Rio Ave ainda ameaçou mas houve goleada no Dragão | Relvado

Rio Ave ainda ameaçou mas houve goleada no Dragão

Reta final eficaz foi fundamental em mais uma vitória caseira do FC Porto.
 
Cristian Tello no FC Porto

Quase um mês depois o Estádio do Dragão voltou a receber um encontro do FC Porto, que neste domingo bateu um perigoso Rio Ave por 5-0, no último duelo do dia, relativo à 11.ª jornada da I Liga. A equipa portista voltou a ficar um ponto do Vitória de Guimarães e a três do Benfica; o Rio Ave, no oitavo posto, deixou "fugir" o Sporting.

Cedo poderiam ter surgido dois golos portistas, por Danilo e Jackson. Não surgiram mas o FC Porto continuou a tentar, com velocidade, com pressão em praticamente todo o terreno, que agradava aos seus adeptos. Durante os primeiros minutos o Rio Ave preocupou-se sobretudo em defender mas foi recuperando fôlego e subindo no terreno com o passar do tempo. O conjunto da casa foi perdendo o "gás" inicial, os visitantes foram ganhando confiança e Ukra teve espaço para marcar. Num primeiro tempo com fases distintas, não houve golos até ao intervalo.

O percurso crescente do Rio Ave passou por um revés forte no segundo minuto da segunda parte, graças ao golo de Tello. No entanto a equipa de Pedro Martins não desistiu e, logo a seguir, o rumo do jogo poderia ter sido alterado, em dois momentos. Primeiro, num remate forte de Wakaso (bela defesa de Fabiano) e depois quando Herrera tocou na bola com os braços na sua área - grande penalidade por assinalar. E lá continuou o Rio Ave a insistir; nesta fase foi mais frequente vermos a bola a rondar a baliza de Fabiano do que a de Cássio. Faltou discernimento (e alguma qualidade) para o golo do empate, que nunca surgiu.

Nos últimos 20 minutos, quando o cenário mudou, a qualidade dos intervenientes ofensivos também foi outra. Cássio ainda começou por ser o "salvador", perante Danilo, Marcano e Casemiro; mas não conseguiu impedir o segundo local, por Jackson. O Rio Ave voltou a responder, numa segunda parte de atitude positiva, enviou a bola ao poste e levou a que Fabiano fizesse uma defesa complicada, mas não chegou mesmo ao golo. Que merecia. O que o conjunto visitante não merecia era sofrer mais três golos, mas estes aconteceram: marcaram Alex Sandro, num ressalto caricato, Óliver e Danilo - em dois belos momentos. A eficácia do FC Porto no último quarto de hora, perante um adversário já descoordenado, ditou um resultado inesperado até então.

Equipas

FC Porto:
Fabiano
Danilo, Marcano, Martins Indi, Alex Sandro
Casemiro, Herrera (Quintero), Óliver
Tello (Quaresma), Jackson, Brahimi (Rúben Neves)

Rio Ave:
Cássio
Lionn, Prince, Marcelo, Tiago Pinto
Pedro Moreira (Luiz Gustavo), Wakaso, Diego Lopes
Ukra, Esmael (Del Valle), Zeegelaar (Hassan)

Golos: Tello (47'), Jackson (78'), Alex Sandro (89'), Óliver (90'), Danilo (90')

FC Porto:

Comentários [66]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lopetegui começa a deixar cair a sua teoria perante a prática

do futebol português, e isso é muito bom...

Novamente repetindo o 11, só com uma alteração, não inventando taticamente como fez no Estoril, e assim sendo, a equipa, apesar de ainda não estar a carburar às mil maravilhas, dá mostras de estar a evoluir, os jogadores revelam aqui e ali melhor entendimento, Herrera é cada vez mais o 3º médio, como era Guarín no tempo de AVB, ou seja, o organizador atrás, o box to box menos inteligente mas mais acutilante à frente... a melhor posição para Herrera. Fica para saber se Oliver chegará para fazer de Moutinho contra equipas maiores, mas também, Herrera chega a mais lados defensivamente que Guarin chegava...

