Porque tem falhado o FCP nos jogos grandes? | Relvado

Porque tem falhado o FCP nos jogos grandes?

 

JohnnyD diz: "nesta época o FC Porto tem
perdido inúmeros pontos contra os adversários directos, inclusivé em casa.
Contra Sporting, Braga e Benfica em 12 pontos possíveis, apenas 3 foram
conseguidos. O que resulta no mesmo nº de pontos perdidos que em todos os
jogos, com as outras 14 equipas do campeonato! O que se tem passado? A pontaria
dos avançados anda a precisar de ser recalibrada? As tácticas de Adriaanse em
jogos grandes não resultam? Prejuízos pelos 3 jogos em casa, contra os 3 maiores
adversários, terem sido arbitrados por Lucílio Baptista e Bruno Paixão (4
penaltis, 2 expulsões poupadas, 1 golo mal anulado e 1 penálti contra mal
assinalado em 3 jogos)? Dizem que os campeonatos não se ganham ou perdem pelos
jogos grandes. Este ano será perfeito para colocar à prova este
ditado..."

FC Porto:

Comentários [41]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Campeão só com uma vitória

Não precisas deste ano para tirar as duvidas em relação aos campeonatos serem ao não ganhos nos jogos entre os grandes, o ano passado foi um bom exemplo o Benfica foi campeão e só ganhou um jogo.

Faltou dizer...

...que desses 4 penalties nenhum se verificou nem contra o Benfica nem contra o Sporting nem contra o Braga (vá lá, aquele do Ivanildo), mas sim no sonho que tiveste hoje à noite :P

É verdade não se passou nada


Vê lá tu que eu não acho que tenha sido penaltie no lance do Ivanildo depois de ter visto a repetição!

O Nem sim, meteu a bola á mão ostensivamente na área, ao minuto 50 de jogo...

No jogo com o Sporting não houve nenhum penaltie?? Lol! Estamos a falar do mesmo jogo?

No jogo com o Benfica não houve nada ganharam justamente, simplesmente foram superiores. Não creio que o lance sobre o Lizandro pudesse ter influência directa no resultado.

Saudações

Não me recordo

de nem Benfica e sporting terem sido beneficiados quando das suas deslocações ao dragão.

Aliás, pareceu-me mais erros táticos de Co que estiveram na origem da derrota e do empate do que outra coisa.

                                                                                                              JPS

Clubite aguda?


Francamente, por quê?

O Benfica ganhou fora ao ...

...FCPorto devido a erros de arbitragem é isso? :-P

Do que eu me recordo:

Em Braga nada de especial se passou, a não ser que foi um jogo extremamente disputado e com muita velocidade;

Contra a gloriosa, se karagonis tem sido logo expulso qundo deu a 1ª cacetada e arrumou com o Lisandro, talvez as coisas fossem diferentes;

Contra o Sporting penso que houve um penalty por marcar a nosso favor, mas empatamos por culpa própria depois de ter dominado o jogo inteiro;

Contra o Braga em casa penso que aí sim fomos, não prejudicados, mas sim ROUBADOS da vitória por uma paixoneta qualquer e também por uma falha de comunicação entre o nosso treinador e a equipa no momento da substituição de Bruno Alves.

Quanto à questão se os jogos entre grandes são determinantes, acho que uma derrota com um grande tem um efeito penalizador mais a nível psicológico do que pontual pois caso essa derrota não aconteça no fim do campeonato há sempre hipotese de recuperar.

Re:Do que eu me recordo:

Contra a gloriosa, se karagonis tem sido logo expulso qundo deu a 1ª cacetada e arrumou com o Lisandro, talvez as coisas fossem diferentes;

Contra o Sporting penso que houve um penalty por marcar a nosso favor, mas empatamos por culpa própria depois de ter dominado o jogo inteiro


LooppoL!!!
Contra o SCP empataram por culpa própria e contra o SLB perderam por causa do árbitro!!
Por acaso até n tavam a jogar contra outras equipas nem nada???
Mérito do Benfica ou do Sporting não??

