Marítimo lucra 4,5 milhões com venda de Pepe | Relvado

Marítimo lucra 4,5 milhões com venda de Pepe

 


Marítimo lucra 4,5 milhões com venda de Pepe
Os 30 milhões de euros do negócio entre o Porto e o Real Madrid para a transferência de Pepe para a Liga espanhola não entram na íntegra nos cofres dos dragões. O emblema da Invicta tem que compensar o Marítimo em 4,5 milhões de euros, ao abrigo dos Regulamentos da FIFA, respeitantes a direitos de formação do defesa-central que chegou a Portugal com apenas 18 anos para representar os madeirenses.


FIFA
Pepe, que agora tem 24 anos, chegou ao Marítimo com 18 anos em 2001, pelo que o clube insular tem direito a uma percentagem por cada um dos três anos que o atleta passou na Madeira, ao abrigo do chamado «mecanismo de solidariedade» previsto pela FIFA no artigo 21 do Regulamento de Transferências. Este requisito que visa proteger os clubes mais pequenos pela formação de jogadores prevê uma compensação para os emblemas que tenham acolhido futebolistas entre os 12 e os 23 anos de idade.

Deste modo, o Marítimo tem direito a 15 por cento dos 30 milhões de euros da transferência de Pepe para o Real Madrid. O artigo 21 estabelece que os clubes que tenham acolhido jogadores entre os 12 e os 23 anos recebam uma percentagem de todas as transferências envolvendo os mesmos atletas até ao fim das suas carreiras. Dos 12 aos 15 anos estão em causa lucros de 0,25 por cento por cada ano de formação, enquanto dos 16 aos 23 anos os direitos de formação são de 0,5 por cento por cada ano. Além do Marítimo, o Corinthians Alagoano, emblema de onde Pepe deu o "salto" para a Europa, também terá assim direito a uma quantia menor.

Pepe - FCP
Entretanto o Real Madrid já oficializou a contratação do defesa brasileiro que vai assinar um vínculo de cinco temporadas. No sítio da Internet dos merengues vaticina-se que Pepe «marcará uma época» no clube, falando-se do jogador como «o defesa perfeito». Os madrilenos destacam que «metade da Europa» queria o atleta que definem como «um dos melhores jogadores do mundo». No elogio a Pepe sublinha-se que este «tem inteligência táctica, polivalência, ordem, colocação, força e uma impressionante qualidade técnica» e que combina «a mentalidade europeia e o talento brasileiro».

E no reduto portista há a percepção de que se perde uma grande valia no sector defensivo. Pedro Emanuel, candidato a titular no centro da defesa azul e branca, nota desde a Holanda, onde decorre o estágio dos dragões, que a saída de Pepe «é uma perda para o FC Porto». «Perdemos um elemento que nestes últimos anos tem sido fundamental para a nossa equipa», conclui o veterano central.



Fotos: Lusa


FC Porto:

Comentários [71]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Impressionante

Como o FCPorto consegue fazer milhões de contos sem vender o clube. É de louvar a gestão que temos tido no clube. Como em tudo à anos maus e bons, mas no geral a administração tem tido um optimo trabalho! Se vender-mos Quaresma e Lucho podemos realizar um fantastico encaixe de : 100 milhões de euros sensivelmente. Pois bem, desculpem a comparação, mas em quanto têm passivos na ordem dos 300 milhões de euros o FCPorto com estas vendas já deve de andar na ordem dos 40 milhões de euros. Uma diferença enorme que vai permitir ao FCPorto dominar o futebol português por muitos mais anos. Alem disso, estas vendas so demonstra que não ganhamos com os arbitros como os anti-portistas andam a pregar diariamente, ganhamos porque temos os melhores, e a prova disso mesmo, é que os melhores clubes do Mundo querem os activos do FCPorto... Diferenças...

Re: Impressionante

Discordo completamente! Gestão vendendo activos não é gestão nenhuma! Estamos a perder o que nos faz ganhar!

