Jesualdo quis ser Mourinho | Relvado

Jesualdo quis ser Mourinho

 

José Mourinho é único, é capaz de motivar, dar confiança a um jogador que não actuou com regularidade nas diversas competições. Mas também sabe que esse trabalho não se faz num dia, tal como Roma e Pavia.As palavras, por vezes, são vãs Sr. Jesualdo. Não é suficiente enfrentar a comunicação social com elevados níveis de confiança e arrogância para vencer. É preciso conhecer inteiramente a sua equipa e o adversário.Espero que tenha aprendido a lição e seja você mesmo e não outra pessoa. Terá melhores resultados!Fernando Barradas

FC Porto:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

inventou....

mais uma vez, num jogo grande JF teve medo e inventou... nunca percebi estas adaptações salvo uma anormalidade. pq não usar o defesa direito e esquerdo que tinhamos???? porque o joão paulo se nos ultimos jogos usou sempre o lino? pq não o tarik de inicio? adorava que me explicassem isto... nos jodos decisivos perdeu e pior, sempre que inventou tb... enfim ... nada que não se esperasse

Jesualdo é vencedor no Porto

Porque basta-lhe não inventar, na regularidade de 30 jogos no campeonato e as coisas desenrolam-se por si e a qualidade dos jogadores vem ao de cima. Se corre mal um jogo numa jornada, há muitas outras para que as coisas voltem de novo ao trilho. Agora, no mano a mano, perde sempre ou quase sempre. Aí é a diferença entre um treinador normal e um grande treinador. Com o Porto, Jesualdo já ficou para trás numa eliminatória da Taça com o Atlético. Já ficou para trás numa eliminatória da Taça da Liga com o Fátima. Já perdeu a Supertaça de Portugal com o Sporting. Já perdeu a final da Taça de Portugal com o Sporting. Já perdeu uma eliminatória da CL com o Schalke. Não teve coragem para lutar nos 8ºs da CL com o Chelsea. Não sabe ganhar um jogo ao Sporting, o Paulo Bento parte-o sempre todo na táctica para o confronto, surpreende-o sempre e o Jesualdo deixa-se sempre ser comido! Sempre! A táctica do Paulo Bento contra o Porto? Ser afoito, ir para cima do Porto na pressão e correr muito. O Jesualdo pensa que é com discursos de meia tijela nas conferências de imprensa que lá vai ou que assusta alguém... Mau na táctica, mau no discurso, mau no estímulo à equipa. Falha sempre. Contra o Sporting basta jogar com ratice e não de peito sempre aberto. Assim damos sempre o corredor aos gajos. A sermos treinados por um italiano, o Sporting não nos ganhava um jogo. E das 3 vezes que poupou a equipa "principal", fazendo-a descansar uma semana para um confronto seguinte, perdeu os jogos todos! Boavista-Schalke, Guimarães-Nacional, Naval-Sporting. Afinal o que é que se pretende com fazer descansar jogadores, Jesualdo? Não retiras nenhum proveito disso, muito pelo contrário, perdes sempre! Tacticamente bastante fraco, discursos fracos, sem poder de motivação no balneário. E à conta disso, perde-nos os jogos importantes. Os que dão acesso a troféus. O Fernando Santos no Porto, nos 3 anos que lá esteve, foi tido como um perdedor. Em 3 anos ganhou 1 campeonato e perdeu 2. Mas saiu do Porto com 5 títulos conquistados (2 Taças, 2 Supertaças, 1 Campeonato). O Jesualdo tem 2 (e com a competição da Taça da LIga a mais). Para conseguir igualar os troféus conquistados pelo Fernando Santos, tinha que para o ano ganhar o Campeonato, Taça e Supertaça. Jesualdo demonstrou grande carácter no outro dia na gala dos Globos D'Ouro ao defender o seu clube e o seu Presidente, mas só isso não chega. Como treinador deixa a desejar. E se bem que para o ano possa vencer de novo a prova de regularidade, que é o campeonato nacional (muito pela qualidade da equipa e pela estrutura do clube), aposto que nos jogos que são de eliminatória, vai continuar a perdê-los todos. Quem queria o Laudrup no Porto era eu! E com a qualidade dos jogadores que cá temos, o Porto podia sonhar com outras coisas.

