Porto 2007/2008 | Relvado

Porto 2007/2008

 

Outra questão que gostaria de ver debatida era o facto de ver tantos extremos com alguma qualidade, mas jovens, serem constantemente emprestados. Falo dos casos de Vieirinha e Hélder Barbosa que em esquemas de 4-3-3 seriam muito bem-vindos e poderiam rodar com extremos mais experientes, por exemplo. O que pensam deste assunto?SuperGuerreiroII

FC Porto:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

quanto ás tacticas...

axo k se vai manter o 4-3-3 apesar de o plantel no meu ponto de vista ser flexivel a outras tacticas... quantoa contrataçoes e aos jovens axo escusado irem buscar o mariano ainda por cima por emprestimo apesar de axar k vai ajudar muito o porto esta epoca pois tinhamos o quaresma e lisandro para titulares e ficavamos com o tarik k apesar de ser o mal amado dos adeptos tem muita qualidade e se jogar vai ser muito util, e ai podiamos apostar num jovem no meu ver o hrlder barbosa que de todos é o jovem com mais qualidae que o porto tem ele nao engana joga muito e tem pinta de jogador é rapido tem uma tecnica incrivel muito boa mesmo e um pé esquerdo fantastico... força helder barbosa so nao percebo como nao se dá oportunidade a um jovem com tanta qualidade como este miudo é preciso andar mesmo a dormir...

4-3-3

E o 1º onze vai ser: Helton ou Nuno, Bosingwa, Alves, Emanuel, Fucile, Assunção, Meireles, Lucho, Lisandro, Quaresma e Adriano. Quanto aos jovens eu não me lembro de ver nenhum jogador a sair dos juniores e a entrar para o plantel principal, ou iam emprestados ou equipa b quando houve. E na minha opinião têm que ter primeiro um ano ou 2 de jogos numa equipa de 2ª liga ou 1ª, porque para jogarem no FCP já têm que ter calo, não é para qualquer um. A passagem de junior para senior não se faz logo, o ritmo competitivo é muito diferente.

Re: 4-3-3

O último directo dos juniores para os seniores foi o José Domingos Oliveira Paciência!

Re: Porto 2007/2008

A minha equipa para a época que aí vem: Helton Bosingwa Stepanov B.Alves Fucile Bollati Lucho Leandro Lima Quaresma Lizandro Farias . Para os jogos que aí vem, tipo Sporting para a supertaça: Nuno Fucile P.Emanuel B.Alves Lino P.Assunção R. Meireles Leandro Lima Quaresma Lizandro Adriano

Re: Re: Porto 2007/2008

Olha que não tava mal visto dar ao Nuno como premio a baliza na supertaça... e por mim nas taças tambem! So tenho que discordar contigo na colocação do Stepanov e do Farias.... eles são neste momento duas incognitas.... e aliás pelo que tenho visto o Pedro Emanuel vai ser titular.... Já agora, o Bosingwa em condições fisicas é titular de caras... não precisas de por o Fucile.... o homem tava tocado mas estara pronto brevemente.... num estadio perto de si! ----------------------------------------------- MST

O que vocês quiserem!

Com o actual plantel, o FCP deverá alternar dois/três esquemas consoante as suas necessidades e os médios que utilizar! No 4-3-3, os médios serão preferencialmente o P. Assunção, o R. Meireles e o Lucho, podendo jogar o Bolatti, o Kaz e o Catro como alternativas. No 4-2-3-1, os médios serão o R. Meireles e o Lucho tendo como alternativa o Bolatti e o Kaz. Tendo neste esquema no apoio ao ponta de lança o Leandro ou o Luís Aguiar podendo tambem ser o Lisandro. Como variante do 4-2-3-1, temos o 4-2-2-2 ou seja, em vez de um médio mais ofensivo teremos dois pontas de lança. Em todas as situações, o FCP joga com estremos pois quando eles existem com tanta qualidade têm que se aproveitar e se jogar em losango perde soluções e desaproveita jogadores. Quanto aos jovens, eu também sou dos apologistas de apostar na formação, mas defendo o sistema francês, com planteis curtos e com equipas B, sendo os clubes obrigados a procurar soluções internas e dando mais oportunidades aos jovens.

Mais oportunidades para os jovens!