Derrota - Culpa do árbitro
Empate - Culpa do árbitro, Culpa própria, Mau estado do terreno
Vitória - Banho de bola, Futebol espectáculo

4 Penaltis

O C. Peixoto tem grande responsabilidade nisso.

e os penalties que ficaram por marcar favor do fcp

Nao dizes nada?

Penaltie sobre Jorginho no FCP 0-V Setubal 0

2 penalties a favor do FCP no FCP 1-SCP 1,mao de polga na area do scp,empurrao ao Lissandro e golo limpo anulado ao Lissandro

Paços ferreira-FCP ,golo limpo anulado ao hugo almeida

FcP 1-Braga 1 golo penaltie de braga kim esta fora de jogo e nem a fazer penaltie com a mao na area de braga

Porque falhou o FCP?

Nos 3 jogos de que tu falaste, eu faria à partida uma separação de causas para a não-vitória: de um lado, os jogos contra Benfica e Sporting, do outro o jogo do Braga.

O Porto não ganhou os jogos contra o Benfica e Sporting pelo simples motivo de não ter jogado bem, a meu ver porque o trabalho de Adriaanse ainda estava longe de dar frutos. Isto independentemente de ter havido erros de arbitragem. Não ganhámos, porque não merecemos.

Já no jogo contra o Braga foi tudo completamente diferente. O Porto jogou bem, criou bastantes lances perigosos, e quanto a mim não ganhou por 3 motivos:
      - Azar (o principal);
      - Bruno Paixão (continuo a achar muito mau assinalar-se indevidamente um penalty e não se assinalar outro que existe logo a seguir, isto nos minutos finais da partida);
      - Bruno Alves (ou quem o meteu - Adriaanse que conseguiu neste jogo pôr o FCP a jogar bem com a sua táctica inovadora, acabou por "borrar a pintura" ao colocar em campo o defesa que havia de cometer um penalty desnecessário - apesar de precedido de fora de jogo).

É isto o que eu penso sobre os motivos que levaram ao falhanço do FCP nestes 3 jogos importantes da Liga. Cumprimentos.

Ora aí está!

Ninguém escamoteia a incompetência do Bruno Paixão, mas é totalmente diferente dar essa opinião (com a qual concordo), do que vir no fim do jogo, chamar ladrão ao árbitro, como fez 90% da comunidade relvática afecta ao teu clube...

Diz-me uma razão

uma apenas para dar o benefício da dúvida ao Bruno Paixão?

Ao resto dos árbitros já os vi errar para todos os lados, agora o Bruno Paixão?

Humm...

Tens que ver as circunstâncias!

Em defesa dos meus companheiros de clube, foram erros de arbitragem mesmo no final do jogo. Parece-me normal que quem se tenha apressado para o Relvado.com para o comentar ainda viesse de "cabeça quente"... Eu vi esse jogo no Estádio, e não imaginas a quantidade de nomes que chamei ao sr. Bruno Paixão. Só para teres uma ideia no dia seguinte ainda estava rouco. Mas como ainda tive que fazer uma viagem Porto-Aveiro antes de comentar o jogo no Relvado, tive tempo para "esfriar" a mioleira antes de enviar o meu comentário. Mas compreendo algumas reacções mais intempestivas.

Acho que se acontecesse algo semelhante com outro clube, Benfica ou Sporting, seria provável que os adeptos respectivos reagissem da mesma forma... acho normal, quando é em cima do acontecimento! Mas claro que talvez também fosse mandar uma "boquita" como tu estás a fazer, afinal cada um puxa a brasa à sua sardinha! ;)

Cumprimentos.

que interessa falhar com os grande se eles falham

com os pequenos?

Afinal quem esta isolado com mais 5 pts que o 2º

os lampioes passam a vida a gozer com os portistas porque o FCP levou 2-0 no dragao com Slb

O Slb nos 2 jogos contra o SCP perdeu os 2.
E depois?

