Nova Era | Relvado

Nova Era

 

No plantel do FCP existem muitos e bons médios que necessariamente ficarão de fora. Quais os melhores e mais apropriados para jogar no onze inicial?Para mim são (contando com os indisponíveis):- Baía;- Marek - Pepe - Ricardo Costa - Bosingwa;- Paulo Assunção - Lucho - Anderson;- Quaresma - Adriano - Vieirinha.maleiro

FC Porto:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FC Porto.. com Jesulado

Sinceramente, penso que neste momento, as características do plantel do Porto são claramente viradas para um 3x3x4 ou um 3x4x3. Isto porque ao jogar com 3 defesas, consegue-se esconder as fragilidades deste plantel relativamente aos seus centrais (Pepe é neste momento o único defesa aceitável, depois da lesão do P. Emanuel). Além disso, para mim o sector mais forte é o meio campo.. e com o 3x3x4, dá para por no 11 o Paulo Assunção, o Raul Meireles, o Lucho e o Anderson mais na frente como segundo avançado... tendo ainda como opção válida para o meio campo o Ibson. É claro que foi o Adriaanse que construiu este plantel, mas se o Jesulado quiser aplicar o seu 4x3x3.. parece-me óbvio que o FC Porto precisa de contratações para rentabilizar este sistema de jogo. Principalmente penso que é necessário um defesa central de qualidade (já o era antes, ainda mais depois da lesão do Pedro Emanuel), assim como um lateral direito de raiz (Bosingwa é uma opção válida, mas é preciso outro com mais cultura táctica para ocupar o lugar) Se não houver reforços para a defesa, num 4x4x3, a defesa vai dar muitas preocupações ao Jesualdo...

Não é difícil mudar de sistema...

mas penso que agora a prioridade de Jesualdo Ferreira vai ser colocar no plantel mais um defesa-direito pois Bosingwa não pode ser o único nome para aquela posição pois a época adivinha-se desgastante e longa..

Re: Não é difícil mudar de sistema...

Luis filipe

Re: Re: Não é difícil mudar de sistema...

mas não deve ser fácil ir agora buscá-lo ao Braga...

PORTANTO,EQUIPA: (Ate ver...)

GR-Vitor Baia DD-Bosingwa DC-Pepe DC-Pedro Emanuel DE-Marek Cech MD-Lucho Gonzalez MC-Ibson ME-Anderson ED-Ricardo Quaresma EE-Vieirinha PL-Adriano Isto a contar com o P.Emanuel e sem contar com novos reforços...

Re: PORTANTO,EQUIPA: (Ate ver...)

Helton deve mesmo ir para o banco de suplentes??

Re: PORTANTO,EQUIPA: (Ate ver...)

So acho q te tas a esquecer de dois jogadores...paulo assunçao e raul meireles! axo que sao jogadores titulares no nosso porto! Por isso é que eu sou mais adepto do 3-4-3.

Sim,prefiro o Baia...

Porque o acho um dos melhores GR do mundo,excelente com os pes,consegue ser superior a Helton(que,num futuro proximo,ira ser um grande GR),quanto a P.Assunçao,acho que Ibson e superior(se rotinado na posiçao do Assunçao,muita bom recuperador de bolas e excelente distribuidor de jogo(faz-me lembrar o Maniche,um verdadeiro nº8,se bem que o Ibson e melhor a defender que o Maniche),e acho que o Assunçao so lhe ganha e no jogo aereo,quanto ao Raul Meireles,acho-o um bom jogador,mas nao esta a jogar na sua posiçao-base(medio-defensivo),veloz,cruza bem,mas acho-o um pouco tosco com a bola nos pes,penso que temos melhor para a posiçao que ocupa.Quanto a tactica 3-4-3,nao e o indicado para o Porto,dada a falta de defesas de qualidade(Bosingwa mal defende,Pepe ainda a jovem e chega a fazer erros infantis quando esta sozinho,parece-me que se sente mais seguro a jogar com um companheiro fixo no centro da defesa,Pedro Emanuel e o melhor defesa do Porto,mas ja nao tem a velocidade de outros tempos para fazer de unico DC ou de DE,quanto ao Marek Cech,practicamente passa a vida a construir jogo ofensivo,o que e estranho dada a quantidade de jogadores ofensivos na equipa,por isso,so comprando um BOM defesa central e que essa tactica de 3 defesas alguma vez funcionara com equipas de gabarito.