Estou de acordo e também a mim me faz muita impressão ver sair, sem dar uma oportunidade, alguns jovens como Vieirinha, Hélder Barbosa, Bruno Gama e outros! É uma pena que não seamos capazes de aproveitar os jovens e precisemos de ir buscar tantos jogadores ao estrangeiro por causa disso! Mas Jesualdo Ferreira é o tipo de treinador que não tem coragem de apostar nesses jovens e como também não faz rotação de jogadores, mais vale que sejam emprestados para jogarem e poderem evoluir! Fazer rotação de jogadores não é fazer uma substituição a 15 minutos do fim ou meter os que nunca jogam num jogo para a Taça! Isso é desmotivador e desvalorizador dos adversários e tem maus resultados! É sim meter um ou outro, de inicio, em jogos menos exigentes, de forma a manter os jogadores todos motivados! Tal como fazia o Mourinho! Jesualdo Ferreira, depois de uma época em que jogou em 4-3-3, apenas com incursão em 4-4-2 em dois jogos da Champions, prepara-se este ano para utilizar os dois sistemas, mas com maior tendência para o segundo! E tem jogadores para isso! Mariano Gonalez e Quaresma adaptam-se a médios alas num 4-4-2 ou mesmo a médios ofensivos! E os outros jogadores, talvez com excepção de Edgar, também são bem capazes de o praticar! Até Tarik Sektioui, no jogo com o Boavista, na segunda parte, se mostrou um belo ponta de lança de 4-4-2! Há ainda muitas incógnitas no plantel do Porto e ninguém pode dizer quais dos reforços vão dar mais rendimento, mas a verdade é que este plantel tem muitas e variadas soluções e permite muitos esquemas tácticos diferenciados! Mas a minha aposta é que o 4-4-2, com meio campo em losango, será o esquema que mais veremos!

Re: Mais oportunidades para os jovens!

Já conheço bem a tua opinião sobre este assunto... e tu a minha.... mas o Vieirinha teve algumas oportunidades e não as aproveitou... aliás não me parece jogador para uma equipa que tem que ganhar..... o mesmo me parece o Gama... mas este para já tem o beneficio da duvida. Já o Helder Barbosa não engana... tem pinta e vai voltar.... mas para já faz-lhe bem jogar Tens que compreender que o nosso clube não tem o mesmo nível de exigencia do Sporting... lá existe espaço para fazer o que tu dizes e até mais... mas nem todos os clube ficam radiantes por ganharem.... uma Taça e fazem disso uma festa! ----------------------------------------------- MST

Re: Re: Mais oportunidades para os jovens!

Estamos de acordo! Mas penso que seria possível ir fazendo uma aposta num ou noutro jovem de vez em quando! Claro que, dadas as circunstâncias, prefiro que rodem noutros clubes que, como vai acontecer aos que subiram este ano dos juniores, fiquem um ano a sentar-se no banco ou nem isso!

Re: Porto 2007/2008

Ainda ontem no Bessa foram experimentadas duas tácticas diferentes, o 4-3-3 habitual e o 4-4-2 na 2ª parte. Vai depender dos jogos, creio que quem tem Quaresma e Mariano Gonzalez não pode prescindir de extremos e nesse caso a maioria dos jogos serão 4-3-3 mas no decorrer do jogo, com substituições, pode evoluir muitas vezes para 4-4-2. Parece-me que o FCP tem mais soluções que a época passada, embora falte ver jogar Stepanov e Farias e a incógnita Lucho persiste ainda. A saída de Pepe pode ser colmatada com um Pedro Emanuel de regresso ao normal e ainda há Stepanov para ver. A saída de Anderson não poderá ser colmatada porque esse jogador é fenomenal e tinha tudo para ser o grande cartaz esta época, mas foi-se buscar um criativo que poderá dar muito que falar que é Leandro Lima e Kaz, Bolatti e Aguiar cada um com caracteristicas diferentes reforçam muito a equipa. Na frente a entrada de Mariano abre uma solução alternativa ou complementar a Quaresma. Farias não falo porque ainda não se viu. Adriano parece que ainda está melhor e falta saber se Postiga continua ou não, se sair deve vir outro. Parece que a equipa vai ser melhor que a anterior mas o futebol é uma incógnita e os jogos a doer é que vão clarificar. Os jovens que falas para integrar o plantel não são ainda melhores que os que estão no plantel e o FCP não é nenhum "balão de ensaio" é o bi-campeão nacional, luta pelo tri e quer fazer uma campanha igual ou melhor que a época passada na CL.

Equipa tipo...

Hélton Bosingwa Bruno Alves P. Emanuel Fucile Lucho P. Assunção Leandro Lima Quaresma Mariano Farias Equipa secundaria: Nuno Fucile João Paulo Stepanov Cech Bollatti Castro Luis Aguiar Tarik Lisandro Postiga Não prestam Kaz, Lino, Adriano (detesto este jogador) e Jorginho. Quanto a este ultimo, pode servir num classico! O onze principal é forte, e os substituos podem encaixar que nem uma luva no onze titular sem perda de qualidade, penso eu de que!