Re: Impressionante

Desculpa lá, mas não concordo em alguns aspectos: "É de louvar a gestão que temos tido no clube. Como em tudo à anos maus e bons, mas no geral a administração tem tido um optimo trabalho!" É de criticar a gestão e não de louvar. Se esa fosse de louvar nunca teria deixado o clube atingir o passivo que atingiu, e não estaria mais preocupada com os seus bolsos do que com os do clube. "Se vender-mos Quaresma e Lucho podemos realizar um fantastico encaixe de : 100 milhões de euros sensivelmente." Tudo muito bonito, e os resultados desportivos para a época que se segue?! "Pois bem, desculpem a comparação, mas em quanto têm passivos na ordem dos 300 milhões de euros o FCPorto com estas vendas já deve de andar na ordem dos 40 milhões de euros." Acreditas mesmo que 50% dos lucros vão ser para tapar o buraco? Nem em 50% eu acredito. Estou a ver muita gente optimista com tudo isto e a esquecer totalmente os resultados desportivos assim como o que se passou após a saída de Mourinho...desejava estar errado. Abraços.

Re: Re: Impressionante

Ó rapaz, desculpa lá, mas pensa um bocadinho, tu achas que o FC Porto devia recusar uma oferta de 30 milhões por um defesa central? Mais, com que cabeça ficaria o Pepe no FC Porto, sabendo teve uma oferta de um dos maiores clubes da europa e para ganhar 5 vezes mais do que aufere actualmente. No respeita à gestão financeira, vê-se que desconheces a realidade dos clubes portugueses. Cá não consegues equilibrar os orçamentos apenas com os encaixes televisivos e publicitarios, tem obrigatoriamente fazer-se mais valias nas transferencias para equilibrar os defices de exploração. Por ultimo, não estás à espera de ganhar todos os anos o campeonato pois não? Da-te por satisfeito se tudo correr como aqui tem corrido ultimamente, ganhando 2 em cada 3 campeonatos. Nunca te esquecas que há portistas que sabem o que estar 19 ANOS a penar.

Re: Re: Re: Impressionante

Eu sei sim Sr. como as coisas são, não ando a dormir nem sou ingénuo. É claro que Pepe ao ficar no Porto estaria contrariado e não renderia o que realmente rende, assim como 30 milhões era irrecusável. O que me precupa é ver o clube a ir buscar Linos e Nunos, etc... emprestar jovens cheios de potencial assim como outros grandes jogadores, e tendo em conta tudo isto, espero ver más noticias no que toca aos substitutos de Pepe, e talvez os outros dois. A realidade dos clubes Portugueses seria muito melhor se tivessemos pessoas honestas por detrás dos mesmos. Aqueles que não vêm a maneira como são geridos os clubes, esses é que são os tapados. Uma coisa é perder um campeonato ou qualquer outra competição por nossa culpa, outra é perder porque os outros foram melhores, há diferenças. Abraços.

Re: Impressionante

Obrigdinho pela provocação, mas se têm de vender os activos é porque a gestão dos recursos, no resto, não é muito bem feita, e porque não têm outras formas de obter fundos sem ser as vendas de jogadores infleccionados não se sabe porquÊ. Mais diferenças.

Re: Re: Porto Rosso

Quando descobrires alguem com essa capacidade és considerado um genio. O nosso futebol não consegue criar riqueza quando não existe nenhuma fonte dessas mesmas receitas. A TV paga? A publicidade paga? Como vai-se então manter o nível sem as televisões/publicidade pagarem? A unica maneira é comprar qualidade a baixo preço e vender caro. É dificil de compreender que a unica alternativa é essa? Depois alem desse problema, as nossas massas associativas vêm em grande e querem resultados imediatos o que ainda complica mais as operações. e quanto aos defices repito: O FCPorto tem um defice inferior a 100 milhões de euros, e com este dinheiro deve de estabilizar entre os 40/60 milhões. Enquanto que o Sporting fala em defices de 400 milhoes de euros e o Benfica um pouco menos. Eu pergunto te, sera melhor a gestão do FCPorto que deve nem 100 milhoes de euros e que esta a conseguir comprar barato para depois vender carissimo, ou a gestão do benfica por exemplo, onde vai buscar velhos e não cria vendas decentes à anos! Por amor de Deus...so não vê quem não quer ver Sr PortoRosso

Re: Re: Re: Porto Rosso

Há aí uma confusão qualquer: o passivo do Benfica anda À roda dos 3oo milhões, mas o activo é superior. Os resultados líquidos do Benfica foram positivos, ao passo que os do Porto eram negativos em 30 milhoes de euros. Acresce que o orçamento de futebol do Benfica deste ano era de 25 milhões, e o do Porto de 50. Para isso, são preciso bases de sustentação. Sem dúvida que as vendas são importantes, mas vender uma data de jogadores num ano é bom sinal? Recordo que Pinto da costa tinha dito há dias que mais nenhum saía; é certo que os números de Pepe eram irrecusáveis, mas não impede que haja uma sangria de atletas. Depois, outros meios de angariar receitas são necessários. O enorme crescimento de sócios do Benfica não é só para termos orgulho no guiness: trouxe também uma quantidade de receitas invejáveis. Assim como os patrocínios no estádio, pavilhões, e outros contratos. E é basicamente desse tipo de receitas que falo. Quanto aos jogadores do Benfica, podem ser mais velhos, mas nem por isso são piores. E a equipa melhora, pelo que posso ver.

