Sporting quebra tradição recente e ganha no Dragão | Relvado

Sporting quebra tradição recente e ganha no Dragão

FC Porto não passou da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
 
Nani agradece (Sporting)
sporting.pt

Mais de sete anos depois o Sporting voltou a ganhar no recinto do FC Porto. Neste sábado, num «clássico» do futebol português, logo na terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Sporting tirou os portistas da competição ao vencer por 3-1.

Primeiro minuto, Nani acertou no poste. Segundo minuto, João Mário falhou o remate em zona muito perigosa. Terceiro minuto, Jackson quase marcou. O jogo começou assim, agitado e com oportunidades junto das duas balizas. O Sporting começou melhor, mais esclarecido, o FC Porto respondeu, passou a controlar melhor a bola e pelo meio criava alguns sobressaltos - Adrián rematou para boa defesa de Patrício.

Estava um duelo equilibrado até que houve golos, três, no último quarto de hora da primeira parte. Marcano foi o primeiro, mas na própria baliza; Jackson, com um "chapéu", igualou quatro minutos depois; e três minutos depois outro bom golo, de Nani. O Sporting chegou ao intervalo em vantagem, sobretudo, porque a defesa portista falhou mais em momentos decisivos do que a "leonina".

A equipa da casa poderia ter igualado novamente logo no início do segundo tempo: Jackson permitiu a defesa de Rui Patrício, numa grande penalidade. O FC Porto estava mais virado para o ataque, tinha mais gente na frente, mas isso não foi sinónimo de futebol mais agradável e prático. Momentos confusos, alguns jogadores "trapalhões", perdas de bola de vários jogadores até na defesa - e o Sporting poderia ter aproveitado duas ou três dessas falhas.

Só numa jogada de bola parada Rui Patrício teve que trabalhar (e que defesa) num cabeceamento de Marcano. Nessa fase, a cerca de 20 minutos do final, o FC Porto melhorou, com Jackson e Brahimi a ficarem a centímetros do golo. Enquanto os avançados não marcavam, os defesas e os médios nortenhos voltavam a ceder espaços; desta vez, Slimani ainda permitiu a intervenção de Andrés mas Carrillo marcou na recarga. Faltava pouco tempo para o fim do jogo, não houve tempo para reações - lamenta-se a lesão, aparentemente grave, de Quintero. O Sporting foi mais constante, pressionou mais e melhor, e não deu tantas "ofertas" ao adversário. Por isso ganhou.

Momento do jogo:

Equipas

FC Porto:
Andrés Fernández
Danilo, Maicon, Marcano, José Ángel
Quintero, Casemiro (Rúben Neves), Herrera, Óliver (Tello)
Adrián (Brahimi), Jackson

Sporting:
Rui Patrício
Cédric, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan Silva
William, Adrien, João Mário (Rosell)
Nani, Montero (Slimani), Capel (Carrillo)

Golos: Jackson (34'); Marcano (p.b. 30'), Nani (37'), Carrillo (82')

FC Porto:

Comentários [101]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Resultado justo, o Sporting

Resultado justo, o Sporting mereceu inteiramente passar esta eliminatória, porque foi globalmente melhor.

Rotatividade no FC Porto, questionavel, porém cerca de 12 jogadores do Plantel estiveram nas Selecções respectivas, todavia, a poupança de Alex Sandro, e Tello no banco não me pareceram as opções mais ajustadas, depois, solidificar processos no eixo defensivo com Indi/Maicon é fundamental, é premente criar um nucleo duro, um eixo central que dê consistencia ao processo, por exemplo recordo que o FC Porto de AVB promovia essa rotatividade entre L Europa e Campeoanto, mas mexia 4 pedras, mas nunca pedras nucleares. Este FC Porto que gosta de sair a jogar desde tras, já sofreu amargos de boca com erros infantis ou de desconcentração, em Alvalade, na Ucrania e no Sabado esses erros foram repetidos, e quando assim é ...

Sobre o jogo, Marco Silva ganhou tacticamente, baixou Adrien que jogou a par de WC, João Mário caiu em cima de Casemiro, Nani e Capel fecharam nas alas, e foi este Sporting uma equipa junta, solidária, e que sobretudo soube aproveitar os erros do FC Porto.

