Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ainda são actuais» | Relvado

Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ainda são actuais»

 


Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ainda são actuais»
Pinto da Costa recorda palavras de José Maria Pedroto sobre os "roubos de igreja" nas deslocações ao Estádio da Luz para considerar que «hoje ainda são actuais».



A dias de ser assinalado o 25º aniversário da morte de José Maria Pedroto, Pinto da Costa salienta em declarações à Agência Lusa que «para o futebol português, ele significou um ponto de viragem muito importante contra um sistema que estava instalado». «Ficaram célebres algumas declarações dele como os "roubos de igreja" quando íamos à Luz. Infelizmente, hoje ainda são actuais», lamenta o presidente do FC Porto.

«O homem deu um grito para que todo o país notasse que havia um centralismo em Portugal - que continua a ser cada vez maior - e marcou profundamente todos os que lidaram com ele», acrescenta o líder portista sobre Pedroto.

«Mais do que um treinador, Pedroto foi um grande homem, com uma personalidade vincada e uma verticalidade exemplar», nota ainda Pinto da Costa, classificando-o como «um defensor das causas em que acreditava, um lutador» e referindo que era «um homem excepcionalmente inteligente e de palavra, o que, infelizmente, é raro», conclui.

No próximo dia 8 de Janeiro, data que marca os 25 anos da morte de Pedroto, o FC Porto e a Associação Nacional de Treinadores de Futebol fazem-lhe uma homenagem no Estádio do Dragão. O carismático treinador faleceu vítima de cancro a 8 de Janeiro de 1985 com 56 anos de idade.


FC Porto:

Comentários [93]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ai

Mas este alternadeiro nao devias estar calado? entao o castigo de 2 anos de subornos a arbitros ja esta esquecido? Ou será o PDI?!?!

Mais importante que os 'roubos de igreja'..

..a presença de Pedroto no FC Porto marcou a viragem psicológica do clube da invicta nas suas viagens ao reduto dos rivais de Lisboa. Foi com ele que as equipas portistas começaram a "atravesssar a ponte" com a confiança e ambição de verdadeiros campeões! E quanto ao centralismo referido por Pinto da Costa este não tem nada a ver com guerras entre o Norte e o Sul geográfico, mas sim com os poderes instituidos na FPF e que duraram largas décadas. Querer insistir na mesma tecla da guerra norte-sul como já li por aí é não querer perceber e/ou interpretar o real e actual sentido das palavras de PC. E a propósito de bairrismos e regionalismos não deixa de ser irónico que o clube que se diz nacional faz do "cheira bem, cheira a lisboa" o seu verdadeiro hino. Só no slb - fcp terá passado umas 3 ou 4 xs (antes, ao intervalo e de depois do jogo) para delírio dos presentes, a maioria dos quais não era seguramente alfacinha..

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

Mas quando passaram a musica "Chamem a Policia" no estádio do dragão apenas qd o benfica lá jogou já é honesto e com mt fair Play... Tretas pra ti tb....

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

O que é que isso tem a ver?.. Que tone!

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

mas e deixares de ser anormal não?dava jeito!o cheira bem cheira a lisboa passa em todos os jogos.

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

E quem disse que não passava?.. loll

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

Ainda bem que confirmas a ideia do Zefil em dizer "Cheira bem, cheira a Lisboa" é frequentemente utilizado na Luz hino.

Re: Mais importante que os 'roubos de igreja'..

porquê?não me digas que o setúbal pertence à região norte.sei que as amizades são muitas mas ao menos não passamos nossos jogos a cantar SLB FDP SLB deve ser cantigas do norte ai né.

Re: Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ai

Havia de ser giro nós entrarmos numa daquelas tavernas antigas e assistirmos a uma discussão entre o Zé do Telhado e o Robin dos Bosques a acusarem-se mutuamente das suas "traquinices"!!!

Lá tinha que vir...

...a merda do costume sobre o Norte e o Sul. E não me digas que só vêes roubos de igreja na Luz, pá??!! Já vi começar por menos. Tinhas-te ficado pela devida e justa homenagem a um dos grandes treinadores da nossa história do futebol e até tinhas conseguido ficar muitíssimo bem na fotografia. Agora esse "derrame de lágrima" no mais vitorioso presidente dos últimos 40 anos, enquanto refere "roubos de igreja actuais", com direitos de exclusividade, está lindo. Patético! Ah, e lamentar o centralismo lisboeta apelando à supremacia do Porto é de uma coerência do caraças!!

