Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado | Relvado

Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

 


Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado
O juíz de instrução criminal do Tribunal de Gondomar considera que não há provas para levar Pinto da Costa a julgamento no âmbito do processo de inquérito do "Apito Dourado" relativo ao Nacional-Benfica (3-2), da época 2003/2004. O caso é arquivado e assim Rui Alves, presidente do Nacional, o empresário António Araújo e o árbitro Augusto Duarte também não serão julgados.






No acórdão do juíz de instrução, Pedro Miguel Vieira, considera-se que «não existem indícios suficientes agora, nem existiam já no final da fase de inquérito» e que portanto «nunca deveria ter sido deduzida acusação contra Pinto da Costa». Além disso o juíz de instrução repara que as escutas telefónicas que sustentam o processo «não dizem respeito nenhuma delas à sua pessoa, nem directa nem indirectamente».

Não há surpresa perante a não pronúncia do presidente portista, uma vez que o Ministério Público (MP) não tinha solicitado a ida a julgamento do dirigente, alegando não haver provas contra ele.

Na base do processo agora arquivado estavam conversas telefónicas entre Rui Alves e António Araújo e entre este e um elemento da SAD portista, e o juíz de instrução repara que, «como os dois clubes estavam a negociar jogadores», designadamente Paulo Assunção e Rossato, é viável «a possibilidade» de os diálogos se reportarem às transferências, conforme alegava a defesa.


O acórdão entende que «não faz muito sentido» que o FC Porto tivesse interesse no Nacional-Benfica, uma vez que a distância para as Águias era na altura de 9 pontos «e o interesse em "comprar" o árbitro era relativo, seria mais importante comprar o árbitro do jogo do Sporting», aponta o documento.

Define-se ainda como «ridícula» a ideia de que Augusto Duarte poderia deixar-se corromper por um bilhete para o FC Porto-Manchester United, conforme a tese da acusação. O acórdão determina que a argumentação do MP «é vaga e completamente genérica».

Pinto da Costa, que vai ser julgado no âmbito do inquérito relativo ao Beira Mar-FC Porto, vê arquivado o último dos processos do "Apito Dourado" em que estava envolvido depois de o caso FC Porto-Estrela da Amadora ter também ido para a gaveta.



Foto [de Pinto da Costa]: Lusa



FC Porto:

Comentários [104]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

colocando água na fervura

Esta situação, em relação a Pinto da Costa, já era esperada desde a semana passada, quando o MP anunciou que não queria a sua pronúncia. Por isso duvido que exija recurso, ao contrário do que já escreveram, tanto mais que o MP é uma estrutura hierarquizada (ou seja, se os superiores do magistado do MP que pediu a não pronúncia do PDC quissessem, podiam ter exigido que ele tivesse o comportamento contrário. Só existe surpresa em relação aos restantes comparsas, como o 500 e o Araújo. E não sei se compreendem que esta situação (MP decidiu a semana passada a favor do Pinto da Costa) apenas dá a ideia de que o processo não é dirigido contra um homem. Veja, lá que até o malvado Ministério Público, dos malvados Pinto Monteiro e Morgadinha, até toma decisões a favor do presidente do Porto? E em relação às contrapartidas, coloco parte de uma declaração de outra responsável do MP, não ligada ao processo Apito Dourado. http://diario.iol.pt/sociedade/corrupcao-candida-almeida-al-capone/1002752-4071.html «Na era da globalização volta, a estar na moda o processo de actuação de Al Capone, que não pedia, nem prometia ou dava vantagens. Disponibilizava generosas avenças mensais para todos os agentes de que dependia a sua vida criminosa e não lhes pedia nada. No momento certo, o polícia não via, o juiz absolvia, o director-geral absolvia o pedido», Quais as semelhanças entre este modus operandi e o Apito Dourado? TODAS, quando se lembra os cozinhados por que irão ser julgados Pinto de Sousa e seus pares. PS: não compreendo tanto júbilo dos portistas, quando já houve processos que sobreviveram a estas fases e já estão a ir para julgamento. O Pinto da Costa até pode ter 100 processos arquivados, se perder apenas um tem a grande derrota da sua vida. LEMBREM-SE, PODE GANHAR 100-1, QUE PERDE. Por isso, apenas no futuro se pode falar e rejubilar, para um lado ou para o outro.

Vê menos filmes !

