Porto: contratações sem rumo? | Relvado

Porto: contratações sem rumo?

 

Pois, o FCP tem vindo a contratar um rol extenso de médios (Fernando, Kaz, Leandro Lima, um uruguaio, Bolatti), tendo aproveitado ainda para dar uma alfinetada ao Benfica (caso Edgar) e efectuar mais 2 contratações em território nacional (Lino e Raviola).Ora, será que esses jogadores se enquadram no esquema táctico de Jesualdo, adepto do 4*3*3 e que, na época passada, revelava dificuldades devido à falta de extremos de qualidade (para além de Quaresma)? Não está a o FCP a comprar sem critérios? Ou será esta forma de actuar a mais adequada, atendendo às finanças do clube? blueyes

FC Porto:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tactica 4-4-2

A tactica preferida do Jesualdo sempre foi esta. No FCP ficou com a 4-3-3 pois nao fez pre-época. Agora nao se sabe se vai adaptar o FCP ao 4-4-2 com o Quaresma noutra posição. Quanto as contractaçoes, penso que pecam por demasiadas, mas nao me parecem sem rumo, parecem sim ser contractaçoes bem estudadas e com risco minimo, comparando com tariks e sonkayas.

Depende de quem sair...

para um esquema 4-3-3: Avançado: Adriano,Renteria,Edgar (Raviola continua a jogar no Vitória). Isto tirando o Postiga e o Moraes de quem se diz estarem de saída mas ainda temos de esperar para ver. Para além disso, com estes 3 avançados, acho que o Rui Pedro tem as portas do plantel fechadas. Defesa esquerdo: Fucile, Lino, Mareque, Cech. Provavelmente 2 vão sair. E não me acredito que o Cech tenha lugar no meio campo. Defesa direito: Bosingwa e Fucile para as ocasiões. Chegará? Médios: Paulo Assunção,Lucho,Raul Meireles, Ibson, Fernando, Kaz, Leandro Lima, Luis Aguiar, Bolatti. São 9 jogadores para 3 posições. Se tivermos em conta que são precisos 2 por posição, estão 3 a mais. Se tivermos em conta que o Lucho joga mem que esteja coxo, estão 4 jogadores a mais. Extremos: Lisandro e Quaresma. O Alan e o Lino ,que também faz esta posição não são suplentes à altura. Para além disso, diz-se que o Alan está a caminho do Vitória (negócio Raviola). Aqui sim é que o Porto tem de apostar. Com Vieirinha e Helder Barbosa, aí sim ficavam com jogadores com alta margem de progressão e que seriam bons suplentes. Mas parece que estes 2 jogadores já não param no Dragão no próximo ano. Conclusão, são contratações a mais, mas só se não sair ninguém. Mas há posições que deveriam ser reforçadas (extremos). Seja como for, entram bastantes jogadores e isso vai fazer com que seja preciso que se criem rotinas de jogo. Ponto +: Continua o Treinador, o que vai facilitar o processo de adaptação dos novos jogadores à equipa.

Contratações

Como portista, gostei bastante da contratação de Kaz e Edgar. A de Nuno e Lino não me agradaram. De resto, são tudo jovens, que penso começarem a ser exagerados, pois vai-se gastando o dinheiro apenas para 'não deixar fugir os jogadores'. Leandro Lima parece-me acertado pelas referências, quanto a Rabiola e Fernando tenho as minhas dúvidas. Bollati ao que tudo indica está um pouco mais difícil. Mas parece-me que se está a exagerar em contratações, faltando ainda reforçar algumas posições específicas. Preferia maior critério, ataques ao mercado mais cirúrgicos e menos numerosos. (paixaodofutebol.blogspot.com)

Qual a estratégia do Porto?

