Jesualdo e o FC Porto | Relvado

Jesualdo e o FC Porto

 

Depois de ler os comentários dos adeptos portistas ao jogo da Supertaça resolvo questioná-los também sobre:Deveria o presidente Pinto da Costa dar guia de marcha ao treinador? E a fazê-lo, deveria ser já no início da época, caso os resultados não sejam positivos?Qual seria o perfil do treinador ideal para o FC Porto? Que nomes cogitam?luis ferreira

FC Porto:

Comentários [83]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

um treinador campeão

não pode ser despedido só por ter perdido um jogo. se começar mal o campeonato, aí sim, poderá haver razoes para o mandar de roleta. Na minha opinião, Jesualdo peca por ser defensivo. Raul meireles, p.assunçao e kaz já são trincos a mais. Raul,lucho,lima penso que era um meio campo mais interessante.

como que jesualdo pode ser defensivo se o fcp

foi campeao com mais golos marcados que o fcp de adrianse? podes me explicar?

Re: um treinador campeão

Já houve um a ser despedido sem ter feito sequer um jogo...

e houve 1 que comandava o campeonato

em primeiro isolado e foi despedido porque se nao me engano foi eliminado da taca uefa,foi um treinador ingles num clube da 2ªcircular o que me deu gozo foi que este mesmo treinador na epoca seguinte foi campeao no fcp BOBY ROBSON.

Parece que o Jesualdo

se esqueceu de escovar os dentes no Sábado!! lol

A meu ver...

O porto não se reforçou á altura das suas vendas. Isto é, o Pepe era fundamental na defesa, e sem tirar mérito a P.Emanuel(já não é o defesa que era), e só Quaresma desiquilibra. O ano passado deu, este ano desconfio muito... cumps.

Re: A meu ver...

Desculpa lá, mas 1 guarda redes + 4 defesas + 3 medios defensivos chegam e bastam (demais até pra mim) para defenderem. Pepe nao é problema. Pepe seria problema para o Adrianse que jogava com pouca gente na defesa, mas quando Jesualdo cria uma muralha da china, Pepe deixa de ser problema, penso eu de que :-).

Jesualdo

Pensei que tinhas mudado mas não continuas igual no teu estilo conservador,em que os jogadores estam presos pelo sistema táctico.Num jogo de Merda que é sempre a Supertaça ,aquele meio-campo deixou todos os portistas de boca aberta,então contratamos 4 ou 5 jogadores médios e quem joga é um defesa adaptado a médio,Jesualdo por amor de Deus! Se não arriscas neste tipo de jogo de inicio de temporada sem "grande pressão" vais arriscar quando!? A ideia que esta a passar que Jesualdo é Lucho independente é má,o meio-campo para braga tem que ser Assunção,Lucho e Mariano .

desculpa la mas o adrianse tambem punha o

paulo assuncao e raul meireles a titulares e o cech muitas vezes como medio e nao defesa,entao o adrianse nao era um treinador de ataque? curiosamente o fcp de jesulado ate marcou mais golos que o super ofensivo fcp de adrianse os portugueses tem a mania de estarem sempre a criticar o treinador quando perdem se tivessemos ganho pronto o jesualdo era o maior,como perdeu é uma besta

Re: desculpa la mas o adrianse tambem punha o

O FCP foi campeão com Jesualdo e eu critiquei, pois nunca o vou achar treinador para um grande! O FCP no final foi bafejado pela sorte (em Paços) e ainda bem pois foi campeão! O FCP tinha o melhor plantel e este ano volta a ter, por isso tem que ser campeão nas calmas e apostar em ultrapassar os oitavos da Champions, pois pode fazer rotatividade de jogadores até para manter a todos motivados e sentirem-se úteis no clube!