FCP onze

Será concerteza a prioridade de Jesualdo a mudança de esquema táctico. Primordial, o '4' na defesa. Se num onze ideal, as opções poderiam recaír sobre Bosingwa/Pepe/P.Emanuel(R.Costa)/M. Che, as opções a estes são quase nulas. Ezequias, B.Alves e João Paulo parecem-me poucos e de adaptação incerta. É necessário na minha opinião o reforço deste sector. E um jogador não será suficiente, até para dar concorrência correcta aos titulares. No meio-campo, digo eu, um dos mais fortes da Europa. Muito muito bom. Completíssimo. Para o onze e não só. Talvez, pelo menos nuns primeiros tempos, a adopção de um quarteto aqui nao será má ideia. E será sempre 'arma' a usar contra certos adversários. Assunção, Meireles ou Ibson (não sou tão fâ de Ibson em deterimento de Raúl como os adeptos portistas, talvez porque acho Meireles fortíssimo tacticamente), Lucho e o Anderson. Ainda assim, com Jorginho como opção. Principalmente durante os jogos. No ataque, opções não faltam. Extremos principalmente. Talvez por isso, a preferência de um trio aberto na frente. Quaresma, Adriano ou Lisandro ou Postiga (ou mais algum sul-americano provavelmente) e um outro extremo que sairá do lote D.Valente, Vieirinha, Sektioui, Jorginho, o próprio Lisandro ou Alan (eu apostaria neste último; e que pena não se ter incluído no negócio, digo eu, todos ficariam satisfeitos). Seja qual for o onze, vai concerteza ser muito forte, faltando saber para quando vai surgir a consistência defensiva necessária, tanto por cá, mas principalmente pela Europa, onde o objectivo será também chegar bem longe.

Re: FCP onze

Além do mais com Pedro Emanuel no estáleiro quem fará a dupla com Pepe? E bosingwa???

Re: Re: FCP onze

Ricardo Costa no lugar de P. Emanuel e um jog. novo para concorrência com Bosingwa.

Fácil

Muito fácil memo, é só tirar um avançado para a linha média e mandar um médio para defesa...<:-o]. Mas tb pode optar por atrasar o tal avançado para médio e passar para um 4x4x2. De resto, os jogadores fácilmente se adaptam a essas posições. repare-se que o Rui barros já testou esse tipo de alteração logo após a saida do Co Anderse e rsultou em cheio.

Não sendo adivinho nem tendo falado com J.F.

Vou aguardar pelo seu ingresso na 2ªfeira e pelas inevitáveis, e desejadas, entrevistas para saber qual é a ideia dele. Nenhum treinador é escravo de nenhum sistema, a não ser o teimoso Adriaanse, não tendo peças que encaixem no seu sistema favorito. Penso que Jesualdo como homem sensato que é irá, aliás já deve ter perdidos horas a pensar nisso, usar o sistema que lhe dê melhores garantias de sucesso - e sucesso no FCP é ganhar, seja com que sistema (táctico e não outro!) for. Apesar das minhas divergências com Pinto da Costa e de algumas das suas opções, continuo a apoiar a equipa e a desejar vitórias. E apoio de outras formas, pagando cotas há quase 40 anos + cotas de 3 filhos (uma filha minha vai fazer 25 anos de sócia em 2007 enquanto o irmão mais velho já tem 29 anos de sócio), ainda hoje paguei gazolina na Repsol e paguei com o cartão Visa BPI-FCP. Só não aderi ao pacote TMN Dragão porque tem um tarifário ridículo (se quizerem eu explico). E apesar das divergências não deixei de acompanhar ao vivo, quando posso, o FCP - coisa que o Presidente não fez entre 1980 e 1982. Se não souberem a história eu conto, mas deve haver alguém de Guimarães aqui que a saiba...Eu sei que o Atlético era puto nessa altura mas talvez saiba. Dois que sabem de certeza são o Marogui e o Fanta. Apareçam e contem aqui ao pessoal para não pensarem que eu invento coisas de quando a maioria de vocês ainda andava no pré-escolar ou nem tinha nascido.

