proofing diz: "para além da falta de
sorte e engenho na hora de finalizar, parece-me que existe alguma ingenuidade na
forma como o jogo é abordado pelo Porto. Adriaanse pôs a equipa a jogar bem ao
ataque. O futebol é vistoso, sem dúvida, mas o FCP é demasiado ingénuo na hora
de defender. Qual o melhor reforço para o centro da defesa do FCP em Dezembro?
Eu sugiro Jorge Costa, o capitão incontestado de um clube recém-campeão europeu
e do mundo, que não está a jogar por opção técnica no seu actual clube.
Lembram-se dele?"
A colocação
Enviado por xmc a 04 de Outubro de 2005, às 16:12.Parece uma forma de promover a descrença no seio FCP e desviar as atenções dos sumarissimos que devem ter lugar aos casos de violencia televisionados, não sancionados pelo árbitro.
Falta é um médio defensivo
Enviado por Jack Daniels a 04 de Outubro de 2005, às 16:04.Se Adriaanse colmatar esta deficiência e o Porto concretizar as oportunidades que cria, teremos um resultado histórico no próximo classico.
E finalmente um pouco de paz neste fórum, pelo menos durante uma semana.
...
Enviado por Agente_Secreto a 04 de Outubro de 2005, às 16:04.quanto á defesa portista não está a 100% mas não está assim tão mal como querem fazer parecer, na esquerda Peixoto é mais ataquante do que defesa Bosingua veio de uma lesão e por força das lesões os 2 centrais que tem jogado são ainda jovens e tem falta de ritmo juntos, mas o problema não está ai é preciso haver uma melhor compensação por parte do meio campo. Se virmos a defesa que por muitos é considerada a melhor de portugal, já sofreu mais golos além de que tem a compensação de um meio campo com 2 defensivos, e sofreu um golo de cabeça em plena area de um jogador não muito alto, os avançados adversários dão remates acrobáticos no meio da área, por isso não considero a defesa do Porto má, basta organizar a equipa de modo a fazer face aos contra ataques e mais concentração nos lançes de bola parada.
Faça o que fizer
Enviado por PLO a 04 de Outubro de 2005, às 15:53.Ao contrário do que se diz, Adriaanse não "proíbe" ninguém de vir defender. Ele espera e exige um determinado volume de ataque. São coisas diferentes.
Para quem o acusou de intransigente, veja-se que não hesitou em meter o Paulo Assunção contra o Marítimo.
Agora compete ao Porto não sofrer tantos golos de bola parada e corrigir posicionamentos deficientes que permitem ataques rápidos, mas isso é uma questão de treino e rotina do sector defensivo. Jorge Costa pode ser útil neste capítulo, mas confio no melhor juízo do treinador.
Da mesma forma que não vim criticar veementemente Adriaanse quando optou por outra dupla de centrais que não passava pelo capitão, não o vejo neste momento como a solução para os golos sofridos. O que não significa que lhe tenha perdido o respeito ou retirado confiança. Apenas acredito nas outras soluções que o plantel dispõe.
* PLO *
O Jorge Costa já foi
Enviado por Tigunl a 04 de Outubro de 2005, às 15:50.Re:O Jorge Costa já foi
Enviado por Tigunl a 04 de Outubro de 2005, às 15:57.Disse alguma coisa de errado? Acho que está certissimo a minha ideia e acima disso é a pura e dura verdade, mas ás vezes custa um pouco, aqui tá provado que o nosso futebol sofre do politicamente correcto.
Tens toda a razão...
Enviado por Dragounhe a 04 de Outubro de 2005, às 17:55.Tu tens as tuas verdades (que devem ser todas vermelhas) e nós portistas temos as nossas, e vens agora para aqui reclamar moderações..deixa-te disso!
Deixa cá ver....
Enviado por PLO a 04 de Outubro de 2005, às 15:56.Oh pa, pelo menos é o que vai em primeiro. E o teu?
Re:Deixa cá ver....
Enviado por Tigunl a 04 de Outubro de 2005, às 16:01.Re:Deixa cá ver....
Enviado por MST a 04 de Outubro de 2005, às 16:03.Re:Deixa cá ver....
Enviado por Tigunl a 04 de Outubro de 2005, às 16:31.Re:Deixa cá ver....
