FC Porto: porquê insistir no 4-3-3? | Relvado

FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

 

Pessoalmente parece-me um erro funesto! O plantel, aliás tal como no ano passado, não parece nada talhado para o 4-3-3, pois faltam extremos que possam alargar o jogo de ataque e eles são fundamentais nesse sistema. Por outro lado, os médios também não se encaixam no sistema pois faz falta alguém que, como Lucho Gonzalez, consiga organizar o futebol da equipa dando-lhe imprevisibilidade que os médios actuais do clube não conseguem fazer.Na verdade, o plantel está traçado para jogar em 4-4-2 e fico apreensivo que Villas Boas teime num 4-3-3 tão repetitivo e pouco eficaz. Em vez de tentar fazer de Hulk ou Varela extremos, porque não aproveitá-los como avançados que jogam a partir das alas para entrarem em diagonal? Em vez de obrigar Rodriguez ou Ukra a serem extremos, porque não deixá-los jogar naturalmente como médios-ala, partindo mais de trás para organizar e alargar o jogo de ataque?O FC Porto ganhou três finais europeias a jogar em 4-4-2! Em todas elas a equipa soube fazer o que era necessário para ganhar! Porquê vir dizer que o 4-3-3 é que é natural? Já no ano passado, com um plantel de carcaterísticas muito semelhantes, Jesualdo Ferreira insitiu até ao disparate num modelo táctico que não se adequava aos jogadores. Só depois de perder grande parte dos avançados, e todos os que podiam fazer de extremos, é que teve de jogar em 4-4-2 por, de todo em todo, não o poder fazer no seu sistema favorito. Para grande surpresa sua, o Porto passou a jogar melhor! Será que é preciso a mesma coisa este ano?dragao13

FC Porto:

Comentários [67]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Faltam extremos ?!??

Porra não me digas que: Varela Hulk Rodriguez James Ukra Mariano São médios interiores !!! Vamos ter calma e deixar o Villas trabalhar.Certamente que terá "outros" esquemas.

Re: Faltam extremos ?!??

Não Curva, não disse nem penso que são médios interiores! Mas lê o que respondi ao Gumball e percebes porque não os considero extremos com a excepção do mais fraco de todos: Mariano. Mas, diga-se, também não limitei o caso aos extremos! Falei também dos médios que me não parecem indicados para o 4-3-3!

Re: Faltam extremos ?!??

Eles não são extremos,são sim avançados! Não é qualquer equipa que joga com 3 avançados,Villas vai assumir esse risco,só lhe posso desejar boa sorte. Quem sofre com isto é o excelente Falcao,ainda ontem disse "ai se Falcao tivesse um Drulovic". Cumps

Ainda é cedo para falar mas...

...parece-me que o Sporting tomou uma das decisões mais acertadas dos últimos anos. MEsmo que tenha sido sem querer. Mas, como digo, ainda é cedo para falar!

Re: Ainda é cedo para falar mas...

Porra Catota! És mesmo muito capaz de estar com a razão! Ainda é cedo, é verdade, mas há coisitas, pequenos pormenores que não me agradam mesmo nada! Um abraço!

Re: Ainda é cedo para falar mas...

1 não 2, AVB e moutinho!

Re: Ainda é cedo para falar mas...

ate ai o sporting nao tomou decisao acertada ja que foi o AVB a negar o convite, porque este sporting esta talhado as mas decisoes com o JEB no comando.

off-topic - Relvado.com no FACEBOOK !! :-)

http://www.facebook.com/group.php?gid=145139205513218 Cumprimentos e divulguem

Re: off-topic - Relvado.com no FACEBOOK !! :-)

no meu trabalho...não posso ir :(. só posso ir ao facebook sabado :(

Re: off-topic - Relvado.com no FACEBOOK !! :-)

Adicionas no Sábado ... :-)

Re: off-topic - Relvado.com no FACEBOOK !! :-)

pois, e ver se não esqueço é de vir ao artigo para saber o endereço do relvado no facebook. se não fosse o meu artigo não havia facebook e relvado ;)

Re: off-topic - Relvado.com no FACEBOOK !! :-)

;-) Pesquisas por relvado e deve aparecer logo ...

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

O plantel, aliás tal como no ano passado, não parece nada talhado para o 4-3-3 , pois faltam extremos que possam alargar o jogo de ataque Varela Cristian Rodriguez James Rodriguez Hulk Ukra Mariano Falta de extremos???

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Como expliquei no artigo, o Hulk e o Varela são avançados que, naturalmente, partem da ala para o meio em diagonal. Não são extremos puros que vão à linha de fundo cruzar para trás! O Cristian Rodriguez, o Ukra e o James são médios alas que se sentem bem mais confortáveis a jogar mais atrás com mais espaço para correr! O Mariano é o único verdadeiro extremo do plantel mas não conta por muito tempo e não tem, a meu ver, categoria para ser opção! Não foi por acaso que o Porto, no último ano, passou a jogar mais e a fazer melhores resultados quando teve de passar ao 4-4-2!

Opiniões diferentes...

...Mas continuo a achar que cada um ao seu estilo todos os jogadores que mencionei têm mais características de extremos do que de avançados... Além disso não estou a ver médios no plantel do Porto para o 4-4-2...

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

O Hulk a jogar na direita alarga o jogo que é uma coisa doida! LOOOOOOL!

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Isso não tem nada a ver!! A posição mais natural dele é a extremo, agora que afunile mais o jogo ai é outra coisa!! Cumps.

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Tem tudo a ver em meu entender. Afunila o jogo para aproveitar o seu pontapé e, geralmente, dá em nada. Ele marca uns golitos de vez em quando, mas no geral, a equipa fica a perder bastante. Outra coisa. Não acho que a posição natural do Hulk seja a de extremo. Nem tão pouco a de ponta-de-lança. Mas também não vou ser eu a dizer qual é. Eles que descubram.