Por um lado, temos os interesses, as chamadas comissões, aliás MST voltou a acertar: "Vende uma pérola fina por 30 milhões e depois gasta-os a comprar uma dúzia de falsos brilhantes. Para quê? Ora, já não restam dúvidas a ninguém: para pagar comissões a muita e boa gente que parasita no clube." O homem pode ser incomodo mas é daqueles que antecipa o futuro e não hã nada que doa mais. Por outro lado, volto a insistir, que pretende-se condicionar a verdade desportiva através do empréstimo de 3, 4 a 5 jogadores a diversas equipas da 1ª Liga (Nacional, Leixões, Académica, Leiria, Guimarães, Boavista, parecem vir a ser alguns dos clubes nesta situação) conseguindo com isso enfrentar equipas desfalcadas (simulação de lesões), equipas técnicas subservientes, dirigentes compreensivos, etc. Será esta estratégia sustentável? Não me parece, para PC com mais 2 ou 3 anos de mandato e mais 2 ou 3 jogadores com valor seguro no mercado, certamente que vai ser possível sair por cima. O pior, o pior virá depois. Mas a estratégia do Porto pouco me preocupa, o que me preocupa é quando essa estratégia visa condicionar a VERDADE DESPORTIVA e neste caso a solução é simples e clara: PROIBA-SE ou LIMITE-SE fortemente os empréstismos entre clubes do mesmo escalão.

Re: Não consegues evoluir?

Estou farto de te ouvir falar da verdade desportiva, acusando o Porto de a condicionar, quando todos os outros fazem o mesmo e não entendes, ou será que finges que não entendes, que o Porto perdeu a maioria dos pontos no campeonato passado precisamente contra equipas a quem tinha emprestado jogadores! Mas há gente com palas!

A evoluir estás tu!

Então não és já um BEATO do D.Pito D'Costa? Com essa tua fidelidade ainda vais ser canonizado. Boa sorte.

Era bom que fosse verdade

A Verdade, é que tanto acerta nas contratações..que são os campeonatos que se vê...e as mais valias obtidas. Cumps.

Contratações sem rumo?

isso é como eu dizer "branco" e tu perceberes "preto"! Ora bem: 3 jovens sub-20 internacionais pela Canarinha, Fernando para o meio campo (numa altura em que se fala da saída eminente de Ibson e há rumores da saída de Paulo Assunção), Edgar para o ataque (uma posição onde há mais de um ano que estamos "coxos" e fala-se da saída de Moraes e Postiga), Leandro Lima para médio de ataque (num momento em que vendemos o Anderson e precisamos de um jogador para a mesma posição). veredicto do blueyes: contratações sem rumo. Depois, o Kaz e o Bolatti, dois jogadores que vêm para a posição de médio defensivo, como já referi em cima, posição onde vamos ter vagas. O Fernando, como já se sabe, vai rodar. O tal uruguaio que o Blueyes fala, é o Luis Aguiar, vem ao preço da uva mijona num contrato de empréstimo por 1 ano com opção de compra. Risco praticamente nulo. Vem para a posição de nº 10, numa altura onde só temos o Jorginho, um jogador que nunca convenceu. Rabiola, um puto de 18 anos, cheio de vida, ao que se diz, cheio de talento. Conclusão do blueyes: contratação sem rumo. Pois é pois é, é tudo sem rumo...e depois saem passado uns tempos do Porto por 30M€. Mais valia era NÃO contratar jovens com grande potencial, segundo este relva... Lino, destes todos, aparentemente é o único que parece ter vindo a despropósito, mas já tem vindo nos últimos tempos na imprensa que Mareque é carta fora do baralho e sobra-nos o Cech. ou seja contratamos 3 jovens da selecção canarinha, para posições que relamente estávamos a precisar, mas o blueyes diz que afinal são contratações sem rumo e que um até foi contratado para picar o Benfica... Contratamos mais 2 médios defensivos, um que se destacou no Boavista e tem qualidade e obedece às características que Jesualdo quer e outro que se destacou no campeonato Argentino, tendo sido elogiado por Maradona e ter sido pré convocado para a selecção Argentina. Um Uruguaio para uma posição que faz falta, num excelente negócio, um Rabiola, jovem promessa do futebol e um Lino. veredicto final do blueyes: Contratações sem rumo. O juiz decidiu, está decidido! ...ok

Re: Contratações sem rumo?