Bom, em 3 meses de processo, ao 12º jogo oficial o FC Porto é derrotado, e justamente. Se o Sporting é um Grande, e jogou bem, não poderemos considerar este resultado escandaloso, pese embora termos sido eliminados de forma precoce da Taça de Portugal, 2ª prioridade interna, e prova que o FC Porto já não vence desde 2011. Nestes 12 jogos, apenas identifico um jogo e resultado surpreendentte, e justamente com o Boavista, o jogo de Guimaraes, teve outros contornos, que desnessário será voltar a escalpelizar.

Bom, nada melhor que após um jogo menos bem conseguido, termos já amanhã um outro jogo para a Equipa poder rectificar um mau resultado, e uma exibição sofrível, e volto a entroncar no tema rotatividade, sim é desejavel, mas de forma mais cirurgica, e não desta forma radical, que acaba por descaractarizar a Equipa, e sobretudo impedir que surjam os naturais mecanismos e rotinas, fundamentais num processo de reconstrução de uma Equipa, em 3 meses, ainda não sabemos qual o esboço do onze base do FC Porto, pese embora a qualidade inquestionavel deste Plantel!

Caimos na prova Rainha do Futebol Português, foi um valente "murro no estomago", e agora temos o grande objectivo Campeonato, e superar a Fase de Grupos da Champions, contudo, o tempo é precioso, tempo que nem se compra, e a consolidação de processos urge, para que este conjunto de excelentes atletas formem uma Equipa, para ganhar já amanhã e no futuro!

Este fim de semana, e hoje ainda, a Imprensa escrita/falada apregoa o caos do FC Porto, isto após a sua 1ª derrota da temporada (ao final do 3º mês de competições oficiais, que já teve um ciclo de 5 vitórias consecutivas), e perante um Sporting forte e competente, mas repito, numa eliminátória a eliminar (uma Final). se apostava antes do jogo numa tripla, a mesma justificava-se, tal como se justificou a justiça do resultado. Sim, a tendencia dos ultimos anos do Sporting no Dragão, dava um maior favoristismo ao FC Porto, mas essas tendencias valem, o que valem. Sim, é verdade que a ultima vez que o Sporting ganhou no Dragão foi na temporada 2006/07, há portanto 7 anos, com um golo solitário de outro Tello, e numa temporada em que o FC Porto até foi Campeão Nacional. Depois, a ultima vez que o Sporting venceu o FC Porto no Porto, numa eliminatória da Taça de Portugal, foi justamente na temporada 1986/87, numa Meia Final, com um golo solitário do brasileiro Mário, e nessa temporada o FC Porto sagrou-se pela 1ª vez Campeão Europeu. Escandalo desportivo o Sporting eliminar o FC Porto no Dragão? Francamente não me parece, e se observarmos as ultimas derrotas do FC Porto como visitado com o Sporting, essas mesmas temporadas trazem-nos boas recordaçãoes, sem com isto "tapar o sol com a peneira", o FC Porto pode, e deve fazer muito, muito melhor!

P.S. Foi bonita a festa na Cova da Beira, nem sei se festejaram os golos do Sporting da Covilhá, ou do outro Sporting no Dragão, sinal dos tempos... Será que alguns apaniguados se este Sporting se cruzar nesta prova com o benfica, irão repetir os festejos dos golos leoninos?

Lol...

...

Clap clap clap clap!!!!!!

Cumprimentos.

clube da fruta = equipa de cepos para o caracallhão

o frangueiro do guarda redes espanhol que em três épocas lebou perto 200 golos, ontem lebou mais três
e os defesas do clube da fruta?! o flopteco é que percebe daquilo
ohohoh

Sacana...

Do nomeações atacou outra vez...

Xau Taça, envergonhado...

Estou de acordo com a rotatividade mas esta tem que ser com peso e medida!! Poupar para a Champions? Se fosse contra um Louletano.

No sector defensivo, em 5 posições trocar 3? O Lopetegui está louco? O 1º golo, o auto-golo é claramente falta de comunicação entre Marcano e Fernandéz... Entrosamento? Não há entre ambos...

