Ingenuidade na defesa | Relvado

Ingenuidade na defesa

 

proofing diz: "para além da falta de
sorte e engenho na hora de finalizar, parece-me que existe alguma ingenuidade na
forma como o jogo é abordado pelo Porto. Adriaanse pôs a equipa a jogar bem ao
ataque. O futebol é vistoso, sem dúvida, mas o FCP é demasiado ingénuo na hora
de defender. Qual o melhor reforço para o centro da defesa do FCP em Dezembro?
Eu sugiro Jorge Costa, o capitão incontestado de um clube recém-campeão europeu
e do mundo, que não está a jogar por opção técnica no seu actual clube.
Lembram-se dele?"

FC Porto:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A colocação

deste artigo sobre o FCP, quando se vai realizar um FCP-SLB e após os gravissimos casos de violencia ao SLB-Guimarães , não me parecem nada inocentes!!
Parece uma forma de promover a descrença no seio FCP e desviar as atenções dos sumarissimos que devem ter lugar aos casos de violencia televisionados, não sancionados pelo árbitro.
 

Falta é um médio defensivo

que compense as subidas dos laterais.

Se Adriaanse colmatar esta deficiência e o Porto concretizar as oportunidades que cria, teremos um resultado histórico no próximo classico.

E finalmente um pouco de paz neste fórum, pelo menos durante uma semana.

...

a equipa do Porto é muito jovem, e o estilo de jogo de Co é bem diferente do que estamos habituados, Co está a construir uma equipa a longo prazo, ou seja, para o ano o Porto lutará a 100% nas competições que disputará, e a prova disso são as suas palavras quando disse que preferia (este ano) a conquista do campeonato portugues em vez da liga dos campeões.
quanto á defesa portista não está a 100% mas não está assim tão mal como querem fazer parecer, na esquerda Peixoto é mais ataquante do que defesa Bosingua veio de uma lesão e por força das lesões os 2 centrais que tem jogado são ainda jovens e tem falta de ritmo juntos, mas o problema não está ai é preciso haver uma melhor compensação por parte do meio campo. Se virmos a defesa que por muitos é considerada a melhor de portugal, já sofreu mais golos além de que tem a compensação de um meio campo com 2 defensivos, e sofreu um golo de cabeça em plena area de um jogador não muito alto, os avançados adversários dão remates acrobáticos no meio da área, por isso não considero a defesa do Porto má, basta organizar a equipa de modo a fazer face aos contra ataques e mais concentração nos lançes de bola parada.

Faça o que fizer

Espero que Adriaanse não altere a forma de jogar e a postura da equipa em campo.

Ao contrário do que se diz, Adriaanse não "proíbe" ninguém de vir defender. Ele espera e exige um determinado volume de ataque. São coisas diferentes.

Para quem o acusou de intransigente, veja-se que não hesitou em meter o Paulo Assunção contra o Marítimo.

Agora compete ao Porto não sofrer tantos golos de bola parada e corrigir posicionamentos deficientes que permitem ataques rápidos, mas isso é uma questão de treino e rotina do sector defensivo. Jorge Costa pode ser útil neste capítulo, mas confio no melhor juízo do treinador.

Da mesma forma que não vim criticar veementemente Adriaanse quando optou por outra dupla de centrais que não passava pelo capitão, não o vejo neste momento como a solução para os golos sofridos. O que não significa que lhe tenha perdido o respeito ou retirado confiança. Apenas acredito nas outras soluções que o plantel dispõe.

* PLO *

O Jorge Costa já foi

O Co Adriaanse esquece-se que o jogo não é só ataque, depois manda o melhor defesa do Porto para a bancada e o Porto parece um coador na defesa, é este o grande treinador do Porto

Re:O Jorge Costa já foi

Despropositado, porquê?
Disse alguma coisa de errado? Acho que está certissimo a minha ideia e acima disso é a pura e dura verdade, mas ás vezes custa um pouco, aqui tá provado que o nosso futebol sofre do politicamente correcto.

Tens toda a razão...

