Pinto da Costa: Apito Dourado é perseguição ao Porto e ao Norte | Relvado

Pinto da Costa: Apito Dourado é perseguição ao Porto e ao Norte

 


Pinto da Costa: Apito Dourado é perseguição ao Porto e ao Norte
Na sua primeira grande entrevista desde há muito, Pinto da Costa considera que o processo "Apito Dourado" é «uma perseguição pessoal» a si, mas também «uma perseguição ao FC Porto e ao Norte em geral». No jornal Público, o presidente dos dragões constata que «não tem qualquer tipo de cabimento» acusá-lo de ter comprado ou mandado comprar árbitros e revela-se «de consciência tranquila», sublinhando que espera «serenamente» o desfecho do processo.




O dirigente portista foi recentemente acusado de corrupção desportiva activa no âmbito do jogo Porto-Estrela da Amadora de Janeiro de 2004, mas no Público afiança que não perdeu «muito tempo» a analisar o despacho de acusação. Frisando que o caso está entregue aos seus advogados, Pinto da Costa repara que, quando nas escutas telefónicas é "apanhado" a falar em «fruta» com o empresário António Araújo se referia a uma «dívida do FC Porto» pela transferência de jogadores do Corinthians Alagoano.

Carolina Salgado no carro
O livro de Carolina Salgado, antiga companheira de Pinto da Costa, terá sido essencial para acusar o líder portista, mas o chefe-mor do Porto reclama que «tanta invenção e falsidade só serão compreendidas quando todos souberem com quem a Carolina Salgado se reuniu antes do livro, depois de ele ser escrito, quem cortou coisas, quem acrescentou outras». O dirigente diz também que a autora da publicação «poderia ser processada por plágio, já que, ao que me contam, transcreve o interrogatório judicial de que fui alvo», refere.

Na mesma entrevista, Pinto da Costa aponta que «quem não deve não teme» e constata que as movimentações recentes em torno do "Apito Dourado" são «uma perseguição pessoal, a mim e ao FC Porto», diz. Revelando-se de «consciência tranquila», o presidente azul e branco confessa ainda «estranheza por todo este alarido acerca da corrupção no futebol só levantar suspeições sobre clubes e agentes desportivos do Norte do país», quando «há outros dirigentes desportivos de clubes da capital a solicitar a nomeação de certos árbitros», conta, referindo-se às escutas telefónicas. «Há uma perseguição ao FC Porto e ao Norte em geral», conclui o dirigente da Invicta.


Fotos: Lusa


FC Porto:

Comentários [146]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ddear pintinho :)

1- O alarido não se estendeu a sul, mais própriamente onde tu querias, pois este "alarido" não foi levantado nem inventado pelos teus jornaleiros avençados, como costumas fazer. 2- A Sul os árbitros quando têm de tratar de "problemas pessoais" vão à LOJA DO CIDADÃO" e não a Casa de Nenhum dos Presidentes dos Clubes, mais precisamente daquele que tanto gostas de insinuar. 3- A Sul os Clubes não têm o hábito de dar ordens de pagamento à sua tesouraria a Facturas Vindas de uma quelquer Agência de Viagens Avençada e nos nomes do meio de um qualquer árbitro. 4- A sul os Vereadores de Câmara Municipal que se tornam incómodos não aparecem todos partidos numa cama de hospital a apontar o dedo a uns quaiqueres elementos de uma qualquer claque. 5- A sul não há "Escritórios Secretos". 6- Nenhum árbitro dos que costuma ir apitar a Sul nunca descreveu tão bem uma noite passada e paga por um Vice-Presidente de um qualquer clube a Sul como o fez o Jacinto Paixão nos belos tempos passados a Norte. E mais poderia escrever, mas meu caro Arguido/Acusado/Réu/Recluso não tenho tempo e a formação a reclusos embora nobre, carece de pagamento, logo........de borla não e mais.....já te dei umas Luzes....agora é tempo de saboreares as Sombras....... Não te preocupes com o futebol....o tio Herminio depois arranja uns amigáveis contra árbitros como o fez no sábado. O que não deixou de ser curioso e engraçado......um jogo entre Reclusos e........árbitros de futebol........ a entrevista do P.C. A mesma sendo dada a um jornal, cujo proprietário B.Azevedo, é um Dragão de Ouro e pessoa indicada para o substituir como Presidente do F.C.P., poderia ser igual à de uma entrevista à revista do clube.Portanto vale o que vale. Mas uma coisa não se livra: os telefonemos existiram. .E Sr P.C. ninguém anda a dormir: Guimaros, Calheiros, etc. etc., foram sonhos de verão? se quem não deve não teme porque pedes as anulação das escutas? estranho mais quando insinuas indirectamente que alguem do benfica ter orquestrado mentiras no livro da carolina porque não o dizes directamente ? oh cobardolas moderações aziadas lol