Óliver já merece banco desde Lviv...
Jackson é um jogador fenomenal...
Brahimi entra só aos 70 minutos?
A perder 1-2 desde a 1ª parte só tivemos o penalty e um cabeceamento à figura na 2ª parte? Muito pouco... Mesmo!

Nem a motivação extra do parolo, Burro do Cªralho levou Lopetegui e jogadores a fazer um jogão do outro mundo. Agora ninguém o cala... Só quando for corrido da Champions pelo Maribor. Mas pronto...

Parabéns ao Sporting pela 4ª vitória da época, pó caralho para Lopetegui para a 1ª derrota da época.

Se não vencerem o Atlético de Bilbau, ele que pare com as substituições à Football Manager! F*da-se!

Tem ao dispôr um plantel de muito qualidade!

Bem, pau na boca e pau no cu para todos :=)

De tudo o que referiste, aquilo que mais confusão me faz como po

portista, é a parte em que ..."nem a motivação extra do parolo"... fez o Porto apresentar-se daquela forma típica do "até os comemos", isso é muito grave, porque já começa a ser recorrente, ainda ontem vi as imagens, e até me emocionei como na altura, em que João Pinto em 93 ao ser apedrejado, cerra o punho na camisola que tanto orgulho lhe dava envergar, e não se escondeu, provocou, mostrou o que é ser Porto, mostrou a Taça ganha, mais atrás, vi Rui Jorge que nem era um jogador desse género, a fazer o mesmo que o seu líder estava a fazer, aquilo é que era ser Porto. Eu nem vou falar da falta de jogadores portugueses, porque existem muitos casos de jogadores "à Porto" estrangeiros, mas falta ali qualquer coisa na estrutura, falta continuidade, falta alma ao clube neste momento, e isso está a passar para a forma como os jogadores se estão a apresentar, depois temos que aguentar, como ano passado, com jogadores após uma derrota a festejarem os anos com bolo numa rede social... isso não é ser Porto, e não atirar com dinheiro e dar todo o poder a um espanhol com 48 anos que nunca fez nada na vida como treinador, que me parece ser solução.

Estava confiante que iríamos

Estava confiante que iríamos vencer mas o Lopetegui trocou-se a ele e jogadores. Jogadores sem entrosamento, jogadores em baixo de forma, jogadores no banco que resolveriam o jogo na 1ª parte, jogadores pré-lesionados. Enfim... digno de amador!, mas não sou tão pessimista como tu.

Doeu-me o futebol praticado, a falta de iniciativa e darem mais motivos para o gordo verde continuar a sua caminhada rumo ao circo.

Para 3ª feira.

Fabiano, Danilo, Indi, Maicon, Alex Sandro, Marcano, Rúben Neves, Herrera, Quaresma, Brahimi e Jackson Martínez.

Parece uma revolução à Lopetegui mas o 11 base tem que ser este neste momento.
Casemiro joga mal e está lesionado.
Óliver em má forma.
Quintero é miúdo para entrar sempre nas 2ª partes.

O Atlético Bilbau está na merda e o FC Porto não tem que entrar receoso.

O "até o comemos" é culpa da direcção que contratou 15 jogadores novíssimos.

FC Porto 2 - 0 Atlético Bilbau

Mas, em última análise eu culpo, para o o bem e para o mal, semp

sempre a direção, porque são eles que contratam os Mourinhos, são eles que contratam os Fonsecas, e no final das contas, são eles os grandes responsáveis por tudo o que se passa no clube.

srº dá-o-cu

a tua mentalidade é igual aos lampiões
esses canalhas usam sempre a morte ou a fatalidade para se inspirarem por isso não ganham nada de relevante apesar de serem barriga de aluguer de grandes jogadores que recebem ordenados que até os alemães não pagam .
NEM A MOTIVAÇÃO BRUNO DE CARVALHO-
quando se tem jogadores que apenas são profissionais de futebol e que não estão no F.C. PORCO para defender causas regionalistas , que não querem ver lisboa a arder, apenas vem a lisboa para jogar futebol é natural que não ganhem ao sporting ,
o sporting em condiçoes normais é que tem o dever de ganhar ao porto se não existir jogos sujos como tentou o arbitro tripeiro e sócio do PORCO com o penalti que marcou
patricio- m,g,r, nacional - contra quem
cedric. d, de portugal
oliveira- futuro melhor central do mundo, contra o maicon este só para rir
wiliam. casemiro que comparação
adrien- com herrera meu deus já acabou o tempo do corre corre
joão mário novo coluna
náni um cristianinho
isto é portugal

Parabéns ao Sporting e seus adeptos

Foi bem ganho.