Norte Sul ?

Onde leste isso ? Efeitos de alguma propaganda , que convenciona alguns estereotipos ? Francamente, aponta lá, onde leste isso do NORTE e SUL ? Leste em algum sitio a reportagem completa, em que isso venha mencionado, ou decidiste tu apelidar de Guerra, e guerra do NORTE contra o SUl ?

Re: Norte Sul ?

Penso que está bastante implícito quando se referem a um centralismo...ainda para mais vinda tal referência de quem se sabe.

Não respondes ?

Ou seja, decidiste tu içar uma bandeira, NOrte contra o SUl, para assim mitigar ao abrigo de estereotipos , a livre opinião de alguém e dos factos que andam a lume da injustiça distributiva que tem ocorrido. Tenta não misturar, futebol com PORTUGAL.E independentemente de não gostares de A ou B, de fazeres fola no que propagaram na TV , permite a livre expressão. Nem todas as pessoas, dizem só bacuradas ou estão sempre certas.Não reduzas alguém, sob pena de te reduzires a ti mesmo.Pode ser que o homem, agora e nesta altura, esteja a falar e com razão.

Re: Não respondes ?

Lancei recentemente um artigo sobre esta questão. Gostaria bastante de o ver publicado. Nessa medida, e com base em tal expectativa, refreio-me de tecer comentários nesta fase. Icei tanto uma bandeira quanto ele colocou um canhão apontado a Lisboa. Criticar o centralismo português descurando tantas outras variáveis, sentado numa cadeira dourada naquela que é considerada a segunda cidade do país em certos aspectos, mas a primeira em tantos outros é de uma desonestidade brutal...e revela laivos de uma pretensão bacoca e desligada uma realidade geográfica e histórica que é nossa, e que recebe tantos e outros exemplos por esse mundo fora, e onde terá os seus opositores, mas duvido que esses surjam sobre a forma de presidente de um clube de futebol. Saudações. P.S: Como cidade, gosto bastante mais do Porto do que de Lisboa.

Re: Não respondes ?

Tens problemas, com a palavra centralismo ? É essa o busilis da questão !!? Centralismo é uma coisa, Lisboa é outra! Futebol é uma coisa, o pais é outra ! O pais, é sempre o mesmo! Não te deixes cegar, por essa aversão ao Pinto da Costa.Nem intoxicar, por preconceitos. Tenta ser racional, e não misturares as coisas. E os factos, estão ai para serem vistos e pensados na Net.Sobre a péssima gestão do pais, e a concentração dos recursos, de forma pouco harmoniosa, bem como o centralismo( palavra que misturas e tens problemas em a pensar )

Re: Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ai

o pedroto já está a pagá-las, descansa que também vais lá chegar, velho porco.

Re: Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ai

Tu deves ser imortal...

O nível de certos user..

Que baixeza de comentário.. Meu caro, não te preocupes, quando chegar a tua hora o mesmo te acontecerá..

No meio destas palavras...

Interessa retirar o que é realmente mais importante: o nome de José Maria Pedroto e os elogios sinceros que lhe são feitos. O resto é mind-game de circunstância... Talvez mal escolhido o timming, de facto, à primeira vista apetece dizer ao Presidente que esta era uma intervenção que merecia maior respeito pelo mestre e que dispensava bocas aos rivais, mas a verdade é que até o próprio Pedroto aplaudiria esta intervenção de Pinto da Costa. Rivalidades e discursos à parte, a realidade é que José Maria Pedroto foi um homem ímpar no futebol português. Avançado em relação ao seu tempo, introduziu novos conceitos na abordagem aos treinos e, sobretudo, aos jogos. Convém recordar, por exemplo, que foi com Pedroto que se começou a analisar estatisticamente o desempenho da própria equipa (através de outro homem ímpar no desporto em Portugal, que hoje é mestre em futebol e na altura era um mero estudante que ninguém conhecia - José Neto, que se apresentou a Pedroto com um bloco de apontamentos onde tinha tudo ao pormenor sobre o rendimento numérico da equipa do Porto em campo). Enfim... histórias que fazem daquele que é homenagiado no dia 8 uma das grandes figuras de sempre no desporto em Portugal e, particularmente, um homem que ajudou e muito a mudar o futebol no nosso país. Aproveito para dizer também que me sinto orgulho, enquanto português, de termos tido 2 grandes treinadores de futebol que estão ao nível da elite mundial de todos os tempos - Pedroto e José Mourinho. Visionários, inovadores, metodólogos, inteligentes... e são portugueses! Abraço, JC