Re: Re: Impressionante

A transferencia de jogadores por parte dos Clubes Portugueses é uma obrigatóriedade a que todos eles estão sujeitos sem excepção. Há aspectos na gestão do FCP que têm de ser corrigidos (e estão a se-lo) como é o caso dos excedentarios, mas a performance financeira na generalidade da FCP SAD bate de longe a concorrencia interna, então a nivel desportivo nem há discussão possivel. Por exemplo o benfica este ano não vende nenhum jogador importante, pura e simplesmente porque realizou um emprestimo obrigacionista de 3 anos de 20 milhões €. Canalizou cerca de metade desse emprestimo em aquisições, mas esse é de curto prazo e ele terá que ser pago mais cedo ou mais tarde.

Isso da obrigatoriedade não é bem assim...

... vocês gozam do número recordista de sócios do clube da Luz, mas na verdade é que com um número perto de 250 mil sócios, o Benfica não depende de ninguém, i.e. de venda de activos, para se tornar viável. Repara no Manchester United pré e pós expansão ao mercado asiático (aliás todo o futebol inglês...), é no fundo um pouco o que o Benfica está a fazer. Nunca ouves dizer que o Manchester está pobrezinho (contudo tem um passivo quem nem vos conto...) Existe muitos "relvas" que têm um pensamento salazarista no que toca a economia, poupar e poupar e poupar, mas neste cenário, a atitude tem de ser outra. Cumprimentos Futebolísticos! PS: este negócio do Pepe é o exemplo perfeito de como o mundo futebolístico anda bem desvirtuado! Desde quando um Pepe vale 30 milhões. Até que enfim alguém rouba os espanhóis!!! Ao Pepe penso que ainda lhe falta maturidade e capacidade de liderança, mas esta é uma opinião pessoal.

Re: Re: Re: Impressionante

acho que essa empréstimo tem outro destino que não a venda de jogadores. As receitas foram obtidas ou pelas vendas efectuadas em Janeiro, pelo que entrou nas competições europeias e pela alienação dos passes de jogadores com papel secundário ou emprestados (aqui não houve um grande encaixe, mas sobretudo uma poupança a nível dos custos). Evidentemente que as vendas são importantes, mas se os clubes só se basearem nisso correm o risco de ter anos realmente maus a nível financeiro

Re: Impressionante

O FCP anda a vender os melhores jogadores para pagar os erros que fez com os 100 milhões de euros do mourinho e dizes que tem uma grande gestão???????? Então vende o Anderson precocemente, o Pepe e talvez Quaresma, enfraquecendo por completo a equipa e dizes que é uma garnde gestão???????? Eles estão a ser vendidos exactamente pela péssima gestão feita, em que o teu clibe dispõs de 100 milhões (com os quais podia ter pago o passivo) torrou-os em jogadores que an sua maioria tinham qualidade duvidosa(Pitbull, Fabiano, Léo lima...) e agora tem que vender as pérolas e dizes que é uma garnde gestão????????? Cumps.

Impressionante!

Ó fanfutebol o que dirías tu da gestão do teu clube se este nos últimos 5 anos tivesse ganho 1 Taça Uefa, uma Champions e tivesse sido campeao 3 vezes?! E, para além disso tivesse feito em vendas de jogadores cerca de 150 milhões de euros (contas redondas)? Cumps

Re: Impressionante!