Ah..então por serem internacionais sub-20 brasileiros são sem margem para dúvida bons jogadores, jogadores que se vão impor sem qualquer problema de adaptação ou coisa que se lhe pareça. Quantos foram os Internacionais Sub-20 brasileiros que chegaram a Portugal e nunca se conseguiram impor? Quantos jogadores das camadas jovens portuguesas que são grandes promessas e nunca se conseguem impor na categoria superior? Estás satisfeito com a política de contratações do FCP. Por mim tudo bem, o clube é "teu", no teu lugar não estaria tão satisfeito. Quantos jogadores vieram da América do Sul com 20 anos e/ou menos e conseguram vender por muitos milhões??! (o Anderson - mas esse era sabido de antemão quer seria um bom investimento). Bolatti - não conheço, apenas li opinião de vários jornalistas, incluindo o LF Lobo, afirmarem que se trata de um bom jogador, embora algo lento para o futebol Europeu. Kaz. - bom jogador, será um jogador suficientemente bom para um grande? o Andrés Madrid não seria uma escolha mais óbvia? Lino - mais um na senda de Mareque e daquele fantástico LE que veio e Coimbra no ano passado. Fikem com os vossos, k eu fico com o refugo do Benfica. Cumps.

Re: Re: Contratações sem rumo?

afinal estamos a falar de contratações sem rumo ou de contratações de jogadores de potencial duvidoso? já estás a mudar o discurso? Pois sem rumo não são de certeza, já que todos vieram com o propósito de colmatar lacunas no plantel. Serem sub-20 da canarinha dá-nos a noção que cepos não serão de certeza, senão não chegariam a seleccionáveis. Há biliões de jogadores de futebol no Brasil. Estes 3 chegaram lá. Agora se se vão impôr, a ver vamos, mas são muito novos ainda e têm bastante para trilhar. Eu acredito que o Edgar vai pegar, O Leandro não faço ideia do seu jogo e de como vai resultar no futebol Português.

Re: Contratações sem rumo?

Já começa muita gente a ficar nervosa a ver como o Porto se tem e a meu ver bem movimentado neste defeso.

vai uma anedotinha? :)

JESUS CRISTO EM HAVANA Fidel Castro recuperou da doença e com muita ajuda lá foi discursar para mais de um milhão de cubanos na praça da revolução quando surgiu uma luz vinda do céu que se aproximou de Fidel. Era Jesus Cristo. Fidel ajoelhou-se e pediu-lhe perdão por ter duvidado da sua existência. Jesus segredou algo ao ouvido de Fidel que se dirigiu ao microfone e disse ao público: - Camaradas de revolução. Jesus Cristo sempre existe e quer dizer-lhes algo. Então Jesus pegou no microfone e disse: - Povo de Cuba, este homem com uma barba igual à minha, não vos deu o pão do conhecimento igual ao meu? E o povo exclamou: - Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Jesus disse: - É certo que eu multipliquei o pão para matar a fome aos pobres! Não é verdade que este homem inventou as senhas racionadas para matar a fome dos pobres cubanos? E o povo lá gritou: - Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Jesus disse: E não é verdade que este homem construiu hospitais e clínicas para curar os pobres como eu os curei com milagres? E o povo entusiasmado gritou: - Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Jesus disse: E não é verdade que este homem espalhou educação e conhecimento imposto ao povo, como eduquei os meus apóstolos? E o povo excitado bramava:- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Jesus disse: - E não é verdade que sofreu muitas traições de camaradas de Miami, como eu sofri a traição de Judas? E o povo cada vez mais frenético, lá gritou: - Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.... Então Jesus gritou: Então que "merda" estão à espera para crucificarem este gajo?

Ja estas a ficar nervoso

Não te preocupes com o F.C.Porto as contratações até agora tem sido excelentes,Kaz é excelente ,Edgol um diamante goleador que bem trabalhado vai ser um caso sério e em relação ao Leandro Lima espera um pouco para veres o craque que vem ai. Excelente a contratação do jovem Rabiola um miudo com muito talento.Agora uma coisa é certa muita gente também vai sair para mim os mais fortes candidatos são o Ibson,Alan,P.assunção e o Jorginho.