Re: Não sendo adivinho nem tendo falado com J.F.

Obrigado,cumprimentos e um bom fim de semana

Re:Divergências

A meu ver, acho que nunca se coloca em causa o apoio ao Clube por mais que se possa estar no momento incompatibilizado com a direcção. As pessoas passam e o FC Porto perdurará! É curioso constatar (e tu proprio tambem já o deves ter reparado) que as conversas entre portistas cada vez mais giram em torno da gestão (danosa) de Pinto da Costa. Em todo lado, dos cafés até as bancadas do Dragão. Existe de facto uma insatisfação geral. Só continuio sem perceber, com tanta e esta crescente oposição ao que tem advindo da actual administração da SAD, ainda não tenha aparecido um projecto alternativo, credivel, liderado por alguem respeitavel e de um Portismo edoneo e que possa enfrentar Pinto da Costa nas proximas eleições do FC Porto. Não te parece que as eleições de 2007 seria o momento ideal para surgir uma candidatura concorrente a PC?

Re: Re:Divergências

É uma pergunta pertinente mas difícil de responder. Neste momento o clube detém 51% das acções da SAD logo é complicado haver alternativas de fora (nos accionistas da SAD) com este panorama. O Belmiro, anda a ser pressionado pela mulher há muito tempo para avançar, mas diz a quem o quer ouvir que com este panorama nem pensar. Creio que o próprio Pinto da Costa estaria interessado em que aparecesse alguém credível para o substituir (nada de Fernando Gomes bibota ou Oliveira) mas por outro lado é pressionado por aquele grupo de chulos dos "500" que o pressionam sempre a ficar. E porque cede ele? Não vale a pena esconder a verdade, mesmo que estejamos num fórum em que há adversários, é porque sabem coisas que ele fez e fazem chantagem com ele para manter os tachos ameaçando-o de contarem histórias. O Apito Dourado não acabou com ele porque o que existia era ridículo para ser acusado, mas há outras coisas mais graves (e não se trata de corrupção desportiva) em que ele se meteu e que tem compinchas. Das três uma - ou morre, ou arranja uma doença providencial ou então um dia a bomba vai estourar. Eu fiz asneiras durante muitos anos, pensava que estava safo e um dia lixei-me. Só que eu não conto para nada sou um zé ninguém, não sou mediático mas ele é. Sinceramente gostava que saisse dde forma airosa porque eu amo o Futebol Clube do Porto. E se ele sair de forma vexatória vamos ficar com uma mancha no nosso historial. Lembras-te de ontem que fez 100 anos que nasceu Marcello Caetano? Ouviste a filha dele? Ele estava metido numa camisa de 7 varas, nem podia sair nem podia mudar o regime. O PC está numa situação parecida. Suponho que deve passar noites sem dormir. Eu já passei por isso mas hoje sou um homem livre e sério, ninguém me pode chantagiar porque eu paguei pelos erros cometidos e assumi-os. Mas os mediáticos nunca assumem nada, preferem se necessário atirar-se do 9ºandar.Já falei demais.

Re: Re: Re:Divergências

Acho que disseste tudo... pena eu n ter pontos de moderação agora

Re: É bem visto

Compreendo perfeitamente sobre o que te estas a referir. Pinto da Costa, digamos, está refem de si proprio. Tambem concordo que seria triste e penoso para a massa associativa ver Pinto da Costa a ter um final vexatório. Nenhum Portista (mesmo que actualmente não concorde com a politica da SAD, como é o meu caso) não gostaria de ver PC a sair pela porta pequena, por tudo o que este fez em prol do Porto. Porem acho que os sucessivos e ininterruptos erros da SAD, deveriam merecer uma seria reflexão dos sócios e leva-los a poderar se não seria melhor para o FCP se surgisse um projecto alternativo á gestão de Pinto da Costa. Eu sou francamente a favor desse novo projecto para FC Porto, pois acho que pior do que se poder vir assistir um dia ao colapso de Pinto da Costa, seria este arrastar junto para esse colapso o FCP. Mas como te disse no meu comentario anterior, apesar de todas estas duvidas que pairam nas mentes dos sócios, estranho que ate agora ainda não tenha aparecido ninguem realmente capaz de se assumir como uma alternativa para o nosso FCP, o que considero muito preocupante!