Mesmo assim, apesar de alguns movimentos interiores interessantes - fruto das rotinas e de algumas mudanças de Lopetegui - foi um jogo complicado contra uma equipa madura, que sabe o que quer em cada momento de jogo, não foi um jogo nada fácil.

Não sou fã de Tello, já não o era quando ele jogava no Barça, mas tenho que admitir que aquele golo desbloqueou muita coisa, e esteve bem com a sua velocidade, mas continua a precisar urgentemente de um cérebro naquela cabeça... Indi terá feito o pior jogo desde que chegou ao Porto, e como não fez uma tão má exibição como isso, mostra que ele é mesmo regular...

De positivo, Herrera muito bem, Casemiro cada melhor naquele lugar, Oliver dando à equipa aquilo que ela precisa a cada momento, e Fabiano imperial nas alturas (tem tudo para se tornar num dos poucos grandes guarda redes do futebol mundial, a questão, é que tem que se acalmar em alguns momentos e não confiar tanto nas suas grandes qualidades, enquanto continuar a não comunicar com a defesa, a sair a tudo o que é bola, será sempre um muito bom guarda redes, mas...).

No fundo, uma boa vitória contra um adversário complicado, espera-se continuação nacional.

Para Coimbra, e com Indi e

Para Coimbra, e com Indi e Casemito no 4º amarelo, e no risco, eu Treinador de bancada colocaria o Maicon e o Ruben a suibstituir aqueles dois!

Na Jornada de Champions com o Shakthar jogaria assim: Fernandez; Ricardo, Maicon/Marcano e Martins Indi (lateral esquerdo); Casemiro, Ruben e Evandro; Quaresma, Adrian (ou Quintero) e Aboubakar!

Pouparia para o Clássico Fabiano, Danilo, Alex, Herrera, Oliver, e o tridente de ataque, 8 unidades, e aquele one mesmo sem rotinas oferece garantias!

O António Silva Campos não diz nada?!?

Depois do BENFICA - Rio Ave do mês passado, o presidente dos vila condenses António Silva Campos decidiu falar do árbitro:

"O presidente do Rio Ave, António Silva Campos, não estava satisfeito no final do jogo. O líder dos nortenhos acreditava que a sua equipa merecia, “pelo menos”, um empate. Mas não se ficou por aí e aproveitou para criticar o árbitro auxiliar no lance do golo anulado a Esmael"

http://1.bp.blogspot.com/-Cdg_ulBbJok/VFZX8C4YuKI/AAAAAAAAONk/hoK8AVxF37...

Ou seja, um lance bem ajuizado pelos árbitros, mas que mesmo assim levou o António a fazer barulho e provocar a que durante vários dias se falasse numa decisão acertada como se fosse uma má decisão.

Ontem, frente aos corruptos houve uma série de más decisões contra o Rio Ave

https://scontent-a-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/s720x720/17809...

Não encontrei nenhuma declaração do António... alguém sabe se ele está acamado? Ou é mais um que não se importa de ser roubado contra os corruptos?!?

PS.- Quem não gosta de ser roubado por corruptos são os jornalistas ingleses. Reparem o que dizem (dailymail) da transferência do Magala para o City:

"Eliaquim Mangala: There should be an investigation by the Fraud Office into how this guy cost £32m. Unforgivable to pay this amount. It seems impossible on the evidence so far."

Uma fraude que devia ser investigada?
Imperdoável o que o City pagou?
Parece impossível?
Não, é apenas mais um ex jogador dos azuis e broncos... sem a vitamina Casagrande, sem a proteção dos árbitros e sem comunicação social submissa aos interesses corruptos...

http://oantitripa.blogspot.pt/

Por falar em fraudes...a PJ

Por falar em fraudes...a PJ não investiga o benfica porque são tantas que nem sabe por onde começar.

Mas eu vou dar uma de bruxo e deitar a minha profecia para a próxima jornada.