Re: Ja estas a ficar nervoso

Será um erro crasso, mandar embora o Assunção. Um jogador que há bem pouco tempo estava extremamente valorizado, é assim que se desvalorizam os jogadores...

Re: Re: Ja estas a ficar nervoso

estou de acordo. O Assunção foi dos últimos jogadores revelação no Porto quando ninguém esperava muito por ele e cumpriu sempre e fez sempre exibições regulares e importantíssimas. Equilibrou o meio campo defensivo, tapou espaços e varreu no seu raio de acção de forma bastante aceitável. Se Jesualdo estiver a pensar em descartá-lo, comete um erro grande.

Re: Re: Re: Ja estas a ficar nervoso

No ano do Adriaanse fez um campeonato verdadeiramente magnífico, assombroso, foi talvez o melhor do ano, a seguir ao Quaresma e ao mesmo nível do Pepe. Este ano teve um comportamento regular. Não percebo como se pode mandar um jogador destes embora. Sim porque a falar-se na sua dispensa, não acredito que alguém pague muito por ele.

Re: Re: Re: Re: Ja estas a ficar nervoso

Sim também acho um enorme disparate vender o P.Assunção ele é um jogador enorme,mas é certo que este ano não esteve ao nivel do ano passado e com as novas contratações e sobretudo como o episódio de Paços não sei não....

Contratações- Os Critérios

Não querendo avaliar os conhecimentos futebolisticos do autor do artigo, gostaria de lhe perguntar se conhece todos os jogadores que o Porto acabou de contratar.Se conhece Bollati, Luis Aguiar, Fernando, Leandro Lima.Pois se conhece e eles são todos maus jogadores o Artigo faz todo o sentido, se não conhece devia era estar calado. Senão vejamos: Lino- não tenho receio em dizê-lo- é na minha opinião um excelente jogador, capaz de criar desiquilibrios pelo flanco esquerdo devido à sua tecnica individual e rapidez, alem disso marca bem livres e á alto.Nos poucos jogos que vi da Académica foi sempre dos melhores jogadores em campo, o unico defeito que se pode apontar a esta contratação é o facto de ser um jogador na casa dos 30 anos o que prevê a impossibilidade de retorno financeiro( que não desportivo) no investimento! Kaz-Uma das revelações do Campeonato,muito forte fisicamente, bom posicionalmente, bastante alto e de elevado indice técnico, excelente remate tendo ainda 25 anos. Edgar-Reconheço que não o vi jogar muitas vezes, mas do que vi pareceu-me com bastante potencial, é jovem, alto, tem pontapé forte, de qualquer das formas vem por empréstimo com opção de compra (sensatez). Estes são os jogadores que conheço e muito sinceramente estou satisfeito com estas aquisições.Quantos aos outros apresento-lhes os critérios - jovens, fortes fisicamente e investimentos não muito altos.Fernando, Bollati,Luis Aguiar (por empréstimo, creio)reunem estas caracteristicas, quanto a Leandro Lima joga numa posição mais adiantada e por isso não é até alto mas o que se precebe porque uma das caracteristicas dos jogadores mais ofensivos do meio - campo é a mobilidade. Jesualdo disse à dias que Porto precisava de jogadores mais robustos na equipa e que o seu estilo de jogo é o 4-4-2 por isso não entendo onde está a falta de critério. Quanto às alegadas comissões que sabe você disso? Alem disso, hoje em dia é normal haver empresários nestes negócios, ou será que os outros clubes não as pagam?Quanto ao mercado Sul- Americano é perfeitamente normal apostar nele, uma vez que os jogadores desses Paíse desejam vir para a Europa e os Seus Clubes não exigem contrapartidas financeiras tão altas como os clubes Europeus. Quanto aos prejuizos do Porto os adeptos dos clubes adversários olhem para o seu próprio umbigo pois os seus passivos duplicam e triplicam os do meu Clube. Isto para não falar que o Porto ainda detém capital Humano para , se assim o desejar, anular total ou parcialmente esses passivos. Por absurdo imagine que o Porto além de vender Anderson tambem vendia Pepe, Lucho, Quaresma, BosinGwa, Helton. Por fim, não procure em seara alheia os problemas da sua propria casa!