Ja viram bem a classificaçao?

Porque será?

Porque, o SLB têm sido melhor :) .

Dominar não chega

O Porto dominou todos esses jogos e foi sempre a equipa com a mentalidade mais ofensiva durante o todos os encontros, com excepção dos últimos minutos do jogo contra o Braga em casa.
É essa a filosofia de jogo de Co Adriaanse independentemente do adversário que encontre pela frente, existindo por isso uma clara dificuldade em montar a equipa para jogar mais contidamente ou para segurar um resultado.
A razão para o insucesso nos jogos importantes (contando com os da liga dos Campeões) é simplesmente mérito do treinadores adversários que analisaram bem a forma como este Porto joga. Mesmo tendo em conta os erros do treinador, as falhas dos jogadores as más arbitagens e a tremenda falta de qualidade do B.Alves para jogar no nosso clube, existe muito mérito do adversário e não são,na minha opinião, outros factores que condicionaram esses jogos porque eles também existem no outros jogos (erros do treinador, da arbitagem e dos jogadores) e no entanto vencemos a maior parte deles.

Á semalhança de bons exemplos como Estrela e o Marítimo, os treinadores de Braga, Benfica e Sporting souberam definir uma estratégia que se adapta-se a estilo de jogo do Porto. Só que estas equipas têm melhores jogadores e por isso uma defesa mais consistente e um contra-ataque mais mortífero, lhes possibilitou um maior sucesso contra o Porto.
O Sr.Adriaanse tem que perceber que jogar com estas equipas é diferente não só pela melhor qualidade dos jogadores como também pelo maior leque de opções que treinador tem para definir uma estratégia (no caso do Benfica, Koeman tem mais soluções que o Adriaanse).

Apesar de tudo o Porto pode vir a vencer os próximos clássicos se até lá tivermos uma equipa-base que saiba gerir melhor o jogo e os nossos adversários necessitem de pontos.

Jogos grandes

O FCP falha em jogos grandes porque são jogos apenas para equipas grandes... eh! eh! eh! brincadeira! Agora a sério: espero que continue a falhar em jogos grandes... e pequenos...

saudações benfiquistas

Re:Jogos grandes

Desde que o benfica continue a falhar mais que o Porto, por mim está tudo bem.

Finalmente um topico...

onde eu posso finalmente escrever o que sinto em relacao ao porto 2005-2006. Temos jogadores muito bons, desiquilibradores etc etc. O que falta então? Uma pontinha de sorte, arbitros isentos e um treinador como deve ser. Gostaria apenas de falar neste treinador e da ultima jornada com o braga. A equipa estava bem e este filho da p*** teve de a mudar. Porque? Mas a ter mesmo de a mudar, o porque de entrar o cancro do Bruno Alves (manda o Jorge Costa embora e fica com isto, nem na distrital jogavas meu caralh*). Podia muito bem ter feito o seguinte:
Entra o Marek, e tirava o Adriano e passava o Pedro Emanuel para central. Bruno Alves para a equipa B já. Por estas e por outras é que nao estamos com 9 pontos de avanço sobre os mais directos concorrentes. Mais um ano em que o Porto nao quer ganhar o campeonato e um dos outros "grandes" vai aproveitar, senao vejamos a segunda volta do Porto. Varias deslocacoes dificeis. Veremos, mas com este caralh* a treinar a nossa equipa tamos fodid**. Desculpem la as asneiras mas estou muito muito desiludido com este caralh*.
screwie

