Pinto da Costa e a recandidatura | Relvado

Pinto da Costa e a recandidatura

 

Dragounhe diz: "em recentes
declarações, Pinto da Costa admitiu recandidatar-se à presidência do Porto. Para
a maioria dos portistas isso é uma boa notícia... Na minha opinião, e para o bem
de todos (Relvado.com incluído), Pinto da Costa
deveria continuar como presidente do FCP." Mas Blue2004Eyes questiona: "não deveria
dar lugar a outros mais novos como por exº António Oliveira ou
Fernando Gomes (ex-jogador do FCP) ou até Pôncio Monteiro?"

FC Porto:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa

Figura incontornavel da sociedade portuguesa. Vai marcar a nossa historia, a historia das nossas personalidades.

Pinto da Costa merece tudo dos socios do FCPorto, pois tem uma dedicação impar para com o FCPorto.

Figura polemica que sabe agir quando é necessario agir ,com uma grande capacidade de gerir as massas humanas onde se pode dizer mesmo que ele nasceu para aquilo, nasceu para o Futebol, e para tristeza de muitos para o FCPorto...

Fez de um clube que era considerado como um clube regional passando o para um clube de dimensão mundial como o Presidente da Uefa o caracteriza no seu Prefacio.

Posso afirmar com todas as letras que marcou a nossa historia. É uma figura que faz viver as massas, tanto as massas que o odeia como a massa adepta do seu clube que o adora..

Os nokistas que andam por este país, é o alvo a abater a todo o custo. Infelizmente não é so os nokistas mas todo o poder centralista que mina este país.

Desde da nossa longa historia, desde do nosso querido D.Afonso Henriques que lutou arduamente contra os mouros o Norte do país nunca mais teve uma figura de relevo.

Agora o poder central, o poder que fazia distrair o povo com as vitorias do Sporting e Benfica deixou de ter esse reboçado, e infelizmente para o nosso futebol há uma figura a abater o Presidente Pinto da Costa, que conseguiu roubar esse reboçado aos centralistas e dar o mesmo reboçado ao povo da cidade do Porto que ao longo de muitos anos foram severamente penalizados tanto a nível social como a nível desportivo, e Pinto da Costa contrariou isso, nao foi nenhum politico, mas sim um dirigente do FUTEBOL e do FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

Ainda bem que se candidata, para dar mais alguns exemplos á centralidade deste país, porque se todos fossem como o FCPorto este país estaria melhor, estaria competitivo alem fronteiras, todos pagariam impostos e havia maior visibilidade de Portugal alem fronteiras.

Infelizmente este país nao o quer, mas Pinto da Costa insiste, e ainda bem, porque estes dirigentes que militam no nosso futebol bem precisam destas de liçoes, liçoes cheias de títulos mundiais e um FCPorto sempre muito forte no consumo interno.

Boa Noite.

Só para lembrar o Infante D.Henrique nasceu aqui

No Porto e a metros de distância onde eu nasci também. E há outras figuras marcantes da nossa história nascidas no Porto. Não exageremos por favor, nem Pinto da Costa precisa disso para nada.
Isto vem a propósito do D.Afonso Henriques e depois dele...
O fervor clubista é de respeitar mas não exageremos repito. A cidade do Porto não começou a ter história apenas quando começou o futebol.

As tripas e o exemplo das tripas-coração

E não esquecer que as pessoas do Porto não são Portistas são tripeiros.
Salvo ignorância ,creio ser única cidade Portuguesa em que o cognome de seus habitantes comporta um facto historicamente relevante: gente que deu tudo tudo que tinha para as descobertas e ficou somente com as microvilosidades intestinais do porco ou seja : As tripas , e que fez dessa fraqueza o prato principal gastronomicamente conheçido !!!
Comer Tripas à moda do Porto é tambem "comer" história, que nem Fernando Pessoa deixou passar ao lado, mesmo que, não haja informação de alguma vez ter viajado até à cidade .

