Pinto da Costa: O que os adeptos do FC Porto ainda esperam dele... | Relvado

Pinto da Costa: O que os adeptos do FC Porto ainda esperam dele...

No dia em que completa 30 anos de liderança, os portistas contam ao Relvado os desafios que querem q
 

Depois de ter ganho tanto, é difícil estabelecer novas metas. É a ideia que perpassa pela cabeça dos adeptos do FC Porto no dia em que o presidente Pinto da Costa completa 30 anos como líder do clube. Mas pela alma dos portistas ainda voam sonhos e o Relvado foi ouvi-los...

"Espero o impossível", confessa o professor Álvaro Abreu Faria que é sócio do FC Porto há 53 anos. "Mais vitórias, evidentemente, voltar a ganhar na Europa, ganhar aos clubes do centralismo sempre", são as metas que este adepto traça. E o Consultor Sénior de Sistemas de Informação na área da Saúde Rui Gouveia acrescenta que espera "verdadeiramente que Pinto da Costa se supere". E "superar-se será finalizar o Museu do Clube, reestruturar mais uma vez a equipa de futebol para conseguir criar um novo ciclo vitorioso em Portugal e que se conclua com mais uma vitória na Europa", aponta o adepto de 29 anos.

"A obsessão pessoal"

Rui Gouveia não esconde também que espera ver o presidente cumprir aquela que será a sua "obsessão pessoal, transformar o FC Porto no clube com mais títulos de campeão nacional em Portugal". Também o estagiário Rui Pedro Sousa aponta este desafio de "suplantar em número de títulos o Benfica", lembrando que os dragões vão a caminho do 26.º e que as águias somam 32.

Para o gestor de contact center Paulo Rui Ramalho "o principal desafio" de Pinto da Costa "será a sua própria sucessão".


"Pinto da Costa já concretizou todos os desafios possíveis e imaginários", considera o professor José Fidalgo Martins. Mas, "a sonhar", este adepto de 32 anos assume que "gostava de ver um dia o FC Porto de Pinto da Costa com capacidade financeira para segurar as grandes estrelas do plantel e poder ter verdadeiras ambições para disputar a Champions, em igualdade de circunstâncias com os outros gigantes da Europa". Um sonho "totalmente impossível", diz, à luz da crise que se vive. "Enquanto o futebol português não tiver visibilidade além-fronteiras, em particular nos mercados asiáticos, isto para não falar na própria Europa, onde até os espanhóis nos ignoram, nunca poderemos criar as receitas necessárias para ambicionar ser algo mais", acrescenta o sócio portista desde 1989.

O profissional de turismo Hugo Sartor só quer que Pinto da Costa "continue leal à causa, que nos defenda como nos tem defendido desde sempre, que lute pelos nossos valores com altivez e que nos orgulhe como sempre nos tem orgulhado", frisa. Este adepto elogia "a devoção do presidente aos valores do Norte", a sua "perseverança" e define como marco fundamental de 30 anos de mandato "o compromisso que fez com o FC Porto". "Trinta anos é uma vida", repara, relevando "o desgaste", as "forças de pressão constantes e diárias". "Outra pessoa qualquer já teria abandonado o barco há décadas", sustenta. Todavia, ao cabo de tanto tempo, "Pinto da Costa aqui está, rei e senhor, aplaudido internacionalmente", conclui.

"Pinto da Costa cometeu um milagre!"

Para Hugo Sartor, o líder portista "cometeu um milagre", conseguindo "virar o mapa do futebol nacional de pernas para o ar" contra os "poderes da capital". "Pinto da Costa apagou por completo a força dos clubes todos poderosos de Lisboa, com muito profissionalismo, muito amor à causa, muita dedicação, muito suor", atesta este portista que é sócio há 24 anos.

Também o estagiário Rui Pedro Sousa destaca "a reviravolta" que o dirigente deu no emblema, considerando que "o FC Porto era um clube à deriva e ele conseguiu fazer do FC Porto uma potência mundial". Já mais recentemente, José Fidalgo Martins elogia "a forma como Pinto da Costa e o FC Porto reagiram à tentativa de derrube após o processo Apito Dourado, erquendo-se com toda a força e pujança, partindo para mais uma série de conquistas nacionais e internacionais".

