A hegemonia do FCP, algumas fantasias e outras azias. | Relvado

A hegemonia do FCP, algumas fantasias e outras azias.

Este clube que ainda há cerca de 25 anos, alguns paladinos da modalidade rainha em Portugal apelidav
 

Estranhamente, ou talvez nem tanto, pois tudo pode depender da azia acumulada nestes últimos tempos em alguns estômagos frustrados que por aí andam, parece que alguns jornais do mundo da bola em Portugal e algumas individualidades se esquecem com alguma facilidade e parcimónia, de exaltar os contínuos sucessos de um certo clube do norte a que se dá pelo nome de Futebol Clube do Porto, e que cada vez mais tem incomodado muita gente, pelo menos aquela do tipo de uma certa geração à rasca que não consegue solidificar por muito tempo vitórias recentes.

Este clube que ainda há cerca de 25 anos, alguns paladinos da modalidade rainha em Portugal apelidavam de um clube zonal, quase sem impacto fora da sua cidade e com pouca relevância no estrangeiro, contra tudo e contra todos, é hoje apelidado como o clube português com o melhor curriculum desportivo, com a melhor performance em termos de resultados obtidos no estrangeiro, e está prestes a alcançar um novo recorde de golos marcados no Estádio do Dragão, para além de ser no plano defensivo a equipa que contabiliza este ano menos golos sofridos nas principais Ligas por essa europa fora, Helton, por exemplo, está há 633 minutos sem sofrer qualquer golo e o FC Porto acabou de somar o 10º triunfo na Liga Europa, o que passa a ser um novo recorde nacional, mas nada disto parece importante para alguns falsos desportistas do tipo “à rasca” que teimam em ignorar ou não querer ver.

Posto isto, continua a ficar atento às faltas de isenção dos mesmos do costume, no relato de todas estas conquistas, pois, se o mesmo acontecesse para os lados do Terreiro do Paço, outras forças se levantariam para elogiar estes ou outros desideratos menores, já para não falar do esquecimento propositado do excelente resultado do Sporting de Braga em Liverpool, como se nada de anormal se passasse com um êxito deste tipo.

Antes de terminar, gostaria aqui de deixar o meu repúdio sobre o eventual episódio da agressão do dirigente benfiquista Rui Gomes da Silva, pois a julgar por verdadeiro tal ato, (já que não existe queixa policial?), não será por esta forma que se conseguem vitórias e há que dizer não a qualquer violência, no entanto, há que lembrar que ainda há bem pouco tempo, um autocarro de FCP foi totalmente incendiado no centro de Lisboa, e até agora alguns arautos da desgraça em casa própria continuam a agir como se nada tivesse acontecido.

Saudações desportivas.

FC Porto:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

São muitas coincidências!!!!!!

No Porto um Vice do Benfica foi atacado!!!!
Quem estava lá?
O autocarro e o carro do Presidente do Benfica foi atacado à pedrada!!!!
Porquê só aquela ponte não tinha vigilância?
Porquê no estádio do dragão os insultos lá estão a quem?
Que aconteceu a alguém que pensou candidatar-se a presidente do fcp?
Que faz e fez o Tribunal de Gondomar?
Passem bem

de facto, bastou ler um

de facto, bastou ler um paragrafo deste texto para atestar o xorrilho de mentira.
Eu como portugues sinto vergonha quando vejo um prestigiado jornal a Marca, no dia 22 fevereiro, escrever um artigo onde abordou diversas actualidade como os conflitos no egipto e libio e no desporto veio destacar o porto e juventus, como clubes que nao respeitam regras do desportos, sendo sempre os mesmos a tentar fazer batota pisando tudo e todos. Como portugues nao posso de ficar triste com esta triste realidade, e que desvalorizem assim o futebol portugues por causa dum clube que faz batota para ganhar de qq forma.
E embaraçoso, tal como ir a um espaço publico como o youtube e ser confrontado com escutas a um presidente a dar indicacoes a um arbitro que se desloca de carro para chegar a sua casa, ou a dar carta branca para que se envie putas de dormir aos homens do apito...
Presumo que tal como eu, diversos emigrantes tenham corado de vergonha quando na conferencia de imprensa dum jogo da liga europa, em pleno direto para o Canal France, quando ouvimos mais uma vez a informacao do presidente do porto, Jorge Ñuno Pinto da Costa ter sido condenado por corrupcao activa pela justica desportiva, tendo essa frases sido traduzidas para os franceses pelo interprete acessor da UEFA...
Enfim, o prestigio e hegemonia do porto esta ai bem patente, a cada canto do mundo, a estoria do porto esta cada vez mais nos pincaros, e talvez seja essa uma razao que com tantas e tantas conquistas seus adeptos andem a atirar pedras ao Benfica constantemente... De facto sente-se que o porto é um clube feliz por tantas conquistas e especialmente porque toda a gente reconhecer essas conquistas...

