FC Porto: jogadores condenados no caso do “túnel da Luz” | Relvado

FC Porto: jogadores condenados no caso do “túnel da Luz”

Sapunaru, Helton, Hulk, Rodriguez e Fucile culpados de ofensas à integridade física.
 
Os “velhos” mais valiosos: foto 12 – Helton (35 anos, FC Porto)
Getty Images

Sapunaru, Helton, Hulk, Rodriguez e Fucile foram condenados no caso do “túnel da Luz”. A notícia foi avançado pela Rádio Renascença, que cita a sentença lida esta segunda-feira no Tribunal de Instrução Criminal.

Recorde-se que o caso remonta a dezembro de 2009, dia de um Benfica-FC Porto. Após o desafio, houve confusão no túnel de acesso aos balneários. O Ministério Público tinha pedido a condenação dos cinco jogadores e o juiz deu razão à acusação, condenando-os com penas de multa e indeminização.

Segundo a RR, os cinco jogadores foram condenados por ofensas à integridade física de dois ‘stewards’: Sandro Correia e Ricardo Silva.

A pena mais alta foi para Sapunaru, condenado a multa de 90 mil euros. Helton terá de pagar 60 mil euros, enquanto Hulk, Rodriguez e Fucile foram condenados a pagar 45 mil euros cada.
 
Além das multas, os jogadores terão de indemnizar cada assistente de recinto em 30.500 euros, por ofensa à integridade física.

Dos cinco jogadores condenados, apenas Helton e Fucile são ainda atletas do FC Porto, apesar de o uruguaio estar afastado do plantel.

FC Porto:

Comentários [72]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

JJ agrediu e coagiu sobre um

JJ agrediu e coagiu sobre um agente da policia em pleno estadio, e é condenado a pagar 25m€.
Os jogadores do Porto que que agrediram stewards após provocações dos mesmos (está no relatório da PSP), sao condenados a pagar o triplo.

Justiça a Norte e justiça a Sul.

Uma coisa é certa. No benfica acreditam piamente no JJ, caso contrario seria condenado mais severamente e assim poderiam-no despedir com justa causa.

..............................

És invariavelmente um menino de coro............................

Tadinhos dos 5 meninos que agrediram 2...............

Sabes o que no meu tempo de estudante se chamava a 5 gajos que arreavam em 2 mesmo que estes fossem assim para o atrevidotes e mandassem umas boquitas.....eram os cobardes...........tivessem tomates era um para um, agora 5 para 2 é coisa de cobardes.......não ter 5 para 1....ai já seria uma punheta mal batida.................

No bairro onde morava e nos

No bairro onde morava e nos tempos da minha adolescência tinha amigos malucos que iam provocar sozinhos para o meio de grupos so para andarem á porrada. Dava-lhes gozo. Estes stewards sao conhecidos e até apareceram nas câmeras a ajeitar as mesmas...premeditado? Nada disso. So tenho pena é das que ficaram por levar.

............

Meu caro quando a mim me desafiam, era a mim e só a mim, não só melhor nem pior que ninguem, mas defendo-me a mim mesmo....não preciso de porta estandartes, para segurar o gajo e eu arrear lhe umas pêras, já se dizia antigamente dar e levar é deporto, 5 para 2 é cobardia, esses teus amigos como dizes e bem eram malucos, mas se levassem de 5 gajos ao mesmo tempo ias dizer que tinha sido equilibrado?
Ias dizer que as bocas que eles mandaram foram tão ofensivas que foram necessários 5 gajos para o calarem???
Se consideras que sim estás apresentado, és mais um que sozinho não vale um caralho mas que no meio de 20 és o rei do mundo...

Man como podem ter eles aparecido nas câmaras, LOL, vocês arranjam com cada merda para desculpar uma evidência.

Ah mais uma coisa seu "tenrinho"...

1º Jogadores saiem de campo passam pelo tunel, é possivel que alguns tenham levado algumas bocas dos stewarts, entretanto dão uns pontapés nas mangas do tunel e entram no balneário, houve umas trocas de bocas com Hulk e mais alguem que não se percebe bem quem que originou algum azedume mas que rapidamente foi estancado não havendo problemas de maior....