Entre os marcos positivos de 30 anos de mandato, os adeptos comungam das conquistas europeias, em 1987, em 2003 e em 2004. Álvaro Abreu Faria fala ainda do "campeonato de 1977/1978" e Rui Gouveia refere "as duas Taças Intercontinentais" e ainda "a promoção do maior génio de sempre num banco de uma equipa de futebol", além de elogiar a construção do Estádio do Dragão e do Pavilhão do clube. José Fidalgo Martins também nota o "pentacampeonato entre 1995 e 1999".

Do lado negativo, o "simpatizante ferrenho" Rui Pedro Sousa fala das "as épocas conturbadas" em que "teve mais do que dois treinadores", apontando designadamente os "erros de casting, com aquisições que tardaram a vingar" na temporada que se seguiu a 2003/2004, marcada pela conquista da Liga dos Campeões. Como reparos à gestão do presidente, Álvaro Abreu Faria aponta "José Couceiro e Vítor Pereira". Já Paulo Rui Ramalho não esquece "a mancha de dúvida que o Apito Dourado lança sobre todos".


Rui Gouveia lamenta a "insistência numa política de comunicação que nem sempre faz sentido". "Já não somos o clube das Antas, mas sim um clube do mundo, o mais vencedor do Século XXI, e por isso, certas atitudes do clube, não de Pinto da Costa, podiam ser polidas", realça.

"Derrotou-os no seu próprio jogo"

E se José Fidalgo Martins se queixa do "fim de modalidades como o ciclismo e o voleibol e o esquecimento da natação", Hugo Sartor não aponta "nada" de negativo à presidência de Pinto da Costa. "Fez o que tinha que fazer, jogou nos tabuleiros em que os outros sempre jogaram, derrotou-os no seu próprio jogo", atesta.

Pinto da Costa foi eleito presidente do FC Porto pela primeira vez a 17 de abril de 1982. O seu atual mandato termina em 2013 e já se especula se o dirigente se recandidatará. "Veremos", foi o que disse recentemente na Rádio Renascença. São claros os desejos dos portistas que só torcem pela continuidade do seu líder carismático.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [74]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O meu comentário

