A outra final do Porto! | Relvado

A outra final do Porto!

 

The_Wanderer diz: "após falar com alguns amigos também portistas, reparei que a derrota na Taça de Portugal não causou uma grande onda de tristeza, pois há outra final mais importante ainda a disputar! Mas e se o Porto perder a final da Liga dos Campeões? É claro que foi uma brilhante época, mas chegar ao final e ter um só troféu quando se podia ter 3, vai ter um sabor amargo, não concordam? Vou ficar com a impressão de que houve muita festa e muitos rumores entre os jogadores e pouca concentração! "

FC Porto:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Finuais...


De facto , perder uma final é muito chato...

Desta vez parece-me que o Porto tem aquilo no bolso . É que o Mourinho sabia o que dizia quando antes do Manchester dizia que o Monaco era a equipa que mais lhe agradava como adversário . É que o Monaco parece mesmo talhadinho para o FCP. Em condições nmormais levam uns 3 secos.
(Quem já leu alguns comentários -poucos- meus aqui , sabe que não sou de exageros ou parvoices). Digo isto porque acho mesmo que o Monaco não tem equipa nem modelo de jogo nem jogadores individuais para incomodar o Porto . (Excepto o Morientes , mas quem lhe dá a bola?...)

Com isto não estou a falar de favas contadas . Futebol é Futebol e o Monaco pode ganhar . Mas não me venham com os 50/50 do costume . Isso é conversa de treinador para jornal e para os jogadores. Se o Porto perder - e pode perder , óbviamente - isso será uma grande surpresa . E surpresas acontecem , mas ... As probabilidades são uns 70/30 para o Porto.

Já as anteriores finais ganhas e perdidas por equipas portuguesas ...

Cada uma teve a sua história e ... não há que fazer comparações .

As 2 últimas do Benfica , só com grande sorte as ganharia . Em ambas e realisticamente as probabilidades eram claramente favoráveis aos adversários para aí em 70,80% (ou mais!). Mas a verdade é que o Benfica não deixou o PSV jogar e até podia ter ganho ( nos penalties) Porque em futebol jogado ... E os 2 mais influentes jogadores não estavam lá . C.Manuel tinha saída para o Sion e o Diamantino lesionado . Com eles lá , outra história se escreveria e quem é "desse tempo" sabe que importância esses jogadores tinham . Basta dizer que a selecção nacional era (foi muitas vezes ) o FCP de 87 mais o C.Manuel e o Diamantino . E se bem se lembram não eram poucos os golos da selecção que eram "fabricados " sobretudo por esses dois .

Já na final com o Milan surpreendeu-me o Benfica só ter perdido por um (Mozer, Ricardo, Elzo,etc)e é preciso não esquecer que era o Milan do trio holandês... Ninguém lhes ganharia aquela final. (Ah, já agora , na final do PSV , essa equipa tinha eliminado o FCP por um resultado que nem interessa agora lembrar...)

A final do FCP com a Juve... De facto o FCP é que devia ter ganho , apesar de não ser o favorito , mas para quem conhecia bem as equipas , aí sim as possibilidades eram muito aproximadas . 50/50 ou 55/45 para a Juve? Mas naõ se ganhou e convém lembrar que a Juve ganhou esse jogo com um modelo de jogo muitas vezes utilizado pelo FCP - Aberdeen por exemplo. Também não me interessa estar aqui a explicar qual . Quem se lembra deve perceber que modelo de jogo era ... Mas o FCP merecia ter ganho esse jogo , e essas sim, custam a perder...

O Benfica -Anderlecht da taça UEFA , também custou , porque as probabilidades eram também próximas dos 50/50 ...

Mas há que dizer que o Anderlecht soube sempre gerir o jogo e que o Benfica nunca os dominou (apesar de também em abono da verdade não ter sido nunca dominado . Foram dois jogos equilibrados que a expulsão do Zé Luis em Bruxelas ajudou a resolver...

Já o Benfica -Manchester United de 68... Enfim , o jogo foi no país do adversário que nessa altura subia , com o Benfica a descer , e a verdade é que apesar de bons momentos , até da possibilidade de ganhar o jogo , e de ter vindo de desvantagem para o empate , o Manchester teve sempre mais posse de bola e o Benfica só a espaços teve algum (pouco) ascendente. Pena o remate do Eusébio que por sorte o Banks se atirou para o lado certo . Se não o Benfica teria ganho - o que deve dizer-se não seria escândalo. No prolongamento não houve Benfica e tem de dizer-se que a Taça ficou bem entregue . Custa , mas os outors mereceram. Ponto final.