Não abordei a questão desportiva mas a financeira. Quando o jaganheitudpo vem calssificar de grande gestão uma gestão que vende os melhores jogadores para sustentar 60 ou 70 jogadores, na maioria que nunca serão uteis ao Porto isto é uma grande gestão? o Porto ganhou títulos sim sr, isso nunca neguei, é um mérito que teve. Mas a gestão a seguir com 5 treiandores (3 num ano) 100 milhões gastos em medíocres ou medianos (Pitbulls, Fabulosos, Leo limas, sonkayas) planteis caríssimos de 60 milhões ao ano, e no final ter de se vender o Anderson precocemente porque é preciso pagar os passivos anuais de 30 milhões (que advém dos gastos faraónicos e descontrolados), isto é uma boa gestão?????????? No campo depois de mourinho ganharm títulos sem grande brilho (com mérito é óbvio mas sem grande brilho) mais devido ao demérito de Koemans, Peseiros e "celebrar segundos lugares" do que propriamente porm terem algum dream-team. A gestão financeira do Porto passa por vender um Anderson e comprar 15 cujo talento é duvidoso na grande maioria. Isso até o M. Sousa Tavres já reparou. Não está em causa os resultados desportivos, mas sim uma gestão financeira que pode hipoetcar a médio prazo o futuro do Porto. Quadno já não houver grandes craques paar vender, como vai o Porto pagar esse passivo? Cumps.

Re: Re: Impressionante

Gostava de saber qual o teu Clube. É para poder comparar a excelência de gestão entre o teu Clube e o FC Porto. Mas desde já te adianto quer a nivel de performance financeira, quer desportiva não comparação possivel em Portugal com o FC Porto.

Re: Re: Re: Impressionante

Não sei onde vais buscar tantas certezas. O problema do Porto como já aqui disse, não é (só) um problema financeiro. É um problema económico. Da actividade corrente (operacional) da SAD (que não inclui transferencias, porque essas consideram-se resultados extraordinários) o Porto dá prejuízo. E grande. Ou seja, as receitas de publicidade, televisivas, de bilheteira, quaotização, etc., não são sufucientes para fazer face a despesas como pagamentos de salários, contratações de serviços externos, amortizações, etc.. Este é que é o grande problema do Porto e é esse que impele o Porto a ter que vender algumas das suas pérolas. Repara que não meti aqui ao barulho custos de financiamento do passivo. Eu não pretendo aqui estar a malhar nalguma coisa do Porto, menos ainda quando estão todos contentes, e com razão, pelo encaixe feito. Apenas penso que o panorama não é tão bonito como vocês o pintam, apesar dos R&C vindos a público e da auditoria da Deloitte, que alerta precisamente para o que expus. Cumprimentos.

Re: Re: Re: Re: Impressionante

Meu caro, perfeitamente de acordo com isso tudo. Alias se tiveres atento aos comentarios que por aqui tenho deixado no forum, tenho dito precisamente que o maior problema da FCP SAD são os seus excedentarios, que leva a sociedade a ter um custo operacional muito elevado. Pelas informações que tenho é um problema que finalmente está ser encarado com seriedade. Agora não venham dizer que em Portugal, que há alguma SAD, com ambições desportivas elevadas, que tenha a sua exploração positiva, sem geração de mais valias (vendas de jogadores). Isso é uma acção imperiosa e o FCP tem sido o clube mais habil em gerir activos, as suas vendas, conjugando com o sucesso desportivo.

Re: Re: Re: Re: Re: Impressionante

Quanto às tuas informações, o tempo se encarregará de as julgar. É lógico que todos os clubes vendem jogadores. E há propostas que são irrecusáveis e devem e têm que ser aceites como excelentes negócios que são como é o caso do Pepe e do Anderson. O que eu digo é que um clube não pode ter como estaratégia a alienação de activos, vulgo jogadores, para equilibrio das contas. É demasiadamente arriscado. É porem-se a jeito se acontecer algum infortunio ou negócio menos conseguido. E até agora a política do Porto tem sido esta. Gasta o que não tem e equilibra por via de uma ou mais vendas. É perigoso. Nesse capítulo, claramente o Benfica e Sporting estão a seguir o que a mim me parece a estratégia correcta. Uma boa gestão operacional, em que se conseguem resultados operacionais positivos e venda de activos só mediante propostas irrecusáveis. Logicamente que a estratégia delineada por Benfica e Sporting é uma estratégia que demora mais tempo a dar frutos, mas é mais segura, permite uma menor exposição ao risco. À bola ir à trave... Cumps.