Este é, sem dúvida, um artigo bem feito, com conteúdo. Há aqui opiniões muito diferentes e que devem ser respeitadas e, por isso mesmo, também quero deixar escrita a minha.
Antes de mais gostaria de lembrar que Jorge Nuno Pinto da Costa não começou, como se vê em tantos clubes, por ser Presidente. Nem sequer iniciou a sua carreira de dirigente desportivo pelo futebol. Começou no boxe se bem estou recordado, e passou pelo andebol até ser director do hóquei em patins há muitos anos atrás. Foi depois disso que, já com Américo de Sá, foi Director do Futebol e depois Vice-Presidente com a área do futebol. Foram os tempos do esforço do Porto para ultrapassar uma posição subalterna em relação aos grandes da capital que culminaram com a conquista de dois campeonatos ao fim de 19 anos de jejum.
Depois deu-se o chamado "Verão quente" e o corte com Américo de Sá que acabou por chamar Teles Roxo para o lugar que Pinto da Costa ocupava e perante a recusa deste. Este momento, o mais negativo dos tempos do actual Presidente no FC Porto, deixou a nú o seu maior defeito: o egocentrismo. Pinto da Costa tomou, nessa altura, atitudes que mostraram que acima de tudo estava ele, bem acima do clube e isso não esqueço!
Depois, foi a candidatura à presidência do clube que ocupa desde 17 de Abril de 1982.
As conquistas e a transformação imprimidas ao clube são um verdadeiro milagre como sublinham o Sartor e o Rui Pedro. Desde Basileia em 1984 até Dublin em 2011, as vitórias internacionais foram retumbantes e reduziram a importância dos triunfos intra-muros. Antes de Pinto da Costa o Porto era um clube desconhecido internacionalmente, enquanto hoje é frequente encontrar por distantes paragens jovens vestindo camisolas azuis e brancas com o emblema do dragão que nada têm a ver com Portugal! Um orgulho para um portista de tantos anos como eu!
De Pinto da Costa espero a continuação da senda vitoriosa que entranhou no clube. Espero novas vitórias a nível internacional que mantenham alto o prestígio do clube! O museu do clube será a próxima realização mas outras se seguirão.
Porém, algumas núvens pairam sempre sobre PC: as más escolhas de treinadores, que faz questão de dizer que são feitas apenas por si, têm sido demasiado frequentes e acarretam prejuízos sérios a nível desportivo. A postura, frequentemente demasiado regionalista e inadequada aos tempos que se vivem, acaba por impedir o clube de crescer ainda mais em número de apoiantes a nível nacional já que não tenho qualquer dúvida que no plano internacional tem muitos mais que qualquer outro. Finalmente, a falta de cuidado nas pessoas que o rodeiam acaba por implicar algumas coisas estranhas nomeadamente em negócios de transferências e em casos como os que o Apito Dourado evidenciou.
Uma última palavra para comentar a frase de Paulo Rui Ramalho de que o maior desafio de PC será a sua própria sucessão: é que PC jamais trerá um sucessor "nomeado" e a sucessão de PC, como de todos os "ditadores" será feita sem ele e com alguém bem diferente. O desafio da sucessão do Presidente´será um grande desafio para o clube mas não para ele! Jamais ele nomeará um sucessor pois esse "eleito" iria ganhar prestígio e poder e ia ofuscá-lo. Por isso se tem incompatibilizado com os que se suucedem como mais próximos e vai empurrando para a porta de saída. De Alexandre Magalhães até Fernando Gomes, o actual Presidente da Federação de Futebol, vários foram os "compagnons de route" que sairam uns zangados outros não Interessante notar que, muitos daqueles com que se incompatibilizou foram depois, mais tarde e quando não faziam sombra, recuperados para o clube! Assim aconteceu com Américo de Sá a quem acabou por homenagear dando o nome ao antigo Pavilhão ou a Teles Roxo que viria a ser Director do Futebol até falecer numacidente de viação!
Pinto da Costa ficará na presidência do FC Porto até morrer ou até que alguma doença o incapacite! Não vejo que saia pelo seu pé já que o clube e ele confundem-se há anos e sem este perdia o protagonismo que, sem sombra de dúvida, lhe agrada!

Que azia aqui vai...

...aposto que se as entrevistas tivessem sido feitas na rua não se queixavam tanto... Os benfas a queres dar a opinião sobre Pinto da Costa quando toda a gente sabe qual é....

Nada contra os users em questão...

Mas o relvado mais uma vez a mostrar que está a cagar para os users que comentam aqui dia após dia(já não é o meu caso sequer) e com regularidade, foram buscar users que pouco ou já nada comentam aqui(no caso do zefil infelizmente pois até dava qualidade ao espaço).

É nestas pequenas grandes coisas que se vê que sensibilidade não é o forte de quem manda no relvado.

Cumprimentos

O Relvado tem linha editorial

Ou aceitam ou não.

Simples.

Eu ou aceitando, os outros, que façam o correcto.

Ainda vivemos num País livre

Ainda vivemos num País livre onde é permitido criticar...ainda

30 anos de corrupção

Partilho um texto que achei muito interessante:
Vítor Baía elogiou esta terça-feira a liderança de Pinto da Costa à frente do FC Porto, considerando-o como a pessoa mais importante da história do clube, ele que cumpre 30 anos de presidência....sim, grande história de corrupção, tem este Padre da Freguesia das Antas que preside ao clube dos quinhentinhos, Guarda Abel, Martins dos Santos, Guimaros, Calheiros e outros trastes.. Se é esta, a pessoa mais importante do CRAC, temos de reconhecer que o clube das Antas, nasceu para a máfia.

"Não me canso de afirmar que é a pessoa mais importante de toda a história do FC Porto, e foi com ele que o clube deu um grande salto a nível nacional e internacional e tornou-se a grande referência nacional em termos futebolísticos e a ombrear com os melhores em todo o mundo. Tudo começa no líder e o nosso é o Jorge Nuno Pinto da Costa", afirmou o ex-guardião portista à Rádio Renascença....esse grande salto, onde se incluíam SALTOS ALTOS que é o que calçam as "frutas" oferecidas a árbitros, Juizes, observadores e toda a máfia que chafurda no lamaçal fedorento deste futebol podre, que o melhor do mundo na corrupção foi capaz de fazer, muito se deve àquela casa Iluminada, onde foi arquitectada essa GRANDE REFERENCIA.
Ombrear com os melhor do mundo? Mas é claro. ..na corrupção !!!!