A fortuna de Pinto da Costa em nada se comparam com a do Vale e Azevedo e de LFV e outros que estão ou estiveram ligados ao Sporting tipo Roquete, Dias da Cunha e o Sintra.... A quantidade astronómica de dinheiro que seria a necessário para corromper não está ao alcance de PC e não estamos nos anos 20 ou 30 onde o movimento de dinheiro era mais difícil de detectar. O que estás a sugerir é que PC é um género de Al Capone mas de um nível superior, já que este em tantos anos de suposta corrupção nunca foi apanhado.... É verdade que basta um processo para o condenar... já agora, sabes qual é o processo que falta ??? Se souberes agradecia que dissesses ! E mesmo que esse tal processo chegue a tribunal, é necessário que o MP consiga provar a sua teoria já que as provas ninguém as vê...

Há quem idolatre Pinto da Costa

Mas há também quem pense que ele é Deus. Então e Pinto da Costa agora todos os juízes e procuradores a seu soldo, excepto uma? E com todos os holofotes para aí virados? Tanto os Juizes como os procuradores do MP são corruptos? A "verdade" é a dos filmes e dos jornais? Os Juizes condenam Vale e Azevedo, condenam Sousa Cintra, condenam Valentim Loureiro, condenam José Veiga, e unicamente Pinto da Costa escapa? Será o Super-Homem? Um Deus na terra?

Re: Há quem idolatre Pinto da Costa

Faltou-te aí um «não» no 1.º parágrafo. Deves ter-me percebido mal (e vale também para o samycasanova). Não quis dizer que o PDC corrompe todos os juízes. Ao citar a entrevista da directora do DCIAP (que trata a principal criminalidade, a mais grave), quis referir as dificuldades de prova das acusações de corrupção, não só no futebol, mas em geral. Porque se há uma «avença», onde está a contrapartida directamente relacionada com a prática do acto ilícito? Como se prova isso? É que depois no caso concreto tens de fazer esse nexo de causalidade, o ques e torna muito difícil. E isto fica relacionado com o futebol, se tens um Pinto de Sousa que pode cozinhar as classificações dos árbitros e levar-te a um patamar em que, legalmente, podes receber muito mais dinheiro do que antes (MIL EUROS POR JOGO DE PRIMEIRA DIVISÃO).

Eu também conseguia ver o mesmo "modus operandi"..

... mas aplicado a outros e ao MP... Só que aí já é a "Caponização da Justiça"...

Re: Eu também conseguia ver o mesmo

Vale e Azevedo serve ? O Jorge Gonçalves também só nao está atras das grades porque fugiu.

Re: Eu também conseguia ver o mesmo

O Vale e Azevedo foi "comido" porque se meteu com a Instituição... Até nisso as clubites se vêem... Como já disse por aqui... o homem não era um santo e merecia a prisão, mas daí a humilhação que lhe fizeram mostra que a Justiça não consegue ser "cega"... Quanto ao J. Gonçalves... São casos extra futebol. Diz um pouco da sua personalidade, mas os seus problemas com a Justiça nada tiveram a ver com o Sporting...

Re: Eu também conseguia ver o mesmo

O que é que o Jorge Gonçalves tem a ver com estes casos?

Re: Eu também conseguia ver o mesmo

Era só para dizer q a justiça nao persegue exclusivamente pessoas ligadas ao Porto.Apenas sei que o Jorge gonçalves teve problemas com a justiça mas nao tou por dentro do assunto.

Re: colocando água na fervura

O problema não está naquilo que eles fizeram agora,o problema é outro.Por que motivo foram reabertos os processos? Baseados em que provas/factos é que foram reabertos? Isso sim é que era interessante,o povo perceber.

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

«O acórdão entende que «não faz muito sentido» que o FC Porto tivesse interesse no Nacional-Benfica, uma vez que a distância para as Águias era na altura de 9 pontos «e o interesse em "comprar" o árbitro era relativo, seria mais importante comprar o árbitro do jogo do Sporting», aponta o documento» Até posso perceber outros argumentos invocados, como o do bilhete para o Manchester, que de facto não é muito susceptível de fazer prova de corrupção. Agora essa história da distância para o Benfica ser suficiente para que não houvesse corrupção é que não convence. O Porto estava envolvido noutras frentes e tudo o que o pudesse afastar dos outros competidores seria lucro, como de resto aconteceu com o O.M. em 93. Não acho de forma alguma que a história esteja esclarecida, bem pelo contrário, mas o juíz também não podia insisitir no julgamento quando o próprio MP não via razões para isso. Assim se safam desta maçada não apenas PC mas igualmente Rui Alves e Araújo (tudo gente muito recomendável). Mais grave foram as declarações de Gil moreira dos Santos à saída da sessão, quando disse que "o tempo do morgadio está a chegar ao fim". As (in)directas a uma das pessoas que há mais largo tempo tem lutado contra a corrupção em Portugal são inaceitáveis e mostra bem os espírito de guerra inculcado. Um advogado de prestígio como Moreira dos Santos devia conter-se nas suas afirmações de júbilo.