A questão ...

.. é que, finalmente, desde o Mourinho, vejo um treinador a construir a equipa à sua imagem, senão vejamos: - Mourinho: foi realmente o expoente máximo neste assunto, tendo renovado praticamente a equipa toda! Resultados: venceu a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, + 2 campeonatos e umas mais umas taçitas.. - Del Neri, Fernandez e Couceiro: vieram para aqui com a equipa desfeita (venda dos craques para o estrangeiro), sendo que o italiano só fez metade da pré-época, o espanhol foi despedido em Janeiro, e o josé "não-mourinho" saiu no final, com algumas derrotas humilhantes no currículo. - Co Adriaanse: veio para o Porto e por indicação dele vieram apenas Cech, Tarik e Sonkaya. Os restantes reforços, ou foram emprestados, ou já tinham assinado antes da vinda dele (Anderson, Lucho, Lisandro, Jorginho...)! Venceu um campeonato e uma taça de Portugal. - Jesualdo: Entraram jogadores no verão, sem que fosse ele a escolher. Escolheu sim, a meio da época: Lucas e Renteria. Venceu um campeonato. Resumindo, o Jesualdo quando "supostamente" escolheu os jogadores (penso que terá escolhido o Renteria e o Lucas entre várias hipóteses possíveis!), deram para o torto, embora tenham vindo a meio da época. No entanto penso que é fundamental que o treinador escolha quem quer ter no plantel. Com Mourinho isso deu resultado. E portanto, parece-me que este ano o FCP está a procurar satisfazer os desejos do treinador, e mais que isso, a aposta em jovens valores pressupõe uma extensão do contracto com o treinador, querendo dizer que poderá ser o treinador do FCP durante longos anos. Parece-me no entanto que o Porto deveria apostar também em valor seguros, nomeadamente comprar um avançado que marque golos, sem dar 10 milhões por um qualquer sul-americano cujo valor é não está provado. Olhem, por exemplo, já que o Valência está em vias de contratar o Trezeguet, iam buscar o Morientes.. Que jeito fazia. Quanto à táctica, espero que sinceramente, o prof. JF aposte num 4x4x2, que tão bons jogos proporcionou aos adeptos este ano, e deixe o 4x3x3. Mas que por favor, deixe o Meireles de fora, porque finalmente temos jogadores para o mandar para o banco!

Aqisições a Granel!!

“Qual o critério do FCP nestas aquisições às paletes?” Isto faz lembrar o reinado do Manel Amásio e seu rei Artur, vejam o resultado que deu e vão pondo as barbichas de molho, se bem que, neste caso os interesses dos empresários e a suas chorudas comissões, é mais patente. “tendo aproveitado ainda para dar uma alfinetada ao Benfica” Pelo que é do conhecimento público a haver alfinetada foi nos próprios adeptos exclusivamente para consumo interno. “Não está a o FCP a comprar sem critérios?” Se são critérios, estes são muito pouco claros quer a nível desportivo quer a nível financeiro, leia-se gestão da empresa. "Ou será esta forma de actuar a mais adequada, atendendo às finanças do clube?" E não sendo eu economista, e salvo melhor opinião, esta é que não de certeza absoluta, como dizem os economista é gestão em contara ciclo. Mas os economista que se pronunciem.

Desbaratar?!

Ora vamos lá a uma aula de matemática. Leandro Lima- 1,5 milhões de euros Fernando- 400 mil euros Kaz - 1, 3 milhões de euros Luís Aguiar - empréstimo por 1 ano (150 mil euros) Edgar - empréstimo por 1 ano Lino - 500 mil euros Nuno - 0 euros Bolatti - 1.5 milhões de euros Total - 5,3 milhões de euros (para os 25 milhões que rendeu o Anderson ainda faltam 20)

Re: Desbaratar?!

o Hugo Almeida rendeu 5 milhões de euros... ou seja basicamente o $$ que foi gasto até agora, nem precisas de ir pela transferência do Anderson.

