Porto com prejuízo de 30 milhões em 2005/2006 | Relvado

Porto com prejuízo de 30 milhões em 2005/2006

 

Contas negativas por opção conscienteNo documento endereçado à CMVM reporta-se que as transferências dos passes de jogadores renderam apenas 4,8 milhões de euros na época passada contra os 30,7 milhões de euros do exercício 2004/2005. O clube fala na «opção estratégica de manutenção dos principais valores do plantel» em detrimento do equilíbrio das contas, versão que o presidente do Porto tinha já defendido em entrevista concedida na segunda-feira ao jornal O Jogo. «As contas são negativas, mas por opção consciente», sublinha Pinto da Costa naquela publicação, frisando que para tornar o balanço positivo «bastava vender talvez um jogador e dois chegava de certeza absoluta», aponta. «Foi uma opção não o fazer e ter esse resultado negativo e não estar demasiado preocupado com isso, na medida que é um património que se está a valorizar», alega ainda o dirigente que refere também que o Dínamo de Moscovo «deve alguns milhões de euros» pelas transferências de Costinha, Maniche e Nuno Espírito Santo. A SAD constituiu, em função desta dívida, uma provisão «que prejudica o resultado do exercício em 5,35 milhões de euros, obedecendo ao princípio da prudência», justifica-se no comunicado à CMVM. Mas no Dragão conta-se recuperar até ao final de Outubro o montante em dívida do clube moscovita, conforme vaticina Pinto da Costa, salientando que o Porto apresentou «uma queixa na FIFA que, acreditámos, será julgada no final deste mês de forma favorável aos nossos interesses», afiança.Em termos de proveitos operacionais a SAD relata à CMVM um total de 46,2 milhões de euros, comunicando ainda uma redução dos custos salariais em 5,1 milhões de euros. O passivo do clube foi também reduzido em 8,3 milhões de euros, de acordo com o mesmo documento, cifrando-se agora nos 125,2 milhões de euros.Susana Valente

FC Porto:

Comentários [61]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

como já tinha vaticinado

se o fcp não fizer uma boa champions este ano vai entrar uma grave depressão financeira só podendo ser atenuada con vendas de activos... ..dai o desespero ontem do jornal ojogo em publicar uma defesa simplesmente ridicula de pinto da costa sobre o caso doirado e sobre a grave crise financeira que o fcp atravessa ... com uma falta de linearidade e incongruência grotescas, bem não se tava a espera de mais numa entrevista pré-combinada onde basicamente ele diz isto as dividas que vão ser publicadas estão sob controlo e ja estava dentro dos planos, as escutas é tudo uma cabala menos as do vieira essas sim graves e verdadeiras. este jornal o`nojo até manda enviados especiais a pressionar o seleccionador do brasil pra valorizar os jogadores do plantel...foi assim con jardel deco e agora helton, nunca os vi mandar enviados especiais pelos brasileiros de outro clube portugues.pois não é so em portugal k o fazem desde que perderam o oliveirinha (puppet). o clube dos corruptos vai caindo ora sob suspeitas ora sobre desfalques dos oportunistas que são a gente sem escruplos que dirige este clube de mafiosos com a cumplicidades de adeptos fanaticos que não se importam de ver desporto misturado com mentira.

Re: como já tinha vaticinado

Por acaso concordo em algumas coisas contigo. Mas pecas por não perceber que não podes confundir Pinto da Costa e a sua matilha de lacaios, com todos os adeptos do Porto. Eu sou benfiquista e apesar de achar que os prtistas são muitas vezes tapados em relação a Pinto da Costa, acho que o mesmo acontece por exemplo com benfiquistas em relação a Vieira e sportinguistas em relação ao Franquinho... Tens razão me muitas coisas em relação a Pinto da Costa e quejandos... Só que pecas quando entras na clubite aguda. Não consegues te dissociar do teu clubismo. Cumps.

Re: como já tinha vaticinado

O engraçado... é estarem sob controlo... mas a razão que nos anos anteriores davam para demonstrar isso (cash flow positivo), hoje já não existe!!!

concordo mas...

