Porto versão 2008/2009 | Relvado

Porto versão 2008/2009

 

Há lições a tirar desta eliminatória com o Schalke 04, e de outros jogos, assim como uma comparação com a época passada.Começando por aí, é legítimo dizer que o Porto aprendeu uma lição. Conseguiu rodar jogadores e poupar titulares para uma gestão de esforço. Nem sempre com resultados brilhantes, e ainda há muito a melhorar e a fazer, mas sem dúvida que melhor do que na época passada.Kaz e Bollati não disputam a titularidade com Meireles, Assunção e Lucho, mas oferecem opções para manter a equipa a flutuar e dar descanso aos titulares. Caso fique o trio do meio-campo, o único reforço a vir seria alguém que de facto disputasse a titularidade, caso contrário não seria preciso mexer. Se não houver renovação com Assunção ou Lucho for vendido, o caso muda de figura, e aí é urgente compensar as saídas, pois Bollati e Kaz não dão garantias ao mesmo nível.A baliza está muito bem entregue a Hélton e Nuno. Parece-me que vai continuar a haver empréstimos e saídas de Guarda-Redes mais jovens.Na defesa, começo pelas laterais. Fucile, Bosingwa e o mal-amado Cech são opções. Falta mais um, João Paulo é útil para emergências. Falta um Grimi... Lino foi um falhanço.No centro não é preciso mexer. Bruno Alves e Pedro Emanuel dão tranquilidade e Stepanov tem margem de progressão para ir entrando na equipa. Mais uma vez há João Paulo para as emergências, e importante era trazer jogadores da formação.Por falar em formação, chegamos aos extremos. Quaresma é para sair. O jogador sabe disso, foi-lhe prometido, tem essa expectativa e joga sempre com o objectivo de alguém reparar nele e o contratar. Tarik e Licha são essenciais. Mariano mostra muito mais garra que capacidades.Depois há uma série de jogadores já vinculados ao Porto, desde a "revelação" Pitbull que fez uma época fantástica, aos sub-21 que andam ou andaram emprestados. Não me parece importante reforçar os extremos, se for cumprida a seguinte prioridade:-> falta um Deco, um Diego, um Rui Costa. Lucho e Meireles são excelentes Box-to-box, mas FALTA ali alguém. Se repararem a mudança de flanco no Porto faz-se de duas maneiras: 1 - patada de Bruno Alves (método rápido) 2 - Quaresma - Fucile - Alves - Assunção - Emanuel - Assunção - Bosingwa - Tarik (método dar a volta ao carrosel).Para mim é aqui que o Porto precisa de apostar no mercado, pois não tem opções nem na equipa nem emprestados ou vinculados. Leandro Lima é muito mais um ponto de interrogação gigante que outra coisa, ainda não mostrou futebol.Por fim, o centro do ataque. Adriano teve uma má época, e Farias tem vindo a adaptar-se ao futebol europeu, está a progredir, mas ainda falta mais caminho a percorrer que percorrido. Edgar foi falhanço, valeu a fantástica de Lisandro. Para 2008/2009 eu apostava em manter Adriano e Farias, e em trocar Edgar. Com 3 opções sobrava Lisandro para extremo de novo (ou não). Mas a grande prioridade é meu ver é um criativo de ataque. Alguém que complemente Lucho ou Meireles, mas que não seja igual.E os restantes relvas, concordam com esta análise? Que alterações sugerem? O que mudariam no Porto? Quem será o tal jovem de 20 e poucos anos que Pinto da Costa anunciou já ter contratado?ee95104

FC Porto:

Comentários [53]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Contratar um típico "10" para o Porto é...