Contrataçoes

Acho bem que o FC Porto aposte em jovens só tenho receio que os reforços para esta época não passem disso ...apostas, o único jogador que de facto é reforço é o kaz, uma vez que já sabemos do que é capaz e é de facto um bom jogador que me parece já adaptado ao futebol Português. Continuo no entanto sem perceber o que se passa com os jovens jogadores da nossa formação, que de um momento para o outro "desapareceram" neste momento existe uma clara aposta do FCP em jovens, mas de outras paragens e convem lembrar que uma parte do exito do FCP na era P. da Costa deveu-se à "prata da casa", é imcompreensivel esta nova politica, pelo menos para mim... Só mais uma coisa, com todas estas contratações parece-me que o nº de emprestados vai ainda mais aumentar, nem quero penasar o que isso representa para as finanças do FCP... De qualquer modo... Força FCP !!!

Para quem pouco iria mexer na equipa...

...parecem-me nomes a mais para um plantel que já era longo em alguns sectores, e vejo com alguma preocupação a falta de um nome que garanta golos, é que Adriano poderá lesionar-se ou estar em baixo de forma não havendo substitutos à altura. Alguns dos jogadores contratados são muito jovens para um plantel que já é jovem, penso que o Porto está a preparar o futuro, a ver vamos se isso corresponde à verdade. Lamento que muito se fale nos interesses dos empesários sempre que o Porto contrata seja lá quem fôr, ainda por cima, os valores que envolvidos são muito à quem dos negócios considerados milionários. É evidente que no meio destes jogadores todos, alguns deles não serão aproveitados pelos mais variados motivos, afinal, contratar jogadores é e sempre foi um negócio de risco e é impossível haver um aproveitamento a 100%. A história tem mostrado que mesmo o Porto vendendo jogadores que não são aproveitados, acaba também por não perder dinheiro ( claro que há excepções, mas raras )

Serão talvez algo excessivas...

Mas desta vez é Jesualdo Ferreira que está a dar as linhas para a reformulação do plantel o que duvido que seja bom! Mas vejamos o que se passa: Guarda-Redes: Helton mantém-se e Baía, o segundo, terminou a carreira. Paulo Ribeiro, o terceiro, vai rodar para evoluir o que também vai acontecer com Bruno Vale, pouco utilizado este ano. Sobe Ventura (para 3º) e Nuno, conhecedor da casa, parece-me uma boa selecção para segundo guarda-redes. Defesas : Para o lado esquerdo foi contratado Lino que depois se verá do que é capaz! Mas o Lucas Mareque foi um flop e Jesualdo não gosta de Marek Cech a defesa. Poderá ser preciso arranjar oputro central se sair Pepe. Meio Campo: Aqui há excesso de jogadores. Apesar de Fernando ser para emprestar, Lucho Gonzalez, Paulo Assunção, Raúl Meireles, Ibson, Kaz e Mario Bolatti são a mais para os lugares de médio defensivo e volante. Creio que o Porto prefere mandar embora Ibson e Paulo Assunção apesar de me parecer um erro grave. Para médio ofensivo, depois da saída de Anderson e de Jorginho também estar para sair, Leandro Lima e Luis Aguiar, de quem dizem ser o "novo Francescoli", lutarão pelo lugar. A hipótese Vukcevic fica assim prejudicada! Ataque: Quaresma, Adriano, Lisandro, Renteria e Edgar estão certos! Hélder Postiga e Bruno Moraes poderão sair. Alan e Vieirinha saiem. o Porto precisa de mais um extremo, talvez o sérvio que joga no Standard; Milan Jovanovic. Resumindo: talvez com um pequeno excesso, as contratações parecem-me feitas com critérios e atendendo às necessidades sentidas pelo treinador. A qualidade deste e das suas opções deixa-me muitas dúvidas, particularmente na dispensa de elementos como Ibson, Paulo Assunção ou Hélder Postiga, mas que posso fazer?

Nao comprendo o teor do artigo

Afinal o Porto nestes anos todos que compra tudo e todos segundo o artigo, vai conseguindo levar a agua ao seu moinho. Agora que ha comissoes a pagar eh claro que as ha, mas qual o clube que nao tem de as pagar? Venha o primeiro e atire uma pedra.

Transferências com rumo?