Concordo com quase tudo o que dizes sobre o fcp de pinto da costa mas deixa la que como benfiquista tu devias é estar mais preocupado com aquele "mafioso" do veiga que esta ao nivel do que pior existe no fcp. Eu como socio do benfica estou, e apenas vou descansar quando o vir fora do benfica.Como é possivel que Luis filipe vieira que tanto critica o PCOSTA tenha trazido para o nosso clube alguem igual?

Re: concordo mas...

Realmente não dá para perceber aquele mafioso do Veiguinha. Tanto amor do Vieira até chega a parecer outra coisa. Como se pode ser tão cego perante alguém como Veiga????????? Cumps.

Re: concordo mas...

sempre fui contra ter o veiga no benfica...

Qual é o espanto?

A mim, não me espanta rigorosamente nada. São as opções tomadas para a gestão do clube. Não posso deixar senão o meu desacordo à gestão seguida. Quando falo de gestão, falo de algo integrado: a questão financeira, económica e desportiva. Envergonha-me um clube que tenha movimentado 70 atletas em 3 anos, 6 treinadores e suas equipas técnicas. Envergonha-me um clube com um orçamento que é igual aos dois outros grandes juntos, ter dinheiro para pagar cláusulas de rescisão do treinador do 4º maior clube português, ter dinheiro para roubar atletas aos outros, às vezes sem sequer os integrar no seu plantel (assunção, adriano, rossato). Um clube que tem, ou teve (?!) centenas de milhões de euros à disposição, para se tornar num GRANDE PARA SEMPRE, e que desbaratou completamente o dinheiro. Não tenho vergonha de nada que diga respeito ao apito dourado, excepto talvez um silencio exagerado em relação aos benefícios feitos ao slb, pela Liga (e outros clubes), nos últimos dois anos. Não tenho vergonha do presidente, ou de alguém em específico na direcção. Teria - isso sim - vergonha de ser director, ter tido a linha de actuação dos últimos 3 anos, e apresentar estes resultados, ano após ano. Eu demitir-me-ia, ou no mínimo colocaria o lugar à disposição. A questão é: há outros profissionais a que se possa recorrer, para entrar na SAD, ou terá que haver um equipa totalmente nova, para que haja uma mudança de política de gestão? O FCP-SAD não é capaz de se auto-regenerar, renovar, reinventar? Coloco algumas questões à vossa consideração: o FCPorto, numa época em que não ganhe um título, dará quanto de prejuízo? 60 milhões? Por outro lado: temos condições, face aos custos que temos, de não conseguir qualificações SEMPRE para os oitavos, ou para a UEFA? Eu julgo que não. Até que ponto estas contas são reais, ou simples comunicado obrigatório, que não reflecte o estado perfeito das contas do clube? Termino dizendo que estarei eu e mais grupo de socios/accionistas na proxima Assembleia Geral da FC Porto, futebol SAD, para votar contra estas contas!

Re: Qual é o espanto?

Que se fodam os pontos. Tu és um burro, primeiro tenta perceber o que se passa se és um Portista que só empata baza deixa ou outros foder. Gajos como tu são doutro clube não são do Porto, queres o poder do F.C.Porto??? Ou queres titulos??? Titulos não deve ser senão não estavas com essas merdas.

Re: Re: Qual é o espanto?

Oh sim, sim! Não haja dúvida o que vale são os títulos, nem sei porque raio, o pessoal se preocupa com as contas, desde que o clube vá ganhando, até aposto que quando não tiverem dinheiro, pagam os ordenados em taças e medalhas...

Re: Re: Re: Qual é o espanto?

Facil se fosse por causa de termos dinheiro tinhamos guardado e e pelo lugar do deco tinhamos um nuno assis assim tinhamos dinhero, mas em vez do dinheiro prefiro o investimento que se fez no anderson, também não gostastes? Com o dinheiro do maniche tinhamos comprado o beto assim tinhamos dinheiro, mas continuo a preferir o investimento que se fez no lucho, também não gostastes? e assim sucessivamente. Mas se queres é dinheiro diz ao PC para vender o Helton, o Pepe, o Assunção, o R. Meireles, o Lucho, o Anderson, o Quaresma, o Adriano, assim ficavas mais contente. Tou mesmo a ver para o ano vinhas aqui dizer que o Porto é o clube mais rico de Portugal, mas vinhas criticar a equipa, por isso é que eu digo que mais vale a equipa do que o dinheiro.