Vergonha de resultado para o

Vergonha de resultado para o Porto e benfica. Uns perdem 3-1 em casa contra uma equipa que não passa do razoavel, outros apenas ganham 3-2 contra uma equipa que tem uma nota 7 numa escala de 0 a 100

O Flopetegui está-se a

O Flopetegui está-se a aguentar muito bem.

http://www.olopeteguijafoidespedido.com/

Bom jogo do clube da cor dos repolhos.

http://www.youtube.com/watch?

http://www.youtube.com/watch?v=Gjyj32k2vco&list=UUPDEqjqWnqfp1nL3fUH5ShA

o maicon e aprendiz do Paulo Fonseca, so pode...

foda-se...o burro acha que perdeu 3 pontos...

Sim Nuno, porque o Luisão quando fala é eloquência em pessoa,

e JJ nunca cometeu gafes... se um gajo fosse burro por cometer calinadas destas, então JJ que eu acho que é um tipo inteligente, seria um dos seres mediáticos mais burros de Portugal.

Lol... Tinha de vir o Luisão

Lol...

Tinha de vir o Luisão ou o JJ a conversa....

Mas, se quiseres de forma mais explícita,

não te vi a chamar burro a JJ ou a Luisão em nenhuma altura, em nenhuma gafe, mas vejo-te aqui todo contente por causa de uma gafezita sem importância de Maicon, e desculpa lá que te diga, mas isso é uma incoerência desnecessária e ridícula. Foi por isso que falei em Luisão e JJ, a quem repito, nunca chamei de burros, aliás, antes pelo contrário, sempre apreciei a liderança inteligente de Luisão, e a inteligência como JJ consegue passar a mensagem, mesmo com erros insignificantes de linguagem, que fazem parte do seu carisma.

Qures desconversar não é verdade?!?!?

1º já defendi inúmeras vezes quer um quer outro
2º nunca chamei burro como tu acabaste de fazer a nenhum deles

Portanto, se não desconversares vais ver que arranjas lógica no meu comentário, aliás, já leste o meu outro comentário todo, onde me acusaste de ver o lance da mão de forma errada?

Lol inside... Nas palavras de

Lol inside...

Nas palavras de Maicon, tu apareces a falar JJ e quem quer desconversar sou eu...

Pá, ok queres entrar por aí, eu vou repetir novamente.

EU NUNCA CHAMEI BURRO A JJ OU A LUISÃO DAS INÙMERAS VEZES QUE ELES COMETERAM CALINADAS... E ACHO PATÉTICO TU ESTARES A FAZÊ-LO COM UMA GAFE DE MERDA DE MAICON... se não perceberes isto, meu caro, não estás a ser honesto, porque inteligência sei que tens para o fazer.

Mas já chamei eu

Mas já chamei eu eu...Alias...ja estive na brincadeira contigo por causa da forma de falar do Jesus...Nao vejo porque nao posso gozar com a merda que os teus jogadores dizem...

nao fales em honestidade Inside, pois volto a dizer-te...ainda à tempos estivemos os dois a falar da forma de Jesus falar...Nao vou dizer-te que tu és daqueles que gozam com Jesus como faz o Plantel do Porto (dito pelo Kelvin), mas eu sou...e se eu proprio gozo com a forma de Jesus falar...Venha o primeiro que se sinta ofendido por gozar com a merda que sai da boca de um jogador...

Gozei com o Jesus a pronunciar palavras, gozei o Paulo Fonseca por nao saber contra quem estava a jogar, e gozo agora com Maicon por estar tao perdido que nem percebeu que era uma eleminatoria...Se achas que é falta de honestidade minha...Nao posso fazer nada em relação a isso...so te posso pedir desculpa por continuar a gozar com isso...

