas precisa de um bom piloto, que compreenda e que tenha acompanhado a evolução do futebol actual. Que traga novos métodos, novas filosofias, novas dinâmicas, novas abordagens ao jogo. É precisamente por isso que falo nestes novos treinadores, Laudrup, Zico, O'Neill, que trazem uma grande bagagem de experiência de anos a pisar grandes palcos do futebol, de terem a experiência de saber o que é ser campeão da Europa de clubes, campeão da Europa de Selecções, campeão da América do Sul de clubes, saber o que é estar num campeonato do Mundo entre os melhores dos melhores. O que aprenderam nos clubes de top por onde passaram, o que aprenderam com os grandes treinadores que tiveram e com os grandes jogadores de quem foram colegas de equipa. O Porto precisa deste nível de treinador de futebol evoluído e actual, com larga experiência e com conhecimento de causa.

Há anos que falo no O'Neil!

Finalmente encontro alguém que tem a mesma opinião que eu! :)

Re: O professor com mau hálito

Sem-dúvida que falta o "Click" ao Jesualdo.Mas sinceramente acho que ele tem mais pontos positivos que negativos,parece que vai ser o ultimo ano á frente do clube,devemos ter calma.

Desculpa lá ó....

...OAssimAssimCádoSítio ! Mas o objectivo desse artigo é para ....???? Será que 20 pontos de avanço é pouco ? Queres mais ? Olha ! Infelizmente não se pode ganhar todos os anos a Liga dos Campeões ou a Taça UEFA. Mas os "mínimos" do FCP só em sonhos é que está ao alcance da maior parte das equipas, SCP e Benfica incluído no lote e quando falo nos "mínimos" não me estou a referir apenas em resultados desportivos, incluo aqui também resultados financeiros... Sei que o que afirmei não vai ser aceite por uns seis milhões e mais uns tantos, mas pergunto eu quais são os "mínimos" do teu clube e se por acaso eles têm sido alcançados. Olha... uma caixinha de Rennie não é assim tão cara quanto isso apesar da crise económica que o país está a atravessar....

Re: Desculpa lá ó....

Isso dos resultados financeiros tem que se lhe diga. Mas é como afirmas: "(...) não vai ser aceite por uns seis milhões e mais uns tantos (...)" e eu sem dúvida que me incluo nesses 6 milhões. Cumps.

Metendo a foice...

em seara alheia, pergunto quem em Portugal conseguiu melhor que ele? E falando na Europa, o United que foi o campeão europeu da ultima epoca gastou só num jogador tanto como o orçamento anual do Porto! O orçamento do Shalke é bem superior ao do Porto e o Porto não eliminou os alemães por manifesta falta de sorte e de um grande dia para o guarda-redes alemão! Já com o Chelsea esteve a minutos de eliminar o vice campeão europeu por isso não me parece que o problema seja o treinador e o Helton teve um dia não. Estará o Prof. Jesualdo a fazer umas epocas assim tão más?

O dinheiro não significa resultados

Não creio que haja um correlação entre os orçamentos e os resultados. Ja houve grandes equipas com orçamentos médios. O FCP em 2003 e 2004 tinha orçamentos inferiores ao actual e ganhou mais titulos. O dinheiro ajuda sim, mas não é isso que da resultados.

Re: Metendo a foice...

Apoiado Aveiras. Sempre a pedirem mais os portugueses, nunca se contentam com o que têm...

Re: Metendo a foice...

Falta de sorte e burrice do nosso grande treinado no primeiro jogo da eliminatória sim porque a eliminatória tem dois jogos e este estão divididos em duas parte ... e se no segundo jogo faltou nos sorte no primeiro tivemos muita em levara ficar com o saco cheio. Enfim isto é o futebol e não tou a criticar jesualdo pela prestação feita na Champions mas em fim como portista custa me ver e sinto me envergonhado cm os resultado da taça da liga e das finas das taça de portugal ja pra nao falar dos jogos com o sporting que o jesualdo inventa sempre e demonstra que apenas trabalha 11 jogadores porque quase sempre que tem d recorrer ao banco aquilo corre mal. Acho que tava na altura de o porto iniciar um novo ciclo mais ambicioso ... seguir o exemplo do inter mas claro ter noção das nossa realidade

E com esta, disseste tudo:

"Para mim, penso que o clube dificilmente dará o ambicionado salto qualitativo enquanto mantiver este treinador." Como escrevi num outro fórum, o problema de Jesualdo é a mentalidade. borra-se todo, nunca se assume, tem medo da própria sombra, não transmite força nem confiança à equipa! Se calha o Porto de marcar um golo ou dois bastante cedo, passa o resto do jogo todo à retranca a arrastar-se, deixa de jogar à bola! O treinador manda a equipa recuar! Falta garra a Jesualdo ASSUME-TE Jesualdo! Larga as fraldas! Temo é que já não vais a tempo... E este é um dos aspectos onde ele falha, pois na táctica também deixa muito a desejar. Não é inventivo, não é um treinador que nos possa surpreender com um coelho tirado da cartola a meio de um jogo. A equipa, num jogo não, simplesmente arrasta-se até ao final do jogo, sem nenhuma mexida do treinador que a possa fazer abanar e pegar de volta no jogo, como se viu por exemplo no jogo de ontem. No plano motivacional, também é fraco. Os discursos são desajustados, saem sempre ao contrário. Tiradas como "lavar os dentes" e confiança que o Porto vai fazer um grande jogo porque está muito bem preparado e depois o Porto espalha-se ao comprido, só nos faz duvidar do que o treinador diz, que sai sempre furado. E depois, em vez de picar a própria equipa, como Mourinho fazia, em vez disso mostra uma confiança desmesurada nas conferências de imprensa quando vai defrontar um rival maior, onde toda a gente vê que é tanga dele e que é apenas um mind game versão loja do chinês. E esse tipo de discursos são até nocivos para o próprio grupo, pois em vez de motivá-los, dá é armas motivacionais ao adversário! E nem vamos falar sobre as competições a eliminar, onde a forma como prepara a sua equipa para os jogos de "mata-mata", ou seja, de finais, é horrível. Joga sempre na táctica do caganço, da contenção, do entrar devagarinho e ver primeiro o que faz o adversário, cheio de medo do que o adversário eventualmente POSSA fazer... Depois? Depois o resto é do conhecimento é geral: come sempre.

Re: E com esta, disseste tudo:

Comentário moderado com "Divertido"! Realmente, Sartor, tens razão sobre o Jesualdo e disseste-o de forma muito divertida! Cumprimentos!

Disseste tudo

+1 Bem Escrito

Em defesa do Mister

Jesualdo Ferreia venceu 2 campeonatos, não 3. De qualquer forma, eu sou um dos seus defensores e sê-lo-ei pelo menos até ao final do ano, até porque não adianta agora desestabilizar e criar um ambiente adverso. As pessoas têm de ter noção que o Porto conquistou os dois últimos campeonatos sem espinhas, com o ano passado a revelar uma enorme disparidade de valor do FC Porto para os mais directos adversários. E fê-lo com um esquema e um modelo de jogo bem definidos, com processos claros e exibições convincentes. Mesmo que a nível internacional tenha ficado àquem das expectativas, eu continuo a acreditar que não fomos mais longe por meros detalhes... Este ano, o treinador vê-se privado de 3 elementos fundamentais na abordagem ao jogo por parte da equipa: Bosingwa, Paulo Assunção e Quaresma, já para não falar da indisponibilidade de Tarik. Bosingwa era imperial nos desiquilíbrios que criava nas estruturas adversárias pela dinâmica que imprimia ao corredor direito, Assunção era fundamental na coesão do meio campo e na forma como a equipa bloqueava o centro do terreno e recuperava a bola, e Quaresma era o garante da criatividade que conseguia partir pedra em algumas defesas mais compactas (essa sim, talvez a grande lacuna do actual plantel). Com 5 elementos novos regularmente na equipa, nomeadamente Sapunaru, Benitez, Rolando, Fernando e Rodriguez, é preciso tempo para que os processos sejam adquiridos e a equipa dê conta do recado. De qualquer forma, apenas um único resultado ficou, para já, abaixo do que se poderia exigir. Curiosamente, o jogo de Vila do Conde demonstrou precisamente essa ausência, a de um criativo que jogue bem em espaços curtos. Não será Tarik, duvido que o venham a ser Candeias ou Hulk. Tirando isso, a equipa parece-me bem e apenas a precisar de algum tempo. Quanto a Jesualdo em si, é uma personalidade que me agrada. É um treinador experiente, conhecedor, que trabalha muito bem o modelo pretendido e põe as suas equipas a jogar um bom fuitebol. Os minutos iniciais do Porto-Fenerbahce são disso exemplo, embora não seja ainda suficiente. Além disso, tem carisma, presença e nível que o colocam, nesses aspectos, bem à altura do cargo. O único defeito que lhe aponto, e que acredito que justifique alguns resultados menos conseguidos, é a "falta de nervo" (como diria o CurvaSul). É a atitude que muitas vezes falta à equipa e que o treinador não consegue transmitir. É a garra, o berro lá para dentro e a exigência de suor que o Jesualdo parece não conseguir pedir. Exemplo sintomático disso é o jogo do ano passado frente ao Shalke, que tinha tudo para dar certo. Estratégia muito bem delineada, peças no lugar certo e oportunidades a serem criadas de forma sistemática. O que faltou nesse jogo, além de sorte, foi vontade, foi querer... E isso tinha de partir do banco. Quaresma, por exemplo, virava as costas ao jogo nesse dia, mandava o treinador "pra mãe dele" e ele consentia, sem retirar o Cigano do jogo. Mas não é o único exemplo, há mais. No entanto, não é razão suficiente para pedir a cabeça do treinador. Ele está numa situação pouco usual no FC Porto, que dificilmente mantém um treinador mais de dois anos à frente da equipa, e tem o desafio de provar que estes jogadores não perderam a motivação nem cansaram os métodos... Tem a palavra o Mister, vamos dar-lhe o tempo que ele merece e conquistou por direito próprio. E deixemos a crise para os outros... Abraço, JC