FCP: a melhor defesa da Superliga? | Relvado

FCP: a melhor defesa da Superliga?

 

hAmR diz: "com a saída de Paredes e Jorge Andrade, falou-se que seria difícil o Porto manter a sua defesa em bom nível. Mas actualmente é a equipa com menos golos sofridos (3, todos de bola parada) e a defesa portista parece extremamente sólida. A meu ver, Mourinho só peca por não pôr o RCarvalho a jogar mais tempo... Fez uma excelente exibição contra o Guimarães e merece mais oportunidades! Afinal, o que é que acham da defesa portista? Qual é realmente, a melhor defesa da Superliga?"

FC Porto:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um Facto!

Para aqueles que diziam que o Sr. Pinto da Costa estava velho, que as contratações era fiasco, blá, blá, blá...aí está a resposta dado no local que deve ser dada... dentro das quatro linhas!
Parabéns ao FC Porto.
Outro facto ainda: O FC Porto "arrisca-se" (uma vez mais) a ser o ÚNICO representante Português nas competições Europeias!

Saudações Benfiquistas.

Defesa do Porto

O Porto é neste momento a equipa com o plantel mais equilibrado da Superliga. Tem uma defesa sólida e experiente um meio campo forte e uma boa linha avançada apoiado por um deco em excelente forma.

O factor experiência numa defesa é essencial para fazer face às diversas contrariedades do campeonato, ensinar os mais novos como se posicionar no terreno e como abordar os lances no terreno de jogo e evitar os erros sucessivos como tem vindo a acontecer com a defesa do Sporting.
Nesse aspecto o Jorge Costa (O Pedro Emanuel nem tanto)é excelente para desempenhar essas funções.

E ainda...

É preciso não esquecer os jovens defesas na equipa B, e os emprestados esta época, como o Tonel, que é titular nas selecções jovens.
Já há muito o FCPorto tem vindo a formar jovens de qualidade, principalmente na defesa.
O Pedro Emanuel veio é verdade trazer alguma experiência á equipa. Espero que os jovens suplentes e Bs consigam aproveitar para aprenderem também.

A defesa do FC Porto

O FC Porto de Mourinho é, até ver, a defesa menos batida da (Super)Liga!
Que razões?

Na baliza, a equipa das Antas conta com gurada-redes de grande qualidade, se bem que ainda não tenham estado 100%!
Na defesa, apresentam-se dos melhores laterais que têm passado pelo Porto nos últimos anos.
P. Ferreira é um jovem que ataca bastante, que põe em guarda a ala esquerda da equipa adversária, uma vez que não lhes permite grande descanso. Este jovem defende, jogando ao ataque!
Nuno Valente tem-se exibido em bom nível. É um jogador que não sobe tanto como o seu companheiro da ala direita, mas defende com muito rigor. De quando em vez, ganha a linha de fundo e tira um cruzamento.
Os seus concorrentes não precisam de apresentações! Secretário, apesar de muito criticado, é um jogador que tem dominado o lugar! Agora, nem tanto! Mário Silva, mesmo não tendo jogado esta época, tem a época passada e a experiência no estrangeiro como cartões de visita. Tem um bom pontapé e sobe um pouco mais que N. Valente!

No eixo da defesa... a sobriedade mantém-se! Um já consagrado J. Costa, que compensa a falta de velocidade com um bom posicionamento táctico e com alguma matreirice!
P. Emanuel é um central à imagem de J. Costa, destemido, duro e um pouco duro de rins!
Estas fragilidades da dupla até agora titular do FC Porto é compensado com a maior velocidade dos laterais e, quando joga Baía, com a sua forma adiantada de jogar!
Os "substitutos" desta dupla são dois jovens que eu muito admiro!
Considero, até, que devia ser feita uma aposta à imagem da que era feita aquando da época passada. Um jogador mais possante, experiente, com um destes jovens, mais vigorosos, mais rápidos! A ver vamos se não será uma hipótese com futuro!

No entanto, acho que a pouca permeabilidade do FC Porto, neste inicio de época, se deve MUITO ao meio-campo!
Além da equipa Azul-e-Branca jogar virada para o ataque, o que reduz o tempo de ataque do adversário, o sector intermédio da equipa está a demonstrar um grande pulmão e uma grande confiança!

Costinha tem sido exemplar!
Tacticamente perfeito, enche o campo e aparece a apagar todos os "fogos"!
Eu não era grande admirador de Costinha, mas já dei o braço a torcer e sou, neste momento um grande admirador dele. Como o futebol é... :)
Este médio, contratado ao Mónaco, veio conferir ao FC Porto uma serenidade que não se viu no ano anterior.
A nível aéreo, não me lembro de um trinco com tanta capacidade como «Le Ministre»! ( o nome que lhe chamavam os colegas do Mónaco, devido à sua forma de se apresentar! )
É um jogador impetuoso, mas não é maldoso!
Tem-me surpreendido e não me admirava se, a continuar nesta boa forma, tivesse mercado já no final da temporada! É o tipo de jogador que faz falta a muitas muitas equipas e é apreciado por treinadores. Não procura estar em evidência, não é espalhafatoso... é sóbrio e eficaz!
Este tem sido, para mim, o principal motivo da pouca permeabilidade da defensiva Portista!