Um árbitro de Braga arbitrará o benfica-belenenses que já foi adiado por uns dias (conflitos com a liga dos campeões! ficariam com menos de 96h para descansar quando já foram eliminados lol)
O presidente do belenenses vetará novamente a utilização de Miguel Rosa.
...
e claro....para contrastar um pouco....benfica será novamente ajudado pelas arbitragens...colinho!

Ontem o Pedro Moreira

Ontem o Pedro Moreira defrontou o FC Porto no jogo com o Rio Ave.

Veremos se sabado o Miguel Rosa ou o Deyverson defrontam o benfica!

Ambos desvinculados, mas cedidos, será que esta semana surgirá uma milagia sem esforço?

belem 0 benfica 1 época passada, afirmações de Marco Paulo Treinador do Belem:

Ausência de Miguel Rosa
«É um assunto sobre o qual a administração é que deverá falar. Não foi opção técnica, nem estava lesionado»

PBX, Eis um blog de adeptos

PBX,

Eis um blog de adeptos enganados, os MAIS MAIORES GRANDES IMBECIS!

Vamos a factos:

Jornada 11 golo irregular de Luisão em Coimbra aos 45 minutos que mata o jogo!

Jornada 10, Matias isolado, com 2 metros em jogo, jogada anulada. 2º golo de Jonas muito duvidoso!

Jornada 9, Duvidas no golo de Esmael, golo de Talisca precedido de falta de Maxi sobre Ukra!

Será que as ultimas 4 Jornadas foram uma fraude? Não me parece...

Imprensa centralista,

Imprensa centralista, salazarenta, bafienta, sulista, elitista e benfiquista, durante estas duas semanas de paragem do Campeonato, tentou subvalorizar o FC Porto, e comparar o FC Porto de Lopetegui ao FC Porto de Fonseca.

Então, durante 2 semanas, lemos e ouvimos, vezes sem conta, que o Porto de Fonseca no 1º terço do Campeonato, tinha um registo pontual superior ao Porto de Lopetegui, omitindo porém, que a 10ª Jornada do Campeonato passado era de facto o 1º terço do Campeonato, e neste Campeonato com 34 Jornadas, a 10ª Jornada não corresponde ao 1º terço do Campeonato, isto é, o 1º terço deste Campeonato anda pela 11ª ou 12ª Jornada, isto com as tais 34 rondas!

Factos :

FC Porto à 11ª Jornada com Paulo Fonseca 24 pontos (21-08) saldo positivo de 13 golos, com uma derrota, sendo esse terço do Campeonato, o melhor registo do FC Porto de Fonseca, foi sempre líder no 1º terço!

FC Porto à 11ª Jornada com Lopetegui 25 pontos (24-05), saldo positivo de 19 golos. sem derrotas, pese embora acumular 2 empates por culpa propria (Boavista e Estoril), e um empate em Guimaraes, com o beneplacito de um qq Rufo!

Na Champions, FC Porto de Fonseca, estava à 5ª Jornada, com 5 pontos (mais pontos que o actual benfica), (4-5) de GA, e à 5ª Jornada estava apurado para a L Europa, e com pé e meio fora da Champions!

O FC Porto de Lopetegui, está á 5ª Jornada na Champions, apurado como 1º clasificado, com 13 pontos, sem derrotas, e com GA de (15-03)!

Veremos se a tal Imprensa "inclinada" irá reformular os numeros comparativos deste 1º terço do Campeonato. Isto porque, a omissão dos erros da arbitragem tem sido constantes. Imgaino se o FC Porto tivesse metede de decisões favoraveis da arbitragem nestas 11 Jornadas, o benfica em 11 Jornadas, teve 8 arbitragens com claros beneficios, e eu pergunto, se o FC Porto tivesse tido 4 jogos beneficiado (apenas metade), imagino o chinfrim, a algazarra a balburdia que se iria escerever e afirmar!

Bruxo

Tu é que estas a ter uma opinião pouco periférica das coisas.O teu comentário é , facto, facto e nunca existem nuances.

