Mourinho: o Sir Alex Ferguson do Porto | Relvado

Mourinho: o Sir Alex Ferguson do Porto

 

Ana Blue diz: "gozando José Mourinho, entre sócios e adeptos do FC Porto, de uma unanimidade sem precedentes (não me lembro de um treinador tão amado na história do clube!), não deveria a SAD das Antas fazer um contrato a longo prazo e tornar Mourinho numa espécie de Alex Ferguson em Portugal? Com a sucessão de Pinto da Costa cada vez mais no horizonte, não seria de pensar em Mourinho como o homen forte do clube para os próximos anos? Uma espécie de «executive manager»?"

FC Porto:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ambição

O Mourinho é ambicioso demais para fazer tal coisa. O Porto é um grande clube. Mas a sua ambição procura voos mais altos.
É fiel, mas mais do que isso, olha sempre pelos seus interesses.
Boa sugestão, mas utópica.

tipicamente á portuguesa

Meu deus! já querem fazer do homem o Sir alex Mourinho, vejam bem!... isto são atitudes tipicamente portuguesas.
Tenham calma o miudo ainda agora iniciou a carreira, é verdade que está cheio de pica, já conquistou o que muitos ainda não conseguiram, fala como muitos não falam (até quando?...), mas esperem... ainda a procissão vai no adro, não lhe queiram já erigir uma estátua.
vái lá, vái......

Nao ha comparacao possivel

Nao comparem o Mourinho ao Ferguson, porque o Moirinho e muito melhor.......

Re:Nao ha comparacao possivel

Desde quando?

Não queiram ver só um lado, o Sir Alex Ferguson é um senhor do Futebol Mundial, o Mourinho para lá caminha, mas ainda vai a anos Luz deste senhor.

Talvez, daqui a alguns anos consiga chegar, onde o Sir Alex Ferguson está agora, mas vai ser muito difiçil, e tem muito que aprender com este senhor.

Re:Nao ha comparacao possivel

Mourinho neste momento tens que admitir, e um dos melhores treinadores do mundo...

Muitas montanhas por escalar...

Penso que Mourinho, dada sua juventude e natural ambição dificilmente será alguem que se acomode a ficar em Portugal ainda mais se alcançar mais uns sucessos desportivos.Cedo ou tarde, Mourinho , como qualquer outro jovem valor português (neste caso treinador e não jogador) imigrará para outros sonhos ou ilusões no estrangeiro seja na forma dum clube ou duma Selecção...se sair pela porta grande do FC Porto então poderá voltar um dia para treinar ou para manager...mas até lá....muitas montanhas ele vai querer escalar por esse mundo fora.....penso eu de que.

As mesma lei, exactly...

Sejamos objectivos, não obstante a variedade discursiva de Mourinho, todos sabemos que, perante uma proposta dum grande europeu, o técnico teria poucas dúvidas. A sua ambição é óbvia e, reconheçamo-lo, perfeitamente justificada.

      A continuar a dinâmica vitoriosa do Porto, esta eventualidade é uma questão de tempo.

      Confesso, no entanto, que é quase hilariante ver:

      - o exacerbado portismo dum profissional do futebol cuja maior (e melhor) característica é a ambição;

      - a vontadinha que os demais adeptos têm em vê-lo pelas costas...

      Mas enfim, é o nosso futebol.

      end

Ai Ai

Só espero que Alex Fergunson não vwnha a este site!

Se ele sabe que o querem comparar com o Mourinho...

Calma

Acho que a Ana Blue neste artigo não tinha intenção nenhuma de ofender o Mourinho.... :)

Saudações desPortistas

Re:Ai Ai

E mesmo que fosse a comparar. qual o problema? Não se pode? Ou os estrangeiros são sempre melhores que os portugueses? Será que Mourinho com os jogadores do MU não poderia fazer melhor? É pior treinador do que Alex. F.? Baseado em qué? etc etc Tou a ver que a cor laranja está a tomar conta de muita gente. O país dos coitadinhos, de tanga mas a caminho do abismo, cantarolando.

Re:Ai Ai

Se me disseres que daqui a pelo menos 5 anos já podemos comparar os dois, por mim tudo bem!

Mourinho tem muitos títulos que ganhar para pensar em camparar-se com Sir Alex Ferguson!

E essa coisa de mistural polírica com futebol nunca deu bom resultado!

cumprimentos

Re:Ai Ai

Penso q a comparação foi em termos de competências de cada um dentro dos seus clubes, inguem quis fazer uma comparação em termos de historial e curriculo, axo eu, até porque isso seria absurdo e mesmo impossivel.
Não se deve levar tudo à letra e deve saber-se ler nas entrelinhas e interpretar o que é dito.

Existe uma só diferença que terminava com tudo

O que aconteceria com José Mourinho se chegasse ás Antas vindo do União de Leiria e tivesse as primeiras cinco épocas sem vencer nada e em três delas quase a descer de divisão? Pinto da Costa iria manter o treinador? Pinto da Costa iria ter pulso firme frente ao adeptos revoltados a quererem a cabeça do treinador? Pinto da Costa conseguiria aguentar o barco do clube vendo as bancadas às moscas como aconteceu em Manchester?

Para quem não sabe a história Sir Alex Ferguson chegou ao Manchester United em 1986 vindo do Aberdeen da Escócia. Nas primeiras cinco épocas não venceu um único título e ficou três vezes à beira da descida de divisão, foi obrigado a vender os melhores jogadores para pagar dívidas, não tinha dinheiro para contratações de elevado calibre e para mais Old Trafford estava todas as semanas às moscas pelos fracos resultados. O antigo presidente Martin Edwards estava à beira de um ataque de nervos com os adeptos que pediam semana após semana a cabeça do técnico.