Já em Londres com o Milan ... Foi injusto e aí sim custa perder. Nem se fala nisso ... O Coluna era o jogador mais influente naquele ano (com o Eusébio , claro) e o senhor Trapattoni , naquela altura jogador , arrumou-o. Como não havia substituições o Benfica jogou 2/3 do jogo sem o seu armador e jogador mais influente na manobra da equipa naquela época . Custou e muito porque antes de estar com 10 , mandou no jogo e o Milan nunca teve hipótese . A melhor equipa perdeu e aí custa sim senhor.

Parecido com o Inter . jogo em casa do adversário, frango de guarda redes , jogar com 10 contra 11,não há substituições, guarda redes improvisado (foi o dfesa central Germano durante uns 35m ), enfim , mais uma vez custou . O Benfica era melhor que o Inter . Assim doi mais . Curiosamente nas duas taças ganhas anteriormente não seria escnadalo se os espanhois as tivessem ganho porque de facto foram jogos de 50/50. Bem disputados e apesar do dsnivel com o Real , a verdae é que os espanhois se bateram bem. O que valoriza as vitórias do Benfica .

Portanto não há que comparar e a questão é sempre esta . De facto há anos em que a outra equipa é melhor e nada a dizer . Custa mas... É a vida . (Manchester,PSV,Milan) Há outros em que se podia até ter ganho , foi pena (Anderlecht) Outras em que se merecia ganhar e essas sim custam : Inter, MIlan 60's e Juventus .

Estou convencido de que com o Monaco , só se for um destes últimos casos . Em jogo jogado o FCP vai dar as cartas e quase que aposto que será muito mais fácil do que no ano passado.
Mas ... Futebol é futebol...

+1 bem escrito

Bom comentário. Muito dos acontecimentos não me recordo deles, alguns nem são do meu tempo, mas uma análise a todas essas finais merecem mais um ponto. Apesar de algumas incorreções. Em 88, o FCP foi eliminado pelo Real Madrid (perdeu 2-1 quer nas Antas quer em Valência). Jogo entre as equipas que na altura foram consideradas as melhores do mundo. Basta lembrar-nos que a RAI comprou os direitos de transmissão desses 2 jogos, pagano uma fortuna para a altura. A derrota com o PSV aconteceu depois. Apesar de não me lembrar muito do jogo, julgo que o FCP não era tão favorito como a Juve para vencer a final. Apesar de no final não ter merecido ganhar,a Juve tinha individualidades suficientes para serem considerados favoritos.
Tal como na final de Viena o favoritismo pendia para os Bávaros. O FCP tinha acabado de eliminar a equipa considerada como a melhor do mundo (era basicamente a selecção da URSS, menos o Renat Dassayev)mas os alemães tinham derrotado copiosamente o Real Madrid. Uma vez mais, em jogo jogado, o FCP mostrou na segunda parte que era capaz de suplantar a arrogância germanica.
Este ano, tal como no ano passado o FCP surge na final com um favoritismo ligeiro, mas isso pouco interessa ao futebol do Monaco. Lá dentro, naquele rectangulo sagrado, quem meter mais bolas entre os postes é quem ganha, por isso espero que os jogadores do FCP entrem em campo com humildade, com querer e com raça de quem ainda não ganhou a taça e que façam aquilo que tão bem nos habituaram: Ganhar!!
Mourinho e os jogadores merecem sair em grande do FCP, o que só pode acontecer se ganharem a final.

Sauda~ções desPortistas

Desilusão?

Naturalmente que eu não espero que os adeptos portistas venham a ser elogiados pelas suas atitudes, aqui e onde quer que seja; da mesma maneira que não espero que comecemos de repente a dizer muito bem dos adeptos dos outros clubes =)

De qualquer maneira, esta época é já um grande sucesso, e nenhum portista diz o contrário. O objectivo era, como é sempre, voltar a ganhar o campeonato. E conseguimos. Ir longe na Taça. E conseguimos. Fazer boa figura na Liga dos Campeões. Já está.