... tirar espaço de acção ao Lucho Gonzalez, isto a meu ver. Contudo, é sempre bom ter um típico "10" no plantel, caso queira-se mudar um pouco a táctica. Por exemplo, Kaz e Bolatti podem fazer de duplo pivot no meio-campo, dando espaço para o tal "10" que dizes precisar e que até concordo. Tem-se é primeiramente saber o que vão fazer ao Leandro Lima... Contudo, creio que vá ser difícil fixar Lucho e Lisandro por muito tempo, pois toda a europa já conhece as suas qualidades. A ver vamos. Se sair Lucho e Lisandro, o Porto irá viver um momento de reformulação e para o ano poderá ser um desastre, um pouco à imagem do que tem sido o Benfica este ano... Quanto à defesa, dizem que o Lino é mau?! mas pergunto-vos quantos jogos seguidos teve ele oportunidade de fazer pelo Porto? Creio que faltou-lhe oportunidades, até porque na mente de JF, para ter um Bosingwa com liberdade em ir lá à frente, precisa de assegurar sempre uma defesa com 3 jogadores para não ficar descompensada, daí usar o Fucile que não sendo esquerdino e a jogar na esquerda não tem tanta tendência a subir. E que tal irem retomar de empréstimo o Lucas Mareque? E porque não apostar constantemente em Cech? Laterais esquerdos: Lucas Mareque e Lino. Cech seria carta fora do baralho. E se Bosingwa sair? Bem aí o caso começa a ficar bicudo, pois perdem o vosso melhor lateral direito. Têm ainda o João Paulo, mas este é mais posicional e não contribui tanto no ataque. O Fucile, enfim... desiludiu-me nesta eliminatória... talvez a jogar a lateral direito toda a época seja uma agradável surpresa! Laterais Direitos: Fucile e João Paulo. No ataque, Lisandro ainda não se sabe se vai ou não e a meu ver vai depender do treinador. Por exemplo, com outro tipo de treinador, a equipa poderá ter outra forma de jogar, talvez esse treinador gostará mais de jogar com um avançado centro na área constantemente e assim Edgar poderá voltar a ser uma real aposta. Postiga para mim é um subvalorizado pela equipa técnica do Porto. É imprecionante como ninguém consegue recuperar o jogador. E assim se deitam fora alguns milhões de euros... Enfim, concordo em parte com as tuas escolhas, mas não concordo com o facto de algumas das opções de banco serem muito mais fracas. A questão aqui é quem teve e não teve oportunidades para jogar! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Contratar um típico

Comentário moderado como "INteressante"! Bom, apesar de ter moderado o comentário positivamente, não significa que esteja de acordo com tudo! Estou totalmente de acordo com o que dizes do tal número 10! Não vou repetir aqui o comentário que fiz acima ao comentário do Draco Honorabilis (quem quiser pode ir ler) mas não me parece que um 10 seja uma prioridade! O Lucas Mareque já foi vendido para o Independiente e é certo que não regressará! Mas esqueces dois excelentes jogadores que podem dar muitas alegrias de azul e branco vestidos: Ibson, um excelente médio volante estragado por Jesualdo Ferreira e Cláudio Pitbull, um médio ala e médio avançado que pode ser de enorme utilidade quer para o 4-3-3 quer mesmo para um 4-4-2. Mesmo assim, o Porto precisa de mais soluções para o meio campo, onde não há ninguém, actualmente, para fazer o lugar de Paulo Assunção!

Esqueci-me neste comentário...

... mas na minha resposta lá em cima ao drago"qq coisa" disse sobre isso mesmo. Não sabia é que o Mareque fora vendido... sendo assim têm o Cech já adaptado ao futebol europeu, menos mal. Claudio Pitbull + Lisandro, formariam uma boa dupla em 4-1-2-1-2 ou mesmo num 4-3-3 muito móvel. Enfim, penso que nem seja preciso contratar assim tantos jogadores como muitos querem fazer querer. Quanto menos contratarem e mais salvaguardarem maior a probabilidade de sucesso. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Contratar um típico

Tanto quanto sei, o Mareque foi já vendido, com lucro marginal, à semelhança do que sucedeu no Benfica com o Bergessio. Cumps

