Hulk: o novo Dragão | Relvado

Hulk: o novo Dragão

 

Givanildo Vieira de Souza, 22 anos, veio do Tokyo Verdy para o FC Porto por uma soma avultada de dinheiro. Com base na alcunh "Hulk" e nos fantásticos vídeos que circulavam pelo YouTube, os portistas puseram a hipótese de se ter encontrado um novo craque.A verdade é que, até agora, Hulk pouco mais mostrou do que enormes potencialidades. Dono de uma pujança física quase imbatível e de uma velocidade vertiginosa, o avançado brasileiro revela demasiadas deficiências tácticas e uma obsessão por ter a bola em seu poder. Ciente do seu pontapé-canhão, da sua força e da sua habilidade com o esférico, parece convencido de que o futebol é um jogo individual e procura frequentemente partir sozinho para cima de vários adversários, tornando a maioria dos seus lances inconsequentes. Remata sem nexo, finta sem sentido, progride de forma absurda.Porém, face à ausência de um verdadeiro desequilibrador na equipa (Tarik tarda em recuperar a forma da época transacta e Rodríguez parece estar à procura do melhor momento), não terá Hulk lugar no onze titular? Terá o espaço necessário para evoluir e para poder transformar as suas potencialidades em capacidades efectivas? Quando alguém explicar a este portentoso avançado o que é o futebol europeu e quais são os movimentos básicos deste desporto, talvez ele possa explodir definitivamente e tornar-se um caso sério no nosso futebol. O público do Dragão terá de ter muita paciência e entender que a evolução natural de um futebolista demora o seu tempo. A recompensa pode ser grande - é um jogador jovem, com características únicas e que, bem moldado, se pode converter numa máquina trituradora.Afinal, o que acham de Hulk? Deverá ganhar um lugar a titular ou é melhor voltar a deixá-lo no banco e continuar à espera que este diamante se lapide?PauloFerreira

FC Porto:

Comentários [84]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom Artigo

Antes de mais queria congratular-te por este artigo, e já não é o primeiro, parabéns. ;) Falando sobre o tema/assunto, penso exactamente como tu, e sempre defendi que se desse tempo ao tempo em relação a jogadores estrangeiros ou jovens. Tal como nos dois, se ambos tiverem potencialidades provadas, penso que só devemos dar oportunidades e insistir na titularidade desses jogadores. O único problema neste assunto é a paciência que os adeptos têm, ou não têm! Muitas vezes isso acaba por fazer com que o treinador faça alterações só para agradar os adeptos, e é nessas ocasiões que a relação treinador/adepto entra em ruptura. Não sei se foi ou não, mas os adeptos pediram o Rodríguez, a SAD fez o favor, mesmo que o treinador não queira, tem que o pôr a jogar. Neste momento ele não está em forma e a título de curiosidade, essa baixa de forma reflectiu-se nos últimos resultados(na Liga). Este exemplo que dei não sei se é verídico, apenas o referenciei para o usar como exemplo ;)

Re: Bom Artigo

Obrigado pelo elogio! ;)

Claramente tem que ser moldado

A nível táctico e timing de passe tem muito, mas mesmo muito a melhorar. Simula demais, tem que deixar de ser piscineiro (Se bem que na nossa praça isso é muito apreciado vide Liedson, Moutinho, Simão, etc) Precisa portanto de um bom treinador a acompanhá-lo diariamente, assim como de trabalho especifico nas áreas em que está mais verde. De resto é muito veloz, com uma estrutura física impressionante, sem propensão a lesões até agora, bom remate e fortíssimo, bom drible e fita curta e tem raça a jogar. Se tiver cabeça e for devidamente acompanhado será um grande craque daqui a uns 2 anos.

Vamos ter calma

O rapaz tem tudo para ser um grande jogador,mas ainda não é! Neste momento a imagem de Hulk é aquela depois de fazer um belissimo golo,tem oportunidade de isolar Licha para o segundo e prefere continuar com a bola.

Re: Vamos ter calma

"Vamos ter calma (...) O rapaz tem tudo para ser um grande jogador,mas ainda não é!" Curva, eu tenho a especial preocupação de frisar bem isso no meu artigo!

Hulk

Tivesse no Manchester United e seria um fenómeno. Tem técnica, tem força, tem velocidade só precisa que o "eduquem". Infelizmente (ou felizmente visto ser benfiquista) não me parece que jesualdo seja a pessoa indicada para o formar. Hulk é um jogador fisicamente completo com tudo para singrar no futebol

belo golo

Ok o hulk marcou um belo golo, fez-me lembrar o golo do paito ao benfica que correu a ala esquerda toda, faz tunel ao luisao e fuzila. mas nem por esse golo fiquei a achar o paito um craque. o hulk teve a felicidade de se isolar e ter a marcaçao do rocemback, que toda a gente sabe que e gordo e lento. nao tenho duvidas nenhumas que se nao tem acontecido essa falha, o hulk estaria agora a ser crucificado por ter sido expulso e por ser um tonto individualista.