Re:Só para lembrar o Infante D.Henrique nasceu aqu

Tens toda a razão no teu comentário!
Não devemos dizer disparates, esquecendo a história do Porto e do País!
Aliás, até poderíamos dizer que foi o Bispo do Porto elemento essencial no processo da conquista definitiva de Lisboa aos mouros, ao convencer os cruzados que vinham do Norte da Europa e se dirigiam à Terra Santa, a alterar os seus propósitos e ir a Lisboa ajudar D.Afonso Henriques a conseguir tal sucesso, uma vez que as suas tropas eram claramente insuficientes para a empresa!

tantos complexos por ultrapassar

há muitos anos que o porto se transformou naquilo de que acusava lisboa: um pólo centralista.

Re:tantos complexos por ultrapassar

Não leio complexos alguns no artigo, apenas os leio ao teu comentario com um pretenso teor de psicologia, devo-te alertar que mais proeminentes sãos os complexos de supeioridade que os de inferioridade pese embora o seu desbalanço balanceado seja uma constante, como não leio em lado algum algo nesse teor so posso analisar: ou tens uma frase feita Porto-lisboa secular desprovida de conteudo, mais panfletaria como no Porto se troca os bes-pelos-ves que atesta um estado febril de ignorancia dado que os ditongos ao latim são nasalados e desprovidos do be, que por sua vez veio de Norte para sul em que foram sendo abertos, mas que confere uma razão historica de linguistica ao contrario dos impropérios qual bacuradas do acento circunflexo a Sul: tô, vô, sô...por ai em diante...
Como não leio algum complexo, fico-me por ser o teu comentario fora de contexto, e complexado de superioridade.
Boa sorte com esse problema
Abraço

Re:tantos complexos por ultrapassar

fora clubites, custa a perceber como é que isto tem um oportuno...

Repara, não te estou a criticar a ti mas sim o que escreveste. Não tem substância quase nenhuma e a pouca que tem reforça apenas a ideia de que dás toda a razão ao lup51.

Enfim...

Cumprimentos,

                                                                                              JPS

Re:tantos complexos por ultrapassar

O texto inicial se inscreve aos éxitos de Pinto da Costa e o que o movia e moveu, onmde bebeu a sua força e quais a bandeiras que ergueu.É assim que eu o li.
O comentário seguinte já vem imbuido em juizos e juizos de personalidade , fora do centro da questão inicial- Pinto da Costa.
Como em suma tem um comentarário cravejado de estereótipos de quem "olha de cima " , urgia colocar tudo ao seu plano correcto e desmitificar essas ideias feitas, muito panfletárias, em que o exemplo tipificante da linguistica se prefigura como um paradigma dos julgamentos gratuitos, que são tidos por certos.
Eu pessoalmente, acho até mais que oportuno, acho pedagógico .
Abraço

Re:tantos complexos por ultrapassar

Oh amigo, vens práki escrever como se fosses o Eça mas n dizes nada de jeito. Kem padece de complexos são precisamente vocês. E passo a explicar. Qnd eram um clube regional achas sinceramente q Benfica e Sporting perdiam tempo a olhar para vocês? Olhavam para vocês como olhavamos para todos os outros clubes. Simpaticos e q n davam grande trabalho. E vocês espumavam por ninguém vos passar cartão. Até q chegou esse velho corrupto e capitalizou o vosso espumanço. Recorreu a uma suposta guerra Norte-Sul e como vocês na vossa maioria são gente sem formação, aceitaram-na cegamente. E aí começou. Era a língua, era o poder de Lisboa, era os mouros e o D Afonso Henriques, era tudo o q servisse para capitalizar essa guerra. Resultado. Conseguiram deixar de ser regionais. Mas conseguiram tb um extremar de posições em relação ao vosso clube. C esses apologistas da guerra Norte-Sul, as velhas do Bolhão e os iluminados dos Superdragões, passando pelo insuspeito Guarda Abel, pelo bigodinho à Mete-Nojo do Reinaldinho e a frutaria toda, q toda a gente sabia e comentava, mas q o tal poder de Lisboa sempre vos perdoou, n fossemos hostilizar as hostes indigenas do feudozinho do Papa.
Capisce?