"É uma pessoa de grande inteligência, é um estratega nato, é um líder, para além de ter um conhecimento profundo do que é o futebol em todas as suas vertentes e áreas. Tornou-se o expoente máximo a nível mundial, porque é o presidente com mais títulos em todo o mundo e que mais obra fez num clube de futebol", disse Baía...Sim, inteligência para corruptar árbitros, juízes, PJ. Liga, FPF e cangar clubes fazendo-os submissos tem ele até de sobra... esses titulos de que fala o baía dos frangos, estão impregnados de muita máfia que, para os seus adeptos e apaniguados ainda tem mais sabor.

Nos próximos 3, 300, 3.000 anos e por aí adiante, o foculporto será sempre reconhecido no mundo inteiro, como o clube da corrupção e da máfia.

ESSE TÍTULO, ninguém tira ao Gerente da Caixa.

Sem dúvida que houveram anos que o FCP jogou melhor que os outros e ganhou! Mas fazer-se história com um Presidente que todo o país sabe que foi um dos maiores actores do chamado Apito Dourado é algo que os grandes clubes mundias todos rejeitariam!
Mas como vivemos em Portugal, um país de alto nível de corrupção a nível mundial, onde os lugares são conquistados pelos favores e cunhas e não pelo mérito somente poderia ter um epilogo destes e passar quase impune e com os crimes a prescreverem! A vergonha de Portugal é esta , pese embora muitos adeptos e jogadores estejam á margem deste senhor! O futebol português precisa de ser limpo e até hoje andámos a brincar aos futebois! A coragem da Justiça Italiana onde a máfia e a corrupção e os lobbies são tremendos não VACILOU! Juventus baixou de divisão! Viva a Verdade Desportiva! Viva o Futebol Verdadeiro! Mas em Portugal estamos ainda muito atrasados no combate á ilicitez e corrupção! Bem hajam os que gostam de futebol e não da corrupção para ganhar titulos! O grande problema é que muitos precisam disto para viver e sobreviver! Mas a dignidade não tem preço!
Mas existe alguém do Porto com coragem:
http://www.youtube.com/watch?v=ZLMDmzhFtXg&feature=player_embedded#!

que nabo k és

Aki esta azia dum benfa ahah espero que daki a uns valentes anos estejas ainda mais aziado lolol

As imbecilidades dos invejosos costume

Evidentemente que o grupo dos invejosos, o maior cancro do país, teria de manifestar-se e de vir com estas cantilenas que já cheiram mal e que deturpam voluntariamente os factos!
Quer gostem quer não aq verdade nua e crua é que Pinto da Costa e o FC Porto foram ilibados em todos os julgamentos relacionados com o Apito Dourado e a nível nacional e internwcional! E, em países de costumes mais evoluídos, não se põe em causa a jusatiça que é um dos pilares da sociedade! Aqui´, neste cantinho de brandos costumes e inveja de nível máximo é que quando a justiça não faz o que gostaríamos é porque não teve coragem e disparates semelhantes. Em vez de se esperar pelos julgamentos condena-se de antemão de acordo com as conveniências e depois ai dos tribunais que não estajam de acordo com as "decisões" tomadas!
Felizmente que, ao contrário do que diz este elemento do grupo dos invejosos, no mundo ninguém liga ao que eles acham e queriam que fosse e, por isso, o FC Porto é um clube respeitado e considerado. O resto não passa da típica inveja portuguesa de quem não é capaz de fazer e tenta destruir o que outros, muito melhores, conseguiram realizar!

Tu és que és bom!!!

Tu és que és bom!!!

Acho bem ouvir a "old school"

Acho mal omiti-lo...