O pessoal está sempre a falar no ses

A verdade é que aqui não é se marcasse mas sim marcou. O resto são conjecturas que não interessam ao menino jesus. PS: Não comparemos alguém que esta época já tem entre os golos que marcou 3 Golaços que não estão ao alcance de muita gente.

Re: O pessoal está sempre a falar no ses

pois ai esta a diferença. Ha aqueles que julgam um futebolista por um bom golo eu sou pela regularidade que esse jogador mostra para acreditar que e bom ou mau. o bueno marcou 4 golos num jogo, o pinila marcou 3 ao braga, sempre os achei pessimos jogadores e continuo com a minha.

Para quê tanta euforia

é apenas um jogador que marcou um golo fruto de ter apanhado o caracol roca pela frente caso contrário a jogada teria-se perdido como sempre nos pés do adversário. A unica coisa que mostrou até agora é que é individualista.

Re: Para quê tanta euforia

No teu artigo nada mas nos comentários portistas que tenho visto noto bastante euforia, até já li que se ele estivesse no manchester seria do nivel do CRonaldo.

Re: Para quê tanta euforia

Podes dizer-me onde é que eu fui "eufórico" no meu artigo, por favor?

Hulk

Gosto deste jogador, poderoso e com inegável potencial, espero que melhore o individualismo doentio o mais rápido posível, pode vir a ser um grande jogador quando perceber que o futebol é 1 jogo colectivo e que ele próprio será muito mais útil à equipa quando jogar para ela.

Dor de coto...

Anda por aqui tanta dor de cotovelo... ui ui ui, nem e bom falar. Entao nao se ve que Hulk e um exelente tecnicista com um pe esquerdo suberbo...acho graca a alguns comentarios a dizer que e um jogador banal, viva o clubismo.

Um potencial enorme!

Hulk tem boa técnica, uma capacidade física fora do comum e um remate excelente! Tem um enorme potencial mas creio que, com outro treinador, já teria evoluído mais do que o que aconteceu na realidade! O golo contra o Sporting é fabuloso de força, velocidade e decisão mas ficou-me na retina muita situação em que o Hulk estragou jogadas do Porto por não ter passado quando devia! E nisso, não o vejo a melhorar! Uma outra questão: para jogar Hulk é disparate meter Lisandro na ala onde rende menos e perde aquela letalidade que o caracteríza! O Porto pode jogar em 4-4-2 com Hulk e Lisandro a formarem uma dupla atacante, mas desviar o Lisandro para a ponta não!

moniz pereira diz:

Na perspectiva de Moniz Pereira, a velocidade do avançado é, de facto, espantosa, mas ainda assim a uma distância considerável daquilo que se verifica em velocidade, no atletismo, onde a bola não atrapalha... para bom entendedor meia palavra basta!!!!!!!!!!

Re: moniz pereira diz:

No atletismo eles têm que controlar uma bola de futebol???? Provavelmente sem bola o Hulk ainda é mais rápido, não? E já agora, ele tem é que marcar golos, não cortas a meta em sprint..

Re: moniz pereira diz:

a diferença é essa mesmo!!!! ele com bola corre mais que o rochemback!!!!!!! é uma força da natureza.... e quanto a golos já tem alguns para quem ainda não é titular indiscutivel........

O hulk é grande jogador...

...que poderia formar um dupla verdadeiramente fabulosa com Lisandro no ataque portista. No entanto, como tem sido evidente ainda não existe um bom entendimento entre os 2 dentro do campo. No Domingo tb não fiquei satisfeito com a discussão entre os 2 que foi bem vísivel, mas felizmente para o grupo o argentino e o brasileiro abraçaram-se na hora de comemorar a vitória após os pénaltis. Espero sinceramente que as desavenças estejam passadas e que começem a jogar com regularidade juntos e a produzir aquilo que se epsera deles. Quanto à "seca" propriamente dita do Lisandro esta deve-se claramente mais à "seca" de passes/assistências por parte do Lucho, muito abaixo do que nos habituou, e não à presença de hulk na equipa. Aliás o Lisandro tem sido sempre titular e normalmente só nas 2ªs partes vemos o hulk dentro de campo. FORÇA PORTOOO!!!

Se fosse o seu verdadeiro nome...

que estava inscrito nas costas parecia um pouco menos ridiculo!

Hulk

Começo por felicitar o user PauloFerreira por este artigo, bem escrito a minha opinião. O Hulk tem características únicas para um avançado, na minha opinião tem um pouco de Drogba, de Ronaldinho, de Obafemi Martins e de Cardozo, de Drogba pelo seu porte atlético e capacidade de segurar a bola, de Ronaldinho pela sua técnica, de Obafemi Martins pela sua velocidade e de Cardozo pelo pé esquerdo canhão, claro que as características do Hulk para já são inferiores dos jogadores que referi. No entanto é um jogador que protesta muito com os árbitros, como se viu no ultimo jogo, preciso de jogar mais colectivamente e evoluir tacticamente.