Re:tantos complexos por ultrapassar

Talvez te fizesse ler um pouco de Eça , que curiosamente, muitas de seus textos até retratam problemas actuais.
Aconselho vivamente, é sempre bom expandir horizontes.

Re:tantos complexos por ultrapassar

xmc, deixa-me dizer uma coisa, e não leves a mal: até gosto do que escreves, e das tuas deias... mas sem pontuação, fico algo - completamente? - perdido... Uns ponto-finais e uma vírgulas ajudavam - permitiam? - que se entendesse muito melhor o que nos tentas dizer.

Re:tantos complexos por ultrapassar

Eu sei, e pior do que isso é que ás vezes escrevo de forma automática sem visualizar bem as teclas que primo e junto palavras, mas tal se deve em boa parte ás condições que o faço mais do que a erros que também não sou imune.Se me fosse possível editar à posteriori o que escrevo eu o faria e ao que leio muitas vezes o desejo ,por ver tanto coisa trapalhona, enfim.É pá, tens toda a razão é só o que posso dizer, desculpa.Mas repara como me esforçei por ler o que escrevi e retificar alguma omissão ou erro!!!Devo continuar assim, mas devo confessar que escrita automática como em surrealismo por vezes cria vícios por não pensar o que escrevo quanto tanto como escrevo...Abraço

faz antever

E assim podes corrigir. Apenas te faço esta sugestão por teres dito "Se me fosse possível editar à posteriori o que escrevo eu o faria e ao que leio muitas vezes o desejo".

Re:tantos complexos por ultrapassar

Desculpa, o meu nome é Francisco, o x é de xico( e deveria ser com ch, eu sei ,mas é propositado neste caso!!):O que escrevi nates do teu comentário havia algo menos claro que possa dizer por outras palavras ou mais articulado?

Como o próprio diz...

O Papa tem 80 e tal anos, Mário Soares é candidato à presidência da republica. Qual o problema dele se recandidatar. Ainda é novo...

A imagem de Pinto da Costa

ficou um pouco gasta com esta cena de Apito Dourado.

Acho que está na hora de ele ir embora, mas ficará para todo o sempre ligado ao FCPorto e será lembrado por toda a gente (rivais incluídos)

O que eu não quero, é ver PC a dizer no seu último ano de mandato "serei candidato à presidência por mais dois anos" e ao fim desses dois anos dizer a mesma coisa, e passados mais dois anos a mesma coisa e por aí adiante.

Merda para esta Justiça, que mesmo nos casos mais flagrantes demora eternidades a emitir um parecer. Fdx, é inocente, é culpado, custa assim tanto chegar a um veredicto?!?!?

Muito cedo

Devia constar no artigo quando é que se vão realizar novas eleições.
As eleições serão em Maio de 2007.
Faltam 20 meses, logo é prematuro avançar qualquer prognóstico. Aliás o próprio Pinto da Costa não confirmou nem desmentiu nada.
Vai depender de muita coisa entre elas salientaria a seguinte:
- Desenvolvimento do Caso Apito Dourado. Os prazos estão-se a esgotar, brevemente deverá sair a acusação. Então se saberá se o nome de Pinto da Costa consta e do que é acusado (neste momento existe apenas um blá-blá da imprensa baseada em fugas da informação da PJ). A ser acusado haverá um período de instrução do processo, em que o advogado de Pinto da Costa tentará evitar que ele vá a julgamento usando processos legais de desmontagem das acusações. É assim em todos os processos com excepção daqueles que são apanhados em flagrante. Nestes casos os advogados não respondem ao processo de instrução por norma. Depois do processo instrutório é preciso esperar cerca de 3 meses para o julgamento. A não acontecer nada de extraordinário teremos julgamento entre Abril a Junho de 2006. Como há muitos arguídos (nem todos mas muitos poderão ir a julgamento) o julgamento poderá ser lento a exemplo do caso Casa Pia. Não deverá acabar antes de Abril, Maio de 2007.
Com este relambório todo, chato de ler mas essencial, como se encontrará Pinto da Costa em 2007?
Satisfeito com o desenrolar do julgamento?
Preocupado?
Ninguém sabe nem ele. É óbvio que na eventualidade de ser condenado poderá recorrer para orgãos superiores, mas creio que nessa situação ele seria aconselhado a não se recandidatar.
É cedo para falar disso.