Toma lá ...

... um interessante (tem que ser moral pois não tenho pontos de moderação)

Re: ddear pintinho :)

1- Nao???? E as escutas a LFV????? Ah e tal tou a fazer as coisas por outro lado.... Já para nao falar do Benfas vs Estoril... 2 - Sure??? 3- Não têm dinheiro para isso... 4- Os vereadores do Sul nao se metem com as mulheres dos outros... capiche? 5- Como é que sabes.... se não sabes: sao secretos!!! 6- No Norte recebemos melhor.... Depois vêm as teorias da conspiração.... os insultos... enfim: o costume!!!

Muito se fala de corrupção desportiva...

Por parte do FC Porto, mas as coisas não ficam por aqui: http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=246218&idselect=181&idCanal=181&p=0 O que vale é que o Papa fala e o adepto assobia para o lado. Coitadinhos são perseguidos. Saudações leoninas

Vocês são mesmo palhaços

Tudo vos serve. Esta notícia é sobre um vígaro que extorquiu dinheiro de ex-jogadores do Porto e que terá oferecido condições melhores que o mercado a outras pessoas, algumas das quais familiares do próprio e membros da SAD do Porto. O que é que isto tem a ver com o Jorge Nuno? Já sei, ele é o culpado de todo e qualquer mal que aconteça neste planeta, mas pragas e doenças, vacas loucas, etc. Falam vocês de Papas e de assobiar para o lado, mas para mim quem tem as palas postas é bem claro. São umas palas tão apertadas que só vêm PdC em todo o lado.

Re: Vocês são mesmo palhaços

Olha rapazito. Palhaço és tu, diria mais, otário. Demonstras isso mesmo ao não entenderes sequer o que lês. Portanto caro rapaz, o melhor será mesmo voltares à primária. Toma um calmante. Ponto final. Saudações leoninas

Re: Muito se fala de corrupção desportiva...

Não vale a pena, amizade. Chamei a atenção a essa notícia noutro post, mas nada. Sabes que o fundamental é a "cavala" de que são vítimas. A perseguição sanguinária a um povo de bem. A vil jihad que atenta contra o Santo Nome do Santo Padre. A vingança da ex-primeira-dama-e-adorada-princesa, agora vil rameira, que o Santo Padre inocentemente tomou como sua. Perante isto, tudo o resto é acessório, não concordas? Pois bem, Ámen para ti, irmão.

Sempre ouvi dizer

Onde há fumo, há fogo. E não é assim há tão pouco tempo que se fala de corrupção por parte deste senhor, mesmo assim, continua impune. Cumps!

Re: Sempre ouvi dizer

Onde há fumo...não se vê um cu!! :)

Re: Re: Sempre ouvi dizer

Depende do cu!!! Lol

Falou o Papa

E "eles" dizem Amén. Saudações leoninas

Lá diz a canção...

"Corre um rio para o mar E há um prenúncio de morte" Quanto à entrevista: O retorno ao discurso Norte/Sul. Quando tudo falha, há que espevitar os indígenas na santa cruzada contra os mouros. ZZZZZZZZZZZZZZZ

Re: Lá diz a canção...

Adoro a censura azul! É sinal que se escarafuncha a ferida!