Obrigado pela análise

Lino não jogou na Liga, nem quando houve lesões e castigos. Também não jogou na Taça quando se andou a rodar e poupar jogadores. Nem na Taça da Liga nem sequer na Mini-Liga do Norte, ou lá como aquilo se chama. Ou seja, há uma enorme consistência em Jesualdo não apostar nem confiar no jogador, daí eu achar que é útil ter no plantel um jogador em quem o técnico não vai apostar. Lucas Mareque pode ser uma opção interessante. Eu pessoalmente gosto de Cech porque não sendo brilhante, também não compromete e é polivalente na defesa e meio-campo. Um bom suplente, ou solução de recurso para lesões e castigos. Lucho para mim é um número 8. Nos modelos de "triângulo" eu acho que ele tem que jogar sempre na "base do triângulo", seja no triângulo normal ou invertido. Assunção jogaria sempre no lado do triângulo mais perto da defesa, falta a meu ver alguém que fizesse o lado do triângulo mais perto do ataque. Esse alguém poderia ser Leandrinho, mas até à data ainda não mostrou serviço. Até podia vir a ser Tarik ou Pitbull, mas preferia que o Porto a reforçar-se apostasse nessa posição.

Então e o Ibson?

Olha sinceramente, o Porto tem duas opções a nível financeiro: 1 - Continuar a adquirir jogadores que levam o seu tempo a se adaptar; 2 - Recuperar os investimentos já feitos em jogadores e torná-los umas mais valias. Caso optem pela 1ª hipótese devem desfazer-se do excesso. O Ibson para o meio-campo em tridente cabia que nem uma luva, muito embora tenho gostado de ver o Raul Meireles no Porto. Recordo a análise do dragao13 a propósito do "10" do Porto e da sua real necessidade. A meu ver não há até porque não é o esquema que o Jesualdo Ferreira gosta. Quando estava no Benfica, JF queria que o Zahovic jogasse mais no meio-campo, estilo Lucho ou Raul Meireles, mas perdeu essa batalha pois Zahovic preferia atacar mais e defender nada. Cumprimentos Futebolísticos!

Porto versão 2008/2009

O que penso que vai acontecer : Entradas - Renteria - Ibson - Paulo Machado - defesa central (na minha opiniao vai ser Rolando) - defesa esquerdo (rumores correm sobre Guilherme (Vasco Gama)) ou Lucas Mareque - Claudio Pitbull (Mariano sai) - defesa direito (Bosingwa sai) - extremo de qualidade (Quaresma sai) Saidas - Quaresma e Bosingwa - Mariano Gonzalez - Raul Meireles ( caso entra um criativo, tera menos espaço na equipa se Lucho fica) - Lino - Edgar, Adriano ou Farias (um dos 2 vai sair) - Bruno Moraes

2/3 saídas e alguns emprestimos...2/3 entradas

Saídas: Quaresma - que neste momento começa a ser mais um motivo de arreliação para os portistas que outra coisa kk..deverá render entre 30/35 milhões. Bosingwa - tem grande mercado em Inglaterra e com a velocidade que tem prevejo-lhe lá um futuro muito interessante. deverá render entre 20/25 milhoes Lucho/Lisandro - podem sair com propostas loucas de algum clube, caso contrário é para manter e renovar contratos...(espero que não apareça nenhum clube com milhões) Emprestimos: - Leandro Lima (rodar) - Edgar (despachar) - Kaz (despachar) - Rabiola (rodar) - Adriano ( não sei o que fazer, tvz vender) - Mariano Gonzales (não sei se vale a pena) Contratar: - 1 defesa central (penso que Rolando é do Porto) - 1 substituto para o Bosingwa - 1 substituto para o Quaresma - 1 número 10 - 1 avançado e não me falem em Renteria, nem em Postiga. Temos de compensar as saídas com qualidade e nada de leandros limas nem renterias, kaz, bolattis...

Re: 2/3 saídas e alguns emprestimos...2/3 entradas

se eles continuarem a deixar o renteria pela frança, hás-de ver o jogador em que se vai tornar. lembra-te deste comentário, hehe

Principais Posições

Lateral esquerdo-uma vez por todos Pinto da Costa tem que abrir os cordões a bolsa e contratar um lateral esquerdo de qualidade ,aqui não podem existir dúvidas.Com metade do dinheiro da venda de Bosingwa ,não deve ser complicado contratar um lateral esquerdo. Meio-campo:Meireles é um bom jogador mas nestes jogos da Champions falta-lhe qualquer coisa,é um bom profissional,gosta do clube ,mas isso não chega é imperioso a contratação de um médio de qualidade,foi pena a não contratação de Belluschi. Fazia regressar Pitbull,Ibson,Renteria

Da última vez

Que se abriu os cordões à bolsa saiu um Ibarra... Que achas de Grimi?