Em relação à final da Taça... não temos razão para estar desiludidos, o Porto foi a melhor equipa em campo mas por culpa própria, e com algum azar à mistura, acabou por perder o jogo. Ficamos tristes, claro que ficamos, e frustrados. Manifestações de tristeza porquê? O que era suposto fazermos, ficarmos de luto? Perdemos, pronto. Havia razões para estarmos tristes se não tivéssemos feito o que estava ao nosso alcance para ganhar. Eu estava a contar com a vitória do Benfica porque foi a melhor equipa do campeonato na segunda volta, estava muito confiante e não tinha oportunidade de ganhar nada há muito tempo; juntava-se a isso a cabeça dos jogadores do Porto estar na final da Champions e o favorito, na minha opinião, era o Benfica. Acabei por ter razão mas de uma maneira que não contava, o Porto jogou mais mas perdeu.

Estamos vaidosos? Podem crer que estamos... E quarta-feira ouvir o hino da Champions vai, de certeza, inchar-nos ainda mais o ego. Estamos entre as duas melhores equipas europeias, talvez do mundo, desta época, isso ninguém nos tira. Se perdemos ou ganhamos? Não sei. O Mónaco tem uma grande equipa, o Porto também. É uma final tão impossível de prever como se fosse entre um Milão e um Real. "Desilusão" é uma palavra muito forte, porque implica estarmos convencidos de que vamos ganhar. E não conheço nenhum portista que esteja convencido disso. Se perdermos vamos ficar muito tristes, obviamente. Uma final da Champions consegue-se muito raramente, e o Porto tem uma oportunidade única para conseguir a vitória.

Mas no final a verdade é só uma: esta equipa merece que os adeptos estejam em massa no aeroporto a recebê-los, mesmo que não tragam a taça. E vamos estar, porque nas nossas cabeças somos os melhores do Mundo. Não é vaidade, é orgulho.

Re:Desilusão?

Parabens pelo comentário, traduz tudo o que sinto e o que penso....
É um orgulho ser do Porto

Re:Desilusão?

Muito bem escrito.Parabéns!!Transmitis-te tudo o que me vai na alma...

Somos os melhores!!

Nunca causa tristeza

... o problema de se perder finais, está mais directamente relacionado com o tamanho da cabeça com que se fica (ainda tenho na memória PSV e Milão).

Tudo aponta o Porto como favorito para quarta-feira. Tem mais experiência do que o Mónaco, tem o treinador do momento e um ranking superior à equipa francesa.

No fim, é sempre a mesma coisa. Se ganhar será uma alegria imensa, se perder, bem, tudo volta ao normal, basta deixar que o tempo passe.

                                                                  JPS

Objectivo no inicio época: SuperLiga

Objectivo no inicio época: SuperLiga

Objectivo atingido.

e que tal...

...só falar nisso se e depois de acontecer?Entrar no mundos dos ses origina comentários pouco realistas.Eu tenho fé que o Porto vai ganhar e por isso não vou pensar no que vai acontecer se perder.Se acontecer, então pensarei nisso...

Cairá o carmo e a trindade?

Se o Porto não ganhar a taça dos campeões, as pessoas não vão perdoar o Porto por ter perdido as 2 taças, mas estou mesmo convicto que a taça será nossa e que só por azar ou um dia muito mau é que o Porto não trará o caneco.
O que mais me perturba é o Porto não poder fazer o jogo psicológico com esta equipa, visto que o Monaco será talvez do mesmo nível ou inferior ao Porto e só com clubes maiores, que julgam que têm o "rei na barriga", é que este jogo mental que o Mourinho tanto adora, resulta! Vamos a cer...estou apreensivo mas confiante. Força Porto!

Re:Cairá o carmo e a trindade?

Essa do Carmo e da Trindade tambem estive para utilizar, mas na duvida sobre aonde fica a Trindade, achei melhor não ferir susceptibilidades...
De qualquer forma se caír, é só a Trindade.lol
SAud.

não és tripeiro!

tens ke vir um dia destes descobrir a minha linda cidade :)

Do 8 ao 80

Para quem há dois anos atrás chegar aos quartos de final da Liga dos campeões já era um feito para a história, agora perder a final não deverá ser encarado como um terramoto. Mas percebo aonde queres chegar e se, nos últimos tempos, a generalidade dos adeptos portistas me parece ligeiramente mais vaidosa do que o que devia, então a soma dos resultados que projectas, se analisada a frio, poderá vir a ser mesmo uma grande desilusão.
Mas o Mourinho também se vai embora.....

Saud.

Re:Do 8 ao 80

não é um "terramoto" para os benfiquistas que já perderam, salvo erro, 7 finais europeias, para nós é um grande desastre.