2º Os jogadores estão no tunel impavidos e serenos, e Reinaldo chama-os para irem ao tunel de novo, sendo que todos os jogadores saiem direitos à porta dos balneários tipo Bichos.....(Premeditação por parte do Reinaldo....talvez sabia que os jogadores estavam nervosos e que qualquer coisa podia acontecer, contudo revelou um conduta negligente e prejudicial à equipa)

3º Reinaldo assiste impávido às agressões e só quando estas começam a descambar é que ele se intromete.

4º O Porto desculpa as agressões dos jogadores por terem sido provocados.

Agora atenta aos pontos e diz-me e o Reinaldo??
O Coitadinho do Reinaldo o grande provocador, pois foi ele que chama os jogadores, escapa-se pelo "meio da chuva" sem ninguem o acusar ......

Mas os Stewarts é que provocaram os jogadores........LOL...

Gostava de saber quando é que os jogadores foram provocados depois de sairem de campo ou quando sairam do balneário abruptamente.......

Por muito que tentes não tens defesa, nem tu nem os jogadores que por sorte levaram pelo minimos.

Mas é engraçado a figura patética do Reinaldo que mais faz lembrar aqueles miudos da primária, que diziam aos miudos mais graudos "ah e tal e aqule miudo chamou-me nomes e disse que vocês são merda", depois os outros "graudos" fazendo "fé" no que o pimpolho dizia arreavam no miudo sem dó nem piedade enquando o "pimpolho" de parte assistia e ria-se de ver os ouros a porrada por sua culpa...........

Ah cobardia.............como passam os séculos e tu acompanhas tanta gente ainda assim................................

Coleguinha...quem foi a

Coleguinha...quem foi a tribunal não fui eu. Tu falas como se estivesses lá. Eu falo do que é publico e tanto quanto sei o FC Porto defende os seus como qualquer clube faria e faz (veja-se os casos de Luisão e JJ por mais de 1 vez). Portanto não venhas com a ladainha que o teu clube imaculado é exemplar, ok.

Factos provados pela PSP de Lisboa é que os jogadores do Porto foram provocados e o Porto reclama por uma atenuante nesse sentido. Se não houvessem provocações não havia molho.

Para além disso, no ano anterior no mesmo estádio um assessor do FC Porto foi agredido ao pontapé como podes ver na net, e como essa mais histórias ficaram por contar.

PS- Não me chames de tenrinho porque isso pressupõe situações das quais eu não me envolvo nem fazem parte do meu meio.

....................

Man é dificil entenderes que se tivesse sido um murrito ou dois, as agressões verbais tinham abafado a situação, mas visto que não foram apenas uns murritos, o tribunal interpretou que a violência das agressões ultrapassou o acto inicial da ofensa verbal, como tal não é vista como atenuantes as ofensas verbais...

E ateção nunca disse que o meu clube é imaculado, vocês é que metem na cabeça que "os coitadinhos dos meninos foram ofendidos e tinham razão em arrear umas bofetadas", porque se foi ou não orquestrada toda aquela situação, eu não duvido, aliás acredito profundamente que sim, tu bem sabes que este generos de jogos pressupõe muito jogo de bastidores em ambos os clubes, agora uma coisa é indesmentivel, quem parte para a agressão fisica é culpado....apinas não o é nos Estados Unidos porque eles julgam de forma diferente este genero de situações sendo que para eles se julgam acto a acto....na Europa não, julgam actos e consequencias, e se o acto inical ofensa verbal é assinalável mas não punivel directamente por lei a agressão fisica acaba por ser uma consequência que extravaza a simples ofensa......qualquer advogado te irá dizer que os jogadores podem tentar se defender como quiserem mas muito dificilmente os jogadores poderão ser ilibados.

