Pinto da Costa e as saídas: há relação? | Relvado

Pinto da Costa e as saídas: há relação?

 

Pinto da Costa tem uma longa carreira de dirigente do PORTO e leva já muitos anos como Presidente. Excelente na parte desportiva, péssimo na forma como deixou o clube à mercê de Carolinas! Sempre mostrou um estilo autocrático, recusando qualquer crítica, por mais bem intencionada que fosse e reagindo desabridamente a elas.Como é típico destas pessoas, tendem a afastar quem lhes possa fazer sombra e a rodear-se de gente sem valor e que bajula o chefe para daí tirar vantagens! Foi o que sucedeu no Porto. Mas agora sai Vítor Baía, visto por muitos como um sucessor de PC, Bruno Alves e Raúl Meireles, os capitães, também estão de saída e não há referências portistas no balneário! Claro que há algumas à volta da equipa, mas estão em lugares muito secundários (Pedro Emanuel, por exemplo) e não se vê quem passe no campo a mística dos dragões!Que pensam disto os relvas, sobretudo os portistas? Será que o Presidente quer ser a única referência do clube? E isso é aceitável?dragao13

FC Porto:

Comentários [66]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Mas toda essa preocupação é legítima. Muitas indefinições na estrutura, no plantel, no núcleo duro,… E olha que no que toca a entradas a coisa também não está nada fácil… E estamos a falar de um jogador emprestado ao Marítimo e outro que para já é incógnita.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Essa do jogador emprestado ao Marítimo tem muito que se lhe diga, até parece que é o jogador que não quer vir, quanto ás indefinições não é muito normal no FC Porto mas nem sempre tudo pode correr bem.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Outrora, em situações semelhantes, o teu clube conseguia dar a volta facilmente. Ai se o clube em questão fosse a Académica, o Braga, a Olhanense,…

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Não percebo essa última frase, o Braga tem beneficiado mais em negócios connosco do que nós com eles, a Olhanense teve jogadores nossos na época passada mas este ano não tem nenhum curiosamente ambas as equipas nos tiraram pontos na época passada, com amigos assim mais vale ter inimigos :) Quanto à Académica, além de termos pago um balúrdio pelo AVB temos lá apenas um jogador, não percebi a sua boca sou sincero, ainda mais quando o problema do Marítimo é com o Atlético Mineiro.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

O Carlos Pereira não está a facilitar. Não tenho dúvidas que os presidentes dos clubes que referi davam o jeito. O Braga praticamente deu um GR promissor quando precisa urgentemente de um, vá-se lá entender porquê. A Académica podia ter ganho mais dinheiro com o treinador, mas preferiu colocá-lo onde queria, já para não falar da “pechincha Rafael”, já transferências mais caras entre clubes da 2.ª Liga.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Quem é o Guarda-Redes promissor?

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

O polaco.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Não o acho nada de especial sou sincero, para terceiro Guarda-Redes é bom ou para Guarda-Redes titular de equipa mediana mas posso estar enganado, além disso quando eles o despacharam não estavam certamente a contar com a lesão do Quim.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Eu não percebo é porque é que foram buscar esse jogador, em lugar de lançarem um novo valor.

Re: Pimenta no cu dos outros, para mim é refresco…

Sou apologista que o terceiro Guarda-Redes deve ser um Guarda-Redes que seja o seu primeiro ano de sénior.

Não vejo nenhuma relação.....

...então com os capitães em actividade é que não percebo memso. Baia que não precisa do FC Porto,quis seguir um caminho diferente.Vejo a sua saída com pena,porque é relamente um simbolo com 27 anos de casa.O que me deixa sossegado é que tenho a certeza que vai voltar. A "figura do clube",são os adeptos do FC Porto.

Épa..

Sabiam que o Zenit irá pagar mais 20M pelo Bruno Alves? Ouvi dizer que, caso Kléber ou Walter não assinem, poderemos atacar.. Nêne? E Farías ainda não rescindiu..

Re: Épa..

Nene era uma excelente compra.... não percebo como, por 4 milhões , nenhum grande lhe pegou!