Não deveria ser "despropositado", mas sim um grande "disparatado"!
Tu tens as tuas verdades (que devem ser todas vermelhas) e nós portistas temos as nossas, e vens agora para aqui reclamar moderações..deixa-te disso!

Deixa cá ver....

é este o grande treinador do Porto

Oh pa, pelo menos é o que vai em primeiro. E o teu?

Re:Deixa cá ver....

O meu é mais novo que o teu e tens mais titulos, aliás o teu não tem nenhum, espétaculo, é um senhor. 20 anos mais velho e nem um titulo para amostra!

Re:Deixa cá ver....

Não respondeste á pergunta: Em que lugar vai o teu?

Re:Deixa cá ver....

Vai em 8º! Mas quê o campeonato já acabou? É que ele lá no seu fatinho tem as quinas de campeão e o teu?

Re:Deixa cá ver....

ah 8º ok. é qu nao o encontrava nos primeiros lugares e pensei que pudesse haver algum erro.

Re:Deixa cá ver....

Não? Vai ao Google e coloca Campeão Nacional e lá encontras o treinador e o clube que procuras.

Já fui..

Campeão nacional encontrei um tal de benfica.
Treinador encontrei um tal de trapatoni, cliquei e apareceu uma noticia que informava que esse senhor apesar de ter ganho o campeonato preferiu não ficar pois preferia um clube mais estável e seguro.
Não sei sinceramente o que é que eles queriam dizer com isto...

Re:Deixa cá ver....

Vai em primeiro...no campeonato dos cartões (tanto dos mostrados como dos VERGONHOSAMENTE perdoados)

Pede-se um trinco

Pedro Emanuel é sem duvida um jogador que faz falta. Quanto ao Jorge Costa, a experiência é importante, sim sem duvida é um jogador que deu sempre muito ao clube mas a idade não perdoa, de que serve um super Jorge Costa se os laterais não defendem e os médios saõ os dois muito ofensivos? mas o principal problema não é a ausência dele mas sim a falta de um trinco a equipa balançasse demasiado no ataque e não defende bem. O que significa que em cada 3 contra ataques adversários 2 dão golo.

Eu não contrataria ninguém isso seria burrice, apostaria em R.Meireles ou Paulo Assunção e saira Ibson da equipa. Por muito bem que o brasileiro esteja para bem de futuros resultados é necessário haver um sacrificado no caso seria ele. Nunca tiraria nem Diego nem Lucho.

Ele existe e com grande potencial...

Concordo com cada linha do seu comentário. Ibson terá que ser o sacrificado pois Lucho e Diego são mais valias... Raul Meireles merece voltar á titularidade! Encontro aqui pessoas que dizem que Raul Meireles não ataca...
Pois bem eu digo mais:
Raul Meireles e Lucho são os unicos a lançar ataques com passes de 30 e 40 metros (passes certeiros...)
Existe muito quem tente mas poucos acertam. Será que só é considerado ataque o levar a bola colada ao pé até ao colega de equipa? Existiu um jogador no FC Porto que foi apelidado de carteiro pelo mesmo comportamento.-

Errata

"Por muito bem que o brasileiro esteja bem e para bem de futuros resultados é necessário..."

assim é que é.

Falta de experiência..

...ou não seja a equipa do Porto a mais nova e a que teve mais mutações dos 3 grandes.

«não está a jogar por opção técnica no seu actual clube. Lembram-se dele?»
- Uma pequena correcção, se inicialmente foi por opção técnica, nestas últimas semanas foi por se encontrar lesionado.

Há necessidade de aquisição de um defesa mas mesmo que isso não seja feito em Dezembro, acredito que corrigindo algumas falhas dá pelo menos para consumo interno.

Defesa não é só quem fica atrás!

A defesa, no futebol moderno, não é apenas aqueles jogadores que ficam mais recuados, mas sim toda a organização defensiva da equipa.

O problema do Porto de Adriaanse não é tanto a qualidade dos jogadores mais atrasados, mas sim a forma como a equipa se posiciona para defender, ou seja, para conseguir recuperar a bola.