Obra

eh conseguir falar dos ultimos 25 anos do FCP sem mencionar as palavras "putas", "corrupcao", "viagens ao Brasil", etc, etc, etc. Isso sim eh obra.

E como nota de rodape, ja ouviste falar em pontos finais tadeu?

Cumps

"E como nota de cabeçalho", com muitos pontos finais acrescento:

Admito que talvez você não tenha capacidade de análise, desenvolvimento de conteúdo e lizura de escrita......... Não sei se ainda se lembra da sua primeira professora de português........ A minha chama-se Madalena e marcou-me para toda a vida......... Sobre as suas duas linhas, elas demonstram a contínua frustração do reino vermelho, em contrapartida do azul que continua bem e a ganhar em todas as modalidades.......
Quanto ao culpado do costume (PC), segundo informações do boletim clínico, continua cheio de força e terão que o aturar por mais uns anitos, todavia pelo andar da carruagem, daqui a um ou dois séculos ainda se dirá que o PC continua a ser o culpado das vossas derrotas.
PS........ Pontos finais já devem chegar só faltava o penalty.

Tadeu,

a confusao parece reinar na tua cabeca. Que tem a ver a primeira professora de portugues com o (nao) uso de pontos finais? Que tem a saude do Pinto da Fruta a ver com os arbitros que comprou (?compra) com putas e viagens?
Sei que nao aceitas sugestao minha, mas se um dia o vieres a fazer, compra um espelho. As vezes ajuda..
Cumps

Pelos vistos você em vez de

Pelos vistos você em vez de um espelho está mesmo a precisar da minha professora, a tal Madalena.

eu

estou aqui com muito cuidadinho a tentar tirar-te a areia dos olhos,mas nao estou a conseguir... deixa-me tentar limpar a tua mente ao expicar-te que nao e pecado aceitar a realidade.O teu clube nao vale um chavo,o tempo da outra senhora acabou em 1974,e agora ja nao se ganha por decreto! e preciso faze-lo dentro do campo ao ter a melhor organizacao,o melhor lote de jogadores e a melhor mentalidade de vitoria. O teu problema,infelizmente, nao tem cura patologica..... tens que irradicar da tua mente,esse sentimento que te envenena a vida,a AZIA! e como nota de rodape,como tu dizes, nesses 25 anos que tu nao queres aceitar,mas que nao podes apagar da memoria de quem esta atento,muitas vitorias foram alcancadas..... duas Champions uma UEFA,muitos campeonatos e tacas de portugal ,mas nao por o teu clube... eu sei que deve ser muito dificil aceitar aquilo que nao se quer ver.

Dragoa,

vejo o teu nick e nem me dou ao trabalho de ler o que escreves. Porque sera? Cumps