eu cá ..

não estou contra nem estou a favor de ele se re-candidatar. Estou contra é as nossas leis que permitem que um arguido (e não disse culpado) de um caso judicial possa estar ah frente (e re-candidatar-se) de um clube. E quem diz de um clube diz de uma empresa, de uma federação, de uma liga de clubes ou mesmo de uma câmara municipal.

Re:Entao estavamos mal com as tuas leis.

Se alguem nao gostava de ti e te ponha te em tribunal e tu fosses um dirigente ou um administrador de uma empresa estavas tramado, tinhas de deixar de trabalhar dois anos para poder acabar o processo judicial. Ele nao cometeu nenhum crime perante a legislaçao portuguesa, por isso pode candidatar se a qualquer cargo ate para Presidente da Republica.

Pinto da Costa

O nosso presidente está muito bem no FC Porto. Enquanto tiver lúcidez e capacidade para dirigir o clube é intocável. O grande crescimento do Futebol Clube do Porto, quer a nível nacional quer a nível internacional, deve-se em grande parte a Jorge Nuno Pinto da Costa, desde que assumiu a presidência no dia 17 de Abril de 1982. Mais do que um simples prisidente, Pinto da Costa é O Presidente. Porque é único, porque é sobre o seu comando que o FCP tornou-se um clube ganhador. Se olharmos para a história do clube vemos claramente que há um Antes Pinto da Costa e um Depois Pinto da Costa.
Pinto da Costa é unânime. De todos os presidentes de clubes, quer portugueses quer estrangeiros, PC é proventura o mais consensual entre os seus adeptos. Muitos podem acusar PC de dividir Norte/Sul, de corrupção (nenhum portista, pois é impressionante como todos o vêem como a figura principal do clube) mas a resposta é cabal e é a seguinte:

13 Campeonatos Nacionais (1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1991/92, 1992/93, 1994/95, 1995/96, 1996/97, 1997/98, 1998/99, 2002/03, 2003/04).
8 Taças de Portugal (1983/84, 1987/88, 1990/91, 1993/94, 1997/98, 1999/00, 2000/01, 2002/03).
14 Supertaças (1982/83, 1983/84, 1985/86, 1989/90, 1990/91, 1992/93, 1993/94, 1995/96, 1997/98, 1998/99, 2000/01, 2002/03, 2003/04, 2004/05).
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus (1986/87, 2003/04).
2 Taças Intercontinentais (1986/87, 2003/2004).
1 Supertaça europeia (1986/87).
1 Taça UEFA (2002/03).

Parte II

Mas antes que digam que isto e que aquilo, é claro que ninguém está acima da lei. Se for culpado é culpado e deve sofrer as consequências.
Apesar de não estar a imaginar PC a subornar Joseph Blater ou Lennart Johansson. Nem Urs Meier, Andreas Frisk ou Collina. Mas é bom que este caso chegue ao fim antes das eleições, seja PC Culpado ou Inocente.

Qual é a dúvida?

Ou alguém pensava que ele não se recandidatava?

Ia viver de quê? De rendimentos? E o ordenado chorudo que ganha no Porto?

Pinto da Costa não sabe fazer mais nada e nunca deixaria de utilizar a presidência do FC Porto como arma nas difíceis (se as houver...) batalhas judiciais que se aproximam.

Era interessante ver ele a enfrentar a justiça sem a capa protectora e peso que o FC Porto lhe dá, mas ele não tem coragem para isso.