Baía -> Nuno Mareque (já foi dito que vai sair)-> Lino Fernando -> vai ser emprestado e ser observado, intercional de sub-20 preço baixo, vai valorizar-se...e não será mais um jogador para aumentar o plantel de 2007/2008. Edgar -> Com Moraes novamente lesionado só restam Adriano e Postiga (e possívelmente Postiga pode sair, seria necessário contratar outro avançado, Rossi(?)). Kazmierczak- "robusto" como Jesualdo quer, alternativa (ou mais que isso) ao habitual meio campo Assunção,Meireles,Lucho. Anderson -> Leandro Lima vs Luis Aguiar -> 4x4x2 à vista, se fôr questão "Quaresma" coloca-se! Rabiola - jovem português que irá ser emprestado e com esta contratação o FCP em vez de ver o seu plantel aumentado provavelmente será diminuido, pois Alan parece ser forte hipotese em Guimarães. Bolatti - Irá lutar com Assunção para o lugar de médio defensivo e pelas características que dizem que ele tem, vai ser importante para gerir o jogo quando o FCP estiver a ganhar (situação em que o FCP teve dificuldades nesta época). Helton,Nuno,Ventura Bosingwa, Fucile(alternativa para a direita titular na esquerda). Lino e Cech (primeiras alternativas a Fucile e automaticamente a Bosingwa). Pepe,Emanuel,Alves,J.Paulo +R.Costa ->possivel "tapa buracos" Assunção,Bolatti Lucho, Meireles Leandro, Luis Aguiar Kaz ->polivalente Renteria, Lisandro Adriano, Edgar e Postiga/reforço(rossi?) Quaresma,Jorginho + Gama/Barbosa... Saem:Vale, Sonkaya(Roda), Ibson, Alan, Vieirinha (Leixoes), Maciel(Leiria), Pittbull(Leixoes), Ezequias (Leixoes), Rabiola (Guimaraes), Machado (Leixões), [Barbosa (Nacional?), Gama (?)], Mareque, Ivanildo, N.Coelho, Areias, Sektioui, Bonfim, Ribeiro, Castro, Rui Pedro e Bura que vão fazer pré-época. As contratações até estão coerentes com as necessidades, o aspecto negativo é que vai ser mais um ano sem jogadores vindos da formação (excepto 3º GR) Plantel de 26 jogadores, 2 para cada posição, mais um por sector (gr,defesa,meio-campo,ataque). Para disputar: Supertaça; Champions; Campeonato, Taça e Taça da Liga.

Re: na questão da formação...

Tens toda a razão, mas a verdade é que enquanto Jesualdo Ferreira for o treinador nenhum jovem da formação terá uma verdadeira oportunidade, pelo que mais vale que rodem noutros clubes!

Silly Season

Que estupidez comprar internacionais sub-20! Se o Porto fosse era buscar o Derlei e o Jimmy Hasselbaink. Ou o van Hojdonk... Esses é que já têm provas dadas, dizem que já estão em fim de carreira, mas qum sabe nunca esquece. Por outro lado, acho que desde a contratação do Pizzi, o Porto já ganhou juizo e aposta é em jovens que possa rentabilizar. Até que a venda de Anderson além de compensar a comprar e salários dele próprio, chega para comprar estes "jovens sem rumo". Podia também argumentar-se que as contratações são para posições como a de defesa esquerdo, em que o titular foi um jogador adaptado, ou médio ofensivo, em que saiu Anderson e Moraes deve tb sair, mas valerá a pena?

Depende...

Se misturarmos tudo tens razão.... No entanto nao mistures contratações de juniores para emprestar com seniores... e emprestimos..... Apenas se pode esperar algo de Kaz, Bolatti e Leandro Lima (apesar de ser um jovem).... O resto é para emprestar (Fernando e Rabiola) e o uruguaio vem por emprestimo tal como Edgar logo constituem um baixo risco! Conculsao: O FCP não tem nomes sonantes e aposta na continuidade da sua estrutura; relembre-se que Andersson nao jogou meia-epoca... todos os outros que foram formando o onze continuam no clube!! ----------------------------------------------- MST