Podes crer!

dear pintinho

1- O alarido não se estendeu a sul, mais própriamente onde tu querias, pois este "alarido" não foi levantado nem inventado pelos teus jornaleiros avençados, como costumas fazer. 2- A Sul os árbitros quando têm de tratar de "problemas pessoais" vão à LOJA DO CIDADÃO" e não a Casa de Nenhum dos Presidentes dos Clubes, mais precisamente daquele que tanto gostas de insinuar. 3- A Sul os Clubes não têm o hábito de dar ordens de pagamento à sua tesouraria a Facturas Vindas de uma quelquer Agência de Viagens Avençada e nos nomes do meio de um qualquer árbitro. 4- A sul os Vereadores de Câmara Municipal que se tornam incómodos não aparecem todos partidos numa cama de hospital a apontar o dedo a uns quaiqueres elementos de uma qualquer claque. 5- A sul não há "Escritórios Secretos". 6- Nenhum árbitro dos que costuma ir apitar a Sul nunca descreveu tão bem uma noite passada e paga por um Vice-Presidente de um qualquer clube a Sul como o fez o Jacinto Paixão nos belos tempos passados a Norte. E mais poderia escrever, mas meu caro Arguido/Acusado/Réu/Recluso não tenho tempo e a formação a reclusos embora nobre, carece de pagamento, logo........de borla não e mais.....já te dei umas Luzes....agora é tempo de saboreares as Sombras....... Não te preocupes com o futebol....o tio Herminio depois arranja uns amigáveis contra árbitros como o fez no sábado. O que não deixou de ser curioso e engraçado......um jogo entre Reclusos e........árbitros de futebol........ a entrevista do P.C. A mesma sendo dada a um jornal, cujo proprietário B.Azevedo, é um Dragão de Ouro e pessoa indicada para o substituir como Presidente do F.C.P., poderia ser igual à de uma entrevista à revista do clube.Portanto vale o que vale. Mas uma coisa não se livra: os telefonemos existiram. .E Sr P.C. ninguém anda a dormir: Guimaros, Calheiros, etc. etc., foram sonhos de verão? se quem não deve não teme porque pedes as anulação das escutas? estranho mais quando insinuas indirectamente que alguem do benfica ter orquestrado mentiras no livro da carolina porque não o dizes directamente ? oh cobardolas

As...

acusações ao PC são feitas na base do depoimento da Carolina, isto é certo, com as escutas também. Mas eu gostava que se investiga-se também o que disse a mulher que escreveu o livro da Carolina, gostava mesmo muito, porque essa senhora disse que pactuou com mentiras... gostava de saber que mentiras são essas... e se uma gaja que baseia um livro em mentiras serve de acusação para prender alguém.. só queria saber disto... É pena aquela Sra. juíza, casada com aquele fiscalista das empresas de LFV não se interessar por isto... e depois à quem chames isto de justiça!!! Pois eu chamo de justiça.. VERMELHA!!!

Engraçado

Como vai sempre dar à mesma história da guerra Norte-Sul. Tenho 22 anos e estou farto deste palhaço corrupto desde que começei a ver TV.

Este homem está inocente

meus caros! Como é que o podem levar a julgamento!!?

"Nunca comprei arbitros"

Se o homem dissesse que era virgem eu ainda podia acreditar, agora nisto, nahh!

Norte em geral?!

Esse senhor quer conspurcar o Norte por algo que é da sua inteira responsabilidade. Não tente falar pelos outros para se livrar. Tenha vergonha e procure, pelo menos desta vez, ser um homem digno.

As desculpas por ser portista ...