Re: Da última vez

Olha que o Ibarra não era assim tão mau ,ainda a pouco tempo era o titular da selecção.Do Grimi é um bom jogador mas esta ao nivel do Cech ou do Jorge Ribeiro. De quem gostei bastante e tenho seguido o tipo é o Pinola que ainda a pouco tempo jogou contra o benfica.

Re: Porto versão 2008/2009

Parece certa a saída de Quaresma depois do Euro. Por um lado é bom, por outro é mau. Não entro nessas coisas de equilibrar as contas do clube, porque a mim é igual que o passivo seja muito ou pouco. Digo que é bom, porque apesar da genialidade dele, o futebol joga-se com 11, e acho que os colegas de equipa devem estar um pouco fartos do seu egoísmo. Ok que algumas fintas até saiem bem, e que podem resultar em assistências para golo, mas agora quando se tenta fintar sistematicamente 3 ou 4 adversários, geralmente sabemos que é bola perdida na certa. É mau, porque não há na nossa equipa ninguém tão imprevisível e capaz de levantar o estádio com uma finta ou um toque de calcanhar, e digamos que no preço do bilhete também deve estar incluído o show de bola. Quanto ao resto dos jogadores mais cobiçados por essa Europa fora, acredito que pensem em outros voos. Deve cansar ter as palmas das mãos amarelas de tanto esfregar e dizer "para o ano é que é (na Champions)". Mas também acredito que possam sair para alguém que também dispute a Champions e não a Uefa, daí achar que a Direcção deva falar com alguns destes jogadores e fazê-los ver que para o ano têm garantida a participação na Chapions e aguentá-los pelo menos mais um ano. Se tal não for possível, acho muito difícil o FCPorto manter o nível evidenciado esta época. Se a nível dos redes a coisa está bem entregue, uma hipotética venda de B.Alves e mais um ano de idade para P.Emanuel, tirariam experiência e rotina à zona central da defesa. Stepanov (a manter) ainda é novo, mas falta-lhe jogar regularmente para ganhar confiança, e J.Paulo (uma boa contratação), não sendo um fora-de-série, não compromete. Nas laterais, a perda de Bosingwa seria um rude golpe, que para além de ter boas características defensivas, faz da sua velocidade e técnica uma das maiores armas do actual FCPorto. Fucile e Cech seriam para manter. Na linha de meio campo, urge renovar contrato com P.Assunção, sendo que a linha defensiva estaria também bem entregue a R.Meireles. Em caso de venda do Lucho, ficaria com o outro argentino, Bollati. Na linha da frente, NÃO deixava sair Lisandro nem Tarik. Farías é para manter e Renteria seria novamente chamado. Dos restantes, mantinha Kaz, Mariano e Helder Barbosa. Daria mais uma oportunidade (até Dezembro) para Leandro Lima. Chamava Ibson de volta e procurava contratar um defesa lateral, um defesa central, um médio centro e um ala com características de avançado.

Re: Porto versão 2008/2009

o teu ponto de vista está bastante semelhante ao meu. Julgo que o teu "ala com características de avançado" poderia ser o Pitbull não?

algumas hipóteses....