Estás mais preocupado...

...com as palavras do advogado do que com o dinheiro de todos nós que a morgadinho justiceira andou a gastar nesta palhaçada toda...

O passa-tempo de Morgado !

Este processo do Apito Dourado é o passa-tempo favorito de Morgado ! Além desse hobby que lhe proporciona uma fortuna por mês e extras à grande e à Francesa para ela e para a sua equipa, deveremos nos questionar quanto ao seu verdadeiro objectivo e ver quais os seus resultados à frente do MP e deste caso em particular. Não te iludas com a "armadura brilhante de cavaleira" que ela supostamente usa pois os seus intuitos são mais políticos do que propriamente a necessidade de limpar Portugal de corrupção. Se o seu verdadeiro objectivo é limpar a podridão da corrupção, que comece pelas autarquias ! Essas sim ! Uma verdadeira vergonha que infelizmente ninguém quer ver e quando alguma notícia surge sobre isso, lá vai uma equipa de inquérito para "Inglês ver" .... Senão... hás de ver para onde vão os políticos que se "reformam" ! Quase todos vão para cargos muito bem remunerados de grandes empresas tipo Galp, PT, EDP, etc... Política? Sei eu muito bem o que é!

Re: O passa-tempo de Morgado !

Quanto À promiscuidade política-empresas (publicas ou não), absolutamente de acordo. Mas o futebol é também um sintoma e um exemplo, a outra escala, disso tudo.

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

Não achas que deviam ser pedidas explicações à Morgadinho e á sua equipa? Mas andamos todos a brincar,ou quê?

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

Até parece que ela não tem razões para o trabalho que anda a fazer! Olha, nesse caso também se devia pedir explicações a quem considerou LFV arguido do caso Mantorras antes de ser duplamente arquivado por ausência total de provas.

Arguido não quer dizer acusado...

... o problema é que muitos pensam que tem esse significado...

Re: Arguido não quer dizer acusado...

Tens razão, são fases diferentes do processo.

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

basta olhar para a foto de Pinto da Costa! a rir de todos vós(criticos)! e a assombrar ainda mais..... Não se metam com o F.C.Porto porque somos uma Nação!

ha

noko, 1 ponto (Bem Escrito) , Terça 14, às 12:06) ESCUTAS DO CASO NACIONAL Pinto da Costa: “Esses já não nos vão chatear mais!” (Referindo-se à derrota do Benfica com o Nacional) António Araújo: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo” (Em resposta a Pinto da Costa) António Araújo: “Estive a tratar com o presidente [Pinto da Costa] aquela situação do Nacional” (Para Luís Gonçalves, da SAD do FC Porto) António Araújo: “Mas já tratei do do que aquilo que tinha, tinha a tratar!” [aquando do jogo Nacional-Benfica de 2003/2004] (Para Rui Alves, presidente do Nacional) António Araújo: “Estou a fazer um serviço muito importante para o Futebol Clube do Porto” [os contactos com vários árbitros de futebol] (Para Luís Gonçalves, da SAD do FC Porto) Árbitro Paulo Silva: “Tu lembras-te, uma vez depois de a gente acabar o putedo com o Araújo no Porto”. (Para António Araújo, relatando a conversa tida com outro árbitro) recordo tambem aki as palavras do pinto da costa ..." uma coisa que nunca vamos perder é a dignidade" isto é uma absoluta vergonha ...pior so os magistrados que tentaram arquivar este e outros casos com tão flagrantes evidencias...esses tb estão a ser investigados as escutas são tão explicitas que custa contrariar né? moderem ai...eu tb me sentiria envergonhado com tal evidencia

Re: ha

tu se juntares excertos de varias conversas que não tem nada a ver umas com as outras consegues fazer um grande filme!!!!!!!!!!!!!!1 o que vos querias era um linchamento.......