Recebi à dias um mail, que passo a divulgar de seguida: Eu, Portista, peço desculpa a todos os amantes do futebol: Nós mentimos descaradamente... Pedroto nunca foi o mestre! A equipa de Basileia, não era fantástica e só por engano o Sporting correu atrás do Pacheco e do Sousa, só por mera coincidência é que dez (10) deles estiveram presentes no Euro 1984! E infeliz coincidência são esses dez os principais culpados de Portugal não ter passado das meias-finais! Que jogadores medíocres que eram. Só ganhavam por causa da corrupção! Desculpem! Depois veio Futre, outro embuste, nunca teve qualquer tipo de qualidade, era um produto de Marketing da Bola e do Record! Mesmo em Madrid nunca demonstrou ter os mínimos necessários, era um nabo, até que despontou no SL Benfica, já veterano. Sim porque o Benfica não compraria jogadores que tivessem sido grandes no FC Porto, pois nas Antas eles só eram grandes, por causa dos árbitros! Ou seja os árbitros é que ganhavam os jogos! Caro Gil y Gil foste enganado! O Miúdo não valia nada! Mas mais foram enganados. Artur Jorge não era um enorme treinador, só foi Campeão no FC Porto por causa dos árbitros, veja-se depois o ridículo que fez no SLB! Na primeira fase dois títulos nacionais roubados! E uma taça dos campeões roubada em VIENA! E que grande encenação aquelas duas exibições com o Dínamo de Kiev . Os árbitros estavam comprados! O MADJER foi vendido, LÁ CONSEGUIMOS ENGANAR MAIS ALGUNS! Ele era um nabo, quem marcava os golos era o Alder Dante o Veiga Trigo e o Xico Silva! Agora sabe-se porque todas aquelas vitórias pareciam tão encenadas. Eram compradas!!! O Ivic que não serviu para o Benfica fez furor no FC Porto. 15 Pontos de avanço? Ou mais? A super taça em Amesterdão, aquela super-equipa do Ajax! Que banho de bola e vai daí Rui Barros para a Juventus. Enganámos mais um.· Desculpem Portugueses e desculpe Signor Agnelli! Eles não eram bons, os árbitros é que estavam todos comprados. Bem. Os árbitros, o Jean Marie-Pfaff, o Michael Rummennigge, o Cruyfj, o Koeman, etc. Afinal nós somos mesmo o clube mais rico do mundo!!! Não são os outros, simplesmente não entrámos na lista porque pertencemos a uma espécie especial, temos outro tipo de riquezas! Desculpem Portugueses pelos títulos ganhos com o Carlos Alberto Silva, e pelo Artur Jorge da 2ª vez.· Têm razão o Vítor Baia, o Fernando Couto, não prestavam! Desde já peço também desculpa ao Parma e ao Barcelona pelos embrulhos que levaram! O Timofte e o Jorge Couto só foram realmente bons jogadores no Bessa, onde verdadeiramente foram campeões o Pedro Emanuel estragou-se ai! O Tavares, o Zahovic, o Drulovic, o João M. Pinto, que forma alguns dos enganadores que participaram no PENTA! Só se transformaram em jogadores de altíssima qualidade no dia em que assinaram pelos vermelhos. Até lá não jogavam nada, simplesmente era ajudados pelos árbitros! Eu só não percebo como é que um clube com tanta projecção (S.L.B.) anda sempre atrás dos nabos (campeões da mentira) daquele clube que só ganha campeonatos por favor! Será que alguém me explica isto! Portugueses desculpem por Sevilha, e pelo 2º lugar no Europeu, mais uma vez nós temos culpa enganámos toda a gente fazendo com que o Paulo Ferreira, o Ricardo Carvalho, o Nuno Valente, o Costinha, o Maniche, o DECO, o Postiga parecessem grandes jogadores mas eles não eram mesmo... Se não tinham ganho perante a treta dos Gregos! Só ganharam dois Campeonatos seguidos, uma Taça UEFA e uma Champions por causa dos apitos dourados e porque oferecemos 10 milhões ao Gyuli, e 15 milhões ao Ferguson! O Chelsea foi enganado, pagou milhões por dois pernas de pau, que só eram bons por causa dos árbitros e sorte teve o Mourinho nessas férias, que tirou um curso intensivo de Treinador, para aprender um pouco pois em Portugal era uma treta e só ganhava ao Estrela da Amadora por causa dos árbitros! Desculpem Portugueses por este embuste, desculpe Sr. Abramovic, que me desculpem os Escoceses do Celtic. E, acima de tudo, o Barcelona que pensou sempre que levava grandes jogadores e levou mais um perna de pau, o DECO, isto depois de outros enganos com o Bobby Robson, um tipo que só ganhava campeonatos comprados mas que o Benfica tentou negociar sem êxito, ao contrário do que fez com os nabos (campeões do embuste) Artur Jorge e Fernando Santos. Depois de tantas desculpas, peço mais uma vez desculpa mas expliquem-me por que eram despedidos os treinadores do Benfica se eles eram sempre os melhores e nós só ganhávamos por causa dos apitadores? Não percebo! Mas sei que agora sim o Derlei é bom, está a aprender, por fim! Pena que não se possa colocar tudo no sítio que deveria pois todos estes anos foi uma mentira pegada! Nos últimos 29 anos que são aqueles em que eu me lembro de ver Futebol! Fui ver o joguito com o Braga, que deu o título depois dos dezanove anos! O Porto nunca deveria ter sido campeão! Desculpem Portugueses! Se nós não vos tivéssemos andado a enganar nesta altura o SLB já teria mais duas ou três Taças dos Campeões e o Sporting uma catrefada de Taças UEFA! Já teríamos sido pelo menos duas ou três vezes Campeões do Mundo e pelo menos umas quatro vezes Campeões Europeus! Desculpem Portugueses de termos tido jogadores como: Oliveira, FERNANDO GOMES, Seninho, Freitas, Gabriel, Fonseca, Simões, Teixeira, Duda, Octávio, Rodolfo, Frasco, Ademir, Pacheco, Sousa, Vermelhinho, João Pinto, Eurico, Lima Pereira, Eduardo Luís, Inácio, Celso, Quim, André, Laureta, Paquito, Casagrande, Juary, Rabah MADJER, Paulo Futre, Mlynarczyc, Elói, Jaime Magalhães, Jorge Couto, Geraldão, Demol, Emil Kostadinov, Vítor Baia, Fernando Couto, Rui Filipe, Rui Jorge, Kulkov, Iuran, Timofte, Tozé, Semedo, Domingos, Zahovic, Jardel, Fernando Mendes, Jorge Costa, Edmilson, Paulo Ferreira, Pedro Emanuel, Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Nuno Valente, Jorge Andrade, Costinha, Maniche, DECO, McCarthy, Alenichev, Carlos Alberto, Pedro Mendes, Quaresma, Anderson, Pepe, Postiga, etc. Desculpem Portugueses de vos termos enganado! Desculpem por terem andado a pensar que os campeonatos se ganham com corrupção! Desculpem termos mais uma vez uma organização tão fantástica que para que não descobrissem o segredo dos nossos títulos, criássemos esta cabala de que comprávamos os refs e que tudo passava por aí ! DESCULPEM PORTUGUESES …