P.S.: Tenrinho LOL, na tua cabeça significa uma coisa na minha, não significa o mesmo, como tal pressuponho que tu facilmente levas as coisas para a ofensa mesmo quando esta coisas nada tem a ver......Tenrinho, inocente, pouco vivido, ingenuo all the same shit

mas olha que eu não acho que

mas olha que eu não acho que eles deviam ser ilibados antes pelo cntrário. Se a justiça civil diz que uma pessoa pode agredir um policia como o JJ fez e apanha uma coima de 25m€ e que agredir um steward após provocações e ainda por cima paga mais do dobro e o triplo...

Não existe uma relação e muito menos equidade no tratamento destes 2 casos. A justiça diz que agredir um policia é menos grave. É o que intrepreto destas 2 conclusões.

...........................

Mas qual equidade......
Eu já tinha falado desta questão com o Kiko....
É real que o JJ teve uma reação intempestiva, mas lá está a tipicidade da agressão (uma palmada é igual a uma chapada seja no braço na perna ou na cara ) foi considerado como agressão involuntária sem Dolo o que levou JJ a apanhar uma pena média baixa, pois neste caso houve uma atenuante directa que foi a reação da policia, tendo sido classificado que ação da policia teve intervenção directa pois foi excesso de zelo e uso excessivo de força, não que isso venha no acordão mas porque da leitura que se faz se vê claramente que houve ali um atribuir de culpas à ação policial.
Como é óbvio JJ paga apenas 25 mil por causa disso....

Mas agora no que é que essas são o dobro??
Ainda não leste que estes valores não estão correctos?

Estes são os Valores correctos:

Sapunaru, com 370 dias à razão de 25 euros paga 9250 euros
Helton, com 240 dias de condenação, salda 6000 euros
Hulk, Fucile e Rodríguez, com 180 dias de condenação, pagam 4500 euros cada.

Indemnizações a pagar aos dois assistentes de recinto, Sandro Correia recebe 8500 euros de Sapunaru, 6500 de Helton e 5000 de Hulk, enquanto Ricardo Silva é compensado por Fucile, Rodríguez e Sapunaru com 3500 euros, cada.

No total entre multas e indemnizações, os jogadores do FC Porto pagam 59250 euros.

O jogador mais penalizado é Sapunaru, condenado num total de 21250 euros. Segue-se Helton, com um total de 12500 euros. Hulk paga 9500, ao passo que Fucile e Rodriguez saldam 8000 euros, cada.

Qual é a diferença?

Eu explico!!

JJ teve uma ação grosseira com agressão leve para com um policia, pagou ou vai pagar 25 mil de multa..
Os jogadores do Porto agiram em grupo tendo agredido 2 seguranças tendo deixado mazelas fisicas nos mesmos, mas no entanto nenhum dos jogadores do Porto pagou mais que o JJ, aliás o unico que se aproximou do valor de JJ foi o Sapunaru que arreia mesmo nos 2 seguranças, de resto os valores pagos por cada um dos jogadores do Porto é aprximadamente metade ou menos de metade daquilo que pagou JJ..

Queres Equidade??

Tens aqui a tua equidade...

O mal é que existe muita gente que emprenha pelos ouvidos e não se dá ao trabalho de ler.
Este valores que ai te apresento são os valores em acordão, agora, diz me lá aonde é que foi dado beneficio ao JJ?

O Reinaldo é que foi o

O Reinaldo é que foi o principal instigador, e o Rui Costa em depoimento em Tribunal afirma que estava com o Reinado e o Antero?! Em que ficamos, mentes tu, ou mentiu o Rui Costa em Tribunal?

Rui Costa, diretor desportivo do Benfica, prestou esta quinta-feira declarações em tribunal como testemunha no chamado caso do “túnel da Luz”, relativo aos incidentes no final do Benfica-FC Porto de dezembro de 2009. O dirigente encarnado contou que viu Hulk e Sapunaru agredirem o steward Sandro Correia.

“Estava junto à entrada do túnel a falar com a equipa de arbitragem, juntamente com Antero Henrique e Reinaldo Teles, quando me apercebo de algum burburinho. Dirigi-me ao interior do túnel para confirmar que ninguém do Benfica estava envolvido nessa confusão e vi, no meio, Hulk e Sapunaru a darem pontapés ao steward Sandro Correia...»

»Mas os Stewarts é que

»Mas os Stewarts é que provocaram os jogadores........LOL...»