Cego é quem não quer ver

Citando: Além disso o juíz de instrução repara que as escutas telefónicas que sustentam o processo «não dizem respeito nenhuma delas à sua pessoa, nem directa nem indirectamente»

MP vai recorrer

Já tinha sido falado antes, existe a normativa de recurso automático das decisões de arquivamento, apesar de neste caso ser o próprio MP que inclusivamente desiste de fazer a acusação por falta de provas. O Juiz além de fazer o óbvio, arquivar o disparate, tem a hombridade de o fazer de forma transparente, e declarar publicamente o ridículo de que se reveste o processo. Não são opiniões nem interpretações, é o acórdão do Tribunal. E perante um MP que desiste de acusar por falta de provas, um acórdão que declara as suspeitas ridículas, vamos a assistir a um recurso por parte do Estado, o mesmo que já se viu obrigado a inclusivamente indemnizar Pinto da Costa. O extraordinário é que apenas uma pessoa conseguiu vislumbrar o que que quer que fosse, levantar acusações e desenterrar processos arquivados, que entretanto voltam para o arquivo. A mesma pessoa cujo companheiro amiúde comete fugas de informação comprometedoras, e que após o Apito Dourado foi investigar a corrupção imobiliária em Lisboa, e não encontrou até à data absolutamente nada. Nada, zero, apesar da queda do executivo camarário, vereadores a denunciarem empresas e tentativas de corrupção. Gostava que metessem a mão na consciência e pensassem pelas vossas cabeças quem é que anda a lesar e quem é que anda a sair lesado. E antes das cobardes acusações de outros serem carneiros, vejam é quem é que come o que os jornais lhes poêm no prato e em que acreditam sem piscar os olhos. As benditas escutas, não se esqueçam delas, não fora retiradas de nenhum processo, e além de provarem que a testemunha de acusação mentia, nesta provam que o acusado nunca é referido (ao contrário da dos jornais) e que unicamente se reportam à negociação de jogadores. Não sou que digo, é o acórdão do Tribunal! São as escutas que têm ilibado os acusados.

Re: MP vai recorrer

como escrevi no meu comentário duvido que o MP recorra. Recapitulando, que o que escrevi pode estar confuso: - o magistrado do MP do tribunal de Gondomar decidiu pedir a não pronúncia do PDC; - o magistrado do MP do tribunal de Gondomar está inserido numa carreira hierarquizada,, que tem de obedecer às ordens superiores (ao contrário da carreira de juiz, em que não existe essa hierarquia) - logo, não é difícil chegar à conclusão que as altas hierarquias do MP não quiseram que o PDC fosse pronunciado neste processo em particular - e, por isso, DUVIDO QUE HAJA RECURSO. E repito, NEM TODOS OS PROCESSOS VOLTARAM AO ARQUIVO, já foram analisados por vários MAGISTRADOS DO MP e JUÍZES e seguiram para julgamento.

Re: MP vai recorrer

A norma que Pinto Monteiro estabeleceu é a de recurso automático em caso de arquivamento por parte do Tribunal. Nada indica que este caso seja excepção a essa (absurda) norma que foi instituída. Apenas num caso que está em instrução resultou a acusação. Vai a tribunal, e ainda bem que vai, o caso da famoso envelope na gaveta. Os arquivamentos não se devem a pormenores de processo, erros na acusação, buracos na Lei, ou a habilidades dos advogados. Num caso as escutas provaram que a testemunha mentia, neste provam que o acusado nem sequer é mencionado. Quem classifica de ridícula a acusação é o juiz, mas o próprio MP também desistiu de avançar com a mesma. Algo me diz que as famosas escutas não são as mesmas que os jornais e os filmes de ficção espalham. Tanto quanto saiba, o único caso que vai a Tribunal assenta no testemunho sobre a entrega de um cheque que estaria na gaveta de um armário. Aguardo com muita serenidade a apuração dos factos em Tribunal e pelo esclarecimento que o mesmo irá produzir. Caso a acusação se dê como provada, é evidentemente muito grave, haja ou não arquivamento de outros processos.

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

só tenho uma coisa a dizer o.j simpson

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

Vale Azevedo?????????????

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

Não fales do Vale,muitos ainda têm saudade.

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

LOL saudades do quê? De equipas que ficaram em sexto lugar?

Re: Pinto da Costa tem mais um caso do Apito Dourado arquivado

O ano passado não ficaram muito longe :). Acredita ainda existem muitos saudosos do tempo do Vale Tudo.Se por hipotese houvesse uma votação entre Vieira e Vale,não sei quem ganhava.