Re: As desculpas por ser portista ...

Desculpa, mas isso desculpa, corrupção caso ela tenha existido? Dude ...

Il mafiosi contra ataca...

Parecem bandos de pardais à solta Il maffiosi, il maffiosi São como índios, capitães da malta Il maffiosi, il maffiosi ... Welcome back PC, os nossos já estavam a sentir a falta do padrinho mor...

Eu confirmo, e tudo mentira

Nao poderia deixar de dar o meu apoio pessoal a esse grande dirigente desportivo e lider da zona norte de Portugal, Pinto da Costa. Camaradas, tudo nao passam de perseguiçoes orquestradas por elementos da extrema lisboeta no sentido de aniquilar a força azul e branca, que de forma avassaladora toma conta dos coraçoes do povo e que promete transformar toda a naçao, de norte a sul...no Norte Dragoniano.! Camaradas, so quem for pouco inteligente ou nao souber reconhecer a força do nosso clube é que pode dizer que precisamos de ajudas para ganhar. Calunias! Sempre fomos a melhor equipa e nunca fomos beneficiados pelos arbitros. Sao ridiculas as acusaçoes. La por o camarada Pinto da Costa gostar da companhia de damas de virtude duvidosa, de conviver salutarmente com os seus amigos, alguns dos quais, por mera coincidencia, tambem arbitros de futebol, de gostar de falar sobre vegetais e bebidas ao telefone, isso prova alguma coisa?? Quem nao for corrupto ou nunca tiver corrompido, que atire a primeira pedra. Camaradas, vamos deixar claro o seguinte: o FC Porto e os seus dirigentes nunca corromperam ninguem que ja nao estivesse corrompido (nomeadamente, as damas da noite). Todo este processo do Apito Dourado e apenas um enorme rol de fantasias que pretende denegrir o bom nome de Pinto da Costa. Ja chega de difamaçoes. Todos esses juizes, procuradores, detectives, investigadores e policias,que trabalham a soldo da burguesia parasita lisboeta, e que inventaram toda esta tramoia, devem um claro pedido de desculpas formal a Pinto da Costa em geral e ao Norte em particular. Deverao beijar a bandeira sagrada do clube e cantar em unissono o hino sov...portista. Camaradas, uma palavra final para renovar o espirito de luta azul e branco contra esta cruzada que nos e dirigida. A justiça final sera a nosso favor e no momento da absolviçao dos agora acusados, poderemos finalmente respirar de alivio e reconhecer que em Portugal nunca houve nem havera corrupcao desportiva no futebol. Um bem haja para todos e viva o Futebol Clube do Porto! Joseph Stalin