Enfim, o que dizer de tal afirmação desprovida de qq sentido? Os 4/5 jogadores sairam abruptamente do balneário porque nada, mas mesmo nada se passou, e não houve qq premeditação na colocação cirurgica das camaras. Vou-te dar uma ajuda, e depoimento respectivo do team manager do FC Porto Acacio Valentim.

Acácio Valentim, o funcionário do FC Porto agredido no túnel da Luz, disse à Lusa que "tudo foi preparado e orquestrado" para tentar uma reacção dos jogadores que causasse prejuízos ao clube.

"Foi tudo preparado e orquestrado para que houvesse uma reacção dos nossos jogadores. Felizmente conseguimos detê-los à porta do balneário. A agressão de que fui vítima aconteceu depois do jogo, quando me dirigia para o balneário depois de ter ido verificar a 'flash-interview", que é uma das minhas obrigações. Comecei a ser empurrado por elementos do Benfica que nem podiam lá estar e depois levei um pontapé, tipo karaté", disse à Lusa Acácio Valentim.

Fui imediatamente queixar-me ao Rui Costa, que estava a poucos metros e presenciou tudo. Gera-se uma discussão e é nessa altura que os nossos jogadores vêm em meu auxílio. A pessoa que me deu o pontapé é a mesma que deu um estalo no aeroporto de Lisboa quando foi aquela história do Moreto", concluiu o "team-manager" do FC Porto.

.................

Os jogadores que vieram em auxilio do Acácio estavam aonde?

A) No Balneário a jogar à sueca
B) Na rua a lançar fogo de artificio
C) Estavam debaixo de uma cadeirinha à espera de algo que acontecesse

Meu caro se o Acácio se queixa ao Rui Costa, entretanto se gera uma discussão, como se aperceberam os jogadores da discussão se eles estavam no Balneário de porta fechada, algo que é OBRIGATÓRIO após os jogos dos grandes, como perceberam eles que havia confusão....alguem teve que os ir chamar, eu disse que era o Reinaldo porque o vi nas imagens, mas nas declarações de Rui Costa que reporta ao "estava com o Reinaldo" foi na altura do Acácio se ir queixar a ele, e ele disse que não vislumbrou o que se passou porque estava a falar com o Reinaldo mas que existe a discussão o que acaba por originar uma enorme confusão e que de repente vê os jogadores do Porto a agredir os seguranças......ou seja aqui não refere se o Reinaldo continuou ou não a seu lado.........................

P.S: quem sabe se o Rui Costa não tentou atenuar a situação ao Porto....é que vendo as imagens vêsse tb alguem chamar os jogadores ao Balneário eu fico com a noção de que é o Reinaldo, pode não o ser, aqui faço mea culpa, mas existe alguem que chama os jogadores e isso é indesmentivel....vê as imagens..............................

Meu caro até que podia ter sido orquestrado não duvido, mas quantas vezes coisas semelhantes já não foram orquestradas em outros locais, a reação é que manda, poderia ter havido confusão com o Acácio com o Rui com quem quer que seja, os jogadores não têm que intervir, eles são pagos para o pontapeio na bola não para o pontapeio no segurança para defender o Acácio, fazendo fé nisso é dar razão ao Scolari quando e aqui cito "Fui defender o minino", para quando 4 gajos da seleção Portuguesa quase que fizeram o moche ao árbitro, entre outras coisas mais......o primeiro a arrear a mão é culpado, as bocas que foram ou não alvo pouca validade têm visto que o que conta é a reação fisica quando ela existe..........................e se releres o acordão verás que existe sim a culpabilização dos seguranças por ofensas verbais, mas que não têm qualquer valor no diz respeito a atenuar a actuação intempestiva dos jogadores porque estes após a tb intervenção da própria policia presente no espaço ainda voltaram a agredir os seguranças................

Pontapé tipo Karaté LOL, foi o quê?
Um rotativo ou uma joelhada nos "vegetais"..............................

LOL

»Mas os Stewarts é que

»Mas os Stewarts é que provocaram os jogadores........LOL...»