Re: No meio destas palavras...

Sim, Pedroto é uma referencia e não deveria ser metido nesta "luta" , embora tenha sido uma "luta" começada por ele... por acaso até enviei um artigo sobre ele de manha. mas falta te aí uma referencia Vitor Frade, responsável pela Periodização Táctica... diz-te alguma coisa? ;)

Re: No meio destas palavras...

Claro que me diz alguma coisa, caro Kiko, aliás diz-me tudo. Como treinador só me oriento através da Periodização Táctica, por isso, mau seria se nao soubesse a história toda. É graças a ele que temos nomes como José Mourinho, Rui Faria ou Carlos Carvalhal ao mais alto nível, ou ainda bonitas estórias como as da Marisa Gomes ou do Xavier Tamaritz. Só não o referi pelo óbvio motivo de me estar a referir a treinadores de alto rendimento e não a professores universitários, por muito percussores e metodólogos que sejam. Para falar em Vítor Frade teria de falar também, só para citar um exemplo mais do que justo, em Júlio Garganta. Forte abraço

games ou FACTOS ?

Ou agora, à conta de tanta contra informação, é TABU afirmar as situações lesa pátria ? Sic: Novas regras para dar mais verbas a Lisboa Governo mudou regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão há três semanas. Bruxelas não vê problemas 2009-10-09 CÉLIA MARQUES AZEVEDO E HUGO SILVA O Governo mudou, há três semanas, o regulamento do FEDER e do Fundo de Coesão, viabilizando o desvio de verbas das regiões mais pobres para Lisboa. Portugal negociou essa excepção, no QREN, com a Comissão Europeia. Segundo apurámos, a queixa apresentada pela Junta Metropolitana do Porto, precisamente contestando o desvio de milhões para a capital do Quadro de Referência e Estratégico Nacional (QREN), não deverá ter acolhimento por parte da Comissão Europeia. A transferência deverá ser considerada regular. Contactada pelo JN, a Junta Metropolitana do Porto assegura que ainda não foi notificada de qualquer posição da Comissão Europeia e mantém a convicção de que o desvio é ilegal. O regime de excepção faz parte de um anexo respeitante às normas de aplicação dos fundos estruturais. Possibilita-se, então, que dinheiro destinado às regiões de convergência possa ser usado em Lisboa, desde que os investimentos tenham reflexo no restante território nacional. É o "spill-over effect", o efeito de difusão que passou a integrar o Regulamento Geral do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesão. In-JN ********** Lisboa ficou com 70% das verbas de apoio ao turismo : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1451964 Mas agora, sobre que razão válido, sobre que argumento pueril, não pode o homem manifestar a sua posição porquanto cidadão e português, do que se anda a passar impunemente neste pais ? Achas isto normal ? Achas isto bom ,para o sustentável E HARMONIOSO desenvolvimento do pais ? Achas isto correcto ? Achas isto justo ? Ou será que ficaste "castrado" no teu livre espírito critico, só pela conotação pejorativa, vezes sem conta propagada aos meios de comunicação social ? pensas por ti , certo ? Então diz-me: QUE CARAGO, ACHAS DISTO ? ACHAS CORRECTO ? ACHAS BOM PARA O PAIS ? ACHAS NORMAL ? VAMOS NORMALIZAR ESTE ANÁTEMA ATRAVÉS DO SILENCIO, POIS FICA MAL RECLAMAR ? LEI DA ROLHA ? ANDOU-SE AQUI NO 25 ABRIL, PARA ESTA MERDA ? PARA NÃO PERCEBEREM A LIBERDADE OBRIGATÓRIA DE CIDADANIA E DE EXPRESSÃO ? OBRIGAÇÃO DE EQUIDADE E JUSTIÇA AO PAIS, E NÃO O EGOÍSMO DE UMA REGIÃO CONTRA TODO O DESENVOLVIMENTO DO PAIS ?