A diferença é de 1 ponto, tudo bem,é um facto, mas quanto custou esse ponto por esta altura?É que o investimento feito no plantel do PF, não é o mesmo do Lopetegui, quer nos valores das contratações, como na pauta salarial, a não ser que penses que Tello , Casemiro, Brahimi, Lopez, Torres, vieram todos para o Porto jogar de graça.

Por esta altura o Porto ainda estava na Taça de Portugal.

Outra coisa, é a liga dos campeões.Achas que é possível comparar o grau de dificuldade do grupo do ano passado para o deste ano?É que a meu ver não.Atlético de Madrid (finalista) e Zenit, são bem melhores que Shakhtar, Bilbau e BATE.

»Por esta altura o Porto

»Por esta altura o Porto ainda estava na Taça de Portugal.»

Sim, havia eliminado na 1ª eliminatória o Trofense no Dragão, e esta época perdemos e bem com o Sporting. Em contraste, na temporada passada o Sporting foi eliminado na Luz, com o beneplacito do Duarte Calabote!

Sobre a Champions, o Porto podia e devia fazer mais na Edição passada, com o Austria, Zenit e o forte A Madrid, os Russos, nesta fase sempre fraquejam. Nesta Edição o "patinho feio" Bate, o mesmo Bate que bateu há 2 anos o Campeão Europeu, o Shakthar com varios Internacionais brasileiros, e com muitas passagens à fase seguinte (mais particiapções na Champions que o benfica por exemplo), ou um 4º classificado da L Espanhola, teóricamente era mais acessivel, mas o Porto nao deu tiros nos pés, e por ex ganhou em S Mamés, e carimbou o passaporte outra vez... Quantas equipas Europeias ganharam em S Mamés?

Grupo

Parece que custa muito dizer, "é verdade, o grupo do Porto o ano passado era mais complicado".Tambem não me respondeste se a dificuldade - orçamento/transferencia/salários, também está proporcional.

Mas não me importa, não é o meu clube.Só acho que estão a exagerar nesta qualificação, então a crónica do Vitor baia no record, é do mais bipolar que existe, o que é uma pena, porque acho que tem uma excelente postura, fora dos relvados.

O Porto á Jornada 5, é lider

O Porto á Jornada 5, é lider do seu Grupo, mesmo sem jogar a 6ª Jornada!

O benfica, do Pote 1, atingiu um record inédito na Champions, o primeiro Clube do Pote 1, que em 23 Edições da Champions atingiu brilhantemente o ultimo lugar à 5ª Jornada na Fase de Gripos. Facto que deve ser relevado pelo insitados Rankings UEFA!

O sócio&adepto do Bayern Munique nao poderá afirmar o mesmo, o Bayern não conseguiu alcançar esse record do benfica na Champions!

Daniel do "ontem", deixei factos., e pergunto-te se o orçamento do FC Porto esta temporada será superior ao benfica!

Orçamento

Se englobares salários, obviamente que é.

»Se englobares salários,

»Se englobares salários, obviamente que é.»

Ora vamos fazer um mero exercicio simples. Do plantel que terminou a temporada passada saíram 10 jogadores: Oblak, Garay, Siqueira, André Gomes, Markovic, Cavaleiro, Rodrigo, Djuricic, Cardozo e Funes Mori. Destes 10 jogadores, Garay e Cardozo emagreceram a folha salarial. Em contraste entraram/regressaram nesta temporada 15 jogadores: Julio Cesar, Lisandro, Cesar, Eliseu, Benito, Samaris, Cristante, Talisca, Pizzi, Ola John, Bebe, Jara, Jonas, Derley e Nelon Oliveira. Isto é, sairam 10, e entraram 15 jogadores, saíram 2 jogadores com salarios elevados (Garay e Cardozo), e entraram Julio Cesar que prescindiu dos 3,5 M€ do QPR, e Jonas que tinha um salario a rondar os 1,8 M€ liquidos no Valência, provavelmente ambos, desprezaram salários elevados, e outros contratos tentadores, pelo amor incondicional que revelam ao Benfica. E a questão que coloco é muito simples, será que o Orçamento do Benfica emagreceu relativamente à temporada passada? Será inferior ao orçamento do FC Porto? Na temporada passada foi claramente superior!