Re: Eu confirmo, e tudo mentira

LOLOL! Eheh! Estás mesmo a falar a sério? Acreditas em tudo aquilo que dizes? Estou de acordo quando defendes as cores do teu clube, pois também defendo as do meu, mas será tão dificil ver que esse senhor só tem alimentado divisões e guerras estúpidas que nada trazem de positivo ao futebol nacional? Ou acreditas igualmente que o BIBI e companhia são inocentes? Existem coisas nas quais não devemos acreditar! Saudações

Divertido...

Virtual! Cumps.

Aqui está a entrevista...

Vou transcrever a parte da entrevista em k se fala do Apito Dourado PÚBLICO: Como reagiu ao despacho de acusação do Ministério Público dos crimes de corrupção desportiva activa, no âmbito do processo que envolve o FC Porto-Estrela da Amadora de 2004? Pinto da Costa: Confesso que não perdi muito tempo a analisá-lo, atendendo a que já tinha sido anteriormente arquivado por não haver indícios. P: Alguma vez comprou ou mandou comprar um árbitro para beneficiar o FC Porto? PC: Não. Isso não tem qualquer tipo de cabimento e só lhe respondo porque não faço reservas às perguntas. P: Declarações de Carolina Salgado terão servido para descodificar o nexo de causalidade em que Jacinto Paixão pedia ao empresário António Araújo que lhe arranjasse, por exemplo, “fruta” e as prostitutas que se diz terem sido um serviço oferecido pelo FC Porto à equipa de arbitragem... PC: Fruta? Fruta como eu todos os dias ao pequeno-almoço, que faz muito bem à saúde. P: Refiro-me à conversa telefónica gravada entre si e António Araújo... PC: O FC Porto e António Araújo, este como representante do Corinthians Alagoano, mantinham entre si uma conta corrente relativa à transferência de jogadores e quando [ele] me falou em fruta pensei que se referia a uma verba que vinha reclamando de uma dívida do FC Porto, tendo-lhe por isso dito que tinha sido já enviada, como de facto fôra. P: Mas Carolina Salgado refere, até no livro Eu Carolina, a existência de ofertas a árbitros... PC: Como é sabido, as minhas preferências literárias vão mais para o poeta José Régio. Não aprecio literatura de cordel. P: Mesmo conhece de certeza o seu teor... PC: Quanto a isso, quero endereçar os meus parabéns ao senhor procurador e à senhora juíza, musas inspiradoras de tal obra, uma vez que foram eles que criaram o guião. Conheço o suficiente para compreender que tanta invenção e falsidade só serão compreendidas quando todos souberem (o que eu já sei) com quem a Carolina Salgado se reuniu antes do livro, depois de ele ser escrito, quem cortou coisas, quem acrescentou outras, quem a apresentou à D. Quixote, etc., etc. Para se compreender o objectivo desse livro, será suficiente ler, como eu li, há dias num diário, que a escritora Fernanda Freitas está arrependida (e vou citar) por “ter pactuado alegadamente por desconhecimento de causa com falsidades e invenções no texto que escreveu”. P: O que pretende dizer com isso? PC: Diria que a autora do livro poderia ser processada por plágio, já que, ao que me contam, transcreve o interrogatório judicial de que fui alvo. P: Mas a verdade é que o FC Porto foi acusado de oferecer prostitutas aos árbitros... PC: Quanto a essas aleivosias, já prestei os esclarecimentos em sede de inquérito, que, pelos vistos, foram suficientes, porque o processo foi arquivado. Aliás, como é bom de ver pela última época em que fomos prejudicados por este ambiente de suspeição, o FC Porto continua a ganhar e venceu o campeonato. Não esqueçamos que, em caso de dúvida, os árbitros, neste clima de suspeição, decidiam sempre contra o FC Porto. P: O FC Porto jogou com o Estrela da Amadora a 24 de Janeiro de 2004, numa altura em que tinha uma equipa fortíssima... PC: É verdade. O FC Porto ia em primeiro lugar, com 48 pontos e cinco de avanço sobre o segundo classificado. É também verdade que o