Re: Épa..

Quem paga 10M pelo Moutinho, poderia perfeitamente pagar por 4M pelo Nêne. Outro que fugiu foi o Lima. Já está no SC Braga. Mais um jogador que marcará mais de 10 golos.

Questão pertinente

Pinto da Costa é sem dúvida um grande dirigente já como ser humano tenho muitas reservas, não só por tudo aquilo que aconteceu devido e à volta dele nos últimos anos mas por pequenas grandes coisas: Parece ser uma pessoa algo distante emocionalmente das figuras do clube principalmente do PASSADO mais distante do FC Porto, só recentemente houve uma aproximação maior aos campeões Europeus de 87 por exemplo. Não houve um jogo de despedida para duas grandes figuras do clube Baía e Jorge Costa, comigo isso não deixaria de acontecer. Tal como não me identifico com a constante guerra Norte-Sul que é o seu cavalo de batalha, há muitos Portistas no Sul e o Norte não é só a cidade do Porto, por vezes dou por mim a pensar o que sentirá um Portista do Sul do País ao ouvir tais declarações, acho que isso afasta as pessoas do clube. Quanto à sua pergunta não lhe sei responder, mas isto não vem de agora, já vem dos tempos do Bi-Bota Fernando Gomes, só recentemente é que houve uma aproximação ao ex-goleador. Sinceramente tenho pena que esses símbolos se afastem pois um dos segredos da mística do nosso clube foi sempre saber manter alguns desses símbolos por perto, quer dentro quer fora do balneário. DM

Re: Questão pertinente

Duas coisas precisam de ser ditas: verdade seja dita que nunca ouvi o Pinto da Costa falar em guerra Norte-Sul! Isso foi sempre conversa de jornalistas de Lisboa interessados, obviamente, em que fosse essa a mensagem! Moro na zona de Lisboa e nunca ouvi tal coisa ao Presidente! Ouvi-o sempre falar de guerra ao centralismo lisboeta isso sim! E até ter excelentes relações com clubes do Sul do país! Apesar disso, também acho que mesmo isso, já deveria ter sido enterrado, até para permitir melhor expansão posrtista! Mas isso é o que Pinto da Costa não entende! Outra coisa: não acho que não tenham sido prestadas homenagens aos vencedores de Viena. Aliás, foram todos, treinador incluído, convidados para irem a Gelsenkirchen à final da Champions e a maior parte apareceu! Como dizes e bem, não é o clube que tem de cuidar das reformas dos seus ex-profissionais, mas o reconhecimento e gratidão são do melhor que se pode ter em termos humanos! UM abraço!

Re: Questão pertinente

O que dizes sobre os campeões de 87 não está correcto.Por exemplo Frasco ainda está,João Pinto só este ano saiu,Lima Pereira saiu no ano passado,etc.

Re: Questão pertinente

Houve muita gente que foi afastada, o exemplo mais claro é o Gomes que era a grande figura desse FC Porto a par de Madjer apesar de ter falhado essa final. Acho que esse gente merecia outra importância e tinha merecido uma homenagem há mais tempo. Pinto da Costa é um excelente dirigente, acho que não vamos ter outro assim mas nessas coisas peca um pouco. Abraço DM

Re: Questão pertinente

Secalhar o caso com o Gomes,ambos estiveram mal.Ainda bem que parece que tudo se resolveu.Agora tb te digo um coisa,eu não defendo que o clube tenha que "cuidar" das reformas dos jogadores. Em primeiro a competência.

Re: Questão pertinente

Estou de acordo consigo, competência sempre em primeiro lugar e quando disse mantê-los por perto não era dar-lhes um "tacho" só por dar.

Calma, Dragão...