Cech

Volto a lembrar que Cech é a formiguinha que teve sempre lugar na equipa com todos os treinadores que têm passado pelo Porto. Achei piada pores Fucile a titular e suplente ao mesmo tempo. :-D Por outro lado Adriano e Licha são dois dos jogadores mais utilizados na época passada e mais em forma na pré-temporada. Tenho muitas dúvidas se os reforços lhes vão conseguir tirar o lugar. Acho que o 11 titular é mais o de Atalanta e não o do Bessa. Resta a incógnita Lucho, que ainda não voltou da Argentina.

Re: Equipa tipo...

És mesmo ingrato!!O Adriano fraco..e detestas o homem..só podes ser do SLB ou SCP pois os adeptos desses clubes também o detestam pelos golos que marca..Sinceramente..o que interessa nos Pontas de lanças é fazer golos, e Adriano fá-lo muito bem! Adriano em qualquer equipa do mundo garante pelo menos 15 golos por época...E Farias já o conheces? Olha que o campeonato argentino não é da Europa! Olha o bergessio, este vai ser um flop..onde está a tão falada garra deste argentino? Não passa de um simples avançado para minha felicidade..Já Cardozo parece-me bom.

Re: Equipa tipo...

Não compreendo porque os portistas não gostam do Adriano. Se calhar preferem o Postiga? Mandem-no cá para Alvalade que a gente não se importa. (Liedon + Adriano havia de ser bonito)

Re: Equipa tipo...

concordo.... detesto esses jogadores principalmente o adriano...

Re: Equipa tipo...

O Adriano é só o melhor ponta deste plantel... e juntamente com o Liedson o que mais provas dadas tem no futebol cá do burgo.... o resto são opiniões! ------------------------------------------------- MST

Desculpa-me mas o Adriano é rato de área...

... e aquele golo de bicicleta, até eu que sou benfiquista de nascença fiquei imprecionado e aplaudí o golo. Não só o golo como o passe do Quaresma. Um lance que foi um hino ao futebol. Tomara mais jogadores fazerem isso. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Equipa tipo...

Acho interessante como até já metes na tua equipa principal o Ernesto Farias que nunca viste a jogar!

Quanto ao esquema táctico

duvido que ele vá mudar nesta época, mesmo atendendo á qualidade/quantidade de jogadores que formam o plantel portista. Quando veio para o FCP,muitos questionariam se iria manter o sistema táctico implementado pelo Co ou ia apostar no 4-4-2 que usou nas suas equipas por onde passou antes de vir para o FCP. O que é certo,usou o esquema dele e fez do FCP campeão.Se virmos bem,as derrotas do FCP época passada não foram com + 2 de golos. Bem,agora falando dos jogadores jovens como extremos que falas. eu sei que querias este ou aquele que jogasse, mas vou dizer-te uma coisa..um plantel tem muitos jogadores só que num jogo de futebol,só entram 11+3 do banco e como tal..ficam mais de 12 jogadores de fora num jogo. Tanto podemos incluir jovens como jogadores bons ou alguns ja na fase descendente da sua carreira. Tudo é possivel. Sei que isto é teoria, mas compreenderás isso que estou a dizer e acima de tudo vamos a ver jogadores que passaram pelo FCP e que no inicio ninguem queria e agora onde estão: Ricardo Carvalho, esteve no Leça e outros clubes "fracos" mas agora é um defesa completo onde alinha no Chelsea. Sérgio Conceição: também andou no Felgueiras e noutros clubes e para onde andou..Itália e ja esteve na Bélgica. Fernando Couto: donde ele veio..ah do Lourosa e esteve emprestado tambem a clubes medianos e esteve no Parma de Itália e outros clubes. e podia mencionar mais jogadores, mas como ja está extenso comentário vou conclui-lo. O futebol é uma incerteza e como tal podemos dizer que queria que este ou aquele vingasse no meu clube, mas se o meu clube souber dar a oportunidade certa a certo jogador para brilhar e depois ser grande,porque não? Sei que há casos de jogadores que não conseguiram o brilho,ou apoio constante deste ou daquele treinador/presidente mas a vida é assim.. Nem sempre tudo é risonho, quer seja no futebol, quer seja nas nossas vidas.

Eu não discordo com a política de empréstimos...