Orçamento

Claro que é inferior, e o do Porto superior, isso nem é questão.
Questão aqui é que o Porto o ano passado do PF, tinha a vida mais complicada, porque jogou contra o melhor Benfica, que tenho memória, e teve um grupo complicado na Champions, que apostou tudo, como se estivesse a jogar na roleta e deu-se bem.Perde na meia final da taça de portugal , contra o melhor Benfica.

Chegou a estar a 5 pontos do Benfica, e de repente, o Porto quebrou, metade da equipa queria sair, e não se viu uma direcção a apoiar o treinador.Por algum motivo se falou da "morte" da super estrutura.O problema?Empresários e gamelas.

Porto da época passada, que já com Luís Castro, perde na liga europa contra o sevilha que acaba por ganhar a competição.Em resumo europeu, o Porto acaba por ser eliminado da Champions pelo finalista vencido, e na liga europa pelo finalista vencedor, com um orçamento e investimento completamente irrisório, em comparação ao desta época, isto é a realidade do que se passou.

Depois do que o Porto investiu esta época, ser campeão nacional é a obrigação, da mesma maneira que o Benfica a época passada pelo que investiu.

No Porto não estão habituados a não ganhar, por isso o Paulo Fonseca saiu cedo, mas para mim tem qualidade para vingar, só precisa de tempo.PF, MSe o NES, são os treinadores com mais potencial que vejo para terem boas carreiras.O Marco também se não ganhar nada, duvido que aguente a segunda época toda, e só não digo já esta, porque o Sporting não é um clube ganhador nos ultimos anos.

Dou-te o exemplo do Mourinho na liga espanhola em muito parecido com o caso do PF, que levou com o melhor Barcelona e melhor equipa de sempre do futebol mundial, já o PF levou com o melhor Benfica dos ultimos anos.Fez disso o Mourinho pior treinador?não me parece.Isto fez do Paulo Fonseca pior?não me parece.Podem me vir com a conversa que existem treinadores que não tem perfil para treinar grandes, mas para mim ele tem.Gostava que me desse razão como treinador do Benfica, sinceramente gostava que se JJ saisse, Benfica tivesse a lucidez de o contratar.

Vitória justa

apesar de achar que o Porto não jogou por aí além, a qualidade superior dos seus jogadores fez a diferença nos momentos cruciais: melhores cruzamentos, melhores assistências, melhor finalização.

O jogo do Dragão não será o jogo do título, mas se o Benfica ganhar dificilmente o campeonato fugirá depois da tragédia europeia.

Uma eventual vitória só acontecerá se Tello - e pela lógica terá que ser titular, digo eu - estiver num daqueles dias em que não joga nada. Se estiver num dia "sim", estamos fodidos.

Ainda assim, acho que nada se decide nesse jogo, se o Benfica

ganhar, mesmo que fique com 6 pontos, acho possível o Porto apanhar o Benfica... se o Porto ganhar, ganha ali um pequeno ímpeto, mas estou em crer que se Lopetegui se apanha a respirar melhor, lá inventará ele novamente, nada ficará definido nesse jogo.

Inside, tens que ler melhor

o que escrevo, pois não disse que o derby de dia 14 será decisivo, mas que dificilmente o Benfica deixará escapar o título sem jogos europeus e num campeonato tão desnivelado como este está a ser. Claro que posso estar enganado, mas é esta a minha convicção. Até porque não vejo o Porto tão forte como seria de esperar da "soma aritmética" dos seus jogadores, e em Janeiro perderão Brahimi por uns 5 ou 6 jogos.

Seja como for isto será sempre meramente especulativo, pois não sabemos o que vai acontecer no Dragão, nem quantas vezes o Benfica e Porto escorregarão até Maio.