Os restantes elementos do meio-campo também têm tido uma palavra a dizer. Deco está bem fisicamente, o que lhe possibilita acorrer a uma maior quantidade de lances e ainda ter vigor para construir o jogo da equipa. Tem-se visto um «mágico» batalhador! Algo que não é muito vulgar!
Maniche, sempre que jogou, desmultiplicou-se em tarefas quer ofensivas, quer defensivas. Também demonstra uma grande frescura física!

Por fim, e para ser o mais justo possivel, tenho de realçar que, também os avançados têm trabalhado bem, no sentido de pressionarem logo quando a equipa adversária faz a transposição de bola desde o sector mais recuado e um elemento comum a todos os que já referi e que temn de ver reconhecido o seu mérito: Rui Faria!
Um preparador com muito método e que tem possibilitado que a equipa de Mourinho se apresente desta forma!!!
A ele, também, os parabéns pelo bom trabalho que vem desenvolvendo!
Se a equipa atravesar toda a época a um nivel destes... temos razões para estarmos confiantes!

Saudações Azuis e Brancas!

Resto do comentário

(...)
Se a equipa se apresentar durante toda a época a este nível... temos razões para sonhar!

Saudações Azuis e BRancas!

Como eu gosto de dizer...

A melhor defesa continua e sera sempre o ataque.
Deste lado o Porto esta muito bem servido.
Mas continuo a pensar no McCarty... Foi mesmo um grande! Mas o gigante de Jankauskas esta la!
So que com o McCarty ainda!!!! Ai Ai! Alguem teria duvidas no nosso valor? Alguem pensava que nao ganhavamos o UEFA?

padrinho

Jogadores bem escolhidos

Nuno imbatível há 347 minutos e uma defesa com 10 jogadores de mais ou menos igual nível.

Mourinho soube escolher a equipe do FCPorto este ano pois além de ter 2 jogadores de mais ou menos o mesmo valor para cada posição, conseguiu escolher jogadores compatíveis uns com os outros em campo.

Afinal de contas vejamos o guarda redes e quarteto defensivo titular e suplente se é que se pode dizer assim pois Vitor Baia e Ricardo Carvalho têm tanto ou mais valores que os titulares actuais:

GR_______Nuno (Baia)
DD_______Paulo Ferreira(Secretário)
DC_______Jorge Costa(Ricardo Carvalho)
DC_______Pedro Emanuel(Ricardo Costa)
DE_______Nuno Valente(Mario Silva)

Da época passado nenhum destes jogadores jogava no Porto(JCosta estava no Charlton) e estão com um grande entrosamento apesar de nunca terem jogado juntos.

Parece-me que o grande segredo de Mourinho foi ter escolhido uma equipa tão equilibrada com jogadores muito compatíveis uns com os outros pois costuma acontecer uma equipa ter grandes craques e eles não jogam bem uns com os outros ou até chegam a ser completamente incompativeis ao mesmo tempo na mesma equipa.

Para mim quem está a contribuir muito para o funcionamente da defesa e ataque da equipa é o Costinha que está a fazer um campeonato fenomenal e é o grande segredo da segurança defensiva do Porto recupera muitas bolas, joga limpo pois faz muito poucas faltas e raramente erra um passe. Merece ser o médio defensivo da selecção.

Penso que este ano o unico sector que tarda a render são as alas pois o Capucho não está em grande forma e o César Peixoto tarda em coseguir provar o grande valor que tem.

Mas se esta equipe tivesse o Mccarthy em vez do Jankauskas a Ponta de lança tinhamos um atáquel muito móvel e mortífero, mas como não vivemos de sonhos temos que nos contentar com o Jankauskas que é bom jogador mas não dá tanto espectáculo como o Mccarthy a combinar jogadas com o DECO. Mas como não há dinheiro para pagar tudo e ainda ir comprar jogadores de 12 milhões...

Nao me admira essa defesa

Caro hAmR:
Olha que o Porto teve semre a melhor defesa do campeonto. Jà a mais de dez anos que o meu FCP tem sempre os melhores defesas. Jà antes do Joao Pinto ainda. Depois veio a dupla Fernando Couto/Jorge Costa ... mais tarde Aloisio/Jorge Costa ... depois Jorge Costa/Jorge Andrade ... e agora Jorge Costa/Pedro Emanuel.
Até os suplentes tenhem qualidade!
E nao falei do Nuno Valente, Paulo Ferreira, Esquerdinha, Nelson, Secretario (nos bons tempos), Rui Jorge...
Até tivemos um Baia de muita grande qualidade mundial!

A defesa nao é nenhuma surpresa no Porto. Mas oque é especial é que tendo uma exelente defesa...é sobretudo uma equipa de ataque. Sempre joga os jogos para ganhar... sendo em Portugal ou no estrangeiro.

padrinho

Re:Nao me admira essa defesa

Ou Fernando Couto/ Aloísio pra mim a melhora da defesa neste ano é essenceialmente defida aos laterais e ao facto dos jogadores serem muito compactiveis uns com os outros e com o estilo da equipe.