Re: games ou FACTOS ?

Não foi nada disso que eu disse, não me opus às palavras dele. Aliás, até disse que o próprio Pedroto as aplaudiria. Não mistures é futebol com política e o Pinto da Costa falou, essencialmente, de futebol nessas declarações. É evidente que eu tenho a minha opinião sobre o centralismo e os desvios que são feitos para Lisboa, simplesmente me demarquei desse tipo de discussões para falar no que realmente importa: em Pedroto. Creio ter sido claro em direccionar o comentário para ele. Abraço

Re: games ou FACTOS ?

A despudor, de alguma demagogia conveniente, que possa ter a pessoa Pinto da Costa, se munido .Não obsta ás muitas razões, que possa ter a pessoa Pinto da Costa, sobre alguma temática.Como a esta , em particular. Acho que é minimamente correcto enquadrar, o contexto social e conteúdo, a sua situação particular. jamas a pessoa Pedroto ( ao texto invocado ), e Pinto da Costa, se sustentaram no "nada" aquandio de uma inversão do panorama ao caso futebolístico bem como político.Há um similitude não por acaso, desse fenómeno.Creio que concordarás. Quanto ao "quanto foi esticado", sob pena de recorrer a demagogia, é toda uma outra oração. Ao caso em particular, face aos recentes atentados inacreditáveis, e ao silêncio que só posso denominar por "imposto e orquestrado" ( uma vez, a insustentabilidade de tamanho atropelo à mais básica equidade ), tenho dúvidas se a pessoa Pinto da Costa, se referia a futebol ou a um em pacote de situações que tem surgido em catadupla.E ao caso em questão, a situação é tal, que seguramente tem toda a pertinência e razão .( e não falo de futebol )

Está apertadinho senhor presidente?

Agora que nos anda a cheirar o cú, já aparece mais vezes a falar. Não notaram? Pinto da Costa é como todos os outros. Um mero mortal subjugado aos efeitos que advêm do fraco futebol praticado pela sua equipa. Apertadinho, xôr presidente? Quer que lhe indique o trajecto até ao WC?

Por analogia, o LFV anda á 4!!

Por esse prisma, LFV anda à 4 anos consecutivos a cheirar, a lamber e a correr para o WC. Com a bençaõ dos adeptos do SLB. muito bem, isso são muitos anos a lambar... Meu caro, só tenho só digo, haja paciência para o nível de certos comentários.

Re: Por analogia, o LFV anda á 4!!

Não sejas injusto!!! Então, e os outros tantos que o antecederam !?

Re: Por analogia, o LFV anda á 4!!

lololololllllllllllll

Olha quem ele é...!!

Não é este aquele dirigente desportivo castigado, mas que pelos vistos descobriu uma nova paixão no stand-up comedy!? A sua senilidade acaba por ser engraçada...

Re: Pinto da Costa lembra Pedroto e diz que roubos de igreja «ai

«Ficaram célebres algumas declarações dele como os "roubos de igreja" quando íamos à Luz. Infelizmente, hoje ainda são actuais» São actuais e têm quem os defenda. Ainda me lembra daquele golo de Kandaurov nas antas, que o árbitro incrivelmente anulou, e no fim vir este senhor gozar com a situação. Nessa altura não se incomodava ele com os tais roubos de igreja! Quanto a Pedroto, era tão bom treinador e motivador como maldizente. O mito do Benfica ser o "clube do Salazar" começou com ele (antes tentou fazê-lo passar por "clube comunista", mas não pegou), assim como boa parte dos ódios entre os dois clubes. Sempre que jogava com o SLB fazia sempre queixas por tudo e por nada - uma postura que permanece. E por vezes dizia uma coisa e depois usava uma versão completamente diferente, porque segundo ele "era o que os portistas tinham de ouvir".