O Porto terá Champions, e o

O Porto terá Champions, e o benfica terá o Braga nos oitavos da Taça a meio da semana, e depois, os Quartos Final se superar o Braga, e 2 jogos nas Meias Final, todos jogos intensos, a meio da semana!

Contarás em Janeiro com Enzo e Gaitan, ou Enzo e Salvio?

Brahimi falhará 4 jogos, com Belem, com Gil, Penafiel e Maritimo. Há Quaresma, Adrian, ou o Ricardo, mas fará falta, mas nas alas há excesso de opções e de qualidade, tu não poderás aformar o mesmo!

Por exemplo, Jackson/Brahimi e Tello, ou Aboubakar, Quaresma, e Adrian, com o Shakthar apostava no 2º tridente. Ontem tinhas essas opções, hoje vislumbras isso no benfica?

Acabas por considerar o jogo decisivo, pelo menos, pelo lado

benfiquista da coisa :) se achas que uma vitória te aproxima tanto do título... atenção, até podes estar certo, são só opiniões, na minha, partilhando da tua ideia, que o Porto ainda não me convence totalmente, acho possível uma recuperação, ou melhor, acho mais que possível uma recuperação... ainda assim, Lopetegui pode-te dar razão.

Ainda assim, espero que estas hipotéticas contas, fiquem para sempre no campo das hipóteses, e não se materializem :)

Decisivo, não,

mas QUASE decisivo em caso de vitória nossa. Quase, porque uma recuperação vossa será obviamente possível mas, no meu entendimento, improvável.

»mas QUASE decisivo em caso

»mas QUASE decisivo em caso de vitória nossa.»

Factos 1 nas ultimas 36 temporadas, o benfica apenas 2 X ganhou ao FC Porto como visitante!

Facto 2, em 4 jogos fora deste benfica, com equipas de nivel, perdeu 3 jogos, e empatou no Monaco!

Tendencias, factos e estatisticas!

E se queres conhecer o futuro, observa atentamente o passado, mas nada invalida que seja um jogo de tripla, mas com favoristimo claro do FC Porto!

«E se queres conhecer o futuro, observa atentamente o passado»

este gajo(a) é o maior, hehehehehe...
triste do crlh!

Dados, mas sobre o jogo, se JJ colocar o Benfica a jogar

à equipa pequena - não há mal nenhum nisso, Mourinho está sempre a fazê-lo quando essa é a sua melhor hipótese de ganhar - acho que estará mais perto da vitória do que se quiser assumir o seu jogo... acho que o Porto contra equipas que se fecham muito continua a ter alguns problemas, e o Benfica tem melhores jogadores a defender que essas equipas, e melhores jogadores a aproveitarem os espaços lá na frente que essas mesmas equipas, pode ter boas hipóteses de ganhar... se jogar no seu estilo, aí somos claramente favoritos, mas para mal dos meus pecados, acho que Jesus vai ser pragmático.

Ok, mea culpa...

sabes que eu tinha uma opinião parecida à tua, quando uma equipa se apanha com uma boa vantagem, perto do final da 1ª volta, também dava o título como quase perdido, desde que acompanho futebol, quase sempre tem acontecido assim, porém, Vítor Pereira provou-me a falência desse pensamento, quando a história nos diz, que uma equipa que vai à frente tem maior facilidade em ganhar os seus jogos, e a equipa que vai atrás, maior facilidade em perder pontos, nessa época, que ainda assim temos que considerar atípica, VP com a sua força, provou que nada está decidido "until the fat lady sings"...

Mas, é verdade que a história mostra-nos que quem ganha vantagem a partir de uma certa jornada, acaba com maior ou menor dificuldade ganhar o campeonato, com raras excepções... e realmente, este Benfica de JJ sem competições europeias, pode ser um osso muito duro de roer...