Re: Re: Re: Qual é o espanto?

Exacto... contas??? Para que... isso é para os papalvos! O que interessa é o bailarico, o enganar o Zé Dourinho... Mas fico contente por ver que há gente no Porto (apesar das rivalidades) que percebe a barbaridade que se passa na Antas. A completa falta de noção de quem gere aquela casa.

Re: Qual é o espanto?

és o Velasquez?

Re: Re: Qual é o espanto?

Segundo o id dele, é o Nelson Carvalho e tem menos dois anos que eu...

Prejuízo!!!

Cm era de esperar, depois de comprar tudo o q conseguia dar 2 toques seguidos... E já agora alguém sabe dizer por qt foi vendido o Fabiano?! 4.6 M acho pouco em passes de jogadores mas... Mas vamos tar atentos pr o próximo ano pq: Extinção da equipa B e venda de Diego e Benny... Segundo li este balanço terminou em Junho de 2006...

Prejuízo

Mas onde é que param os 100 milhoes de euros de receitas de venda de jogadores? Ja foi tudo? Porra que os Men In Black tao a ficar careiros!! ^^

Re: Prejuízo

Pelo que dizes vesse que não percebes do que se fala, por isso não passa de mais um comentário ridiculo.

Humm! Cheira-me que o SARTOR não vai comentar aqui

Ele anda muito entretido a construir o pedestal para o Helton... e não tem tempo para comentar notícias foleiras e mentirosas sobre o FCParaíso. Além do mais como Pinto da COsta já falou mais ninguém vai meter prego nem estopa no assunto (com excepção do Devenish, claro).

Re: Humm! Cheira-me que o SARTOR não vai comentar aqui

No fundo até acho uma boa noticia, principalmente por ter o doc em anexo. Já agora sabes ler este tipo de documentos? Acho que tás como os jornalistas que não entendem mas falam a pensar que estão a dizer mal.

Re: Humm! Cheira-me que o SARTOR não vai comentar aqui

não fiques nervoso que envelheces mais cedo Pinto da Costa tem o meu apoio TOTAL. O que ele é para nós, Portistas, o que ele construiu, ganhou, edificou, nem 100 presidentes dos teus.

Re: Re: Humm! Cheira-me que o SARTOR não vai comentar aqui

construiu?????????edificou??????????.....o centro de estágios foi o amigalhaço meneses há conta do zé povinho (o estado paga...que rica obra)....o estádio...foi as falcatruas que todos sabemos com a camara e em que houve um documento oficial a comprovar isso mesmo( o fcp foi altamente beneficiado com esses negócios da treta...mais uma vez quem pagou foi o estado e indirectamente o zé povinho)...os titulos...pois então...todos sabemos como conseguiu mtos deles....prefiro 100 vezes um presidente que nada ganhe do que ganhar da forma que todos sabemos...cumps

30 milhões...

Já sei que é preciso investir para se ter proveitos e que no futebol os proveitos com os jogadores só se conseguem ao fim de alguns anos, mas ter um prejuízo de 30 milhões é muito mau. Podem estar a hipotecar parte do futuro do clube. Neste aspecto quem está a fazer um trabalho formidável é o Sporting que conseguiu reduzir e muito os custos. Tem um plantel que custa menos de metade do plantel do Porto, mas que embora inferior é bastante competitivo e capaz de disputar cada jogo com as melhores equipas. Isso para não lembrar que tendo um plantel mais pequeno é mais fácil de lançar jogadores formados no clube, sendo mais proveitoso em termos financeiros. E se o Porto volta a ter um prejuízo deste valor, o que acontecerá? Vão vender 4 ou 5 craques? A ver vamos como evolui a situação...

Re: 30 milhões...

Lestes a parte que fala das causas??? É porque são lógicas, válidas e verdadeiras. E o Porto não irá precisar de vender 4/5 crakes, basta 1/2 como qualquer outro clube em Portugal. Já agora gostava de saber se o sporting ou o Benfica teria conseguido uma gestão que desse para aguentar um plantel como o do Porto?