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

O Hulk tem um problema crónico com a bola, quer-lhe fazer maravilhas, no entanto empanca um pouco na hora de escolher a melhor. Transporta a bola, é forte, e raramente a passa a não ser pensando que a vai receber mais à frente. Ora isto será um jogador para que posição? Se não o meteres a Ponta de Lança, 2º Avançado, ou Extremo, só podes pensar que irá ser um grande Lateral.. Eu acho que ele é gajo para jogar à Cristy ou Pongolle, ou é extremo para transportar e criar perigo de trás para a frente, ou 2º avançado, tipo ponta de lança solto, nunca a referência porque não tem cultura táctica nenhuma, (ou pelo menos não lha reconheci no que vi... secalhar até tem...), e assim beneficiaria a equipa com as bolas que consegue ganhar e transportar, permitindo a uma referência esperar pelo trabalho dele para encostar. Por outras palavras, acho-o uma opção válida para extremo e ataque, nada mais.

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Ele é indisciplinado tacticamente. Tem tudo para ser um grande jogador se o colocarem na posição certa. Sendo indisciplinado tacticamente, para extremo não serve. Não tem veia goleadora para jogar a ponta-de-lança. Pouco sobra a meu ver. Os responsáveis do Porto deveriam ser os primeiros a pensar nisto, ainda para mais porque já lá tiveram um gajo bem pior que o Hulk e que fez grandes épocas simplesmente por lhe terem dado a liberdade que necessitava, colocando-o na posição correcta.

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

O que te quis dizer é que o girvanildo a extremo, não se perderá nada, "contanto que": haja alguém no flanco contrário com menos liberdade e que seja mais defensivo, e ainda necessitando de 2 MC's que nunca subam sem que o outro extremo tenha compensado, ou seja, em 433/451, ele a extremo resulta se não subirem à frente dele tanto o 10 como o outro extremo, em 442 precisa de sacrificar quase 3(os tais 2 mc's e o outro extremo) gajos (quase porque o rapaz até fez uns jogos engraçaditos a médio-ala).

Outra questão...

Acho que a política de roubar jogadores ao Benfica apenas por roubar é muito bonita para elevar o ânimo dos adeptos durante uma ou duas semanas, mas a médio/longo prazo só traz dissabores. Têm 4 esquerdinos e 1 destro para as alas. Desequilibrado mais desequilibrado não há.

Re: Outra questão...

Tu não tens pena de só dizer asneiras? Não tinhas gosto de acertar uma assim, de vez em quando para variar? Que disparate é esse de "roubar jogadores ao Benfica"? Que jogador foi o Porto roubar ao Benfica?

Re: Outra questão...

Quanto à provocação nem vale a pena comentar que nada tem a ver com a situação em que o Porto se encontra. Mas em relação aos alas está enganado: Destros - Ukra, Varela ; Esquerdinos - James, Rodriguez e Hulk. Além do mais sabendo que o Hulk e o Varela jogam nos dois lados, não sei onde é que pode haver um desequilibro das alas..

Re: Outra questão...

Destros - Ukra, Varela ; Esquerdinos - James, Rodriguez e Hulk. Ponto 1 - Não acredito que o Ukra fique no plantel do Porto. Ponto 2 - Um ala quer-se para alargar o jogo da equipa. Dizes bem que o Hulk e o Varela podem jogar nos dois lados. É um facto. O Hulk apenas joga no lado direito para aproveitar o seu pontapé. Foram poucas as vezes que o vi jogar à esquerda e esse é um dos problemas de ter um destro na esquerda ou um esquerdino na direita. Acumula-se muita gente no meio e geralmente dá em nada e quem perde é a equipa. Daí eu dizer que estão desequilibrados. PS: Essa vossa ânsia de potenciar o Hulk acaba connvosco.

Re: Outra questão...

Encerro o meu caso, esta comentário só vem provar o que disse de si.

Re: Outra questão...

Ai sim? É mentira que se interessam por tudo o que o Benfica se interessa? É tabém mentira que têm 4 esquerdinos e 1 destro, não contando com Ukras, Castros e etc que isso é tudo para ser emprestado? Percebes tanto da poda que até dói!

Re: Outra questão...

Olha lá! Tu acreditas que o Porto, que há anos que tem ficheiros de tudo o que aparece no mundo do futebol se interessa por um jogador só porque o Benfica se interessou? És assim tão burro?

FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Com os jogadores do plantel o esquema do 4-3-3 parece-me o mais indicado. Mas quanto a mim não me parece que seja neste momento o esquema que está a fazer com que a pré-época esteja a ser atribulada. Há outros factores, como a indefinição do plantel no que toca a saídas e entradas, a novela dos avançados e saber ou não se é para contar com o Bruno e o Raul nomeadamente já devia estar resolvido. Faltam poucos dias para o inicio da época e o Porto mesmo nestes últimos jogos continuou a mudar muito o onze, o que significa que o AVB ainda tem dúvidas quanto ao onze-base. Por outro lado as contratações algumas delas são jogadores ainda muito jovens, precisam de algum tempo a adaptarem-se ao clube e ao estilo de jogo (que digamos ainda não está definido).

Re: FC Porto: porquê insistir no 4-3-3?

Acho que tens razão nos factores que apontas e é certo que eles são parte do mal! Mas o sistema de jogo é pouco adaptado aos jogadores e contribui para ser mais difícil a criação do tal fio de jogo. Um sistema em que todos se sentissem mais à vontade tornaria bem mais fácil a assimilação pelos jogadores e iria facilitar a integração dos novos!