Re: Jesualdo

Mas qualquer equipa por muito conjunto que tenha se não tiver rasgos individuais não se safa. No Braga era diferente, jogavam em conjunto e bem, mas quando chegou a hora da verdade de decidir o título o Braga falhou pois não aguentou a pressão..Também com um treinador daqueles! Ate já tenho saudades do maluco do Adriaanse..Este era um excelente treinador, mas era um ditador e as relações humanas não eram o seu forte..O mal dos holandeses é precisamente as relações humanas porque os métodos de treino são excelentes..Aliás Mourinho como é bom em relações humanas, também se tornou num óptimo treinador por influência da aprendizagem obtida aquando da estadia de Van Gaal no Barcelona..

Re: Re: Jesualdo

Concordo em pleno contigo onde Adriaanse falhou foi no contacto mais pessoal com os atletas.Tirando o sistema tactico 3-5-2 que eu não gostava nem gosto ,muito menos implantado no Porto ,o 4-3-3 dele no inicio de temporada era muito bom e principalmente atractivo.

Errata

Lucho/dependente

Re: Errata

Mas olha que, com muita pena minha, é mesmo! Quem não sabe por a jogar em conjunto, tem de depender das individualidades!

O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-se!

Creio mesmo que essa seria a única solução que uniria a massa associativa e a equipa! Só Pinto da Costa ainda não entendeu que o nosso actual técnico é um medroso que não tem capacidade para liderar um plantel como o do Porto! No jogo de Leiria foi um verdadeiro zero! Desde a constituição da equipa, com aquele meio campo para travar o Sporting e não para lhe criar problemas, passando pelas substituições nomeadamente a entrada de Kazmierczak para "segurar" o empate, até ao facto de ter deixado Edgar de fora sem levar para o banco um ponta de lança e assim não conseguir reagir a uma desvantagem como aconteceu, Jesualdo foi o maior aliado do Sporting na Supertaça! Se juntarmos a esta exibição vergonhosa, a falta de liderança que mostrou durante a temporada passada, com numerosos problemas com jogadores, a queda abrrupta da equipa após a pausa invernal, a eliminação na Taça, a incapacidade para rodar o plantel e o medo de apostar nos jovens para além de opções tácticas medrosas e pouco efecrtivas, percebe-se porque a demissão seria a grande solução! Mas Pinto da Costa, que tem falhado demais na contratação de treinadores (Fernando Santos, Octávio, Delneri, Victor Fernandez, José Couceiro, etc) é teimoso e não o vai mandar embora! A solução, nesta altura, deveria passar por um homem da casa (Rui Barros, Domingos, João Pinto, etc) ou então por um bom estrangeiro como Paul Le Guen, Didier Deschamps, Gérard Houllier ou Claude Puel (franceses) ou mesmo um brasileiro como Emerson Leão ou aquele que treinou o Real Madrid e de que não me lembro o nome.

Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-se!

É assim mesmo, há que despedir um treinador CAMPEÃO em titulo, repito, CAMPEÃO. Eu acredito no trabalho de Jesualdo bem como acredito nesta equipa, por varias razões. Para começar eu acredito que este Porto não é o Porto que se irá apresentar em grande parte da epoca, para começar porque ainda estamos numa fase muito inicial da mesma e em segundo lugar porque os reforços precisam de tempo, de sistematização, de rotinas e isso só se ganha com tempo. Ou achas que o Leandro Lima ia fazer um grande jogo contra o Sporting? Nem penses nisso! Por isso acho que Jesualdo faz bem em manter a base da epoca passada nesta fase inicial da epoca ate sentir confiança e capacidade nos reforços para os integrar na equipa, ate porque acho que se tivesse colocado em campo Stepanov, Leandro Lima, Bolatti ou assim teria perdido com o Sporting e provavelmente teria sido um resultado justo coisa que não sucedeu. Depois, convem não esquecer que falta Lucho. E para acabar, como o proprio Jesualdo disse, ele é um treinador medroso e tudo isso, mas foi apenas campeão nacional e o Porto teve o melhor ataque, agora imaginem se o homem não fosse medroso. Convençam-se que o tempo das grandes goleadas acabou, convençam-se que este Porto não tem equipa para ser campeão europeu são estes motivos que levam a tanta cegueira na maioria dos adeptos portistas.