'Marca' da corrupção do FC Porto

O jornal a Marca lançou uma rubrica, que permite aos leitores entrevistar Santiago Segurola, director-adjunto daquele periódico eapanhol. E o que diz Segurola sobre os casos de corrupção no FC Porto?...
Um leitor preocupado com “escândalos da máfia em Portugal, França, Itália e Inglaterra” e com as suspeitas de “compra de jogos na Liga dos Campeões”, lança o desafio. Não deveriam esses países “ter algo que proteja o desporto”, colocando “limitações aos árbitros”, que “os erros destes sejam investigados” e que “as sanções sejam exemplares”?
O leitor continua: “Espanha é um país diferente do resto do mundo? Acha que, como está hoje o mundo do futebol, um árbitro poderá influenciar o resultado [de forma propositada, subentende-se]?
A resposta é arrasadora e pode ser a base de uma reflexão. Eis o que diz Santiago Segurola: “É terrível o que está a acontecer ao futebol, perante os olhos de um jornalismo condescendente. Nos últimos anos, temos encontrado casos de doping em Itália, com a Juventus, e casos de venda de jogos em Itália e em Portugal, com equipas como Juventus e FC Porto envolvidas”.
Santiago Segurola não se fica por uma óbvia constatação e vai mais longe: “As autoridades do futebol, a comunicação social e os agentes do próprio futebol profissional (treinadores, dirigentes, árbitros e jogadores) deveriam estar mais vigilantes, perante algo que é real e não ficção. Há clubes que fazem tudo para vencer, para se autoproclamarem vencedores, e que transgridem as regras de forma obscena. Uma das coisas mais surpreendentes de tudo isto é a repetição nos nomes das equipas. São quase sempre as mesmas: Juventus, FC Porto...”
As palavras não são nossas. Os escândalos não foram inventados por nós. A entrevista não é conduzida pelo Mentira Desportiva. Está publicada no jornal desportivo de referência em Espanha. A Marca. E o FC Porto não se livra desta marca. O selo de “corrupto” está espalhado por esse mundo fora... Agradecemos ao leitor que nos conduziu a esta entrevista, cujo original por ser lido aqui: Los lectores entrevistan a Santiago Segurola

http://www.mentiradesportiva.com/artigos/320-marca-da-corrupcao-do-fc-po...

Outra vez???

Pronto braindead...leva a taça.

Como sempre deste user

Mais uma parvoíce em que este user é fértil! Gente como esta ajuda a criar mau ambiente e a que haja pedradas nas auto-estradas. Sempre a provocar os portistas, vem trazer aqui mais uma patetice pois que eu saiba o entrevistado não fez qualquer investigação, limitando-se a falar de rumores e a entrevista é retirada do contexto! Na verdade é apenas mais provocação!
Tem penalidade dada por mim!

Desculpa.

Eu não tenho nada a ver nem quero saber, mas se achas que este comentário é provocação que é que achas que é o artigo própriamente dito?
È preciso ler com atenção, interpretar, e ler nas entrelinhas. Depois pensa alguma coisa.

Meu caro Nadyg,

... já encontrou uma Hidra?

"...o mesmo corpo, mas, com múltiplas faces..."

Saudações

òdio e fanatismo..

txcdom.. mais um que só destila ódio e fanatismo..
E que aproveita este espaço para fazer propaganda aos seus blogs.. um parasita.. como muitos que existem por este Portugal..

Nada de novo...

Não me digas...

...que o rapazinho é teu irmão?
É que as semelhanças são inequívocas.

P.S: Não o estou a defender. Acho patética a sua contribuição para as discussões que aqui se têm...

FC Porto ganha...

...porque já estamos a pensar no objectivo"6 titulos em 7 anos". FC Porto nasceu para vencer,com uma cultura muito própria,foi conseguindo criar respeito na europa. Para nós importante é que cada portista tenha orgulho no clube,estejam eles onde estiverem.Não importa quantas buzinadelas são dadas,mas sim o simples gesto de erguer o cachecol e dizer "ORGULHO".

Foi bonito ver no domingo tantos jovens e crianças no Dragão.Lá podem ter a certeza,nenhum fdp os vai roubar.
FORÇA PORTO!!!!

...

ahahaahahahahahaah
É só santos no Dragão, continua a fechar os olhos... vamos esperar para ver , depois vem toda a gente lamentar-se.

...

É mais um artigo incendiário, parabens, deves ser mais feliz assim.

Não percebi bem a intenção

Não consegui entender bem o propósito deste artigo que, ainda por cima, está mal escrito em termos de português! Realmente, para não irmos mais longe, importa clarificar que apelidar é "chamar um nome" e não se aplica no sentido em que o autor o colocou no texto!
Se o objectivo era protestar contra a menor importância que a comunicação social lusíada dá ao FC Porto em relação aos rivais de Lisboa, era desnecessário e redundante e esquece algo realmente importante: num país livre e democrático há liberdade de imprensa!
Se o objectivo era demonstrar que o FC Porto é o clube português mais reconhecido no estrangeiro e por força das suas vitórias internacionais, também era desnecessário já que é um facto indesmentível e quem anda pelo estrangeiro constata-o com a maior facilidade onde quer que vá. Recordes do tipo a equipa que mais golos marcou no Dragão, valem o que valem mas são irrelevantes lá fora onde tem muito mais impacto a carreira da equipa na Liga Europa e nas anteriores Champions.
Se o objectivo era provocar os adversários, também me parece que o artigo é desnecessário e, além disso, inoportuno! Estamos em tempo de parar para pensar, de evitar lançar mais achas para a fogueira e artigos provocatórios são bem dispensáveis!
Mas enfim! Mesmo em artigos do relvado, existe liberdade para escrever! Não queiramos é condicionar essa liberdade aos outros, nomeadamente aos órgãos de comunicação social! Têm o direito, a liberdade de serem parciais!