Estrela ia em último lugar, com 11 pontos, aliás lugar no qual terminou o campeonato e destacado. A mesma equipa e a mesma estrutura que ganharam as mais prestigiadas taças europeias não seriam capazes de ganhar ao Estrela em casa? Não me lembro de ninguém, na altura, se ter lembrado de falar em favores de árbitros europeus. Curiosamente, nem é referente ao FC Porto que mais do que um árbitro internacional disseram, e está escrito, que receberam favores de um clube português em jogos europeus. P: Mas a acusação, com base em pareceres técnicos de ex-árbitros portugueses, diz que diversos erros prejudicaram o Estrela... PC: Eu desse jogo e de erros lembro-me de três fora de jogo mal assinalados ao FC Porto, que podem ser facilmente comprovados pelo visionamento da gravação. Quanto aos golos do FC Porto, nem eu nem os analistas nem os “paineleiros” habituais descortinaram qualquer irregularidade. P: Mas não está preocupado com esta segunda fase do “Apito Dourado”, agora liderado por Maria José Morgado? PC: Ao que sei, só existe um processo Apito Dourado, o que corre em Gondomar e do qual não faço parte. Além do mais, quem não deve não teme e considero que se trata de uma perseguição pessoal, a mim e ao FC Porto, à qual saberemos dar resposta. P: Resposta a quem? A Maria José Morgado? PC: Não, não. Refiro-me mais a alguns apêndices sequiosos de protagonismo, aqueles que vão para as televisões fazer afirmações descabidas sobre o meu salário e que falam das ligações dos autarcas ao Ministério Público. P: Está a referir-se a quem? PC: Olhe, vou fazer uma analogia entre o lugar comum da promiscuidade entre a política e o futebol e àquela que existe entre alguns elementos dos media e elementos do Ministério Público. Algo semelhante entre o que se passava na corte francesa, em que os segredos de estado eram partilhados na alcofa. P: Mas a reabertura do processo teve por base as declarações de Carolina Salgado... PC: Apesar de conhecer o teor dessas declarações, uma vez que não tive acesso às mesmas, sei que foram o pretexto para a reabertura. P: Como vai então reagir à acusação? PC: Já entreguei o assunto aos meus advogados, que são pessoas competentes para tratar disso. Eu estou de consciência tranquila e espero, serenamente, o desfecho do processo. Contudo, não quero deixar de manifestar a minha estranheza por todo este alarido acerca da corrupção no futebol só levantar suspeições sobre clubes e agentes desportivos do norte do país, quando é do conhecimento público e, em especial, de quem acusa, que nas mesmas escutas há outros dirigentes desportivos de clubes da capital, a solicitar a nomeação de certos árbitros. E contra esses, ao que sei, não há processos a correr. P: Acha que há perseguição ao FC Porto? PC: Ao FC Porto e ao norte em geral. O que podemos constatar é que há uma dualidade de critérios. P: Um comunicado do seu advogado anunciou medidas: é verdade que vai pedir a nulidade das escutas telefónicas? PC: Não faço ideia. Os meus advogados é que sabem os passos a seguir. Também não lhes peço opinião sobre os assuntos do futebol... P: Tem ainda mais dois processos: o do Beira-Mar-FC Porto, arbitrado pelo Augusto Duarte, e o do Nacional-Benfica, e há ainda um processo lateral ao “Apito Dourado” em que é acusado de ser o mandante de uma agressão ao ex-vereador da Câmara de Gondomar Ricardo Bexiga. Teme voltar a ser acusado? PC: Não faço a mínima ideia dos inquéritos, designadamente dos ressuscitados, e do seu andamento. Para isso é que tenho advogados. E respeito o segredo de justiça. P: Já teve vários inquéritos arquivados resultantes de certidões do processo principal. Quantos? PC: Que me lembre, todos tinham sido arquivados menos um. Até ao renascimento dos novos processos, que ainda não estão concluídos. P: Que implicações pode ter o “Apito Dourado” para