Antes de pensares em Tello, Brahimi, Martinez ou Herrera

tens que pensar na tua casa, e o grande problema que tens na tua casa nestes jogos, tem um nome: Jorge Jesus. E não é só pelo nervosimo que ele denota nestes grandes jogos, é também pela tática com que ele teimosamente joga, ou pelas mudanças (na minha opinião, necessárias) insuficientes pela falta de rotina que ele protagoniza a partir do banco, para suster os Portos de AVB ou VP... ou seja, o principal problema de JJ nestes jogos, não é a preparação do jogo em si, é a tática que JJ utiliza em todos os outros jogos, e mudar o chip é muito complicado.

Contra equipas do mesmo campeonato do Benfica ( o Porto de Fonseca não o era), as vezes que vi um melhor Benfica, foi quando JJ assumiu a superioridade em confronto direto do seu adversário, e desceu linhas, um exemplo foi o jogo do Kelvin, em que ele jogando à equipa pequena quase que conseguiu o objectivo, e aí sim, foi traído pelos nervos, porque penteares 1000000 vezes por segundo o cabelo, é um sinal forte para a equipa... uma equipa será sempre a cara do seu treinador.

»Uma eventual vitória só

»Uma eventual vitória só acontecerá se Tello - e pela lógica terá que ser titular, digo eu - estiver num daqueles dias em que não joga nada. Se estiver num dia "sim", estamos fodidos.»

Bom, o Futebol é um jogo colectivo, e apenas abordas individualidades? O Tello tem sido irregular, mas se for titular, e tiver um apagão nesse Clássico, ainda há um "banal" Brahimi (jogo pouco nos grandes jogos), um Quaresma, um Jackson, ou um Quintero na bola parada...

Não entendo o 2º e 3º paragrafo.

Relativamente ao 1º paragrafo, sim a vitória do FC Porto foi penalizadora para o Rio Ave, numeros exagerados. Mas esta vitória do FC Porto não foi clara, apesar de excessiva? Queres comparar esta vitória, com a derrota do Rio Ave na Luz? Se os melhores jogadores do FC Porto ontem fizeram a diferença, na Luz o Mota & Companhia desempataram!

Por partes:

1º parágrafo: nunca ninguém me verá com discursos medíocres do tipo só-ganharam-por-causa-do-fiscal-de-linha sempre que o vencedor tenha sido quem melhor jogou. Sim, a vitória do FCP foi clara, não venho aqui para berrar insinuações.

2º parágrafo: tenho a convicção que muito provavelmente, e atenção ao advérbio de modo PROVAVELMENTE, o título não nos fugirá se ficarmos a 6 de vocês no final deste ano. A estatística dos campeonatos dir-nos-á que raramente o lider do campeonato esbanja uma vantagem destas a partir da 2ª volta, além de que esta tristeza de não termos mais jogos europeus terá os seus benefícios. Naturalmente as probabilidades poderão sair furadas, mas aí só poderei dizer que o Benfica terá sido MUITO incompetente.

3º parágrafo: Se Tello estiver num dia bom, daqueles em que em 4 ou 5 arrancadas marca/ assiste um golo, o Porto ganha, porque o André Almeida é esforçado, mas soferível como DE. Claro que Brahimi, Jackson e Quintero podem resolver, mas o que mais me preocupa à partida são os ataques pela vossa direita.

Opiniões e considerandos, apenas isto. :)

Mas qual tese, meu

isto é só uma "projeção de probabilidades". Sim, acho provável que o Benfica seja campeão caso vença no Dragão, só isso. Se discordas, é a tua opinião.

Além de que esta conversa nem é útil, estamos somente no campo das hipóteses. Take it easy, blue witch! ;)

»A estatística dos

»A estatística dos campeonatos dir-nos-á que raramente o lider do campeonato esbanja uma vantagem destas a partir da 2ª volta»

Em 2011&12, à 20ª Jornada o benfica era lider com 5 pontos de vantagem para o FC Porto, á 30ª Jornada o FC Porto era Campeão com 6 pontos de vantagem para o benfica!

Em 2012&13, à 27ª Jornada, o benfica tinha uma vantagem de 4 pontos para o FC Porto, e o FC Porto foi Campeão!

Já desmontei a tua tese com factos bem recentes!