O direito ao contraditório

Não sei se você ainda se lembra do nome da sua primeira professora de português, a minha chamava-se Madalena e marcou-me para toda a vida. Quanto ao meu texto, segundo melhor opinião, não encontro nada que me envergonhe em termos de análise de conteúdo, mesmo tendo em conta que não estamos num exame de português, contudo, aproveito para o aconselhar a ter maior cuidado com a sua escrita, pois, quando afirma sic "era desnecessário e redundante e esquece algo realmente importante", há um exagero explicito na aplicação da conjunção coordenada copelativa.
Cumps.

Têmliberdade mas até a um determinado limite..

"Têm o direito, a liberdade de serem parciais!"
Concordo, mas não têm o direito de manipular as informações a seu gosto.

São jornalista, uma certa profissão em que assumem determinados compromissos.. Bem, dizem-se jornalista..

+1...

...inteiramente de acordo...e não podia subscrever mais as suas palavras, meu caro...

Saudações...

Números..

O relva fala do que era o FC Porto há 25 anos, procurando demonstrar que passou do quase nada para uma enorme grandeza actual. Obviamente que houve um enorme crescimento do clube nas últimas décadas, quer a nível nacional quer internacional, mas é um mito esse que o FC Porto tornou-se grande há 20 ou 25 anos como alguns querem fazer querer. Recordo por isso que:

- há aproximadamente 90 anos conquistamos 4 campeonatos de Portugal
- conquistamos o 1º campeonato da Liga em 1935
- conquistamos o 1º campeonato nacional da 1ª divisão em 1938/39 e novamente no ano seguinte

Tivemos depois um período de menor fulgor com "travessias no deserto" onde

- conquistamos apenas 3 taças de portugal
- conquistamos apenas 2 campeonatos

Mas em igual período..

- inauguramos um estadio de grande dimensão para a época
- construimos pista de ciclismo, piscinas e pavilhão,
- conquistamos muitos titulos no andebol, ciclismo e voleibol , tal como em outras modalidades.

Há 30 anos fomos bicampeões nacionais, há 27 anos estavamos na final de Basileia, há 24 anos na final de Viena. Depois é a história que se conhece.

Sobre o conteúdo do artigo propriamente dito, 2 curtas notas:

CS & PORTO

É chover no molhado. Há quem diga que eles querem apenas vender, mas é inequivoco que há tb outros interesses e outra estratégia por trás. Os portistas não devem perder muito tempo com a CS portuguesa, em particular com a imprensa escrita.

Por outro lado, temos diariamente demonstrações na imprensa internacional da dimensão e do prestigio único do FC Porto. Artigos prestigiantes sobre o FC Porto e AVB. Estamos em 4º lugar no top dos melhores clubes do mundo pela equipa de desporto da CNN só atrás de Barça, Real e Manchester, lideramos o ranking de apostas na LE não pela nossa qualidade futebolística, mas em grande parte pelo prestigio e estatuto que temos, fomos considerados há não muito tempo o clube português mais popular no brasil, etc.

CS & BRAGA

Sobre o Braga, sabemos perfeitamente que só O Jogo de quand em vez lhe dá algum destaque especial. Desta vez o feito bracarense foi abafado pelas vitórias de Porto e Benfica, mas curiosamente lá fora foi a equipa portuguesa que mereceu mais atenção, pois manifestamente foi aquela que cometeu o maior feito.

...

ps - o jogo de ontem entre o Candelária e o FC Porto entrou para a história da modalidade, com um dos finais mais emocionantes de sempre. O Porto no minuto final de jogo vira o resultado de 1 - 3 e manté-se assim na liderança e na perseguição ao DECA.

ps2 - o Porto Canal mostra serviço. Ontem deu uma bela reportagem sobre as instalações de excelência o FC Porto, nomeadamente o centro de estágios, o lar para jovens do FC Porto e o magnífico Vitalis Park.

...

lol