Re:Do 8 ao 80

Ao tempo que isso foi que eu já nem me lembrava... lol
Mas espero que nem terramoto nem grande desastre. Venha o caneco. E espero q não haja queixas da arbitragem.

caro estevão

Não te lembravas porque se calhar és muito novo, ou então o tempo faz esquecer e ainda bem senão andavamos sempre a chorar (desde pessoas queridas falecidas e outras coisas), mas perder uma final deste tipo faz muita mossa, acredita!

Re:caro estevão

Lembro, lembro... pelo menos de duas : a do PSv e a do Milan (a primeira muito mais dramática e marcante, até por ,apesar de ser um teenager na altura, não me esqueço de estar num café com cerca de 300 pessoas a sofrer com cada penalty marcado, e estar um adepto de outra equipa portuguesa a gritar pelos holandeses - o que já na altura me fez uma confusão danada). Se calhar se isto acontecesse quarta - feira aí no porto o homem não iria bem tratado para casa.
Voltando à vaca fria são emoções que já lá vão há muito.

Caro rui , é estêvão que era o nome do meu pai que Deus tem.
SAud.

Re:caro estevão

O meu pai também já faleceu, tinha eu 5 anos não tenho recordação nenhuma dele infelizmente.
Sobre o caso do adepto português que vibrava pelos holandeses, isso vai ser tema do artigo que vou escrever amanhã. Não vou abrir o véu, contudo te direi que cada um tem direito a ter a preferência que quizer, mas estar a ver um jogo em que o clube do seu coração não é nenhum dos que estão a jogar e torcer pelo estrangeiro, considero isso uma provocação e má-educação. Que fosse para casa e fizesse a festa no silêncio do lar. Assim não, é uma provocação, se levasse nas bentas era bem feito.

É bem verdade

Ainda hoje quase que me custa mais não lhe ter dado uns sopopapos do que o benfica ter perdido a taça.
»digo eu com os nervos

SAud.

rescaldo da final da taça de portugal

No domingo passado apenas vim aqui ao Relvado para dar os parabéns aos benfiquistas e não fiz nenhum comentário sobre o jogo. Não gosto de analisar os jogos a "quente" e prefiro dar a minha opinião alguns dias depois.
Falando sobre o jogo, gostaria de destacar alguns pontos:

1- O Benfica teve um período de 15m iniciais em que teve 2,3 oportunidades para marcar o que não conseguiu, uma delas por nítida infelicidade.

2- Após esse período, o FCP tomou conta do jogo, teve uma bola de Deco ao poste e marcou quando faltava 1m para acabar a 1ªparte.

3- A 2ªparte continuou com o Porto a dominar as operações, teve aquele lance de Derlei com a bola a "beijar o ferro", aparece o golo do Benfica numa jogada em que Ricardo Carvalho não acreditou na insistência de Fyssas e o golo do empate surgiu. Pouco tempo depois aconteceu a expulsão de Jorge Costa (numa jogada em que o próprio em vez de protestar devia era dar murros nele mesmo). Após essa expulsão apenas houve uma equipa em campo que foi a do FCP inclusivé no prolongamento. O golo do Benfica nasce de uma desconcentração de Nuno e restantes colegas, pareceu uma jogada tirada a papel químico do 1ºgolo do Benfica.

4- Conclusões: ganha quem marca mais golos nada a obstar. Dizer que a vitória foi justa parece exagero dado o domínio do FCP. Bastava ver, como eu vi pela TVI, o semblante dos adeptos encarnados no estádio para perceber que estavam preocupados.

5- O árbitro foi habilidoso mas dizer que teve influência no resultado é um exagero. O FCP perdeu porque teve 2 erros defensivos que lhe foram fatais, para não falar da expulsão de Jorge Costa da qual só o próprio se pode culpar.

Sobre o jogo de 4ªfeira farei um comentário, não uma antevisão porque não sou vidente, amanhã. Esse artigo, cujas ideias fundamentais já tenho na cabeça, falará do que significa para os portistas a Liga dos Campeões e a sua relação com o Euro-2004.

Re:rescaldo da final da taça de portugal

Parabéns, foste o primeiro portista que eu vi a comentar o jogo como ele foi.
Sou benfiquista e tiva plena consciência de que o S.L.B. teve a estrelinha que faltou ao Porto, embora considere que o Porto viveu essencialmente de um Deco de outro mundo, como ainda não se tinha visto este ano e de um sempre trabalhador Derlei, todos os outros jogadores do F.C.P. ficaram um pouco abaixo do que poderiam fazer.