Jesualdo errou na motivação e na táctica...

Não vou criticar Jesualdo por não ter utilizado Bosingwa pois não sei como se terá comportado antes da Final, pelo que poderá ter mostrado não estar totalmente concentrado para este jogo pelo que se assim foi Jesualdo terá estado bem. O que eu acho é que Jesualdo falhou foi na motivação para este jogo pois a equipa entrou bastante mal e já com a cabeça nas férias, o que para um jogo desta importância não se admite. Além disso a utilização de João Paulo também foi um erro. Mudar desta maneira numa final, ainda por cima parecendo não ter sido bem treinado foi um erro bastante grande, ainda por cima tendo Lino no banco que apesar de não ser um jogador de gabarito mundial, é um jogador que cumpre e que permitia ao Porto manter a sua táctica habitual além de permitir ter em campo alguém com jeito para marcar livres.

Mas querem culpar o João Paulo?

Fico abismado com a forma como alguns users vêm um jogo de futebol! E com as conclusões que tiram que parecem, tantas vezes, feitas antes do encontro começar e não serem corrigidas com o decorrer desse mesmo jogo! Enfim! O João Paulo, que nas poucas vezes em que foi chamado á equipa cumpriu sempre e com bastante eficácia, teve de ser um defesa esquerdo ausente ou seja, cobrir o flanco se por lá aparecessem jogadores contrários e fechar ao meio na maioria das vezes quando o flanco não tivesse lá ninguém a atacar. Sabido que o Sporting ataca pouco por aquele lado, o esquema não era, em teoria, mau! A grande questão é que usar um esquema diferente implica muito treino para criar os automatismos que não existem e não me parece que esse treino tenha sido suficiente. De qualquer forma, em termos individuais, não foi do João Paulo uma das piores prestações da equipa do Porto! Ele cumpriu o que o treinador lhe pediu e não me lembro de o ver a perder despiques individuais! Mesmo a expulsão, tenho-a para mim como injusta pese toda a quantidade de "pseudo-comentadores" que querem sempre expulsar jogadores! Uma falta para cartão amarelo "apimentada" pelo espectáculo feito por João Moutinho que passou o encontro a tentar expulsar jogadores do Porto! Muito más foram as prestações de: Pedro Emanuel, o pior de todos que logo aos 5 min "passou" a bola a isolar Derlei e continuou pelo tempo fora a fazer asneiras, aliás como vinha a fazer nos últimos jogos! Paulo Assunção, com erros em catadupa quer a defender quer a passar a bola; Lucho Gonzalez que esteve quase sempre "ausente" da partida; de Lisandro que falhou um golo certo e pouco mais fez de útil; mesmo de Fucile, mal a defender e de Bruno Alves que, muito esforçado, teve algumas falhas importantes! Ou seja, a maioria dos jogadores do FC Porto parecia já estarem de férias antes da partida ter início e tiveram uma péssima atitude competitiva! Agora querer culpar o João Paulo da derrocada é ridículo!

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Pois, o Moutinho é que andou o jogo todo a tentar expulsar jogadores do Fóculporto... valha que não teve que se esforçar muito, que, aparecendo os jogadores adversários com cotovelos no ar, a voar de pés juntos ou a aviar chapadas para quem está nas suas costas, a tarefa fica mais facilitada, fica. A tentar expulsar e arrancar faltas vi os Lisandros e os Quaresmas, fiteiros de primeira apanha (pelo menos ontem e, claro, não em todos os lances - mas os primeiros 20 minutos foram patéticos a esse nível). Até o Meireles lá tentou cair com o vento, mas disfarçou pior. A sorte do Porto, e azar dos outros, é que os fiteiros estão sempre na mesma equipa.