Da equipa base do FCP julgo, e espero, que apenas Quaresma e Bosingwa saem, por valores bastante bons. Dos 2, Bosingwa será, sem sombra de dúvida, aquele que fará mais falta à equipa, enquanto que nós adeptos iremos sentir sempre a saudade da magia no nosso Harry Potter. Tendo em linha de conta apenas a saída destes 2 jogadores, ficamos com um lateral direito, Fucile, que embora não venha a ter a mesma preponderância que o Bosingwa julgo que irá cumprir. È um bom jogador, que ataca bastante, tem um bom remate. Deslocando o Fucile para a direita ficamos com a faixa esquerda livre, onde temos para já o Cech, que para mim está na mesma onda que o Fucile, ataca bem e tem um excelente remate, no entanto a defender comete alguns erros. Por isso julgo que não seria mau ir buscar um defesa esquerdo de qualidade, possivelmente ao estrangeiro, e um defesa direito que desse luta ao fucile, aí a minha aposta seria no João Pereira do braga, acho-o um jogador interessante e raçudo, rápido e muito novo com margem de progressão, e tem vindo a demonstrar uma maturidade que parecia não ter quando ainda jogava no Benfica. Em termos de centrais, julgo termos um Pedro Emanuel para, pelo menos, mais um ano, mas importa começar a preparar a sua saída, Stepanov parece ser a alternativa da equipa e, se deixar de cometer aqueles erros estúpidos, afigura-se como sendo um jogador a ter em conta. Temos também João Paulo que perde muito pela altura ao que parece, mas também não acho ser necessário ir buscar alguém ao estrangeiro para este lugar. Uma aposta na formação do clube será o ideal. No meio-campo importa segurar aquele trio pelo menos durante mais uma época, não sou contra a continuidade do Kaz e do Bollati pois dão alternativas ao treinador tanto na rotatividade da equipa como para jogos mais físicos onde a estatura impera. Incorporava novamente o Ibson, como alternativa a Raul Meireles/Lucho Gonzalez, pois é um jogador que sempre me agradou bastante, no entanto o conflito que mantinha com o Jesualdo pode barrar-lhe o regresso a próxima época ao Dragão. Existe de facto a falta de um número 10, Leandro Lima para já não consegue demonstrar ter a capacidade para liderar a equipa, julgo que o verdadeiro investimento terá de ser feito neste lugar, mas…e aqui existe um mas…tudo depende do esquema táctico que o Professor deseja ter na próxima época. Sabemos que o Quaresma foi o “garante” do 4*3*3 e que com a saída deste deixamos de ter aquela obrigatoriedade de jogar nesse esquema, no entanto esta época Tarik “apareceu” e colmatou a falha que existia, que era haver um “extremo” genial numa ponta e um jogador, muito bom e muito esforçado, adaptado na outra ponta o que criava um certo desequilíbrio. Com Tarik o Porto passou a ter 2 extremos a ter em conta e Lisandro pôde explodir na zona central do ataque Portista, muito por culpa pelo excelente entendimento que Lisandro e Lucho mantêm. Por isso tendo apenas Tarik na equipa ou Jesualdo mantém a aposta no 4*3*3 e a equipa reforça-se com mais um extremo, pois só com o Hélder Barbosa não chega, ou então definitivamente o Jesualdo actua num 4*4*2 e aí a presença de um número 10 ganha ainda mais importância. Como Pontas de Lança temos o Lisandro Lopez e o Farias, que num 4*4*2 julgo serem capazes de umas coisas muito engraçadas. Quanto ao Adriano tem-lhe corrido mal esta época, mas continua a ser uma boa alternativa. Uma outra hipótese a ter em conta será a do Tarik poder vir a ocupar um dos lugares de avançado num 4*4*2, o que não será muito descabido pois é rápido e tem um bom remate, poderá ser mais uma hipótese a ter em conta. O Hélder Postiga, apesar de lhe reconhecer o seu enorme Portismo, será para ceder a título definitivo.

Renteria e Pitbull...

Esqueci-me destes jogadores, tendo estes 2 nomes, Pitbull julgo ser um avançado que joga bem no meio campo, no entanto não sei se no Porto terá o mesmo sucesso, Rentería eu acho que é um excelente avançado, e é de incorporar na equipa uma época inteira para confirmar os seus créditos.