Parecem-me preocupações infundadas, sinceramente. Já são quase 30 anos e está mais do que provado que, saída para a frente saída para trás, este tipo de gestão centrada na pessoa do Presidente dá resultados e não são poucos. Aliás, Pinto da Costa sempre foi elogiado por isso. É uma pessoa que sempre se anulou em prol do clube, vive para ele e só lhe quer o melhor. E ninguém está acima dele nem muito menos do clube lá dentro, pior é quando todos querem mandar. Mourinho já disse que o grande mal do Benfica, quando passou por lá, era a quantidade de gente que mandava ou achava que mandava. Estava a dar o treino e apareciam dirigentes e mais dirigentes a mandar bitaites e a querer decidir isto e aquilo. Agora não, a gestão está centrada em Vieira e os resultados estão à vista (essa "picardia" com Rui Costa não é por acaso). No Porto de Pinto da Costa sempre foi e sempre será assim. Uma cabeça pensa, algumas outras decidem dar ou não aval e apresentar alternativas em cima da mesa e perante toda a administração, e as restantes cumprem ordens. Ponto. Quem quiser pensar de maneira diferente tem a porta de saída aberta. E isso deixa-me descansado, muito sinceramente. Não sei se com Fernando Gomes e Vítor Baía foi assim, talvez não tenha sido, mas eles passam e o clube fica. Serão sempre muito importantes no Dragão e um dia hão-de regressar, mas acima de tudo está o Porto e o Presidente sabe disso muito bem. Abraço, JC

Re: Calma, Dragão...

Bem meu caro! Dizer que o Presidente sempre se anulou por causa do clube, só por brincadeira ou então acreditas em contos de fadas! O que se passa é que o Presidente sempre fez uma gestão autoritária, o que não me grada particularmente, e sempre se pôs acima de tudo! Ao contrário do que afirmas, talvez por não teres vivido esses tempos, no chamado "Verão Quente", quando se deu a rotura com Américo de Sá, Pinto da Costa borrifou-se para o clube e chegou ao ponto de ir oferecer jogadores ao Sporting, na altura liderado por João Rocha! Esse episódio nunca o esquecerei! Mas a verdade é que os pequnos ditadores como Pinto da Costa, acabam por confundir a instituição que dirigem com eles mesmos já que não se conseguem ver sem a instituição que lhes deu toda a projecção! Pinto da Costa não sairá de Presidente por muito que diga o contrário! E desde que começou a SAD e passou a receber muito dinheiro que até aí não tinha, as coisas pioraram! Mas preocupa-me bastante, e vê a resposta que dei ao Blue2004eyes, a falta de referências no clube! Copmo se o Presidente, à medida que vai envelhecendo, tivesse mais receio de haver alguém que lhe tire o lugar!

Re: Calma, Dragão...

É verdade tudo o que disseste... Desenganem-se aqueles que pensam que a sucessão está a ser preparada de alguma maneira porque não está. E apesar de jamais devermos ser ingratos para com alguém que teve o contributo do Presidente na viragem do clube, também é verdade que como tu disseste joão "as pessoas passam e o clube fica", isso também se aplica a ele proprio. Se todo o nosso sucesso tem sido alicerçado na estabilidade que temos, quando o Presidente sair vai ser o fim do mundo, e como tal, ele próprio devia estar preocupado em preparar essa sucessão. O Fernando Gomes saiu (foi agora mas já podia ter sido há 2 ou 3 anos) porque encheu o saco e não quis mais ser conivente com actos de gestão tresloucados e insustentáveis que têm sido feitos. O tempo do "quero ir buscar aquele...se não há dinheiro arranjem.." já não este em que o Porto tem o passivo que tem, tem uma gestão corrente que dá 20 e tal milhoes de euros negativos anuais. E podem acreditar...vamos pagar esta factura mais á frente..nao tenham dúvidas.

Quer dizer que houve alguém que

achou que isto era boa ideia? http://2.bp.blogspot.com/_BFVsN6tgw3Y/TE1PzUyR6EI/AAAAAAAADlA/y9YfGMXp4Ng/s1600/falsosarbitros.jpg «Assinamos em 5 meses» http://4.bp.blogspot.com/_BFVsN6tgw3Y/TE1RqsuOFCI/AAAAAAAADlI/H6m4OkPUZ5U/s1600/5meses.jpg http://bnrb.blogspot.com/ cambada de corruptos!!!

Re: Quer dizer que houve alguém que

Lol conheces algum dos deficientes mentais autores do blog? Até me ri.