Não é o factor porto clube que irrita nesta crónica

é o que se diz sobre o porto cidade e a direcção politica a que nos leva a crónica , o porto clube associado ao seu presidente , claro que dou a minha opinião ,, ganhou o clube ganhou o homem , com as suas ideias., o resto não passa de uma forma de tentar fazer o porto á imagem do barcelona , como sejam coitadinhos no chamado mundo espanha ,, o porto tambem usa e abusa do factor os desfavorecidos do pais , mas as maiores fortunas e as maiores quintas e solares estão no norte como no caso da catalunha , mas é fácil culpar a capital da nação lisboa como se culpar madrid de ser a capital e ter as mais valias ,, só que se esqueçem aquelees que convem que assim seja , que lisboa e madrid são centros populacionais , em que a riqueza de 90 % dessas pessoas são o seu ordenado , controlado por um governo que é formado por esses provincianos vindos do porto - braga- vila real ,,vizeu- guarda-coimbra ---portalegre - évoa- aveiro - beja faro e por ai - , que só vêem a lisboa para a assembleia , para manter os seu´s bens bem defendidos com todo o tipo de leis que só os favorece ,, MAS CONVEM O SRº PINTO DA COSTA e todos os seguidores este bruar que lisboa é o papão ... mas não diz o srº pinto da costa E O AGORA UMM TIPO QUE SE DIZ APAIXONADO E QUER QUE SEJA O BARCELONA CAMPEÃO DE ESPANHA E DA EUROPA , UM TIPO QUE DÁ NOJO MUITO GORDO gostaria que alguem aqui coloca-se o nome ele vái ao prog do srº barrosso é que agonia escrever o nome de um hipócrita E QUE PENSA QUE É A VÓZ QUE METE MEDO E QUER ISSO PORQUE o barcelona é a imagem do porto os coitadinhos já não há que defender o patriotismo e amizade dos portugueses que estão no real madrid , contra nenhum no barcelona , onde está a solideriédade deste srº como os clubes do resto dos destritos do pais , como seria a dos outras zonas de espanha como os clubes andaluzes , bascos . ou galegos , não esses já não conta ,, porque são tambem os parentes ainda mais pobres de espanha como o resto dos clubes do pais. tirando o porto ,, esta bandeira é que conta ,, somos os coitadinhos , mas portugal tem piores coitadinhos , a alimentar este coitadinho que de coitadinho não tem nada , há toda uma politica e organização tipo feudal , mas acbará um dia

30 anos de corrupção

Partilho um texto que achei muito interessante:
Vítor Baía elogiou esta terça-feira a liderança de Pinto da Costa à frente do FC Porto, considerando-o como a pessoa mais importante da história do clube, ele que cumpre 30 anos de presidência....sim, grande história de corrupção, tem este Padre da Freguesia das Antas que preside ao clube dos quinhentinhos, Guarda Abel, Martins dos Santos, Guimaros, Calheiros e outros trastes.. Se é esta, a pessoa mais importante do CRAC, temos de reconhecer que o clube das Antas, nasceu para a máfia.

"Não me canso de afirmar que é a pessoa mais importante de toda a história do FC Porto, e foi com ele que o clube deu um grande salto a nível nacional e internacional e tornou-se a grande referência nacional em termos futebolísticos e a ombrear com os melhores em todo o mundo. Tudo começa no líder e o nosso é o Jorge Nuno Pinto da Costa", afirmou o ex-guardião portista à Rádio Renascença....esse grande salto, onde se incluíam SALTOS ALTOS que é o que calçam as "frutas" oferecidas a árbitros, Juizes, observadores e toda a máfia que chafurda no lamaçal fedorento deste futebol podre, que o melhor do mundo na corrupção foi capaz de fazer, muito se deve àquela casa Iluminada, onde foi arquitectada essa GRANDE REFERENCIA.
Ombrear com os melhor do mundo? Mas é claro. ..na corrupção !!!!

"É uma pessoa de grande inteligência, é um estratega nato, é um líder, para além de ter um conhecimento profundo do que é o futebol em todas as suas vertentes e áreas. Tornou-se o expoente máximo a nível mundial, porque é o presidente com mais títulos em todo o mundo e que mais obra fez num clube de futebol", disse Baía...Sim, inteligência para corruptar árbitros, juízes, PJ. Liga, FPF e cangar clubes fazendo-os submissos tem ele até de sobra... esses titulos de que fala o baía dos frangos, estão impregnados de muita máfia que, para os seus adeptos e apaniguados ainda tem mais sabor.