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Desculpa que o diga, mas embora ache o Moutinho um bom jogador, a verdade é que, cada vez que ele vai ao chão, chora como se lhe tivessem partido uma perna (ou o queixo)... passado um minuto, está a correr como antes. Não é o único, e provavelmente poderão apontar alguns da minha equipa, mas não é por isso que mudo a opinião: é mau para o jogo, e tenta "desvirtualizar" a decisão do árbitro. Jogador da equipa rival ou da minha equipa, não gosto dessas atitudes "choramingas". Nos jogos ingleses nota-se uma grande diferença a esse nível (entre outros).

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Sim, já sabemos que o Sporting é só simuladores (vamos todos fingir que não foram os jogadores do Fóculporto que andavam a cair com sopros). Realmente, a entrada do João Paulo nem falta era e o teatro do Moutinho é que expulsou o colega de profissão. Como também já se sabe, os jogadores do SCP acumulam o simular com a falta de carácter. Pena foi que o Moutinho se tivesse esquecido de cair quando o Fucile lhe torceu o nariz. Podia ser que o Fóculporto acabasse com 8 jogadores. Mas, como tantas outras coisas, isso é exclusivo de outros clubes.

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Eu não critiquei o SCP nem nenhum jogador por simular faltas. Critiquei SIM por simular LESÕES, ou se preferires, por chorarem como se lhes doesse (acredito que às vezes doa, mas porra... aquelas expressões são de alguém a ser amputado!!!). Todos nós (?) já jogamos futebol, a maioria das vezes em chão de CIMENTO, e as quedas doíam bem mais. Choramos como eles? Só se fosse mesmo a sério, e éramos mais novos. A ver se entendes, eu critico TODOS os jogadores nesse aspecto, não apenas do clube A ou B. A falta do JP era para vermelho, não questiono. Mas também te digo, se ele tivesse chegado 1segundo mais tarde, teria levado com um carrinho do Moutinho, foi uma questão de timing. Arriscou, levou. É justo. Só em jeito de resposta, aproveito para dizer que "sopros" daqueles já valeram vários penalties para esses lados... falharam a maioria, é verdade, mas isso não invalida a oportunidade dada.

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Nem tu acreditas nisso ou és ceguinho? Passa bem!

O João Paulo é o menos culpado...

Culpado é quem inventou que o João Paulo devia jogar a lateral esquerdo... Enfim... anda para o FCP Carvalhal és bem-vindo. Cumps

Re: Mas querem culpar o João Paulo?

Tendo Lino convocado era de jogar,João Paulo é um razoável central e um péssimo lateral.Mau era se com um corpo daqueles perdesse despiques individuais,para mim é "bruto" a jogar.Ja agora o que achaste de Quaresma?

Uma coisa é mostrar que não ha indispensáveis.

Outra é inventar... Seria mais lógico ter posto LINO a lateral esquerdo, ou até mesmo Fucile passando MARIANO para lateral direito(não seria a primeira vez e com bons resultados), já que era para inventar, inventava de uma forma minimamente lógica, agora JOAO PAULO a lateral esquerdo?! Tenha dó senhor Jesualdo, faz-me lembrar o Oliveira quando lhe dava para lançar COSTAS em Manchester ou Hilários. Defendi Jesualdo a época toda (excepto contra o Schalke) mas este erro é de arrancar os cabelos. Além disso acho que o Jesualdo não sabe motivar os jogadores, se fosse um Mourinho os jogadores teriam entrado em campo com o orgulho ferido por causa do APITO FINAL e dariam tudo por tudo para dedicar a vitória ao PRESIDENTE. Cumps

Ontém já tinha escrito o seguinte:

Se não o querem dêm ao Benfica, fazia já um granda business: Vendia o Zoro por algum dinheiro, poupava no seu super ordenado e iria buscar o João Paulo com um ordenado mais modesto mas de acordo com o nível do atleta. Seria o meu defesa direito para jogos difíceis. O pessoal goza comigo quando venho com as histórias das simetrias, mas isso é algo que já aprendi desde que começei a ver futebol, sobretudo num jogo do Sporting em que Queiróz resolveu trocar os laterias de posição, resultado da situação, quando um lateral esquerdo com pé direito (desculpa pela expressão, mas é assim mesmo) corta um lance, a seu primeiro reflexo é aliviar a bola. Agora a pergunta é, para onde ele probabilisticamente enviará a bola? Centro do terreno, que apanha nada mais nada menos que o meio-campo adversário, numa posição previligiada que é a da baliza em sua frente. Resultado: Mais trabalho para a sua equipa, que assim não consegue respirar. Mas isto sou eu a ver o futebol e cada um pode ter a sua posição. Acredito que o Jesualdo Ferreira fez uma má avaliação do Fucile. Perguntas-me porque é que estou agora a falar do Fucile? Actualmente o Porto sem Bosingwa não tem um verdadeiro lateral direito. Tem é defesas direitos. Se Fucile é muito bom na marcação ao homem, não é tanto nas subidas. Se o João Paulo é óptimo no jogo de cabeça não é tão bom nas subidas. Enfim, são defesas direitos. Acontece que Jesualdo Ferreira, deve-se ter lembrado na exibição de Fucile à esquerda no último jogo importante que teve (Schalke 04). Por isso quis precaver protegendo o Uruguaio, deixando-o jogar na sua posição de origem: defesa direito. Também estava à espera de que o defesa podesse subir mais. Esqueceu-se foi de proteger um jogador que não tem jogado e que menos rotinas tinha com a equipa principal, para além de estar a jogar numa posição que para ele deve ter sido desconfortável. Tudo isto quando no banco tinha um Lino! Enfim, mas quem ganhou o globo de ouro e fez aquele discurso pomposo não fui eu, portanto ele lá deve saber o que faz. Fica aqui a minha opinião sobre esta temática. Cumprimentos Futebolísticos! Numa resposta ao relva nandojorge, sobre a questão do João Paulo, pois o relva, ainda com cabeça quente provavelmente já se queria desfazer do jogador. A minha opinião sobre a "invenção do Jesualdo" está, portanto, nos últimos parágrafos. Cumprimentos Futebolísticos!

lol...

eu nem sou portista... acho somente que o João Paulo não é jogador para o Porto, só isso...

Ele está é a ser muito mal aproveitado...

... não sei até que ponto o JF não deveria tentar fazer uma dupla entre João Paulo e Bruno Alves... penso que combinariam bem... Notar que o João Paulo no Leiria era o líder da defesa... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Ele está é a ser muito mal aproveitado...

o João Paulo no Leiria jogava era a trinco! o Jorge Jesus lá inventou uma posição para o J. Paulo... acho que foi como trinco que o Porto o contratou, nem tanto por ser central...

Jesualdo

Como é possivel a equipa não ter entrado ontem no ponto caramelo,estas merdas dos apitos,deviam ter servido para motivar.Por isso digo que Jesualdo falha no dialogo com os jogadores.Com Jesualdo não ganhamos um jogo que seja verdadeiramente decisivo.Tem mérito no campeonato,claro que tem. O problema é que o campeonato para nós Dragões ,JA NÃO CHEGA.E não falo da Taça ,porque todos sabemos que nesta competição acontece sempre surpresas é histórico,falo sim da Champions.Por isso eu digo,quero voltar a ser campeão Europeu.Jesualdo tens a palavra.

tu és fodido :P

é normal que a liga já não te motive, muito menos a taça. Mas não podes querer que o Porto ganhe a champions de 3 em 3 anos. O ano de Mourinho foi um acidente. O Porto não tem jogadores, capacidade e muito menos orçamento para ser favorito à champions. Claro que há surpresas mas uma ida às meias já seria um resultado extraordinário. Deves cobrar a Jesualdo entrar a medo com o Sporting, e Shalke lá, pois tem melhor equipa mas não compares o Porto a Barcelona, Real, Milan,Manchester,Liverpool,Arsenal,Inter, Chelsea. O Porto é da linha do Sevilha , Valência e outros...