Re: Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-se!

Até o tolo do Adrianse sabia que bastavam 3 defesas para a 1ª liga, Jesualdo precisa de 3 medios defensivos. Se Jesualdo fosse realmente um grande treinador já ha muito que tinha ganho algo. È um treinador fraco, até agora ganhou tantos titulos como o Fernado Santos...outro grande treinador a quem se deu o beneficio da duvida.

o tolo do jesualdo terminou o campeonato campeao

com mais golos marcados que o fcp de adrianse,.

Re: Re: Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-

Há varias formas de sistematizar uma equipa e cada treinador tem a sua conforme acha ser a melhor forma para levar a sua equipa a vitoria. Não acredito que o Porto irá jogar com 3 medios defensivos durante a epoca porque tem potencial de jogadores para não o fazer, tanto em termos de qualidade dos seus jogadores criativos bem como os mais defensivos.Com estes comentarios começo-me a aperceber que ao que parece o Adriaanse já não era tão mau como diziam ser, para ele bastavam 3 defesas mas na Europa foi eliminado pelo Artmedia e penso que mais não preciso de dizer. Não sejam dramaticos, o Porto esta a contruir uma equipa muito forte mas isso leva tempo. Quero ver se o Porto for ganhar a Braga quantos não vão ser aqueles que por teimosia irão dizer que o Jesualdo esteve mal e coisas do genero só para não ter de admitir que a equipa esta no rumo certo.

Re: Re: Re: Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demi

Olha! Tomara que o Porto ganhe todos os jogos daqui até ao fim da temporada! Agora, não é por o Jesualdo ter sido campeão que passa a ser um bom treinador! O Porto tem melhor equipa que os outros, tem um orçamento claramente superior aos rivais e foi buscar muitos jogadores para o treinador montar a sua equipa! Não é para entrar a jogar para coisa nenhuma, com uma mentalidade derrotista! De resto, meu caro, o Porto tem o hábito de ganhar e até treinadores fracos como Fernando Santos, Co Adriaanse ou Jesualdo Ferreira foram campeões no Porto! Isso não fez deles bons! Apenas com melhor curriculum graças ao Porto! Cumprimentos!

Re: Re: Re: Re: Re: O que deveria fazer Jesualdo?

Por essa logica até o Luis Campas era campeão no Porto. Um treinador tem a tarefa facilitada quando treina um clube como o Porto, mas tem obviamente que ser competente naquilo que faz para conseguir atingir os objectivos que lhe são propostos e o Jesualdo conseguiu isso, portanto nada a apontar! O Porto tem melhor equipa, concordo, e por isso acho que o Porto irá ser campeão com Jesualdo a treinador. Mentalidade derrotista? Deixem de ser parvos por favor...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: O que deveria fazer Jesual

Como sabes que o Luis Campos pode ou não ser campeão no FCP? Nunca teve oportunidade..portanto nunca se sabe! Agora não me venham dizer que o FCP joga bem!!Isso é que é para cegos!!Achas que o FCP ano passado jogou bem? Olha que eu acho que não principalmente no final..e foi campeão graças ao empate com o Paços, num lance fortuito..e se houvessem mais umas jornadas chau chau campeonato! E olha que sou portista, mas sei ver as coisas..E a desculpa era o fraco rendimento do Lucho..por amor de Deus, O homem tinha o Ibson e outros para apostar e para ele não contavam..mais valia fazer um plantel de 15/16 jogadores que são os que para ele contam, assim poupavam em salários! Se este fosse bom não era aos 60 anos que tinha o primeiro título!

Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-se!

wanderlei luxemburgo! Agora o Emerson leão não..esse não gosta de argentinos..e os k o FCP tem todos qualidade..

Re: Re: O que deveria fazer Jesualdo? Demitir-se!

Tens razão! Era o Wanderley Luxemburgo! Não havia maneira de me lembrar do nome do homem! É da idade!

Ainda vai a procissão no adro

Ainda há poucos dias todos eram unânimes que a equipa do Porto para esta época estava muito mais fraca. Agora no primeiro revés já pedem a cabeça do treinador. O jogo com o Sporting não foi bonito, foi muito táctico, e com pouca criatividade. Certo é que o Porto anulou o fabuloso meio-campo do Sporting e mandou três bolas aos ferros. O sporting tirando uns fogachos de Derlei resumiu-se ao formidável pontapé de IsMyLove. Fosse Paixão ter visto o penalty de Tonel ou alguma das três bolas aos ferros ter estrado, a música hoje era bem diferente. Mas não entraram, e o futebol faz-se de golos. Jesualdo entra mal e perde o primeiro troféu a contar da época, depois de vencer nos amigáveis. Não acredito que seja o suficiente para perder a confiança da direcção, pelo menos até Dezembro, com a primeira jornada e as competições europeias. Então sim espero um veredicto.

Re: Ainda vai a procissão no adro

Não sei se seria diferente. O Fcporto joga feio. Não joga em equipa, necessita de rasgos dos seus jogadores.

Re: Jesualdo e o FC Porto

Acho um pouco cedo para dizer que a equipa não funcione, mas ok. Isso, para já, parece-me mais um desejo que outra coisa qualquer. Qualidade de plantel, desde a defesa até ao ataque, parece que não há dúvidas que existe. E nas opções. Ainda assim, tempo será necessário para melhor se auferir o que realmente vale cada reforço. O que se discute, mormente entre os adeptos portistas, é o excessivo jogo defensivo imposto por Jesualdo e a falta de espectacularidade que daí advém, provocado pelas escolhas no meio-campo. Eu não acho que a produção de jogo de ataque esteja estritamente dependente da utilização de um número dez puro. Nem com a co-habitação de dois médios defensivos no onze. Pode ainda assim ser uma equipa ofensiva, capaz de atacar em regime de sufoco, de domínio ou até de contra-ataque. O que me parece é que Jesualdo quer antes de tudo consistência. Trabalhar os laterais como transição. Ter nos dois médios que não o trinco a dupla função de equilíbrio defensivo e de desequilíbrio no ataque. Por isso, sinceramente, não entendi o Marek Cech de início, conhecendo o Kaz. Não contava com Leandro, mas muito menos com Cech. Leandro, de início, pelo menos para já, julgo prematuro. Até porque é um tipo de jogador que quase obriga a que uma equipa seja construída à sua volta. Pode até ser essa a vertente, para já, que o impeça se ser titular e ser até um dos mecanismos que Jesualdo pretenda para ser realidade. A ver vamos, por isso também acho precoce a análise ao trabalho do mister.

no fim da epoca falamos

Estava a ler

os comentarios do meus colegas do relva e pergunto-me? O JF no porto se jogar para ganhar nao é arriscar porque a filosofia do porto é ganhar. Ele nao precisa de arriscar, apenas precisa de por todos os condimentos para que a comida saia saborosa. Eu ate aceitava melhor a derrota se ele ao intervalo tivesse apostado no gonzales e no L.Lima. Dá 5 minutos ao puto e espera o que dele? Precisa primeiro de 5-10 para entrar no jogo e só depois deve fazer algo. Jesualdo arranja um par de tomates e sê homem, porque no futebol clube do porto é para ganhar seu benfik.... screwie

Calçar os patins...

"O que deveria fazer Jesualdo Ferreira para pôr o FCP a jogar um bom futebol e a obter bons resultados?" DEVIA PEDIR A DEMISSÃO!!!