Re: Hulk

Gracías! ;)

Deixem-no ser egoista!

Hulk tem muito muito potencial e o futuro será certamente risonho. Hulk não tem apenas força e velocidade e um excelente remate. Hulk tem muita confiança no seu futebol, garra, vontade, espírito de sacrifício e tudo isto terá de ser revertido para a equipa. Mas deixem estar aquela ponta de egoísmo que faz dele um jogador diferente, um jogador que de um momento para o outro resolve um jogo, um jogador que remata à baliza e que confia tanto no seu potencial que pede ao "capitão" para ser ele a marcar o livre numa altura decisiva. São estas características que o vão levar longe e consequentemente será beneficiado o FCPorto. Não quer com isto dizer que não terá de tornar o seu futebol mais objectivo, de simplificar processos e de entender que um passe muitas vezes é melhor do que uma jogada individual. Há um ponto intermédio difícil de entender e ainda mais complicado de "ensinar", mas se o Hulk e o Fcp conseguirem estamos perante um jogador único. Há espaço para a criatividade e para o rigor táctico sem com isso tirar aquela ponta de egoísmo que é indispensável permanecer. Mais importante que os dois grandes golos que ele fez ao Belenenses e ao SCP foi o golo ao Paços de Ferreira onde assumiu o jogo, foi para cima do adversário e apesar de ter espaço para rematar fez um passe que simplificou todo o processo. Não quer dizer que na próxima jogada não remate e faça um grande golo, mas um golo dentro da pequena área vale tanto como um golo fora da área ou uma corrida de 60m que culmina num golo. Hulk tem tudo para fazer ambas as coisas bem feitas e quando assim for não estamos perante um caso mas sim perante o "caso". Até lá o Porto vai "pagando a factura" de não comprar um "Aimar" mas sim um "Hulk".

Bom comentário!

Gostei do teu ponto de vista, não deixas de ter razão.

Re: Bom comentário!

É apenas um ponto de vista, mas agradeço a tua apreciação. Já agora parabéns pelo artigo e respectiva argumentação.

Gostei do Hulk

Apesar de ser um jogador um bocadinho inconsequente, tem qualidades inegáveis, rápido, remate fácil e forte e técnica. Tem outra coisa que me agrada, é daqueles jogadores que sai da rotina do colectivo e que anima os jogos.

lixa

perguntem ao lisandro. ele que percebe de futebol e jogo de colectivo. ele ja nao suporta o hulk, que tem sido a razao desta epoca apagada. ele destoi o jogo ofensivo com as suas fintinha e remates insanos. o lixa dizia q o melhor jogador do porto era o assuncao e pelos vistos nao se enganou, como tb nao se engana com o zuca fusso!

Sashimi

Neste momento Hulk é tão ou mais cru que o Sashimi. Talvez um dia venha a ser um Sushi ou quiçá uma Tempura, mas por ora, não passa disso. Cumps

Re: Sashimi

Eu acho que o Hulk, neste momento, está é convencido de que é o Oliver Tsubasa...

.

Alguns de voces fazem-me lembrar o comentador da TVI que na ansia de justificar ter passado todo o jogo a cascar no Hulk, atribuiu o merito da jogada...à velocidade do Rochembak. Ja ando ha algum tempo entre amigos(e aqui no Relvado) a mostrar a minha esperança no futuro de Hulk, basta 1 jogo, alguns toques na bola para se ver todo o potencial. Se vai dar em grande jogador ou nao, isso é outra conversa. Mas as caracteristicas que possui colocam-no na minha opiniao acima de qualquer outro jovem actualmente a jogar em Portugal, embora em termos de maturidade seja sem qualquer ponta de duvida o mais atrasado. Fico feliz por outro lado em ver que o Relvado ja evoluiu na apreciaçao a este tipo de jogadores. Ainda nao ha muito tempo, eram para ai uns 90% a prognosticar a perpetua invalidez dos jogadores com mais talento natural mas sem cabeça quando jovens. Agora o pessoal esta mais dividido. Ate digo mais. Eu desconfio quando um jogador ofensivo, de posiçoes em que se pretendem criativos e desequilibradores, nao se agarra muito à bola até aos 21,22,23 anos. É que se nao o fazem, nao é porque sao uns rapazes muito conscientes, com perfeita noçao já do que é mais importante para o colectivo, mas sim porque nao têm capacidades para tal. Depois sao muito elogiados pela critica até aos 23 anos e de repente, a critica e a opiniao publica formada por essa critica estranham o facto de a evoluçao ter estagnado. Digam-me um grande jogador desequilibrador-criativo da historia do futebol que nao fosse individualista ate certa idade... Depois, ha aqueles a quem a fase do autismo passa e evoluem e os eternos moleques como Denilson que apesar de muito bons, mesmo com todos os defeitos, nunca alcançam o nivel que poderiam alcançar com base no talento natural.