Voltando a este lol respectivo, e o questionar que esses "candidos" rapazes nada fizeram, e que não houve qualquer atitude provocatória, pois bem em 2010, a Comissão Disciplinar do "justiceiro" Ricardo Costa achou irrelevante, e até negou, que, numa Liga Profissional, existissem "stewards" provocadores. Juntamente com a sentença do caso do túnel, que condenou futebolistas e ex-futebolistas do FC Porto por agressão (atitudes condenaveis), porém, o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa deu agora como demonstrada e provada "a atitude provocatória" desses "candidos" rapazes?

Vais negar essa prova demonstrada recentemente em Tribunal?

...............................

Meu caro quando na rua te chamarem filho da puta e tu lhe deres um murro......vamos ver quem se safa???

................

Olha uma das regras básicas do viver em comunidade é o saber estar.....se um chama filho da puta ao outro, este ou responde à letra ou vira costas,se passa para agressão fisica, a agressão verbal deixa de ter validade....já dizia o velho ditedo o primeiro a levantar a mão é o culpado

1º.. Tira a palas...e vai ver

1º.. Tira a palas...e vai ver o que é uma agressão...

2º - 4500€ e 9000€ é o triplo de 25.000€ só mesmo nos teus cornos...

3.º - Jesus foi condenado no Norte...

4.º - Enganaste-te a fazer log in com o nick...

Acho engraçado dizeres aos

Acho engraçado dizeres aos outros para fazerem o trabalho por ti. Tu é que precisas de saber o que é uma agressão. Cultiva-te ou faz-te á vida.

..................

Meu caro por tudo o que dizes não é apenas agressão que não sabes o que é.....tb não sabes o que é estar em comunidade, nem sabes o que é representar condignamente uma instituição............vai te cultivar e certifica-te que não falhas pontos no que diz respeito a tipicidade de agressões

não sei estar em comunidade?

não sei estar em comunidade? isso é o quê? É dizer que JJ e Luisão não agrediram policia e árbitro respectivamente?

É dizer amen convosco? lol

Falaste bem em tipicidade de agressões. Se sabes disso então sabes perfeitamente que existem vários tipos de agressão...apenas quiseste mandar um bitaite para dizer que sabes, né?!

..............

A agressão é o simples acto de agredir alguem e por vezes esta agressão tb é qualificada com Ofensas, a tipicidade é o que faz as agressões/Ofensas ser distinguidas umas da outras, tens as Fisicas e as verbais, dentro de ambas tens tens muitos tipos...

A de Jesus foram ofensa fisica involuntária sem dano.
As dos jogadores do Porto foram ofensas fisicas qualificadas com dano.

Nunca viste ouviste um benfiquista a dizer que o JJ agiu bem, muitos sim e eu inclusive não considero aquilo agressão, epa desculpa mas não considero, mas naquilo que é o Direito o simples ato de dar umas palmadas na mão é visto como uma agressão embora sendo considerado agressão "leve" como tal é indubitávelmente que o JJ agride o policia.....sem discussão

Luisão com o Árbitro, existe uma reação parva de Luisão, verdade, mas existe demasiado teatro do árbitro, verdade, e mesmo Associação de Árbitros Alemã por alguma razão colocou esse árbitro em escalões inferiores, porque o homem já não era a 1ª vez que fazia teatro daqueles, e após esse jogo ainda fez mais uma outra malandrice que na alemanha não foi vista com bons olhos, Luisão teve uma reação intempestiva para com o árbitro, VERDADE, mas não o agride, por isso é que apenas levou o tempo que levou e a UEFA ou a FIFA nem disse nada, levou o tempo necessário para o simples acto de ter ragido um bocado À parva e ficou salvo erro 14 jogos fora do 11 principal (2 meses)

Ȏ representar condignamente

»é representar condignamente uma instituição............»

Sim, sim, marca Benfica, e um dos protagonistas do tunel na Luz, o tal que agrediu Acácio Valentim.

O extinto Benfica é isto :

http://youtu.be/uyYOYft35zE

Fairplay, verdade desportiva,

Fairplay, verdade desportiva, "rivalidade saudável" e saber estar é com as papoilas saltitantes.