Na realidade, os jogadores mais avançados fazem uma ligeira pressão que, contra formações mais experientes, não tem qualquer utilidade. Diego também pouco colabora (por indicação do técnico?) no trabalho defensivo e os médios volantes, defendem de forma muito macia.

Para além disso, tem sido quase ridícula a forma como, na transição defesa-ataque se perdem bolas em dribles escusados ou em passes mal medidos. Muitas destas perdas de bola deram golos aos contrários.

Os defesas, por seu turno, nomeadamente os centrais, são muito jovens e falham nas compensações. A entrada de um elemento mais experiente, como Pedro Emanuel, para jogar ao lado de Bruno Alves, nesta altura bem melhor que o Ricardo Costa, poderá ajudar a que a defesa funcione melhor.

Importa, mais do que qualquer outra coisa, que Co Adriaanse seja capaz de organizar melhor a equipa do ponto de vista defensivo, mas toda a equipa e não apenas a chamada defesa!

Os nomes dos jogadores não são tão importantes como a forma com a equipa e o seu treinador forem capazes de pensar em termos de defender.

Reforços.

Para começar j.Costa e Emanuel deverima ser titulares indiscutíveis. Mas, como não são, mais vale contratar um novo defesa central... talvez heitinga, upson, e bouma seriam bons, além de dois deles jogarem na Holanda e como tal adriaanse comunicaria facilmente com ambos!

Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!

É que no meio campo do Porto, não existe ninguém a fazer o "jogo sujo" e a parar o jogo quando preciso. Além do mais, o facto de os laterais subirem em simultâneo, sem qualquer compensação dos trincos, deixa a defesa demasiado permeável!

Acho que neste sistema, se o Jorge Costa jogasse, dada a sua lentidão, provavelmente as coisas ainda iriam piorar. É que convém relembrar, que o Porto defende bastante à frente e um bom central para defender neste esquema, tem que ser rápido qb!

Mais do que Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira ou Nuno Valente, quem fazia mesmo falta (e faltas) era o Costinha...

Re:Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!

O meu amigo acusa o jorge Costa de ser lento, piorando assim a situação da defesa do FC Porto... E então o Costinha??? Não é lento? Porque motivo não dão a pessoas valor aos bons jogadores que cá estão? Que me diz de Raul Meireles? Também é lento?

Re:Não falta o Jorge Costa, falta sim um Costinha!

concordo... mas esse "costinha" nós ja temos: é so escolher Meireles ou Assunção.

Isto é lindo

Dia sim, dia sim há um artigo a falar dos problemas da defesa do porto... será que n se cansam de falar do mm? Ou querem à força que todos os relvas inscritos no forum se pronunciem sobre o tema?! irra...

A pior defesa do FCP

Mas será que é tao dificil ver que há falta de qualidade individual dos defesas do Porto? Por agora, a maioria dos adeptos ainda julga que é a falta do Costinha(o enterras do ano passado, para quem se esquece), dos medios de caracteristicas mais defensivas, de ninguem defender, a nao ser os massacrados e inocentes defesas. Este raciocinio até poderia ter razao de ser, se nós estivessemos a ver pela primeira vez estes jogadores da linha defensiva. Quem ainda os defende parece aquelas mães que perante o facto consumado da delinquência de um filho, recusam-se a aceitar e culpam tudo e todos os que o rodeiam.

Ricardo Costa, Bruno Alves e Pepe, já deram mostras mais que suficientes para no minimo desconfiarmos das suas capacidades para jogar numa equipa com 40 metros atrás de si. Será que se esqueceram do ano passado? Ricardo Costa e Pepe, como estiveram? Tiveram o Costinha, tiveram o cobarde Couceiro, tiveram um bloco a ajudá-los a defender, e nunca a colocação da equipa do Porto em campo foi em pressão alta como nos tempos de Mourinho em que jogavam encostadinhos à linha de meio-campo, e então? Como estiveram?

