O percurso de Vítor Pereira | Relvado

O percurso de Vítor Pereira

Conheça os momentos mais importantes da carreira do novo treinador do FC Porto.
 

Vítor Pereira saltou esta terça-feira para a ribalta do futebol português, ao ser promovido de adjunto a treinador principal do FC Porto pela mão do presidente Pinto da Costa, por força da saída inesperada de André Villas-Boas para o Chelsea.

Sem nunca ter liderado qualquer equipa do escalão principal, Vítor Pereira entra na Liga pela “porta grande”, a maior que poderia ter escolhido, com a obrigação de defender o título conquistado na época passada, que o FC Porto dominou de forma incontestada.

Villas-Boas deixa-lhe uma equipa ganhadora, um “bilhete” para a Liga dos Campeões e uma herança pesada, que passa também pelas vitórias nas finais da Liga Europa e da Taça de Portugal, mas Pinto da Costa pareceu convencido das qualidades de Vítor Pereira, considerando-o o “sucessor natural” do novo treinador do Chelsea.

Depois de uma carreira modesta como praticante, Vítor Pereira sentou-se pela primeira vez no banco de suplentes na temporada 2002/03, para treinar a equipa de juniores C do Padroense, desempenhando as mesmas funções no FC Porto nas duas épocas seguintes.

A passagem para os seniores surgiu em 2004/05, substituindo Luís Castro no comando da Sanjoanense já com a época na II Divisão B a decorrer, mas falhou o objetivo de promover o clube ao escalão superior, ao terminar na quinta posição.

A Sanjoanense manteve-se na II Divisão B e Vítor Pereira também, mas em outro clube, o Sporting de Espinho.

A experiência começou bem, falhando por pouco a subida Liga de Honra, ao terminar no segundo lugar do campeonato 2005/06, quatro pontos atrás do Lousada, mas o novo técnico do FC Porto não chegou a concluir a época seguinte na liderança dos “tigres”, tendo sido substituído por Amândio Barreiras.

Após um curto regresso às origens, orientando os juniores C do FC Porto, Vítor Pereira subiu ao patamar mais alto da carreira, na Liga de Honra, ao assumir o comando técnico do Santa Clara em 2008/09, terminando no terceiro lugar, atrás do Olhanense a da União de Leiria e a escassos dois pontos de subir ao escalão principal.

O novo técnico do campeão nacional levou ainda o clube açoriano aos oitavos de final da Taça de Portugal, na época seguinte, acabando por ser eliminado pelo Arcos de Valdevez, mas a temporada não foi tão produtiva, falhando a promoção à Liga principal, apesar de ter mantido o Santa Clara na luta até ao fim do campeonato, que terminou no quarto lugar.

Na época passada, Villas-Boas era quase tão desconhecido quando foi contratado para uma das funções mais apetecíveis do futebol português, a de treinador do FC Porto, e Vítor Pereira foi a escolha para adjunto do técnico que, no espaço de um ano, convenceu o Chelsea a pagar 15 milhões de euros pela sua contratação.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A demonstração viva do Principio de Peter?

Felicitações pela promoção.
Os curricula vitae de treinadores...Hilariante.

Por vezes, uma foto "em família" é suficientemente elucidativa:

http://1.bp.blogspot.com/_mASZKAD-fv0/S90YrJWpIaI/AAAAAAAAAmY/X-hs4B7UO3...

Saudações

Estamos a falar de quem??

Ou por vezes, basta escrever 5 linhas para cair no rídiculo..
Cada uns com a sua..

saudações!!

Olha outro lol.. Parece que

Olha outro lol.. Parece que lhe nasceu a primeira criança. Estás radiante..

http://www.youtube.com/watch?v=xHKTE75dgE4

Mas o que é que queres?!

A minha filha já tem dois meses!!

Só vossas excelência é que se sentem no direito de proclamar em gozo o Benfica?

Não gostam de provar do próprio veneno? Temos pena, e era portista dos 7 costados, olha se não fosse!!

Isto é que é um cúrriculo e não é vitae, santo ambrósio o Manuel

José está ai o mais tardar no feriado...

.

Artur Jorge, Oliveira, Fernando Santos, Mourinho, Co Adriaanse, Jesualdo, Villas Boas, que curriculum apresentavam eles antes de vir treinar para o Porto? Saíram todos de lá campeões. Estes 7 deram-nos 13 campeonatos.

Sartorzinho um gajo que andou a treinar Júniores C, por amor da

santa, nãom brinquem com a inteligência de quem percebe algo do pontapeio na bola...

Lê a última o Rui Faria o preparador-fisico nãom quis ir treinar o clube BIMBO, será especulação?

Este V.P., foi escolhido, porque o BIMBO da BOSTA, não tinha mais ninguém para apresentar. E como foi adjunto do nariz de picareta vocês os BIMBOS, mamam tudo.

Ainda bamos ber o Pintinho e a Brasuca a darem aulas de samba, aos que restarem..., ou agora já não sai ninguém!

Ia o Cebola e não era mole, mais o Rolando por ali abaixo, mais o Zulk, e um falcao que pouco aboa, agora até a maçã podre está para embarcar, em que ficamos.

Man, gente digna e de palqavra, nãom faz o que esse PIKOTEN de A.V.B. vos fez, se fosse no meu clube enforcávamo-lo e depois de ter estrebuchado empalávamo-lo em frente do Leão oferenda do Sousa das beer Cintra, que MERDA de cervejola...

Ultima hora

Abramobicho quer Falcão. 30 milliones a sair da gaveta, e quer negociar Hulk até 45 milliones.

Por mim, que pague as clausulas e mais nada.