Análise complexa

Baliza - Helton e Nuno dão garantias. Aliás gostava de ver mais rotatividade neste posto pois Nuno está em boa forma. Por um jovem do clube como terceiro GR. Centrais - Os 4 actuais dão garantias e Stepanov irá ganhando a titularidade a P. Emanuel. Resta se calhar precaver o futuro e tentar arranjar alguém com estaleca de grande central (tipo Marcelão do Boavista). Laterais - Bosingwa vai sair e vai ser preciso substituto. Fucile deve ficar na direita. Na esquerda Lino é para despachar, Cech fica porque é certinho mas é preciso alguém com experiência para dar profundidade daquele lado. Meio Campo - Não se mexe! Inclusive Kaz e Bolatti. Este meio campo é muito forte e com margem de progressão. L. Lima ou se afirma ou é para despachar à la Diego. URGENTE: arranjar um número 10! Grande lacuna do Porto este época foi falta de 10 (sigh Anderson). Ataque: Quaresma vai sair. E bem, digo eu. Apesar de ter sido muito útil ao Porto, acho que em parte, os génios inconsistentes como ele, não combinam bem com a forma do Porto jogar. Prefiro alguém 25% menos talentoso mas 25% mais regular. Despachar Postiga de vez e Adriano. Farias e Mariano merecem mais uma oportunidade, devido a começarem a incorporar o espirito à Porto. Lisandro obviamente TEM que ficar. Dava jeito um ponta de lança alto e forte como alternativa (se não for Edgar então outro). Os extremos deviam ficar entregues a jovens portugueses que se consigam afirmar. Vieirinha, H. Barbosa, Bruno Gama, Diogo Valente, Rabiola, etc... Algum deverá se conseguir afirmar. Ah e se calhar Paulo Machado merecia uma oportunidade no plantel.

Re: Análise complexa

O Marcelão é um bom central, além de me parecer ter um cariz de líder, responsável e bom profissional. No entanto, não tem as características que lhe permitam almejar um salto para um grande do nosso futebol. Cumps

Re: Discordo do 10!

Pois é, meu caro, acho o teu comentário muito bom mas discordo do que dizes sobre o número 10. Discordo porque o Porto não joga com um 10 e no 4-3-3 que tem sido usado na maior parte do tempo, não há lugar para um 10 clássico, entendido como um médio muito ofensivo que faz a ligação e distribuição de jogo entre a linha média e os avançados! Digo ainda mais, nunca me lembro, e já lá vão muitos anos, de ver um 10 clássico numa equipa do Porto! Nem Anderson nem sequer Deco funcionaram na formação dos dragões como 10 clássicos, antes sempre como médios volantes (ou box-to-box como hoje gostam de chamar) com intensa actividade defensiva e que, além dela, têm um papel fundamental na organização das jogadas ofensivas! Este ano, esse papel coube ao Lucho Gonzalez que o fez na perfeição e creio que o poderá continuar a fazer! O Porto só apresentou um 10 nas poucas ocasiões em que jogou claramente em 4-4-2 e então esse 10 foi o Ricardo Quaresma, ainda que com liberdade, na quase totalidade das situações para cair também para as alas. Em raras ocasiões, em situações de maior desespero, o Porto recorreu a outras formas de organização, mais ofensivas, com inclusão do tal 10, mas foi nos minutos finais e aí o jogador que desempenhou o lugar foi o Leandro Lima.

Re: Discordo do 10!

Completamente de acordo! Não vejo, no sistema normalmente utilizado por Jesualdo, lugar para um jogador com características de 10 (tipo o Diego), pois raramente o FCP utiliza um sistema de jogo em que "caibam" esse tipo de jogadores. Cumprimentos

Re: Discordo do 10!

Nem eu estava a falar de 10 clássico. Agora, o Lucho apesar de fazer bem essa posição tem para mim algumas dificuldades que Deco e Anderson não tinham. - Capacidade técnica no 1v1. Vulgo, capacidade de finta/drible em progressão. Muitas vezes necessária para causar desiquilibrios e/ou abrir linhas de passe. - Finalização. Para as vezes que Lucho aparece junto da área pede-se mais concretização e determinação no último terço. Lucho dentro da área não tem a capacidade de rasgo para ser mais decisivo.

Re: Discordo do 10!