O esquema táctico

O esquema táctico de Co. pede um treino e tempo prelongado.
Depois de um inicio auspicioso em que só dava ataque, os primeiros desaires surgiram de forma regular, obrigando Co, a repensar o seu modelo por impraticável na altura.Repensou-o e foi campeão de Inverno.
A inclusão de Helton, tal como a boa performance de Pepe, radicam justamente na sua crença que, o modelo de jogo tem pernas para andar e dar resultados.
Creio que o FCP é nesta altura extremamente temivel por duas razões: além do facto da excelente qualidade dos atletas inclusive no banco, este FCP pode apresentar com naturalidade 2 esquemas táticos em campo com preformance e resultados.È o pior que pode acontecer a um treinador adversário ,não saber como actuar ,por não saber qual vai ser implementado pelo FCP.Pois são tão antagónicos, que, se moldam a equipa para um modelo do FCP e lhes sai outro, é impossivel proceder a acertos somente com 3 substituições...O Braga foi o exemplo mais flagrante dessa incapacidade , pois imaginavam que Co. não iria usar o esquema de 3 defesas...depois foi um desespero até final tentando ajustar as peças, tiveram a sorte do jogo e do árbitroo mas não se livram de um banho de bola.
É justamente na fase em que, o modelo inicial não singrava e muita contorvérsia existia que ocorrem os embates: o Benfica a jogar nas fraquezas expostas pelo Artemedia, o Sporting com uma oferta monumental de Pepe.
Creio que são águas passadas, e na Luz se verá o que falo.
Prova desta segurança é a coragem em colocar Helton preterindo Baia, pois é mais rápido e joga melhor de pés , podendo ser quase um libero.

Em poucas palavras: esses embates são águas passadas que mesmo assim foram o suficiente para ser categoricamente campeão de Inverno, imaginesse quando a máquina rolar sobre rodas e com 2 esquemas tácticos possiveis e execuiveis.E não é que já dá mostras de estar quase afinada?

Como só comentaram esta parte do artigo

A minha opinião dos jogos do Porto, em que os árbitros tiveram influência directa no resultado. Como tenho memória de elefante não esqueço nada!

Braga vs Porto:

Penaltie claro por marcar contra o Porto e uma possível expulsão de um jogador do Porto.

1 Ponto Ganho Injustamente

Porto vs Sporting:

(Pior arbitragem do ano em jogos do Porto)

1:Golo mal anulado ao FCporto por pretensa falsa do Lisandro. Ainda hoje ninguém poderá dizer que conseguiu ver alguma falta nesse lance.
2: Penaltie por assinalar a favor do FCPorto aos 60 minutos de jogo. Rodrigo Tello carrega por trás o Benni Mcarthy dentro da área.
3: 61 minutos de jogo, Quaresma cruza, a uma distância razoável o Polga toca na bola com o braço esquerdo. Penso que não há grandes dúvidas.
4: Nani em disputa de bola com o Pepe, não vi a repetição do lance mas á primeira pareceu-me que não houve falta do Nani e que não passou de um lance dividido. Mesmo assim Lucílio Baptista apitou a falta bastante antes do jogador rematar, sendo que os jogadores do Porto nem se fizeram ao lance. Fica a dúvida se o lance teria o mesmo fim, caso Lucílio não tivesse apitado, com Baía e Pedro Emanuel a fazerem-se ao lance.
5: Um jogador do Sporting remata e o César Peixoto mete a mão á bola. Penaltie a favor do Sporting por assinalar.
6: Penaltie sobre Lisandro Lopez. Cruzamento da ala esquerda e quando Lisandro Lopez se prepara para rematar é agarrado, penso que por Tello, sendo impedido de se fazer á bola.

2 Pontos Perdidos Injustamente

Marítimo vs Porto:

Penaltie por marcar contra o Porto sobre o Manduca e jogador Maritimista mal expulso. O Golo anulado ao Marítimo foi bem anulado. O jogador estava adiantado em relação ao Vitor Baía que lhe é feito o passe, restando apenas o Bruno Alves.

1 Ponto Ganho Injustamente

Porto vs Braga:

1- 50 minutos penaltie de Nem, que desvia dentro da área a bola com o braço. Com um árbitro normal seria o segundo amarelo.
2-Golo mal validado ao Braga em fora de jogo do Avançado do Braga.

2 Pontos Perdidos Injustamente

Porto vs Vitória Setúbal

-Penaltie claríssimo por assinalar sobre Jorginho e jogador do Vitória por expulsar a meio do jogo.