Re: Re: Re: Impressionante

O meu clube é o Benfica. Tens razão quando dizes que no que toca a performance financeira ninguém se compara ao Porto. Sustentar salários de 60 milhões de euros anuais, sobretudo em jogadores de qualidade duvidosa, emprestados infinitamente, e para sustentá-los é preciso vender Pepes e Andersons. Assumam isso. Podem ter bons resultados desportivos, mas no que toca á gestão financeira, estão a vender Andersons antes de o valorizarem ao máximo, para sustentar planteis de 50 ou 60 jogadores, a grande maioria emprestados de qualidade duvidosa que duvido alguma vez serão úteis ao Porto. O Benfica pode não estar bem, eu sempre fui contra Vieira, nunca acreditei no conto de fadas financeiro que ele andou a contar, agora o buraco financeiro do Porto só não vêm quem não quer… Esqueces-te do que disse o M. Sousa Tavares nem há dias? Vês algum jogador dos muitos comprados pelo Porto a ser um novo Anderson ou Pepe? O Porto está a vender os grandes jogadores para sustentar medíocres ou medianos. De caminho já não tem estrelas para vender e depois quero ver, como irão ser as contas. Isto que estou a dizer foi o disse M. Sousa Tavares nem á dias. Cumps.

Re: Re: Re: Re: Impressionante

Se o FC Porto tivesse que suportar 60 milhões euros anuais só em salarios, já teria entrado em colapso à muito tempo, nem metade rapaz, nem metade. O Miguel Sousa Tavares tem o merito de ser uma pessoa independente, que quando em sua consciência deve criticar o seu clube o faz, sem objecções, mas quase sempre cai no exagero como é este o caso. De resto é como já afirmei diversas vezes o maior problema estrutural da SAD do FC Porto é os excedentarios, coisa que está aos poucos a ser resolvida, ainda assim, não tem impedido a sociedade de obter boas performances desportivas e financeiras. Por ultimo subscrevo o que o confrade Mingos afirmou, estas a pôr o carro à frente dos bois, em 2004 não havia ninguem para substituir os Decos, Ricardos Carvalhos, etc e agora é o que se vê. Mais uns tremendos encaixes financeiros, isto depois destes terem conquistado 2 campeonatos, 1 taça de portugal e 2 supertaças. Há melhor em Portugal?

Porra pá...

...desculpa mas não consigo concordar contigo em quase nada! Mas desta vez vou só sublinhar uma asneira recorrente na "vossa" argumentação: De caminho já não tem estrelas para vender e depois quero ver, como irão ser as contas. Lembraste do que se dizia depois de 2004? E depois foi o que se viu - voltamos a ser campeões e voltamos a vender jogadores! Cumps

Re: Porra pá...

Voltaram a se campeões numa equipa com 6 ou 7 grandes jogadores, com desequilíbrios, jogadores excedentários, e muitos (emprestados também) de qualidade duvidosa. O Porto ainda não voltou a atingir o brilho que teve com Mourinho, equipa onde não havia pernas de paus, barretes. No Porto actual há 6 ou 7 grandes jogadores, depois bons jogadores e muitos excedentários de qualidade duvidosa. Foram campeões com um Adrianse ou um Jesualdo em que nunca deram a ideia de serem mais fortes ou consistentes e sim que o Benfica ou Sporting é que fraquejaram em alguns momentos. Foram campeões mas não com 10 ou 15 pontos de avanço mas sim com 1 ou 2, tendo que vencer o Aves na última jornada, depois de terem andado a perder pontos na segunda volta. o Benfica e o Sporting fraquejaram no último momento e foi mais isso (sem tirar mérito) que levou ao título do Jesauldo e Adrianse. Por alguma foram ambos campeões mas muito longe de serem consensuais. Cumps.

Re: Re: Porra pá...

Eu aqui acho uma piada fantástica a esta pseudo-análise a apresentação de pseudo-argumentos para justificar o campeonato do Porto. O Porto ganhou por pouco o campeonato e sim é verdade e os outros dois rivais podiam ter roubado o titulo ao Porto, mas as coisas não são como dizes. Quem fraquejou no final foi o Porto e não o Benfica e o Sporting como dizes. Muitas evzes a falar do campeonato do ano passado porque que só relembram o final do mesmo, a sua 2ª volta?! Porque não falam da quase perfeita 1ª volta do Porto?! é uma questão de conveniencia... Abraços.

Re: Re: Re: Porra pá...