Claro que o Lucho tem características diferentes do Deco ou do Anderson! Tem menor capacidade de drible, é certo, apesar de até nisso ser bom, mas compensa de outras formas. Quanto ao que dizes da capacidade de remate não posso estar mais em desacordo! Ele tem feito inúmeros golos, alguns muito importantes, apesar de estar pior esta temporada nesse item! Mas funciona tal como Deco e próximo do que Anderson poderia fazer!

Re: Discordo do 10!

Logo porque não ter outro 10, mais técnico, como alternativa? A época do Porto é sempre feita de muitos e variados jogos, e nem sempre teremos uma vantagem de 12 pontos no campeonato para gerir o plantel a belo prazer.

Excelente análise!

Cumprimentos Futebolísticos!

Concordo com a tua análise!

E até a do autor do artigo. Sei que vocês querem um plantel onde possam ter de tudo, opções para tudo. O problema é que JF a meu ver prefere ter um plantel com jogadores à medida da leitura e estilo de jogo que prefere. Por exemplo, Edgar é esse tal avançado que vocês querem. Não vingou porque não teve oportunidades e porque o tal estilo de jogo não se coadua com o estilo de Edgar, mais fixo na área. Reparem como o Porto joga na frente. Parece um carrossel entre Lisandro, Tarik e Quaresma. Como Quaresma vai embora, ao que tudo indica, porque não apostar no Pitbull que até pode ser uma espécie de 2 em 1, avançado e extremo, podendo fazer dupla com Lisandro. Que achas? Sempre fica mais barato... Outra situação é transformar o 4-3-3 do Porto num 4-1-2-1-2 com Lucho a ser o médio mais organizador. Para tal teriam que ir buscar novamente o Ibson... O mais engraçado disto tudo é que não tinham de gastar um único centimo! O que achas? Cumprimentos Futebolísticos! PS: Creio que é muito pouco provavel que o Lucho, Bosingwa e Quaresma continuem no Porto... e até mesmo o Lisandro!

Re: Análise complexa

concordo. o porto precisa de um ponta de lança alto, forte e não-cepo para estes jogos da champions contra equipas robustas como o schalke que se fecham muito atrás

XI Porto

O Porto para a proxima epoca sera na minha opinião ja com reforços imaginarios!!!: Equipa inicial: Guarda redes: Helton Defesas:Fucile B.Alves P.Emanuel e Litch Medios:Ibson Lucho Raúl Meireles Avançados:Pitbull Lisandro e Quaresma

O Porto venderá dois jogadores

Quaresma e Bosingwa. Os dois já demonstraram vontade de sair no final da época, entram cerca de 50 milhões para os cofres para equilibrar as contas do Porto, assim não precisam vender mais ninguém, Lisandro e Lucho continuarão no plantel. Fucile seria o substituto de Bosingwa e é importante o Porto contratar um lateral esquerdo de créditos firmados, porque Cech não me parece ser jogador para o Porto. O onze do Porto para o ano: Helton/Nuno Fucile P. Emanuel B. Alves ?/Cech P. Assunção Meireles Lucho Lisandro Farias Tarik Não mudaria muito e ainda teriam boas opções como Helder Barbosa e Mariano Gonzales no banco. Infelizmente, para o ano vai ser muito difícil para os adversários tirar o titulo ao Porto, eles já têm uma equipa bem estruturada, mudando 2 ou 3 jogadores não se vai sentir muito.

E suplentes?

Eu acho que se queremos jogar na Champions a sério precisamos de duas boas opções para cada posição, e três em algumas, como o PL e o GR. Este discurso não é meu, é conhecido, mas eu concordo com ele. A jogar em três ou quatro frentes, com lesões, castigos, ou baixas de forma há que precaver mais do que "apenas" ter um 11 forte. Isso é que critico mais nos rivais nacionais. Têm um 11 forte, mas cada contrariedade a equipa resente-se.

Re: E suplentes?

voçês ainda pensam que vivem no tempo do mourinho? o porto é equipa para jogar os oitavos de final da champions e uma vez por outra passar aos quartos não mais que isso.