Leandro Lima = Meyong | Relvado

Leandro Lima = Meyong

 

Em ambos os casos os clubes são vítimas dos infractores, principalmente o Porto, daí ainda poder ter alguma desculpa.Caso o Porto fosse castigado perderia 33 pontos, seria um verdadeiro terramoto!Por fim, outra coisa de estranhar neste processo é que a Liga deveria ter aberto um processo disciplinar, tal como fez com Meyong e com o Belenenses, e não um inquérito meio secreto. Neste ponto encontramos uma dualidade de critérios por parte da Liga...A questão é que ambas são inscrições ilegais e a Liga tem agido de maneira muito diferente.ricardoaux

FC Porto:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O melhor mesmo é...

...irradiar o FCPorto de qualquer prova desportiva neste planeta, e colocar o jogador numa masmorra até ao final dos seus dias. E que o nome do FCPorto seja riscado dos livros de história. Enfim...

A diferença

reside no seguinte facto: mesmo que a data de nascimento do BI indicasse 22 anos de idade, poderia jogar na mesma, ou seja, em ambos os casos não haveria impedimento a que o jogador entrasse em campo. Já no caso Meyong, só uma situação irregular permitiria que o atleta jogasse, daí haver proveito do clube numa inscrição irregular. Penso que as diferenças são claras e só uma decisão mal intencionada pode tratar ambos os casos da mesma forma.

Idêntico...

Aqui está o exemplo acabado de um artigo desprovido de qualquer tipo de lógica, bom senso ou mesmo racionalidade...enfim idêntico a uma merda para falar bom português.

Re: Idêntico...

exactamente ainda a semana passada disse o mesmo de um artigo do género e toma lá -1 -1 -1!!!! é difícil admitir o óbvio!?!?

Resposta In Record

"O FC Porto não corre risco de perder qualquer ponto no campeonato por causa de Leandro Lima. A responsabilidade deverá ser totalmente imputada ao jogador. Foi aliás o próprio FC Porto quem denunciou o caso às autoridades, tendo a Comissão Disciplinar da Liga instaurado um inquérito. Em princípio, não se está perante um caso de utilização irregular uma vez que a falsa idade (mais 2 anos do que a real) não violou qualquer pressuposto da sua utilização. Trata-se de uma situação em que a idade é indiferente para a competição – obviamente já não o seria se Leandro Lima estivesse a representar os juniores. Por outro lado, os documentos entregues na Liga são válidos ainda que na sua origem possam ter sido falsificados, algo a que é alheio o FC Porto, a Liga e a FPF. O caso não se enquadra pois no âmbito do art. 60 do Regulamento Disciplinar no qual haveria o risco de perda de pontos. A confirmar-se a falsificação de documentos Leandro Lima cai sob a alçada do art. 118 do RD incorrendo numa suspensão de 2 a 6 meses e multa de 625 euros a 2.500 euros".

São iguais na cor da pele

De resto, não vejo muitas semelhanças entre os dois. O problema do Meyong foi causado pela negligência do belenenses, que não averiguou e alegou mesmo desconhecer a regra das 3 inscrições/2 utilizações. O problema do Leandro Lima é diferente, para o Porto ser condenado tinha de se provar que tinha tido alguma participação na falsificação da idade do jogador. E como a falsificação foi feita quando o Leandro Lima tinha menos de 15 anos, é claro que na altura ninguém do Porto sabia que havia um jogador chamado Leandro Lima a jogar no Brasil. Para além disso, o Leandro Lima não é um junior, para o Porto poder ser condenado.

O Porto na 2ª divisão faria um serviço à nação!!!

Apelo às entidades competentes (Federação & Liga) que sem margens para dúvidas coloquem o FC Porto a jogar na Liga Vitalis na próxima época! Ele é o apito dourado, ele é o caso Leandro Lima, ele é a crise no país e os portugueses descontentes, ele é a ministra da educação, ele é os clubes da 2ª circular a espernearem, ele é o pico do petróleo... Ironias à parte, penso que seria de louvar a atitude de enviar o FCP para a 2ª divisão por uma ou duas épocas, para se tentar reabilitar a 1ª Liga portuguesa e o coração despedeçado de tantos milhões de portugueses fartos de derrotas dos seus clubes. Com ou sem razão nesta e noutras questões eu já me estou maribando paras as consequências que daí possam surgir para o meu clube. O campeonato português há muito que deixou de ter piada tal o baixo nível que tem. Se nos querem na 2ª que assim seja! Jogaremos na Vitalis e quem sabe nos ofereçam depois um Wild Card para disputar o campeonato... espanhol! cumps

Re: O Porto na 2ª divisão faria um serviço à nação

Assim os àrbitros de segunda também teriam direito a provar a fruta.