Nos próximos 3, 300, 3.000 anos e por aí adiante, o foculporto será sempre reconhecido no mundo inteiro, como o clube da corrupção e da máfia.

ESSE TÍTULO, ninguém tira ao Gerente da Caixa.

Sem dúvida que houveram anos que o FCP jogou melhor que os outros e ganhou! Mas fazer-se história com um Presidente que todo o país sabe que foi um dos maiores actores do chamado Apito Dourado é algo que os grandes clubes mundias todos rejeitariam!
Mas como vivemos em Portugal, um país de alto nível de corrupção a nível mundial, onde os lugares são conquistados pelos favores e cunhas e não pelo mérito somente poderia ter um epilogo destes e passar quase impune e com os crimes a prescreverem! A vergonha de Portugal é esta , pese embora muitos adeptos e jogadores estejam á margem deste senhor! O futebol português precisa de ser limpo e até hoje andámos a brincar aos futebois! A coragem da Justiça Italiana onde a máfia e a corrupção e os lobbies são tremendos não VACILOU! Juventus baixou de divisão! Viva a Verdade Desportiva! Viva o Futebol Verdadeiro! Mas em Portugal estamos ainda muito atrasados no combate á ilicitez e corrupção! Bem hajam os que gostam de futebol e não da corrupção para ganhar titulos! O grande problema é que muitos precisam disto para viver e sobreviver! Mas a dignidade não tem preço!
Mas existe alguém do Porto com coragem:
http://www.youtube.com/watch?v=ZLMDmzhFtXg&feature=player_embedded#!

Se quiserem a minha opnião

Se quiserem a minha opnião sobre o Oporto ... 2000€.

:-) o número 2000 está na moda

nem sabes o que vai acontecer quando chegar a Góis!

Artigo muito interessante, à

Artigo muito interessante, à parte de ter sido um dos participantes, mas Seria interessantíssimo ouvir as opiniões de não portistas, penso que teríamos uma unanimidade no desejo que tivesse nascido com outras cores em cada um dos grupos de adeptos.

Unanimidade ?

Eu não queria esse gajo verde nem que trouxesse outros 15000 títulos ao Sporting...

Nós acreditamos...

Nós acreditamos...

conversa...

conversa...

Conversa ?

Não tenho a vossa capacidade gástrica...

qual gajo

já agora

...

...ora aí está!

o porto é

a centralização do norte , porque não é a capital do norte braga , v.n.gaia. vizeu

Parabéns à Edição pelo artigo

De Pinto da Costa não espero muito mais, colocou o clube na direcção certa, tornou-o no melhor de Portugal, com mais títulos, respeitado internacionalmente, que mais se pode pedir?
Quer gostem ou não, Pinto da Costa marcou uma era no futebol nacional e internacional, é o presidente com mais títulos no Mundo!!!!!

Até este voltou....

...bem um artigo com gente "pouco interessante",parece trazer algo positivo. Menos mal.

Um passo em frente para o Relvado

Venho parabenizar a edição do Relvado, e em especial a Susana Valente, por esta iniciativa que tomaram, de dar voz aos adeptos que participam no fórum do Relvado. Foi uma lufada de ar fresco e espero que adeptos de outros clubes tenham a mesma possibilidade de participarem em algo semelhante num futuro próximo, dentro da temática dos seus clubes.

Noto que...

o facto de terem sido ouvidos maioritariamente relvinhas (ou antigos utilizadores do fórum! como se quiser) é apenas circunstancial. Pretendeu-se dar voz aos portistas anónimos face à tendência da comunicação social em auscultar a opinião dos ilustres.

Anónimos ?

Andam lá na minha Escola... ;)

Bem que me parecia que os

Bem que me parecia que os nomes me diziam alguma coisa. eheh

"Doxas" peculiares e recreativas:

"Censos" e a esperança prolongada...

http://www.youtube.com/watch?v=W6uKUf16tzM

Saudações

Ideia engraçada...

..só acho que se devia ter dado voz,a quem realmente percebe disto :).

Eu do grande presidente,espero a conquista da 3ª champions.