A grande diferença foi que o presidente acreditou nas capacidades de Sir Alex Ferguson mesmo com resultados desastrosos. Foram cinco anos de seca onde Sir Alex Ferguson foi obrigado a engolir muitos sapos e a ter de jogar com muitos jovens na equipa. Se não fosse Martin Edwards a história do Manchester United hoje não era com certeza a que todos conhecem... José Mourinho poderá seguir as mesmas pisadas que o técnico escocês fez em Manchester mas... será que existe presidente, direcção e adeptos à altura se as coisas derem para o azar durante alguns anos?

Esta é a pergunta que faço...

Martin Edwards e o Marquês de Pombal

Pouco estadistas Portugueses terão alguma vez tido a visão do Marquês.

Após o terremoto de 1715, e depois da reconstrução de Lisboa, quando todos questionavam sobre avenidas tão largas, o Marquês respondeu que um dia as encontrariam estreitas.

Há pessoas assim.

                      JPS

Re:Martin Edwards e o Marquês de Pombal

Uma pequena correcção, o terramoto foi em 1755, de resto, perfeitamente de acordo.
Saudações leoninas

Re:Martin Edwards e o Marquês de Pombal

Está tudo dito...

Re:Existe uma só diferença que terminava com tudo

Acho que a forma de estar do Mourinho em relação aos adversários, muito "à Pedroto", semelhante à de Pinto da Costa, lhe garantiu que ele teria o apoio dos adeptos mesmo estando algum tempo sem ganhar nada, desde que houvesse alguma razão clara para isso (como me parece ser essa de ter de vender os melhores jogadores para pagar dívidas). Naturalmente que não seria tão unânime como é agora, as vitórias unem as pessoas, e já vi gente a dizer depois de duas derrotas que "a culpa é do presidente, já devia estar reformado!", coisa que não pode ser tida como a opinião geral dos adeptos. Se não houvesse vitórias certamente que haveria divisões - como terão havido no Man Utd nessa altura em que Ferguson não conseguiu resultados -, mas creio que Mourinho seria uma das poucas pessoas que continuaria a ter apoio quase total mesmo numa altura complicada, e se a vontade dele fosse continuar, não duvido que teria o apoio de Pinto da Costa.

interessante

Mas faço-te a pergunta ao contrário. Imagina que Alex F. se ía embora agora do Manchester e contratavam o Hughes. Se ele estivesse 3 anos sem ganhar nada achas que aguentava? Confesso que não sei a história do MU mas é diferente estar a ganhar anos a fio e depois não não ganhar nada do que o contrário. O LFV também não ganhou nada no benfica e vai ser eleito presidente de forma esmagadora (penso eu lol) Não imagino 1 presidente (tirando PC) a estar 4 anos sem ganhar nada e ser eleito no FCP de forma esmagadora.

Re:interessante

E acredita que o próximo treinador vai ser o Mark Hugues, quese que aposto. Ele vem para Manchester após ou antes do Euro 2004 dado que ainda vai jogar os play-offs pela selecção do Pais de Gales. Vai primeiro ocupar o lugar deixado vago por Carlos Queiróz tendo a ajuda de Terry Phelan e a partir dai vai ser outro treinador a ser aprendiz do Sir Alex Ferguson até que este se reforme e passe para a presidência/chefe executivo do clube.

Sir Alex Ferguson tem uma proposta para renovar por mais 4 épocas, ou seja, até final de 2006/2007 e eu acredito que se Mark Hugues pegar na equipa em 2007/2008 e estiver três anos sem nada vencer ele não é despedido devido à cultura que existe no clube. Em Manchester, os maus resultados não costumam levar a um despedimento nem á total revolução da equipa principal, mesmo antes de Sir Alex Ferguson já assim o era...

O porto raramente despediu um treinador...

Que me recorde nos últimos 15 anos, foram despedidos apenas o Octavio, Ivic e Quinito.

No resto o F.Santos esteve dois anos sem ganhar o campeonato à frente do clube, mesmo quando os adeptos pediam todas as semanas na sua ultima epoca a sua cabeça...

Mourinho

Confesso que sugeri este artigo para criar alguma polémica. Não se se conseguirei mas cá vai. Consta na torre das antas que esse é o desejo secreto de Pinto da Costa. Deixar os destinos desportivos da SAD a José Mourinho, oferecendo-lhe 1 contrato irrecusável, quer financeiro quer desportivo. Mourinho seria o treinador principal para uma série de anos e preparava 1 sucessor mantendo-se na frente do leme depois de acabada essa fase. uma espécie de valdano em versão alargada e com mais poderes. Não esquecer que Mourinho já por mais do que uma vez disse que não se via como treinador depois dos 50 anos. Além disso é uma pessoa terrívelmente ambiciosa e não é de todo descabida esta ideia. Confesso que me agrada imenso. O Porto da nova era precisa de ter como "boss" 1 homen da nova era.

A parte da polémica...

... se não me tivesses alertado, passava-me ao lado.

Antes tarde que nunca.

Cumprimentos,

                            JPS

Não me parece

Não gostando do Homem por trás do Treinador, sei reconhecer que é um Excelente técnico, e que não tarda muito e Portugal (e a sua respectiva Superliga) tornar-se-ão pequenos para a sua valia.

Assim, aproveitem enquanto podem, que para o ano ele já lá não está.

Vai uma aposta?

Questões interessantes

"não deveria a SAD das Antas fazer um contrato a longo prazo"

devia, mas não sei se ele aceita ...

"Uma espécie de «executive manager»"

acho que não. O mourinho gosta de meter as mãos na massa, de vestir o fato de treino.

mas atenção que também acho pouco provavel a sua saída antes do final do contracto.

Cumps