Mudança de mentalidades | Relvado

Mudança de mentalidades

 

Pikapau diz: "até esta época as equipas
pequenas optavam pela táctica do autocarro e contra-ataque para tentar ganhar
pontos aos grandes. Esta táctica poderá produzir alguns bons resultados... Co
Adrianse ao verificar esta situação criou a equipa de ataque constante, pressão
absoluta na defesa com mudanças rápidas de flanco, ganhando e bem a
maioria dos seus confrontos contra os autocarros. As únicas equipas que
conseguiram bater o pé ao Porto foram as que se bateram de igual para
igual, não abdicando do ataque e disputando o jogo no meio-campo. Será que esta
nova postura imposta no Porto irá influenciar as mentalidades nos
clubes pequenos, fazendo-os procurar entrar em campo para controlar e dominar o
jogo em vez de procurarem o inglório empate?"

FC Porto:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tal só acontece porque...

... caso essas tácticas do autocarro dêm resultado, e as equipas ditas de pequenas conseguem marcar um golito em casa dos 3 grandes, acontece que isso contribui para a utilização com mais frequência dessas tácticas. Para mim, pior que jogar à defesa é o anti-jogo que muitas equipas fazem. Lembro-me do Benfica - Vitória de Guimarães para a taça de Portugal. Que anti-jogo! Muito sinceramente, espero que o Vitória de Guimarães desça de divisão, pois face a esse jogo e acima de tudo face à qualidade dos seus jogadores deveria ter proporcionado melhor jogo a todos os adeptos de futebol.

Venda de Simão com o dedo do FCP

É sabido, no Porto a amizade fala mais forte, e quando PC exige Tiago ou Simão no Chelsea, o patrão dos blues Zé Mourinho satisfaz.
Isto é mais uma prova que este dragão de coração é tão ou até mais fiel que um tareco ou um bóbi.
O benfica só pode agradecer, pois ao vender o Simãozinho assujeita-se a receber uma massa de pipa sómente atingida no euromilhões ou no apito verdemelho, qualquer coisa como 10 ou 12 milhões de €uros.
Para o substituir já se fala num craque do outro mundo, um arsenalista(não de braga), o luso-franco-espânico Roberto Piores, um jogador com muita fama e muita maturidade, nas ruas londrinas até já se diz que o miúdo já é avô.

Brilhante raciocínio

Suponho então que o Ricardo Carvalho e o Paulo Ferreira também vieram do Benfica...

nao sei nao

concordo que o autocarro ficque limitado contra o sistema do adriaanse... mas acho que as equipas vao manter a postura defensiva. ate porque o fcp nao tem marcado muitos golos - tem, isso sim, sofrido... quase nenhuns. desde que joga em 352 (ou 334 como gostam de lhe chamar) o porto so sofreu 3 golos, 2 deles na taça e 1 num frango do baia na luz, em mais de dez jogos.

o que acontece é que este ssitema com meireles e assunçao em simultaneo acaba com quase todos os contra ataques dos adversarios logo a nascença. e apesar de ser um sistem aofensivo o seu grande merito e resultado é defensivo.

foi decisivo a eliminaçao prematura da champions para poder trabalhar o sistema em continuidade, pois contra um barça ou milan seria algo suicida.

Re:nao sei nao

o porto apesar de não ter marcado muito golos (relativamente a outras épocas)é o melhor ataque da supeliga, essa é que é essa...o que significa que os outros ainda teem marcado muito menos...de referir que em relação ao ano passado o porto está com mais 10 golos marcados, menos 12 golos sofridos e mais 10 pts, e ainda faltam 3 jornadas... visto que é um treinador novo no nosso país, numa fase de transição, que adopta uma táctica que só é possivel de utilizar tendo um defesa como pepe (agora percebo o porquÊ de jorge costa sair...), não se está a sair nada mal.

O homem é criticado mas as estatisticas não enganam e estão todas do seu lado, doa a quem doer...

De facto tens razão na tua observação em termos defensivos...as equipas que jogam contra o porto raramente criam mais que 2 oportunidades de golo por jogo...e tem a ver precisamente com o facto do assunção/lucho/meireles matarem logo os contrataques á nascença, e quando passam esta barreira está lá o pepe a limpar tudo, essa é que é a verdade, e está a resultar muito bem...isto com um ponta de lança inspirado( bastava ter o mccarthy de há 2) anos era uma máquina de vitórias e golos, sem dúvida...