o FC Porto no aspecto desportivo e no “negócio” da SAD? PC: Espero que nenhuns porque acredito na justiça. Embora, se formos analisar as arbitragens dos jogos do FC Porto e dos seus rivais directos, já estejamos a sentir os seus efeitos directos. P: O que acha do facto de o realizador João Botelho ir fazer um filme baseado no livro “Eu Carolina”? PC: Acho normal. É a sequência lógica e faz parte do plano que levou à publicação do livro. Tudo começou quando saí de casa em que vivia [com Carolina Salgado] e quando, depois, recusei ceder às tentativas de chantagem. No dia 14 de Maio de 2006 saiu uma entrevista no Correio da Manhã de um individuo em que ele exibia objectos meus que ainda hoje não reavi e em que falava num plano para me extorquirem 500 mil euros. Estou à vontade porque nem conheço o cavalheiro. Depois, o resto também é conhecido: uma mulher interveio e é uma das protagonistas do filme, o marido filmou e alguém patrocina... P: O ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso e os dirigentes do FC Porto Angelino Ferreira, Eduardo Valente e Adelino Caldeira são acusados de terem prejudicado o estado em 3,3 milhões de euros no negócio da permuta, em 1999, de terrenos das Antas e do Parque da Cidade. A proposta de acusação da Polícia Judiciária diz que o FC Porto foi beneficiado em dois milhões de euros. PC: Isso é muito fácil de explicar. O então presidente da Câmara, Fernando Gomes, andava há muito tempo a tentar uma permuta de terrenos desta zona com a Família Ramalho por troca com a quinta que existia aqui nesta zona. Não conseguia chegar a acordo porque a família Ramalho não queria trocas, tinha acertado um valor e só queria dinheiro. E como a Câmara do Porto tinha aceitado trocar esse terrenos pela quinta, cujo valor atribuído era idêntico, o FC Porto foi ao banco, ao BCP, conseguiu o empréstimo e pagou à família Ramalho aquilo que ela pretendia pela quinta. Depois, permutou-a pelos terrenos que a Câmara queria trocar com a família Ramalho num documento que foi assinado pelos três directores responsáveis pelos respectivos sectores. E vendeu-os entretanto para pagar ao banco. É tão simples como isto. Quer dizer, se a família Ramalho tivesse feito ela a permuta a esta hora quem estava no banco dos réus era a família Ramalho. É um absurdo. Em relação á entrevista o k Pinto da Costa refere é o k muitos Portistas sentem. Nós nunca dissemos k pactuamos com corrupção. O k queremos é justiça e igualdade para todos. Se querem investigar, muito bem, mas investiguem tudo e tudos e não apenas uma zona específica do futebol Português. A sensação k eu e muitos Portistas temos é k este processo e a nomeação da super-equipa de Maria José Morgado foi a mando de um certo sector da Sociedade k quer á força a condenação de Pinto da Costa. Só por isso é k se justifica recorrer a testemunhas k têm tudo menos credibilidade e ir buscar jogos onde n aconteceram grandes erros de arbitragens.

Re: Aqui está a entrevista...

acredita...tou mto mal disposto...mas como é possível levarem este homem a tribunal?.

Re: Pinto da Costa: Apito Dourado é perseguição ao Porto e ao No

Ao Porto e ao Norte??? Mas esse Senhor não pára de dizer disparates?! Eu moro bem a Norte, até mais a Norte do que o Porto, e sinceramente ñ me sinto minimamente perseguido pelo Mj Morgado, nem pelo Processo Apito Dourado. Esse triste mania do PC em querer sempre colocar a dicotomia Norte/Sul..a famosa cruzada contra tudo e contra todos. Será que não se cansam desse discurso? Será que os sócios e adeptos do FCP não conseguem fazer a distinção entre um homem (PC) e o clube? entre esse mesmo Homem e uma Cidade e/ou uma Região?

Re: Re: Pinto da Costa: Apito Dourado é perseguiçã

Para nao esquecer o facto de dar uma entrevista num pasquim do qual eh liderado por um Dragao de Ouro. Cumps