Re: O Porto na 2ª divisão faria um serviço à nação!!!

Não duvides, todos os dias a inventarem algo que possa destabilizar o FC Porto!!! Mas esta estupidez de caso Leandro Lima, que é uma estupidez e que nem chega a ser um caso, não é obra do acaso!!! Isto está a servir para desviar as atenções do último derby lisboeta, a "roubalheira" foi muito descarada e andam agora todos aflitos a tentarem abafar as críticas... JF

LOL...

A verdade....

Disseste aí muitas verdades, mas esqueceste-te da mais importante: So quem tem vontade de ganhar a qualquer custo é que escreve uma barbaridade destas.... porque: 1 - Um documento de identificação emitido por uma entidade competente para tal, é válido a partir do momento em que é autenticado. 2 - Qualquer uso feito desse documento á posteriori é sempre valido com base na certificação feita anteriormente, entidade essa que é bem superior numa "hierarquia" de poderes. A partir do momento em que se descobre que houve fraude nos dados fornecidos para a emissão desse documento: 1- A entidade que o emitiu deve agir em conformidade para com o seu portador. Por isto estranho que ele tenha passado quase impune (pequena multa penso eu...) 2 - Todo o uso feito desse documento deve ser actualizado, e as entidades que o aceitaram como válido devem também agir em conformidade com os seus regulamentos. O que muita gente se esquece no meio de tudo isto é que nunca em circunstancia alguma se pode prejudicar duas vezes uma entidade neste processo.... o Clube neste caso já foi suficientemente prejudicado pelo facto do jogador ser 2 anos mais velho... creio até que poderia usar este facto como justa causa para rescisão de contrato. A Liga de Clubes, pode neste caso se assim o entender agir em conformidade para com as duas entidades envolvidas na certificação de tal documento: O Jogador e o Estado Brasileiro. Como julgo que o Estado Brasileiro se está a borrifar para a Liga de Clubes, so lhes resta uma alternativa: punir o jogador. Aos artistas que querem comparar isto ao caso Meyong, usem a cabeça e façam este paralelismo: O Leandro usa o seu passaporte para viajar da Alemanha para o Canada. No Canada descobrem que o documento contem informações falsas e decidem agir em conformidade contra... a Alemanha!!! Resumindo e simplificando: a incrição do jogador não foi feita com base num documento falso (ou rasurado como diz nos regulamentos), mas sim com um documento válido que continha informações falsas....... É QUE PODE NAO PARECER..... MAS FAZ TODA A DIFERENçA!!!!

Explica melhor:

"... que muita gente se esquece no meio de tudo isto é que nunca em circunstancia alguma se pode prejudicar duas vezes uma entidade neste processo...." Quais foram essas duas vezes? "... o Clube neste caso já foi suficientemente prejudicado pelo facto do jogador ser 2 anos mais velho... creio até que poderia usar este facto como justa causa para rescisão de contrato." Concerteza! Até penso que o Porto deve mesmo pedir uma indemnização ao atleta e seu empresário. Creio que o atleta e o empresário têm muita responsabilidade. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Explica melhor:

Duas vezes: Primeira por ter uma atleta mais velho que o que comprou.... A segunda seria o tal castigo a receber por parte da Liga... Cmpts MST

Adenda

Meyong nunca poderia jogar em Portugal, pois já tinha representado dois clubes na mesma época Leandro Lima poderia jogar quer tivesse 18, 19, 20, 21, 22, 23, ou 46 anos. Foi inclusivamente o clube que denunciou o caso à Liga.

Esclarecimento!!

Eu não fiz este artigo para dizer que o Porto deveria perder pontos, porque também não concordo, apenas o fiz porque já vi muita gente falar deste tema e queria saber as vossas opiniões. Não seria justo o clube perder pontos por culpa do jogador, ningué pode adivinhar a idade verdadeira dele.