No Porto de Mourinho 2002/2003 como se portaram, Ricardo Carvalho(Emanuel), Jorge Costa, Nuno Valente, P.Ferreira quando tinham de jogar em igualdade numérica dado o balanceamento ofensivo, por exemplo nos poucos mas brilhantes jogos em que não havia Costinha, mas sim Maniche, Alenitchev e Deco no meio-campo?(um pouco macio a defender não acham?)

E Bruno Alves é preciso recordar? Os adeptos do Guimarães ainda se lembram do enterra? E os jogos de Sub-21, o que voces viam ali? Balanceamento ofensivo que desprotegia Ricardo Costa e Bruno Alves? E nos olimpicos, claramente em postura paciente e espectante? Então e agora? Tambem nao desprotegem Pedro Ribeiro e Jose Castro?

É evidente que Lucho e Ibson desposicionam-se vezes demais, deixando assim ainda mais exposta a fraca linha defensiva, e que se dará um toque muito leve de disfarce se começar a jogar um trinco mais táctico, mas nem pensar que isso resolve o principal problema. Se o Porto jogar com uma postura defensiva, sofrerá igualmente muitos golos(talvez ligeiramente menos), dada a falta de qualidade defensiva, mas pior, também deixará de marcar tantos, por isso até me parece ser melhor continuar nesta onda desenfreada de ataque com a velha máxima: a melhor defesa é o ataque. O erro foi a escolha do plantel, e o senhor Adriaanse devia ter visto isso. Agora, só em Dezembro...

Voces ponham os olhos no Sporting. O ano passado todos falavam que era devido ao romantismo de Peseiro. Este ano, veio ele com o discurso do pragmatismo e o que temos? Temos uma equipa que ja nao pratica bom futebol e que pior, continua a exibir as mesmas fragilidades defensivas, nao obstante o posicionamento em campo ser muito mais comedido. Causa? Logicamente, a falta de qualidade individual que já é notoria ha muito, dos defesas do Sporting. Nao podem jogar num grande, que mesmo que seja mais pragmático, terá necessariamente de ter uma postura mais avançada no terreno que os outros.

  Para o porto, enquanto a bola anda ali longe do nosso meio campo e as equipas lutam pelo dominio de jogo, vai esquecendo o adversário que basta tentar um estilo directo para criar oportunidades(vide Artmedia e Rangers). Não é necessária grande preparação ofensiva para destroçar a nossa frágil defesa. Viram o jogo do Maritimo? Nao vi na primeira parte, consequencia da perda do dominio de jogo, tanta exposiçao da defesa, mas...e entao, como foi? Podem ter a certeza que venha quem vier, jogue o Porto como jogar, use a táctica que use, um dado será garantido: oportunidades para o adversário com exasperante facilidade.

Estádio vazio

Eu acho que sim, mas que também.

Defesa central

Sem dúvida que o Jorge Costa seria o jogador ideal para suprir a falta de um defesa central de categoria na equipa do fc do porto. Pena é que o puto esteja a jogar nas escolinhas do Alguidares de Baixo. A maneira dele jogar é identica à do Jorge Costa, em fim de carreira que o Co queria mandar embora. O puto não é tão sarrafeiro nem espuma pela boca como este último, mas com uns treinos e uns estágios na claque dos super dragões ainda era capaz de ficar apto para o jogo contra os lampiões. E o holandês ficava com o problema resolvido no eixo da defesa, já que nem o Rui Maisreles, nem o Pepe, nem tão pouco o outro Costa dão confiança à defesa. E depois quem as paga é o Baía, que por azar também está a chegar ao fim. Em último caso pode ir-se buscar o Paulinho Santos e adaptá-lo a central, tanto mais que o João Pinto já nem joga nos vermelhos.

Nem sei se valerá a pena responder...

Diga lá quem é a sua "cunha" no relvado.com...
Só pode ser muito grande pois já por diversas vezes me apercebi que os seus artigos ou respostas a artigos não valem nada... ZERO!
Das duas uma... Ou o senhor conhece alguém que o "ajuda" a publicar os artigos ou então não percebe nada, mas mesmo nada de futebol.

Re:Nem sei se valerá a pena responder...

ès mesmo um pifo!!!