Enviado por MST a 04 de Outubro de 2005, às 16:36.Re:Deixa cá ver....
Enviado por Tigunl a 04 de Outubro de 2005, às 16:47.Já fui..
Enviado por Dragounhe a 04 de Outubro de 2005, às 17:46.Treinador encontrei um tal de trapatoni, cliquei e apareceu uma noticia que informava que esse senhor apesar de ter ganho o campeonato preferiu não ficar pois preferia um clube mais estável e seguro.
Não sei sinceramente o que é que eles queriam dizer com isto...
Re:Deixa cá ver....
Enviado por Jack Daniels a 04 de Outubro de 2005, às 16:06.Pede-se um trinco
Enviado por kenji a 04 de Outubro de 2005, às 15:50.Eu não contrataria ninguém isso seria burrice, apostaria em R.Meireles ou Paulo Assunção e saira Ibson da equipa. Por muito bem que o brasileiro esteja para bem de futuros resultados é necessário haver um sacrificado no caso seria ele. Nunca tiraria nem Diego nem Lucho.
Ele existe e com grande potencial...
Enviado por Mário Vieira a 04 de Outubro de 2005, às 17:59.Pois bem eu digo mais:
Raul Meireles e Lucho são os unicos a lançar ataques com passes de 30 e 40 metros (passes certeiros...)
Existe muito quem tente mas poucos acertam. Será que só é considerado ataque o levar a bola colada ao pé até ao colega de equipa? Existiu um jogador no FC Porto que foi apelidado de carteiro pelo mesmo comportamento.-
Errata
Enviado por kenji a 04 de Outubro de 2005, às 15:52.assim é que é.
Falta de experiência..
Enviado por Samycasanova a 04 de Outubro de 2005, às 15:48.«não está a jogar por opção técnica no seu actual clube. Lembram-se dele?»
- Uma pequena correcção, se inicialmente foi por opção técnica, nestas últimas semanas foi por se encontrar lesionado.
Há necessidade de aquisição de um defesa mas mesmo que isso não seja feito em Dezembro, acredito que corrigindo algumas falhas dá pelo menos para consumo interno.
Defesa não é só quem fica atrás!
Enviado por dragao13 a 07 de Outubro de 2005, às 02:21.O problema do Porto de Adriaanse não é tanto a qualidade dos jogadores mais atrasados, mas sim a forma como a equipa se posiciona para defender, ou seja, para conseguir recuperar a bola.
Na realidade, os jogadores mais avançados fazem uma ligeira pressão que, contra formações mais experientes, não tem qualquer utilidade. Diego também pouco colabora (por indicação do técnico?) no trabalho defensivo e os médios volantes, defendem de forma muito macia.
Para além disso, tem sido quase ridícula a forma como, na transição defesa-ataque se perdem bolas em dribles escusados ou em passes mal medidos. Muitas destas perdas de bola deram golos aos contrários.
Os defesas, por seu turno, nomeadamente os centrais, são muito jovens e falham nas compensações. A entrada de um elemento mais experiente, como Pedro Emanuel, para jogar ao lado de Bruno Alves, nesta altura bem melhor que o Ricardo Costa, poderá ajudar a que a defesa funcione melhor.
Importa, mais do que qualquer outra coisa, que Co Adriaanse seja capaz de organizar melhor a equipa do ponto de vista defensivo, mas toda a equipa e não apenas a chamada defesa!
Os nomes dos jogadores não são tão importantes como a forma com a equipa e o seu treinador forem capazes de pensar em termos de defender.
Reforços.
Enviado por Elessar a 04 de Outubro de 2005, às 19:08.Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!
Enviado por PROZAC a 04 de Outubro de 2005, às 15:46.Acho que neste sistema, se o Jorge Costa jogasse, dada a sua lentidão, provavelmente as coisas ainda iriam piorar. É que convém relembrar, que o Porto defende bastante à frente e um bom central para defender neste esquema, tem que ser rápido qb!
Mais do que Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira ou Nuno Valente, quem fazia mesmo falta (e faltas) era o Costinha...
Re:Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!
Enviado por Mário Vieira a 04 de Outubro de 2005, às 17:52.Re:Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!