Re: tu és fodido :P

O Porto não tem jogadores para isso? E depois é vê-los nos Manchesters Uniteds a chegarem às finais da CL! É vê-los nos Barcelonas a chegarem às finais da CL! É vê-los nos Chelseas a chegarem às finais da CL! É Vê-los nos Reais Madrids a conquistar campeonatos e partir para a CL como favoritos! O Porto não tem jogadores...devemos ser nós todos que temos andado a sonhar com o Decos e os Ricardos Carvalhos e os Andersons e os Paulos Ferreiras e os Pepes (e no futuro com os Bosingwas e os Quaresmas e os Luchos e Lisandros)

Re: tu és fodido :P

Pena n ter pontos de moderação! Se tivesse era Interessante e Bem Escrito!! lol Saudações Dragonianas

Re: tu és fodido :P

O Sporting também tem muitos (e terá ainda mais) jogadores a brilhar lá fora. Analisa os planteis dos diversos campeonatos e vê onde colocas o Porto. Se for no top 10 já tás a esticar um pouquinho

Re: tu és fodido :P

eu só te rebati na parte de tu dizeres que não tem jogadores. O Porto não tem é o dinheiro dos outros, que conta 80%! Pois desafio-te a equiparares a qualidade da estrutura de qualquer clube europeu à nossa! Temos uma estrutura de TOP mundial. Falta é a pasta!

Re: tu és fodido :P

Atenção,eu não digo que o Porto é favorito.Eu disse que queria ganhar porque ja a ganhei duas vezes,mas percebo que para um sportinguista este meu pedido não seja fácil de perceber :). Por favor não coloques o meu querido clube no grupo de equipas,que têm um palmarés ridiculo comparado com o F.C.Porto.

calma

um palmarés ridiculo porque está em Espanha, queria te ver a disputar uma eliminatória com Sevilha ou Valência. Tens de ter um bocado de visão. Tu tens ideia do que Joaquin, Vicente Silva, Villa e Morientes fariam em Portugal? Por pouco não desciam em Espanha. Já para não falar no Sevilha.

Re: calma

Pois mas para mim estas a cometer um erro,estas a falar de jogadores.E sabes bem, quem ganha titulos são as equipas. Numa eliminatória contra um Sevilha ou um Valência,o Porto tinha que asumir o favoritismo.

não concordo que fossem favoritos,mas são opiniões

Fernando barradas

um "user" convidado pela própria Susana, não é para todos. LOL Sobre o Jesualdo, digo o mesmo que disse à meses atrás: Ganha porque tem uma boa equipa, e não porque é bom treinador. É tipo o Casey Stonner, só ganha porque tem a melhor mota.

Re: Fernando barradas

és um frustrado, querias é que o Rossi ganhasse o ultimo campeonato, ora diz lá...? (foi o que aconteceu comigo)

O Rossi é o verdadeiro...

... pode não ganhar sempre mas dá sempre um ar da sua graça... Escusado será dizer que é o meu piloto favorito. Se vencer este campeonato será provavelmente o primeiro piloto a vencer campeonatos com marcas diferentes e pneus diferentes... Se não vencer, paciência, há sempre o show que ele dá...

Re: Fernando barradas

claro que queria. O Australiano só ganhou porque tinha a moto mais potente, porque não chega aos calcanhares do "the doctor".