Re: 30 milhões...

Para conseguir 30 milhões é necessário vender 2 jogadores dos melhores, e pode até nem chegar. O Porto teve prejuízo de 30 milhões e decidiu acatar esse prejuízo sem vender jogadores, mas se este ano tiverem novamente prejuízo igual serão 60 milhões de prejuízo em 2 anos, sendo necessário vender 4 ou 5 jogadores. Foram essas as contas que eu fiz. Mais alguma dúvida?

Re: Re: 30 milhões...

Claro que tenho duvidas, mas quanto ao teu conhecimento em gestão. Se por acaso a provisão que o Porto fez pela divida do dinamo for de 9 milhoes, e o dinamo pagar, abate 18 milhoes, se o Porto passar a fase de grupos, abate mais uns milhoes no proximo resultado liquido, se o Porto continuar a receber a pretação da venda do diego e do benny, o problema fica praticamente resolvido, quando digo que fica praticamente resolvido, é porque o RLE não é acumulado de ano para ano, além de que o prejuizo não é igual a divida. Cumps.

Re: Re: Re: 30 milhões...

Agora se percebe o porquê da entrevista ao jogo, de P. Costa, esta semana. Nada como distrair os adeptos do que realmente importa. Areia para os olhos. Achei piada à expressão «As contas são negativas, mas por opção consciente». Sendo assim estejam todos mais descansados... Afinal os comicionistas estão de consciência tranquila... Saudações leoninas... mas conscientes

Re: Re: Re: 30 milhões...

Muita parra pouca uva! 30 milhões são 30 milhões... e o resto é tudo desculpas... não de mau pagador... mas de mau gestor! Explica lá... como é que orgulhavam tanto do cashflow posítivo, e este ano quase nem referem. Porque será??? Por ter passado de 40 e tal milhões (em 2003/2004) para -5,3 este ano???

Re: Re: Re: Re: 30 milhões...

Dahhh se é por falar só por falar antes tar calado, vens falar de cashflow??? Não percebestes que o facto de ter mantido praticamente toda a equipa é um investimento, em altura de investimento queres vir falar de cashflow???

Re: Re: Re: Re: Re: 30 milhões...

"No que concerne ao Cash-Flow gerado, também aqui se verificou um crescimento galopante, passando dos 1,8M€ verificados em 2002/2003 para 43,9M€ neste exercício." "A evolução do EBITDA e do Cash-Flow da sociedade revelam a tendência para uma melhoria da conta de exploração da sociedade." Relatório e Contas Consolidado da FCPorto SAD 2003/2004. Ai afinal agora já não interessa??? Tu e o teu presidente devem pensar que somos parvos????

Re: Re: Re: Re: Re: Re: 30 milhões...

Não se fez o estádio? não se mudou a equipa na mesma porporcão de qualidade mas com mais margem de progressão? Não temos as nossas contas em dia? Não quero o dinheiro, quero sim um anderson pelo deco, o Pepe pelo ricardo carvalho, um quaresma pelo derlei, o assunção pelo costinha, ceche pelo nuno valente, o lucho pelo maniche. Não tou a dizer qu não preferia os que sairam, ou alguns, mas a verdade é que não era fácil aguentar, e se fizemos o dinheiro com as saídas quero lá saber de deixar o dinheiro no banco, adorei o investimento. Importa ter dinheiro para que se possa investir, e foi isso que aconteçeu em 2003/04 fez-se o dinheiro, em 2006/07 vesse o investimento. Em 2009/10 voltasse a fazer o dinheiro e em 2013/14 voltasse a investir, foi assim a politica do MEU presidente, até hoje e tou muito contente.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: 30 milhões...

Esqueceste foi de mencionar todos os Leandros, Leos limas e outros que afundaram o Porto em maus negócios. Eu lembro-me de um Porto que comprava barato e vendia caro. Não me parece que, e mesmo sabendo que tem valores de elevada qualidade, este plantel esteja ao nível de outros anteriores. Os desequilibrios estão à vista e agora estenderam-se às contas. Saudações leoninas