Por sua vez, o facto de o porto se apresentar em 3/3/4 ou 3/5/2 ofensivo, como lhe queiram chamar, faz com que as equipas do autocarro tenham mais uma unidade para marcar em relação ao habitual, o que faz com que falte um homem na defesa para essa função...o que acontece é que para cobrir o jogador do FCP que está a mais, o adversário vai colocar 1 dos médios que deveria organizar, a fazer cobertura a esse tal jogador que está a mais, e consequentemente o organizador de jogo perde versatilidade e dar jogo ao(s) avançado(s), por estar envolvido em tarefas defensivas e obrigado a um maior desgaste...logo aí o adversário está a perder força no meio campo ofensivo-ataque, e ao mesmo tempo esse médio que vai defender acaba por balharar o esquema de jogo a que a equipa está habituada para com equipas do seu campeonato... nota-se tb no adversário que o facto de o FCP ter mais uma unidade no meio campo baralha de certa forma o esquema de compensações e dobras a fazer, porque ás tantas os jogadores acabam por largar as marcações individuais e já não sabem quem marcar quem...

Ainda bem que assim é para o futebol português porque a táctica do autocarro é vergonhosa, e não me venham dizer que é porque os jogadores não podem ou não teem qualidade...as condições fisicas e de trabalho são as mesmas e o engraçado é ver que quando as equipas mais pequenas sofrem o 1º golo, a atitude muda completamente...PorquÊ só quando estão a perder? A minha teoria é que estas equipas preferem dizer que perderam 1 zero, do que dizerem: levamos 5-0, ou levamos 4-1...é uma questão de não se sentirem humilhadas...o facto é que os empates só valem 1 pontinho...e afinal de contas 9 empates é o mesmo que 3vitorias e 6 derrotas...

Penso que não

Acho que é dificil as equipas contra os grandes entrarem a tentar bater-se de igual para igual...Ora vejam quem esta a imaginar o plantel do penafiel a competir em termos de qualidade(quer teorica quer Pratica)com um plantel dum Porto dum Sporting dum Benfica ou até mesmo do do Braga podem acontecer surpresas e verdade mas não é a baterem.se de igual para igual com equipas muito superiores... Agora acho que pode é mudara mentalidade das equipas grandes quando forem competir contra as pequenas e utilizarem o método que tem vindo a utilizar o porto.
Fikem bem

benfica em barcelona

Qual foi a táctica usada pelo benfica em barcelona?
e na luz?

e em paris contra o lille?

e contra o liverpool?

foi a do autocarro, e de dois andares.

e agora?

vamos banir as equipas portuguesas das taças europeias?

assim ficariam lá só as equipas competitivas...

Re:benfica em barcelona

Gostavas que o teu clube mesmo de autocarro, comboio, navio ou sei la mais o que fizesse a mesma figura do benfica. Banidas deviam ser as equipas que nao conseguem eliminar o Hartmedia ou o Rangers.

Re:benfica em barcelona

o que eu acho é que não é por haver tácticas defensivas (quem não as tem?), que devemos fazer cenários de reduções na Liga e outros, porque se assim fosse também não jogávamos na Europa

e as que levam 7-0?

hihihi

cá em casa foi risada por cada golo

Re:e as que levam 7-0?

eu continuo a rir com isso mas mais vontade me da de rir qd ouço 1 lampiao a falar do halmstad
devem ter esquecido a sova k levaram a uns 5 anos

Re:benfica em barcelona

Achas que o Plantel do Benfica é assim tao inferior ao plantel do Barcelona ou Liverpool??tabem k o plantel do liverpool kusta 11 vezes mais que o do benfica do barcelona nem se fala...

Mas e dps isso nao faz deles Galáticos...

Galáticos nao são os que recebem mais mas sim os que ganham mais jogos.

Agora ninguem m venha dixer que em portugal nao ha jogadores suficientement bons para competir contra equipas de renome que no porto benfica e sporting. Os outros tem mai individualistas e nos temos mais jogadores k jogam em equipa... A união faz a força e contra o liverpool bem s viu contra o barcelona nao houve chance mas na s pod dizr que o barcelona foi mt superior...