Contem lá

Que a gente quer saber... Cumps

Re: Contem lá

Vamos esperar se eles aparecem. Pelo menos o Fanta não se furta a estes debates, só que aparece a horas tardias devido ao trabalho penso eu.

O probema é a liga dos campeões

Lembrem-se quanto tempo o Adriaanse levou para implementar a sua tactica, quase meia epoca. Esse è o problema que o Porto tem que encarar, terà o treinador margem de manobra para implementar o seu esquema, mesmo a custa da Champions, sera que os dirigentes Portistas apoiariam essa possibilidade? Com a liga dos campeões ai à Porta talvez o Porto tivesse tempo de aperfeicoar as suas mecanicas... saudações desportivas

Concordo com a tua equipa Maleiro,mas...

Acho que se devia tentar implementar o Ibson a MC(lugar de P.Assunçao)porque e dos melhores jogadores do Porto,bom recuperador de bolas e grande distribuidor de jogo(faz-me lembrar o Maniche),e nunca iria trocar o Pedro Emanuel pelo Ricardo Costa(que me parece um jogador tosco a jogar com os pes,alem de que se abrem-se verdadeiros tuneis entre as pernas deste jogador...),e realmente o Vieirinha deve ser titular,porque e claramente o 2º melhor extremo do Porto,a seguir ao Quaresma. FORÇA FCP!!!

Vida após Co...

Sinceramente, não acho que o Jesualdo deva ter muita pressa para mudar de táctica, devido ao plantel que herdou de Co Adriaanse, agravado com as lesões de Emanuel e J. Paulo. Para um esquema de 4 defesas, o Porto apresenta défices claros, pois no centro da defesa Pepe não tem um companheiro á altura, pois B. Alves e R. Costa não são dignos do Porto campeão, nem existe um suplente de Bosingwa. No lado esquerdo existe Cech que oferece garantias e ainda existe a incógnita Ezequias. Do meio campo para a frente só existem boas dores de cabeça para o novo treinador do Porto.

.

Miklos Fehér morreu O futebol português está de luto. Miklos Fehér faleceu neste domingo à noite após ter sofrido uma paragem cardíaca no decurso do Guimarães-Benfica. O jogador encarnado caiu inanimado no relvado sendo então transportado para o Hospital de Guimarães onde acabou por falecer. Um comunicado clínico do Hospital de Guimarães, lido na Rádio Antena 1, revela que o internacional húngaro deu entrada naquela unidade com uma paragem cardíaco-respiratória e que morreu por volta das 23:10H após várias tentativas de reanimação. Fehér despede-se assim da vida aos 24 anos. __________________

Re: .

N esta um pouco atrasada a noticia???

Re: Re: .

Tá...

Foi triste pa,

fiquei parvo!

Re: .

Não percebi... nem quero perceber...

A curto prazo...

A curto prazo e infelizmente e tendo em conta as lesões... ..............Helton/Baía.................. ...........Pepe....Contratar/R. Costa...... Bosingwa.........................Marek Cech ................Assunção................... .......R. Meireles/Ibson....Lucho.......... Quaresma..........Andersson/Vieirinha...... .............Contratar/Adriano............. Ou seja duas posições chaves ainda por definir. Alguns jogadores para dispensar. Espero que Jesualdo equilibre o plantel e traga jogadores de trabalho.

O importante

é voltar de novo ao sistema de 4 defesas. O 4-3-3 parece-me bem. Sem inventar, pois para o Porto chegar a bom porto não é preciso inventar muito. 4-3-3 e algumas aquisições chegam para rivalidar o título. 2 defesas direitos, 2 centrais (Alves para a co-incineração e Ricardo Costa vendido), 2 avançados [Sokota para remendo de câmaras de ar de bicicletas Bmx e Moraes com tempo para recuperar...com 1 prazo até ao fim do ano para provar o que vale, senão (e para rimar), co-inineração.] portanto: Helton D.D. a contratar, Pepe, Emanuel, Cech Assunção Lucho, Anderson Tarik, Quaresma Adriano/goleador a contratar