... mas são tantos os jogadores que o vosso Porto tem emprestado e como isto também mexe com finanças, não seria óptimo estes jovens ficarem no clube. Poderiam fazer os jogos da taça. Mais creio que os melhores treinadores estão nos grandes, especialmente os adjuntos. Penso que os jovens deveriam ter um treino específico, tipo um "workshop" para futebol mais competitivo. Cumprimentos Futebolísticos!

Ainda não conheço muito bem os jogadores novos...

... por isso é complicado dizer que táctica acho que devia ser utilizada. Quanto à questão dos extremos, realmente é uma pena o Vieirinha e o Hélder Barbosa serem emprestados, mas penso que é já uma política antiga do clube rodar primeiro os seus jovens por outros clubes onde joguem com mais regularidade, para assim lhes dar experiência e mais tarde ficar com os que provarem ser melhores e vender os outros... Cumprimentos.

Re: Ainda não conheço muito bem os jogadores novos...

o porto tem extremos de grande qualidade como o quaresma,mariano e tarik e tambem lissandro que costuma jogar como extremo embora seja ponta lanca de raiz, achas que o helder barbosa e vieirinha seriam titulares? para ser suplente no fcp com 19,20 anos mais vale ser emprestado para outra equipa mais modesta e ser titular

Sim muito bem...

... mas creio que com trabalho específico eles poderiam crescer como jogadores dentro do plantel. Para mais já têm um ano de primeira liga. Cumprimentos Futebolísticos!

Quanto ha segunda questao

Visto o porto nao ser o meu clube e nao ter visto os seus jogos de pre epoca, é triste ver um clube com a capacidade do porto desperdiçar tantos jovens talentosos. Não sei se é falta de oportunidades ou falta de um caminho a seguir por estes jovens mas: -Bruno Gama -Zequinha -Helder Barbosa -Vieirinha Mereciam pelo menos fazerem parte do plantel. Parece-me que o erro deles foi ter escolhido o porto e nao o sporting pois no clube verde de lisboa por esta altura ja eram presenças habituais nas convocatorias se nao mesmo na equipa titular

Eu também acho...

Mas é engraçado como facilemnte apostamos num jovem estrangeiro e nos nossos jovens têm que ser emprestados. OK! Eu sei que nem todos emprestamos (tou-me a recordar em Moutinho, Nani e Manuel Fernandes), mas creio que se o Benfica e Sporting tivessem muito dinheiro na altura que os jovens foram lançados, teriam preferido ido buscar lá fora. Para mim é um hábito feio e que na minha modesta opinião é para encher os bolsos à tribo do futebol... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Eu também acho...

Isso é devido nao so aos empresarios e comissoes como de forma a justificar o investimento. Vejamos um Manuel Fernandes custa 0 (na realidade nao porque a formaçao paga-se mas pronto) enquanto um Di Maria custa 6 milhoes. Obviamente o clube preocupa-se em apostar no Di Maria para ver rentabilidade no investimento e descura os outros por nao terem tido custos associados. Parece-me que se o Vieirinha fosse brasileiro tinha o dobro das hipoteses do leandro lima.. E tou para ver como vai ser com o Di Maria e o Fabio Coentrao, se terao as mesmas hipoteses

É exactamente isso que não percebo...

... por exemplo, no meu Benfica, muito bem que temos o David Luís, mas posso-te garantir que esta segunda época vai ser uma espécie de tira-teimas. Na época passada ele não provou nada mais que ter força de vontade para ser titular e ficar no plantel. Penso que ainda é verdinho e deveria-se arranjar um central mais experiente para auxiliar o Luisão e aos poucos ir metendo o David Luís. Não podemos esquecer que a defesa do Brasil de sub20 foi um queijo suíço... O mesmo deveria ser feito com o Vieirinha, Acham mesmo que o Porto tinha mesmo necessidade de ir buscar o Mariano? Tinham o Tarik e Quaresma como extremos mais experientes e podiam rodar com a irreverência dos putos mais novos, até podiam ser uma espécie de tutores, enfim, sinceramente é uma má gestão dos clubes com tamanhos valores. Muito sinceramente se fosse a eles procederia da mesma forma que um Hugo Almeida caso este ano não lhe dêm mais hipóteses. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: É exactamente isso que não percebo...

No teu e no meu benfica lol O mariano ainda por cima se nao me engano veio por emprestimo.. Nao faz sentido. Mas que se ha de fazer? Sao eles que mandam e desde que haja resultados ninguem se queixa. Quanto ao David Luiz axo mesmo que tem futuro. Tem uma muito boa qualidade de passe para defesa e mostra muito entrega. Os restantes atributos vêm com a experiencia e rotina na posição. Esperemos que o Zoro se revele um bom central e tanto ele como o Luisao ensinem muito a este nosso puto