Comparação ridícula

O Meyong foi inscrito pelo Belenenses apesar de não poder ser inscrito. É um jogador inelegível para qualquer jogo visto que já jogou por dois outros clubes esta época e a sua inscrição nem devia ter sido feita pelo Belenenses nem aceite pela Federação. É ilegal. O Belenenses pode argumentar que não sabia que o jogador já tinha jogado por dois clubes esta época (mas devia saber!) ou então que não conhecia bem a legislação (mais uma vez devia conhecer!). Pode-se realmente argumentar que não houve intenção do Belenenses em desrespeitar a legislação mas o facto é que o fez e tem culpas no cartório... O caso do Leandro Lima é completamente diferente. O Leandro Lima foi inscrito pelo FCP com uma idade que não corresponde à verdade. Contudo, há aqui vários factores a salientar: - a inscrição, apesar de mal realizada, não é ilegal; - caso o Leandro tivesse sido bem inscrito, isto é, com a idade correcta, nada mudaria (ele teria continuado a poder jogar e nem o jogador nem o FCP teriam qualquer benefício ou contrapartida); - todos os documentos que eram necessários foram apresentados pelo jogador e pela Federação Brasileira ao FCP, que não detectou nenhuma irregularidade. Quando o FCP os apresentou à Federação Portuguesa no acto da inscrição, a Federação também não reparou em nada de anormal. Logo, há duas coisas importantes: ninguém saiu prejudicado nem beneficiado com a inscrição do Leandro Lima com o tal erro na idade. O mesmo já não se pode dizer do Meyong, que não podia ter jogado e jogou. Por outro lado, o Belenenses errou (ou por negligência ou por incompetência mas sem intenção) ao inscrever um jogador que não podia ter sido inscrito. Quanto ao FCP, fez tudo o que está nos regulamentos, apresentou tudo o que era necessário, a "papelada" estava toda em ordem por isso não há erro nenhum. Era IMPOSSÍVEL alguém em Portugal saber que o Leandro não tinha a idade que dizia ter, tendo em conta as provas apresentadas. Para concluir, qualquer comparação entre os dois casos é ridícula e, pior, qualquer sugestão que defenda que o FCP deveria ser penalizado é inconcebível. Só se pode mesmo entender que seja uma tentativa desesperada de atentar contra o mérito do campeão nacional 2007/08.

São e não são!

Se analisarmos como deve ser, vemos que à partida o Porto não tem culpa nenhuma daquilo do o Leandro Lima fez. Mas tendo em conta que o que aquele tipo da Liga que falou ontem sobre Meyong, o Porto também terá que pagar. O que ele disse foi que os clubes que contratam os jogadores é que têm que estar actualizados sobre a sua situação e não a Liga, e desse modo, o Belenenses iria ser punido. Se formos por este pensamento, também o Porto tinha que ter em atenção a situação do Leandro Lima. Não concordo com isto, mas segundo aquele tipo é assim.

Por mim

desciam de divisão.

por ti

o Salazar ainda era vivo

Re: por ti

Mas olha que por mim o Professor António de Oliveira Salazar ainda era vivo sim! Quanto ao assunto em questão... Os casos são bem diferentes... No entanto espero que se faça algo em relação ao Leandrozito Lima....

Re: por ti

"... No entanto espero que se faça algo em relação ao Leandrozito Lima...." PORQUÊ??? Se fosse a ti preocupava-me mais com o segundo lugar do teu Sporting, já para não falar do terceiro!!! E não andarás mal humorado por causa do último Sporting-Benfica??? Eu no teu lugar andaria e muito, e estaria sobretudo preocupado com o que lá se passou, ISSO É QUE DEVERIA NESTE MOMENTO REALMENTE PREOCUPAR TODOS OS SPORTINGUISTAS!!! Quanto ao Leandro Lima, muito sinceramente, é só uma questão de lógica: 1 - Que culpa tem o FC Porto se contratou um jogador com uma idade falsa no BI??? NENHUMA. 2 - O FC Porto era conhecedor da situação??? NÃO. 3 - O FC Porto tratou/informou imediatamente da situação após ter tomado conhecimento da situação??? SIM. 4 - O FC Porto agiu neste processo de má Fé??? NÃO. 5 - O FC Porto foi beneficiado ao utilizar, na sua equipa sénior, o jogador??? NÃO. 6 - Existe alguma ilegalidade na utilização de um jogador de 20 ou 22 anos com os séniores??? NENHUMA. 7 - Foi reposta toda a verdade??? SIM. 8 - O BI do jogador é falso??? NÃO, apenas houve um ENGANO na data de nascimento. etc ... Muito sinceramente, deverias estar mais preocupado com o que estão a fazer ao teu Sporting, olha para o que eu te digo... JF

O Dragãozito....