2 Pontos Perdidos Injustamente

Em relação ao Porto vs Benfica está aí mencionado como um dos jogos grandes em que o Porto perdeu pontos. E não como um dos jogos onde o árbitro teve influencia no resultado. O Porto perdeu e perdeu bem, o que não invalida que o Karagounis devia ter sido expulso por falta para vermelho sobre o Lisandro.

Já agora [ apesar de tantos erros de arbitragem, que seriam de esperar com os artistas que foram nomeados para os jogos ] penso que a principal causa dos Pontos perdidos nos confrontos directos foram erros defensivos. Reparar que um golo do Benfica e outro do Braga tiveram a intervenção directa do fabuloso Bruno Alves. O Golo do Sporting resulta de um mau passe de Pepe para Carlos Martins que de seguida desmarca o Deivid.

Saudações

epa nao digas isso senao

la vem o noko e todos os anti-fcp dizer que nos que somos corruptos

quanto mais se aproxima a acusação d apito doirado

mais se intensificam as queixas dos portistas!

será só um mera coicidencia?

não me parece

coincidencia é o veiga sempre jantar com o paraty

e devessa neto no restaurante sapo isto é que é coincidencia

Vou falar do que conheço melhor...

no jogo com o Sporting o FCPorto teve muito mais bola que o Sporting, mas o Sporting jogou muito bem defensivamente e só em falhanço de Polga e Tonel, conseguiu encontrar a baliza!A vitória do FCPorto não me chocava pela quantidade de posse de bola que o FCPorto deteve, mas no entanto a defesa do Sporting equilibrou a "coisa" com a sua boa exibição e até poderiamos ter saído de lá com a vitória..:)

arbitros

Sempre que 1 dos três ditos "grandes" perde pontos a culpa é sempre dos arbitros.
Os tês ditos "grandes" nunca são benificiados?!?!?!
Se um lançe dúbio é a favor de um dos 3, os comentários são: "dá-se o benefício da dúvida" ou "difícil de ajuizar". Se é contra um dos 3, "o arbitro é ladrão", "fomos roubados", etc, etc.
Como adepto e sócio do Sp.Braga que sou digo desde já que o recente empate contra o FCPorto foi injusto, não por qualquer possível erro de arbitragem, mas porque o Sp.Braga não jogou o suficiente para merecer sequer o empate.

Quanto ao lançe da polémica grande penalidade, é passível de ser marcado o fora de jogo mas também se aceita a decisão do arbitro. O jogador do Braga Kim está no limiar do fora de jogo. O arbitro auxiliar até poderia estar tapado pelo João Tomás e o outro defesa do FCPorto que o acompanhava. A regras dizem que em caso de dúvida se deve dar o benefício da dúvida à equipa que ataca, e assim foi feito, e no meu entender, bem. O grande problema é que as pessoas, em Portugal, estão habituadas ao "em caso de dúvida benificia-se a equipa 'grande'".

Acho é engraçado que ninguém fala da cotovelada propositada do jogador Pepe ao GR Paulo Santos, numa sítuação em que o jogador do FCPorto claramente não tem hipotese alguma de jogar a bola.

É assim:

Contra o Benfica o Porto jogou mal e merceu perder;
Contra o Sporting era dificil fazer melhor porque o Sporting colocava dez jogadores atrás da bola, e quando se pôs a ganhar então colocou um autocarro articulado e com reboque à frente da baliza.

Na Luz e em Alvalade certamente que o Porto terá mais espaços e terá boas hipoteses de ganhar o campeonato nesses dois jogos

No ultimo foi...

graças a uma Paixão...

Facciosismo e mentira

Nas Antas, o segundo golo de Deivid foi limpo (ficava 2-0), e istosem contar com o penalti que ficou por assinalar.

Porquê tanto medo, e agora se começa a apontar a tudo que é arbitro? Receio de quebra da equipa? Receio pelo Apito Dourado? O que se passa?