Já nem precisam do Bieira para os enganar porque eles já se enganam a eles próprios. lol

Os condenados

"O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa multou cinco jogadores do FC Porto por ofensas à integridade física de dois assistentes de recinto após o jogo com o Benfica, disputado a 20 de dezembro de 2009 no Estádio da Luz."

Para quem não fez nada parece-me um exagero... ou será que fizeram? O azar desta escumalha é que há imagens, e estas, tais como as escutas, não deixam margem para dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DOPJmOdeqMY

Alguém que faça chegar estas imagens ao helton do frangos, porque em Novembro passado ele disse isto:

"O futebolista Helton disse hoje na primeira sessão de julgamento do caso Túnel da Luz que não se recorda de agressões a dois seguranças privados, em 2009, no túnel de acesso aos balneários do estádio da Luz."

Eles mentem, eles corrompem, eles agridem, eles tomam vitamina Casagrande, eles passam por cima dos regulamentos (ou alguém está à espera que a decisão que vai ser anunciada amanhã seja a de afastar os corruptos da taça da liga?), eles manipulam os jornaleiros marionetas, eles são a maior podridão este país...

http://oantitripa.blogspot.pt/

PS: cambada de criminosos/corruptos

LOL

Como é possível castigar jogadores, se só agora os jogadores foram dados como culpados??

Pois, os bons dirigentes dos arautos da verdade desportiva do SLB, na Liga, como diria o Bieira! LOL

......................

Como é possivel terem suspendido o JJ se só agora ele se deu como culpado......................

Como as coisas são engraçadas e funcionam em ambos os sentidos....

Agora viola ao saco, e inventa uma cantiga nova..

Noticia da treta...

Este senhor tem que pagar 375€...Óh Helton, manda-me lá um murro pf que preciso de pagar a casa...

http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/tribunal-atropelamento-julgamento-...

É preciso sair-se da esfera

É preciso sair-se da esfera desportiva ou "sistema" para ver um portista condenado. Tal como no apito dourado, tudo o que nao é julgado pelos camaradas da CJ da FPF dá derrota

É A VERGONHA DOS PORCOS!

Se isso é assim como dizes

Se isso é assim como dizes, como é que o Hulk (melhor jogador do campeonato) e o Sapunaru foram castigados, se só agora foram dados como culpados e condenados?

Serão os bons dirigentes da Liga do senhor Bieira, e o João pode ser no túnel a fazer o relatório?

O que distingue a merda azul da merda vermelha???

Desculpa lá, mas o Hulk era

Desculpa lá, mas o Hulk era "o melhor jogador do campeonato" por que motivo? O FCP ordena e a coisa torna-se oficial? é que caso não saibas, nessa altura estávamos a meio do campeonato e o Hulk tinha marcado...dois golos. Muito melhores foram (e estavam a ser, nessa altura) o Saviola e o David Luiz.

Exactamente, o Saviola (falo

Exactamente, o Saviola (falo neste porque era avançado tal como Hulk, o D Luis faz-me levar à 1ª infancia, o "gatinhar") passados 2 anos Saviola após ter cumprido 3 temporadas no Benfica com 1 Campeonato e Tri- Taça da Liga, foi vendido "principescamente" ao Malaga, já nem me recordo do custo da tranferencia, mas foi extraordinária!

Curiosidade, o Hulj é titular da Selecção brasileira, ou será um clone qq?

OHBALHAMADEUS coitados dos pobres adeptos "enganados" pelo "homem da confiança do Senhor Pinto da Costa..."

Realmente tens a arte de

Realmente tens a arte de desconversar, não haja dúvida. Que é que uma coisa tem a ver com a outra? Saviola em 2009/2010 estava num óptimo período de forma e era um dos melhores avançados do campeonato. Dois anos depois estava em declínio e no fim do contrato e era suplente de Rodrigo, cuja titularidade ninguém punha em causa. Se calhar o Benfica devia renovar a peso de ouro para o conservar em campo, não? Aposto que os vosso remoques seriam do género "pagam-lhe um fortuna para não jogar". é assim muito difícil de perceber?