Enviado por MST a 04 de Outubro de 2005, às 16:05.Isto é lindo
Enviado por DevilEagle a 04 de Outubro de 2005, às 18:52.A pior defesa do FCP
Enviado por xerxex a 04 de Outubro de 2005, às 18:39.Ricardo Costa, Bruno Alves e Pepe, já deram mostras mais que suficientes para no minimo desconfiarmos das suas capacidades para jogar numa equipa com 40 metros atrás de si. Será que se esqueceram do ano passado? Ricardo Costa e Pepe, como estiveram? Tiveram o Costinha, tiveram o cobarde Couceiro, tiveram um bloco a ajudá-los a defender, e nunca a colocação da equipa do Porto em campo foi em pressão alta como nos tempos de Mourinho em que jogavam encostadinhos à linha de meio-campo, e então? Como estiveram?
No Porto de Mourinho 2002/2003 como se portaram, Ricardo Carvalho(Emanuel), Jorge Costa, Nuno Valente, P.Ferreira quando tinham de jogar em igualdade numérica dado o balanceamento ofensivo, por exemplo nos poucos mas brilhantes jogos em que não havia Costinha, mas sim Maniche, Alenitchev e Deco no meio-campo?(um pouco macio a defender não acham?)
E Bruno Alves é preciso recordar? Os adeptos do Guimarães ainda se lembram do enterra? E os jogos de Sub-21, o que voces viam ali? Balanceamento ofensivo que desprotegia Ricardo Costa e Bruno Alves? E nos olimpicos, claramente em postura paciente e espectante? Então e agora? Tambem nao desprotegem Pedro Ribeiro e Jose Castro?
É evidente que Lucho e Ibson desposicionam-se vezes demais, deixando assim ainda mais exposta a fraca linha defensiva, e que se dará um toque muito leve de disfarce se começar a jogar um trinco mais táctico, mas nem pensar que isso resolve o principal problema. Se o Porto jogar com uma postura defensiva, sofrerá igualmente muitos golos(talvez ligeiramente menos), dada a falta de qualidade defensiva, mas pior, também deixará de marcar tantos, por isso até me parece ser melhor continuar nesta onda desenfreada de ataque com a velha máxima: a melhor defesa é o ataque. O erro foi a escolha do plantel, e o senhor Adriaanse devia ter visto isso. Agora, só em Dezembro...
Voces ponham os olhos no Sporting. O ano passado todos falavam que era devido ao romantismo de Peseiro. Este ano, veio ele com o discurso do pragmatismo e o que temos? Temos uma equipa que ja nao pratica bom futebol e que pior, continua a exibir as mesmas fragilidades defensivas, nao obstante o posicionamento em campo ser muito mais comedido. Causa? Logicamente, a falta de qualidade individual que já é notoria ha muito, dos defesas do Sporting. Nao podem jogar num grande, que mesmo que seja mais pragmático, terá necessariamente de ter uma postura mais avançada no terreno que os outros.
Para o porto, enquanto a bola anda ali longe do nosso meio campo e as equipas lutam pelo dominio de jogo, vai esquecendo o adversário que basta tentar um estilo directo para criar oportunidades(vide Artmedia e Rangers). Não é necessária grande preparação ofensiva para destroçar a nossa frágil defesa. Viram o jogo do Maritimo? Nao vi na primeira parte, consequencia da perda do dominio de jogo, tanta exposiçao da defesa, mas...e entao, como foi? Podem ter a certeza que venha quem vier, jogue o Porto como jogar, use a táctica que use, um dado será garantido: oportunidades para o adversário com exasperante facilidade.
Estádio vazio
Enviado por Serafim a 04 de Outubro de 2005, às 17:42.Defesa central
Enviado por Serafim a 04 de Outubro de 2005, às 17:41.Nem sei se valerá a pena responder...
Enviado por Mário Vieira a 04 de Outubro de 2005, às 18:12.Só pode ser muito grande pois já por diversas vezes me apercebi que os seus artigos ou respostas a artigos não valem nada... ZERO!
Das duas uma... Ou o senhor conhece alguém que o "ajuda" a publicar os artigos ou então não percebe nada, mas mesmo nada de futebol.
Re:Nem sei se valerá a pena responder...
Enviado por Serafim a 04 de Outubro de 2005, às 19:03.