Re: Quer dizer que houve alguém que

Sabes a piada disto? É que vais cair no ridículo.. Again.. É sempre assim. - Piadas sobre Cissokho e os seus dentes = Melão; - Piadas sobre a venda de Lucho e Lisandro = Melão; Isto na última época. Veremos a actual.

Re: Quer dizer que houve alguém que

E as piadas: "O Danny é que é o substituto do Deco!!", "É que eu juro que acompanho o campeonato russo e sei!!", "Eu quero é ver esse Coentrão contra grandes jogadores!", "O Duda é que é!". Dessas piadas à António Sala, podemos rir também?! Ou essas a gente não se pode lembrar??! É que são de génio! E a convicção com que elas eram proferidas, essas fantásticas piadolas?! Foi uma extraordinária performance de palhacito. É que conseguias mesmo passar a ideia que estavas a falar a sério! Fantástico! E hoje estás em grande, a caprichar outra vez, estás claramente a ver se bates o teu record pessoal de demonstração cabal de imbecilidade no menor tempo possível. Bravo! Sinto que vais conseguir.

Re: Quer dizer que houve alguém que

Ahaha só posso rir contigo. Estás em todos os comentários, parece que segues os meus passos. Vê o que o Danny anda a fazer na Rússia. No penúltimo jogo fez uma assistência de calcanhar, já no último marcou um golo, e a jogar como nº10, não como extremo. Já em relação a Duda/Coentrão estás enganado. beijinhos ó azias e volta para a toca.

Manter a equipa de gestão..

Partilho totalmente da tua opinião acerca do PC. Fenomenal gestor/dirigente desportivo, não concordo com as suas atitudes/comportamentos pessoais. Lamentávelmente muitas dessas actos/atitudes pessoais já penalizaram gravemente o FCP. Relativamente à questão fulcral do artigo, o de afastar quem lhe faz sombra, é um tema controverso. Grandes lideres tiveram graves problemas em abdiquar do seu lugar e da sombra de pessoas das suas equipas de gestão. Henry Ford foi um belo exemplo, depois de atinguir o céu, quase levava a Ford ao abismo. Contudo, penso que aqui o problema não é exactamente esse. Ao longo do tempo PC foi formando uma equipa de gestão, equipa que se tem mantido estável e que apresenta resultados. A saída de Fernando Gomes (da área financeira) foi a excepção. A equipa está bem oleada e nos últimos 10 anos, tempo durante o qual todos os elementos trabalham no clube, no mínimo, a equipa atingiu resultados fenomenais. Ainda para mais, devido à idade que o presidente tem, cada vez mais são as segundas linhas a tomar conta das medidas do dia-a-dia. Obviamente, PC tem as suas qualidades e defeitos enquanto dirigente desportivo, mas já não vai ser com esta idade que vai mudar. Vitor Baía necessitava de novos desafios, por isso aceito a sua saida. O cargo de Relações Públicas não tem uma importância significativa. Penso que Baía pde ganhar muito com esta saída, já que vai aprender em outros projectos e pode voltar muito mais forte. Quando PC sair definitivamente, haverá a necessiadade de eleger nova direcção, até lá, devemos continuar a apoiar o presidente que transformou um clube com um razoável palmarés nacional, num clube com um palmarés internacional excelente. E a nível nacional, só em campeonatos nacionais, encurtou a distãncia em mais de 15 campeonatos.

Re: Manter a equipa de gestão..

Comentário moderado com "Interessante"! Está fora de causa continuar a apoiar o Presidente, mas custa-me ver a mediocridade que tem vindo a tomar conta do clube e a falta de referências portistas no sei do mesmo! Na verdade, penso que Pinto da Costa, á medida que vai envelhecendo vai tendo mais receio de uma qualquer figura que lhe queira tirar o lugar e vai empurrando suavemente! Jamais alguém pensou em Antero Henriques, Reinaldo Teles ou os Caldeiras para futuros presidentes! Não têm pedalada para isso! Mas quer Fernando Gomes quer Vítor Baía já foram falados e... sairam!