Era bom que assim fosse...

...mas aconselho a esperarmos sentadinhos que tal aconteça.

As equipas adoptam posturas defensivas, muitas vezes até ultra-defensivas (o tal estacionar do autocarro) porque sabem que o «grande» entra em campo a perder 2 pontos e elas a ganhar 1.
O objectivo passa invarariavelmente por tentar aguentar a primeira parte e o que puderem da segunda, sem sofrer golos, para poderem jogar com o relógio e com a pressão que se vai acumulando no adversário.
Como geralmente, perdem em qualidade técnica dos seus jogadores, compensam com velocidade e então ouve-se aos seus treinadores a frase «espreitamos o contra-ataque»

Na verdade o que espreitam é a maneira de aproveitar o balanceamento ofensivo da única equipa que entra em campo à procura da vitória, para poderem de uma forma feia (em termos de espectáculo), mas legal e até inteligente, sacarem os 3 pontos.

Depois foi a vitória da raça, do querer, da garra, etc...tudo tretas para justificar a sua condição de inferioridade e do não assumir do risco de jogar de igual para igual.

Se Adriaanse conseguiu, nem que seja só neste recta final de campeonato, mandar um pontapé nesta filosofia que impera nos clubes pequenos desde que acompanho o futebol, já valeu a pena tê-lo por cá. Se, em acréscimo, conseguir ser campeão, será um feito extremamente apreciável.

* PLO *

Não vão mudar

Simplesmente, porque não tem meios nem argumentos, para fazer de outra forma.

Convém salientar um pequeno e grande pormenor, que ao artigo não foi salientado:
Em Portugal, neste momento , existe unicamente, uma equipa capaz de fazer o tipo de jogo do FCP: o próprio FCP.

Mais uma razão, para não mudarem o seu estilo de jogo.

Mundanças?

"até esta época as equipas pequenas optavam pela táctica do autocarro e contra-ataque..."

Se existe coisa que a tactica do Porto apela, é ao contra-ataque adversário.

Mas agora falando nas "mudanças" dos "pequenos". Os "pequenos" estão cada vez menos a ser pequenos. Existem equipas na Superliga que mostram ousadia frente aos "grandes". Este esquema tanto pode dar certo como errado, por esta razão poucas equipas optaram por adopta-la. Não abdicando do ataque estas equipas muitas vezes sao muitas vezes castigadas pela defesa menos numerosa.

Conclusão: o futebol pequeno é mais cauteloso.

Castigadas pela defesa?

Mas o Porto é a equipa com a melhor defesa do campeonato! Como explicas isso?

Re:Castigadas pela defesa?

"Não abdicando do ataque estas equipas muitas vezes sao muitas vezes castigadas pela defesa menos numerosa"

Estou me a referir aos "pequenos" que nao abdicando do ataque, tiram peças da defesa para colocar no ataque, o que provoca mais espaços à equipa contrária.

Ah ok

não tinha percebido, as minhas desculpas.

Re:Ah ok

Não há problema.

Esqueceste-te de 1

O FCP nao conseguiu ultrapassar o autocarro blindado do Setúbal

Re:Esqueceste-te de 1

ultrapassou sim senhor, mas nesse jogo houve um policia sinaleiro que barrou o acesso da Viatura do FCP, que duas vezes ultrapassou o autocarro do SETUBAL, mas o policia sinaleiro passou multa e não contou... o condutor do Autocarro do Setubal deu duas porradas na traseira do Autocarro do FCP, já na zona do sinal de STOP, mas nem o Policia Sinaleiro nem os 2 amigos policias da Brigada de Transito viram as infracções e o Autocarro do FCP é que acabou por pagar a respectiva coima. Posteriormente, As seguradoras é que deviam ter tratado do assunto, mas não houve lesados nem infractores segundo a seguradora, e consequentemente não houve autocarros de substituição para nenhum dos condutores... O que desejamos é que para o ano haja uma corrida com menos acidentes e menos incidentes...

Cumprimentos!

ultrapassou-o

na 2volta com golos apontados por Raul Meireles e Adriano

Re:ultrapassou-o

mas as equipas ditas pequenas ! em casa jogam com taxi e não autocarro !! só qdo vão fora ao terreno, dos ditos grandes, aplicam a tactica do autocarro !!