Ps: Nao foi uma gafe de merda...foi uma gafe de quem esta desnorteado, sem saber a quantas anda...

Não acho, acho que é uma gafe normal,

mas Ok, you made your point... mas, continuo sem te ver a chamar cão a nenhum dos teus jogadores :)

Já te tinha dito... Ha algum

Já te tinha dito...

Ha algum tempo que não tenho katsouranis na luz...

Este fim de semana Bruno Alves s agrediu um colega...

Nuno, vamos lá ver uma coisa, qual é a diferença

entre Maxi e Katso... pá, o Maxi quando está quente, dá porrada para lesionar, tal como, Katso... Bruno Alves era a mesma coisa, Paulinho Santos, idém... agora, chamar cães a jogadores, que dão tudo em campo, mas que perdem a cabeça, não me parecer ser normal...

Tal como, chamar burro a um gajo, por se ter enganado, em vez de dizer que perdeu a eliminatória, pela força do hábito, ter dito que perdeu 3 pontos, parece-me ridículo... achar engraçado é uma coisa, chamar burro é outra.

Tens que ter mais calma, e sinceramente, só me irás convencer (e sei que essa não será a tua principal preocupação no mundo :)) da tua imparcialidade na nomeação dos cães e burros, quando atingires jogadores do teu benfica agora, com esse mesmo rigor.

Ainda assim, acho que és muito agressivo, até parece que nunca jogaste à bola com amigos e te passaste...

Ó Pah...

... Não vi o jogo, mas pelo que me foi dado a ver em resumos muito sintéticos, não me custa nada dizer, que foi justíssimo... Os erros pagam-se caro, muito caro, e como já o tinha dito no inicio do campeonato, esta equipa do Sporting com 2 alas/extremos como Carrilo e com Nani, podem provocar estragos a qualquer defesa nacional, como internacional...

Aproveito para endereçar os meus parabéns ao Rafiki, e ao JASS...

Mas agora voltando um pouco o bico ao prego, eu queria dizer, ou perguntar aqui à bichona cá do Burgo, e por arrasto ao Rafiki, que foi na conversa desse perdido, o porquê de o Rascord, não ter publicado esta foto...

https://www.facebook.com/antibenfica/photos/a.379759664827.158818.279128...

Quanto à bichona, e ao Rascord, toda a gente sabe, por que linhas intelectuais se movem, mas já quanto ao Rafiki, fiquei um pouco desiludido... Mas pronto, também tem direito a ser vitima da feroz propaganda encarnada, e intelectualmente corrupta...

Lol ...

...

Clap clap clap clap!!!!!!

Cumprimentos.

Obrigado pelos parabéns! Não

Obrigado pelos parabéns! Não digo que não esteja contente com a vitória, mas não interessa muito como se começa, mas sim como acaba e espero felicitações quando e se conquistarmos algum título.

Lolol...

... Ó JASS, só te dei os parabéns pelo jogo de ontem... E já agora, a partir do momento que fiquei de fora da taça de Portugal, não me importo nada de te dar os parabéns se conquistares a taça... Mas ficava bem fodido, ter que te dar os parabéns em todas as outras competições, em que entre o Porto... :-)

Não gostando nada do estilo patético de BdC, Jass, ao ler

o teu comentário, não deixo de sorrir, e perceber que o homem está a conseguir transformar o clube por completo, pelo menos para já...

Cpts.

Ps. Não te dou os parabéns, simplesmente, faço algo bem mais grave para o meu clube, reconhecer que foi uma vitória COMPLETAMENTE JUSTA!!! e em tantos níveis que nem sei por onde começar, pela identidade que o Sporting revela hoje em contraste com a perda de identidade do Porto, pela forma como ficou demonstrado que vale mais uma grande organização que dinheiro atirado aos problemas, olha, foi justa...

E já agora, finalmente podes dizer, que GRANDE MEIO CAMPO QUE O SPORTING TEM!!! Andei sempre a criticar André Martins, até chegei a afirmar que era melhor a vinda de um médio de classe que Nani, mas eis que surgiu este grande João Mário, um 10 dos tempos modernos, ou seja, um híbrido entre o 8 e o 10...