Não me viste a ofender-te pois não? então respeitinho.... Aliás, eu não estou preocupada com o puto Leandro! Nem com o teu FÊKÊPÊ! Venho aqui para falar, mostrar agrado e descontentamento,tal como toda a gente... sobre todos os temas.... CERTO? Agora estás a dar-te numa de que???? PREOCUPADA COM O MEU SPORTING!????? HÁ MOTIVO????? NÃO SEI QUAL.... Preocupa-te tu hoje.... Eu so disse que algo tem de ser feito em relação ao Leandro Lima... Mas se tu achas que não há nada a fazer, pronto! são opiniões e eu respeito a tua....

Re: Leandro Lima = Meyong

Já há discussões entre juristas por causa de eventuais sanções por causa de Leandrio Lima. Que delícia para o Noko! Parece-me que mais do que os clubes, os organismos que aprovam jogadores sem verificar previamente se cumprem os requisitos deviam ser de alguma forma responsabilizados, seja a Liga ou a Federação. Assim como uma espécie de responsabilidade port gestão danosa como há para alguns empresários.

Re: Leandro Lima = Meyong

vcs são todos uns grandes otários eu sou benfiquista mas o rapaz até tem mais idade do que a verdadeira idade só poderia ser problema para o porto se ele tivesse menos de 16 anos mas como tem mais que culpa tem o porto o documento que o porto recebeu foi passado pela admnistração brasileiro por isso para todos os efeitos o porto está legal e não tem culpa deixem de ser facciosos, agora o caso do belenenses é bem diferente pois nesse caso a culpa é do departamento de futebol que não tem profissionais á altura na empresa onde trabalho um erro desso tipo como o do belenenses caso mayong seria despedido por justa causa por não ser um bom profissional. saudações desportivas

Re: Leandro Lima = Meyong

Parabéns pelo teu realismo/desportivismo, és um oásis no meio de tanta cegueira clubística. Cumprimentos desportivos; JF

Leandro Lima = Mantorras

Isto sim! Ser inscrito com um BI falso é semelhante a ser inscrito com um passaporte falso. Ou já se esqueceram que o Mantorras foi detido num aeroporto por ter o passaporte falsificado? E nessa altura ninguém pugnou pela retirada de 2 pontinhos que fosse ao seu clube... Pudera!

Uma coisa é África e outra é o Brasil!

Em África acredito piamente que eles nascem num dia e passado um ano é que vão registrar a criança. No Brasil até pode acontecer o mesmo, mas creio que este BI do Leandro Lima tenha sido feito na base de que ele aos 17 reais (15 para o tal BI) ele deve ter sido visto por um empresário menos correcto e foi na onda deste. O empresário facilmente "pediu" (subornou) um documento legal com informações inválidas para o miudo, podendo este assim usufrir de várias regalias a nível do futebol. Em África até os próprios jogadores podem nem saber quantos anos têm, mas acredito que no Brasil já haja mais possibilidades de saber! Cumprimentos Futebolísticos! PS: Para tirar as dúvidas nada melhor que fazer o teste médico.

Re: Uma coisa é África e outra é o Brasil!

A justiça não olha a países!!! A lei é para ser aplicada a todos por igual. E sendo assim documentos falsificados são sempre documentos falsificados, tenham eles sido à nascença pelos progenitores, tenham eles sido por terceiros mais tarde, o resultado é sempre o mesmo. Mas vais desculpar-me, o caso do Mantorras é quanto a mim muito mais grave do que o de Leandro: ele são datas falsas, locais falsos, assinaturas falsas!!! E isto foi o que veio a público, será mesmo tudo??? Tenho a impressão que ainda hoje ninguém pode jurar saber a sua real identidade, se calhar nem ele!!! JF

Re: Leandro Lima = Mantorras

Por acaso achei piada a essa, mas foi ao lado. O passaporte do Mantorras estava válido aquando da inscrição, só que o rapaz deixou-o caducar e então, para poder viajar, lembrou-se de alterar a data de validade, manualmente! Izpérto o izmininu!

Re: Leandro Lima = Mantorras

Já sabem qual é a verdadeira data de nascimento do Mantorras??? Da última vez que se falou disso, existiam uma meia dúzia de duvidas quanto à sua data de nascimento, aliás como quanto ao lugar de nascimento, aliás como qual seria afinal a sua verdadeira assinatura!!! JF