Mas repara eu não pus em causa o mérito da vitória do Porto. Disse sim que: - Não foi uma vitória esmagadora algo que deveria ser com um orçamento de 60 milhões ao ano. - Benfica ou Sporting também não mereceram, mas não quer dizer que tenham sido inferiores ao Porto. Eu contestei o facto de alguns estarem a dizer que a gestão do Porto é muito boa só porque ganharam um título, esquecendo-se que não foi ganho com supremacia, mas sim á tangente. Ou seja não forma títulos brilhantes para se estar a falar de "gestão fantástica". Eu acho que nem Benfica ou Sporting mereceram o título, aliás penso que nenhum dos grandes mereceu, nenhum demonstrou consistencia, mas isso não pode ser confundido com o se vir dizer que porque s eganhou um título a gestão é a melhor do mundo,os treiandores e jogadores são os melhores do mundo... Eu abordei a gestão financeira, e eles tentarm desviar com os resultados desportivos. Qaudno se fala do pós Mourinho de Porto não se fala de um Porto fortíssimo mas sim de um Porto bom, mas que ainda não voltou a ser uma equipa com nível de qualidade comparável. Tem muitos excedentários, muitos de qualidade duvidosa, e isso é má gestão, que não pode ser negada por um título. Senão Vieira também era um garnde gestor porque venceu um título de campeão, Supertaça, Taça de Portugal e eu nem por isso deixo de achá-lo um pseudo-grande presidente ou seja um incompetente... :) Abraço.

Re: Re: Re: Re: Porra pá...

Eu sei fanfutebol, e acredita que concordo contigo (como podes ver na minha resposta ao jaganheitudo aqui presente) em relação á gestão do meu clube. Para mim o pior da gestão é a quantidade ridicula de jogadores emprestados pelo meu clube. Para começar, senão tinham lugar no plantel não tinham que ser comprados. Abraços.

Re: Re: Porra pá...

O Porto não voltou ao quê? a vencer todos os anos a champions league? ó blá...por amor de Deus. O Porto não é o Real Madrid ou o Manchester United O Porto foi campeão, vendeu por um grande preço alguns jogadores, reestruturou a equipa e já é bi-campeão de novo e acaba de fazer perto de 65Milhões de euros de novo em vendas. E no futuro há-de ganhar de novo e há-de fazer grandes vendas de novo e há-de ter grandes jogadores de novo. A bola é assim e não te esqueças que o Porto não é um clube comprador, como nenhum clube Português o é. Clubes compradores são os Milans e os Reais e os Barças e os Inters e os Manchesters. Nunca te esqueças disso. E fazendo-nos valer pelo que podemos fazer, estamos magnificamente BEM. Negociamos com os melhores clubes do mundo a preços do melhor que há. Compramos barato e vendemos caro, compramos baratoe vendemos caro. E com resultados desportivos. Perfeito.

Re: Re: Re: Porra pá...

Bi-campeões em que os treiandores não são consensuais, ganharm dando a imagem de nunca serem melhores? Até quando isso dura? Desculpa mas mantenho o que disse. o Porto a continuar assim pode mergulhar numa crise tal como o Benfica nos anos 90. Vendeu os melhores jogadores, começou a comprar medíocres e depois enterrou-se financeiramente. È o que penso, mas tu pensas de maneira diferente. Deixe-mos o tempo passar de veremos quem tem razão. Cumps.

Re: Re: Re: Re: Porra pá...

o Benfica quando desbaratou a equipa fê-lo porque estava na penúria, meu! Na penúria! O Porto vende porque são negócios irrecusáveis! Sabes o que são 30 milhões de euros por um central? Sabes o que é dar 31 milhões por um puto de 19 anos que fez para aí 10 jogos completos de dragão ao peito? O Porto, ao contrário do Benfica, tem uma ESTRATÉGIA, não é ao calhas ou fazer negócios com a corda na garganta e enterrado no lodo até ao pescoço, como foi o Benfica há uns anos. Não vês diferenças? eu vejo-as! Muitas!

Re: Porra pá...

Peço desculpa por me intrometer. Basear a gestão de um Clube e condicionar os resultados à venda de passes de jogadores, parece-me um modelo muito arriscado. E desaconselhável. É apenas a minha modesta opinião. Na minha perspectiva um clube deve almejar a encarar a venda de jogadores como algo extra, como um negócio irrecusável, não para equilibrar contas. Quantos flops os nossos clubes não compraram já, por muito dinheiro, com pouco ou nenhum retorno posterior? Assumir esse modelo de gestão é pores-te a jeito caso haja algum azar. É jogar um bocado com a sorte. Cumprimentos.

0.45 milhões de Euros

"O artigo 21 estabelece.....16 aos 23 anos os direitos de formação são de 0,5 por cento por cada ano." 0,5 x 3 = 1,5% = 450.000 €