ò Catota

Típico comentário de alguém a quem o FCP ou o Pinto da Costa faz "sombra" e muita...

A lógica da catota!

"Ou alguém pensava que ele não se recandidatava?"

Ele é livre de se recandidatar porque não há nenhuma lei interna do clube que o impeça e sabe que ganha pois tem o respeito, a consideração, apoio e principalmente, o orgulho da maioria da massa associativa (com ou sem superdragões).

"Ia viver de quê? De rendimentos? E o ordenado chorudo que ganha no Porto?"

Se ganha um ordenado chorudo deves saber mais do que eu, mas se o ganha bem o merece por tudo aquilo que já deu ao clube.
 
"Pinto da Costa não sabe fazer mais nada e nunca deixaria de utilizar a presidência do FC Porto como arma nas difíceis (se as houver...) batalhas judiciais que se aproximam."

Ah?...então o homem não sabe fazer mais nada??!!Quer dizer... ele dirige um clube com a dimensão do Porto com tremendo sucesso nos ultimos 20 anos e achas isso pouco?! Achas que é de um gaijo que não sabe fazer mais nada na vida?! Pensas que dirigir um clube desta dimensão é como dirigir o quiosque da esquina?! Poupa-me...

"Era interessante ver ele a enfrentar a justiça sem a capa protectora e peso que o FC Porto lhe dá, mas ele não tem coragem para isso."

Quem te dera a ti uma pequena parte da coragem que ele tem !!! Queria-te ver a ti, grande herói,a ires para o banco durante jogos a fio, durante anos, tendo atrás de ti dezenas de gaijos a insultarem-te e a cuspirem-te em cima!!!!!!E acredita que não era puro masoquismo, mas sim demonstrar a quem estava dentro do campo que não deviam temer nada nem ninguém!
Talvez neste momento esteja na justiça por ser exactamente Presidente do Porto, e não te preocupes que vais ter o prazer de o ver como arguido mas infelizmente para ti e para muitos como tu vais ver como ele sai em liberdade!!! Cada vez mais desejo que o processo se inicie e que ele saia ilibado para ter o prazer de vos ver a espumar de raiva e a destilar o vosso ódiozinho de merda!!!

Quanto mais vejo o vosso ódio cada vez mais tenho orgulho no meu Presidente!
Obrigado pelo apoio...

Re:A lógica da catota!

E se não fôr condenado apenas por provas insuficientes, também ficas contente?

Agora Percebi porque é que o Mário Soares

Agora Percebi porque é que o Mário Soares está na corrida a Belêm.

Obrigado pelo esclarecimento.

Re:Agora Percebi porque é que o Mário Soares

Agarrado ao poder?

Tenho uma duvida

Sera que sera possivel me dizer o que Susana Valente publicou 1 artigo/post no ano 2005 sobre o Pinto da Costa e a palavra PER...é que eu tenho uma grande duvida e a resposta pode er muito importante...

PC devia sair

Como adepto do Porto defendo que PC devia sair do clube. Fico grato pela obra que fez, elevando o FCP de clube de expressão regional a clube de expressao europeia ao mesmo tempo que suplantou de forma clara Benfica e Sporting e não só no futebol, inclusive em outras modalidades. Contudo, ninguém é insubstituivel, o clube tem uma estrutura suficientemente sólida para prosseguir na senda do êxito e os novos tempos exigem uma pessoa com outra postura, educação e urbanidade. Além disso, sou contra a permanência do sr. Reinaldo Teles, já que esse senhor devido às suas actividades paralelas (é dono de casas de alterne)constitui factor de desprestígio e vergonha. Sei que no mundo do futebol em outros clubes hà pessoas ligadas a interesses obscuros (uma realidade que não é só portuguesa, infelizmente)e a minha opinião, utópica talvez, é que as ditas pessoas sejam afastadas do desporto, só o describilizam e envolvem em suspeições.

mesmo na prisão

os portistas votavam nele